aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
22-07-2014, 9h25

Erro do governo estimula pessimismo econômico

66

Daniela Martins
Brasília

O comentário no “Jornal da CBN” analisou a previsão do mercado de crescimento econômico abaixo de 1% em 2014. De acordo com a estimativa colhida pelo Banco Central, o crescimento será menor que o do ano passado. O efeito é o fortalecimento das críticas à política econômica adotada pela presidente Dilma Rousseff. O governo já vinha lidando com uma inflação alta ao longo de todo o mandato. Agora, em plena campanha pela reeleição, enfrenta também um clima de pessimismo econômico. O baixo crescimento alimenta a campanha contra Dilma de parte dos empresários. Há tendência de congelar investimentos e aguardar o resultado das eleições. A política de desoneração fiscal acabou se mostrando paradoxal. Pode ter evitado uma onda de desemprego, mas gerou dificuldade de caixa para o governo. A política fiscal acabou sendo maquiada e os juros foram elevados. A economia esfriou. A presidente diz que “a pior opção para enfrentar crises de qualquer natureza é o pessimismo”. Mas, no que se refere à economia, ela deixou de tomar atitudes para melhorar as expectativas. A equipe econômica já havia perdido a credibilidade desde as manifestações de junho de 2013. Mas a presidente preferiu não fazer alterações. Agora, Dilma promete mudanças num eventual segundo mandato. Mas precisa lidar com o ceticismo do mercado.

Comentários
66
  1. Pasquale disse:

    O erro começou quando o governo colocou os juros a 7,0%, e querendo consumo.Ora se aumenta o consumo a inflação aumenta e vc é obrigado a aumentar a taxa de juros.Inibindo o crescimento,isso é o óbvio mas para aparecer na Tv querendo entrar para História com a menor taxa de juros já praticada.Provocou o que estamos vendo, PIB de 1% e selic de 11%.Conclusão: Não se brinca com inflação e nem com taxa de juros.

    • Emmanuel Vieira disse:

      Se as previsões econômicas forem iguais as da copa do mundo no Brasil, estamos tranquilos..

    • renato colombo disse:

      ONDE ESTÁ O TAL INSTITUTO “IPEA” QUE FEZ UMA ANÁLISE DE QUE, OITO DOS 12 AEROPORTOS DA CIDADES DA COPA 2014 NÃO FUNCIONARIAM DURANTE OS JOGOS DA COPA? KKKKKK

    • luiz roberto disse:

      Muito mais funesto do que a inflação é a industria da corrupção que arrebata quase a metade das verbas públicas da União, Estados e Municípios e está enraizada em todos os poderes, órgãos e repartições públicas. estima-se que após a Promulgação do Estado Democrático de Direito foram desviados dos cofres públicos no Brasil mais de Um trilhão de Reais. A corrupção é tão alarmante que em todos os níveis da administração publica existe corrupção colaborada com leis ineptas, ausência de órgãos de fiscalização eficazes e um Ministério Público fraco que inclusive participa ativamente na gestão do executivo. Inacreditavelmente temos homens públicos milionário somente com o desvio das receitas públicas e continuam mandando na Administração.O fato é que o Brasil é Administrado por criminosos que se fartam de uma legislação ortodoxa que impõe miséria ao povo. E se não bastassem o próprio governo roubar o dinheiro do povo ainda temos incontáveis religiosos que concorrem para sugar o dinheiro do povo. Trabalho em um órgão público estadual em são paulo e há anos diretores e servidores estão cometendo ilegalidades todo o corpo funcional sabe disto e continuam lá tranquilos.Seguramente a inflação mascara a corrupção porque com esta montanha de dinheiro desviados, qualquer mortal governaria este País.

    • roberto disse:

      Caros petistas vocês vivem onde? Os aeroportos só não pararam porque o Pais congelou durante a copa. Tudo foi cancelado de feiras a concursos públicos.Estamos sofrendo com a stagflação. O pior dos mundos. E o glorioso Mantega continua no cargo. Errou todas as previsões e maquiou dados tentando enganar o mercado. O resultado foi o pior possível para uma equipe econômica: perda de credibilidade. Vai ser trabalhoso para a oposição reerguer o Brasil.

      • Nuno disse:

        Roberto, NINGUÉM VAI PRA ESCOLA DE AVIÃO, a não ser o Aecio Neves que sempre morou em Minas e estudava no Rio, ou quem sabe em época anterior saia de BH para a cidade Claudio, onde tinha que posar no aeroporto do quintal do tio dele; que ele PEGOU DINHEIRO PUBLICO PRA DAR UMA GARIBADA. Portanto, ferias escolares não diminuem o transito em aeroportos, pelo contrario, até aumentam.

