aki

cadastre-se aqui
aki
Política
21-07-2015, 9h33

Estilo “homem-bomba” deve isolar Cunha ainda mais

Ataques a Dilma, Moro e financiadores de campanha afastam apoiadores
68

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Eduardo Cunha está adotando um estilo “homem-bomba” que tende a aumentar o seu isolamento na presidência da Câmara numa hora de enfraquecimento político. Ele foi acusado de ter recebido US$ 5 milhões de propina do delator Júlio Camargo, representante da Toyo Setal.

Indagado se aceitaria fazer uma acareação com Camargo, respondeu que sim. Mas emendou: a presidente Dilma Rousseff deveria fazer acareação com o doleiro Alberto Youssef e dois ministros dela, Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Edinho Silva (Secretaria de Comunicação), também deveriam enfrentar de frente Ricardo Pessoa, presidente da UTC. Essa resposta só eleva a tensão com o governo nos bastidores.

O juiz federal Sérgio Moro não é imune a críticas. Pode errar. Mas, no caso da delação de Camargo, estava fazendo uma apuração sobre Fernando Baiano, acusado de ser operador do PMDB. O nome de Cunha surgiu. O magistrado tomou o depoimento e o encaminhou para a instância superior.

Moro disse que não poderia calar testemunhas. O juiz está certo. Além disso, atacar Sérgio Moro é comprar briga com a figura mais popular do Brasil hoje. É um erro de cálculo de Cunha. Melhor seria se preocupar em responder às acusações objetivamente do que se preocupar em apurar eventual erro formal.

A CPI do BNDES, que o peemedebista pretende instalar na Câmara na volta do recesso parlamentar, pode atingir grandes financiadores de campanha com os quais Cunha e outros deputados têm relações. Não parece que, assim, ele vá angariar apoio. Pelo contrário.

Numa conversa com o vice-presidente da República, Cunha disse que Michel Temer poderia virar alvo da Lava Jato por ação do governo. Temer rebateu que seria impossível. Mas a mensagem soou como ameaça. Outro erro político.

A personalidade guerreira de Cunha o ajudou a conquistar a presidência da Câmara, mas, por ironia do destino, essa característica pessoal poderá acelerar a eventual perda do cargo. Já há líderes de partidos aliados dizendo que não pretendem seguir a linha agressiva de Cunha na volta do recesso.

Isso sem contar uma eventual denúncia do Ministério Público contra o peemedebista. Informações de bastidor dão conta de que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deverá apresentar em breve uma denúncia contra o presidente da Câmara. Isso aumentaria a pressão por sua saída do comando da Casa.

*

Na Operação Castelo de Areia, a Camargo Correa foi investigada, mas não houve punição. A Castelo de Areia teve início em 2009, mas foi arquivada em 2011 no STJ (Superior Tribunal de Justiça) porque as provas teriam sido colhidas de fontes anônimas. Ficou um gosto amargo de impunidade.

A decisão do juiz Sérgio Moro de ontem, a primeira que condena executivos, tem forte simbolismo porque acaba com o amargor da Castelo de Areia. Mostra que é possível punir diretores de uma companhia tão poderosa. A Justiça atinge o andar de cima, para usar expressão do jornalista Elio Gaspari.

Advogados de defesa das empresas se queixam de desrespeito ao direito de defesa e do uso das prisões preventivas para tentar forçar delações premiadas, mas é fato que a Lava Jato tem descoberto coisas do arco da velha. O combate à corrupção está acontecendo de forma efetiva. E há possibilidade de recursos às instâncias superiores para quem se sentir injustiçado. Essas instâncias vão, inclusive, testar as consistências das provas.

Nessa condenação de executivos da Camargo Corrêa, ficou comprovada que a delação premiada compensa, porque os sentenciados que colaboraram obtiveram benefícios expressivos. É uma decisão que pode ter impacto sobre acusados das empresas Odebrecht e Andrade Gutierrez que estão presos em Curitiba. Executivos dessas companhias têm se recusado a fazer delação premiada.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
68
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    O desgoverno ao atacar Cunha, está querendo se blindar. Isso é claramente uma confissão de culpa !

    • Observador disse:

      Dona Aparecida, quem está atacando atacando Cunha? Ou, a senhora não saber ler? Fontes do TSE afirmam que as mesmas empresas que doaram para Aécio, E.Campos, Marina Silva, José Serra, Aluísio Nunes também doaram para Dilma. Então Aparecida, todos esses que receberam também merecem cadeia, ou estou errado?

