aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
02-04-2015, 8h00

Erros de Dilma, Lula e PT ameaçam projeto político

Ex-presidente já se preocupa em defender legado político
126

Kennedy Alencar
São Paulo

O ex-presidente Lula tem consciência de que o fracasso do governo Dilma tende a inviabilizar a sua eventual candidatura à Presidência em 2018. Ele também está preocupado com o crescente desgaste do PT, que virou uma espécie de “Geni”. Razão: no cada vez mais provável cenário de alternância de poder daqui a quatro anos, sua herança política poderá ser desconstruída.

Diante da dura realidade, a única saída pública que Lula encontrou foi defender o governo Dilma, apontar alguns erros da sucessora e criticar os opositores e a imprensa. Esse roteiro foi seguido à risca, na terça-feira à noite, num evento partidário em São Paulo: em meio a alfinetadas nos tucanos e na mídia, o ex-presidente fez uma defesa enfática do PT, do governo e de Dilma Rousseff.

No entanto, convém lembrar que a oposição e a imprensa não inventaram o escândalo da Lava Jato nem foram responsáveis pela política econômica desastrada do primeiro mandato de Dilma.

O que Lula está fazendo deve ser entendido no contexto do debate político para tentar salvar o seu legado na Presidência e impedir que o PT definhe como uma das principais forças partidárias do Brasil. Carismático, está cumprindo o seu papel de líder inconteste de um campo de forças. É a política como ela é.

Apesar da versão lulista para o público, existe uma outra apresentada nos bastidores. Reservadamente, o ex-presidente faz críticas duras à sucessora. A primeira delas é dizer que a presidente não consegue admitir erros, um pressuposto para a correção de rota. Na terça, ele afirmou que foi um equívoco a presidente ter segurado o reajuste dos preços dos combustíveis. Mas foi só um aperitivo do que realmente pensa.

O ex-presidente também está careca de ouvir de empresários, ministros e ex-ministros de Dilma que a presidente se comporta, com frequência, como alguém que só tem lições a ensinar e pouca disposição para dialogar. É aquela frase lulista que já ficou famosa no noticiário: “Ela não escuta”.

Recentemente, chegou ao conhecimento do ex-presidente um episódio no qual um ministro do PMDB sugeriu que Dilma levasse a sério a possibilidade de reduzir o número de ministérios, como forma simbólica de sinalizar que o governo também estaria fazendo a sua cota de sacrifício e não apenas cobrando da sociedade sangue, suor e lágrimas.

De acordo com a versão do ministro, Dilma arremessou um calhamaço sobre a mesa e pediu, com rispidez, que o auxiliar apontasse quais pastas ele cortaria. E não deu o menor espaço para debater o tema a sério.

Outra história clássica sobre a presidente é a pergunta retórica que ela faz aos ministros e assessores quando se sente questionada a respeito de alguma decisão.

Ao longo dos anos, Dilma recorreu diversas vezes a essa fórmula para justificar o uso político da Petrobras a fim de controlar a inflação. A pergunta é a seguinte: “Quantos votos você recebeu? Eu tive mais de 50 milhões de votos…”. Daí em diante, o interlocutor ouve um sermão. No caso da maior estatal brasileira, a presidente chegava a emendar: “Eu sou presidente da República. Não sou presidente da Petrobras.” Discussão encerrada.

A atitude de quem parece se julgar dona dos votos e do governo incomoda Lula e o PT. Petistas costumam dizer que a presidente deveria ter a humildade de reconhecer que os votos não são dela, mas de um projeto que aplicou políticas públicas que mudaram o Brasil e melhoraram a vida dos mais pobres.

Em 2010, Dilma nunca havia disputado um cargo eletivo. Chegou ao Palácio do Planalto devido ao prestígio de Lula e das políticas públicas do PT, para as quais, diga-se, ela contribuiu bastante como ministra. Lula sempre fala que, como chefe da Casa Civil, não havia quem cumprisse ordens melhor do que a atual presidente.

Na reeleição, em 2014, Dilma quase perdeu a Presidência devido aos erros na economia e na política. Bateu o desespero no primeiro turno, quando houve a onda Marina Silva, e também na segunda etapa, no momento em que Aécio Neves esteve à frente nas pesquisas.

Mais uma vez, Lula foi chamado a entrar em campo. Queimou capital político e pessoal, porque atacou Aécio, com quem tinha bom relacionamento. Ficou na conta de Lula a estratégia de enfrentar Marina com dureza. O ex-presidente resolveu a partida a favor de Dilma _afinal, ele não tinha mesmo alternativa.

Na formação de governo, Lula indicou Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco, para ministro da Fazenda. Trabuco não topou, e Dilma e Aloizio Mercadante recorreram a Joaquim Levy, que acabou aprovado por Lula. Foi a decisão mais acertada da presidente na montagem do novo ministério.

Para registro histórico, Lula aconselhou Dilma a substituir Guido Mantega logo após as manifestações de junho e julho de 2013. Mas a presidente manteve o então ministro da Fazenda usando um argumento que hoje parece frágil: demitir Mantega seria admitir um fracasso que enfraqueceria Dilma e o governo.

É irônico que a política econômica deste segundo mandato seja exatamente a confissão do fracasso dessa “nova matriz macroeconômica” aplicada entre 2011 e 2014 pelo trio Dilma, Mantega e Arno Augustin, o ex-secretário do Tesouro que abusou das maquiagens e pedaladas para fechar, de mentirinha, as contas públicas.

Em fevereiro de 2015, o Brasil teve o pior resultado do Tesouro desde 1997 porque Joaquim Levy parou de pedalar e maquiar. O ministro da Fazenda não postergou gastos porque considerou isso “importante para manter a economia funcionando”. O “ortodoxo” Levy agiu de modo mais “desenvolvimentista” do que o antecessor.

Dilma, Mantega e Augustin praticaram uma política fiscal irresponsável no primeiro mandato. Hoje, o país sobe juros para combater uma inflação alta num cenário de recessão à vista, aplicando um duro ajuste porque precisa recuperar a credibilidade fiscal que já havia conquistado em 2004. É dose pra leão.

Na política, Dilma cometeu todos os erros que poderia em relação ao PMDB. Isolou o vice-presidente da República, Michel Temer, um político hábil no manejo com o Congresso. Criou uma crise permanente com os peemedebistas a partir da reforma ministerial que se arrastou por meses na virada de 2013 para 2014. A teimosia de Dilma pavimentou o caminho de Eduardo Cunha rumo à presidência da Câmara. Na campanha à reeleição, praticamente metade do PMDB abandonou a petista e desejava a vitória do tucano Aécio Neves.

Dilma foi reeleita apesar dos seus erros.

Mais uma vez, Lula e as políticas públicas do PT fizeram a diferença. Imaginar que os 54 milhões de votos são dela é flertar com uma mescla de irrealismo com arrogância. Os votos pertencem a um projeto político que sofre a ameaça de ser varrido do mapa por erros de Dilma e do PT, partido que se confundiu com a corrupção no mensalão e na Lava Jato. E também por equívocos de Lula, que escolheu Dilma como sucessora e tem a sua cota de responsabilidade nos escândalos políticos que assombram a atual administração e acuam uma presidente honesta, que tem o genuíno desejo de acertar, mas nem sempre da maneira mais efetiva.

Seria mais produtivo parar de culpar a crise econômica internacional, a falta de chuva, os aliados rebeldes, a oposição golpista, a imprensa parcial e tentar entender como o governo petista conseguiu a façanha de ostentar apenas 12% de índice de ótimo/bom e alcançar 64% de ruim/péssimo, como acabou de aferir a última pesquisa CNI/Ibope. Essa reflexão precisa ser feita por Dilma, mas também por Lula e o PT.

Comentários
126
  1. Pasquale disse:

    Kennedy,podemos dizer que o texto ficou impecável.
    Parabéns

    • José disse:

      Chega de pagar as contas desse governo incompetente, assistencialista, corrupto e cúmplice de ditaduras sanguinárias, por isso tamanha rejeição por parte do povo, que mesmo com o bolsa família que nada mais é do que compra de voto disfarçada, despencou nas pesquisas de aprovação e vai piorar ainda mais.Não entendo porque euforia com empréstimo chinês para a Petrobras se na verdade não cobre nem um terço do rombo (desfalque) que os ladrões deram na empresa.Por tanto fora Dilma, fora Lula fora Pt e toda essa corja de ladrões e traidores da nação brasileira.

    • Amadeu Guterres disse:

      Você colocou no papel exatamente o que eu penso a respeito do atual governo. Parabéns.

