aki

cadastre-se aqui
aki
Política
13-11-2014, 9h19

Falar em crime de responsabilidade é irresponsável e golpista

103

Postado por: Daniela Martins

É péssimo que o governo tenha abandonado completamente a meta fiscal para 2014 com um novo truque de maquiagem. Mas enviou um projeto ao Congresso para resolver a questão do ponto de vista legal. A discussão é econômica. É um erro político falar em crime de responsabilidade, como fazem alguns setores da oposição.

O senador Aécio Neves (PSDB) disse que estuda entrar na Justiça contra o descumprimento da meta. Falar em crime de responsabilidade significa abrir possibilidade de discutir o impeachment de uma presidente da República que acabou de ser eleita democraticamente. Isso não ajuda o país. É uma aposta num clima de confronto permanente que, no limite, dificulta a governabilidade de quem tem ainda mais de quatro anos de mandato pela frente.

Apontar os erros da política econômica e cobrar as medidas de correção de rumo necessárias parecem ser um caminho mais adequado e responsável.

Enquanto Aécio Neves falava em recorrer à Justiça contra o abandono da meta fiscal, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmava que há um pessimismo exagerado em relação à economia brasileira. Segundo Alckmin, era exagerado o otimismo de alguns anos atrás e seria exagerado o pessimismo atual. Essa avaliação retrata mais a realidade do país.

Existem problemas sérios que precisam ser enfrentados na economia. A “Folha de S. Paulo” noticia hoje que 30% das indústrias de São Paulo vão tomar empréstimo para pagar o décimo-terceiro salário de seus funcionários.

A presidente Dilma já deu todos os sinais de que fará um ajuste econômico gradual. A oposição ganharia mais discutindo se esse é o caminho ideal. Deveria apontar o desastre de mais uma promessa descumprida e de mais uma tentativa de maquiagem. Deveria cobrar do governo que assumisse claramente o déficit primário, deixando claro que essa conta ficará no vermelho mesmo. Seria bem melhor do que essa conversa de crime de responsabilidade, que é uma irresponsabilidade política. É também um discurso golpista.

*

O convite de última hora para que o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, fosse ao encontro do G-20, na Austrália, alimentou especulações de que ele poderia se tornar o novo ministro da Fazenda. Seria uma escolha ruim, porque ele não questionou as intervenções políticas que a presidente Dilma Rousseff fez no Banco Central nos dois primeiros anos e meio do atual governo.

Tombini se mostrou submisso a Dilma e ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. Seria uma escolha bem diferente das mudanças prometidas pela presidente durante a campanha. O slogan foi “Governo Novo, Ideias Novas”. Tombini não representa ideia nova e não tem cacife político para conduzir a recuperação da credibilidade da política econômica. Seria um sinal de praticamente mais do mesmo, com alguma leve alteração.

Como a presidente está adiando o anúncio do novo ministro da Fazenda, qualquer gesto é motivo para especulação. Todas as reformas ministeriais da presidente foram arrastadas. A última, na virada de 2013 para 2014, durou meses e foi um desastre.

O ideal seria que Dilma já tivesse indicado o comandante da economia. Mas o que importa é que a presidente faça uma boa escolha, uma escolha forte, que a ajude a limpar problemas na área econômica, porque no campo político também há complicações. A combinação de problemas na economia e na política geralmente provoca resultados ruins para o governo e para o país.

A demora na escolha da equipe econômica cria prejuízos políticos e econômicos. Houve agora o abandono da meta de superávit primário de 2014. Seria importante que o novo ministro da Fazenda já estivesse à frente do cargo para dizer qual será a estratégia fiscal do segundo mandato diante do fracasso deste ano. Sem um nome, resta apenas a batalha política entre governo e oposição.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

 

Comentários
103
  1. Hilton disse:

    Golpista são esses comunistas ladrões que estão saqueando o Brasil.

    • Carlos Macieira disse:

      É como diz a velha máxima: “o pior cego é aquele que não quer enxergar”

    • APRIGIO SORATTO disse:

      SR. Hilton, o Senhor deve saber o significado etimológico da palavra “comunista”: é que a “comunidade” participe mais, e seja “melhor informada” sobre as ações do governo, e assim, se fazer representar melhor. Infelizmente, alguns setores, da própria esquerda, desvirtuaram esse conceito em alguns países, e criarem as “ditaduras”. Ora, ditadura não é bom, qualquer que seja o regime, e isso nós (brasileiros) sabemos. O atual regime no Brasil é a democracia, que está amadurecendo cada vez mais, inclusive, mais do que nos países ditos “exemplos de democracia”. Temos que gostar de política e discuti-la, principalmente porque, tudo, até a água que bebemos (principalmente em S. Paulo) e o ar que respiramos ( imagine o resto…), dependem de política. NÃO devemos chutar o balde, e esperar (ou criar) um “salvador da pátria”: aí é que mora o perigo de ascendermos um DITADOR. É tudo que a minoria quer!!!! Só que aí,não vão mais poder reclamar de nada. Felizmente a maioria, bem informada (internete), quer democracia.

    • APRIGIO SORATTO disse:

      Me espanta o número de BANQUEIROS interessados em cumprimento de meta de superavit e que ficam xingando o Governo. O Brasil está muito bem então…… Parabéns,milionários !!!!! Ou vocês não sabe muito bem do que e trata ????

    • Alisson Veras disse:

      É Kennedy… dessa vez não há como concordar com você. Além de não assumir seus erros, o governo ainda força uma justificativa. Dessa forma não há lei a ser cumprida, pois sempre pode haver uma forma de se esquivar do seu não cumprimento. Se é passível de crime de responsabilidade, que seja averiguado assim.

      A lei de responsabilidade existe há muito mais tempo que o governo Dilma. Se recebeu a herança “bendita”, então é extremamente incompetente, e é certo que a grande maioria do seu eleitorado não se importa com “Lei de Responsabilidade Fiscal”, escândalo na Petrobrás ou qualquer outro “desgoverno” do governo. O Collor por menos do que isso foi tirado do governo com ajuda do PT.

      Ou você está advogando a favor que o PT esteja acima das leis?

      • Sérgio Mota disse:

        Perfeito suas colocações… Inclusive postei e te dei os créditos pelas colocações! Parabéns, é a mesma coisa que eu penso! O momento é o “agora” e ela sabia bem oque esta fazendo, arriscou TUDO por uma reeleição com um monte de mentiras e coisas escondidas. A famosa sujeira embaixo do tapete!

    • Antonio Carlos disse:

      Por falar em Golpe lembro do Aécio, que continua agindo como o mineirinho filhinho do papai, carioquinha do Leblon.
      Coitado, acha que tem voto, se tivesse, ganharia em MG. Não sabe que 70% de quem votou nele votaria no Zé da Silva, desde que fosse contra o PT.
      Agora, apesar de ter votado na Dilma e ser totalmente contra o PSDB, tenho que reconhecer a postura do Alckimin, indiscutivelmente a de um presidenciável.

    • HELOISA HELENA disse:

      Que viagem essa de comunismo no Brasil!!

  2. Marcelo Moura disse:

    Não entendo você, com experiência que tem, defender uma política econômica que a “presidentA” reeleita não tem a clareza em seu plano de governo novo, nem o nome do Novo Ministro da Fazenda!!!!!.
    Tentar burlar uma lei de responsabilidade fiscal, você vem falar de GOLPE (crime de responsabilidade ???????), tendo tanto escândalos aparecendo, Petrobrás, agora até fantasma das Urnas Eletrônicas. Está pensando que os brasileiros são burros, tenho convicção que muita coisa vai aparecer ainda, que o desafiante “Aécio” ganhou as eleições, mas Deus é tão bom pra ele, senão ele iria pegar este abacaxi enorme para descascar, pois o Brasil está quebrado. Se fosse um país de Leis Duras e as pessoas que sobrepõe essas Leis pagassem o que merecem, o Brasil seria um dos melhores para se viver.