      • Tiago VR disse:

        Sim, você está errado. Porque só é crime quando o dinheiro é dado em troca de algum favorecimento do governo. E segundo as delações, tanto o Vaccari quanto o Edinho Silva pressionaram delatores para darem dinheiro ao PT, inclusive para as campanhas da Dilma e do Mercadante, em função de contratos existentes ou futuros. Ou seja, houve, segundo os delatores, uma propina disfarçada de doação. No caso dos demais candidatos, fica difícil você demonstrar uma contrapartida de quem não está em condições de dá-la.

        • LNascimento disse:

          Como um candidato que não ganhou a eleição vai devolver o dinheiro em forma de favores? Todos que ganharam esse dinheiro (que se pesquisado a fundo descobrirão se trata de dinheiro sujo, de contrabando, trafico, jogo etc.) iriam devolve-lo em troca de favores.

      • nierão disse:

        eu concordo com observador, naquele congresso nacional se salva muito mais muito pouco,mais todos sabem de tudo que acontece e ficam calados pois sua omissão da frutos ou melhor ganham muita grana e enqto isso vai tocando como da, crise lá não tem ,pois qto pior melhor entra mais grana para esses inúteis.

      • A. Moreno disse:

        A diferença entre os que o senhor citou que receberam também dinheiro é que nenhum deles era o presidente da república, nenhum deles havia sido ministro das minas e energia e nenhum deles havia sido presidente do conselho de administração da Petrobrás, a qual os denunciados vinham esbulhando a tantos anos, coincidentemente a sua presidente ocupou todos esses cargos ao longo da roubalheira, é muito difícil para o sr. entender isso ? Sem contar que quem colocou ela lá foi presidente por 8 anos, portanto, tiveram muito a oferecer para os corruptores e nenhum deles tem ex ministros nem dirigentes do partido na cadeia. Espero que o senhor tenha entendido a diferença.

        • helena machado disse:

          Os que receberam dinheiro e não são presidente ou ministro, desfrutaram do dinheiro para se elegerem hoje como parlamentares, aqueles que criam as leis, que as alteram, se acham que devem, como está acontecendo agora. E muitos deles batem como podem no governo, para inclusive criar uma situação de tirar da Presidência quem foi colocada lá pela maioria dos brasileiros que foram ás urnas e votaram em 2014. Por que não se respeita essa decisão da maioria do povo brasileiro?
          O senhor também não se lembrou dos anos em que o PT não esteve á frente do Executivo: a grana que ali rolou e que não é TIDA (A IMPRENSA INFORMA ISSO) como legal não deverá ser esclarecida? Qual é mesmo o objetivo de todas essas investigações, inquéritos em torno à corrupção: é mesmo a Corrupção no Brasil? ou é a corrupção do PT?
          Todo mundo quer um Brasil melhor, porém, alguns pensam que o melhor para o Brasil é aquilo que eles e seu grupo entendem. Penso que isso não se discute, todos temos direito ao pensamento que não precisa ser igual, mas deve-se sim discutir DESCREDENCIAMENTO que se dá aos que votaram na Presidente, buscando de todas as maneiras tirá-la do Cargo que ocupa por decisão do povo brasileiro que nela votou e que foi MAIORIA: Isso não é DEMOCRACIA. A isso há de se lutar e muito.

    • Adriani Nascimento disse:

      Não acredito no interesse único e exclusivo do governo para a queda de Cunha, aliás, nem acho que houve esforço, apenas uma pequena comemoração, afinal ele já era oposição, faltava apenas oficializar e se cair é uma pedra a menos no sapato da Dilma, que já deve estar bem apertado. Creio que os maiores interessados na queda do Cunha estão em outra sigla, uma que tem um tucano como símbolo… Ou o Cunha achou mesmo que o Aécio, Globo e Cia iam querer ele no caminho para a presidência em uma eventual queda da Dilma? Muita inocência né!

      • Osmar disse:

        Adriani, precisas te informar melhor, o Aécio e o Psdb nada tem a ganhar no momento com a queda da Dilma, quem sairia ganhando seria o vice presidente Michel Temer que assumiria a presidência e o PMDB que ficaria com a presidência do Congresso, do Senado e da Câmara, será que ninguém percebeu que o Cunha é inteligente demais para tomar essa decisão sozinho ? Ele fez somente aquilo que permitiram fazer. Pode acreditar que o impedimento da presidente está muito próximo, já assisti esse filme em preto e branco com a queda do Janio em 1961, depois a cores com queda do Collor em 1992,agora é em alta definição a queda da Dilma.

    • Marco Túlio Castro disse:

      Concordo plenamente. Aquilo está parecendo armação pura. O delator mudou a historia 4 vezes e agora diz que não falou nada por medo do Cunha ?

