aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
24-09-2019, 11h13

Falsa e desastrosa, fala de Bolsonaro na ONU só piora imagem do Brasil

Negacionismo sobre devastação da Amazônia é irrealista
28

Kennedy Alencar
BRASÍLIA

Numa primeira avaliação, o discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU foi falso e terá impacto danoso para a imagem internacional do Brasil. Foi falso porque negou a realidade que os dados mostram e que o mundo inteiro conhece: cresceram o desmatamento e as queimadas na Amazônia no primeiro ano da administração Bolsonaro. Além de falso, o discurso foi desastroso.

A verdade: está em curso no Brasil uma política de desmonte da proteção ambiental criada ao longo das últimas três décadas. Foram enfraquecidos órgãos de fiscalização, como o Ibama e o ICMBio. Ricardo Galvão, um cientista respeitado, foi derrubado da direção do Inpe por dizer a verdade: cresceu a devastação da floresta tropical brasileira, conforme alertas do sistema Deter.

Há sinais públicos e notórios de estímulo a fazendeiros e garimpeiros ilegais dados por Bolsonaro e seu ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Esse ministro adota políticas contra avanços ambientais. Bolsonaro faltou com a verdade ao dizer que a mídia mente sobre a devastação na Amazônia.

Bolsonaro destacou a soberania brasileira sobre a Amazônia. Ora, essa soberania não está em questão. É teoria conspiratória alimentada por setores das Forças Armadas.

É uma visão obtusa num mundo que sofre com o aquecimento global, algo negado por nosso ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. A solução é global. São legítimas as preocupações internacionais sobre a Amazônia. A proteção da floresta tropical interessa a cidadãos do mundo, mas sobretudo aos brasileiros, que poderão sofrer consequências negativas na agricultura e no abastecimento de água se a Amazônia for devastada a um ponto que impeça ou torne muito difícil a sua sobrevivência.

O que está em questão, portanto, é a preservação da Amazônia. Também importa o fortalecimento da fiscalização que foi deliberadamente enfraquecida pelo atual governo. Mas Bolsonaro e Salles adotam caminho contrário ao meio ambiente. Os satélites da Nasa e a comunidade científica mundial têm como averiguar os dados da devastação no Brasil.

Esse negacionismo de Bolsonaro, num tom duro, com cores religiosas e claramente irrealista diante de outros 192 mandatários estrangeiros e seus representantes, só vai piorar a imagem brasileira no exterior. O mundo já percebeu que Bolsonaro, além de autoritário e demagogo de extrema-direita, é um inimigo da preservação ambiental e do combate ao aquecimento climático. Seu discurso aprofundou essa percepção perante líderes mundiais na abertura hoje da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

*

Tom agressivo e discurso desastroso

Bolsonaro disse que seu governo tem “compromisso solene com a preservação do meio ambiente”. Culpou o clima seco e mencionou em “queimadas espontâneas”. Falou em ataques sensacionalistas da imprensa internacional, que retratou a realidade do que acontece lá. Sugeriu que o presidente da França, Emmanuel Macron, comportou-se com espírito irrealista, num tom nada conciliador. Alfinetou França e Alemanha, fundamentais para o acordo União Europeia-Mercosul sair do papel.

Sugeriu que continuará com medidas para implementar atividades econômicas em reservas indígenas e que não demarcará mais áreas desse tipo. Falou que o cacique Raoni é usado por países estrangeiros. Atacou ONGs que desejariam manter os índios “como homens da caverna”. Afirmou que fará “nova política indigenista” no Brasil. Negou retrocessos sociais em direitos humanos e na política de segurança pública.

Além de falso, o discurso é desastroso do ponto de vista da imagem internacional. Irrealista, Bolsonaro foi agressivo em relação a países que enxergariam o Brasil “como colônia”.

Soou absurdo o presidente dizer que “meu país esteve muito próximo do socialismo” e sugerir que cubanos do programa Mais Médicos seriam agentes socialistas parecidos com espiões de Cuba nos anos 60. O Brasil nunca esteve próximo do socialismo. Isso é mentira. É totalmente insensata essa ideia de risco socialista no Brasil e na América Latina. Pega mal internacionalmente _parece paranoico e antiquado.

As medidas para frear órgãos de controle adotadas por Bolsonaro, como escolher um procurador-geral da República do bolso do colete, tiram autoridade do presidente para falar de corrupção. O presidente hoje é um inimigo da Lava Jato.