  2. izaias disse:

    Querem fazer caixa, vendam pela metade do preço R$ 15 bilhões, os Estádios da FIFA….

    • Roberto disse:

      Fala sério… Somos a 7ª economia do mundo, não seria com esse valor que resolveríamos alguma coisa. Temos muitos gastos mais questionáveis. Já viu a previsão dos gastos para campanha? 1 Bilhão esse sim não deixa legado, mas sim dívidas com os patrocinadores.

  3. Paulão do caminhão disse:

    O barco desse desgoverno tá afundando cada dia um pouco mais… Agora é só esperar a confirmação do naufrágio total, mais que certo, nas urnas.

  4. JOSE SIRERA disse:

    Nenhum país pode crescer quando lida com um monstruoso cartel de Bancos. Vocês, comentaristas econômicos de renome e respeito, deveriam colocar numa planilha toda a composição das taxas de juros cobradas pelo bancos – detalhadamente.

    Esse cálculo vai mostrar QUE MESMO ELIMINANDO O ENTULHO DE CUSTO de responsabilidade da politica econômica do governo embutido na taxa (depósito compulsório, taxas, IOF, etc) o que sobra para os bancos vai dar vergonha ao mais avarento dos agiotas.

    Você Kennedy, a Miriam Leitão, o Sardenberg, a Lillian Witte Fibe e outros renomados deveriam fazer essa lição de casa e fazer o maior barulho. Não é possível que o próximo candidato a presidente não tenha esse tema como prioritário.
    José Sirera

    • Nuno disse:

      José Sirera, AGORA “IMAGINE TUDO ISSO” que você colocou “SOMADO AO BOLSA BANQUEIRO QUE O FHC DO PSDB” criou e deu o nome de PROER? O FHC do PSDB que o Aecio ameaçou ressuscita-lo para tentar transforma-lo em Lula, mas JA O ESCONDEU COMO FIZERAM O ALCKMIN E O SERRA, dizia que A SOLUÇÃO PARA O BRASIL ERA “FORTALECER OS BANCOS PRIVADOS”, dando dinheiro para BANQUEIROS MILINARIOS, e por isso ele CRIOU O PROER, conhecido também como BOLSA BANQUEIRO do PSDB, que o Lula do PT ACABOU, e PREFERIU INVESTIR NO POVO BRASILEIRO PAGANDO ESCOLAS TECNICAS E FACULDADES e FORTALECENDO os bancos do governo: BNDES, BANCO DO BRASIL E CAIXA.

  5. DANIEL OLIVEIRA BENEVIDES disse:

    Kennedy, a Dilma não vai fazer mudança nenhuma no seu segundo mandato. A visão política e econômica da Dilma, é esta que está aí. Esse é o seu pensamento de governar. Não vai mudar nada. Se tivesse intenção de mudar, já teria mudado. Essas promessas são só para iludir o eleitor ás vésperas das eleições.Se Dilma ganhar e não mudar,e é esta a expectativa para um segundo mandato, o Brasil vai afundar e nós brasileiros vamos arcar com a conta.

  6. Odair R. Dutra disse:

    Se as previsões sombrias de vários economistas expressarem a realidade que eles propõe, nós teremos um Brasil levado ao caos com congelamento de salários, aplicações incluindo poupanças, desemprego, desvalorização do real enfim tudo que foi conquistado em vinte anos estará perdido. Estou escrevendo na língua popular porque ente os meios econômicos que envolvem bolsas de valores, comércio exterior. pib e vamos longe até quebrar.

  7. Luiz Claudio Troccoli disse:

    Ainda bem que não lhe daremos a chance de ter um segundo mandato. Insistiu com Mantega até aqui, o cara é ruim, um bobo da corte, não sabe o que fala e nem o que faz, agora aguenta as consequências.