      • Renato disse:

        Se os partidários do PT são chatos, podemos dizer o mesmo daqueles do PSDB. Pessoal tá meio maluco… Que tem a ver o PT com o juiz Moro? E com o delator? Vc realmente crê na inocência do Cunha? Eu creio na sua.

    • Renato disse:

      Sua alienação política é lamentável. Por acaso o juiz Sérgio Moro é do governo? Tá bom odiar o PT, mas ficar vendo em tudo uma teoria da conspiração já é ignorância.

  2. Getulio disse:

    Se todas as delações premiadas de hoje fossem mostradas para população saber quem são esses politicos, Paulo Maluf seria trombadinha.
    Começando por FHC e chegando a Lula o primeiro o patrocinador de toda corrupção no Brasil democratico pos compra da “reeleição”o segundo que conseguiu tirar proveito.

  3. Murilo disse:

    Aqui, percebe-se a insistência em combater um erro com outro, em nome dos objetivos.
    Se pretende-se julgar me punir a ilegalidade, fundamentando-se na própria, sob o beneplácito da nossa sede de punição, em busca de um bode que leve consigo nossa velha frustração embora com ele.
    Só que não !
    As aberrações jurídicas, tem como agravante abrirem caminho para jurisprudências escandalosas, espetacularização do judiciário, iniciada por Barbosa, e agora, como o próprio colunista afirma, ser Moro “a figura mais popular do Brasil”.
    De qual Brasil, caro Kennedy?
    Do Brasil que bate panelas, que apoia um golpe?
    Ou do Brasil sem memória ou gratidão, que teve nos ultimos 12 anos sua época mais proveitosa, tanto em crescimento, distribuição de renda, combate a corrupção, respeito internacional, independência do FMI, BRICS, etc…?

    • Paulo Roberto disse:

      Murilo, falou tudo!!!!

    • Geraldo disse:

      Somos gratos por 12 anos de roubo ?
      Somos gratos por 12 anos de corrupção desenfreada ?
      Somos gratos por reconhecimento internacional ???????
      De onde ?????
      O Brasil do PT sempre foi uma piada sem graça, e só pode se sentir grato aquele que são completamente cegos, surdos e mudos. O PT implantou a política do pão e circo e tem gente achando que tá no picadeiro até hoje. Acorda o barco já afundou !!!

      • Jorge Prates disse:

        Geraldo, largue mão de ser cara de pau. Você tem mais que direito de não gostar do PT, mas dizer que FHC foi melhor, é tirar com a cara de todo mundo. O PSDB aprontou e ainda apronta tanto quando o PT, quer queira quer não. Se vai se indignar, não haja com hipocrisia. Você pode não ter dito abertamente, mas sua reação fica clara ao apoio de oposição. Nâo são 12 anos de roubo mas sim 21 ANOS! Que beneficio há em tirar do PT/PMDB pra entregar a Tucanos? Rejeite o atual governo, mas apoie o Brasil, TODOS tem que sair. Não é ficar fazendo vistas grossa a partido corrupto que bajula as classes mais favorecidas que ajudarão nosso país.

    • JORGE LEAL disse:

      ASSINO EM BAIXO TUDO QUE O AMIGO MURILO ESCREVEU. RESUMIU MUITO BEM.

    • André disse:

      Tá falando sério?

    • pedro disse:

      Já acordou Murilo?

      • Giovanny disse:

        Pedro, conhece algum destes que estão ai que não receberam dinheiro escondido?
        Aponta o limpo nessa história, pelo menos um.
        Agora, que tudo que esta sendo mostrado tem permissão do governo, nisso eu concordo, quem esta no poder manda, e apesar de toda essa bagunça, a Presidente permitiu que acontecesse. Esse mérito é dela, creio que a limpa vai funcionar por um bom tempo. Resta a ela fazer alguma coisa para melhorar a economia, porque politicamente, ela é melhor que os concorrentes dela.

    • Rafael disse:

      Muito bem explicado Murilo, meus parabéns!

    • EDSON V NUNES disse:

      Ainda bem que existem pessoas como vc Murilo, com capacidade de discernimento para saber que ainda temos um bom governo que muito fez pelo país.

      • Diante de tantos comentários, uns contra, outros a favor, só resta pedir a proteção de Deus, não resta nenhuma esperança para o Brasil, quem quer que seja o governo ou a oposição.
        ” O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o SILÊNCIO dos bons” (Martin L King)

  4. Regina Vale disse:

    Esta na cara que uma armaçao esta denuncia… Nos estamos cansados das mentirinhas/pegadinha da tropa do PT. A raiva do Presidente da Camara.. representa a cara de cada cidadao brasileiro pagador de impostos(escorchantes) deste pais.