      • sebastiao eustaquio ladeira disse:

        o ,lula cometeu tres erros de tirar o chapeu.emprestimo consignado,todo mundo quase encheu seu terreno de eucaliptoado, alta do salario minimo que nimguem aguenta pagar,por isto a crise de agua no sudeste,o maior ganho dos banqueiros na historia,e o pior erro nao precisa falar.mas aqui se faz aqui ja esta pagando.ja ouviu aquele ditado\; o pai rouba,o filho come e os netos morrem de fome?Pois é isto que vai acontecer e esta acontecendo com alguns

    • Geraldo disse:

      A única observação que discordo é “…acuam uma presidente honesta, que tem o genuíno desejo de acertar, mas nem sempre da maneira mais efetiva”. Não podemos afirmar que ela é honesta; tão pouco que é desonesta. Mas diante dos escândalos cada vez mais próximos do PT e do planalto é razoável supor que ela sabia, ou ao menos não descartar tal hipótese. Não esqueçamos que ela como uma funcionária a serviço do povo tem como obrigação agir segundo os preceitos constitucionais de legalidade, ética e competência na administração da coisa pública. E isso inclui não roubar e não deixar roubar. Hoje, ela e o PT chafurdam na lama da corrupção e flertam com suspeitos de corrupção quando deviam agir segundo o princípio de “…não basta que a mulher de César seja honrada, é preciso que sequer seja suspeita”. Sem isso não há confiança nas instituições democráticas as quais infelizmente sucumbem à anarquia ou à ditadura. E sobre isso o governo atual tem grande responsabilidade.

    • Rodnei disse:

      Nada melhor que ver um texto esclarecedor e equilibrado. Ótimo bom senso, parabéns.
      Mas não posso deixar de perguntar:
      1) Um governo que pratica uma ” … política fiscal irresponsável …”
      2) Um ministro que ” … maqueou as contas públicas …” com o apoio (ou orientação) da Presidente.
      3) Dilma também foi ministra do MME – Min Minas e Energia, ainda que não seja responsável pela inoperância do DNPM, ela não corrigiu os erros do então Ministro Lobão. Ela pode ser responsabilizada (não apenas politicamente)?
      4) Caso exista vontade política, a lei permite um impechment ? ou nova eleição baseado neste tipo de argumentação ? A lei permite ?

      Pois é, hoje o pecado do Collor (comer a cunhada, e esquecer o país) nem parece tão grave assim. Comparando com os resultados dos erros da Dilma com os do Collor, qual foi pior para o Brasil ?

      • jorge disse:

        Rodnei o pecado para o Brasil tem nome chame-se senado / congresso que o povo não esta vendo eu não que defender a presidenta Dilma nem o PT MUITO MENOS OS CARAS DO PSDB POS QUE VIVEU OS ANOS QUE O PSDB GOVERNOU O NOSSO PAIS NÃO SE ESQUEÇA JA MAIS E Só o povo olhar para o estado mais rico do brasil que são Paulo que a vinte anos e governado pelo PSDB QUE DA PRA SENTIR NA PELE o que os caras faz como governo agora falando da Presidenta Dilma o povo saíram no dia 15 de março as ruas pedindo o fim do governo acusando ele pele corrupção da pet vocês tem ideia a quantos anos isso vem acontecendo no nosso pais porque serra que só agora isso vem aparecer o FHC com as malditas privatizações dele ou melhor sucateamento de varias empresas como a VALE DO RIO DOCE, CSN ,CPFL,TELEFONICA 40% DA PETROBRAS 60% DA NOSSA AMAZONICA AS ESTRADAS DE FERRO QUE ELES TAMBEM DERAM DE PRESENTE PARA O ESTRANGEIROS. Em fim quando esse governo Desgraçados do Tal FHC FINDOU O NOSSO PAIS FICOU UMA DROGA DEVENDO PRO TAL DE FMI ATE AE CUECAS ,Agora vem esses caras ai pousar de bom moço só quem não viveu o governo de vocês que vai acreditar O POVO saíram as roas pedindo varias coisas inclusive a saída da presidenta, o fim da corrupção , a volta dos militares só se esqueceram de pedir o mas importante o fechamento do senado e do congresso pois são eles que manda no nosso pais os fala bem as claras não acontece nada no brasil se não passar peles nossas mãos no nosso pais esta parado em muitas coisa vamos agradecer o senado/congresso pessoal não tem governo no mundo que consiga governa com um senado e um congresso desgraçado desse ai do nosso pais quem não acreditar no que estou falando e só assistir a TV DO SENADO ,CONGRESSO QUE VOCÊS VÃO VER O QE OS CARAS FAZ.

        • Sigfrido Cifuentes Cisternas disse:

          Jorge,

          Engraçado que toda a sua critica ao governo de FHC, sao exatamente as maiores obras que esse governo realizou. Imagina uma Vale estatal. Um prato cheio para um governo corrupto se locupletar de grana. Exatamente todas as empresas que voce menciona, hoje tem uma gestão limpa e dao lucros, claro, nao dao lucro para o PT que deve ser o problema que voce deve estar enxergando. O que voce diz respeito a corrupção é verdade, ela nao foi inventada agora. Mas o que voce nao menciona, é que ela so foi institucionalizada no governo do PT e so a partir deste momento, que as estatais passaram a alimentar a campanha política de um partido de governo. Abre o olho Jorge. A ideologia que voce comprou nao te deixa enxergar a realidade.

          • Jorge. Silva disse:

            Voce nao. diz que as estatais em questao foram vendidas com moedas podres e com valores muito abaixo do que realmente valiam na epoce. Um crime de leza patria.

        • Marco Túlio Castro disse:

          Jorge, devemos viver em universos paralelos. No meu universo se a Vale do Rio Doce não tivesse sido privatizada estaria na mesma situação em que está a Petrobras. Infestada de cumpanheiros e sendo depenada até a quase extinção. Se as telefonicas não tivessem sido privatizadas você estaria fazendo comentários através de sinais de fumaça. Você por acaso se lembra quanto custava um telefone antes da privatização ?
          Quanto ao argumento de que foram vendidas a preços baixos de que adiantou nã privatizar a Petrobras ? Agora a Petrobras esta vendendo ativos a preço de banana ! Desviaram tanto dinheiro da empresa que a quebraram.
          Portanto, no meu universo, se o FHC tivesse doado a Petrobras teria sido melhor para o Brasil.
          O culpado pela situação atual da Petrobras é o Fernando Henrique que não teve coragem de vender a empresa e deixou ela para o pessoal do PT.
          Governo tem é que fiscalizar empresas para que paguem impostos, tem que dar educação e segurança para a população, tem que aplicar de forma responsável os recursos que recebe dos contribuintes e promover bem estar e saude para o povo.
          Encher empresas de cumpanheiros e manter nababos mamando nas tetas do governo não é certamente função do Estado mas parece que é só com isto que o PT e os petistas se preocupam. Esta historia de estado social é conversa para boi dormir e uma forma de manter os formatados alinhados e apoiando os dirigentes do partido.

    • disse:

      Impecável sim, não fosse uma história trágica sobre nosso Brasil…., tocado por ladinos

    • Martins disse:

      O Lula só aumentou o número das bolsas famílias, porque a China e o mundo iam muito bem economicamente falando.As commodities(M.Primas), tripicaram de valor(soja, minério de ferro, etc.), O Brasil de 2003 a 2007, ganhou muito dinheiro. O lamentável, é que passamos a dar dinheiro(emprestimos ) sem garantia para Cuba(Porto de Mariel -3 bilhões),Hugo Chaves(metro, pontos)Bolívia duas refinarias tomadas, Paraguaio aumento indevido da energia de Itaipu (3 vezes ),Homem bomba ,linha de credito de um bilhão. E assim , por diante.Agora o dinheiro acabou, e eles querem que nós, façamos o sacrifício. Isto é uma vergonha! Não falei da roubalheira do PT e aliados, planejado pelo Lula/Dirceu etc.

    • Gustavo disse:

      Digo uma coisa, vc está correto Kennedy e olha que eu desonfiei que você era PT.

      O que precisamos e ser desinfectado desse PT, partido que não agraga nada só ganha os “companheiros do governo”, o que mais quero é que Lula em 2018 não ganhe nem para sindico do prédio dele, pois sim esse é o culpado por tudo que está acontecendo.

    • Inides disse:

      Parabéns Kennedy por sua imparcialidade. Ótima análise.
      Acrescento: Ela deveria parar de olhar pro próprio umbigo e ver que nada é dela. Os votos são, em sua maioria, da legenda e, portanto, o mérito não é só dela. Embora eu não tenha nenhuma simpatia pelo PT, acho de bom tom os méritos dela e as vantagens obtidas com a militância partidária petista.

    • carlos alberto cunha disse:

      As bandalheiras com as vendas das estatais e os financiamentos escandalosos do BNDES, no governo do FHC hoje não são nem lembrados. É uma hipocrisia revoltante que podemos chamar de Demostiniana. Que tal pedir punição também para os sonegadores de impostos, cujo montante surrupiado dos cofres da Receita Federal, só no ano passado, chegou a quase 500 BILHÕES de reais. E quem duvida que muitos desses sonegadores são ativistas sociais que pregam a honestidade como se fosse uma obrigação apenas do politico e não de cada cidadão brasileiro

  2. João Carlos disse:

    Dilma nunca deixou de cumprir ordens. Enquanto o governo do PT seguiu política econômica de FHC a coisa andou bem. Foi apenas Lula dar o OK para mudar a política econômica e o país naufragou.