    • Eduardo disse:

      Otimo comentario. NOTA 10

    • JANAÍNA disse:

      CONCORDO COM VC MARCELO! NEM PRECISARÍAMOS DE LEIS MUITO DURAS.
      APENAS SE TIVÉSSEMOS O MÍNIMO DE SERIEDADE NÃO ESTARÍAMOS COM ESSA LAMA ATÉ O PESCOÇO…
      É UM ABSURDO ESSA MANIPULAÇÃO DOS NÚMEROS PARA NOVAMENTE MAQUIAR A REALIDADE, COMO VEM ACONTECENDO SEMPRE NOS ÚLTIMO ANOS.
      CADA DIA QUE PASSA, CADA NOTÍCIA QUE VEJO, DESACREDITO MAIS DESTE PAÍS.
      O PT ACABOU COM O BRASIL E COM A POUCA AUTO ESTIMA QUE NOS RESTAVA!

    • Aurelio disse:

      Brasil não esta quebrado. Tamos no caminho. Aguarde 10 anos e voce conhecerá o verdadeiro significado de quebrado. Corto meus bago se o país não estiver rolando divida com 80% do pib, pode me cobrar.

      • Felipe disse:

        Que previsão mais nada a ver… baseado em que, em manchete de jornal?
        A dívida pública, desde o Gov Lula, vem diminuindo em relação ao PIB.
        80% só se os pessimistas de plantão estiverem certos em tudo, o que é exatamente o oposto.
        Pegue a relação dívida pública/PIB desde o Gov Getúlio até hj, vai se surpreender.

        • Fernando A disse:

          Felipe, Falou em relação dívida/PIB, postadores contrários ao governo, vão ficar boiando.
          Quando falamos em dívida, impostos, não temos como não comparar com aquele governo desastroso de FHC.
          Quando FHC recebeu de Itamar a relação impostos/PIB era de 26,5 %, quando Lula recebeu de FHC a relação era 36.5 % que está até hoje. E ficam reclamando da carga tributária elevada, por que não reclamam com o autor.
          A relação dívida PIB caiu nos governos petistas. Hoje tem como saber, pesquisem.

      • Antonio Carlos disse:

        Vamos lá, Aurélio e cambada de críticos desinformados, que só copiam e colam, mas demonstram total ignorância:
        Vejam abaixo o percentual da DÍVIDA PÚBLICA em relação PIB em 2014 (quanto maior, pior):
        Rússia = 13.41%; China = 22.40%; Brasil = 56.80%; Índia = 67.72%; Alemanha = 78.40%; Canadá = 89.10%; Reino Unido = 90.60%; França = 91.80%; Zona Euro = 92.60%; Espanha = 93.90%; USA = 101.53% Itália = 132.60%; Japão = 227.20 %.
        Faço a seguinte pergunta pela enésima vez e nunca obtive resposta: todos que são contra o governo e comentam aqui gostariam que nos próximos 4 anos o Brasil crescesse 8% ao ano, que a inflação fosse de 0,5%, que a taxa de desemprego fosse de 1%, que o nosso PIB fosse multiplicado por 5, que o saldo da nossa balança comercial fosse de U$20 trilhões, etc?
        Com certeza a resposta é não, porque na realidade os críticos alucinados querem torcer contra, que se dane o Brasil.

    • Aglaura disse:

      Não foi o “Aécio” que se livrou de dívidas, fomos nós que nos livramos “dele” imagine se o que ele fez em Minas fizesse com o Brasil? O Pimentel que pegou abacaxi, pepinos e a horta toda para descascar.
      Por que ninguém ouve os mineiros meu Deus…

  3. Nelicio disse:

    Um absurdo escrever uma lei para maquiar uma lei que foi descumprida. Joguetes políticos do atual governo. Temos que discutir sim e falar do descumprimento da lei fiscal sim. Isso já foi votado. Tem que ser apurado o descumprimento e executar a punição.

  4. amarildo disse:

    o governo esta jogando nosso BRASIL no buraco e o AECIO e que esta errado. Vocês estão igual a mae de filho bandido (não fale mal dele que eu brigo).

  5. Esli disse:

    Amigo Kennedy, essa eu não entendi!
    Se o limite de velocidade da via é de 80km/h e sou flagrado à 100km/h, ao invés de pagar a multa de acordo com a legislação vigente faço uma manobra para aumentar o limite de velocidade e me livrar da penalidade. É isso?

    • Márcio Chaves disse:

      Se você é um defensor do Aécio Neves, aquele que foi DERROTADO nas eleições, inclusive em Minas Gerais, acho que não deveria fazer comparações com infrações de trânsito e outras mais…

  6. antonio barbosa disse:

    “Deveria cobrar do governo que assumisse claramente o déficit primário, deixando claro que essa conta ficará no vermelho mesmo”. Pincei esta frase de sua matéria para enfatizar justamente o que este governo nefasto nunca fez: “Assumir seus erros”. Com uma campanha mentirosa e difamatória este governo disse claramente a sociedade que tudo estava calmo e sob controle. No próprio governo isto se prova o contrário. Agora, mais uma vez, o governo mostra sua cara, esta cara de espertalhão que sempre diz uma coisa e faz outra, desejando mudar o marco da meta fiscal, simplesmente eliminando-a. Um jornalista da folha com muita tendência esquerdista que nem vou citar o nome para não lhe dar crédito, disse uma vez em seu blog que esta coisa de meta inflacionária era um absurdo, porque já que não vai cumprir mesmo deveria acabar. Meu Deus! Quer dizer que se amanhã acordarmos com uma inflação de 20% tudo bem? Assim é a meta fiscal, se não vai atingir muda-se a regra. Em resumo fica a máxima comunista: “Faça o que eu mando e não faça o que eu faço”. Golpismo falar em ir a justiça? Será? Ou será golpismo contra a sociedade mudar as regras no meio do jogo? O que é golpismo? Falar a verdade ou viver na mentira?

  7. Fátima de Oliveira disse:

    É de se assustar com o comportamento do Aécio, até quando ele vai ficar querendo negar o resultado das urnas? será se ficará os quatro anos do seu mandato a perseguir a Dilma? será se essa será a sua marca no Senado? ele deveria se focar em aparecer mais na mídia pelos méritos de boa atuação na aprovação de importante leis para os cidadãos.

    • Pedro Junior disse:

      É cômico ou seria trágico: a Dilma transgride a Lei, 02 vezes e o AÉCIO é culpado por criticar esse ato criminoso?
      A Lei de responsabilidade fiscal LRF), quando foi aprovada, o PT votou CONTRA. Agora sabemos o porquê.
      Fátima, essa mania de achar que a lei não deve ser cumprida é DESONESTIDADE..Brasileiro HONESTO deve cumprir a lei, os DESONESTOS estão livres para não cumprir.
      Escolha em que grupo você se enquadra, pois não há meio terno. “DURA LEX SED LEX”, o seja, é uma expressão em latim cujo significado em português é “a lei [é] dura, porém [é] a lei”

    • JANAÍNA disse:

      NÃO DÁ PRA ACREDITAR…
      O CIRCO PEGANDO FOGO E AINDA TEM GENTE COM CORAGEM DE FALAR EM PERSEGUIÇÃO A “NOSSA PRESIDENTE?”
      NÃO É PRECISO PENSAR MUITO, NEM TER MUITO CONHECIMENTO PRA VER O QUE ESTÁ ACONTECENDO. ESTÃO SAQUEANDO O BRASIL! E AINDA TEM GENTE ACHANDO QUE A DILMA É VÍTIMA! É IMPRESSIONANTE…

    • Hilton disse:

      Leis como esta que jogo pra debaixo do tapete o mal feito, como seria visto uma manobra desta caso o governo fosse PSDB?????