    • Deocleciano disse:

      O Pt não tem como fugir da culpa e lança a culpa em outros para tirar o foco

      Não adianta , o estrago já foi feito , este governo do PT , é corrupto.

    • Erick Arruda disse:

      A raiva desse cidadão NÃO REPRESENTA mesmo a raiva nossa. Não recebi 5 milhões de dólares, não roubei ninguém, não estou na mira da Justiça, não estou para ser defenestrado da Presidência da Cãmara. Ele está.

    • Renato disse:

      Tropa do PT? Quem? O Sérgio Moro? Odiar o PT não significa que apenas ele seja um problema. Os haters do PT acham, agora, que tudo de mal que não seja direcionado ao PT é invenção, mentira, armação. Não. TODOS os partidos são podres. Não creia que haja um salvador. Não se iluda.

    • Mauricio Jose da Silva disse:

      Cara Regina se o Cunha representa a cara do Brasileiro, então
      é fato que cada povo tem o governante que mereçe!!!!
      Por favor Eduardo Cunha, Renan Calheiros,Familia Sarney,Fernando Collor,Maluf,Aecio Neves,Romario concorrendo a prefeitura do RIO,
      Tiririca,fala serio!!

    • Jorge Prates disse:

      Oi, vamos parar de hipocrisia? Vai fazer vista grossa só pra derrubar o PT? Você aceita corrupção de Cunha por quê? Qual seu interesse? Todo mundo sabe quem são os maiores corruptos, mas insistem em pegar no pé só de um ou de outro. Longe de proteger o PT, acredito que Cunha tem seu esqueletinho no armário. Eu sei disso, VOCÊ SABE DISSO. Então vamos parar de hipocrisia e pedir a cabeça de todos? Não me interessa que todos estão caguetando todos, descobriu-se corrupção, TEM QUE APURAR! Pare de atacar um bandido, protegendo o outro.

    • Observador disse:

      Regina você tá delirando né, eu sou brasileiro honesto, pago meus impostos, não roubo, nem furto, pago dízimo, vou a missa, não faço mal a ninguém, acordo 4hs da manhã, passo digital as 5hs. Cunha não me representa nada, Cunha recebeu 5 milhões de dólares, Regina! Cunha parece um moleque birrento. Eu quero que sua excelência Moro limpe o brasil, mando todos os envolvidos na cadeira independente de partido. Estou errado!!?

  5. paulo disse:

    O que parece estar passando desapercebido é que bater em Dilma e no PT atende aos anseios da esmagadora maioria da população.Corrupto por corrupto fico com aquele que combate os meus inimigos.Raciocínio simples, direto e ignorado pelo jornalista.

  6. Ronaldo Simões disse:

    Deverão realmente ser condenados, mas penas pesadas como recebem os ppp, pretos, pobres e putas, continuam ser circunscritas a esse grupo, com uma saida paulatina das putas.
    Esse grupo ppp não podem levar um envelope plástico para guardar seus documentos dessas “Grandes e Competentes Empreiteiras” senão serão presos e colocados na audiência desses programas sensacionalista e policialescos do nosso País.

  7. luiz carlos atagiba disse:

    (…) “Já há líderes de partidos aliados dizendo que não pretendem seguir a linha agressiva de Cunha na volta do recesso”. Esses são os chamados oportunistas. Penso ao contrário do jornalista: A atitude de Eduardo Cunha irá é agregar mais apoio. O resultado da pesquisa da CNN de hoje diz tudo. NINGUÉM MAIS ACREDITA NO PT – A NÃO SER OS BAJULADORES DE PLANTÃO.

  8. Estamos chegando ao fim da linha. Como é que um político toma uma atitude dessas, ”romper” com o governo, como se tivesse um poderio e controle total da situação? Se julgando insubstituível, o ”rei da cocada”, primeiro mandatário ou que sem ele o País fica aleijado sem condições de andar? É muita pretensão e zombaria da capacidade de discernimento da sociedade. Estar jogando num time e no meio do jogo dizer que vai marcar gols contra… Tivesse a transparência e ombridade, seria o primeiro a dizer: Apoio a investigação, quero passar isso a limpo, tenho compromisso com meus eleitores, não vou deixar essa mancha no meu currículo, vão ter de dizer onde está esse dinheiro, enfim provar a verdade. Mas, sua atitude não foi essa…deu conotação de medo. Ainda bem que o MP e o DPF estão trabalhando…que continuem assim.