  3. Lenilton Machado disse:

    Análise realista, correta e imparcial. Brilhante
    Parabéns

  4. Marola disse:

    “Política econômica desastrada no primeiro mandato”. Que vc reze pelo catecismo da ortodoxia economica apregoada pelos oposicionistas é problema seu Kennedy, agora não fica aí apresentando sua sonsa opinião como se fora verdade absoluta e inconteste. Que o 1° mandato da Dilma não tenha sido uma Brastemp é até passível de discussão, mas ignorar fatores negativos como a existência uma crise econômica internacional, queda no valor das commodities, desemprego grassando na Europa etc… ao mesmo tempo que não dá nenhum crédito às conquistas alcançadas, 2.500.000 moradias construídas, taxa de desemprego mantida em níveis baixíssimos. Houve sim queda do PIB, mas olhe em volta nos países de economias de tamanhos aproximados aos do Brasil, nada de se invejar. E a falta de chuva acarreta sim, problemas econômicos. Quanto aos 12% de aprovação,pode-se em grande parte atribuí-los a incessante campanha contra o governo deslanchada pelos usuais suspeitos da mídia, que solertemente tentam associar corrupção ao governo do PT, esquecendo todos os outros partidos, inclusive o principal oposicionista que teve a gorda fatia de 46,% dos fundos doados pelas empreiteiras do lava-jato para campanhas eleitorais entre 2006 e 2012.

    • José Carlos disse:

      Para mim, todo economista dito “heterodoxo” é um analfabeto funcional.

    • Luciano disse:

      Amigo
      Faz parte da descrição de cargo de um bom gestor entender e tomar ações necessárias que antecipem mudanças de cenário no ambiente externo. Nenhum desses fenômenos citados por você aconteceu de uma hora para outra e o estrago que vemos hoje já estava sendo antecipado por vários economistas desde 2011 em vários órgãos de imprensa.
      Não me lembro de nenhum petista atribuindo o sucesso do governo Lula ao cenário externo excepcionalmente favorável da época. Foi sim uma política econômica irresponsável que nos levou a essa situação.

  5. gesiel disse:

    Como ja foi comentado, inumeras vezes, essas pesquisas feitas no CALOR de uma manifestação contra a presidente Dilma, NÃO TEM VALOR ALGUM enquanto os institutos de pesquisas NÃO TIVEREM CORAGEM de “”USAREM O MESMO CRITERIO” e também fazerem a mesma pesquisa de aprovação do governador Alckmin, nesse momento de CALOR dos fatos, onde o estado de São Paulo VIVE UMA EPIDEMIA DE DENGUE e UM RACIONAMENTO EMINENTE DE FALTA D’AGUA. A Dilma, FOI ELEITA PROMETENDO COMBATER A CORRUPÇÃO DOESSE A QUEM DOESSE, e É ISSO QUE VEM ACONTECENDO, e quando terminar a operação da LAVA-JATO, o povo VAI PERCEBER O QUE FOI FEITO, e provavelmente ESSES INSTITUTOS DE PESQUISA NÃO VÃO MAIS QUERER FAZER TANTAS PESQUISAS “ILUSÓRIAS” sobre a aprovação da presidente Dilma. O Lula É UM CASO A PARTE, um ser no mundo inteiro comparado a Ghandi, Che Guevara e a Mandela; e assim sendo, A SUA APROVAÇÃO INDEPENDE DA APROVAÇÃO DA DILMA. E vale lembrar que MESMO SE O LULA NÃO QUISER SE CANDIDATAR em 2018; o PT JA TERIA O PLANO B, que seria o JAQUES WAGNER. Situação muito diferente do PSDB, teoricamente o maior adversario do PT, que não tem nenhum nome novo, e terá que se contentar em colocar na disputa o Alckmin, que a midia tem medo de medir a aprovação do governo dele, ou o Aecio, que enfrentará uma serie de INVESTIGAÇÕES em Minas e na provavel CPI na camara federal, sobre FURNAS, onde foi denunciado pelo delator da lava-jato.

    • Luiz disse:

      Che Guevara, ?? no nível dessa figura para comparação acrescento então Saddam, Kadafi , Pol Pot, Idi Amin. Por favor não insulte nossas inteligências. Na minha avaliação e na grande maioria agora comprovada pelas pesquisas a comparação do Babarolixá da Banânia só nos faz lembrar de figuras como Dillinger, Clyde Barrow, Al Capone , Jesse James e outros do mesmo ramo.

    • Luiz disse:

      Pão com mortadela, 35 reais e uma bandeira vermelha… tsc tsc… Dia 12/04 ta ai pra responder sobre o “prano b” ;D

  6. Francisco Miranda disse:

    Bom dia Kennedy. Infelizmente este Lula não quer o bem do povo brasileiro.
    Apenas quer salvar sua candidatura em 2018 e com este sistema falido do PT, esta´fadado ao fracasso,com certeza.
    Parabéns pelo texto.

  7. Luiz Carlos disse:

    A eleição da Dilma foi a maior fraude eleitoral da história do Brasil, o mundo perfeito só existiu na propaganda enganosa dos marqueteiros do PT onde reinou a falsidade e a mentira que os desinformados e alienados acreditaram, como ainda acreditam no molusco de nove dedos honesto e trabalhador.

  8. ciro disse:

    Kennedy, vc. só errou em uma coisa,dizer que o Lula tem carisma, esse sujeito mostrou sua arrogância contra o povo dizendo da colocação do MST como um exército para ir as ruas contra as passeatas que estavam marcadas até então,o Lula dá o tapa e esconde a mão, mas as suas facetas e balelas já não surtem mais efeitos, o mesmo já está sentindo a derrocada de um partido criado por ele mesmo,na colocação da Dilma como sua sucessora, ele está provando do próprio veneno,ou seja, sua candidatura está com os dias contados.Ah, mais um detalhe, se houver candidatura própria do PMDB à presidência como fica?

  9. Tania disse:

    Excelente análise.

  10. Marcos Ramos disse:

    Sua breve descrição do comportamento político e pessoal da cúpula do governo é muito esclarecedora.
    Podemos até aceitar governo prepotente. Mas não podemos aceitar governos corruptos.

  11. Waldyr Brenneisen disse:

    Muito bom o texto mas…equivocado na afirmação:”…uma presidente honesta”. Alguém que cometeu, descaradamente, estelionato eleitoral, enganando milhões de brasileiros, não pode ser considerada honesta.

  12. Marcelo Moura Baptista disse:

    Kennedy o projeto político e está sendo varrido é o de se perpetuar no poder.
    A mentira petista vem desde o governo Lula, principalmente as mentiras econômicas, ou um país se sustenta incentivando o consumo, principalmente da linha branca e automóveis, e sem mexer no setor tributário, burocrático, infraestrutura, e sem contar com o crescimento da China.

  13. George Lima disse:

    Um dos melhores textos que eu li nos últimos tempos. Conciso e completo. Parabéns!!

  14. Ed Lopes Jr disse:

    Texto muito bom!

    Não concordo somente com a afirmação “uma presidente honesta”. É colocar a mão no fogo por alguém que está sempre rodeada de corruptos, como na Petrobras, na Casa Civil e no Partido dos Trabalhadores.

    O idolatrado Lula fez suas escolhas e errou feio. Não adianta agora dizer que não concorda com as atitudes de Dilma. Ambos governaram muito mal o estado do ponto de vista fiscal e agora estão em apuros.

    Toda criança sabe que desmontar o carrinho de controle remoto é muito mais fácil que montar. Lula e Dilma desmontaram. Será que vão conseguir montar?

  15. Márcio disse:

    Só falou verdades.

  16. sidnei disse:

    Projeto político Kennedy? Na verdade é um projeto de poder, a qualquer custo. O viés ideológico do pt está prejudicando o país. Se alinha com regimes falidos, corruptos e isola o país da parte desenvolvida do mundo.
    Eu quero morar num país tipo Noruega, não em um país tipo Bolívia.

  17. JOSE AUGUSTO LARA disse:

    Urna eletrônica tem falhas que permitem ataques e manipulações, afirmam especialistas Urna eletrônica argentina dá goleada na similar brasileira OAB diz que sistema de votação eletrônico precisa ser transparente Professor doutor da UnB diz que fraude nas urnas eletrônicas é ‘plausível e muito séria’; veja entrevista completa Grupo hacker diz que urnas eletrônicas do Brasil são propositalmente falhas e acusa vulnerabilidades .A reeleição foi conquistada com o maior estelionato eleitoral de que se tem notícia e, aparentemente, valendo-se de recursos financeiros oriundos da corrupção. A máquina pública se pôs desavergonhadamente a serviço da campanha. A mentira, a fraude, a ameaça, a destruição de reputações e a divisão do país entre “nós e eles” foram (como sempre) as armas do PT.

  18. sidnei disse:

    Democracia, simboliza povo, e o que os Governantes fazem não esta sendo para o Povo, gastos absurdos com a Copa do Mundo e muitos outros, agora quem paga o preço somos nós desta dívida desenfreada em todos os Setores, arrojo total no povo e os políticos nem se mexem, criminalidade me todas as esferas da Piramide quem deveria dar o exemplo é o que mais ROUBA e sem arma, pelo menos as Leis Criminais deveriam valer na sua totalidade. Ex. se pegou 30 anos pelo menos num período de tempo deve cumprir os 30 anos, e melhorar algumas outras, urgente o Brasil precisa se passado a limpo, senão será o CAOS TOTAL!

  19. DIOGO ALEIXO disse:

    Como Sempre Brilhante nas suas criticas.
    Um exemplo de um jornalista Imparcial que merece minha admiração.
    Sabe ser duro porem respeitoso.
    Parabéns!

  20. Eduardo Bomfim Machado disse:

    Se uma vez em BH você tiver uma agenda para uma palestra, nós do curso de administração de empresas da Faculdade Novos Horizontes estamos de portas abertas.

    att

  21. Carlos Alberto Martinez disse:

    Este é texto de jornalismo de verdade.

