aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
08-11-2013, 11h55

Falta “generosidade” a Lula em relação ao PSDB, diz FHC

Ex-presidente diz que petista tem dificuldade de econhecer boas ações tucanas
150

Para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva, não tem generosidade para reconhecer ações positivas do governo tucano. Ao responder à pergunta 8, FHC diz: “Ele [Lula] faz sempre isso. Falta um pouquinho generosidade e reconhecer as coisas. Meu Deus do céu, eu reconheço o que ele fez de bom, mas o Lula não consegue”. Segundo FHC, a crise de 2002 foi provocada por incerteza da chegada do PT ao poder. O tucano diz que Lula aprovou acordo com o FMI em 2002 “para garantir um bolsão para governar em 2003”. FHC vê “sinais graves de que [o país] está perdendo a rigidez fiscal”. Na questão 9, ele avalia que, na economia, o governo “está tapando buraco”. Na décima pergunta, ao responder ao caso do cartel no metrô de SP, afirma que há diferença ética entre PSDB e PT.

Pergunta 8 – Relação Lula-FHC

Pergunta 9 – ‘Governo está tapando buraco na economia’

Pergunta 10 – PSDB e corrupção

Clique aqui e assista ao bloco 1

Comentários
150
  1. Wagner Silva disse:

    Outro dia estava em uma roda de amigos discutindo o que teria sido do mundo se o Hitler tivesse ganho a 2ª Guerra Mundial, como seria o mundo atual?
    Hoje vou reencontrá-los e propor uma discussão sobre como seria o Brasil hoje? Caso o Serra tivesse sido eleito presidente em 2002? Se na prefeitura de São Paulo ele e seu Secretario de Finanças, Mauro Ricardo, conviveram de forma no mínimo negligente com a máfia do ISS. Imagina uma tchurma dessas em Brasília?

    • Thiago alburqueqe disse:

      Wagner se Serra foi condecente com corrupção. Lula foi o quê então? Visto que o candidato que ele preparava para ser seu sucessor José Dirceu foi um dos principais articuladores do mensalão, sugiro a você ler mais

    • mario disse:

      bom foi o ze dirceu como chefe da casa civil

    • Carlos disse:

      O Kassab é aliado do PT. Não do PSDB.

    • FERNANDO FIDELIS DOS SANTOS FILHO disse:

      E AÍ!!! A DILMA GANHOU E FOI DIFERENTE? FALA SÉRIO! SÓ TEM UMA COISA QUE EXPLICA ALGUÉM DIZER QUE LULA E DILMA SÃO MELHORES, CASO SEJA COMUNISTAS OU FANÁTICO PELA ESQUERDA DECADENTE DO BRASIL.

    • SAMUE disse:

      COM CERTEZA BEM MELHOR, DO QUE ESTA HOJE, SE VOCÊ É FÃ DESTA POLITICA PODRE QUE ESTA AI ENTÃO DA PARA PERCEBER A TUA PERCEPÇÃO COM O QUE É ÉTICO E MORAL!! FAÇA ME O FAVOR HEM MEU RAPAZ,

    • Carlos disse:

      No Brasil não existe divisão ideológica, na verdade há a perseguição do poder, ai, não importa o partido, assim, o pessoal do PT, querendo se perpetuar no dito poder esquece que o sucesso de um governo, obrigatoriamente, nasce no outro passado, pois o tempo de uma gestão é insuficiente para a implementação de qualquer tipo de programa governamental.

    • grogero disse:

      Hitler não desejou desenvolver a bomba atomica, caso contrário teria conquistado o mundo. Os últimos 8 anos foi de um tal de Kassab e não do Serra. Se o Serra fosse o presidente do Brasil provavelmente o PT estaria livre do Mensalão, viu como faltou assunto na rodinha dos amigos?

    • Gessó Lopes disse:

      Lendo seu comentário, lembrei de uma longa conversa com um amigo sobre as vantagens e desvantagens da vitória Alemã na 2º Guerra mundial e não chegamos a nenhum conclusão como em vários outros assuntos, contudo ele conduz boas argumentações. Agora em relação ao Brasil se Serra tivesse ganhado a eleição, engraçado, concordamos 100%, não conseguimos encontrar uma vantagem da Vitoria de Dilma. Lula no primeiro mandato manteve os avanços do governo FHC e trouxe confiança ao mercado, Dilma ao contrário, retrocedeu bastante, aprofundando a politica de transferência de renda sem resultados práticos, anulou praticamente a oposição e loteou a Republica em pessoas de confiança ou aliados do PT, aumentando a ineficiência do estado e a corrupção e com isso o descredito internacional, queda do PIB, aumento da inflação, dos juros e da carga tribútaria que já é uma das maiores do mundo.

    • Marco A. Barbosa disse:

      Prezado Wagner,
      o “Se” não ganha nada nem muda a história, portanto justificar ações em função de um “se” que nunca aconteceu e nunca acontecerá é o mesmo que plantar alho e querer colher mesas…

  2. Carlson Nunes disse:

    No Brasil os erros e acertos definem os nossos 500 e poucos anos !

    O termo intelectual tenta resumir um sujeito de ideias formadas, portanto gostaria de saber dos intelectuais do Brasil o porque que a maioria dos que enfrentaram a ditadura e estão vivos e fazem parte dos formadores de opinião e muitos fazem parte do governo federal, mas são uns inertes que vivem sob uma lei pifia ensinando o ser humano as praticas dos animais a brutalidade pode ser exercida com permissão de livramentos, somos uma nação ou um covil de bandoleiros ? o ser humano é uma escoria fraca ou tem que pagar pelos seus erros ? com 500 anos já podemos ser nação ? ou ainda se terá que derramar muito sangue apos varias guerras para emfim declararmos a nossa inteligência ? de que vale o conhecimento se a língua no obscuro é como uma planta de espinho ?

    A melhoria continua é melhor que a estagnação.

  3. Humberto disse:

    Não consigo entender como alguem pode achar que FHC foi algo positivo para o Brasil?
    Ele dou o patrimonio Brasileiro para os estrangeiros, o amigo pessoal dele o Daniel Dantas nunca foi investigado, as vezes que tentaram a midia e os (amigos) rapidamente abafaram e engavetaram os processos.
    Porque a CPI das privatizações nunca saiu do papel, onde foi parar o dinheiro das vendas das empresas (o mensalão foi ficinha).
    O plano de combate da inflação foi do ministro Ricupero (merito dele)que se apressaram em queimá-lo.
    Ai posar de mochinho é fichinha.
    FHC foi o pior presdidente do Brasil nos ultimos 60 anos, a história ira confirmar, quem viver verá.
    Humberto

    • José Carlos disse:

      Senhor Humberto, e o que o PT de Lula e Dilma estão fazendo, não é o mesmo? E pior ainda, compra 40% do que já do Brasil, e deixa 60% para a China e seus sócios.

    • Wilson disse:

      Talvez, tenha sido mesmo, pois o mesmo deixou o bolsa escola, vale gás, bolsa alimentação, onde o Lula unificou os três, transformando no bolsa família, deixou o luz do campo com previsão para o término no ano de 2008 e o Lula o transformou em luz para todos, deixou o fundef e o lula o transformou em fundeb, privatizou a telefonia e hoje todo mundo tem um telefone, deixou a lei de responsabilidade fiscal, deixou o médico da família com salário de R$. 8.000,00 e hoje os médicos ainda ganham o mesmo salário, ou quase isso, aumentou agora para favorecer os cubanos, uma maneira de ajudar castros. Mas o PT deixará uma herança terrível, pois após a era PT, aumentou os homicídios, aumentou o estupro, aumentou os roubos e furtos, aumentou o número de obras inacabadas, aumentou a dívida interna que já passa dos dois trilhões. Agora pergunto, será que FHC foi tão ruim assim?

    • Carla disse:

      Humberto,vc é ridículo qdo se refere ao melhor presidente que já tivemos,o FHC!O que ele fez de bom?TUDO!Começando pela privatização da telefonia!!!!Senão hoje até essa cambada de favelados não teriam tel celular como teem,e falam como se tivessem grana para pagar ,pois ficam pendurados!Queria ver,se vc mesmo teria dinheiro para pagar 50.000 reais por uma linha hoe,e quem criou o real?Eolhe que posso falar sobre isso,pois foi um parente meu que criou o real!ANDRE LARA RESENDE!CHEGA DE FALAR ASNEIRAS TA!