  9. Isabele disse:

    Eduardo Cunha tem uma vida ordinária é só visitar o Google e entrar no Wikipédia e tirar a prova dq foi esse senhor de traços finos e metido a articulado.O seu passado te condena.

  10. Sonia Zaú disse:

    Estou adorando toda essa liberdade de investigação, prisões dos que apostaram na impunidade. Só gostaria que ela fosse mais fundo, desde o início, lá desde as privatizações cuja investigação foi proibida. AH!!! aí sim, passaríamos este país a limpo e acabaríamos com a idéia de muita gente que diz que o PT inventou a corrupção e que somente a partir do governo petista é que o país está sendo assaltado. Não, a corrupção neste país sempre começou lá de cima e vai até a comunidade mais pobre. Li outro dia não sei aonde, mas dizia: A CORRUPÇÃO NESTE PAÍS É ENDÊMICA. Pois é…

  11. Alberto disse:

    Haja sectarismo.

  12. Sara Cristina Alves disse:

    Não há como não ficar feliz em ver que a impunidade aos crimes de colarinho branco está chegando ao fim.
    Fico apenas triste por aqueles que ao invés de ficarem felizes em ver esse cenário de punição aos maus políticos, ficam tristes por vestirem a camisa vermelha e querer defender o indefensável, tentando trazer a memória do cidadão o que nós não fizemos no passado como uma justificativa (e tititi.. FHC.. tititi.. PSDB).
    Alguns estão tentando construir uma nova memória para o país para que passamos dizer aos nossos netos “eu vivi uma era onde a corrupção na política era algo gigantesco e escancarado, os políticos comprometiam a tripartição dos nossos poderes comprando votos parlamentares, roubavam dinheiro da maior empresa pública de petróleo que temos para financiar suas campanhas, chegamos a votar em humoristas como deputado federal. Mas finalmente isso acabou.”
    Chega de vestir camisas vermelhas ou azuis! Chega de posição que vira oposição após o governo ficar enfraquecido por um dinheiro roubado e entre eles dividido, trazendo ainda mais prejuízo para uma economia enfraquecida pelo incredulidade de investidores! Chega de defender a corja que não pensou no povo! Vamos renovar! Vamos nos opor à corrupção! Vamos brigar pelo país que queremos viver e deixar aos nossos sucessores!

  13. Reinon disse:

    Aprovação do governo Dilma cai para 7,7% !!!

  14. Renato disse:

    Bom, de tudo eu tenho uma única certeza – essa conta virá para nós. Aliás, façam suas contas pessoais: a inflação particular já está na casa entre 15-20%.

    Pedala aí, cidadão! É a social democracia brasileira em todo o seu esplendor! O nacionalismo social-desenvolvimentista, mais uma vez, passando a conta para você e dizendo que a culpa é do mundo! Eu só não digo que eles precisam de terapia, porque periga eles mandarem também a conta do terapeuta (superfaturada, como de costume).

  15. ERJ disse:

    Um dos piores duplos padrões nessa história toda é que o PT fica sendo acusado de receber dinheiro ilegal de algumas empresas, enquanto que o PSDB também recebeu dinheiro das mesmíssimas empresas, e ninguém fala nada.

    Se dependesse de mim, deveriam ser proibidas essas doações. Essa história de empresas ficarem doando dinheiro para partidos é uma das pedras fundamentais do capitalismo de compadres (ou corporatocracia, como queira). Porque é óbvio que existe um motivo por trás dessas doações. Depois as empresas vão cobrar as várias benesses que lhe são de “direito”.

    Nos EUA, as doações que os partidos recebem são bilionárias. Só quem é altamente comprometido com os interesses dos plutocratas é que consegue chegar ao poder. Aqui no Brasil a situação sempre vai ser parecida também, já que até o PT já demonstrou que não larga mão do osso de jeito nenhum.

  16. rosimere chamarelli disse:

    Estou torcendo que esta bomba estore logo e acabe com o desgoverno corrupto do PT. Boa sorte Cunha.

    • Renato disse:

      Comentários como o seu me dão a certeza de que esse país nunca vai mudar mesmo. Boa sorte, Cunha??? Não sei se rio ou choro. Você é o tipo de cidadão que mantém no poder Renan, Collor, Barbalho, Lobão, Magalhães, Maluf.

  17. humberto disse:

    O país está sem líder está no meio de um vendaval de político sem nenhuma moral porque 90% já sabem a receita do bolo para subtrair e ficarem impuni.

  18. mario barboza disse:

    Cunha, tá pensando que tá em um culto, gritos e voz grossa só engana quem é submisso e outra o verdadeiro Deus não é surdo..mais escolas, menos igrejas,futebol e corrupção, educação liberta da mediocridade..