  22. Alicio Vieira disse:

    Análise enfática com a conclusão contundente.
    Parabéns!!!

  23. Alexandre cercassin disse:

    O trem do crescimento, estabilidade economica e desenvolvimento sério passou e nos deixou para trás. Durante 6 anos ( final Lula e 4 anos Dilma) o governo somente pensou em como ficar no poder, fazendo uma administração em torno do proprio umbigo e esquecendo as bases que fazem um pais prosperar. Educação, Saúde, Infraestrutura e segurança pública. Realmente é uma pena, poderiamos hoje estarmos como o chile, estavel, seguro e com qualidade de vida alta.

  24. Kennedy! Bom dia. Uma ótima Pascoa. Pascoa é renovar e o Sr lula devia saber que o Brasil tem que se renovar e não continuar com suas “maracutaias” o povo entendeu vamos ver daqui para frenta se de fato o povo deixa de ser conivente com essa imoralidade e indec~encia que o Sr. Lula deixou para ser resgatado pela população jovem do Brasilque arca com todo tipo de manipulação e pior amargando os crimes que o tal do “privilégio” do “uns tudo podem e outros nada podem” criando um abismo sem precedentes na sociedade. Fora PT, fora Lula e seus asseclas.

  25. Paulo Filho disse:

    Acho que esse foi o melhor texto que li de sua autoria. O problema do resultado da última pesquisa sobre o governo dela se fundamenta na seguintes assertivas: com medo de perder as eleições Dilma espezinhou a Marina e o Aécio, no caso dele foram duas vezes. Tudo o que seu governo está fazendo agora foi apresentado como uma coleção de monstruosidades a serem praticadas pelos seus adversários. Mentiu, e os eleitores perceberam, inclusive os que votaram nela. Pior que isso, é o fato de que o que a Marina e o Aécio diziam está se confirmando na prática. O problema da Dilma é de difícil solução: ela perdeu a credibilidade, inclusive entre seus aliados.

  26. Antonio Evangelista disse:

    Realmente alguém escreveu a realidade do que se passa, mas convenhamos, era de se esperar o que esta acontecendo, a incompetência e a roubalheira que se instalou no Brasil o esta levando a falência. O Pt foi bom quando era oposição, hoje, o que estamos constatando é que eles não tem condições de administrar esta nação. Levaram 20 anos para conseguir chegar ao topo e, o que se constata é que levaram 12 anos roubando, isso se não pararem agora, pois ainda temos mais 4 anos de mandato destes infelizes.

  27. Marco Pagano disse:

    So tenho uma coisa a dizer,para esse pais melhorar ,primeiro o PT deveria ser extinto e depois essas ideias comunistas desses esquerdistas serem abandonadas ,ou ninguem consegue enxergar que o COMUNISMO FALIU .

  28. Alagoano disse:

    Quando é que o PT irá eleger alguém sem a ajuda do PMDB e todo brasileiro tá vendo que esse Partido está querendo ficar fora do contexto, deixa continuar as investigações em outras entidades que todos verão como vai ficar o Brasil.

  29. Richard disse:

    Concordo, Kennedy, com sua análise. Realmente o PT deu toda a munição para seus adversários. Já estava combalido pelo mensalão, agora ficou rotulado pela corrupção, mesmo tendo no governo gente do PMDB, PP, etc. É uma pena porque o projeto de melhora na distribuição de renda e diminuição de desigualdades sociais vai por água abaixo, pois com certeza o PT perderá a presidência nas próximas eleições. Hoje mesmo no Nordeste, seu maior reduto de votos, seu crédito vem caindo.

  30. Aldori Luiz Zulian disse:

    Graças a DEUS a era PT esta se esvaindo dia a dia, quem viver verá.

  31. Marco Paulo Lessa disse:

    De alguma forma, os partidos e os homens públicos tem que encontrar o caminha para revitalizar a máquina econômica. O que não é plausível, é pedir mais uma vez que a população de sua cota de sacrifício em uma crise onde a responsabilidade sabemos perfeitamente de quem é.

  32. Dejair Ferreira dos Santos disse:

    Reamente Kennedy o testo ficou impecavel, e a realdade do Brasil
    o dificel e como resolver essa situação .O brasil esta na lona ,em vez
    de tentar levantar e dar a volta por cima, eles ficam se escondendo
    e poem a culpa no FHC .Hoje fico na duvida qual o pior ela ficar ou sair

  33. Eucário Godinho Filho disse:

    Fico estarrecido com o papel dos colunistas políticos e da imprensa em geral que, não sei porque cargas d’água, insistem na desestabilização do governo com notícias sempre negativas sem qualquer ponto construtivo. Parece que há outros interesses por trás. Temos um governo que acabou de ser eleito e que vem sofrendo críticas e mais críticas. Ora, se o governo foi tão ruim por que foi eleito? A sociedade já está sacando o papel da mídia, financiada por interesses de grupos que não se conformam com governos populares e que, orquestrados por um único maestro,o combatem o Governo da Venezuela, Argentina, Bolívia e outros que eles chamam de “bolivarianos” atribuindo um tom negativo ao movimento de libertação da América do Sul da exploração americana. Criem vergonha e vamos torcer pelo Brasil. Comentem os pontos positivos e contribuam, de forma positiva, para a construção de um novo Brasil.

  34. Daniel disse:

    Muito bom mesmo.
    Esse você estava inspirado.
    Parece uma redação antecipada da derrota do PT nas eleicões de 2018.
    Só faltou colocar uma coisa que não era prevista pelo Lula, a operação lava jato tirando debaixo do tapete os podres do seu partido e aliados.

  35. Moacir Yabiko disse:

    Sr. Kennedy, seus comentários são excelentes, porém o que esta sucedendo na Petrobrás e provavelmente no CARF, BNDES, não foi promovido pela diuma mas sim por ele, o lula, que iniciou a retirada do dinheiro delas para o pt, já no seu primeiro governo. Confira o que estou lhe escrevendo e me corrija se eu estiver errado, por favor.

  36. José Teixeira Filho disse:

    É, Kennedy, eu não sei de que lado você está. Às vezes você bate no cravo, outras vezes, na ferradura. Hoje você bateu na ferradura. Que pena. Acho melhor você escrever na Carta Capital.

  37. salomao souza lima disse:

    análise lúcida e inteligente de um jornalista que surpreende, a cada dia. Um leitor desatento pode deduzir que o Kennedy se limita a mostrar os equívocos do governo. Prefiro acreditar que ele está pensando no país, que pode estar caminhando para uma crise sem precedentes….

  38. Eloi disse:

    Sim o esquema não foi inventado, porem a imprensa e a oposição falam de tal maneira que só esta havendo corrpção agora. Vlae lembrar que Eduardo Cunha, Renan Calheiro, Anastasia e outros tambem foram citados, mas niguem dos delatores deste pessoal esta sendo chamado para depor na CPI. Somente diretores da Petropras nomeados pelo governo Lula e da Dilma e integrantes do PT. POrque não chamam tambem o tal de Baiano?

  39. Christian d S. disse:

    Seu texto ficou razoável, mas sinceramente o evento da recessão está marcado para quando mesmo?
    Só se fala ano que vem… ano que vem… Poxa se vcs não sabem, todo ano vem! Nunca vi um ano anterior voltar!
    Cadê a tal recessão que não chegou até agora?
    Ano passado vcs disseram a mesma coisa, porrah!

    Esse terrorismo midiota é exagerado demais! Todo mundo tá cansado de saber que todo inicio de ano é esse excesso de reajustes, que por falar nisso governador tucano do Paraná está deitando e rolando no povo.
    Cade as materias?
    cade as reportagens?
    cade os textos perfeitos falando a respeito?

    Esse sensacionalismo exagerado em cima do governo federal já está chato. Ninguém aguenta mais ver tv e só ver e ouvir falar nisso!

    Se tiver que haver recessão que haja, fato é que o Brasil irá se recuperar talvez mais rapido que os midiotas acham.

  40. Orlando disse:

    De fato seu texto é impecável, apenas discordo de um item. Venhamos e convenhamos que honestidade, a essa altura dos acontecimentos, é duvidosa. Até que prove ao contrario

  41. ppppp disse:

    Texto impecável, perfeito. O Kennedy conseguiu resumir com perfeição o momento em que vivemos. Parabéns pela análise.

  42. Anafilófio disse:

    O mais incrível é que desde que o universo foi criado em 2003, e já se vão 12 anos, apenas 3 “entidades” emergiram do caos. Lula, Dilma e o PT. Ah, e seus fiéis arautos, cerca de meia dúzia. Universozinho sem assunto e chato esse viu.

