aki

cadastre-se aqui
aki
Política
06-10-2015, 21h49

Enquanto tropeça no TCU e no Congresso, governo torce por queda de Cunha

13

Postado por: ISABELA HORTA

Enquanto tropeça no TCU (Tribunal de Contas da União) e no Congresso, o governo continua torcendo pelo agravamento da situação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na Operação Lava Jato. O Palácio do Planalto não conseguiu votar os vetos presidenciais e deverá sofrer derrota no TCU. Com dificuldade para sair da crise, aposta no inferno político de Cunha.

A derrota de hoje, por não conseguir votar os vetos presidenciais, foi uma mistura de erros do governo com uma estratégia do presidente da Câmara para mostrar sua força.

Cunha conseguiu convencer deputados peemedebistas e de outros partidos a faltar à sessão do Congresso para deixar claro que, apesar da reforma ministerial, o clima na Câmara continua difícil para a presidente Dilma Rousseff. Por mais que tenha sido contemplado com sete pastas, há integrantes do PMDB que ainda estão insatisfeitos com a nova composição da Esplanada dos Ministérios.

Numa frente jurídica, o governo recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo que o julgamento das contas de Dilma em 2014 seja suspenso até que os ministros do TCU decidam com calma a eventual substituição de Augusto Nardes, relator do processo.

Os ministros do tribunal já deram indicações de que irão manter Nardes na relatoria. O TCU também já deixou claro que irá recomendar ao Congresso a rejeição das contas do governo.

O Palácio do Planalto avalia que essa condenação no TCU dará gás à oposição na batalha do impeachment.

Como depende de um fator que não pode controlar, o governo torce para que a situação de Cunha se agrave nas investigações da Lava Jato, o que poderia enterrar de vez o debate do impeachment, na visão de ministros petistas.

*

Confira os temas do “SBT Brasil” desta terça:

Comentários
13
  1. Robson disse:

    Cunha não cai antes de Dilma. O PMDB e os demais partidos seguram. Quem quer tirar o Cunha é um grupo de 10 (!) Deputados liderados pelo Chico Alencar (!) Quem quer tirar Dilma são todos os partidos.

    Essa trapalhada no TCU enforcou de vez esse governo suicida.

  2. César disse:

    A derrota é certa! O impeachment está mais perto do que” nunca antes neste país”. Os erros sucessivos a trouxeram até aqui. Desesperados, já estão apelando! O nervosismo de Luís Inácio Adams e de José Eduardo Cardozo não os deixam esconder a gravidade do momento para o governo Dilma Rousseff. O sonho petista de se perpetuar no poder, está indo pelo ralo do esgoto. Perderam no TSE e vão perder no TCU. Serão derrotados no plenário e só então, vão se lembrar do que disse o Vice-Presidente Michel Temer. “Ninguém vai resistir três anos e meio com índices tão baixos(…)Se continuar assim 7%, 8% de popularidade, de fato, fica “. Ainda mais que a inflação está com índices mais elevados do que ela. Foi eleita mentindo! Deu um golpe nos eleitores. Merece cair e vai cair. Que fique a lição para o futuro! Mentiras tem pernas curtas!!!!

    • CBarros disse:

      Meu caro infelizmente você é um daqueles milhões que foram vítimas dos 32 MINUTOS, eu lhe entendo. Aconselho ter calma e se preparar para votar nas próximas eleições. Nem tudo está perdido. Antes reze para que o seu partido ao invés de ficar procurando pelo em casca de ovo, apresente um projeto de governo para o país. Onde anda o PSDB e Aécio? O que fizeram de bom depois das eleições a não ser falar de impeachmen?

      • César disse:

        Eu sou vitima de que? 32 mentiras que ela contou? Isto eu e o Brasil todo já sabemos. Caímos todos em um golpe! Já estou me preparando para votar nas próximas eleições…Antecipadas! E para a sua informação, o PSDB e toda a oposição estão bastante ocupados, fazendo o melhor para o Brasil. “Derrubando um governo incompetente”. Rezo para que possamos nos livrar de todos os corruptos, independente do partido que pertençam.

