aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
20-08-2019, 12h20

Fake news de Bolsonaro sobre Noruega não é atitude de presidente

Peso geopolítico do Brasil não merece essa política externa
1

Kennedy Alencar
BRASÍLIA

Um presidente da República de um país importante como o Brasil, que é uma potência ambiental e tem peso geopolítico, não pode se comportar como Jair Bolsonaro.

No domingo à noite, o presidente postou no Twitter uma fake news já repercutida e ridicularizada pela imprensa internacional. O tuíte mostra cenas de caça a baleias que, segundo Bolsonaro, aconteceram na Noruega, país que suspendeu R$ 133 milhões de verbas do Fundo Amazônia. Só que a caça era na Dinamarca.

A Noruega tem regras rígidas para pesca de baleias, mas isso não é o caso aqui. Só mostra o já notório desconhecimento do presidente da República sobre os mais diversos temas.

Mais importante: a reputação internacional do Brasil está descendo ladeira abaixo. Em entrevista à jornalista Paula Martini, o escrito Paulo Coelho resumiu bem. Disse que o Brasil virou “chacota” internacional por causa de Bolsonaro em geral e de sua política ambiental em particular.

Recentemente, vimos líderes com história no agronegócio, como a senadora Katia Abreu (PDT-TO) e o ex-ministro Blairo Maggi, alertarem para o risco da destruição de políticas ambientais no Brasil. Pode custar caro ao país em retaliações econômicas, como já salientado neste blog.

Um presidente da República que diz mentiras à opinião pública brasileira quase todos os dias e publica fake news nas redes sociais como método atrairá a ira de outras nações. O governo brasileiro não pode tratar a Argentina, a Alemanha e a Noruega como fez recentemente. Relações entre países não podem ser levadas dessa maneira. O Brasil não merece essa política externa.

Tampouco o vice-presidente Hamilton Mourão pode atribuir tremores de Angela Merkel a uma encarada de Donald Trump. A saúde de um governante é de interesse público. A sociedade alemã está tratando disso apropriadamente. Correção: eu disse ontem no “Jornal da CBN – 2ª Edição” que Mourão atribuíra a encarada a Bolsonaro. Isso não minimiza o erro do vice, mas a informação será corrigida na minha participação de hoje na rádio.

Ouça esse comentário a partir dos 6 minutos e 30 segundos no áudio abaixo:

Comentários
1
  1. GILBERTO MOREIRA FONSECA disse:

    O KENNEDDY É UM REPORTER MUITO PREPARADO E ISENTO, ASSISTO TODOS
    OS DIAS NA CBN AS 18,30HS., QUANDO NÃO PUDER VOU ACOMPANHAR PELO BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 22:07:29