  43. LYRA disse:

    Prezado Kennedy, apesar de seu admirador e seguidor, parece-me que não gostas de postar os meus comentários, compreendo que as vezes pego um pouco pesado com esse marginais a quem vocês chamam de políticos mas, sabemos que para lidar com meliantes temos que realmente usar um pouco da ignorância verbal ou até mesmo física, vou aqui deixar mais um pequeno texto sobre o assunto contido em sua redação, iniciando com uma pergunta: As pessoas que criam cobras podem ser picadas? Claro que sim e isso acontece com a incompetente presidente que conduziu dois bandidos para serem presidentes do senado e câmara federal, Renan Calheiros e Henrique Alves, que foram quem começaram a cavar a sepultura da mesma; Outro erro gritante foi a aliança com outros meliantes inclusive o Paulo Maluf e, para piorar a situação ainda inventa de fazer uma “reforma fiscal” que só vem a prejudicar a empresas e empregados, hoje 02/04/2015, foi publicado no DOU o Decreto nº 8.426/2015, que eleva a alíquota dos PIS e da COFINS sobre as receitas financeiras das pessoas jurídicas de 0% para 0,65% e 4% respectivamente, para todos os ramos de atividade, quando ao meu ver só poderia atingir as instituições financeiras que muito arrecadam e nada pagam mas, se isso fosse feito, ela, a incompetente iria se queimar com uma das principais fontes de financiamento das campanhas politicas desse resto de país.

  44. Juvenal Camelo de Melo disse:

    Boa reflexão!
    O Brasil precisa reaver sua dignidade. Sinto-me desapontado e desanimado com os contornos que tomaram o país. Hoje me envergonho de ser brasileiro!

  45. joão batista l. trintim disse:

    bom as minha palavras são curtas e pequena é como diz a bíblia ela é escrita desta maneira se, chama obediência a Sr; Dilma pegou por não obedecer ao professor que deu aula para ela fazer ,
    a leitura de casa é por isso que o mandato dela esta dando erado por falta de humildade a inda ,
    jeito de concertar todo este eros que esta se acontecendo porque a corrupção é antiga isto não ,
    de agora não adianta falar que isto que esta acontecendo é só o pt isto é antigo vamos crer que existe um deus que pode mudar esta historia de nosso brasil .

  46. edro oliveira disse:

    Esse pessoal Lula Dilma etc, é o exemplo para a politica de que conversa mole e promessa um dia cansa, sem contar a roubalheira quando não participa não sabe de nada, não sou ladrão mas sou fácil de enganar atrapalhado de carteirinha, já tiveram sua chance a viola esta em caco, vão enganar em outro lugar.

  47. sidney disse:

    Aquele velho ditado serve muito bem ao analfabeto (LOBO EM PELE DE OVELHA).
    E um dizer muito frequente para nos BRASILEIROS: (A POPULAÇÃO ESQUECE MUITO RAPIDO).
    Com isso seremos eterno pais não reipeitado do 2º Mundo.
    Piada paras Todos.

  48. Frederico Gosling disse:

    Para um comentarista Político você deixa muito a desejar, como pessoa você merece respeito. Você confunde muito as Estações, Erros se comentem faz parte da vida, corrigi-los é necessário e vital, ainda mais se tratando de uma Presidente da República, esta Luta não é PT e PSDB, como você dá a entender é entre Direita Radical, que não admite que perdeu o Poder e a esquerda que está tentando mudar este Brasil, mas não o consegue porque a mídia é totalmente Direitista, e se não houver escândalos diários envolvendo o PT ela os planta, esta é dura realidade é coisa muito doentia. O PT esta tentando passar a LIMPO este País, mas a Direita não deixa, vocês podem apurar todos os escândalos, que envolvam os partidos de esquerda, quando chega aos partidos de Direita, a mídia boicota as investigações. Quem apurou os 500 kilos de cocaina, o Aeroporto do Titio, o Mensalão Mineiro, o Metrô de São Paulo, é muito lixo mas como afeta a direita é jogado para debaixo do tapete, apenas os que afetam ao Governo e ao PT são expostos, triste sina de um País, que tem quase tudo para ser uma grande Nação, mas falta-lhe o principal, homens de bem.

  49. Henrique disse:

    Sem comentários o texto traduz a realidade da politica do PT nesse momento…

  50. Antonio Lima Pereira disse:

    Caro Amigo.

    Gostei do que você escreveu.
    Você disse que ela é honesta e eu também acho. Acho que seus erros, foram influenciados pelo PT. E acho também que está na hora dela mudar de partido.
    Depois do Mensalão, como pode o Lula dar palpite, se ele foi o maior beneficiário e não foi punido. Será que seus eleitores são só os pobres, sem rádio ou televisão? Aliás por que ele não foi punido? (Votei nele no primeiro mandato, ai que …)
    Cade o pessoal da UNE, que ajudaram a derrubar o Collor (merecido), por menos do que o
    Mensalão e muito menos do que o Lava Jato?
    Desculpe, foi só um desabafo.

    ALP

  51. Renato disse:

    Volto sempre à mesma questão: Lula disse que elegeria até um poste. Bem, ele o fez e por 3 vezes (não nos esqueçamos de Haddad, na prefeitura de SP).

    Postes eleitos, fica a pergunta: esse cara tem algum tipo de ética ou o que o orienta é apenas sua vaidade pessoal?

    Interessante como o próprio texto deixa claro: a questão de Lula não é com a economia, mas com seu retorno em 2018. A pergunta se torna ainda mais necessária…

  52. Marcos Venicio Santos disse:

    O LuLLa nunca me enganou, pois sou filho de ex-metalurgico que trabalhou por 32 anos na Metal Leva e desde criança ouvia de meu pai que este cara não quer trabalhar e não quer deixar quem trabalha trabalhar, pois as greves eram inconstitucionais, portanto o trabalhador não tinha direito a greve, e como as empresas que queriam demitir, cortar os seus custos, pagavam ao Sr. LuLla uma fortuna para que o agitador fizesse com que os funcionários metalúrgicos entrassem em greve, e assim as empresas demitiam o quanto queriam, basta ver o quanto a Volkswagen demitia naquela época, então este Sr. nunca teve os meus crédito e porque acreditar em uma legenda que foi construída por uma pessoa deste quilate além de que foi uma legenda costurada nos porões da ditadura somente para enfraquecer o hoje todo poderoso PMDB que na época ainda era o grande MDB do Dr. Ulysses Guimarães que deixou saudades até hoje.
    Então como pode o povo brasileiro acreditar em um partido onde a Presidente fala em democracia, e o partido prega o enfrentamento o nós contra eles, como pode dizer que é a favor da imprensa livre, e tem uns Ministros em seus quadros que pregam exatamente o contrário, a exemplo de um Berzoine e vários deputados e inclusive um Franklin Martins um Rui Falcão todos retrógrados, todos mentirosos inclusive a PresidANTA o seu criador LuLLa, o PT e todos os que compactuaram com o MENSALÃO, PETROLÃO e tudo que ainda há por vir, basta ver os FUNDOS DE PENSÕES, BNDES, ELETROBRÁS e grandes grupos empresarias que vivem na órbitas deste DESGOVERNO, agora espero que depois de escrever por vários minutos, seja publicado ao menos um comentário, pois sou a favor da imprensa livre e a favor de um país democrático e não de um país pseudodemocrático como este em que a 12 anos vivemos.

  53. Daniel disse:

    Muitas vezes não concordo com alguns dos seus artigos. Esse é um dos melhores artigos que você escreveu Kennedy. Faz parte da mudança reconhecer os erros que levam a necessidade da mudança. Dilma sofre por sua inflexibilidade e falta de visão. Pode ter sido uma excelente técnica, mas como gestora é mediocre. Lula poderia ter escolhido alguém melhor para sucedê-lo, e já que não o fez, tem a maior parcela da culpa.

  54. Wilson Vasconcellos disse:

    Excelente texto…. Falou pouco mas o suficiente para mostrar o atual papel econômico-político brasileiro…
    Resumidamente, a população trabalha enquanto o Governo galga em frutos podres e árvores decadentes…

  55. Gustavo disse:

    Tai, pelo teu texto, Kennedy, estás tentando fazer massagem cardíaca em um paciente com morte cerebral e mantido por aparelhos na UTI faz algum tempo. Acho difícil ressuscitar, mas vamos lá. Minha opinião é para vc começar a preparar as condolências, o texto fúnebre pra ser lido na beira da cova e comprar o caixão. Boa sorte para o partido.

  56. Eduardo Gomes disse:

    Parabéns pelo texto… muito bom.

  57. Elaine disse:

    Kennedy, muito bom o texto, porém, uma observação:
    O segundo mandato do Governo Dilma mal começou, além do mais, todos os presidentes e respectivos auxiliares erraram muito ao longo da República, por uma questão simples: são seres humanos e não seres divinos.

    • LUIZ - SOROCABA disse:

      O SEGUNDO MANDATO mal começou ?? Ora , já tivemos gandaias desde 2003 a 2010 e com o poste ali colocado em 2011 . O mote errar porque são humanos nesse caso aí não cabe. Paciência é uma coisa, mas burrice ,incompetência e fraudes não dão para suportar e concordar. para concordar

  58. Irmãos, foi bom enquanto durou a falsa sensação de ascensão e glamour, mas só nos restam dívidas, inclusive para com a nossa consciência, ainda pobre por não ter conhecimento e poder de decisão; continuemos a nossa vida de gado; ah, mas ainda temos bolsa disso e daquilo, cota para os menos preparados e até vale gás, será que ainda teremos gás? Desejo à nós muita saúde irmãos brasileiros, porque o sistema também está falido, embora não tenhamos educação vamos ter fé, logo chegará outra eleição, e quem sabe alguém nos oferece algum trocado…
    Moral da história: NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS. MAS TEM QUE EXISTIR DIGNIDADE! Não seria melhor devolvermos o comando aos índios?