  8. Marcos Roberto disse:

    Kennedy, na época do FHC tínhamos a hiperinflação com um cenário muito aquém deste e economia alarmante. FHC com o plano real deu um show e baixou assustadoramente a inflação, foi aplaudido pelos especialistas e até oposição… Agora diante da volta da inflação com esse cenário pessimista, os petistas não sabem o que fazer, mas gostam de focar em comparações, tentando desviar o foco, quando, NO PRESENTE, não se obtém êxito, uma solução que, na época, FHC teve. Então quem é mais governo? O que se esconde atrás do assistencialismo alegando sempre a “causa social” ou o que nos remeterá a prosperidade, o desenvolvimento sustentável e uma política social equânime para todos sem discriminações e obtendo no esforço e aprendizado do indivíduo, parâmetros para se chegar lá…

    • Charles Bastos disse:

      Ok, Marcos Roberto, este foi o cenário de 1994. Agora, nos fale um pouco do cenário a partir de 1997 e o que fez o magnânimo governante e sua grandiosa equipe à época, aí incluído o “genial” Gustavo Franco. Melhor ainda, discorra sobre o clima de terror difundido por governo e mídia ante a eminente vitória de Lula em 2002. Será que encontraremos elementos comuns àquele período e o atual?

      • Marcos Roberto disse:

        Carlos Charles Bastos, não fuja do tema, pois o passado é HISTÓRIA, nunca passará disso…. Se formos retroagir verás que o PSDB é BEM MELHOR do que o PT, o pt é bom em bolsas e assistencialismo nada mais, por isso se esqueceu de cuidar da economia como deveria….. O tempo não volta atrás meu amigo. Não adianta ficar aqui discutindo o que fez, não fez e oq deveria ter sido feito, quando o que importa é o PRESENTE e o presente está aí, o quadro negativo e pessimista, resolva, se capaz????

        • Ricardo disse:

          FHC= 3 VEZES NO FMI (QUEBROU O PAÍS TRES VEZES!)
          LULA/DILMA= NENHUMA VEZ, AO CONTRÁRIO, É CREDOR DO FMI.

          • Danilo Zambom disse:

            FHC recebeu um país em frangalhos, lidou com várias crises internacionais, Ásia, Russia, México, mesmo assim entregou ao PT uma economia organizada, superavit primário, metas de inflação, dívida pública em declínio, PT tinha as condições ideais pra fazer as reformas estruturais importantes e não fez absolutamente nada, se agarra ao bolsa família que é a verdadeira institucionalização da compra de votos. Mais importante que o bolsa família é dar a estas pessoas condições de encontrarem elas mesmas a solução de seus problemas (leia-se educação de qualidade) e não ficar dependente das migalhas do governo.

          • Andre disse:

            Ser credor do FMI, nossa que orgulho…ir busca dinheiro emprestado 3x e tirar o pais do buraco não é vergonha, pego dinheiro no cheque especial, meu carro e meu apartamento são financiados e estou pagando a dívida e estou adquirindo bens…o que o PT faz é, gastar, gastar, arrecadas mais e gastar, ser credor do FMI e esfolar a “Elite Branca” como eles gostam de falar, para comprar votos e todo o resto deixam para lá, querem fazer do Brasil uma Venezuela, mas o Brasil não tem Petróleo e nem Gás para vender, vivemos da produção agrícola, venda matérias primas diversas e da indústria, senão tiver a “Elite Branca” pagando impostos, não há dinheiro para o social deles, não há petrodólares como nas ditaduras do Oriente Médio e Venezuela, aqui tem que se trabalhar e muito para pagar imposto…

          • Canjos disse:

            Deixou de dever ao FMI e trocou pelos ITAU – Bradesco e Outros brasileiros, que só aumentam seus lucros todo ano. E que LUCROS.

          • Allan Barreto disse:

            Charles Bastos,o q o Lula fez foi transformar a dívida externa em interna. Lucramos com isso ?

          • ari disse:

            Credor rs rs rs, o sr. É humorista

        • Roberto disse:

          Não adianta os defensores do neoliberalismo tucano ficarem nervosinhos…o fato é que com FHC a divida pib chegou a abusurdo 60% e agora está em mais ou menos 35%. Com os governos Lula / Dilma o fato concreto é que a inflação média foi menor e os fundamentos são sólidos com o que mais importa: sem desemprego e arrocho salarial, o resto é nhem nhem nhem de quem não tem argumentos

        • E.Silva disse:

          Caro Marcos; o PSDB é bem melhor para doar o patrimônio público, emprestar dinheiro do FMI a juros para pagar juros, causar desemprego, colocar 50 bilhões em vários bancos falidos e depois doa-los para um banco inglês e outro espanhol.