    • SAMUE disse:

      SE VOCÊ CONSEGUES FALAR EM UM CELULAR É GRAÇAS AO FHC, SE O TEU SALARIO HOJE NÃO É DEFASADO PELA INFRAÇÃO E GRAÇAS AO FHC, SE HOJE TEM O BOLSA FAMÍLIA QUE FOI SOMENTE MUDADO O NOME, PELO SR, LULA, É GRAÇAS AO FHC, E ETC, ETC ETC, PRA DE ANDAR PELAS CAPITAIS E VAI DAR UMA VOLTA NO INTERIOR DESTE PAIS, PARA VOCÊ VER QUE A AFRICA É BEM MELHOR DO QUE AQUI,E ALEM DO MAIS O GOVERNO LULA E DILMA PRIVATIZOU TRÉS VEZES MAIS QUE O FHC, HÁ ANTES QUE EU ME ESQUEÇA, O JOSÉ DIRCEU, JOSÉ GENUÍNO,JOÃO PAULO CUNHA, E TODA PODRIDÃO CORRUPTA SÃO TODOS AMIGOS DA DILMA E DO LULA, E NÃO DO FHC,VAI TOMAR UM BANHO DE CONSCIÊNCIA, SEU TAPADO.

    • José disse:

      Não consigo entender quem fala mal de FHC. Melhor presidente do Brasil. O cara acabou com a inflação, diminuiu o tamanho do Estado e fez uma revolução na telefonia, etc. O governo do PT só colheu os frutos plantados pelo PSDB. Qual e a política econômica hj? A mesma com a diferença de que com o fechamento da economia do PT, o excesso de apatelhamento do Estado, maquiagem de numeros fiscais e injeção de capital sem educação de consumo trouxe de volta a inflação. Veja o que era a Vale antes e agora. Nenhuma empresa atinge sua plenitude na geracao de riquezas e inovacao nas mãos do governo.

    • rodrigo disse:

      Falou e disse!!

    • caninde disse:

      Meu caro, primeiramente quero lhe que sou a politico e tenho nojo de politico corrupto,
      porem vc tem memoria curta vale a pena lembrar. quando fhc entrou no governo pegou o país falido com uma inflação a 80%, vivendo uma instabilidade de planos e mais planos que não dava certo, e ele conseguiu elaborar um que está dando certo até hoje. Quanto as privatizações foi uma boa, pois, quem lembra sabe que a vale só dava prejuizo e hoje está dando lucro, a CSN a mesma coisa, e muitas outras, o dinheiro da privatização foi o que o pt deu para o FMI para fazer gracinha e se estabilizar no poder, para poder montar sua quadrilha e roubar nosso dinheiro. veja quem era pobre miserável e agora é rico milionário, de onde veio essa riqueza? a telefonia nem se fala, apesar de ainda ser uma das mais cara do mundo, porém, se fala hoje quase de graça em relação ao passado. agora mostra o que pt fez? a não ser pegar nossos impostos e dá de esmola para os outros, com isso criando uma rede de preguiçosos e vagabundos, pois hoje muitos nem quem trabalhar por causa de bolsa miséria. igual a lula que nunca fez nada pelo país.

    • ecio a nascimento disse:

      Cara, FHC fez um governo muito bom, pra ser excepcional, só faltou privatizar a petrobras, para evitar que oportunistas de plantão, se amontoem nos diversos cabides que estão lá pra empregar gente incompetente e oportunistas, como muitos aqui desta coluna

    • Tem razão Humberto. Ele não fez nada, só não deixou as estatais para o PT inchar as folhas de pagamentos com petistas vagabundos e improdutivos. Veja os numeros da Vale de ontem e de hoje. Meu celular antes da privatização das TELES, me custou 10 salarios minimos. Pagava um salario minimo de aluguel de telefone residencial. O Plano Real foi a nossa salvação e no entanto o maior critico do plano foi o Lula e graças a esse plano e todas as demais mudanças feitas na economia que o PT pegou um governo enxutinho, de bandeja, pra dizer agora que tudo foi feito por ele. È por isso que dizem que ele é o CARA de pau, mais salafrario que desse Pais.

    • grogero disse:

      A CPI das privatizações não saiu do papel por conta de que ainda estão privatizando, detalhe, esse plano econômico que nós temos foi “startado” pela dona Zélia. Quem viveu viu!

    • juarez disse:

      Concordo plenamente e entendo que quem tem a visão correta da historia, deve estar atento para explicar ao eleitor, que não podemos jamais praticar o retrocesso de ver o PSDB/DEM/PPS, voltar ao poder!

    • Gessó Lopes disse:

      Acredito quem critica o Governo FHC não estudou ou não entende economia. O Brasil viveu 20 ano com hiperinflação, crise da divida e desorganização dos estados. O orçamento de estados e municípios mal davam para cobrir a folha de pagamentos. Com o Plano Real e a Lei de responsabilidade fiscal, que o PT foi radicalmente contra, o Brasil conseguiu debelar a inflação e controlar a fúria gastadora dos políticos em fim de mandato. Se não tivessemos a privatização, tão demonizada pelo PT, hoje essas empresas estariam falidas como a PTrobrás, e o volume de investimentos feitos pela multinacionais, compensaram a privatização.

    • Adir Ribeiro severo disse:

      F-h-C foi melhor presidente q nos tivemos neses ultimos pres pior foi lula q nao fes nada pelo pais pasava maior parte do tempo viagando gastando o dinheio do pvo Brasileiro

    • Douglas disse:

      O pt é o partido gafanhoto. so esta acabando com o que foi plantado com outros. outro detalhe, diferença entre PSDB e PT. O PT é o partido galinha, quando poe um ovo sai gagarejando aos 4 ventos. O PSDB partido pata, sai quietinha. O resultado disso é que PT passa a sensação de estar fazendo mais que os outros.
      PT e PSDB fizeram cpoiosas boas e ruins, tem os corruptos tambem.
      Pra fizalizar… FHC plantou uma árvore frutifera, bom, essa arvore demora alguns anos para crescer, dar flores, furtos. antes disso, precisa de cuidados, carpir, adubar… bom, pasaram os anos e o pt pegou a arvore quase em ponto de flor… e agora, tem acara de pau de dizer que: nso tempos do FHC essa arvore nao dava frutos.
      Bom… que arvore o PT esta plantando? sera que estão carpindo o pomar? adubando?

    • antonio maggi disse:

      Meu caro,vivi em São Bernardo/Santo André,e acompanhei o Lula com a Erundina fazendo
      palestra em cima de caminhão e recebendo dinheiro dos empresários.Nas empresas em que
      ele trabalhou nunca produziu nada,apenas agitava e ameaçava os colegas,além de ordenar
      que os operários matassem as peças,tirando-as fora das medidas,ocasionando assim prejuízo
      a empresa e ao pais.Isso eu vi com meus próprios olhos e não baseado em comentários sem
      provas.O sr.Lula tem uma fortuna incompatível com o salário que ganhou,além de ter participado do mensalão e ser conheico com a frase não sei de nada,não vi nada.
      Como disse anteriormente a história vai mostrar a verdade.O FHC não conheci,mas o lula
      eu considero um pelego.

  4. hermes disse:

    FHC continua triste e mostrando que a única coisa boa que fez foi ter deixado o pais para o PT governar. Pois não tem a capacidade de construir líderes. Lula não tem que reconhecer coisas boas no governo do FHC porque elas não existem.

    • Rodney disse:

      Pensei que os idiotas petistas tinham melhorado um pouquinho sua visão política porém vejo que continuam idiotas mal informados e sem cultura

    • grogero disse:

      O PT tenta governar a moeda que FHC implantou e está dando continuidade nas privatizações, se isso não foi bom então porque continuar fazendo.

    • Roberto Pereira disse:

      Concordo plenamente(…) O partido do ex presidente tucano, colaborou para a falência de minha empresa; e de outras mais.Isso graças à sua política equivocada e voltada inteiramente (Quase)para a elite. Direita não(…)

  5. Julio Maria Campos disse:

    O FHC tem razão. Também penso que o Lula sofre da “síndrome de Estocolmo”: conviveu tanto a “Ditadura militar” que agora se comporta como membro de uma “Ditadura Civil”
    (afinal, quem é o atual presidente da república?) e quer se perpetuar no comando(?)
    do país (já que se vão 13 anos nessa enganação tipo Hugo Chavez). Por outro lado o PSDB é um partido “partido”, cheio de narcisistas “ruins de voto” e não faz coisa alguma para contrabalançar a visão que o povo tem sobre seus possíveis adversários(lembrando que quem elege é a maioria, e maioria no Brasil não é classe média…)

    • Couto disse:

      O povo é quem decide quem vai para o poder. Se o Presidente conhece os verdadeiros problemas do povo e resolve pelo menos a maioria deles, é claro que o povo vai querer a sua continuação.