  59. João Gomes de Azevedo disse:

    Bom dia Kennedy!
    Tenho acompanhado seus comentarios e percebo que hora voce é justo com o Governo e com o Pais e hora voce em injusto como neste seu comentario, assim fica dificil lhe entender e acreditar no que fala. Construir uma imagem é dificil mais perde-la é muito rapido, pense nisso.

    • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

      É que vocês PeTistas só gostam de quem elogia sua roubalheiras e trapalhadas. Autocrítica não é o forte da ditadura sindical

  60. Roger Nunes disse:

    Faltou dizer que a Dilma e o Lula não sabem de nada das roubalheiras… Se isso fosse mesmo verdade (o que qualquer brasileiro medianamente bem informado sabe que não é) então deviam ser igualmente incriminados por pura incompetência. E isso porque ninguém ainda apurou os desvios em obras do PAC, do desvio do Rio Sao Francisco e em qualquer outra estatal. É só escolher uma empresa pública e lá estará alguém do PT controlando e dando as cartas da roubalheira. E o que dizer, então, do projeto bolivarista para o Brasil? Aos poucos estão acabando com a iniciativa privada no Brasil, quem tem dinheiro vai investir em outro pais mais sério, não é à toa que o dólar está disparado. Quem sabe destas coisas e quiser o Lula de volta devia consultar não um jornalista ou um político, mas um médico psiquiatra.

  61. José Fº disse:

    “Seria mais produtivo parar de culpar a crise econômica internacional, a falta de chuva, os aliados rebeldes, a oposição golpista, a imprensa parcial e tentar entender como o governo petista conseguiu a façanha de ostentar apenas 12% de índice de ótimo/bom e alcançar 64% de ruim/péssimo, como acabou de aferir a última pesquisa CNI/Ibope. Essa reflexão precisa ser feita por Dilma, mas também por Lula e o PT” É COMPLICADO! votei e pelo andar da carruagem continuarei apoiando o projeto em questão, seja ele de quem for, mas tá difícil engolir as trapalhadas da PR Vana e seus Brancaleones! Por outro lado dizer que a imprensa é apenas parcial é chamar lúcifer de lulu, tirando o senhor Kennedy e poucos outros com espaço na grande mídia, a nossa imprensa é … você sabe o que! vide as loucuras ditas pelo seu colega Jabor todo dia em rede nacional. Os tucanos afirmam em seus perfis na rede social que a PR cai até dezembro, bravatas a parte o risco existe, e hoje parece que estamos na mão do fabricante de antidepressivo da PR Vana. Não temos nada à comemorar!

  62. Paulo Victor de Souza Rocha disse:

    Descortinou com maestria os bastidores do planalto e do lulo-petismo.

    Só achei um pouco complacente com Lula, uma blindagem que não me convenceu muito.

    Que o ex-presidente é infinitamente mais hábil e sensato que Dilma, isso nem se discute, mas creio que o grau de responsabilidade de Lula no aparelhamento do Estado e na conivência com as empreiteiras seja bem maior do que expresso em seu belo artigo.

    Se não bem conduzida politicamente, como Lula fazia, uma hora essa bomba iria explodir, o castelo se desmancharia.

    Já que Dilma é desenvolvimentista até à medula e inapta à negociação política, as forças conspiradoras (EUA, mercado, oposição e PMDB) decidiram detonar agora essa dinamite.

    Que escombros restará desse governo? Desse aparelhamento da Petrobrás?

    Só 2018 dirá.

  63. Célio C O disse:

    Não há nada a acrescentar em suas palavras Kennedy. Disse tudo.

  64. Nós os latinos abaixo da linha do Equador, sempre olhamos para a nação Norte Americana, como aquele nirvana político-econômico-social a ser atingido por nossa gente.
    No entanto, parece que nós não aprendemos nada com aquela nação líder do contexto mundial, em todos os sentidos, apesar dos espasmos do crescente desenvolvimento chinês.
    Ou se aprendemos, aprendemos o pior que toda nação tem, e os imitamos em gênero, número e grau aquilo que pouco interessa como os modismos ligados ao vestuário, musica, comida fast-food entre outros.
    Porém, naquilo que mantem uma democracia estável, duradoura e profícua como a inevitável e exigida alternância do poder politico, olhamos de soslaio e disto não gostamos.
    Ficamos sob o tacão de um só partido durante três mandatos com uma oposição engessada na falta de líderes capazes de por em prática a sonhada essência politica democrática da alternância do poder.
    Lá pelos EEUU,esta alternância do poder politico é quase que uma obsessão do povo americano, pois não difere muito um partido que fica 12 ou 16 anos no poder, de qualquer outro regime de governo ditatorial.
    A tão desejada alternância do poder politico, evita inclusive que os partido dominante crie esta Hidra de Sete cabeças que atacou todas as nossas grandes corporações empresariais e fizeram delas, seu quintal de churrascos dos domingos.
    Parece que, agora para as próximas eleições, existe esta possibilidade, pois, então, saibamos eleger um politico competente de qualquer outro partido para que seja rompida esta indesejável ditadura, que por aqui funcionou com bolsas de esmolas para o proletariado e imensas contas bilionárias, para os donos da situação politica, os seus cacifes e empresários tomando carona neste oba-oba!

  65. marconi soares nunes disse:

    Texto corretíssimo, justo e impecável. Grande profissional!

  66. Jose Maria disse:

    Lula da Silva, o mensalão e o Petrolão lhes pesa nas costas, como denunciou Marcos Valério, Lula sabia de tudo, era o chefe dos mensaleiros, todos sabemos dessa verdade, e como denunciou Youssef, Lula é, também, o chefe desse escândalo de corrupção na Petrobras. Esse senhor é mentor de Dilma na governança, por isso mesmo a gerente não acertou uma sequer, errou em tudo que fez. Lula é nada.

  67. Antonio Carlos Suzano disse:

    Diante de tantas situações escabrosas, continuamos aprisionados por pessoas que são possuidores da capa do poder na condição de políticos, diretores e empresários que precisam ser banidos de quaisquer cargos ou acesso nas instâncias municipais, estaduais e federais. É preciso prover nossas Instituições de pessoas capazes e idôneas para que se possa aos poucos construir em nosso País, comportamentos sólidos de moral e ética. É isso, no mais é cobrar desses “acharcadores” a devolução dos prejuízos causados ao nosso Brasil.
    As evidências já não são evidências, são fatos, os quais já estão mais do que informados pela imprensa, portanto é preciso que nossos magistrados façam o dever de casa e não fiquem protelando fatos tão claros que não devem estar protegidos pelo argumento do contraditório.

  68. Alexandre disse:

    É um dos melhores textos que já li, parabéns. Agpra acho que só falta saber em relação a corrupção. Se a Dilma ou/e Lula estão ou não, realmente envolvidos na corrupção. Não acredito na justiça aqui no Brasil que insiste em não investigar a Dilma. Mas ainda bem que a justiça dos EUA , devidos aos processos contra PeTrobras estão investigando a corrupção dessa empresa, a qual a Dilma fazia parte no conselho dessa empresa. A Maria Graça Foster a qual a Dilma confiava ou confia ainda , está como réu no processo já lá nessa justiça dos EUA, aqui na justiça no Brasil creio que não. Talvez acho pela justiça nossa aqui no Brasil ser mais lenta ou/e ser mais incompetente.

  69. Thiago disse:

    “…acuam uma presidente honesta…”
    Você põe a sua mão no fogo por ela?

  70. Marcos Nunes disse:

    Publique agora uma reflexão do porque o PSDB perder 4 eleições presidenciais consecutivas e trace um paralelo dos 20 anos de poder consecutivo do partido em São Paulo, à revelia de todos os erros e desvios que cometeu desde o primeiro ano de governo Covas. Vai, faz esse sacrifício…

  71. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Ótima hora para a presidente chamar o genial trapalhão Miguel Rosseto para explicar as razões do fracasso.

  72. Alessandro Amaral disse:

    Texto acuradíssimo.
    Como Seu Lula deve estar arrependido de ter escolhido a Dilma como sua sucessora.
    Ela realmente é INCOMPETENTE para o cargo de Presidente da República.
    Ela pode ter sido uma ótima Ministra, mas dai dizer que está pronta para um cargo de tamanha importância como a Presidência, são outros 500.
    A teimosia dela está aniquilando o seu governo e de quebra o PT.
    Por outro lado, o PT vive num limbo de auto-engano constante, ao não admitir seus erros e responsabilidade na lama de corrupção.
    AZAR O NOSSO..!!

  73. conceicao Fiorentino disse:

    Vamos direto ao assunto, nao e questao de gostar ou desgostar, agradar ou desagradar e uma questao de responsabilidade que se tem para escrever ou falar, assim, eu vou escrever; muito pouco de todos voces estao tendo responsabilidade para uma analise responsavel ate mesmo o K.