          • Marcos Roberto disse:

            Péssima tentativa amigos, mas se esqueceram que a situação da economia na época era bem diferente dessa e tínhamos a hiperinflação, FHC salvou o pais, pq agiu como deveria…. Agora a bola da vez está com o pt e oq ele faz??? Então criticar quem faz e resolve o problema numa situação TOTALMENTE DIFERENTE é uma coisa. Agora QUEM NADA FAZ e assiste, de joelhos, a derrota é deprimente, pq se esconde na falácia e na critica passada, quando o presente é péssimo. Então quem é mais governo que quem??? Percam, mas pelo menos, percam de cabeça erguida amigos. Não é pq se é inferior ao inimigo que deve “mascarar” e fugir da luta, resolvam, se capazes???

  9. Sônia Ribeiro disse:

    O problema é o de sempre: não fazem as reformas necessárias: como a política, tributária, penal (imprescindível) e vão empurrando com a barriga todos os entulhos há anos…..Fazem a velha política de fundo de galpão, quando o mundo globalizado gira torrencialmente. Não investiram e nem começam a investir seriamente em educação de ponta. A corrupção galopa livremente e o país, como fênix, sempre tem que renascer das cinzas, através de iniciativas privadas. O pioneirismo se dá sempre do povo para o povo! Nós, brasileiros, estamos exaustos da mesmice! Continuam como coronéis comprando votos, tendo como mediação a miserabilidade social….

  10. sidinei disse:

    O ERRO DA DILMA É O MESMO DE TODOS OS GOVERNOS QUE PASSARAM PELO TEMPO, A PERSPECTIVA PARA CRESCIMENTO TANTO INTERNO COMO EXTERNO NÃO É INFINITO, A NÃO SER QUE PASSEM A MORAR EM OUTROS PLANETAS, COM A TECNOLOGIA SE DESENVOLVENDO ANO A ANO E COM O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO A FORMA DE LIDAR COM A ECONOMIA, TANTO INTERNA COMO A EXTERNA JÁ DEVERIA TER MUDADO, PORTANTO SE INSISTIREM NO MODELO ATUAL TODAS AS NAÇÕES DO MUNDO ENTRARÃO EM CRISE, VAI O AVISO DE QUEM JÁ PENSOU EM UMA NOVA FORMA DE LIDAR COM NOSSO DINHEIRINHO, CERTAMENTE É ORIGINAL E NÃO VI NINGUÉM FALAR A RESPEITO E DIGO QUEM O APRESENTAR É DIGNO DE GANHAR BASTANTE DINHEIRO PORQUE CERTAMENTE RESOLVERA O PROBLEMA DE DINHEIRO MUNDIALMENTE FALANDO..

  11. julio franco disse:

    COM A POSSIBILIDADE DO CONSTRUTOR DE AEROPORTO FANTASMA GANHAR A ELEICAO OS AGIOTAS ACORDARAM,FMI AGRADECE

    • Roberto disse:

      Só tem 2 tipos de eleitor que vota no PT: Os lunáticos e os aproveitadores que lucram com os populismos latino americanos.

      • Saint Clair Ligorio disse:

        É isso mesmo Roberto nós do PT somos loucos pelo pleno emprego, pelos pobres, pelas boas relações com os vizinhos e ainda não discriminamos o capitalista só o fazemos ser civilizados. Ah… também não somos entreguistas como agentes de influência da paranoia do capital predador.

        • sidinei disse:

          saint claire… Não estou atacando o PT mas os fatos tem mostrado que o partido tem feito barbaridades em todos os níveis no Brasil, iniciando com passadina, celso Daniel, reservas indígenas que na verdade não são reservas, são preparação para a tomada destes terrenos ricos em minerais de toda a ordem, basta ver nióbio o principal, sem planejamento no quesito educação, saúde e outros, estruturas de governo para planejar tiveram mas inteligência não, e se tivessem aplicado uma ideia bem simples teriam colocado o brasil em um modelo para as demais nações( a ideia simples existe e esta em minhas memórias, não as escrevi para que ninguém se aposse) e para que saibas eu enviei ao senado uma ideia da criação de uma segunda moeda(inflacionada e a nova moeda) aplicaram e ninguém nem me agradeceu, só queria saber quem se apropriou dela.na verdade enviava seguidamente idéias novas para lá mas nunca fiquei olhei se aplicavam, hoje tenho uma nova que resolvera todos os problemas que este povo reclama, mas terão que me convidar para uma palestra em que a entrada não será gratuita(igual ao que lula ganha).pode parecer brincadeira mas não é pois venho desenvolvendo a ideia a pelo menos sete anos.

