aki

cadastre-se aqui
aki
Política
07-01-2015, 9h29

Eventual inquérito no STF enfraquece candidatura de Cunha

28

Postado por:Daniela Martins

Reportagem da “Folha de S.Paulo” desta quarta-feira enfraquece a candidatura do líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), à presidência da Câmara. O jornal revelou que um policial federal do esquema de Alberto Yousseff teria repassado dinheiro a Cunha.

De acordo com a reportagem, o procurador Geral da República, Rodrigo Janot, deverá pedir ao STF (Supremo Tribunal Federal) a abertura de um inquérito para investigar a acusação contra Cunha, hoje favorito na disputa pela presidência da Câmara.

A reportagem pode ajudar a articulação do PT contra o líder do PMDB. Os petistas lançaram o deputado federal Arlindo Chinaglia (SP). O PT procura afastar alguns aliados de Cunha, como o PR e o PRB, e tenta rachar o PMDB. Um eventual inquérito contra Cunha, se ele for eleito presidente da Câmara, pode ser um fator de instabilidade.

Cunha é deputado federal e tem o direito de ser processado ou investigado somente no Supremo. O procurador-geral da República pode fazer uma denúncia, que é um pedido de início de processo no STF, ou solicitar a abertura de um inquérito, para que seja feita uma investigação no âmbito do tribunal.

Nos dois casos, o Supremo tem de aceitar o pedido. A eventual aceitação não significa culpa. A diferença é que a denúncia significa que o Ministério Público já avalia que há provas suficientes para eventual condenação. Já o inquérito se baseia em evidências suficientes para justificar uma investigação e fundamentar uma eventual processo no futuro.

Cunha sempre negou envolvimento com um esquema de corrupção na Petrobras. E já reagiu nesta manhã nas redes sociais, dizendo que a reportagem é uma tentativa de atacar a sua candidatura à presidência da Câmara. Afirmou que inexiste acusação contra ele. O deputado chegou a dizer que seu aliados foram procurados por adversários que afirmavam que haveria uma “bomba” contra a sua candidatura.

Um complicador é que a eleição para a presidência da Câmara acontecerá no dia 1º de fevereiro. Dificilmente o Ministério Público pedirá algo oficialmente ao Supremo até lá.

*

A presidente Dilma Rousseff trabalha para evitar a eleição de Cunha. A possibilidade de um inquérito no Supremo vai estimular o governo a agir nos bastidores contra o deputado. Mas essa ação pode deixar sequelas com o principal partido aliado, que é o PMDB. Por isso, oficialmente, o Palácio do Planalto tem deixado o assunto aos cuidados do PT.

Na última semana, o PT começou uma série de reuniões com partidos aliados para tentar reverter o favoritismo de Eduardo Cunha na disputa pela presidência da Câmara.

Se Cunha for eleito e responder, no futuro, a um inquérito no Supremo, será um presidente da Câmara que terá de lidar com instabilidade política. Isso pode afetar os trabalhos da Câmara, porque é o presidente da Casa quem define a pauta de votação.

Uma investigação contra Cunha também pode afastar a possibilidade de a oposição votar nele caso o peemedebista passe ao segundo turno contra o petista Arlindo Chinaglia.

E ainda há um agravante institucional. Cunha seria o segundo na linha de sucessão da Presidência. Depois do vice-presidente, ele é quem sucederia a presidente em caso de impedimento. Na linha sucessória, o presidente da Câmara tem precedência sobre o presidente do Senado, Renan Calheiros, que também é candidato à reeleição e pode ser investigado pelo Ministério Público no âmbito da Lava Jato.

É importante dizer que as pessoas têm amplo direito de defesa no Brasil. Isso fortalece a democracia. Cunha não pode ser condenado antecipadamente. Mas a reportagem é um complicador para a sua candidatura e não pode ser desconsiderado o seu efeito político.

Há um enfraquecimento de sua candidatura. E haveria um enfraquecimento político de um presidente da Câmara que fosse investigado ou processado no âmbito do Supremo. Isso afetaria a atividade legislativa, porque a Operação Lava Jato tem alto potencial de dano político.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
28
  1. Fabio Meirelles disse:

    Até os paralelepípedos do RJ sabem que o Cunha é um bandido.