    Vejamos quantas pesquisas fizeram de janeiro ate agora ai nessa terra? e para que serve a tal, uma vez que a presidente se Deus quiser vai continuar todo o seu mandato? Para que serve? Nao responda para mim mas sim para voces mesmos! Pessoas precisam de sossego para trabalhar ate o joao de barro, precisa, chega perto dele na arvore – sai voando com a deculpa de que vai buscar o barro! Voces parecem pensar pelas fofocas e nao analises – que a PRESIDENTE governa o pais sozinha! Se nao bastasse os deputados, senadores, etc etc trabalhando la pelo interesse proprio (salarios e vaidades, etc) a presidente tem sim, a imprensa, trabalhando contra o que a presidente pode fazer de melhor. Minha gente voces precisavam buscar mais informacao como se deve comportar uma sociedade civil. Por aqui na INGLATERRA, nao tem essas pesquisas que voces tanto atribuiem valores e nem tao pouco nao tem essa de sentar o pau. Ah, minha gente, quanta tristeza, a vergonha, nao conta de ver tanta maldade e desrespeito!

    fico me perguntando…Deve ser muito ruim ganhar o pao de cada dia, precisando executar tal tarefa mas ai me ocorre e esses que nao precisam executar tal servico, por que fazem isso, pela maldade ou … Por que nao aparece ai alguem de bom senso, sugerindo o pacto de bom senso e fechar a boca, travar os dedos e enfim, deixar os que tem boa vontade trabalhar e ainda considerando que as vezes as coisas dao erradas mesmo, ou nao? Por aqui, muitos pensam assim! A presidente esta certa de nao reconhecer que algumas coisas deram errada, pra que? Garanto que ela sabe reconhecer algo que deu errado mas e bastante razoavel reconhecer para alguem que merece e nao reconhecer pra um ZE bode OU UMA MARIA CABRA. Por favor parem de ser urubu e se alimentem de legumes e verduras e mais saudavel do que carne humana!

    …Se voces soubessem um tico do que alguns de fora pensam sobre esse comportamento, VOCES TODOS FICARIAM CABISBAIXO!

    Ah, quero que as mulheres saibam, que ja vi por aqui, ainda que a pessoa estivesse errada, tem o grupo que apoia, so pelo fato de ser mulher, entendeu? Isso quer dizer APOIO mesmo estando errado porque essa e as vezes a melhor maneira de ajudar… o outro reconhecer o erro pela CUMPLICIDADE e nao pelo pau!!!! entenderam????

    Essa Marta e essa tal de Marina, tem uma politica humana totalmente errada. A tal da marta ta querendo 30% de mulheres la em Brasilia. Sabem por que? porque quer ser presidente e ela nao vai saber ser presidente com uma grande maioria de honens. ou seja ela quer cumplice e sabe que mulher sabe muito melhor sobre isso. mas ai vem a minha pergunta. Por que nao tira o chapeu para a Dilma? por que ela trabalha para si propria em nome da bolsa e da vaidade politica e a Dilma nao, ela parece trabalhar em nome da responsabilide e da vontede de querer acertar! Caramba gente, reflitam e busquem o interesse da PATRIA

    • César disse:

      A Presidente Dilma não é a Margaret Thatcher “a dana de ferro” ela é “a dona que ferrou ” o Brasil. E está mais para Cuco do que para João de Barro. O Cuco joga fora os ovos dos outros pássaros e coloca um ovo seu no lugar para os outros chocarem os seus ovos e criarem os seus filhotes. Pergunte aos ingleses das Ilhas Falkland porque eles não querem ser argentinos e serem governados por uma mulher que é perseguida pela imprensa golpista.

  74. antonio barbosa disse:

    Lula é o MACUNAIMA do Brasil. Lula sabe que JAMAIS irá conseguir implantar o COMUNISMO no Brasil. Portanto ele quer é continuar no poder para MAMAR NAS TETAS DO ESTADO. Vai esperando sentado que de palanque cansa.

  75. Mauricio disse:

    Projeto político este que nunca deveria ter começado.
    E vão tarde PT e Lula!
    Hoje me sinto novamente em 1960/70 onde não havia infraestrutura quase alguma, inflação descontrolada, insegurança jurídica e política, insegurança pública. Falta de tudo o que é mais básico.
    Hoje ainda é pior, pois me sinto governado por um grupo que pensa num pais que só existe na cabeça deles. O Brasil real quer caminhar em outra direção.

  76. Marcelo SP disse:

    Um de seus melhores textos que li até hoje. Com clareza, expôs o que realmente importa. Em 2013 eu comentei um artigo no jornal GGN dizendo que após as eleições a presidente Dilma, ao contrário do que pregava aquele jornal na época, iria mostrar com força sua independência do Lula. Ela não teria mais uma eleição pela frente, para ela, afinal em 2018 ela sai de vez. Corre o risco de ser esquecida para novos projetos, e lembrada pelas confusões que criou.

    Dou palestras sobre liderança. E o tipo de líder que ela aparenta é justamente aquele que prefere liderar pelo medo, pela intimidação, ao invés de liderar pelo exemplo, pela influência, pelo respeito. É tão clássico que beira o clichê. Normalmente este tipo de líder encanta no começo porque as pessoas acham que ele chegou para resolver as coisas na marra. Acontece que os liderados de hoje são diferentes dos liderados de 50, 60 anos atrás. Todos desejam fazer parte da solução, contribuir, se sentir úteis. Mas a presidente está longe de compreender estas nuances.

    Entretanto, vejo aqui muito mais responsabilidade de quem a colocou lá do que dela mesmo. Afinal, algumas das principais características de um bom líder é saber montar uma equipe competente, e saber encontrar a capacitar o seu sucessor. E isto o Lula no mínimo não analisou em grande profundidade ao indicar a Dilma. Ao menos negligente foi. E isto pode lhe custar bem caro.

  77. Antenor Pereira disse:

    Parabéns! Muita lucidez num texto de fácil entendimento. Virtudes de um jornalista, que muitos do ramo não tem.

  78. O Inconformado disse:

    Sabe quando eles vão adimitir qualquer erro? NUNCA ! A arrogância não deixa. Uma vergonha …..

  79. jarves disse:

    PT, Lula, Dilma não têm projeto político para o país. Eles têm é projeto de poder, usufruir de todas as benesses possíveis, mesmo que para isso destruam a economia, os empregos, as receitas públicas e tudo mais. Não passam de demagogos, populistas e aproveitadores que contam com muita simpatia de certos setores da imprensa, não é mesmo?

  80. jose marcos da silva disse:

    são poucos os que tem capacidade de se posicionar de forma concreta como a sua,parabéns.

  81. Francisco Miranda disse:

    Acabei de ler todos os comentários. Quanta decepção. Quanto pessimismo. Gostaria que o Sr. Kennedy estivesse enganado, mas infelizmente está coberto de razão.
    Pobre Brasil.Será que um presidente não pode sofrer impeachiment por enganar tantas pessoas?
    Não será um motivo justo ??

  82. César disse:

    Para quem está atento as notícias sobre a política nacional, já notou a proximidade entre o Ex-Presidente Lula e a atual Presidente Dilma Rousseff. Durante a crise e protestos de 2013 a Presidente Dilma ficou incrédula com a dimensão que o movimento estava tomando. Voou para São Paulo e se encontrou com o Ex-Presidente Lula em um hotel para decidir o que fazer. Após as eleições a Presidente Dilma Rousseff e o Ex-Presidente Lula já se encontraram novamente por várias ocasiões para discutir a crise, o Ex-presidente Lula se encontrou com todos os Senadores do PT em reunião em São Paulo para coordenar os caminhos que o PT e o Governo deveriam seguir. A impressão que fica é a de que quem governa, é o Ex-presidente Lula. Me parece que o Ex-Presidente Lula sabendo que as medidas que seriam implementadas à economia seriam extremamente impopulares e que para ele não ter a sua imagem vinculada com as medidas, teria orientado para espalhar a notícia que ele discorda das medidas, que a Presidente Dilma faz as coisas contra a sua vontade, decide à revelia do seu criador. Achar que eles são simples amadores e que não sabem o que fazem, seria um erro enorme de nossa parte. Achar que o Ex-Presidente Lula está perdendo o controle do governo, não representaria a verdade. Isto é parte do projeto de poder para as eleições de 2018. O discurso será: Eu falei para ela! Eu avisei para ela! Eu disse para ela! Ela não me ouviu! Se eu soubesse que ela! Se eu imaginasse que ela…! É premeditado! Já estão trabalhando para continuar no poder em 2018. E quando chegar em 2017, vão gastar com bolsas e mais bolsas para os mais pobres em um, “volta Lula”. O Sassá Mutema, o salvador da pátria. Não estamos enfrentando amadores, não se iludam!

  83. Marx disse:

    até aqui 62 a favor e 2 contra o seu texto. Bem próximo das pesquisas de avaliação da Dilma. Não vou nem fazer meu comentário pois já é goleada.

  84. Certeza disse:

    Acompanhei as criticas deste senhor no período das eleições, finalmente reconheceu o que eu já escrevia naquela época. O PT e Lula hoje culpam a imprensa, o que é uma grande injustiça, a imprensa sempre pegou leve, as criticas que a imprensa mundial faz é bem mais esclarecedora na atual situação do Brasil.

  85. Ovidio disse:

    Marola e Jesiel. Vocês e outras centenas, são apenas peôes de um jogo político poderoso baseado na mentira, chamado PT. Esse jornalista apenas captou e, expõe neste texto, o sentimento de 90 % do povo brasileiro.