  19. João Alberto Afonso disse:

    Caro Kennedy:- Você tem a mais absoluta razão ao colocar que, fazer contraponto com o Juiz Moro,é comprar em pedir uma briga com ele na medida em que, tendo caído em seu colo a Operação Lava Jato, não viu a quem para fazer Justiça. Em resumo, Poderosos do nosso Brasil varonil foram postos a NU e vem mais por ai. Obrigado Moro e te espero na Presidência da República, como, aliás, é vontade da grande maioria da população ou, ao menos, como Presidente do Supremo Tribunal Federal.

  20. Paulo Ferreira disse:

    Bom, sobre Cunha… não acho que ele esteja errado em criticar o Sérgio Moro! O Juiz certamente não pode calar as testemunhas… mas deve adotar o mesmo procedimento para casos semelhantes… Pq nada de Dilma, Mercadantes, ….???? Até mesmo o Lula demorou para aparecer….
    É triste mas parece que esta reviravolta para cima de Cunha, É UMA PEDALADA POLÍTICA!!!!!

  21. carlos disse:

    TAÍ UM CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DO BRASIL, NÃO TEM MEDO DO PT, DE LULA, NEM DE DILMA

    • Arlei Silva disse:

      Carlos….
      Que fique claro… simplesmente detesto TODOS os politicos do nosso País. Não estou ao lado de ninguém. Dito isso, por favor… pesquise sobre o passado de Eduardo Cunha. Você vai se surpreender…

  22. jackson disse:

    O melhor presidente da câmara quev bada desse gotivemos em todos os tempos, nunca se votou tanto como agora. O governo o teme porque pode ser ele a pólvora que faltava para a derrubada deste governo corrupto e mal intencionado.

  23. O fato de outro ou de outras sem, ou não, serem corruptos não aumenta, ou diminui, o grau de corrupção de outro. As autoridades envolvidas são honestas quando vêem desonestidade no partido que não gosto, mas é desonesta quando vêem no partido que gosto. Não é de hoje que existe corrupção e são raros os políticos que se elegem sem o uso dela. Devemos mudar o Brasil e o PT era uma grande oportunidade, mas não é por isso que vamos entregar o país para esta direita nojenta e mentirosa. Vamos agir com cautela e prudência, não vamos brigar por um babaca destes.

  24. EDSON V NUNES disse:

    Totalmente descabido esse heroísmo atribuído à Cunha por alguns setores da imprensa marrom (Rev.Veja) e por muitos cidadãos também. O cara já foi duas vezes citado em falcatruas, tenta inverter o jogo empurrando a culpa pro governo e ainda é visto como “Cunha – O Destemido de Brasília”. Fosse algum componente do governo já seria considerado culpado e condenado em última instância. Até onde vamos com essa prática? PS – O depoimento do diretor da empresa ao juiz Moro foi muito convincente, assistam no Youtube. Aí tem muito fogo!

  25. antonio barbosa disse:

    Em 1284, a cidade de Hamelin estava sofrendo com uma infestação de ratos. Um dia, chega à cidade um homem que reivindica ser um “caçador de ratos” dizendo ter a solução para o problema. Prometeram-lhe um bom pagamento em troca dos ratos – uma moeda pela cabeça de cada um. O homem aceitou o acordo, pegou uma flauta e hipnotizou os ratos, afogando-os no Rio Weser. Apesar de obter sucesso, o povo da cidade abjurou a promessa feita e recusou-se a pagar o “caçador de ratos”, afirmando que ele não havia apresentado as cabeças. O homem deixou a cidade, mas retornou várias semanas depois e, enquanto os habitantes estavam na igreja, tocou novamente sua flauta, atraindo desta vez as crianças de Hamelin. Cento e trinta meninos e meninas seguiram-no para fora da cidade, onde foram enfeitiçados e trancados em uma caverna. Na cidade, só ficaram opulentos habitantes e repletos celeiros e bem cheias despensas, protegidas por sólidas muralhas e um imenso manto de silêncio e tristeza. E foi isso que se sucedeu há muitos, muitos anos, na deserta e vazia cidade de Hamelin, onde, por mais que se procure, nunca se encontra nem um rato, nem uma criança. Agora pensem! Quem são os governantes da cidade? O PT! Quem é o caçador de ratos? Eduardo Cunha! Quem são os ratos? Todos os envolvidos na operação lava-jato. Quem são as crianças? O povo brasileiro.