  12. Gonzales disse:

    O Lula pegou o barco em ondas calmas, e navegou até entregar o abacaxi para Dilma, que agora perderá as eleições. O Lula muito esperto espera o PSDB arranjar a casa novamente para ele voltar triunfante. Passamos por muitos planos mirabolantes controlamos a inflação e após as tormentas criadas pela turma do PT,
    voltamos ao passado com a maquininha dos super-mercados a galope. Um cidadão aposentado como eu e mesmo a juventude não tem motivos para sorrir num Brasil de incapazes.

    • dimas tobias disse:

      Gonzales desse mal não tornaremos, até porque a incompetência dessa trupe é grande demais, eles entendem de gatunagem e das bem malfeitas. Concordo, com você pegar o país na tanga que eles estão deixando é algo muito injusto, mas esse bode num volta nunca mais!

  13. hc disse:

    Devemos ponderar as coisas, o mundo esta em crise e muitos Países estão criando dificuldade para as exportações, criando barreiras sanitárias, tributárias e etc. Onde se privilegia a indústria interna e depois de certo tempo deixam entrar mercadoria para regular novamente. A maioria das grandes empresas que temos são multinacionais, e os preços desses produtos não cedem, quando sedem um pouco é por conta da margem de lucro ser grande e ainda das matrizes dessas empresas estarem sentido verdadeiramente a crise do mundo. Quem se sobre saem nessa ciranda macabra são os agiotas, este não vivem da produção e sim do tempo passar.
    Devemos olhar o passado e lembrar-se da venda das Estatais campeãs em lucratividade, a preço de banana, dos empréstimos junto ao FMI, da inflação e do desemprego.
    Esquecemos de comparar que internamente estamos crescendo, estamos tendo criação de posto de emprego, em pleno “anos” de crise mundial. Chegamos a um paradoxo que os índices e indicadores não explica como não se cresce e vem se mantendo o aumento de contratações.

    • Pedro Lago disse:

      Gostaria de entender o conceito de estatais campeãs. A Vale do Rio Doce, que hoje paga mais dividendos e impostos do que na época estatal ,que não possui diretores apadrinhados politicamente, que hoje emprega muito mais do que na época em que foi vendida. Ou o segmento Siderúrgico, estatais ineficientes a beira da falência e que hoje pagam impostos generosos ao governo em função dos seus altos lucros. Melhor ainda a Telebrás, cujos telefones eram cotados no mercado negro e uma linha de celular demorava anos para ser entregue. Ideologias a parte, manipulação da realidade não. Vale dizer, que a inflação mensal na época era de 300% ao mês, o mesmo valor da inflação acumulada em 20 anos, ou seja, desde a implantação do plano Real. Se no final do Governo FHC a inflação subiu, o dolar subiu e foi necessário um empréstimo ponte junto ao FMI, foi em função da posição do então candidato Lula da Silva, em relação a calotes, controle sobre remessa de juros e etc. Foi necessária a famosa Carta aos Brasileiros para acalmar os mercados e a própria classe média. Por fim, a política econômica adotada nos 3 primeiros anos de Governo Lula foi uma continuidade, com melhorias é claro, dos fundamentos econômicos adotados desde 1997. Economia é processo e continuidade do que dá certo. Nada acontece da noite para o dia. Não existe a bala de prata, aquela do atual aliado Fernado Collor de Melo.

  14. douglas disse:

    A reforma tributaria esta no congresso para ser discutida e votada desde 2003, ou esqueceram sem querer querendo?? o que as faculdades de economia ensinam para os meninos?? não ter memoria é problema da medicina.

  15. Dimas Tobias disse:

    A Mentira do PT, Lula e Dilma caiu ao chão! Lula navegou no plano real que foi elaborado por FHC, pois aproveitou os louros do plano, que muitos do partido PT queriam mudar na época. Depois saíram as peças e estimularam o crescimento em compras e endividamento da população, que agora chegou a conta para pagar, e, muitos estão desempregados e fora do mercado de trabalho sem condição de pagar as dívidas. Outro fato é só ir ao supermercado e ver os preços dos alimentos, o feijão está a R$ 6,50 o pacote e arroz R$ 15,00 e por ai vai, e tão logo passe as eleições teremos o almejado aumento dos combustíveis, ou seja, ai que a inflação vai pegar mesmo para todos os bolso, mas para quem recebe o Bolsa Família tudo bem, não precisa trabalhar para receber o benefício! Como disse estamos fartos de tanta incompetência e corrupção desse governo, pois só foi essa gente assumir o governo que os amigos enriqueceram mesmo, até aquele que não era muito amigo Collor recebeu valores em conta corrente com valores abaixo para não ser pego pela RF e Banco Central, está tudo em casa o Governo da Corrupção e gatunagem/! Fora PT!