Mais tarde, no “Jornal da CBN – 2ª Edição”, farei análise mais detalhada. Esta foi feita a quente.

Comentários
28
  1. Perfeita análise no calor do momento. É incrível como o presidente possa ter a cara de pau em tudo. O discurso foi desastre. Que vergonha do Brasil que elegeu o pior político em décadas.

  2. Márcia Porfírio Sanches disse:

    Mesmo “a quente” seu comentário foi perfeito (como sempre aliás). Parabéns pela lucidez.. pena que muitos não pensem o mesmo que você.

  3. walter nobre disse:

    Este encontro da ONU, tem sido bastante tumultuado, proibiram o Brasil de falar através do nosso ministro, chegou a China e falou a vontade, veio o TRUMP só para usar os banheiros ali…quanto ao Bolsonaro é um sobrevivente diante dos desafios internos, fora a estocada que levou, vale considerar a balburdia interna, relacionada as reformas, condicionadas a interesses mesquinhos…Quanto as questões climáticas, é um desafio ao MUNDO INTEIRO, a Amazônia vem sendo prejudicada ao longo do tempo; enquanto todos não estiverem unidos, financiando de verdade os Países pobres, não haverá disposição para a preservação ideal, infelizmente..

  4. Rodrigo Baroni disse:

    O que esse dicurso nos diz é que a era da “pós verdade” está mais forte do que nunca. Ele não cansa de repetir fatos não concretos como verdades absolutas. Foi um discurso para alimentar o submundo das fake news. Muito triste no que o Brasil está se transformando. De fato, estamos doentes enquanto sociedade e a nossa democracia mais fraca do que nunca.

  5. ANTONIO ALVARO GOUVEIA disse:

    MUITO BOA SUA MATÉRIA.
    SÓ FALTA UM MECANISMO PARA FAZER IMPRIMIR.
    EU COLECIONO SUAS MATÉRIAS.
    PARABÉNS !!!!!

  6. Roberto Locatelli disse:

    Boa ideia atacar a França e a Alemanha! rs rs rs
    Esse capitão foi alçado ao poder por uma fraude, como mostrou o Intercept. Tem que anular as eleições de 2018 e marcas novas eleições JÁ!

  7. Magda Alves disse:

    Fala desastrosa? Onde você viu isso? Eu só vi o Presidente dizendo a verdade!

    Parabéns Bolsonaro, você é o melhor! Por isso os brasileiros te elegeram ( Palmas)

  8. Juliana Di Thomazo disse:

    Comecei a ouvir o discurso mas desmaiei já no início “meu país esteve muito próximo do socialismo..”. O mundo com a certeza de que temos um alucinado no poder.

  9. Vanessa disse:

    Prezado Kennedy, você é o única razão pela qual eu ainda ouço a CBN. Um abraço.

  10. Alcides Silva disse:

    Parabéns Presidente Bolsonaro, falou muito bem, me representou perante o Mundo. O nosso país tem que ser respeitado, não é qualquer um que vem ditar ordens e querer se intrometer no que é do nosso povo, como a Amazônia dentro do nosso território amado. Que eles cuidem do que é deles. O Brasil quer um país amigo de todas as nações. Nosso Presidente quer um país sem corrupção, que um país respeitado, quer um país onde os ditos diferentes possam mostrar que são iguais, que um país livre para todos, um país onde a família seja um dosa seus grande patrimônios, um país onde os seus indígenas sejam olhados não como anormais de estimação, mas sim como pessoas que desejam progredir, que desejam fazer parte da sociedade brasileira em toda sua extensão. O nosso Presidente quer preservar a nossa soberania e somos leias a isso, nosso povo é leal a isso. Somos um país de riquezas inigualáveis e assim nosso povo não merece sofrer, ele precisa dessas riquezas para ser um povo mais feliz.

  11. ANDRE disse:

    Será que nada nos salvarão destas trevas? De longe é o presidente mais primitivo e obtuso que já tivemos.

  12. ANTONIO CARLOS disse:

    Discurso simplesmente perfeito..

  13. ANTONIO LUIZ DE FREITAS disse:

    Fala desastrosa: Onde vc viu isto, eu so vi o presidente dizendo a verdade, parabéns meu Presidente. Vc e o melhor presidente que tivemos. Parabéns Parabéns

  14. Marcelo Francis disse:

    A fala do presidente foi desastrosa sim, mas é uma estratégia deliberada. A busca pelo confronto no cenário internacional aprofunda o isolamento do Brasil, o que asfalta o caminho internamente para um crescente autoritarismo com apelo messiânico, que fala fundo a certos segmentos da sociedade brasileira.