    • p/Fabio Meirelels: " EU NUM SABIA DI NADA"... INSTITUCIONALIZOU A CORRUPÇÃO NO PAÍS... disse:

      O nível de corrupção no país chegou a um ponto insustentável em praticamente todos o setores da sociedade.
      Governo (Executivo, Legislativo, Judiciário), instituições públicas diversas, polícias, empresas privadas, hospitais, convênios médicos, advogados, médicos, contadores, fiscais, pequenos empresários, etc etc etc.
      Quando a gente vê os ladrões mensaleiros condenados pela justiça indignados, levantando os punhos em sinal de vitória, sem nenhum reconhecimento do erro e se considerando “injustiçados”, a gente percebe a gravidade da situação a que chegamos.
      Sob o ponto de vista deles se consideram injustiçados e se perguntam: “por que só nós estamos sendo condenados e presos¸ se todo mundo está roubando?
      Mas mesmo assim se resignam em prol do verdadeiro chefe do mensalão, para que ele não vá para a cadeia, para evitar estrago ao partido, ao governo, à repercussão negativa que isso causaria no exterior.
      Na verdade ninguém concorda com a punição, com o título de ladrão, com o título de corrupto.
      Há poucos dias o ex-ministro petista Gilberto Carvalho, num autêntico ataque histérico, bradou alto e bom som: “Eu hão sou bandido…eu não sou quadrilheiro”…
      E quando a gente ouve frases como “ eles não sabem do que somos capazes”, e “vamos fazer o diabo” – fica imaginando qual o limite real do que querem dizer!
      Porque quem achava que havia visto o limite do absurdo ser atingido quando um Presidente da República disse “eu não sabia de nada” sobre o escândalo do Mensalão, orquestrado e dirigido na sala ao lado da sua, pelo seu mais próximo ministro, agora vê algo parecido:
      a Presidente da República inquirindo o Procurador Geral da República sobre os nomes dos envolvidos no escândalo da Petrobras, para poder nomear “seus” ministros sem correr o risco de estar nomeando ladrões!
      A coisa realmente está feia. Rui Barbosa estava certo:

      “De tanto ver triunfar as nulidades,de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.
      Rui Barbosa

    • walter.nobre disse:

      ENTÃO FABIO,NO PRIMEIRO INSTANTE, DE ACORDO COM A REPORTAGENS MULTIPLAS DA IMPRENSA; TRATA-SE DE UMA ARMAÇÃO CONTRA O CUNHA…SE FOI UM GOLPE DA OPOSIÇÃO, SÓ MELHORARAM A CANDIDATURA DO CUNHA, PARA A LIDERANÇA NO CONGRESSO.
      OS FATOS SÃO…O ENDEREÇO INFORMADO, PARA A ENTREGA DO DINHEIRO, NÃO TEM NADA A VER COM O DEPUTADO!!!
      FICA MUITO DIFÍCIL, QUANDO O PARLAMENTAR É DO PT; É PERSEGUIÇÃO…QUANDO DA OPOSIÇÃO…MESMO SENDO DO SEU ALIADO HISTÓRICO, O PMDB…VOCÊS QUEREM CONDENAÇÃO IMEDIATA.CUIDADO CARO, SUAS ACUSAÇÕES, SÃO INFUNDADAS; PELOS MENOS CONSIGA PROVAS, ANTES DE CONDENAR ALGUÉM, POR OUVIR FALAR…O TIRO NO PÉ, ESTA DADO!!!

  2. Couto disse:

    Numa época em que a população clama por uma faxina contra a corrupção, não é admissível termos candidatos a cargos tão importantes sob suspeita. Que passe o bastão para outro.

    • JOAO LUIZ disse:

      Ué, então tirem a Dilma primeiro da Presidência. Motivos não faltam…esse Brasil ficou louco !!!!