    • Marcelo disse:

      Júlio, você não percebeu o que o Sr. Kennedy disse no seu blog, FHC falou que Lula não reconhecia o que o governo dele tinha feito, depois as respostas deles todas negativa sobre o atual governo.

  6. Joaquim Salvador do Brasil disse:

    Não foi possível acessar a todas as perguntas e as poucas que conseguimos estavam fora de ordem. A importância do entrevistado merecia uma melhor apresentação da entrevista.

  7. RUBENS ATAIDE BARBOSA disse:

    Obrigado Sr. Deus por feito nascer em nosso País O Sr. FHC.
    O SR. FHC com o Sr. Itamar Franco, desmatou, destocou, arou, plantou, adubou, aguou e na hora de desfrutar, entregou o governo para o PT. O Brasil não estaria na condição que está hoje se não fosse ó Plano Real.
    A Sra. Ruth foi quem criou a bolsa família, como serviço social de um momento, e o PT se diz criador como política governamental.
    Ninguém de esquece dos panelaços que PT fazia no congresso atrapalhando as votações de das pautas importantes para o país.

    • jose disse:

      Concordo plenamente,porem o PSDB não renovou seu quadro para dar continuidade a tão importante projeto e o PT tirou proveito de tudo que FHC construi.

      • Alessandro disse:

        José, concordo com vc, o PSDB é culpado por isso, porem o povo nao é partidario, nao vota no partido e sim no candidato, e de tanto os corruPTos mentirem e falarem besteira, acreditaram tanto neles que poderia vir JESUS CRISTO como candidato pelo PSDB q nao seria eleito. O POVO IGNORANTE SÓ ACREDITA NA MENTIRA. na sucessao do FCH tinha o SERRA, capacitado, pronto para o cargo, foi o melhor ministro da saúde de todos os tempos, porem o povo queria e quer ser enganado. infelizmente para nós.

    • Aldo Marcolin disse:

      Rubens e José o que o Sr. FHC fez para o Brasil? Plano Real? Que a tropa do Partido Só De Bandidos (PSDB) vive propagando que foi o Príncipe da Privataria foi o Presidente criador roubando do verdadeiro Pai foi o Presidente Itamar. O que mais o FHC fez, deixa eu ver, vendeu, ou melhor, doou todo o patrimônio brasileiro que puderam, acabou com as reservas monetárias e triplicou a dívida pública em relação ao PIB mesmo tendo vendido (doado) o patrimônio estatal. Criou uma politica perversa de aumento mensal dos combustíveis para satisfazer os credores internacionais e FMI. N~ao criou nenhuma escola técnica ou universidade, já se seu intento era acabar com o ensino publico.
      Por fim pergunto, qual generosidade seu FHC e sua camarilha tiveram para com o Lula e o PT. Quem QUER RESPEITO TEM QUE RESPEITAR.

    • CARLOS disse:

      BOM! fazer o que?
      Se entendem as coisas de outra maneira.
      VEJA NO VIDEO (FLORENÇA – 1999) QUE O SEU GRANDE PLANTADOR, DEIXOU P/ O LULA COLHER.
      JÁ VIU, OU ESTÁ SE FAZENDO DE IDIOTA? PORQUE, DEPOIS DAQUELE VEXAME(INTERNACIONAL,COM DIREITO A UMA “PIABA EMPANADA” RECEBIDA DO PRES. CLINTON…) TEEM CORAGEM DE DIZER, QUE O MOÇO,(FHC),DEIXOU TUDO “PREPARADINHO” P/O LULA, REALMENTE. DIZER O QUE?

    • antonio disse:

      De FHC os brasileiros nem lembram de tão insignificante que este cidadão foi.
      Nós, brasileiros, lembramos do grande ” PRESIDENTE LULA” , este sim, revolucionou o Brasil

    • Gessó Lopes disse:

      O PT além de colher os frutos do Plano Real, hoje trabalha para destruir todos os avanços. Parabéns pelo comentário.

  8. liborio schweitzer delduque disse:

    bem se diga de partida se o povo você mais instruído ou melhor mais estudado la pra cima o seu lula,lulinha não ganhava nem pra prefeito porque ele não concorre há prefeitura pra nós ver ai em SP seria uma ótima chace de ver se ele realmente é o cara como se acha. pois hoje se for verdade que o então ministro da EDUCAÇÃO na época foi o então Sr jorge bornalze fico triste em dizer de que sou catarinense pois retirou do currículo escolar a matéria de E.M.C. OSPB. POIS CADE O ENTERECE DE QUE O POVO SEJA ESTUDADO ,dai é que se ve democracia e a liberdade de EDUCAÇÃO. que hoje o povo não tem pois começava ja 5ªserie primaria e a gente conhecia as malandragem destes que ai hoje estão pois nem tapando o sol com a peneira da pra dizer que merecem o nosso voto, e pra que eu que sou analfabeto,mas não burro que democracia é esta a onde você é obrigado há votar AI se não votar deixa de ser até registrado que dirá cidadão, num pais que se fala em democracia pra turma do PT em geral é claro né….?e então nos povo temos um congresso que se esquecerão que forão pra legislar pro povo so quee hove um acidente de percurso e legislarão em seus propios intereces se esquecendo do real valor que é o povo mas esta na hora do povo mostras que há soberania da nação não é há camará ou senado mais sim o povo que é a soberania da nação povo……ta na hora de mudar este raciocínio de escravo indigente destes de que detêm o poder vamos mudar esta triste historiá pois somos um pais muto prospero mas só se ta criando é cascavel em vez de algo bom. só coisa ruim em seus pro pios benefícios…..o povo nada, poi só tem pro povo é deveres e obrigações direito só se for pra justiça caso contrario nada absolutamente nada,nada nada. este sim é há democracia desta nação……..

    • Eduardo Luiz de Mello disse:

      E desde quando o paulista sabe votar ? Vocês elegeram o Paulo Maluf, o Pita, o Jânio Quadros, dentre outros. Precisa falar mais ?

    • Carlos disse:

      Não leve a mal, mas vai aprender a escrever para fazer um comentário amis coerente.

    • EL LOCO disse:

      O LULA NÃO GANHA EM SÃO PAULO NÃO É PORQUE É UMA SOCIEDADE MAIS INSTRUÍDA NÃO. ELE NÃO GANHA EM SÃO PAULO PORQUE ESSA CIDADE É RACISTA. TEM ÓDIO A NORDESTINO. SENDO EMIGRANTE NORDESTINO. NÃO CURSOU NENHUMA FACULDADE. FOI TORNEIRO MECÂNICO. ESSAS QUALIDADES IMPEDEM AO LULA DE GANHAR EM SÃO PAULO. OUTRA COISA SEU SOBRE NOME DEVE TER ORIGEM EUROPEIA.

    • Tarcísio Reinehr disse:

      Amigo, onde você mora? No Brasil é que não é! Pois saberia ao menos um pouco de português!
      Ah! Como falta o MOBRAL!

  9. antonio disse:

    o Lula reconheceu,sim, publicamente na TV aberta. Disse que o cartão corporativo foi a melhor coisa que FHC criou….

  10. HUMBERTO COSTA disse:

    HA DIFERENÇA ÉTICA ENTRE PT E PSDB ? QUAIS DIFERENÇAS SR PRESIDENTE ? O SR. É DAQUELES QUE EMBARCAM NA ONDA DA MENTIRINHAS PLANTADAS NOS JORNAIS ? SE EXITIU O MENSALÃO, CLARO QUE EXISTI, NO SEU GOVERNO ELE FUNCIONOU PARA DAR DINHEIRO DO POVO AOS LADÕRES E AINDA: QUEBRARAM O BRASIL EM MIL VEZES. SÓ PRA LEMBRAR: O CASO BANESTADO QEU FOI O MAIOR ESCANDALO DA HISTORIA DO BRASIL, NADA SE FALOU OU SE APUROU. 640. BILHÕES DE DOLARES FORAM PRA OS PARAISOS FISCAIS PELAS CONTAS CC5 QUE FUNCIONOU ABERTAMENTE NO SEU GOVERNO, ASSIM COMO DO COLLOR ONDE TB. SAIRAM 450 BILHÕES DE DOLARES DE BRASILEIROS.

