aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
27-05-2015, 21h57

Escândalo da Fifa alimenta CPI e MP do futebol

MPs do ajuste são aprovadas
4

Postado por: ISABELA HORTA

O escândalo da Fifa alimenta a possibilidade de criação de uma CPI para investigar a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e facilita a vida do governo para tentar aprovar a MP (Medida Provisória) do futebol, que enfrenta resistências dos cartolas.

O senador Romário (PSB-RJ) diz já ter assinaturas suficientes para criar a comissão, que deverá investigar contratos da CBF.

Nesta quarta, sete dirigentes da Fifa foram detidos na Suíça. Eles são investigados por corrupção em acordos comerciais pela Justiça americana.

*

O governo encontrou mais facilidade para aprovar no Senado a MP 664, que trata da pensão por morte.

O Palácio do Planalto está concluindo uma etapa importante do ajuste fiscal. Era muito difícil aprovar as duas MPs do ajuste fiscal, que tornam mais difícil o acesso a direitos trabalhistas e previdenciários.

Uma derrota teria sido um desastre.

*

Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, teve uma vitória na noite desta quarta, depois de ter sido acusado de mau perdedor. Conseguiu, depois de manobra regimental e política, colocar na Constituição uma regra que permite que as pessoas jurídicas contribuam para partidos. Será preciso aprovar novamente em segundo turno de votação, com o mínimo de 308 votos de apoio. No primeiro turno, Cunha obteve o suporte de 330.

Diversos parlamentares disseram no plenário que Cunha descumprira um acordo ao trazer de volta para votação o financiamento privado de campanhas políticas, proposta que havia sido rejeitada pelos deputados na terça.

Cunha foi responsável por sua dupla derrota nas votações de terça. Os parlamentares consideraram que foram gestos autoritários a destituição do relator da reforma política, Marcelo Castro (PMDB-PI), e a votação a jato, ignorando a comissão especial e entidades da sociedade civil.

Os deputados impuseram um freio ao poder de Cunha, que pode muito, mas não pode tudo. Mandaram um recado: dificilmente ele vai conseguir aprovar uma emenda constitucional para poder se reeleger presidente da Casa.

Mas ele recuperou terreno e saiu vencedor. O PT estuda recorrer à Justiça contra a votação desta quarta.

*

Comentários
4
  1. César disse:

    Enquanto isto em terras tupiniquins…
    …Bancos públicos patrocinam os clubes falidos do futebol brasileiro com o dinheiro público. Construção de estádios em locais sem clubes para usa-los, verdadeiros elefantes-brancos, para os contribuintes sustentarem a cara manutenção. Patrocinam também esportes de elite como a F1 com o dinheiro do contribuinte brasileiro. Esportes com salários milionários para alguns poucos e dividas milionárias para o governo. Financiado pelo povo da terceira divisão do mundo, cego pela paixão.

  2. César disse:

    Espero que as investigações, cheguem aos valores que devem ter sidos pagos para o Brasil ser escolhido como sede da Copa de 2014 e aos mandantes do esquema de propinas.

  3. Eduardo disse:

    Até que enfim o Brasil volta a exportar: Agora é tecnologia de corrupção. Só falta falar quem mandou daqui.

  4. Marco Túlio Castro disse:

    Onde tem dinheiro tem PT faço ideia das maracutais que fizeram na Copa ! O PT deve ter enchido o bolso para liberar as “obras sem controle”
    Na verdade as obras eram bem controladas. Quanto será que o PT levava para liberar quaisquer aditivos de contrato ? Aquilo devia ser muito bem negociado e controlado.
    Êta pessoalzinho sujo!! E as ovelhas batendo palmas.
    Os 7×1 foram uma providência divina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-20 13:57:37