  86. Claudio disse:

    Kennedy, um coxinha que comentou teu texto usou o adjetivo “impecável”. Esperimente falar sobre os projetos que o governo federal tem realizado em vários pontos do Brasil e vc sabe muito bem que são centenas, e eu GARANTO que ninguém chamará teu texto de “impecável”. Muito pelo contrario, vc será ofendido e terá rapidamente que voltar a escrever o que os coxinhas gostam de ler.
    Eu viajo pelo Brasil e nunca vi tantas obras sendo tocadas. Vi com prazer imenso os já 514 kms com agua correndo da transposição do rio S. Francisco….vi centenas de cisternas colocadas nas áreas mais áridas….plano de energia eólica funcionando no RG do Norte e outras tantas a nível urbano. Mas a mídia não mostra nada disso e o sr faz parte da grande mídia. Quem sabe um dia sua consciência mostrará que existe o outro lado da moeda.

    • Pasquale disse:

      Se falou se referindo a minha pessoa,saiba que não me incluo nas exigencias para ser
      “UM COXINHA”
      Expressão que alem de XULA…é ridícula.
      Eu se fosse defender os bandidos que jogaram o País na lama,viraria o disco.
      ____________________________________________________________________________________
      Querem um país que fala…NOÍS VAI,NOIS FUMU querem que o povo continue sem acesso
      aos seus direitos básicos.
      E consideram aqueles que não apoiam sua opinioes,todos idiotas,imbecis etc
      Portanto meu caro,MENOS.

    • César disse:

      3% de cada obra! Bilhões desviados em aditivos e propinas. Quanto mais obras melhor! Os eleitores do Deputado Paulo Salim Maluf em São Paulo dizem “rouba mas faz!”

  87. Rogerio Alvarenga disse:

    Excelente texto. Só ficou estranho o termo ` Presidente honesta `.

  88. Eliana disse:

    Deus me livre, “errar uma vez é humano persistir no erro é burrice”. Essa frase diz tudo. PT (para mim) nunca mais.

  89. oswaldo r, batista disse:

    naõ adianta chorar o leite derramou , todos tem de se unir para não fundar mais , o cabeças pençantes tem de centar naõ importa o partido politico, eos 4 trilhoes do pre sal foi por agua abaixo e agora não tem da onde tirar

  90. NIVALDO disse:

    Engraçado o aprendiz derrubar o chefe………….ela Dilma esta acabando com o legado do PT, plano FHC e com as possibilidades de Lula para 2018……………Mandona e Matrona kkkkk. Perfeito seus texto, realmente suas colocações são de uma verdade e sincronia com os fatos que adorei, parabens

  91. Claudete disse:

    Queremos um Brasil justo para todos.Educação, saude e segurança com qualidade. Nos, brasileiros fazemos jus. Queremos ser tratados como brasileiros desta patria. Patria que amamos, amamos nossas familias e a todos que lutam nesta patria . Fora Corrupção. Chega basta!!!!!!

  92. Juvencio disse:

    O que não dá para engolir é ver o lula posar de oposição . A própria Dilma disse que ele nunca saiu do governo !

  93. Maurício disse:

    “No entanto, convém lembrar que a oposição e a imprensa não inventaram o escândalo da Lava Jato nem foram responsáveis pela política econômica desastrada do primeiro mandato de Dilma.”

    pois é Kennedy, mas a oposição também está na Lava Jato e a mesma imprensa somente divulgou as delações, durante a campanha eleitoral, de forma seletiva, aquelas que prejudicavam o PT, a ponto de mentir para tentar mudar os rumos da eleição no segundo turno, lembra-se da capa da Veja? por que nada foi divulgado sobre o depoimento de Youssef sobre Aécio e a Lista de Furnas???

    por que essa mesma imprensa que cobre e cobra a Operação Lava Jato não faz a mesma cobertura para o trensalão do metrô em SP, escândalo tucano com valores superiores ao da Petrobras e cujas investigações estão paradas há quase 1 anos???

    por que, novamente, essa mesma imprensa, junto com a oposição, aceleraram o julgamento do mensalão petista no STF com a prisão de seus membros, com direito a cobertura show da imprensa, especiais nos jornais, tvs, revistas, julgamento televisionado e tudo mais. Mas o mensalão tucano além de ser o pioneiro nesse tipo de prática de corrupção no país, hoje mofa há mais de 1 ano em um tribunal de MG aguardando a indicação de um juiz, para onde foi remetido pelo STF (privilégio que foi negado aos petistas). Mesmo com esquema igual, mesmos atores, mesmo intermediário (Banco Rural) e o mesmo operador (Marcos Valério) provavelmente vai prescrever e seus indiciados serão absolvidos e não recebe nem de longe o mesmo tratamento da imprensa dado ao mensalão petista. Por que???

    – 60 mil professores na Avenida Paulista em assembléia decidem pela continuidade da greve e depois saem em passeata, mesmo debaixo de chuva. Nada, praticamente nada nos meios de comunicação a respeito da greve e tampouco imagens da passeata. Isso quando os editoriais de Folha e Estadão não condenam veemente a greve, inclusive ofendendo os professores e descaradamente apoiando o governador Alckmin, afirmando que os professores são irrealistas e estão “pedindo muito”. Além de quererem politizar o movimento e que novamente isso é coisa de advinhe…..do “PT”!!! Você conhece a realidade do professor e da escola pública paulista?? Mas quando da greve dos caminhoneiros, que atingia o governo federal e havia interesses de deputados da oposição por trás, com outros interessados (donos de transportadoras) dai o acompanhamento da imprensa era praticamente de 24 horas.

    e você ainda acha que a mídia e as oposições não contribuíram nem um pouco para esse discurso de ódio, de que tudo que acontece no mundo é culpa do PT??? não acha que está muito corporativista???

  94. osmar pelo mundo disse:

    Enquanto tivermos a primazia política de um senado e câmara dominados pelo partido mais degradante e corrupto possível, na sanha inconteste de proteger seus patriarcas ao mesmo tempo que promoverem a pavimentação de estrada para aparecerem como salvadores da Pátria em 2018…só nos restará viver uma país em que temos um desmonte social com manipulação de massas…Sinceramente que tenhamos clareza para exigir uma nova força política longe de PSDB, PT, PMDB, PP…e por aí vai.
    Devemos pensar em um País grande, focado no desenvolvimento, na lisura, mais igualitário e menos reacionário e elitista… BRASIL! BRASIL! BRASIL! AMOR A PÁTRIA! AMOR AO PRÓXIMO! BRASIL AGORA E SEMPRE UMA NAÇÃO GRANDE LONGE DE MARQUETEIROS, MÍDIA TENDENCIOSA E POLÍTICOS CORRUPTOS E SAFADOS!

  95. adriano rocha disse:

    Nossa ficou perfeito. A matéria foi ao ponto certo e colocou a origem do problema de gestão.

  96. Edmilson Correa disse:

    Seu Lulismo é algo de virar o estômago. Quer dizer que os problemas começaram, magicamente, na primeira gestão Dilma? Só na cabeça irresponsável do Sr. Luis Inácio Lula da Silva e de seus micos amestrados.
    Todas as mudanças fundamentais na economia que nos trouxeram aqui foram executadas na segunda gestão Lula. Desde a redução do superávit primário, até a escolha do Ministro da Fazenda, passando pela criação dos campeões nacionais, pelo inchaço do BNDES (o maior buraco negro deste país!) até o uso da Petrobrás como um instrumento de cooptação política. É risível ver o blogueiro apontando a escolha de Dilma como o único erro deste homem.
    Lula tirou do Brasil a maior oportunidade dos últimos tempos de colocar a nação em uma rota de crescimento sustentável, dentro de um contexto externo espantosamente favorável. Gênio da política? Discordo, particularmente quando para se fazer política se conta com recursos abundantes e uma certa falta de pudores para transformar o público em privado. Espero que a história reserve mesmo a esse homem o lugar que merece.

    Dilma é uma incompetente e essa incompetência combinada com uma indescrítivel arrogância foi um fator poderoso de deterioração da situação atual. Mas ao menos eu ainda acredito que ela tenha sinceridade e desprendimento de propósitos. Já o Sr. Luis Inácio Lula da Silva tem outras preocupações, todas elas orbitando em torno de seus interesses pessoais. O rei está nu há muito tempo, mas se pelo menos ainda sempre pode contar com a pena amiga, tanto melhor não é mesmo?

  97. Pedro Lago disse:

    Excelente texto Kennedy. Imparcial como deveriam ser todos os outros. Este e o sobre a maioridade penal estão impecáveis.

  98. Orélio disse:

    Momento caótico… Líderes governantes da terra mãe gentil, com tico teco em curto circuito… Nem tratamento de choque seria eficiente nessa patologia democrática… Entre ética e moral elegemos “democracia” como palavra que causa impacto emocional , nessa fantasia,Alice no pais das maravilhas… Não estamos no fundo do poço ainda… creio que o mal seja necessário e oportuno p/ analisar a fadiga na pratica… mentiras tem pernas curtas… td que ocorre atualmente são apenas consequências de sementes plantadas … a realidade não pode ser fantasiada, isso só piora a situação… terra mãe gentil esta com febre… sintomas de patologia…e tem que ser tratada com realismo… o povo são os anti-corpos… os virus são políticos 171 diversos… independentes de partidos… precisamos de vacina… p/ síndrome mentalidade caótica coletiva…

  99. Bruno GH disse:

    Excelente texto…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-24 03:28:53