    • gastão amorim disse:

      Concordo em tudo, mas esqueceu de citar ainda que são criminosos no poder.

  3. César disse:

    O mandato subiu no telhado!

  4. Raymundo disse:

    Infelizmente, o governo terá uma dura derrota no TSE. Neste sentido, nada terá a ver com o Eduardo Cunha e, muito menos com sua base aliada, comprada pelos desvios de recursos da Petrobras e, agora com o oferecimento de pastas ministeriais. Como disse Lula, apesar de negar ao seu amigo José Mujica ex-presidente do Uruguai: Esta é a única forma do PT governar o Brasil.
    Espero que ele após ser inquirido como “Testemunha” pela PF, tenha como destino, a companhia dos seus companheiros José Dirceu, João Vacari, etc., etc….

  5. Marco Túlio Castro disse:

    Agora é mais uma o TSE ! É isso que acontece com quem usa descaradamente a máquina estatal para benefício próprio. 5×2 foi pior do que os 5×1 para a Alemanha. Vai dizer que é um golpe ? Tô aqui rindo.

  6. Fabio Meirelles disse:

    Um vizinho meu disse ” não ligo que outros roubem, por mim podem meter a mão no dinheiro que quiserem, como o Cunha fez, como o PSDB faz, o que não admito é petralhas roubando, isso não”
    Essa opinião dele infelizmente é o que o brasileiro anda destilando hoje em dia.
    Tem como esse país ir para frente se tornar uma Nação de igualdades desse jeito.

  7. Sônia Ribeiro disse:

    VERGONHA DE VIVER NESTE PAÍS! Tudo que não presta, somos campeões no ranking mundial: população carcerária, violência urbana, corrupção, etc.
    A única solução para sairmos desta crise eterna de caráter e hombridade, já que classe política é sinônimo de crime do colarinho branco, máfia, guangue ou o que o valha; é abandonarmos o barco e tentarmos vida nova num país sério, comprometido de verdade com seu povo, no qual haja lei e a mesma seja cumprida. Este país tá todo apodrecido – tem cupins em tudo, todos os setores sociais. Não tem mais conserto. Só se destruirmos tudo e tentarmos recomeçar do zero….

  8. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    A ditadura sindical está esperneando para manter o grande cabide de empregos… Não vai prosperar, não tem agenda, apenas discurso vazio e populista. Mas a pergunta é: quem colocar no lugar ? … Não existem quadros políticos decentes. É o mesmo que construir palácios se não tem almas nobres para habitá-los.

  9. Marcos Peres disse:

    A verdade é que o povo brasileiro não tem o menos apreço pela democracia e liberdade. Isso está ficando cada vez mais claro. Aqui sempre valeu e sempre valerá tudo: golpe, fraude eleitoral, assassinato, qualquer expediente que elimine a menor possibilidade de se ter uma democracia plena. Isso ocorre simplesmente porque a maioria do povo nunca gostou de democracia. A maioria das pessoas não suporte ter que votar e não ir à praia, ter que pensar qual candidato é o melhor, ter que ser cidadão. A maioria quer ser tutelada por um governo que atenda a TODAS as suas necessidades sem que ele tenha que se preocupar com a sua escolha. Enquanto os governos FHC e Lula permitiram aos brasileiros esbanjar de forma inconsequente eram maravilhos. Quando as pessoas se viram de diante de momentos de restrição, em que precisaram pensar e tomar decisões desejam logo a troca por outro Pai da Pátria ou Salvador que vai tutelar a todos.

  10. Alberto disse:

    Revés atrás de revés. Daqui a pouco começarão os mantras de costume,o mantra do golpismo,o mantra da vitimização,o mantra dos outros fizeram e outros mantras mais. O negócio para o (des)governo está mais feio que bode embarcado.As mandiocas assam e as vacam tossem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-08-07 06:03:08