    • João Carlos Oliveira do Nascimento disse:

      De assustar é a petulância de nossa presidente, Fátima de Oliveira.
      O ato de querer mudar o que está determinado em lei é sim crime de responsabilidade, especialmente a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias.
      O simples envio da proposta, na minha modesta opinião, já configura crime de responsabilidade. Senão vejamos:
      O artigo 2º da Lei 1079 (Lei do Impeachment) reza que:

      “Art. 2º.- Os crimes definidos nesta lei, ainda quando simplesmente tentados, são passíveis da pena de perda do cargo, com inabilitação, até cinco anos, para o exercício de qualquer função pública, imposta pelo Senado Federal nos processos contra o Presidente da República ou Ministros de Estado, contra os Ministros do Supremo Tribunal Federal ou contra o Procurador Geral da República.”

      Vejam bem, são passíveis de perda do cargo os crimes definidos na lei, AINDA QUE TENTADOS!
      Assim, a tentativa está perfeitamente caracterizada através do envio da proposta de revisão da LDO enviada pela presidente ao Congresso.
      Agora vejamos se tal ato é tipificado como crime. Reza o artigo 4º da mesma lei:

      “Art. 4º São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentarem contra a Constituição Federal, e, especialmente, contra:
      I … V
      VI – A lei orçamentária;”

      Ora, a proposta presidencial fere tanto o Artigo 165 da Constituição Federal quanto se enquadra no caput e no item VI da Lei 1.079.
      E mais, fere ainda o artigo 9º, item 4, que reza:

      “Art. 9º São crimes de responsabilidade contra a probidade na administração:
      1….3
      4 – expedir ordens ou fazer requisição de forma contrária às disposições expressas da Constituição;”

      O que mais falta para que se peça o impedimento da Presidente? E vejam uma coisa: o artigo 14 da mesma Lei 1.079 reza que:

      “Art. 14. É permitido a qualquer cidadão denunciar o Presidente da República ou Ministro de Estado, por crime de responsabilidade, perante a Câmara dos Deputados.”

      Assim, a denúncia pode ser apresentada por qualquer brasileiro. E nem precisa juntar provas, basta indicar a proposição da presidente ao Congresso como prova do crime.
      Quem vai ser o peitudo? Quem?
      Que coceira….

  8. Ana disse:

    Golpe foi uma campanha recheada de mentiras para se reeleger.

    • Eliane disse:

      Qual foi a Mentira?

      Aeroporto de Claudio e Montezuma e Mentira?
      Nomeaçao da irma,primos e tio é mentira?
      Ser donos de Radios sendo que é proibido pela constituição é mentira?
      Ser nomeado ao 17 anos para um cargo em Brasilia enquanto morava no Rio,existe os arquivos que compravam é Mentira?
      54% dos eleitores mineiros preferindo a Dilma é mentira?

      • Adriana disse:

        Mentira dizer que não haveria aumento na taxa de juros e dois dias depois das eleições dá-se o aumento; mentira em dizer que não há inflação e ter que reconhecer 8 dias depois das eleições a existência da mesma; mentira em falar que os gastos públicos estão controlados e 14 dias depois das eleiçõe enviar um projeto de lei de alteração da LDO, para alterar o texto de endividamento do Governo; mentira em falar que os dados sociais e econômicos evoluiram e segurar a divulgação destes indicadores para somente após as eleições; mentira em negar o roubo da Petrobrás e depois dizer que roubo houve e que iria apurar até o final e agora está usando a triota de choque do PMDB para assar a famosa pizza na CPMI DA PETROBRAS… nossa… cansei… ah! também é mentira o PT falar que combate a corrupção e se b alia a Maluf, Collor, Sarney, Edison Lobão e a cereja do bolo: Renan Calheiros…. Na verdade, ninguém é dono da verdade, mas o PT e a SUA presidente se transformaram em uma GRANDE MENTIRA. 🙂

  9. Canjos disse:

    Fazer que esta tudo certo é sim uma falta de respeito aos cidadões brasileiros, gastar para ser reeleita desmedidamente pode, nós estamos sem receber pela falta de seriedade do governo em cumprir os contratos. Agora deve pagar pelos erros que cometeu, pois só assim teremos um minimo de respeito aos eleitores.

  10. José Maria disse:

    Engraçado os petistas,sempre fieram uma oposição raivosa,odiosa,vejam a disputa eleitoral entre os do norte e nordeste,contra os do sul e sudoeste,quem criou isto foi o capitão mor do pt (lula),para ganhar eleição eles não tem escruspulos,só que quando ganham querem que a oposição seja subserviente a eles,a oposiçao somente nesta eleição é que se fortaleceu,pois nestes 12 anos do pt no governo,não houve nada para contrariar tudo que o pt quis impor para a população,após o povo se revoltar com tanto escandalos de corrupção o ano passado,neste ano com a eleição o povo se sentiu um pouco mais forte pra enfrentar a corrupção,mas o povo da partre de cima não quiseram,para governar o sr lula pois um presidente do BC,eleito pelo PSDB ,Henrique Meirelles,hom,em do mercado financeiro,pois no quadro deles não tinham pessoas gabaritada,vejam o palocci,defesnetrado a pontapé,após pego com a boca na botija,desqualificando um verdadeiro trabalhador (Francenildo).Querem oposição boazinha,só que eles como oposição,agitam fazem greves,vão as tvs só para criticar quem estiver no poder,vejam o dieese,seus numeros hoje quase não saem nas midias,na época de outros governos saiam toda semana.

  11. Isaias disse:

    Ajuste gradual se faz qdo a coisa está começando a ir mal. Agora a coisa já está mal e a decisão é de emergencia. Tiveram 12 ano para efetuar “ajustes” mas o que fizeram foi aproveitar-se do bom momento que herdadram e se arvorar em grandes adminisrtadores o que está comprovado que não sãoo. São incomPTentes como todas as administrações bolivarianas e cubanas.

  12. walter.nobre disse:

    Falar em “golpismo”, contra os golpistas do PT, que querem mudar o regime; esconder o não cumprimento de metas, mudando a LEI; onde esta a lógica de bom senso nisso.
    Vamos admitir, por um momento, que o PT esteja equivocado; que a sociedade como um todo, não aceite estas manobras; para onde vai a sua opinião, e dos demais???
    Lucidez caro; vc é muito bom, é um estudioso, mas pondere sobre certos aspectos; lembre-se, vc também ama seu País.
    A Dilma a lição de casa; imaginava, e tinha quase certeza, que não seria REELEITA; ganhou na loteria, e perderá na condução; o País esta em “frangalhos”; o melhor para todos, seria a mudança; mas a ambição do Lula e do PT, foram a luta, usando cartas marcadas, no poker;”venceram”??

  13. Fábio R disse:

    Kennedy, um dos problemas do pedido do governo da alteração na LDO para cobrir o buraco devido à sua incompetência em atingir as metas estabelecidas é o enfraquecimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. De que adianta a LRF se o Executivo pode aletrá-la a qualquer momento para maquiar a situação causada por suas decisões equivocadas?

  14. Waldemar disse:

    Isso para mim chama-se falta de decoro parlamentar, mentir descaradamente, omitir e proibir institutos de divulgar dados oficiais aos eleitores, ainda por cima acusar o candidato adversário de que caso eleito aumentaria a taxa de juros e cortaria benefícios dos mais pobres, atos sim praticados pela PRESIDENTA eleita dias após ser eleita. Maquiar a anos as contas públicas para mostrar um país das maravilhas ao povo é no mínimo irresponsável, essa vaca não é digna de ocupar o cargo para o qual foi eleita, merece o impeachment e cadeia. Mas agora é só mandar a conta para os eleitores otários, tanto os que votaram nela, quanto os que não votaram para ser paga, infelizmente quem vai pagar a conta é o segundo grupo, os que acordam cedo, trabalham e pagam impostos, pois o segundo vive de bolsa família, que também é paga pelo segundo grupo.