  11. HUMBERTO COSTA disse:

    SR. PRESIDEDNTE, É QUE NO BRASIL, SE DAR MUITO DESTAQUE A MENTIRAS DO QUE AS VERDADES ( (SUA GENTE DA IMPRENSA) SE. COLOCAREM PESSOAS DO BEM FRENTE A FRENTE PARA ANALISAREM AS SUAS AÇÕES E AS DO LULA O SR. VERÁ OU MELHOR O POVO SABERÁ QUE FEZ MAIS POR ESSE POVO E ESSE PAÍS. SÓ PARA LEMBRAR; O LULA NÃO VENDEU A SOBERANARIA BRASILEIRA PARA NENHUM PAÍS COMO O SR. FEZ AO IMPLORAR AO GOVERNO AMERICANO UM AVAL DO EMPRESTIMO PARA PAGAR AS CONTAS EXTERNAS

  12. Brito disse:

    Como pode alguém não reconhecer que o intelectual e ex-presidente FHC, tirou o Brasil do fundo do poço, junto ao não menos talentoso, ex-presidente Itamar Franco? Só pode ser inveja. A coisa mais importante que aconteceu no Brasil nesses últimos 30 anos, foi a criação do Plano Real e o equilíbrio fiscal, sem falar nas Bolsas de ajuda aos pobres, que depois, Lulla unificou dizendo-se pai do Bolsa Família. É muita cara de pau. É muita injustiça. É muita ingratidão. É muita pretensão. É muita arrogância. Será que esse Lula não acredita no Deus de Abraão para ser tão injusto como é?

    • jose disse:

      O despeito do PT e seus seguidores é que FHC Privatizou e isso acabou com a possibilidade de empregar milhões de companheiros para mamar no governo. veja a caixa economica que maravilha.

      • antonio disse:

        Privatizou a preço de bananas para os amigos e estrangeiros….. um vagal preguiçoso … dormia até ao meio dia e depois ia para piscina. Quem disse foi seu aliado ACM… e olha com quem ele andava

      • Maninho disse:

        Doou criminosamente vc quer dizer, não é amigo?? E de nada adiantou, se os daqui não mamaram , os gringos mamam até hoje…

      • ED disse:

        Falou errado seu Zé. O fhc privatizou e dilma agora continua fazendo a mesma coisa. Só falta entregar de vez Banco do Brasil, CEF, pois, a Petrobrás já foi pro saco a muito tempo. Só o senhor não vê isto, ou será que nas privatizações da dilma o senhor não levou alguma vantagem, e por isto critica?

      • Elvis Rocha disse:

        A estabilidade econômica e o próprio Real surgiram na gestão Itamar e FHC tanto fez, que estava perdendo o controle dela no fim do mandato, com juros de 27%, inflação de 12%, dólar a quase 4 reais, desemprego esbarrando nos 15%, mínimo inferior aos 100 dólares e a doação das nossas melhores estatais com financiamento público… Se ele fez alguma coisa boa pelo país, estou procurando, mas tá difícil de achar!

    • Neco disse:

      Nem gratidão, nem saudades. Foi-se tarde e espero que nunca mais volte para surrupiar ou entregar o resto que sobrou do tesouro brasileiro. O povo não é bobo, o povo sabe bem o que o governo faz de bom para seus cidadãos.

    • José Leonardo da Silva disse:

      Quem acredita no Deus de Abraão é FHC, ele até rezou aos pés do padre Cícero. Se for conveniente o “ex” ateu reza num canto e ora em outro. O homem do pé na cozinha (preconceituoso), porém intelectual é muito generoso. Que o digam os banqueiros.

  13. DIRRAN NEY XAVIER disse:

    LAMENTAVÉL O HORROR DE DINHEIRO GASTO NO GOVERNO DO PT NA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÁO FRANCISCO PRA NADA, QUASE TUDO PARADO É AGORA MAS DINHEIRO COMO SEMPRE TEM QUE HAVER PUNIÇÃO.

  14. ANTONIO ALVES disse:

    TERMOS QUE RECONHECEMOS NO GOVERNO DO PSDB A GRANDE IMPORTANCIA DA ESTABILIDADE ECONOMICA, MAS NUNCA DEVEMOS ESQUECEMOS DA GRANDIOSA INCLUSÃO SOCIAL DA CLASE MAIS POBRE DESTE PAIS COM O SURGIMENTO DE PROGRAMA, BEM COMO O BOLSA FAMÍLIA CRIADO NO GOVERNO DO PT. PARABÉNS LULA. SOU MUITO GRATO AO SENHOR, POIS SOU DO ALTO SERTÃO PERNAMBUCANO E VEJO Á ALEGRIA DESTE POVO AO RECEBER ESTE BENEFICIO, QUE ALGUNS CHAMAM DE MIGALHA. MAS O POVO CARENTE SABER DA IMPORTÂNCIA DO BENEFÍCIO. PARABÉNS LULA E QUE DILMA CONTINUE COM ESTA GRANDE OBRA.

    • Augusto Marotta disse:

      Quem criou a hoje chamada Bolsa Familia foi FHC, que o PT se apropriou, mudou o nome e se diz o “pai da criança”. Se FHC não tivesse privatizado um monte de “esqueletos” , haveria um enorme cabide para empregar os companheiros. Veja aí TODAS as estatais que ainda sobrevivem. Sem falar dos sindicatos. Mérito para Lula : está conseguindo implantar o marxismo, tão sonhado, em nossas terras tupiniquins.

  15. m.a.p disse:

    O que esse senhor falou não é verdade quem não consegue enxergar os méritos de seu de seu governo, a lei da responsabilidade fiscal, por exemplo é o povo brasileiro.

  16. Jose Maria disse:

    Aquele que ganhar as eleições presidenciais terá de enfrentar dias difíceis, não gostaria de ser esse coitado. Se for Dilma tudo bem, encobrem-se os desacertos e o povão não percebe nada e toca o barco furado pra frente. Lembram do rombo que Lula fez no tesouro de mais de R$ 50 BILHÕES de Reais e deixou pra Dilma tapar o buraco? Lembram nada! Foi quando ela tirou do orçamento de 2011, da saúde, da educação, da segurança e dos demais ministérios para cobrir esse desfalque, atitude essa que fez falta nos investimentos sociais.

  17. Marco disse:

    Os dois lados da moeda. O FHC adotou o Consenso de Washington (USA) e o Lula adotou o chavismo/castrismo. Infelizmente nenhuma destas opções foram interessantes ao país, pois a grande maioria da população sofreu e sofre com estas aventuras.

  18. Natal Eliseu disse:

    Eu só acho que só foi possível ocorrer os programas sociais dos governos graças a estabilidade econômica conseguid através da política do plano real… Uma coisa é falar bem ou mal de alguma coisa, mas se hoje é possível o governo ajudar milhares de famílias com estes programas sociais é porque a estabiilidade econômica do real ainda permite… Me lembro que antes do plano real era aquela inflação absurda e meu pai recebia o salário mínimo e tinha que fazer compra no mesmo dia, porque no dia seguinte, tudo já estava mais caro… Graças a estabilidade econômica e as privatizações é que hoje os governos vivem batendo récordes de arrecadação, agora convenhamos, nada mais justo do que o governo dividir com o pessoal de baixo e que está recebendo em dobro, e olha que ainda temos corrupção em todos os níveis dos governos, mas ainda bem que que não temos tantas estatais que darima prejuísos e seria mais um caminho para corrupção… Na minha opinião, FHC foi muito bom e o Lula e a Dilma deram seguimento, porque se não tudo estaria perdido… Não gosto do discurso do Lula quando realmentenão sabe valorizar as coisas boas do seu adversário, a Dilma é melhor neste ponto… Finalizando, os governos só irão me convencer de que são bons quando investirem em boa educação para que os brasileiros menos favorecido possa term mais acesso aos melhores empregos e em vez de ficarem esperando a ajuda do govermo possa conseguir melhores condições de vida… Deus abençoe o nosso povo, porque a maioria ainda tem necessidades de coisas de primeira necessidade e ainda são ensinados a agradecer por receber um pouco de dinheiro enquanto que as condições para se desenvolver continua as mesmas…

  19. Avellar D'Arcebo y Arrabal disse:

    Melhor que FHC só D. José Serra, que nas próximas eleições vai desbancar a búlgara escarlate bolchevique e afastar o comunismo do Brazil. Os homens de benz de nossa querida pátria tupiniquim aguardam a posse de D. Alagão do Tyetê para recolocar o Brazil no rumo do sacrossanto mercado.
    Não se esqueçam Cerra é 45 …

  20. Leonardo Roberto Derussi Gil disse:

    Nasci rico e fiquei pobre, aceito todos os comentários porém a maioria dos utópicos em relação ao Lula não fazem a menor idéia de como esse crápula e populista do Lula faz a cabeça desse povo sofrido e sem instrução alguma. Várias manobras mentirosas com ajuda de certa mídia que acabam com o nosso país. Deprimente, ridículo nosso país ser governado por tamanha maldade de crápulas maquiavélicos que vão(há tempo de mudar!) acabar com as pessoas de bem.