    O problema é que os setores moderados e conservadores no país não perceberam, ou fizeram vista grossa, aos sinais que há tempos o então deputado emitia no Congresso, com elogios à ditadura, um moralismo retrógrado e um crescente fundamentalismo. Sabemos onde isso vai dar. Sempre é assim, a história se repete, repete…

  15. agenor polo disse:

    brazil ta muito oly 2019 e ainda chega 1 cara falando asneira direto mundo pensa que no brazil só tem pancada amazonia pegando fogo e o cara fala que é intocada só rindo

  16. Rodrigo disse:

    O presidente fez um ótimo discurso, relatou somente as verdades. Parabéns Presidente !!!
    O Brasil pode mostrar a verdade para o mundo e não somente as mentiras criadas pelos que não querem o Brasil crescendo e com os índices de violencia diminuindo. Estão em pânico pois as torneiras da corrupção foram fechadas. Muitas coisas boas acontecendo em 9 meses. Ferrovia Norte sul vai ser usada, ministérios montados sem indicação política e com pessoas com capacidade, baixa da criminalidade, apreensão de drogas batendo recordes…… Só não vem quem não quer. Viva O Brasil !!!

  17. Geraldo Romagnolo disse:

    1º- Honestidade em seu discurso, 2º- Sem ofensas aos 236 países do mundo humano, 3º-Enalteceu a Realidade Brasileira, 4º – Todos os países presentes, sentiram o peso, e a responsabilidade do povo brasileiro, perante o resto do mundo. 5º – Críticas dos Internautas sobre o discurso, é normal, as pessoas, analistas, críticos, lavam sua roupa suja como podem. O nosso presidente Bolsonaro, foi implacável, em suas palavras, em seu discurso, a turma da ONU, ficaram babando, porque poucos países tem as belezas naturais que tem o nosso querido Brasil. Parabéns Presidente, falou tudo, com muita autoridade, sinceridade e honestidade. Adorei!!!!.

  18. João Antunes disse:

    É, o discurso do Bolsonaro foi desastroso para a imagem de coadjuvante que o Brasil tem no mundo.

  19. Parabéns! Presidente Bolsonaro falou de brasilidade como nunca. Não mendigou, não pediu benesses, foi claro inteligível a simplicidade foi a alma do brasileiro posta a prova. Não importa vencer ou vencido a luta sim é a grandeza do ser humano. Abs.

  20. Melhor discurso de um presidente Brasileiro na ONU! Parabéns ao presidente que falou, simplesmente, a verdade.

  21. […] matérias com boas análises (1, 2 e 3). Tem análises interessantes também na Época e no blog do Kennedy Alencar. Na mídia internacional, vale destacar as matérias que saíram nos La Nación, The Guardian, Le […]

  22. […] No entanto, mesmo para jornalistas não especializados em ciência e meio ambiente, era possível, logo em seguida à fala do presidente, colocar os “pingos nos is” sobre o discurso e seu contexto. Foi o que fez colunista de política Kennedy Alencar, ontem, às 11h13 em seu blog com o post “Falsa e desastrosa, fala de Bolsonaro na ONU só piora imagem do Brasil”. […]

  23. Kleber Francisco Kreme disse:

    ERRATA: VERDADEIRA e PERFEITA, fala de Bolsonaro na ONU MELHORA E MUITO imagem do Brasil! É O QUE A MAIORIA DOS BRASILEIROS PENSAM!

  24. Nilza Pires disse:

    O discurso de bolsonaro foi recheado de falácias e teorias conspiratórias do começo ao fim! Ofendeu várias delegações lá presentes. Vei dizer que a facada (que duvido muito que tenha existido) foi promovida pela esquerda. Começou o discurso dizendo que o Brasil tinha estado á beira do socialismo (o PT nunca foi socialista!) Culpou os índios pelos incêndios na floresta (ora, todos sabemos do chamado “dia do fogo”). Sobre a amazônia, tudo está dito acima… Acho que o bolsonaro estava achando que a platéia era composta por bolsominions e não dirigentes de vários países do mundo! Enfim, o discurso dele já era o esperado: mais um enorme vexame para o Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-11-22 13:01:29