  15. Oseias disse:

    Também discordo dessa ideia de levar a questão aos tribunais. Mas que é crime de responsabilidade, é! Sem maiores delongas a respeito do mérito do assunto, basta focar na lei em si: a LC 101 foi denominada de Lei de Responsabilidade Fiscal, portanto a não observância dessa Lei é crime de responsabilidade fiscal. É grave! Foi uma Lei de difícil adoção e implementação, constitui um dos pilares da estabilidade econômica, um avanço nessa área e que não pode e não deve ser afrontada dessa forma. O que está sendo proposto é uma brecha para deleite de estados e munícipios e um caminho perigoso à retomada do descontrole da economia vivenciado a 20 anos atrás.

  16. mario perz disse:

    Aécio Neves não passa de um rancoroso, vaidoso e não soube perder e seus asseclas que comentam aqui não entendem de nada, só querem malhar e criticar com altas doses de pessimismo, querem que o país vá mesmo para o buraco, sou otimista e positivista que tudo se sairá bem, basta dessa corja de “coxinhas”, não aguento mais eles!!

  17. Paulo disse:

    O fato é que, com ajuste ou sem ajuste gradual, para infelicidade de alguns o país não vai acabar.

  18. chegadeenganação disse:

    “Nezte paíz” tudo e todos que vão contra ao governo são “golpistas”. Somente as “…ovelhas..” de (Revolução dos bichos de George Orwell_1984), são bem vindas.
    Quantas ovelhas, jornalistas ou não, existem “nezte” país?

  19. JORGE AYETA disse:

    O País precisa de de um momento de calma e trégua, após Eleições
    duras e tumultuadas. Ninguém consegue agir com tranquilidade sob forte pressão. Estão usando termos inadequados em hora inadequada. Gostei das palavras do Governador Alckmin que seria exagerado o pessimismo atual, o que reflete estar sentindo a necessidade de haver mais responsabilidade no momento atual,pois isso só prejudica ao País. O novo Governo só começa em janeiro, e estão colocando os carros na frente dos bois. “imprensinha” da um tempo, muda a pauta da galera, afinal vcs devem estar cansados também! Ferias rapaziada e voltem revigorados ano que vem: Viva o Brasil lindo e democratico!

  20. Roberto Baroli disse:

    Pergunta: o cronista conhece a constituição? Se sim, não sabe o que fala, se não, leia e aprenda.

  21. Pedro Junior disse:

    A Presidente feriu 02 vezes a Lei de Responsabilidade Fiscal.
    – a primeira é a relatada por AÉCIO relativa ao décit;
    – a segunda, refere-se a dívida do Tesouro Nacional com o Banco do Brasil, a qual é proibida na LRF.

    Como Brasileira ela é OBRIGADA a cumprir as leis por foça da Constituição Federal, a qual ela JUROU cumprir quando assumiu seu mandato em 01 JAN de 2011. Como Presidente, além de cumprir a Lei por uma questão de estar vinculada a ela, tem o fator moral, pois não cumprindo passa a mensagem para todos os brasileiros de que determinadas leis não devem ser cumpridas.

  22. JUSCELINO RAMPIM disse:

    ACREDITO QUE IRRESPONSÁVEL É SEU COMENTÁRIO.LEMBRE-SE QUE QUANDO O ATUAL PARTIDO O PT ESTAVA NA OPOSIÇÃO FIZERAM COISAS PIORES.E O FATO DE APROVAREM ISSO NO CONGRESSO QUAL SERÁ A REPERCUSSÃO A CURTO E MÉDIO PRAZO?

  23. Mariana disse:

    Concordo com você Kennedy. Será quando Aécio vai aceitar a derrota. E as urnas só estariam corretas se este Aecim tivesse ganhado? Ele deveria apresentar projetos, por que está perdendo terreno pra o governador de São Paulo.

  24. Marcos disse:

    Infelizmente uns enxergam como golpe o fato da meta fiscal ter sido abandonada, mas vejamos o que diz a Lei de Responsabilidades fiscais, que esta ai para coibir tais erros administrativos e punir sim os gestores, e se houve como de fato esta explicito no tocante ao aumento da infração, a série de aumentos que foram lançados após as eleições nos combustíveis o que certamente aumentará os preços dos alimentos e de outros bens de consumo e levando-se em conta os vários escandalos da Petrobras e de outras instituições como Correios durante a campanha eleitoral, vejo que é plenamente cabível o Crime de Responsabilidade Administrativa pela Gestora do Pais a Sra. Dilma Rousself, e assim como cidadão aprovo a iniciativa da Oposição em entrar com processo de crime de responsabilidade contra a Presidente do Brasil em pleno Exercício dos seus poderes e se após julgamento houver a condenação que ela entregue sim o Cargo para quem de direito no caso o Vice-Presidente ou então ao Presidente do Congresso Nacional conforme preceitua a Carta de 88 (Constituição da República Federativa do BRASIL).

  25. Moacyr Barros disse:

    Kennedy Alecar, que tristeza defender o indefensável. Com que intuito?

  26. Leonardo Dutra disse:

    Kennedy, concordo com seu comentário bem ponderado, o Brasil está muito longe de estar quebrado, como alguns aqui gostam de destacar, replicando frases do candidato derrotado nas urnas, Aécio Neves, o país precisa de alguns ajustes sim, parte dos gargalos de infraestrutura estão prestes a entrar em operação, o desemprego continua baixo e com uma massa salarial alta, maia atenção com a industria e não descuidar da inflação. São passos que, com uma recuperação de países da União Europeia, seguida pela Asia, colocam o Brasil de novo com potencial de crescimento já mais visto em sua história. Sinto-me muito entristecido de que este cenário, na visão do candidato derrotado, este seria o pior dos pesadelos, a sociedade não pode de forma nenhuma entrar neste jogo e comprometer o Brasil em 4 anos de atraso.

  27. Adriano disse:

    Golpe, sinto eu, a cada anúncio de que vão me roubar mais um pouquinho, e que a conta dessa “Irresponsabilidade Fiscal”, será paga com meu suor e de todos os brasileiros, contribuintes ou não! Com essa “Irresponsabilidade Fiscal” o país não cresce, não recebe investimentos nacionais e internacionais, tem sua nota diminuída e fundos extrangeiros ficam proibidos de investir no Brasil, e etc, etc, etc. Chega de desmandos… Ela foi votada para mudar e corrigir os rumos do país, como ela mesmo prometeu, e não para acabar com ele. Muito me estranhou seu comentário…

  28. Pedro Tinaglia disse:

    Sinceramente, me surpreende sua reação de proteção a um governo golpista sim, eu o tinha em alto conceito entretanto sua reação já me diz que há algo de muito controverso em sua palavras aqui publicadas. DECEPCIONADO !!!

  29. Luiz Carlos Paulo disse:

    Sr Kennedy, o sr é muito engraçado ( mais um brasileiro engraçado). Diz que a situação do país está péssima, confirma que essa mulher inventa para tentar esconder o ROMBO nas contas públicas mas, diz que pensar em crime de responsabilidade fiscal é uma irresponsabilidade política. Mais uma piada de mal gosto.

  30. Max Antonio disse:

    Kennedy, essa sua defesa a esse flagelo de governo diz muito bem porque o PT venceu mais uma eleição. Se quase todos pensam como você, estamos fritos. O País está mergulhando num caos imprevisível e ninguém parece ver. Só falta o PT ressuscitar o Lenin e Marx.