    • P/ Couto: A LADRÃOZADA ESTÁ SAINDO PELO "LADRÃO"... disse:

      UÉ, MAS VOCÊ NÃO VIU A “P R E S I D E N T E ” QUERENDO SABER DO PROCURADOR GERAL QUAIS ERAM OS NOMES APONTADOS COMO ENVOLVIDOS NO PETROLÃO, PARA NÃO CORRER O RISCO DE NOMEAR MINISTROS JÁ “PROCURADOS” ANTES MESMO DE ASSUMIREM?

  3. Elmir disse:

    Bom que investigue mesmo!!! Mas outra desconstrução??

  4. antonio barbosa disse:

    A indústria do denuncismo petista já começou. Eles querem levar todos para o buraco negro em que vivem. Cunha muito antes de ter a pretensão de ser o presidente da câmara já denunciava as falcatruas e ingerência do PT e do palácio do planalto no legislativo e por isso acabou ganhando fama de traidor. Para o petismo quem não é a favor é inimigo e por isso tem de ser destruído. Vide Marina Silva. Denuncismo sem provas é marolinha. Cunha vai ganhar e dar legitimidade ao legislativo. O PT e o planalto vai fazer de tudo para evitar que isto aconteça, porque eles querem o totalitarismo.

  5. JC Tavares disse:

    Pelamordedeus, esse Eduardo Cunha representa o que há de pior em um político. Ele me faz lembrar o personagem Justo Veríssimo, de Chico Anísio, quando estufava o peito e em alto e bom som bradava: “O povo que se exploda”.

  6. sergei boronov disse:

    A MAIOR EVIDENCIA DE QUE HÁ ALGO ERRADO COM O CUNHA É JUSTAMENTE A QUANTIDADE ABSURDA DE VOTOS QUE ELE RECEBE A CADA ELEIÇÃO, SENDO A PESSOA QUE ELE É, FAZENDO O QUE ELE FAZ E NÃO DEFENDENDO NENHUMA CAUSA IMPORTANTE PARA O POVO.AS AUTORIDADES DEVERIAM INVESTIGAR TAMBÉM UMA EVENTUAL COMPRA DE VOTOS PELO PARLAMENTAR, POIS NÃO DÁ PARA ACREDITAR QUE MAIS DE QUATROCENTAS MIL PESSOAS VOTARAM NELE POR IDEOLOGIA.

  7. SÉRGIO C. FRANCISCO disse:

    Eleger um ‘sr’ deste com Presidente da Câmara seria mais um ESCALABRO da política deste País. Esperemos e aguardemos. Espero q os srs do STF cumpram sua obrigação constitucional e deixem os srs do MPF trabalhar. Q SE INVESTIGUE TODOS OS POLÍTICOS DE TODOS OS PARTIDOS SEM PREOCUPAÇÕES COM SIGLA A OU B.

  8. adhemar disse:

    ai sim uma vassourada certa em um entulio tóxico

  9. Delmo Oliveira disse:

    Caro Kennedy;
    A Petezada se faz de besta, já que a situação da Rousseff(criatura) e do Comandante Lula é bem pior. No decorrer de 2015, poderemos ter o IMPEACHMENT, chegando também no Comandante Lula e vários petistas. Vamos aguardar o desdobramento da Operação Lava-Jato, o lodaçal virá com força total, e vai contaminar outros órgãos governamentais, que eram saqueados para sustentar o tal projeto de poder do Lulopetismo.

  10. Jose Maria disse:

    Cunha poderia ser uma terceira via no congresso, porém, tudo indica que ele deu azar de cair no colo de Dilma. Já era. Isso tem coisa.

  11. ohfmann disse:

    RENAN CALHEIROS, TINHA NÃO ERA UMA, MAS VÁRIAS DENÚNCIAS DE ENVOLVIMENTO EM FALCATRUAS, E FOI ELEITO PRESIDENTE DO SENADO PORQUE É PARCEIRO DO PT. MAS CUNHA NÃO É, PORTANTO…

    1

  12. Adailton disse:

    Se for usar esse critério não tem um habito, quem não responde processo? Pra que um cara mais sujo que o Renan Calheiro e está caindo os dentes presidindo o congresso.