  16. ROGERIO disse:

    Todos os brasileiros já sabem que eles estão metendo a mão no país e não estão fazendo questão de esconder.
    Então o que nos resta é tentarmos com um novo presidente
    Na pior das hipóteses, ele vai roubar a mesma coisa, pois ninguém conseguirá roubar o mesmo que este governo.

    • dimas tobias disse:

      Rogério, não importa, pois agora o Povo saberá votar e assim que um novo governante entrar saberemos cobrar aquilo que ficou no passado, vamos juntos passar esse país a limpo,não da mais para ver a cara dessa crápula raivoso do Lula soltando sua ira contra todos, supostos todos até porque ele como novo rico, vai falar dos ricos que não querem a classe pobre, pobre é alguém imaginar que essa figura defende algum interesse que não os deles próprios. Vamos todos juntos FORA PT!

  17. douglas disse:

    Para essa manchete ser verdadeira instalem em alguma esquina de S.Paulo de preferencia ao lado do placar do impostometro um lucrometro, ai nós pobres mortais vamos comparar e afirmar que o país esta bom ou ruim.

  18. Pasquale disse:

    Hc, devemos ponderar as coisas,crescimento de 1% não tem explicação a não ser uma alta taxa de falta de inteligência, a vergonha dos BRICS.

  19. Tura Satira disse:

    Penso que a questão eleitoral já passou do ponto. O País está todo à venda e o problema é que ninguém mais quer comprar.

  20. Safira disse:

    Penso que a questão eleitoral não vai dar conta do recado econômico. E nem o ostracismo econômico vai refletir muito no resultado eleitoral. Parece que o País está todo à venda e o problema é que ninguém mais quer comprar.
    Esses eventos de entretenimento movimentam muito dinheiro mas são uma economia de consumo e não de produção.

  21. João do Rio disse:

    O presente é inflação de 6% a 6,5% e taxa Selic de 11%. O passado com FHC era inflação de 12,5% e taxa Selic de 45%.

    • Ises Ramos disse:

      sr.João do Rio(deve ser de Janeiro).O Doutor Fernando Henrique Cardoso(juntamente com o grande Itamar
      Franco,implementaram o Plano Real,que levou uma inflação monstruosa:a zero.
      O lula da silva passou um país meia boca â dilma,que acabou de ferrar a nossa pátria-mãe gentil!

  22. Jose Marcelino R. da Silva disse:

    Cadê o emprego se o partido é dos Trabalhadores; estamos mergulhados em um poço político de quem tem maior influencia é quem vence, não é assim estamos parados o país não crescer,PIB de 1% e Selic de 11% conclusão:
    Ela é usada nos empréstimos feitos entre os bancos e também nas aplicações feitas por estas instituições bancárias em títulos públicos federais.

  23. Luiz V disse:

    Todo governo deixa uma marca. O governo de FHC “acabou com a inflação”, o do Da Silva “acabou com a pobreza” e o da Dilma “acabou com a riqueza”.

  24. feuber disse:

    BRASIL do PT é o pais MAIS VIOLENTO de todo o OCIDENTE.. 56.000 brasileiros(a)s ASSASSINADOS ano passado… OMISSÃO e INCOMPETÊNCIA do PT é IMPERDOÁVEL.

  25. Dilma já era… queremos mudança… não é com Lula nem Dilma que vamos mudar. PT NUNCA MAIS….1NUNCA MAIS….NUNCA MAIS1

  26. De passagem por esta página disse:

    Quem mais acredita neste governo do PT? Até pessoas que só tem o fundamental e, que votaram na candidata de Lulla, estão dizendo que não votarão mais.Estão sentindo as dificuldades financeiras. A carestia tomou conta do Brasil. Só quem não vê isso é a patrulha ideológica do PT, paga com o dinheiro do contribuinte para criticar e desmentir a oposição. Mas tudo isso vai acabar no dia 05 de outubro.

  27. Isabel disse:

    Perguntar não ofende (ou não deveria ofender); Esses que preveem o caos na Economia são os mesmos que previram o caos na Copa?

  28. douglas disse:

    Vou votar em time que esta ganhando PT claro e ficar mais 4 anos lendo lamentações dos frustrados viralatas.