  31. Hadevigues P. dos Santos disse:

    LEI É PARA SER CUMPRIDA POR TODOS. Por que ela é presidenta e precisou esconder o fato antes até depois da eleição deve ser poupada. É por isso que o Brasil vive e convive com esses longos holocaustos do trânsito, assassinatos,especialmente de jovens de 17 a 34 anos, nos hospitais que tiveram recursos roubados, etc. Nos 12 anos do PT foram mais de UM MILHÃO DE BRASILEIROS MORTOS SEM SENTIDO. Isso não acontece no mundo civilizado. O rombo da Petrobras mostrou que não tomamos jeito com o Escândalo dos Anões dos Orçamentos, que começou em 1972, com o joão Alves, mas só foi descoberto com a denúncia do assessor José Carlos Alves dos Santos, integrante da quadrilha, em 1993. Foi feito alguma coisa consistente contra os corruptores – os donos das empreiteiras? Não mas abriram os cofres do Tesouro Nacional. BNDES, BB, CEF para “empréstimos” que nunca foram cobrados. esses são uns dos DONOS DO BRASIL; os membros dos 4 poderes são apenas capatazes.

  32. Júlio César disse:

    Lei de Responsabilidade Fiscal(LDF).
    A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), oficialmente Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, é uma lei brasileira que tenta impor o controle dos gastos de estados e municípios, condicionado à capacidade de arrecadação de tributos desses entes políticos. Tal medida foi justificada pelo costume, na política brasileira, de gestores promoverem obras de grande porte no final de seus mandatos, deixando a conta para seus sucessores. A LRF também promoveu a transparência dos gastos públicos.A lei inova a Contabilidade pública e a execução do Orçamento público à medida que introduz diversos limites de gastos (procedimento conhecido como Gestão Administrativa), seja para as despesas do exercício (contingenciamento, limitação de empenhos), seja para o grau de endividamento.Criado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, a LRF provocou uma mudança substancial na maneira como é conduzida a gestão financeira dos três níveis de governo (RESTON, 2000). Tornou-se preciso saber planejar o que deverá ser executado, pois além da execução deve-se controlar os custos envolvidos, cumprindo o programado dentro do custo previsto (FURTADO, 2002). Sua criação fez parte do esforço em reformas do estado promovido pelo governo federal para estabilizar a economia brasileira a partir do Plano Real. É lei ou não?

  33. Ulisses Pinto disse:

    Gostaria de perguntar aos petistas de plantão se fosse o PSDB que entrasse com este recurso, pois o PT, agora como vidraça faz exatamente tudo que era contra no passado, infelizmente o povo não tem memória. O PT além de se mostrar como um dos partidos mais corruptos da história, também se mostra o mais hipócrita.

  34. Querem tirar a mulher de lá de qualquer maneira. Assistimos esse estresse oposicionista pós eleitoral na Venezuela e ainda dizem que o governo que é “bolivariano”. Por alguns comentários pode-se perceber que o “ódio” não é exclusividade do PT. Saber perder faz parte do jogo que foi jogado dentro das regras. É hipocrisia ou cegueira não querer enxergar que houve “campanha rasteira” de todos os lados, negar uma capa de revista, factóides e etc… é se fazer de cego. Não deu e pronto. Não adianta que em 2018 o PSDB paulista não vai deixar que o candidato seja outro que não o Governador atual de SP. Baixem as armas e punição para todos que tenham que ser punidos, inclusive de partidos de oposição e base aliada, sem protecionismos da mídia e do Judiciário. Está difícil ler comentários raivosos, preconceituosos, hipócritas e até mentirosos.

  35. Josias disse:

    Calma pessoal.
    Poupem energia para 2018.

  36. Patrick disse:

    Mudar as leis para maquiar a incompetência administrativa… isso sim é golpe. Uma pena a mídia não fazer o papel de fiscalizar, isso que o senhor escreveu é um crime.

  37. Jose Alfredo de Carvalho disse:

    Infelizmente a imprensa é golpista defende o governo em todos os seus erros e na corrupção, portanto não esta do lado do povo a imprensa não esta a serviço do povo, esta comprada ou então é corrupta.

  38. Carlos Alberto disse:

    Breve resumo do pós 26 de outubro, para desespero e humilhação do povo brasileiro: Pizzolato é solto na Itália, STF solta Zé Dirceu, BC eleva taxa de juros, déficit recorde do setor público, déficit recorde do governo central, aumento da gasolina, cresce o número de miseráveis no país, provável conexão entre o Mensalão e o Petrolão e, o ápice, Constituição jogada no lixo para mascarar a gestão econômica mais incompetente das últimas décadas. Quem é mesmo que está dando um golpe no Brasil, Keneddy?

  39. JOSE ALENCAR JUCA disse:

    Caro Kennedy,
    Pensei em fazer um comentário, buscando entender seu comentário.
    Mas apenas vou citar que concordo com todos os comentários, talvez seja este o momento de rever os seus conceitos, e passar a publicar comentários imparciais.

  40. Walter Simões disse:

    Dizer que a Dilma foi reeleita “democraticamente” é muita falta de conhecimento político, para não dizer burrice. O brasileiro de bem, precisa entender que o Bolsa Esmola,foi estendido para mais de vinte milhões de pessoas, e sabemos grande parte receber sem ter necessidade, foi o eleitorado pressionado pelos PeTralhas com perda da “esmola”, caso não votasse na falida PresidentA. DEMOCRACIA É ISSO QUE ESTÁ AÍ?
    ME POUPE.

  41. Eduardo disse:

    Sua opinião é absurda! Então se preciso matar alguém, mato, depois mudo a lei para tornar isso correto! Se a meta não foi cumprida, alterar a meta não é a solução. Esse é o caminho da crise e da miséria!!

  42. Rener Assis disse:

    FORA DILMA

  43. Fernando disse:

    Kennedy, o brasil é essa porcaria, graças ao jeitinho brasileiro.
    Está na lei, é crime sim o que a sua Presidente fez, e crime dos graves.
    Agora vamos passar as mãos na cabeça desse governo? Que conseguiu destruir todos os setores da economia, porque não sabe nem o que está fazendo?
    É um absurdo esse seu texto.

  44. Sandro Amorim disse:

    Não entendi esse posicionamento de “irresponsabilidade” com a cobrança devida da RESPONSABILIDADE NÃO cumprida. Todos os governantes limitam suas despesas respeitando a lei. Então QUANDO NÃO CUMPRE A LEI, se MUDA A LEI? Isso é responsabilidade? Isso é democrático?
    Interessante ver que a criminalidade proporcionada pelos “menores” cresce mais de 100% ao ano e o mesmo Governo, que não cumpre a lei da LDO, não muda a “menor” idade penal.
    Quer dizer se for sou Governante e for pego infringindo uma lei, ao invés de ser devidamente punido por isso, o remédio será MUDAR A LEI?
    Por isso que temos essa ENORME SENSAÇÃO DE IMPUNIDADE NO BRASIL, ONDE NÃO RESPEITAR E CUMPRIR A LEI, É A ORDEM!!! É a INVERSÃO de VALORES que vemos VALER por aqui!!

  45. RUY SAMPAIO disse:

    É claro que é difícil pro Kennedy fazer vocês entenderem, ele está falando de poupar o Brasil de atitudes imbecis que não levam a nada, mas a política de vocês é : ACABEM COM O BRASIL PARA ACABAR COM O PT. PURA IDIOTICE.

  46. antonio elio fernandes disse:

    Estamos infelizmente assistindo a uma infinidade de escandalos e mal-feitos de toda ordem, sem nenhum escrupulo e praticado pela mais alta esfera politica do nosso Pais. Uma vergonha! Que exemplo podemos mostrar aos nossos filhos e netos? Mudam as leis ao belo prazer do momento, sem pensar nas consequencias e o que vemos é um desastre cada vez mais grave. Até quando? Até quando vamos poder suportar esse descalabro.

  47. Luiz Gabriel disse:

    Só pode se tratar de um Golpe dado pelo PT em si mesmo.

    A Dilma deveria saber que presidentes da república não podem cometer crime de responsabilidade, se o fez deve pagar por ele, caso contrário, ela terá direito de se defender.

  48. Anafilófio disse:

    Bem, descumprir uma lei maquiando contas todos os anos, e depois tentar mudá-la para continuar a afundar o país me parece falta de responsabilidade. Se isso é crime ou não realmente eu não sei, mas certamente não é Golpe de Estado tocar neste assunto, assim como não se pode chamar de Golpe algumas atitudes, digamos, pouco democráticas que o PT toma.