  21. Fábio José Matias disse:

    O engraçado é que ninguém se faz a pergunta de como teria sido o governo do PT sem os governos de estabilização anteriores.

  22. roberto disse:

    Caro professor, não adianta vc estar falando com quem não entende, e pior não faz o mínimo esforço em entender. É muito profundo pra ele. Já Já ele também vai começar a falar da Academia Brasileira de Letras da qual vc faz parte. A inveja associada a incompetência mata professor……..

  23. pyna ceballos disse:

    O FHC ajudou ma Itamar trocar o nome de cruzado a Real, mais não tirou a infração, quando ele FHC entregou o mandato a LULA a infração estava 20% ao més e o FHC esta sabendo muito bem isso, e o povo tb.

    • Natal disse:

      Lula só é boa aquela que se pesca no mar, já o da política não me convence com seus discursos vazios e enganadores… Outro dia estava vendo uma reportagem sobre o amigo interesseiro (aquele tipo Félix) em um canal de TV e imaginei como na política tem tem tanta gente falsa, dissimulada, mentirosa e que venderia a própria mãe para ter um pouco de poder… Imagino quantas coisas não se é prometida para os poderosos antes de uma eleição para se pagar depois que se ganha… Você acha que o Lula é bom? Com certeza é muito bom para a família dele… Você acha que o PT chegou ao poder porque é bom ou porque recebeu um monte de doações de empresários, latifundiários e deus sabe de quem mais… Você acha que o o bolsa família é bom, acho que sim, afinal o povo precisa matar a sua fome, mas uma pergunta, isto deveria ser temporário, mas pelo que vejo, enquanto os políticos estiverem ganhando as eleições utilizando-se deste artifício isto será eternizado, sabe porquê? Simplesmente porque se investirem em educação o povo aprenderá a pensar e isto o político não quer, porque é melhor ter alguém com fome para dar-se algo e ganhar algo em troca do que ter alguém que prefira cosneguir algo com o próprio esforço e/ou aprenda a questionar, mesmo quando se ganha algo…

  24. ari busanello disse:

    A DIFERENCIA DE GOVERNO DO PSDB E DO PT, É MUITO GRANDE, NO GOVERNO DE FHC AS EMPRESAS CONSEGUIA, PAGAR OS TRIBUTOS E OS FUNCIONÁRIOS EM DIAS E HONRAR SEUS COMPROMISSOS, HOJE COM O GOVERNO DO PT, AS EMPRESAS ESTÃO PASSANDO POR UM MOMENTOS DIFÍCIL, ESPERAMOS QUE COM A MUDANÇA DE GOVERNO EM 2014 POSSA MUDAR O RUMO DA ECONOMIA BRASILEIRA.

  25. Felipe disse:

    Difícil entender o que ele fala tem uma diferença muito grande entre o sr e o Lula…não adiantar falar ta no seu DNA não gostar de pobre!

  26. Luiz disse:

    Se não fosse o Plano Real, o que seria do PT? Certamente o país continuaria com inflações piores do que as de hoje. O senhor acha que o Estado brasileiro, corrupto e ineficiente, consegue atuar como empresário? Não é à toa que a Petrobrás vive em crise, e o dinheiro que paga todos os erros e roubos do governo é seu e de toda a população. É também o setor privado que gera mais empregos e mais lucros, além da competição de mercado beneficiar o consumidor. O governo PT é tão hipócrita, falando da herança maldita do FHC e depois fica se gabando, em propaganda política, das parcerias com o setor privado. Temos que reconhecer o progresso no setor científico em relação a AIDS, quando José Serra era ministro da saúde, e apoiou programas para soropositivos, uma das maiores iniciativas na saúde nacional. Imagino que seja melhor distribuir dinheiro para população para garantir votos e apoiar regimes ditatoriais na América Latina, não é senhor Hermes? De que adianta um líder carismático? O Brasil precisa é de competência, coisa que o PT, em dez anos mostrou pouquíssimo.

  27. Magali Bonfim disse:

    A presidenta Dilma esta sempre falando que o numero de desempregado diminuiu,então por que nós que trabalhamos de sol a sol temos que pagar os impostos mais caros para ajudar a contribuir com a bolsa familia e ter que contribuir com os impostos mais caro do mundo para que possa sobreviver.E nossos politicos que roubam e nada é feito,continuam vivendo na mordomia,faço parte do dinheiro que é pago pro salario deles,para esses corruptos gortaria que usassem os Sus e outros beneficios que nós trabalhadores usamos,e morassem em casa vivendo do suor do trabalho deles,gostaria que Fernando Henrique Cardoso fosse nosso presidente de novo para por a casa em ordem,pois tudo que temos é graças ao F.H.C inclusive nossa tecnologia.

  28. jacó disse:

    quem deveria ter algum remorso é esse pessimo governante fhcê que felizmente já foi esquecido pelo povo, mais que não se cala nos meios impressos decadente que lhe dão espaço, por isso a imprensa é desacreditada por 90% da população Brasileira.

  29. Beto disse:

    Parabens ao sociologo.
    Realmente não deve ter generosidade mesmo, pois ter quebrado a economia do país por 2 vezes em 2 mandatos, deixado a tx de juros chegar (selic) a 44%, inflação a 12% a.a, risco pais a 3 mil pontos. Isso realmente é demais.
    Ponha o chinelão e o gorro e esqueça o que diz ter feito.

  30. Renato Oliveira disse:

    Honestamente, ja vivi na epoca dos miltares, ja vi sarney virar presidente da noite pro dia, ja vi collor iludir o povo brasileiro, sendo um garotao esportista radical e etc, o sonho de consumo de todo povo com a auto estima em baixa, entrar e sair tao rapidamente da presidencia, enfim ja vi mta coisa, mas nao posso deixar passar em branco a capacidade de raciocionio e rapidez de atitude como desses Srs. Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, simplesmente tiraram o Pais do buraco, privatizaram sim e acabaram com um monte de empregos de conveniencia, hj todos temos telefone fixo e celular, isso sem mencionar a Sra Ruth, essa sim Primeira Dama com letras maisculas, que nao passou seus anos no governo somente aplicando botox no rosto.

  31. Xexeu disse:

    Para quem já pediu para esquecer o que escreveu, agora quer que esqueçamos o que ele fez de errado. O FHC comprou a reeleição, O engavetador Geraldo Brindeiro sentou e colocou tudo na gaveta durante 8 anos. Ninguem é santo nisso ai…
    E o cara ainda ganha espaço para falar.

  32. Eduardo disse:

    Enfim, é importante observar os lamentos do ocaso do PSDB, mergulhado em crises, contradições, escândalos de corrupção e sem lideranças expressivas. Generosidade em relação a que SR. FHC, a um incipiente processo de transmissão de renda, ao vergonhoso processo de venda do patrimônio publico (imaginem se a VALE ainda fosse nossa, que benefícios enormes poderíamos ter ) a uma estabilidade economica que o Sr. erdou e se apropriou. Ainda não entenderam porque vão perder novamente, e no primeiro turno.

  33. Cezaley disse:

    O Lula foi generoso até demais com esse senhor por não ter mandado para cadeia. Um presidente que vende metade do país aos estrangeiros e não pagou a dívida externa. Um senhor que COMPROU, prestem atenção, COMPROU, deputados para se reeleger tem que ir para cadeia. Se Lula errou foi não ter mandado esses tucanos para cadeia e aí tinha acontecido essa roubalheira do “TRENSALÃO” e a recente corrupção do ISS da prefeitura de São Paulo.