  26. Ele não tem medo do do Lula e da Dilma mais tem do Partido do PSDB.sabe porque a sua dignifica esposa é Advogada do PSDB. não sou a favou da corrupção ,mais acho que prendendo os donos das empreiteiras só esta piorando o Brasil.mesmo eles roubando esses anos todos o Brasil estava andando e agora o desemprego generalizou e quem vai sustentar as mordomias deles presos somos nós. Ninguém é culpado por da dinheiro para campanha porque não erra proibido.porque só o PT.são culpados. O Brasil vai ter o que merece .tenho até pena quando por outro presidente . vocês são um monte de traíras .quando o mundo lá fora estava desabando igual a Grécia . O povo Brasileiro nem se preocupavam sabe achávamos que a crise nunca chegaria até nós. só foi chegar.todo mundo pede o afastamento da Presidente.porque não ajuda-la a sair da crise como todo mundo o fez . o povo traio Jesus porque não trair Lula e Dilma. Pela traição de Jesus o povo em Israel Sofrem atém hoje . quero explicar uma coisa tenho pena do Juiz Moura porque ele prejudicou a própria família .hoje não podem nem sair sozinhos .e mais tarde quando a turbulência passar e ele vai perceber que o povo não mereceu o seu sacrifício . tudo o que sei a respeito dele é através da imprensa .nem tenho certeza se realmente a esposa dele trabalha para o PSDB.porque do PSDB.tem pessoas que gosto muito como o governador de São Paulo Geraldo .e o próprio Fernando Henrique .

  27. EU ACHO QUE O CUNHA E O RENAN JÁ ESTÃO ARRUMANDO AS MALAS, POIS ELES DEVEM RENUNCIAR,POR QUE O CERCO ESTÁ SE FECHANDO

  28. FANTIN disse:

    Como esperar alguma punição. O PMDB é tão corrupto quanto o PT, pois o PETROLÃO serviu aos dois partidos. Portanto, Michel Temer está no mesmo barco da Dilma e por isso não deixa afundar. A agressividade de Cunha é para lembrar o “compadrio” que vai todo mundo ou salvam-se todos. É ESPERAR para ver. O PMDB é cumplice da roubalheira e tem ficado quieto, dando apoio a esse governo. Assim, deputados e senadores não mais representam o POVO, EXPLORADO com impostos de 40% de tudo o que produzem. VERGONHA.

  29. luis disse:

    Ao contrário do que comentaram, a presidenta não tem crédito nenhum, as investigações não dependem dela. O fato é que nunca se roubou tanto nesse país e querem justificar um enorme erro com outros do passado, deve-se sim ser apurado toda roubalheira e agora que as empreiteiras devem estar enviado menos dinheiro, triplica-se a verba partidária, deveriam é ter vergonha na cara. Felizmente o povo parece que está começando a enxergar que foram enganados durante mais de 12 anos, visto que atualmente apenas 7% aprovam esse desgoverno e provavelmente esses 7% seja a parte que se beneficia desse governo medíocre e incompetente. O Cunha rompeu com o “governo” e com isso deve ganhar a simpatia de parte do eleitorado, pois o povo não aceita mais esse “governo” populista e portanto estar contra a situação pode favorecer politicamente.

  30. brito disse:

    O PMDB está muito manchado da lama em que o Lula e Dilma se lambuzam, o PSDB que sofre respingo pode ter algum político sem estes respingos para substituir a Dilma; o vice atual sendo PMDB foi um dos que mais contribuíram para esta situação em que o Brasil se encontra.
    Parece que uma nova eleição seria o ideal para não trocar 6 por meia-dúzia, pois pelos semblantes dos anfitriões da Dilma há muito constrangimento, eles não são bobos.

  31. Madalena Pereira disse:

    Tudo poderia ser evitado se as lições do passado tivessem sido aprendidas. Falta um choque de lembranças da historia do Brasil, desde a descoberta. Já tivemos homens públicos respeitáveis, que pensavam em construir uma grande nação. O homem não é perfeito! mas o que assistimos é falta de princípios, caráter, será que os cargos de comando ou públicos estão sendo ocupados por filhos de chocadeira? Todos nós podemos fazer a nossa parte. O Juiz Moro está fazendo a parte dele. Cadê a matéria com os nomes dos outros juízes que trabalham duro, será uma estrela solitária? Duvido. Parem de enaltecer o lado podre, e que adora estar na mídia, evidenciem quem tem compromisso com a Vida, com os interessados em acelerar as sentenças, e acabar com este sentimento de impotência e nulidade que vivemos. Enquanto isso nossas mentes brilhantes, cansadas da podridão, batem asas para outros países. QUE TAL TRAZER MATÉRIAS SOBRE OS OUTROS JUÍZES, POLÍCIA FEDERAL E OUTROS, QUE TRABALHAM SÉRIO.