    Concluindo, não há nada de irresponsável em fazer oposição, como o PT fazia. O governo, ou os simpatizantes situacionistas, é que não estão acostumados a levar pedradas, apenas sabem arremessá-las, e muito bem, diga-se.

  49. Tarcila disse:

    Senhores, cada vez mais percebo que é desestimulante tentar trocar ideias em fóruns coletivos. O nível de desconhecimento, irresponsabilidade e falta de respeito pessoal é gritante. Kennedy, seu texto é coerente e sensato. Passa credibilidade, porque fala mal e bem, quando deve. “DECORO PARLAMENTAR”. Pessoal, vamos ler a Constituição. O brasileiro é muito desinformado e ainda quer criticar a tudo e todos sem fazer o mínimo que se espera de um cidadão. Parem de falar que foram enganados. Cada um vota por suas razões e razão de ninguém é maior que a do outro. Aceitem que a maioria escolheu legitimamente a Dilma Rousseff! Vivemos numa democracia. Leiam e entendam pq o nordeste cresce a taxas maiores que o Brasil. Não é só de bolsa família que o governo vive não. Nenhum governo é só bom ou só mal, mas as escolhas democráticas tem que ser respeitadas. Falar em crime de responsabilidade em descumprimento de meta fiscal é o mesmo que condenar por adultério. A lei de responsabilidade fiscal deve ser cumprida e respeitada, mas seu descumprimento não é e nunca foi caso de polícia, muito menos de impeachment. As pessoas precisam entender que um golpe, civil ou miliar, não colocaria o Aecio no poder. Ele perdeu. Vai ser senador até o fim do mandato. O vice de Dilma é Michel Temmer. Por favor, procurem conhecer leis, fatos e cumpram com o papel de cidadão que pertine a cada um. Na constituição federal verão que há responsabilidades para as três esferas governamentais. Dilma não é responsável pelo tsunami na Asia. Por favor. Vamos cobrar dela o que cabe a ela. Descumpriu meta fiscal…vamos cobrar medidas para o imediato cumprimento. O Alckmin tem me surpreendido com o grau de responsabilidade com que vem pautando suas ações no pós eleição. Enquanto Aecio Neves choraminga, destila desconfiança sobre processo eleitoral e tenta a todo custo dar um golpe, como um menino mimado que perdeu adisputa da quebra de braço p a coleguinha da escola, jogando no lixo anos de construção democrática, o Alckmin vem pontuando o discurso do diálogo para resolver seus problemas regionais e agindo com responsabilidade quando critica as tentativas de golpe. Nesse momento, se querem ficar ao lado de alguém do PSDB, ouçam o governador de São Paulo.

  50. Pedro disse:

    Uma das maiores bobagens que eu já vi um jornalista dizer. Golpe foi o que a Dilma fez com os eleitores dela, mentindo sobre tudo.

  51. gesiel disse:

    O que aconteceria se tivessemos a noticia de que a Dilma NÃO CUMPRIU A META PROMETIDA para o superavit de 2014? “””- Não aconteceria NADA”””, pois a Dilma ainda tem MAIS um MANDATO de 4 anos para entregar ao final do seu governo as contas sanadas, como manda a Lei de responsabilidade fiscal. Portanto, a Dilma, NÃO PRECISA QUERER FAZER GRAÇA para discurso de INCONFORMADOS PERDEDORES na eleição, usando de ARTIFÍCIOS ENGANOSOS como fizeram os governos do PSDB, que “FECHAVAM SUAS CONTAS PEDINDO EMPRESTIMOS”, e endividando os estados e o país. Recentemente a JUSTIÇA de Minas disse que o Aecio FEZ ISSO quando governou Minas; e é sabido por TODOS que o FHC vivia pedindo emprestimos ao FMI para fechar suas contas. As finanças do governo Dilma está sob controle, mas caso OS INVESTIMENTOS que foram feitos NO SOCIAL, não forem considerados pelo congresso como creditos ao governo federal, como acontece nas declarações de imposto renda da população, o governo da Dilma poderia recorrer AS RESERVAS FINANCEIRAS “CRIADAS PELOS GOVERNOS DO PT DO LULA E DA DILMA, que SOMAM MAIS DE 400 BILHÕES de dollares e Euros, que DARIAM AO GOVERNO FEDERAL da DILMA a facilidade de FECHAR SUAS CONTAS, SEM PRECISAR RECORRER AOS EMPRESTIMOS, que tanto prejudicaram o Brasil, nos governos do PSDB.

  52. Charlington Souza disse:

    Caro Kennedy , a situação em que o País hoje se encontra é consequência de um politica pública displicente e que precisa de uma atenção em quase todos os ministérios com certa urgência , destacando o cenário de declínio da maioria delas . Se Pararmos para observar a credibilidade do país está crítica não só para os investidores externos mas principalmente para a demanda e consumo interno , Sabemos que um empregador tem que investir para depois ter o retorno a curto e médio prazo , só que com este cenário empresarial está cada vez mais alarmante e vai chegar uma hora que eles não vão poder segurar por muito tempo esta caótica situação , e virá as demissões em massa . A expectativa de mudança da população e da oposição é imensa diante desta triste realidade , o governo tem que voltar a postura de reconhecer que o País não vai bem e que soluções maquiadas só irão prejudicar ainda mais a imagem do País , Não estamos falando de partidos ou coligações. Com certeza o clima tenso da oposição ao governo não ajudará a solucionar este entendimento , porém temos que ter alguém falando por mais de 200 milhões que acredita em um País melhor, com menos injustiça e menos desigualdade social; com estas estratégias que o governo está tomando está piorando a situação podendo chegar a uma guerra civil,sim guerra Civil não estou exagerando . Onde está a responsabilidade da transparência dos recursos e empréstimos feitos pelo BNDES indo pro exterior de forma secreta ? Precisamos cobrar de forma inteligente e saudável aquela confiança que foi feito nas urnas . Este impeachment que as pessoas tanto fala é uma maneira democrática de pressionar o governo a atender os interesses da população como um todo . Vivemos em um País onde possuí a maior carga tributária do Mundo , onde possuí um índice negativo de corrupção em quase todos os departamentos público , inflação crescente , diminuição da oferta de crédito , maiores índices de inadimplência , o crescimento do País definitivamente parou e o pior a imensa entrada no país de produtos chineses em todo território nacional é alarmante , os nossos produtos não possuí subsídios competitivos com estas empresas e não é só o produto em si , os chineses estão também substituindo a mão de obra local ao comercializar esta imensa variedades de produtos que movimenta bilhões todos os anos. O governo alega que estamos passando uma crise internacional , porém o Brasil é o único País que não cresceu na América do Sul , temos muitos recursos mas a forma como está sendo conduzindo o País é que vai fazer a diferença . Não adianta efetuar mudanças futuras e reais com a mentalidade retrógrada. Vamos Aguardar o pronunciamento nos próximos dias dos novos ministros e como o governo agirá com o cenário econômico atual para os próximos anos.

  53. Luiz Gabriel disse:

    Só se for um Golpe do PT em si mesmo.

    A presidente Dilma sabia que estaria sujeita a crime de responsabilidade fiscal caso não cumprisse o orçamento planejado pelo próprio governo e aceito pelo congresso.

    Incompetência pode ser outra explicação, mas não creio que exista crime de responsabilidade culposa.

