aki

cadastre-se aqui
aki
Política
29-05-2014, 9h30

Empresas privadas querem abafar as duas CPIs da Petrobras

21

A CPI do Petrobras exclusiva do Senado já virou praticamente uma farsa. O governo repete a estratégia de tentar controlar os trabalhos e, na prática, não investigar nada. Assim também deverá funcionar na CPI mista. É uma ironia escalar o mesmo político para presidir as duas CPIs. O senador Vital do Rego (PMDB) presidiu a CPI do Cachoeira, em 2012, que não deu em nada. A oposição lutou na Justiça para criar a CPI exclusiva da Petrobras e decidiu abandoná-la. Agora, promete que vai se empenhar na CPI mista. Mas é recomendável ver com cautela o espírito investigativo. O governo está pronto para dar o revide com a CPI da Alstom.
O discurso de que o governo tenta abafar as investigações é bom para a oposição e desgasta o PT e a presidente Dilma Rousseff. De quebra, a oposição evita colocar a mão num vespeiro que pode atingir grandes empresas que têm contratos com a Petrobras. No fundo, as grandes empresas privadas que negociam com a maior estatal do país querem abafar as duas CPIs da Petrobras. E contam com a colaboração de diversos partidos para isso.

Comentários
21
  1. Arnaldo disse:

    Ah então nosso pais está sendo governado pelas grandes empresas ?
    Será que não seria interessante dividirmos este país ?

    • Mauricio disse:

      Caro Arnaldo, o mundo esta sendo governado pelas grandes empresas, são elas que detêm o capital, e escolhem para onde ele irá e trará o tão sonhado desenvolvimento. Mas, quando para atraí-lo as nações em geral devem se submeter as suas imposições ficando sempre a merce da sua volatilidade. Nenhuma nação conseguiu até hoje impor qualquer controle ao deslocamento de seu fluxo, aquelas que tentaram fracassaram…

  2. walter nobre disse:

    “Este governo, brinca, com o inconsciente popular, mal sabe eles, que OUTROS, estão investigando…se por ventura…forem pegos na mentira, podem perder seus mandatos.
    Tudo o que a Dilma quer, é um pano de fundo, para a campanha…e o LULA, vai poder “arrotar grosso”..que “nunca antes”…mesmo a CPI, sendo uma farsa.
    Por isso, a oposição, vendo, o jogo de cartas marcadas…preferiu, tirar o “picadeiro…deixando só os palhaços”…mas quem viver verá”!!!

  3. Max Antonio disse:

    Tudo isso é vergonhoso para a sociedade brasileira que ainda crê nos alicerces da moralidade. Nos parece que a roubalheira está tão oficializada que só falta criarem o Sindicato dos Ladrões, a começar por Brasília. Infelizmente, nos parece de que a cura somente virá de uma manifestação eloquente vinda dos quatro quadrantes deste abençoado Brasil.

  4. nilo siefert disse:

    Nosso pais está infelizmente nas mãos dos PTisas. Gostaria que não fossem partitarizados ou como vcs chamam aparelhados os orgãos de controle e gestão deste desgoverno

  5. Será que não tá chegando a hora das cabeças pensantes, aquelas que não tem rabo preso com o PT, de fazer um levante nacional e mostrar as entranhas desse governo, pois caso contrario será tarde demais.

    • airton disse:

      Francisco Moraes, eu sou um petista apaixonado, portanto, sou eleitor do PT. Conheço bem a politica e os politicos. Por isso eu não ponho a minha mão no fogo ao afirmar que os outros partidos tem ladrões e o PT não. Eu fico besta como pessoas como voce acham que o PT é um ninho de ladrões e o PSDB é feito só de homens bons. Ora, seja honesto, para ser decente.

  6. Reginaldo Moura disse:

    Complicado, quando a Graça assumiu a PB, acabou com a festa dos adicionais de contratos das empreiteiras. As empreiteiras, acostumadas ao grande fluxo de dinheiro, se viram em situação difícil para sustentar as mordomias dos gerentes e inchaço de funcionários. Estão uma a uma pedindo falência.

    Não vai adiantar CPI, pois o dinheiro já foi roubado, já foi gasto e as empresas quebraram. Não existe mais este dinheiro.

  7. jonios disse:

    Não são apenas as empreiteiras que desejam abafar as investigações sobre a Petrobras. Também os políticos dos partidos de oposição ao governo desejam a mesma coisa. Mais enfaticamente até, desde que a investigação pode alcançar o período de FHC no governo e expor os fatos desabonadores ocorridos em transações com a Repsol espanhola, quando a Petrobras foi prejudicada fortemente. Considerar uma possível CPI sobre os desmandos dos governos do PSDB em São Paulo, notadamente as possíveis fraudes no Metro e CPTM, como um revide do governo a seus oponentes não passa de uma tolice. Se existe desmandos e desvios de dinheiro, deve ser investigado.