  34. Aloisio disse:

    UMA COISA É CERTA: “A INGRATIDÃO É O PIOR DEFEITO DE CARÁTER”, TODOS OS OUTROS DEFEITOS VEM ATRÁS DA INGRATIDÃO…COMO DIZ O EVANGELHO: ‘SÓ A VERDADE VOS LIBERTARÁ”.
    1-FOI NO GOVERNO ITAMAR FRANCO QUE FOI FEITO O PLANO REAL QUE DEU A ESTABILIDADE ECONÔMICA.
    2-NO GOVERNO FHC FOI REALMENTE QUE VINGOU O PLANO REAL.
    3-DIZEM QUE FOI POR INSPIRAÇÃO DA Sra. RUTH CARDOSO QUE O MARIDO CRIOU: BOLSA ESCOLA, AUXÍLIO GÁS, BOLSA ALIMENTAÇÃO,CARTÃO ALIMENTAÇÃO.
    4-FOI NO GOVERNO LULA QUE FORAM UNIFICADOS (por sugestão do gov. Marconi Perilo com elogio e agradecimento do LULA, VEJA O VÍDEO:www.youtube.com/watch?v=4vCeoPLLUn8) OS PROGRAMAS CRIADOS POR FHC.
    5-A VERDADE É UMA SÓ…

  35. Carlos disse:

    FHC viabilizou o governo do PT, que apenas surfou nas onda das reformas do PSDB. Agora, não queira que um partido cujo líder mentiu, disse e desdisse sobre o Mensalão, vá reconhecer qualquer coisa de boa nos adversários.

  36. Sandro César Silvério da Costa disse:

    Generosidade com o PSDB? A única generosidade merecida por esse partido seria a mesma que ele tem prestado às camadas mais desfavorecidas da sociedade, ou seja, nenhuma!
    Um partido incapaz de governar para a base da pirâmide social, um partido que se vende para o capital exterior, um partido que traiu o país privatizando suas empresas mais rentáveis seria merecedor de generosidade?
    Eu me pergunto se a indignação desse senhor não se deve a uma percepção pessoal de que haverá considerável encolhimento político de seu partido nas próximas eleições.
    Em Minas já se pode observar a possibilidade de o eleitorado mudar o seu representate de governo.
    Ano que vem saberemos!

  37. Rui Barbosa (Bahia) disse:

    Nesse Regime a que somos submetidos desde 1500, e com a cultura que nos é imposta pelos meios de comunicação, o Brasil não deixa de ser terceiro mundo tão cedo. Nem direita, nem esquerda, nem centro. Qualquer político irá se deparar com ingerências mais fortes do que todo o esforço que for feito para consertar a nação. E são dessas ingerências que subsiste a mentira na política. Contar a verdade acabaria com a República. Quem se arrisca? Essa é a verdade. Quem quiser viver de ilusão política, acredite que Deputados e Senadores nunca foram comprados para “fazer as vezes dos Governos em prol do povo” (ou equalizar interesses). É por isso que todos os políticos vivem rindo. Vamos rir com eles também.

  38. Rui Barbosa (Bahia) disse:

    Muitas das leis de controle da União (responsabilidade fiscal) iniciaram com sugestões de Francisco Lopes e Osmundo Rebouças, tidos como os pais do Plano Real (primeira versão). Vide matéria publicada na Revista Veja em 12/10/1989 (no Governo SARNEY), o Real é necessário.

  39. jorge cunha freire disse:

    FHC a seu tempo fez da economia alguma coisa sólida com todos os obstáculos da democracia corrupta que reside nas entranhas da politica. Acredito que seu sucessor deveria como cidadão brasileiro reconhecer esse feito, visto que FHC não mais o ameaça na vida pública.
    Infeliz o povo brasileiro que não vê a verdadeira face do politico brasileiro.
    Deus com certeza é brasileiro, caso contrário o que seria de nós.

  40. laerte alberto jjunior disse:

    Olha agente de novo, Sr. Kennedy você esta ficando bom em alavancar notícias que rondam os setores que querem a volta ao passado, que saudade do Brasil de elites, a tal pensantes, letradas, de academia de letras, empresariais,fazendeiros que eram o poder neste país. Sabe sr. FHC fica chorando porque não teve coragem de ousar e ver que o povo brasileiro hoje vê e constrói,com esperança seu futuro ele em sua época queria a alegria das endinheirados e o o Real foi uma equipe e não sua criação e elaboração, chorar faz bem a alma dos culpados….

  41. laerte alberto jjunior disse:

    Puxa o comentário esta aguardando moderação, do pessoal da caneta””””””????? Olha pessoal precisamos urgente de liberdade de expressão no Blog do Kennedy, as idéias são mais perigosas, para quem não não pode ser contrariado, logo banca examinadora….

  42. Marcio disse:

    PT, PSDB etc enquanto este sistema de governo (circo = presidencialismo) comandar, só as “moscas” mudarão, by the way, “Ali Babá” e não FHC foi o maior l…., como nunca visto na história deste país.

  43. Geraldo disse:

    O FHC é um fanfarrão e entreguista, no seu desgoverno aconteceram a amior rapinagem do patrimonio do povo brasileiro, as empresas estatais foram entregues a preço de banana podre em final de feira, a vale valia R$ 30 bilhões, foi entregue por R$ 3 bilhões, o apagão eletrico, foi todo engendrado para entregar as geradoras de energia eletrica federal a preço aviltante, alem de quebrar o país 03 vezes, a plataforma P36 foi a pique para desvalorizar a Petrobras, e com isso entregar o bandido, FHC por que não te calas?

  44. CARLOS disse:

    PORQUE, NÃO PERGUNTARAM A ELE, SOBRE AQUELE VEXAME EM FLORENÇA,1999?
    QUERIA VER, ATÉ ONDE O CINISMO DESSE MOÇO VAI.
    BOM, PODE SER, QUE ALGUÉM AÍ, DEFENSORES FERRENHOS DO “GRANDE ESTADISTA”,
    RESPONDA POR ELE.

  45. Luís disse:

    FHC diz que reconhece o que Lula fez de bom. No máximo, como todos os tucanos e simpatizantes, ele diz que o que Lula fez de bom foi continuar o que eles já estavam fazendo. E Lula, mais do que ninguém, sabe o que eles não fizeram e o que fizeram de ruim, e mais do que tudo, sabe que todos os tucanos gostariam era de vê-lo morto.

  46. erlino mariano de oliveira disse:

    Quem é você para falar em generosidade? Esqueceu que foi o sr. que criou a lei para redução dos salários dos aposenta- na maior de cara de pau? Não adianta / ficar reclamando hoje se você também não sabe o que é isso.

  47. Adriano disse:

    O FHC não consegue falar mais que dez palavras sem citar o nome do Lula. Seja em entrevistas ou artigos em jornais. Cada um teve seu papel para o Brasil, mas parece que o FHC tenta forçar uma hipotética disputa para saber quem foi mais importante para o país.

  48. Adalberto disse:

    Fala com propriedade, na história moderna , este foi o maior estadista que o Brasil teve em seu comando. Se o próximo presidente do Brasil tiver metade da competência e da coragem de FHC, nosso país ainda terá alguma chance de se recuperar pelos últimos 12 anos perdidos com tanta roubalheira, corrupção e falta de respeito a nossa pátria. Obrigado Fernando Henrique, por ter nos dado a honra de conduzir nosso país com tanta decência e generosidade com o povo.

  49. Walter de Souza Abrantes disse:

    O Sr FHC faz comentários sem fundamentos, muitas vezes oportunistas,ele esquece de afirmar que seus dois mandatos deixou o Brasil ultrapassado,desacreditado,sem crédito internacional.Hoje a situação é inversa,A educação e a saúde saiu da uti,mesmo precisando de muitas coisas para fazer.Ajustiça está fazendo o seu papel como nunca tinha feito.mas essas mudanças não podemos negar que foi graças ao projeto do PT que estava esperando esta oportunidade hà anos.Já pensou se o serra tivesse assumido essa nação? pobre de nós, como estariamos? Isto apenas é meu ponto de vista….