  54. Felipe disse:

    eu não sei se vc está sendo irônico, inocente ou mal-intencionado

  55. ROBERTO disse:

    BRASIL, VAMOS REZAR COMO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA MANDOU PARA QUE ESTE PAÍS NÃO CAIA DE VEZ NO COMUNISMO E NEM TENHA GUERRA CIVIL DECLARADA, UMA VEZ QUE, NA GUERRA, NÓS JÁ VIVEMOS COM A VIOLÊNCIA URBANA!
    SR. KENNEDY ALENCAR, ANTES, NA HISTÓRIA DESTE PAÍS, JÁ TIVEMOS RESULTADO DE ELEIÇÃO PRESIDENCIAL COM HORA MARCADA (20:00H????
    BRASIL, O PAÍS DOS IMPOSTOS ALTOS, DA INSEGURANÇA, DOS CORRUPTOS, DA FALÊNCIA DA SAÚDE PÚBLICA, DA CLASSE MÉDIA PENALIZADA! QUER MAIS?? FALTA DE LUZ, FALTA D¹ÁGUA E FALTA DE COMPETÊNCIA COM UMA INFLAÇÃO FORA DE CONTROLE!

  56. Hadevigues dos Santos disse:

    LEI É PARA SER CUMPRIDA POR TODOS. Por que ela é presidenta e precisou esconder o fato antes até depois da eleição deve ser poupada? Nós, os cidadãos e contribuintes vamos pagar caro por isso, com aumento da desconfiança do investidor que é traduzida por aumento dos juros. A dilma e seus ministros assumiram esse compromisso e por que não foi cumprido? É A FOME SÁDICA PELO PODER? Isso não foi GOLPISMO SUJO no eleitor e cidadão brasileiro? Isso é para ser aceito e per-doado? A leniência de vários, arrumando essas justificativas é que nos mantém nisso, não evoluímos. É por isso que o Brasil vive e convive com esses longos holocaustos do trânsito, assassina-tos,especialmente de jovens de 17 a 34 anos, nos hospitais que tiveram recursos roubados, etc. Nos 12 anos do PT foram mais de UM MILHÃO DE BRASILEIROS MORTOS SEM SENTIDO. Isso não acontece no mundo civilizado. O rombo da Petrobras mostrou que não tomamos jeito com o Escândalo dos Anões dos Orçamentos, que começou em 1972, com o joão Alves, mas só foi descoberto com a denúncia do assessor José Carlos Alves dos Santos, integrante da quadrilha, em 1993. Foi feito alguma coisa consistente contra os corruptores – os donos das empreiteiras? Não mas abriram os cofres do Te-souro Nacional. BNDES, BB, CEF para “empréstimos” que nunca foram cobrados. esses são uns dos DONOS DO BRASIL; os membros dos 4 poderes são apenas capatazes. Nos anos 80/90 conversei com duas pessoas que trabalharam com empreiteiras medias 9 diria de contratos até R$5 milhões, nas áreas de educação, saúde, juizados, etc. Eles falaram que eles se reunião numa mesa com livro caixa, que controlava os ganhos de cada um naquele ano e decidia que obras seriam feitas, quanto precisavam ou queriam ganhar e quem ia ganhar. Os políticos somavam a parte deles e estava fechado o preço a ser cobrado do Tesouro, ou seja, de nós. Se não ficassem satisfeitos mandavam mais aditivos orçamentários, que inclusive eram mais fáceis de obterem. Alguém já se deu ao trabalho de pegar as 50 obras mais caras e importantes do Brasil, colocando numa tabela por quanto foram orçadas e que prazo de entrega foi dado e o resultado final de custo e prazo de execução e ver o resultado. A China construiu um superporto de contêineres Xangai com uma rodovia de 42 km sobre o mar, com tuneis, com custo menor que qualquer pontesinha brasileira, dentro do orçamento e do prazo. Isso numa zona de tufões violentos, que permitem no máximo 8 meses de trabalho por ano.
    Quanto a Petrobras vai pagar pelos novos empréstimos para o pré-sal?

  57. André Pamplona disse:

    Seu texto está meio confuso e contraditório, mas basicamente parte de uma premissa, que ninguém pode afirmar com certeza, logo é pura especulação. “A presidente Dilma já deu todos os sinais de que fará um ajuste econômico gradual” isto é um chute seu. Depois os outros argumentos já não procedem. A crítica a maquiagem é válida e tem que ser feita de forma dura para que o recado fique claro.

  58. Maurício disse:

    Prezado Kennedy,

    Com todo o respeito ao calibre e envergadura do seu trabalho como jornalista, me permito discordar da sua posição. É muito prudente da sua parte a “outra” posição defendida, da responsabilidade nas críticas à capenga economia brasileira ou mesmo as declarações do nobre Governador de São Paulo Geraldo Alckmim. Ocorre que, ao meu ver, antes de tudo um cidadão que ama seu país, advogado, eleitoralista, que acompanha diariamente TODAS as notícias da política, economia, social, etc., a posição aparentemente dura de crime de responsabilidade de alguns setores da oposição, conforme seu comentário, não representa qualquer absurdo desse segmento da oposição.
    A atual governo, seguindo a mesma toada dos 8 anos de governo Lula, literalmente dilapidou as conquistas e estabilidades nos principais fundamentos e pilares econômicos obtidos nos 8 anos de governo Fernando Henrique Cardoso, demonstrando uma gastança irresponsável e corrupta, pelo que vemos todos os dias, algo patente aos olhos de todos.
    Pela postura nitidamente ditatorial que o PT vem tratando a nação e o povo brasileiro, Estado totalmente aparelhado, corrupção endêmica em todas as esferas dos 3 poderes, irresponsabilidades características, etc., a proposta da oposição parece muito razoável. As manifestações que seguirão daqui para frente irá confirmar o desejos dos brasileiros conscientes e patriotas, que não são beneficiados com a corrupção em níveis estratosféricos, por assistencialismos eleitoreiros (conforme dados do próprio governo, não divulgados antes das eleições, a miséria absoluta está em elevação, demonstrando que o “programa de transferência de renda” forçada do governo não tem obtido o êxito esperado) e por àqueles que recebem as benesses dos cargos comissionados do Estado inchado.

    Essas manifestações irão depurar as dúvidas…

  59. Claudio Silva disse:

    Irresponsável e golpista é essa quadrilha de corruPTos que está no governo. Quando o Brasil estiver literalmente quebrado não será mais possível qualquer medida.

  60. Sergio Ferreira disse:

    Se todas as horas que uma pessoa cometer um crime a lei mudar, seremos todos criminosos.
    Se a pessoa não tiver responsabilidade sobre os seus atos, no caso especifico um representante político, ele será um eterno irresponsável.
    Essa turma de irresponsáveis não me representa.
    Por muito menos o Collor foi tirado da presidência.

  61. Alfeu Queiroga de Aguiar disse:

    Kennedy, apesar da grande admiração que tenho por você, acho que o seu comentário busca fazer valer os interesses do PSDB paulista, ou seja, a construção do nome do governador de SP para disputar a presidência da república em 2018, tirando Aécio do páreo. Eu acho que cabe até mesmo o impeachment se houver brecha judicial para isso.Não sou advogado e desconheço se é admissível. Mas não creio que seja uma proposta golpista. À oposição, cabe ser oposição. O PT quando foi, jamais ofereceu-se para qualquer diálogo com os governos, histórias essas que você conhece muito bem. O projeto da Dilma, a meu ver, tem realmente o único objetivo de mascarar o resultado da incompetência e da prepotência dela própria. E é tamanha a prepotência que sequer reconhece que errou. Sequer se desculpa por isso. Quer apenas jogar mais um absurdo para debaixo do tapete. Essa molecagem tem que acabar.

  62. Adriano Tito disse:

    Prezado Sr. Kennedy, recebi a postagem do seu blog via whatsapp, e fiquei tão incomodado com o teor que tive que vim aqui comentar: o Sr. realmente acredita que a oposição deve adotar uma postura “chapa branca”, e de mera tentativa diálogo com o Governo, mesmo após tantos escândalos e desvios que estão acontecendo?

    Se essa estratégia “branda” desse realmente certo, os sucessivos desmandos e escândalos de corrupção não teriam chegado ao ponto alarmante que chegaram, não?