  8. Luiz Mattos disse:

    É uma pena que as verdadeiras empresas brasileiras e geradoras de muitos empregos estão sucumbindo na fome de arrecadação do governo federal, estatual, etc…
    As famigeradas empresas que se escondem atrás das maracutaias da petrobras nós já conhecemos de outros carnavais, sempre usaram nosso dinheiro, devem sim ser investigadas, pois alimentam a corrupção na politica brasileira, mas como a CPI está na mãos do lobo que toma conta do galinheiro, acho difícil qualquer resultado.
    Estamos vendo novamente o cheiro de pizza no ar.
    É UMA VERGONHA………..

  9. Soraia Ramos disse:

    Por que será que estas empresas querem abafar? Por que será que os deputados parecem urubus na carniça? Em toda eleição o cenário é o mesmo:abrem um número de CPI para acusar o candidato que eles querem derrotar, o outro candidato fica de bom moço, todo mundo fingindo que não viu nada que divulgam a respeito do mesmo,esquecem as falcatruas do passado,esquecem o escândalo das empreiteiras(as maiores do país).Devemos dar uma olhada no passado, temos muitos livros e documentários é só ir pesquisar. Na realidade os candidatos (falo do Executivo e Legislativo nas esferas Federal, Estadual e Municipal) pensam em vantagens para si e nunca para o país.Na minha visão isto não é Política é Politicagem.

  10. Paulo Pessoa de Albuquerque disse:

    Nas próximas eleições vote nulo.000+tecla verde.

  11. O tapete é pequeno para esconder tanta sujeira….

  12. Ângela disse:

    Plausível, Kennedy. Mas seria demais você nos contar não só o milagre, mas também os santos? rs Afinal, está uma desgraceira essa onda de “politização” no Brasil que se limita a xingar os políticos de ladrões, mas insiste em ignorar nosso contexto, cultura ética e política, estrutura, relações…

  13. Francisco disse:

    Sempre votei no PT. Portanto, posso falar à vontade: a oposição presta um deserviço à nação ao requerer CPIs em periodo eleitoral.

    Todo país precisa de oposição para fiscalizar, mas todo impeto fiscalizatório vai para as cucuias quando é embaralhado com campanha eleitoral.

    Em alto e bom som: o Brasil PRECISA de uma CPI da Petrobras (eu diria que precisa de várias: da Privataria, da Lista de Furnas, do Metrô paulista, do metrô baiano, da Emenda da reeleição… são tantas!), uma CPI dura que blinde a empresa contra noemações disparatadas e o carguismo desenfreado.

    Mas para isso acontecer, deve ser no dia seguinte á eleição. Nessa hora, não há como ser a favor da dilapidação do patrimônio acionário do povo brasileiro…

  14. JAIRO BARCELOS DOS SANTOS disse:

    A ATUAÇÃO DA CPI EM UM PAIS CAPITALISTA COMO O BRASIL, DEVERIA SER ISENTA DE CUNHO POLITICO O QUE É UMA UTOPIA, AS GRANDES EMPRESAS BRASILEIRAS QUE ESTÃO COM RABO PRESO, COM CERTEZA TEMEM QUE VASCULHEM
    OS GRANDES CONTRATOS CONSEGUIDOS COM CORRUPÇÃO E MARACUTAIAS, DEVERIA SER PELO POVO E PARA O POVO, UM PAIS FORTE TEM QUE TER EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO FORTES PARA QUE POSSAM COMBATER A CORRUPÇÃO EM TODOS OS NÍVEIS,E REDUZIR DRASTICAMENTE O MAIOR CÂNCER DA NAÇÃO BRASILEIRA

  15. jd disse:

    “Esqueceu-se” de dizer, Sr. Kennedy, que a farsa é o próprio desejo de CPI da Petrobras. A cada eleição, o mesmo pessoal que quando no governo planejou vender a empresa aos pedaços a preço de banana como fez com a Vale, quer CPI, mas não querem CPI que investigue a Petrobras do seu tempo. Estranho, não?

  16. Jose maria disse:

    Complicado! Esse governo não acerta uma no alvo, tudo que o essa gente põe a mão vira lama. Conseguir tornar a maior empresa brasileira, a Petrobras, em empresa mais endividada do mundo, com perca de mais de 60% do seu valor de mercado, é realmente algo espantoso, porém, de fácil compreensão, houve ingerência e outras cositas mais durante os doze anos do governo do PT. Que apure, o MP e a PF. Fosse um país sério, oh, muitos, era fila pra Papuda!

  17. Ronald Goldmann disse:

    Gente, me desculpem alguns, mas parece que teríamos que meter os milicos nesta panela de pressão! Já vem de muito tempo esta roubalheira, o país não suporta mais tanta sangria, tanta falcatrua, tanta gente enganando o povo. Se os milicos dessem um belo golpe, destituindo o Congresso Nacional e pondo fim a essa quadrilha de políticos corruptos, delegando as forças armadas um comitê administrativo ditando as novas para a população. Sou do tempo do Figueiredo, homem simpático e de visão. Quem sabe minha gente, não seria melhor?? Desculpem-me se estiver errado!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-22 09:11:35