  50. Quem fala bem do Lula é porque é mal informado. Não lê jornais, revistas, não pesquisa e não se interessa em fazer uma analise justa das coisas. Só para citar: Foi o maior critico junto com Brizola sobre o plano real, o plano que tirou o Pais da super inflação e deixou os louros para o PT. Foi o maior critico do bolsa alimentação, dizendo que tem politico que acha que o povo pensa com o estomago e não com a cabeça. Procurem os depoimentos desse cara de pau. A internet esta aí com tudo registrado. Pesquise um pouco sobre esse imbecil e aí sim, tire suas conclusões.

  51. FHC foi e continuará sendo o melhor Presente de nossa República, desde de Vargas. Parabéns FHC. Gostaria que voltasse, mesmo sabendo de sua fragilidade pela idade, mas, seria um passo histórico na política brasileira.

  52. Severino disse:

    FHC é um dos políticos mais vaidosos que já existiram. Mas, para não dar muito na cara, tenta adotar uma postura de uma pessoa elevada espiritualmente e que não liga para elogios. No fundo ele queria ter feito o que o Lula fez. Percebeu que o operário foi mais esperto que o intelectual da Sorbonne e que, para a maioria dos brasileiros, foi Lula quem fez mais para a classe trabalhadora. Infelizmente FHC ainda se mostra como um coronel moderno, uma figura que deseja que todos venham lhe beijar a mão. O país mudou, miste
    FHC.

  53. Rodrigo Frateschi disse:

    Ô coitado, o Lula não liga pra ele. FHC e seus azeredos, marcos ricardos, eduardos jorges e outros tantos minúsculos que de tão malandros representaram um dos governos mais lacaios e subservientes que o Brasil já teve, com direito a suportar o absurdo de um diplomata tirar os sapatos para outro país.
    Por outro lado, o Lula mudou a geopolítica mundial, acabou com a ALCA, com o G8 e tornou o Brasil a primeira potência diplomática do mundo.
    Temos a presidência da OMC, da FAU, e da comissão Interamenricana de Direitos Humanos. Hoje os EUA são só nosso terceiro parceiro comercial e não há economia em melhor situação do que a nossa. Temos 5%de desemprego! somos credores do FMI e acabamos com a fome crônica.
    Fora que o Cara fez mais faculdades que os outros 500 anos não conseguiram fazer.
    Dá pra comparar?

  54. Francisco Pedro Ramos disse:

    Esperar o que de Lula? Um megalomaníaco só pensa no seu umbigo. O azar foi o FHC preparar a cama para o Lula deitar. Deixou um país arrumado, pronto para crescer. E se não cresceu o que podia a culpa é do PT.

  55. Josue Pereira disse:

    tive a pachorra de ler esse tipo de degladiaçao , inutil ,cada um defendendo um personagem ,como num filme , ou acordem o brasil e real e anda pra frente , postem algo que realmente , de fruto ou pelo menos q esclareça , ao inves de ficarem defendento , coisas do passado

  56. roberto disse:

    É muito escorregadio o discurso do FHC qd diz que Lula não reconhece o governo dele, dando a entender que o Lula é mesquinho e ele é generoso .Ora, pra começar o plano real foi feito no governo do Itamar Franco , que diga-se de passagem, quando foi governador de MG , logo após deixar a presidência , não aceitou a privatização de Furnas , proposta por FHC.Em relação ao reconhecimento do povo sobre os dois ex presidentes é bom deixar claro que Lula saiu com um apoio de quase 90 por cento , enquanto FHC, constantemente na mídia até hoje , teve no final de seu mandato apoio de menos de 30 por cento .Quanto aos números da economia a vantagem do governo Lula é incomparável.No que se refere à eficiência administrativa , aludida incansavelmente pela velha mídia , é sempre bom lembrar o grande apagão de 2001 ,que trouxe sérios prejuízos pra economia do país , fazendo um grande buraco no PIB , e mazelas imensas a maioria do povo brasileiro.Na política externa o governo LULA resgatou a soberania do país iniciando o fim da Alca , tão defendida pelo governo do FHC e , principalmente pelo liberal professor de Ética , Celso Lafer, que demitiu do IPRI (Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais )um dos estrategistas de nossa futura política externa soberana,Samuel Pinheiros,braço direito de Celso Amorim , atual ministro de defesa ,e também ministro de relações exteriores de Lula..Muito teria aqui pra arrolar sobre as diferenças dos dois governos , FHC X LULA.

  57. juarez disse:

    Sr. FHC, o senhor esta enganado ou tenta enganar o povo. Se alguém não reconhece os benefícios do seu governo são seus próprios correligionários, pois em todas as eleições que disputam não o querem no palanque, no radio ou na TV! Buscam sempre escondê-lo! Sera por que?!!!!!!!!!!!

  58. Rafael Rigonatto disse:

    Vamos falar de coisas práticas. Tenho 27 anos, convivi com os dois governos. Na minha opinião, continuamos sem dinheiro, continuamos sem segurança, continuamos sem educação de qualidade (e diga-se de passagem, desde 2003 só piora), pagamos impostos absurdos, ou seja, que melhoria houve de lá pra cá? Me respondam por favor, não entendo essa briga entre os dois partidos, o Brasil continua ruim para seus filhos e não vejo melhora a curto prazo

  59. Jainice disse:

    Você não coisa mais útil para fazer não? que ficar dando ouvidos para este senhor???

  60. Maninho disse:

    É… Lula deveria se inspirar na “generosidade” do PSDB para com ele, princípio da reciprocidade mesmo, inclusive com o apoio da grande mídia tucana, símbolo do descrédito moral que assola nosso país. FHC é doutor “honoris causa” em cinismo. Repugnante…

  61. Neco disse:

    Mas tem que ser assim mesmo. Não se pode conformar com o rei da privataria, pais do mensalão e TRENSALÃO. Este carinha, vendilhão da pátria quer os louros que ele sempre batalhou contra. Eita chupim do povo!

  62. duarte ferreiraa franco disse:

    F.H.C. TEM RAZÃO O PT DIGO LULA SE APROPRIOU DO “BOLSA FAMILIA” COMO SENDO CRIAÇÃO DELE, NO ENTANTO FOI O F.H.C QUEM LANÇOU. TALVEZ COM OUTRO NOME NÃO ME RECORDO. MAS O BENEFICIO AOS MAIS NECESSITADOS FOI O F.H.C.

  63. RENE MALAQUIAS GOMES disse:

    O chorão FHC não foi nada mais (para o povo Brasileiro) que um DITADOR. Alem de privatizar e entregar / vender gigantes das ESTATAIS (eliminando assim milhões de empregos) aos estrangeiros, fez achamentos salariais, achatamentos a correções FGTS, achatamentos correções poupança, achatamento dos índices de correções salariais (principalmente do salário mínimo e das aponsetadorias, etc,etc, etc,…
    PIOR E MAIS DO QUE ISSO: 1 – CHAMOU OS APOSENTADOS DE VAGABUNDOS.
    2 – INSTITUIU O CARRASCO DO BRASILEIROS, O F.P. – FATOR PREVIDENCIÁRIO, QUE ACHATOU AINDA MAIS O VALOR DAS APOSENTADORIAS, CRIOU-SE NO SEU GOVERNO A PERSPECTIVA DE VIDA FAZENDO QUE OS TRABALHADORES TRABALHASSEM MUITO MAIS. LEMBRAMOS DOS TRABALHOS BRAÇAIS E PENOSOS ENQUANTO ELE – FHC SENTAVA EM POLTRONAS ALMOFADADAS E VIAJAVA DE AVIÕES EM PRIMEIRA CLASSE COM NOSSO SUADO DINHEIRO.
    FHC, não precia chorar para o LULA te elogiar. Aliás elogiar o que?
    POR ISSO E OUTRAS COISINHAS O ‘PSDB’ ESTÁ CHEGANDO AO FIM.