    Ao meu ver, a oposição só começou a obter sucesso e incomodar o Governo quando passou a endurecer suas atitudes e jogar o mesmo jogo que o partido governista, com tom de enfrentamento.

    Discordo, ainda, quando o Sr. afirma que o envio do projeto governista é uma tentativa de solução do problema de forma legal. Na verdade, o que o Governo almeja é aumentar o limite do seu “cheque especial” de forma ainda mais irresponsável. Este certamente não é o método mais correto de se resolver o problema, pois não ataca sua causa (descontrole nos gastos), mas sim os seus meios.

    Isso tudo sem querer discutir o mérito de quem vem atualmente adotando a postura golpista neste país, se é a oposição ou o Governo…

  63. felipe cortelini disse:

    O governo gasta mais do que arrecada (como se arrecadasse pouco…) e não quer que se fale em irresponsabilidade? Golpe é gastar nosso dinheiro com porto em Cuba, perdão de dívida de países estrangeiros, obras internacionais, copa do mundo e depois mandar a conta para o trabalhador. Agora aos 45 minutos do segundo tempo quer mudar a regra do jogo para não ficar no vermelho? Isso sim é que é golpe!!!

  64. Daniel disse:

    Caro Kennedy, descordo de você quanto a postura do Aécio.
    Eu entendo seus argumentos de que ele deveria assumir uma oposião mais construtiva e tentar indicar um caminho melhor do que estão tomando, mas sabemos que assim não funciona.
    Com esse governo não tem dialogo. É autoriátio demais. Não se acertam nem com os aliados…
    O governo está colhendo os frutos podres de um plantio desastroso.
    Foi o vale tudo das mentiras, da omissão de dados, do “falar que estava ótimo”, da corrupação, do superfaturamento….
    Não podemos passar a mão na cabeça e fazer oposição boazinha(como foi feita nos ultimos anos).
    Tem que jogar aos 4 ventos mesmo. Fazer barulho.
    Esse é o sentimento da população informada e os politicos precisam representar o mesmo sentimento no plenário.
    Outro ponto, não se trata de não aceitar a derrota nas urnas, se trata de fazer justiça ao fatos podres que o governo escondeu e agora estão vindo a tona.
    Se o preço por omitir, mentir, desrespeitar as leis vigente é o impeachment, então que seja feito. Devemos ser responsabilizados pelos nossos atos.

    • Gabriel disse:

      Dos 140 milhôes de eleitores no Brasil, mais de 89 milhôes não querem o PSDB e nem o Aécio no governo, sendo assim ele deve ficar calado. Mesmo por que se tiver impeachment, quem entra é o Temer do PMDB e tudo continua no mesmo. E na democracia é assim, quem perde espera as próximas eleições sem querer dar golpe de estado.

  65. Gabriel disse:

    Caro Kennedy
    Parabéns pelo texto e aqui vai toda a minha solidariedade, por voce aguentar e ainda por cima publicar os comentários de gente fascista, ignorante, mal educada que mostra todo desprezo pelo país.
    Gente que nem explicando (como voce o faz muito bem e sensatamente) entendem.
    Muitos certamente comentam de má fé e outros percebe-se a pura ignorância dos fatos.
    Mas como democrata que é, voce publica todos, inclusive os que não demonstram nenhum apreço pela democracia.

  66. Paulo Oak disse:

    Caros Amigos!

    vamos deixar de saudosismo, isso pode virar uma nostalgia , vamos pensar para frente, oque passou passou, um amigo meu de Blumenau falou o seguinte: quando o lula concorreu pela primeira vez, ele fez o seguinte comentário, tomara que esse cara ganhe logo provavelmente vão ficar uns 20 anos no poder, para que? para nós sabermos o que esta organização vai aprontar para o Brasil, estou com 25 anos na época, somando hoje ele tem 50 anos, então gente ,nos resta esperar

  67. Pasquale disse:

    Novo filme promete recorde de billheteria:
    DILMA NO PAÍS DAS MARAVILHAS.
    Eu só acho uma coisa, a oposição agora tem que mostrar que acabou o jogo da mentirinha do PT.
    Morder o calcanhar do governo o tempo todo,até o fim dos seus dias.
    Se é que com essa competencia,vão chegar até o final do mandato.
    Eles pensaram que o País era um parque de diversões e o cidadão é claro, palhaço de circo.

  68. andre disse:

    Se a LRF fala em crime de responsabilidade, que revogue-se a Lei! Realmente o Brasil não é sério

  69. Clea Cordeiro Rodrigues disse:

    É golpismo exigir que a presidente cumpra a lei de responsabilidade fiscal? Poupe-me deste desvario.

  70. Fabiano disse:

    A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar. Diante disso golpe é o que o atual governo federal quer fazer , gastou mais do que arrecadou e agora quer mascarar numeros prejudicando 200 milhões de pessoas ?? O Sr acredita que um partido ou ideologia esta acima de 200 milhões de pessoas ??

  71. Não podemos dar trégua ao PT ,assim como eles não dariam trégua ,se o eleito fosse o Aécio .Devemos combater duramente esta politica economica que está levando o país ao caos .Se o jornalista tá com pena desta quadrilha que tomou de conta do governo , que peça emprego para o Lula .

  72. Bello Tavares disse:

    Keneddy, você acha que o governo deve descumprir a LRF por não conseguir cumpri-la na integra ? E isso ?

  73. Rafael disse:

    Muito fraca a sua argumentação, lei é lei e o não cumprimento é crime, as consequências podem ser pesadas, porém, não justifica anistia.

  74. Valmont disse:

    A maioria que comenta aqui não sabe nem o que é superávit primário. Nem percebe que estão, na verdade, defendendo os “pobres” bolsos dos banqueiros. Essa gritaria golpista está prejudicando o País. Tucanos irresponsáveis não percebem que suas atitudes farão jorrar sangue nas ruas. Parece que temos moleques em nossa política. Nunca vi tanta irresponabilidade. Desconfio que as atitudes extremadas têm relação com a Lava Jato.

    • Daniel Lins de Albuquerque disse:

      Superavit primário é defender o bolso dos banqueiros? Então o PT passou os últimos 11 anos defendendo o bolso dos banqueiros quando cumpriu as metas fiscais? E só agora resolveu defender o povo NÃO cumprindo a meta fiscal? Ora, faça-me o favor… Não consegue perceber que a sua lógica argumentativa é absurda e não faz o menor sentido?

  75. diogo disse:

    Prezado Kennedy, pela primeira vez, acho que suas convicções ideológicas falaram mais alto que a razão.
    Ninguém falou em impeachment. Se isso pode ser uma conseqüência, do Direito/Dever de se buscar uma posição do judiciário, paciência!
    Me parece um tanto desproporcional vc rotular de irresponsável e golpista a defesa do ordenamento jurídico vigente.
    Não sei o que o futuro nos reserva neste assunto, entretanto, espero correção de vossa parte

  76. Daniel Lins de Albuquerque disse:

    O que o PT faria se estivesse na oposição e o PSDB estivesse prestes a não cumprir a meta fiscal?

  77. Gabriel Merlin disse:

    É irresponsável falar em impeachment? Só no pais do bananal mesmo.

    Vejamos o que dispõe a Lei nº 1079/50:

    CAPÍTULO VI

    DOS CRIMES CONTRA A LEI ORÇAMENTÁRIA

    Art. 10. São crimes de responsabilidade contra a lei orçamentária:

    4 – Infringir , patentemente, e de qualquer modo, dispositivo da lei orçamentária.

    Se ela não conseguir mudar a meta do superavit primário, utilizando o famoso “jeitinho brasileiro”, ela deveria sim ser processada por crime de responsabilidade. Agora no Brasil como ninguem respeita lei alguma e sempre impera o famoso “jeitinho brasileiro” não deve dar nada mesmo.

    Nós merecemos esse pais mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-24 14:39:46