  32. Altair Oliveira da Silva disse:

    É exatamente isso Sr. Observador; essa praticamente de financiamento de campanha sempre aconteceu e praticamente todos os partidos, principalmente os grandes, receberam as tais “doações”, o correto então é punir todos. Da mesma forma que as tais “pedaladas fiscais” sempre foram uma prática de todos os governos; o que está acontecendo agora é que estão simplesmente querendo derrubar o governo e não se fala em punir os presidentes anteriores. Dois pesos, várias medidas. É uma atitude extremamente parcial, golpista e acho que nesse momento até perigosa porque acredito que a maioria que votou no governo não ficará parada, se chamada para um enfrentamento real.

  33. joão mario disse:

    Será que nessa embolada toda existe algum anjinho?São todos parecidos ou siameses.

  34. Douglas Pinha disse:

    Socorro, por favor alguém. Tirem essa Dilma daí e também essa legião de políticos que após a detonação da lava jato e esse tal de ajuste fiscal DETONARAM as nossas economias pessoais, vidas e o dever cívil de sermos patriotras. Amamos este país e estes imcompetentes destruiram nossas vidas aqui. Com quase aos 60 anos de idade nunca vi tanta patifaria, ataques, destruição, e inconpetentes no governo. Na época dos militares, por pior que comentam ser, ainda era muito melhor… SOS – BRASIL – SOCORRO !!

  35. João Alberto Afonso disse:

    Caro Kennedy:- Lendo alguns comentários acima em favor do Lula, Dilma e PT, me vejo forçado a dizer que o Juiz Moro está certo ao não ver a quem. Fosse mais velho na profissão, certamente corruptos como FHC, Collor e Sarney teriam o mesmo caminho. Agora, apontar desmandos do passado para perdoar o presente é o fim da picada. Gente, não defendam político nenhum porque todos pertencem a pior escória da sociedade, exceção feita a JK e Itamar Franco.

  36. Edison Rodrigues de Oliveira disse:

    Todos sabemos qua a origem da corrupção está num sistema político qua não funciona, ou não?
    Sem uma reforma política séria, que corrija algumas discrepâncias, ou seja, diferenciações como a do valor do voto de eleitores de diferentes regiões ( ex. regiôes Sul e Sudeste no mínimo 800.000 votos para eleger um deputado federal, outras regiões podem eleger deputados federais com apenas 80.000 votos), o financiamento privado das camponhas eleitorais a cargos públicos fortalecem a confusão entre o interesse público e o interesse privado (ex.o financiamento de uma determinada sigla partidária por uma empresa, é feito com base na sua crença de que a política daquela legenda lhe trará mais lucros que a da outra, mesmo que essa política seja lesiva ao interesse público, ainda que não haja corrupção.), as regras que orientam as propagendas eleitorais, não respeitam os mesmos princípios que são impostos a propagandas de produtos, pelo código do consumidor ( ex. se remédio comprovação científica da eficácia, princípio ativo e reativo, e efeitos colaterais; Se serviço, a devolução do dinheiro em caso de ineficácia, idenização por dano patrimonial ou moral, alem de clausulas bem claras que se não cumpridas, permitam a recisão contratual; Se produto, deverá mostrar suas qualidades, sem atacar ou desqualificar nominalmente a marca concorrente e outros princípios éticos.); Regras mais duras e maior fiscalização na conceção de registro de partidos (ex. o grande número de partidos com a mesma finalidades ou seja, dez partidos cristãos, cinco trabalhistas, seis sociais, sete socialistas, cinco democráticos, se a motivação da criação dos paridos são a defesa dos mesmos ideais, deveriam se unir sob as mesmas bandeiras e aparar as arestas em torno de um ideal comum, partidos mais fortes e convictos dos seus ideais, fortalecem a democrácia, diminuem os custos das campanhas e excluem as legendas de aluguel; Diminuição do número de município (ex. exixtem municípios que não tem como se manter, e ainda assim, geram mais custos aos estados e a federação, que se vêem obrigados a financiar seus custos administrativos e institucionais, geralmente são criados para atender aos interesses das oligarquias ou agentes econômicos preocupados em manter o controle sobre alguma particularidade local, que lhes são favoráveis.); Criar mecanismos que impossibilitem que o legislativo, executivo e judiciário arbitrem disputas nas quais sejam os interessados (ex. decidam seus próprios salários, jonadas, benefícios e privilégios); Antecipar as eleições de 2018 sem fezer essas e outras reflexões, com amplo debate entre sociedade e as instituições, é o mesmo que tentar acabar com o formigueiro matando formiga por formiga, sem atacar a Rainha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 15:15:10