  13. Onda Vermelha disse:

    O líder Eduardo Cunha(PMDB-RJ) é da turma “barra pesada” do PMDB e sua eventual eleição a Presidência da Câmara dos Deputados seria uma verdadeira tragédia para toda a sociedade. O qualifico como o Inimigo Público Número Um da Cidadania! Está SEMPRE atuando em defesa de lobbies empresariais que irrigaram sua campanha eleitoral com a fantástica cifra de R$ 6,8 milhões agora em 2014! Essa informação de seu possível envolvimento na Lava-Jato já circulava nos bastidores políticos desde de que a operação foi deflagrada. Pilantra!

  14. Francisco Oliveira disse:

    O PT e o PMDB querem ficar com tudo para continuarem controlando a robalheira do Governo, quero saber quando o povo vai da um basta nisso, porque ta dificil encontrar autoridades para dizer chega, os militares tem tres tontos que estão la desde o inicio do governo do PT não fazem nada pela tropa so fazem dizer AMEM em tudo que o PT manda.

  15. Mohamed Silva disse:

    Mais uma vez estas malditas férias de fim de ano impedindo que a vida continue.

  16. Nobre disse:

    O sobrenome cunha já diz tudo, ele é um alcunha.

  17. idel guedes disse:

    Por 1que não um cara sem acusações ?

  18. patricio disse:

    Na minha opinião, a candidatura de E.Campos está sendo torpedeada pois o medo petista é vê-lo como possível presidente da República. Como? Se Dilma sofresse um impeachment (o que não é impossível)assumiria M temer, também citado no petrolão, portanto, fora do baralho, então assumiria, na ordem, R. Calheiros, mais sujo que pau de galinheiro que não foi limpo nos últimos 5 anos, além do petrolão. Sobraria o último na linha de sucessão, E.Cunha. Aí está a razão dos petistas lançarem às pressas a candidatura deste Arlindo Chinaglia, este mesmo que pergunta a uma professora quanto ela recebe para vir fazer manifestação na Câmara e leva para casa uma resposta maravilhosa da referida senhora. Vamos aguardar para ver.

  19. Raymundo disse:

    Esta é mais uma prova que o PT quer blindar o Planalto (Dilma e Lula), dos resultados das investigações da Operação ava Jato, que investiga os envolvidos do Petrolão. Com Cunha na presidência da Câmara, com certeza, a CPMI alardeada para ser montada pela oposição neste ano, ganhará corpo e credibilidade, chegando a cúpula dos mentores deste processo de irrigação e compra dos parlamentares dos partidos já citados por Paulo Roberto Costa.
    Esta manobra do PT, é por demais conhecida de todos. Pois cunha apresenta uma ameaça ao projeto de governo petista e, posso dizer até mesmo, a uma possível abertura de processo de impeachment da presidenta Dilma Roussef.

  20. Oscar disse:

    Putz, se o Cunha é ruim imagine o Chinaglia !

  21. David Dias disse:

    Onde há fumaça há fogo enrustido. Só pelo fato de ser politico já gera duvida e a duvida aumenta ainda mais por ser do PMDB onde há corruptos à mão cheia e neste mundo não existe o acaso mas sim tudo é causa e tudo é efeito o que nos leva um pouco para a duvida é que ele é um perigo , se eleito, para o sapo barbudo, o PT, a Dilma e até mesmo ao PMDB e como são useiros e vezeiros podem ter preparado tudo e , até mesmo, um dossiê.

  22. joaquim disse:

    É O CANDIDATO PREFERIDO DO AÉCIO. QUANDO DIVULGARAM A LISTA DE BENEFICIADOS, ANTES DA ELEIÇÃO, OS TUCANOS E SEUS ASSECLAS DEFENDERAM A PUBLICAÇÃO. AGORA É DENUNCISMO? COMO DIZ AQUELE VELHO “DEITADO(DITADO”: AOS ADVERSÁRIOS O RIGOR DA LEI, MAS AOS ALIADOS…”JUSTIÇA”.

  23. Mario Moraes disse:

    – 140 milhões de pobres ou miseráveis;
    – Inflação e tarifas em alta;
    – Crescimento econômico pífio;
    – 40 bilhões roubados da Petrobras;
    – Briga na bancada aliada…
    Rastilho aceso, explosão próxima!
    Salvemos a democracia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 16:47:31