  29. Pasquale disse:

    Resumindo, quem votar no governo que aí se encontra,mas só se encontram alguns os outros foram detidos rsrs
    É mulher do padre kkkkkkkkkk

  30. isara cougo duarte disse:

    são os mnesmos estão incorformados, não sabem oque fazer para inventar coisas,não vão se conformar nunca,que pobre está conseguindo comprar carro zero, mas amentira tem pernas curtas tai a copa !!!!!!

  31. isara disse:

    fico tão triste quando leio gente, que odeia o Pais, essa gente aposta de quanto pioçes estão inconformados.or melhor,pois não vão aceitar nunca que o Pais está melhor,as pessos estão consumindo mais e produtos alimentícios,gente parem de querer fazer terrorismo, como voçes fizeram com a copa que deu uma liçaõ para todos e v

  32. gesiel disse:

    ERROS DO GOVERNO, “GOVERNO FEDERAL”, é bom que se diga PRA QUE AS PESSOAS SAIBAM DE GOVERNO ESTAMOS FALANDO, e NÃO FICAREM COBRANDO SÓ DE UM GOVERNO, como SE SÓ EXISTISSE RESPONSABILIDADE PARA O GOVERNO FEDERAL e não PARA OS GOVERNOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS; “”NÃO SIGNIFICA MÁ FÉ OU DESONESTIDADE””. Nesse caso da refinaria de Pasedina, QUE O PSDB TANTO LUTOU pra investigar e que UMA MINISTRA DO STF “DESINFORMADA” sobre as atribuições do seu cargo, QUASE CRIOU UMA CRISE ENTRE PODERES AO DETERMINAR QUE FOSSEM CRIADAS CPIs NA CAMARA E NO SENADO; mostrou até agora que foi apenas UM MAL NEGOCIO, como pode se considerar um mal negocio quem comprou uma TV de Plasma em 2006 por 7 000 e agora vê que e possivel encontra-la por 1.500 reais; e que se houve má fé ou desonestidade partiu de quem AVALIOU O PREÇO DE MERCADO DA REFINARIA. Pessimismo economico SOMENTE DOS ADVERSARIOS DO GOVERNO DILMA do PT, porque ENTRE OS ERROS DO GOVERNO DO PT, que SÃO DISCUTIDOS COM A SOCIEDADE e OS ERROS DO PSDB QUE SÃO ESCONDIDOS COM A AJUDA DA MIDIA; “PORÉM NÃO PELA HISTORIA”, pois “OS DADOS OFICIAIS DO GOVERNO FHC do PSDB MOSTRAM PRA QUEM QUISER VER, uma inflação de 16% e o dollar a 4 REAIS”; com certeza O GOVERNO DILMA SE MOSTRA MUITO MELHOR QUE UM SUPOSTO GOVERNO AECIO NEVES DO PSDB, que SEM PLANO DE GOVERNO ATÉ O MOMENTO, TERIA QUE VOLTAR AO VELHO PLANO DE GOVERNO DO FHC que QUEBROU O PLANO REAL; e pior, “DO TEMPO DO PSDB, QUE É O TEMPO QUE O GOVERNANTE AINDA NÃO PRESTA CONTA A SOCIEDADE SOBRE OS GASTOS PUBLICOS E AS DENUNCIAS DE CORRUPÇÃO EM SEUS GOVERNOS”; como o TRENSALÃO aqui em São Paulo no governo Alckmin e do Aeroporto do Aecio Neves, nas terras da familia dele.

    • José disse:

      Mal negócio é apelido, isso foi TOTALMENTE INVIÁVEL, INEXPLICÁVEL E INACEITÁVEL. Bilhões amigo, bilhões. AUDITORES DA RECEITA FEDERAL deram parecer no TCU, o processo ainda corre e pessoas da diretoria, na época, foram citadas como responsáveis, isso, com certeza, merece resposta a nação. Vai querer enganar a quem?

  33. Pedrão Netão disse:

    UMA COISA É FATO: FHC ACERTOU A ECONOMIA DO BRASIL.
    O PT PMDB E CIA. USUFRUIRAM, SUGARAM, OS SEUS FRUTOS.
    E VAI SOBRAR OS BAGAÇOS, SE CONTINUAREM….OS CARAS SÃO ANALFABETOS, GENERALISTAS, AMADORES.

  34. Marx disse:

    Nem se a Dilma resolver mudar a economia vai adiantar ,pois não sabe o que mudar e muito menos como mudar, o problema é competência, nesse caso a falta dela. Ai o PT esta incluído.

