aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
13-10-2015, 21h41

Eventual cassação de Cunha tende a ser lenta

11

Postado por: ISABELA HORTA

A tramitação de um eventual processo de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tende a ser lenta. Apesar das graves denúncias que pesam contra Cunha, ele tem o poder de acatar ou arquivar um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o que inibe ataques políticos ao peemedebista.

Nesse contexto, o governo não quer comprar uma briga pública com o presidente da Câmara. E a oposição faz um jogo combinado com o peemedebista para articular o impedimento de Dilma.

Nesta terça-feira, o PSOL e a Rede apresentaram ao Conselho de Ética da Câmara um pedido de cassação do mandato de Eduardo Cunha.

Deputados governistas e da oposição esperam as decisões do presidente da Câmara em relação ao impeachment de Dilma para se posicionar a respeito da cassação de seu mandato.

*

As duas decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) que barram o rito definido pelo presidente da Câmara para o andamento de um impeachment representam uma vitória do governo.

Eduardo Cunha (PMDB-RJ) havia determinado que, se um pedido de impedimento da presidente Dilma Rousseff fosse arquivado, seria possível apresentar um recurso ao plenário da Câmara. Essa possibilidade foi considerada irregular pelo ministro do STF Teori Zavascki.

Já a ministra Rosa Weber travou a possibilidade de uma decisão de Cunha sobre impeachment com base na manobra acertada com a oposição até que seja analisado o mérito de um mandado de segurança apresentado ao STF.

Com essas decisões do Supremo, o governo ganhou mais tempo para arrumar votos na Câmara, distribuindo cargos e verbas a deputados federais e partidos aliados.

Para Cunha e oposição, é uma derrota, porque inviabiliza um acordo de bastidor a fim de acelerar o impeachment. O presidente da Câmara ainda tem o poder de aceitar ou não um pedido de impedimento de Dilma, mas o Supremo impôs travas. Há um debate sobre quais regras deve seguir.

Hoje, o Supremo sinalizou que não será simples levar adiante um impeachment baseado em razões políticas e que haverá uma briga jurídica em torno do tema.

*

Confira os temas do “SBT Brasil” desta terça:

Comentários
11
  1. Pedro disse:

    Hoje o Brasil sente o gosto amargo de não se investir em educação, de não fomentar uma cultura cívica e cidadã desde a infância dos brasileiros. O analfabetismo político e a carência de uma cultura da cidadania elegeram esse congresso! Somos todos responsáveis por esse antro que chamamos de Poder Legislativo. Somos sim culpados por ação ou omissão! E o pior disso tudo, é que talvez esse congresso de gatunos e achacadores, represente bem o caráter de boa parte dos brasileiros! Muito triste.

  2. Até quando vamos ficar só assistindo tantas palhaçadas no nosso Pais!?tem uma incompetente e sabe se la mais oque.se eu falar oque mais ela apronta na presidência vocês não vão liberar meu comentário .mas é o seguinte.a câmara não vai cassar Dilma, porque o presidente também deve ser cassado,é ladrão cassando ladrão e o resto esperando cargos e e verbas para votar contra qualquer cassação ,ou seja,são todos uma quadrilha saqueando nosso povo inclusive eu.
    vamos reclamar pra quem? STF ? que piada! todos nomeados pela corja do PT………

  3. pedro disse:

    Apesar das provas que o próprio Cunha não desmente da existência de contas na Suíça, em seu nome, e de vários membros de sua família, ele continuará deputado e presidente da Câmara, pois conta com o apoio do PSDB que afirma que quer acabar com a corrupção no Brasil. Será ?

  4. Jorge disse:

    PT e PSOL denunciam Cunha na Comissão de Etica da Câmara.
    E o PSDB ? pq aceita a corrupção do Cunha ? será que eles querem mesmo acabar com a corrupção no Brasil ?

  5. Helio disse:

    Onde está o povo das manifestações ai podemos ver que é tudo uma cambada de sem vergonha fazendo arruaça.

  6. Pasquale disse:

    A gente não sabemos escolher presidente
    A gente não sabemos tomar conta da gente
    A gente não sabemos nem escovar os dente
    Tem gringo pensando que nóis é indigente
    ________
    Inútil!
    A gente somos inútil
    Inútil!
    A gente somos inútil

  7. Francisco Miranda disse:

    Pasquale. Bom dia.
    Seu texto é sem dúvida um retrato do coitado Brasil. Assino em baixo.
    Que vergonha de ser brasileiro.

  8. Francisco Miranda disse:

    Bom dia Kennedy.
    Que piada virou nosso querido Brasil. Que moral o Presidente da Câmara tem para julgar impeachemant de alguém ?? Nm de síndico do prédio dele. Ladrão sem moral, ética e caráter.
    Ah se tivesse um homem com moral para fechar este congresso corrupto e individualista e já sem motivo nenhum para existir.

  9. Getulio disse:

    Que grande falha de Constituição Brasileira tinha tambem que ser da era FHC , bom mas ele sempre foi visionario colocou um engavetador em sua epoca, que dá poder a quem está sendo acusado de corrupção e provado a outros tambem acusados querer deixar passar impeachment de Dilma e depois de tudo isso, esse Cunha , Aecios e gangs politicas pegarem para sia a falsa moral de libertadores da patria com a ajuda do PIG.
    A casa grande começou a ruir por si só não tem fundação moral para se sutentar.

  10. César disse:

    A Bolsa (Bovespa) caiu e o Dólar voltou a subir. É o efeito STF-fica Dilma.

  11. Alberto disse:

    Há muito burburinho e opiniões divergentes de pessoas abalizadas(?) s/esses acontecimentos.
    A incerteza do que irá acontecer é a única certeza. E os discursos da presidenta e do presidento em reunião com a CUT? Tragicômico!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-30 07:24:51