  35. pedron disse:

    O pessoal fala como se fazer copa do mundo fosse uma coisa de outro planeta. Fazemos campeonatos regionais e brasileiros há mais de cem anos.Qual a diferença de entrar no gramado um time de segunda divisão ou uma seleção.O que reclamamos é que num país onde não se tem segurança,hospitais para população,educação e outros ,milhões são gastos para padrão fifa e não houve melhora nenhuma em infra estrutura ,aeroportos,transportes .O pessoal do pt confunde as coisas por burrice ou distorce para poder falar alguma abobrinha como de costume.

    • Nuno disse:

      Pedron, A SEGURANÇA, A SAUDE E A EDUCAÇÃO; “SÃO DE RESPONSABILIDADE DE TODOS OS GOVERNOS” (FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAL); como também É A RESPONSABILIDADE DO COMBATE A CORRUPÇÃO. O governo do PT CONSTRUIU 5 PRESIDIOS DE SEGURANÇA MAXIMA, e o Governo Alckmin TEM MEDO DE MANDAR O MARCOLA do PCC pra lá. “VOCÊ ACHA QUE ISSO É CULPA DA DILMA?” O governo do PT criou o SAMU e o MAIS MEDICOS, e na periferia de São Paulo NÃO TEM MEDICOS PORQUE O GOVERNO ALCKMIN NÃO DÁ SEGURANÇA AOS MEDICOS DO SUS PAULISTA para irem atender lá. “VOCÊ ISSO É CULPA DA DILMA e do PT?” O governo do PT criou VARIAS FACULDADE E VARIAS ESCOLAS TECNICAS FEDERAIS, CRIOU O PROUNI E O PRONATEC para FINANCIAR A FORMAÇÃO DE ALUNOS; enquanto que no GOVERNO DO ALCKMIN do PSDB ALUNOS PASSAM DE ANO SEM APRENDER NADA. “E VOCÊ ACHA QUE ISSO É CULPA DA DILMA ou do PT?” A maioria dos deputados e senadores do PT e do PSDB “ASSINARAM PARA APROVAR A CPI do MENSALÃO DO CONGRESSO” e 8 dos 11 ministros do STF, QUE FORAM INDICADOS PELO PT, ERAM TAMBÉM A MAIORIA NO STF E CONDENARAM OS MENSALEIROS; enquanto que os deputados estaduais DE MAIORIA do PSDB, NÃO ASSINAM PARA DEIXAR ABRIR CPIs nos estados de São Paulo e Minas. “E VOCÊ ACHA QUE ISSO É CULPA DA DILMA E DO PT?”

  36. Luis Fernando disse:

    O amigo Kennedy, beleza….. A classe média e alta estão unidas e são a maioria, o PT está acuado e com medo da derrota iminente. Fizeram por onde… Ninguém aguenta mais o pt, ninguém quer saber de pt. Seja na esquina, na vizinha, no restaurante, no hotel, no escritório, no consultório, na fazenda, no setor de produção, na produção de automóveis, até o garson do motel… Caramba !!!! Tá todo mundo falando disso….Não aguento mais tanta reclamação…Petistas, não me joguem tamancos heim…. Abraços.

  37. antonio barbosa disse:

    Há um paradoxo do petismo foi acreditar que poderia manipular a tudo e a todos. Em um estado democrático isto não acontece e por isso viver em democracia é muito difícil. Negociar, negociar e negociar, uma arte que Lula tinha, mas Dilma não. Lula jamais deixaria a economia nestas condições, porque daria amplos poderes para Mantega e o BC para ajustarem o trilho econômico conforme o mercado internacional e interno reagisse. Jamais faria o absurdo de colocar a Petrobrás de saia justa com represamento do preço dos combustíveis e com isso continuaria ganhando a confiança do empresariado. Contudo Lula nunca abandonou seu sonho de socialismo sueco e caminharia gradativamente negociando com o Congresso e implantando os mecanismos que continuasse a aprofundar as medidas econômicas/sociais que levariam o Brasil para um novo patamar político social. Lula sempre abominou o comunismo radical, mas Dilma não. Lula nunca foi guerrilheiro ou empunhou arma de fogo para combater a ditadura, mas Dilma sim. Portanto há uma dicotomia entre o que Lula faz e o que Dilma faz. Podem estar no mesmo partido e Dilma ser a cria de Lula, mas no campo prático ambos são muito diferentes. Mesmo quando Lula defende os desvarios de Dilma em público, nos bastidores ele soca as paredes com os atropelamentos que ela comete. O certo seria Dilma renunciar e Lula ser o candidato do PT, mas agora é tarde demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 07:58:46