  64. mpp disse:

    O planoReal foi feito no governo Itamar Franco. FHC foi eleito presidente por 04 anos e sabemos sobre o processo de reeleição. Muito bem: fhc governou o país por 08 anos e NADA FEZ, a não ser “doar o Brasil”, não gostar dos pobres, ficar sob os “mandos” do FMI, etc. Aí vem LULA: o BRASIL MUDOU, o país passou a ser respeitado, os menos favorecidos tiveram chances, a ESPERANÇA e a CONCRETIZAÇÃO da esperança tomou conta do meio estudantil e todos os outros, o Brasil se livrou do FMI, milhões e milhões sairam da pobreza, etc etc. Aí querem dizer que é por cauda do Real… se assim fosse, porque fhc não fez nada nos 08 anos APÓS o Real? LULA é LULA, o MUNDO REVERENCIA LULA, o MUNDO copia seus projetos. DILMA CONTINUA tudo isso. E fhc, de tanta inveja, sai falando e escrevendo besteiras, com ajuda de MUITOS ESPAÇOS da mídia. Mas não adianta: o povo não é manipulável, como querem muitos com manchetes garrafais em jornais/revistas e dedicações televisivas. DILMA precisa ser REELEITA em 2014.

  65. amauri c pierri disse:

    Pena que o Brasil tem poucos FHC. Isso explica por que as pessoas tem dificuldade de entender. Não conhecem.

  66. beto disse:

    Realmente falta seriedade. O cara tá gagá. Já era.

  67. CELIA disse:

    POR QUÉ NO TE CALLAS, FHC!!

  68. Fábio de Oliveira Ribeiro disse:

    Francamente… qualquer imbecil que, com seriedade e reverência, cite e reproduza comunicações de FHC (aquele que um sociólogo francês disse que não está nem na esquerda, nem na direita e sim decadente) somente consegue produzir uma coisa: RISOS.

    Este é o menor blog cômico que já li. Tchau, tchau… palhaço. Ha, ha, ha…

  69. Paulo Chacon disse:

    O GOVERNO DILMA É FRUSTANTE MESMO. PARA OS TUCANALHAS. NÃO VOLTARÃO MAIS AO PODER. DILMA 2014. LULA 2018/2022. PT SEMPRE.

  70. Manoel disse:

    Faço minha as palavras do então MARCOS AURÉLIO DE MELLO, (TODO CORRUPTO APOSTA NA MOROSIDADE DA JUSTIÇA) Por isto podemos falar que não existe politico HONESTO no pais chamado BRASIL pois os que não são corruptos são CONIVENTES com a corrupção.

    Ai ficam um falando mau do outro FARINHA DO MESMO SACO (CORRUPTOS MISERÁVEIS)

  71. ED disse:

    Realmente eu não sei qual dos dois é o maior enganador de consciências. fhsc ou lula já que a dilma é apenas o continuidade do lula.O fhc começou entregando todo o patrimônio do Brasil aos interesses excusos internacionais e nacionais, acabou com o direito adquirido da aposentadoria, criou o fator previdenciário, o que prejudicou diretamente a milhares inclusive a mim. O lula continuou com tudo, no entanto sua plataforma de governo era o contrário de tudo que antiga direita rançosa pregava. Depois que ganhou tudo continuou e para manter-se no governo aperfeiçoou as esmolas criadas pelo fch, tais como vale leite, vale gás e outras merdas mais.
    Não sei qual destas duas desgraças foi pior para o Brasil. Apenas para deixar claro. só escrevo nome de miseráveis com letras minúsculas.

  72. ED disse:

    Gostaria de ver mais comentários neutros, ou seja, de pessoas que falam sem defender seus interesses apenas pessoais. A classe rica defende a volta da desgraça do psdb no poder, ou seja, serra, aécio, fhc, tasso geressaiti. A classe pobre sonha com a manutenção da desgraça do pt no poder para se eternizarem recebendo bolsa família sem progredirem pessoalmente em nada. Meu DEUS, não sei o que é possível fazer

  73. tereza duarte disse:

    si o fhc ficaçe no poder mais um mes ele vendia a alma para o capeta

  74. tereza duarte disse:

    muito boa reportajen

  75. Renato de Assis disse:

    Não consigo entender tanto mérito dados ao pessoal do PSDB que esteve anos a fio a frente do governo, numa época de maior endividamento do país, com o país praticamente entregue aos bancos e instituições insternacionais com o FMI mandando no país, o tesouro sem reserva nenhuma, o governo e o povo com a canequinha na mão, com om governo que durante anos impediu toda e qualquer investigação de suas ações ou implantação de qualquer CPI, mesmo com todos os sinais de desvios e desmandos, com proibição e impedimento de investigar milhares de corruptos descarados, inclusive com proteção de grande parte da imprensa que hoje estimula qualquer tipo de investigação. Ainda hoje notamos que bilhões foram desviados pelos adeptos e parceiros deste que se diz o salvador em constratos efetuados por multinacionais em SP e ainda assim este Senhor vem dar entrevista amparado pela imprensa para desviar a atenção do povo sobre o passado nefasto e corrupto desses políticos. O povo ainda tem que engolir isso tudo como se fossem um bando de bobos. O governo de hoje ainda não difere muito desse povo que um dia mandou muito em termos de desvios e corrupção, mas mesmo assim, ainda podemos ver que sobra dinheiro em caixa com reservas que nunca tivemo, o FMI não manda mais por aqui e milhões de brasileiros foram incluídos numa classe que experimenta o sabor do consumo neste país e começa a esquecer que um dia andou com a canequinha na cintura porque dela não poderia desgrudar. Se o governo longinquo do PSDB fez alguma coisa que dizem ser a salvação, é só perguntar para o povo se alguém tem saudade de algum tempo aureo que FHC vivenciou. Muito dificil encontrar quem viveu facilidade nesses tempos, excluindo os aproveitadores guardadores de moedas em paraisos fiscais que nunca foram investigados e nunca serão porque os que mandam hoje também esperam o mesmo dos futuros que vão mandar, ou seja, serem esquecidos também.

  76. Claudio disse:

    Gente, o Kennedy é peessedebista até a alma!! Portanto ele vai em busca de seus ídolos para entrevistar, mesmo sabendo que o ídolo é de barro….

  77. Ricléo disse:

    Sei lá, se esse sujeito é doente mental,ou a inveja corroeu suas entranhas.
    O povo Brasileiro, não vai abandonar os governos progressistas.
    Não vamos mais tirar os sapatos para ninguém….

  78. Paulo Pessoa de Albuquerque disse:

    Agora vai começar a mesma ladainha de sempre ,quem é melhor que quem é sujo falando do mau lavado.O PSDB É UM PARTIDO DE ALMOFADINHAS,QUE QUANDO ESTAVA NO PODER SÓ SE PREOCUPAVA COM AS VAIDADES PESSOAIS DE CADA UM ,SUBMISSO AOS INTERESSES DOS ESTADOS UNIDOS,PERDEU O PODER PARA O PT ,QUE COMPARANDO É UM PARTIDO COMUNISTA AOS AVERSOS ,DIVIDE O DINHEIRO DO PAÍS COM ELES MESMOS,

  79. Rogério disse:

    Mais frustrado mesmo é o Sr. Fernando Henrique, que nem se candidata mais, pois, sabe que se concorrer a presidência de novo, perde feio, tanto para o Lula quanto para Dilma, pois seu governo foi uma verdadeira vergonha!!! ” O Senhor Privatizador do nosso País “… A aprovação do nosso Presidente Lula foi apenas de 87% da população, só para lembrar. Portanto, o melhor que ele faria seria parar com esse joguinho de falar besteiras, e aplaudir o rumo que nosso País tomou após a era PT e, irá melhorar muito ainda… ” LULA E DILMA, OS MEUS PRESIDENTES “.

  80. O PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO DEVERIA PROCURAR OUTRO DISCURSO, CRITICAR O PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA É UMA POBREZA ESPIRITUAL. BASTA TRAÇAR DUAS LINHAS IMAGINÁRIAS: DE UM LADO FERNANDO HENRIQUE EM SEUS OITO ANOS DE GOVERNO, DO OUTRO LADO, OUTRA LINHA COM PRESIDENTE LULA ABRINDO AS PORTAS DAS UNIVERSIDADES PARA TIRAR O PAÍS DA IGNORÂNCIA. – QUANTOS CARENTES TINHAM A VONTADE OU SONHO DE SE FORMAREM DE FAZER UM CURSO UNIVERSITÁRIO? – LULA TROUXE ESTA POSSIBILIDADE AOS BRASILEIROS MENOS FAVORECIDOS, MATOU E FOME DE MILHARES DE BRASILEIROS. TROUXE CASA PRÓPRIA PARA CAMADAS POBRES. FOME NÃO ESPERA!…. LULA E SEU GOVERNO MATOU A FOME DE MILHARES, E TROUXE MORADIA PARA A POBREZA. QUAL A FORMATURA DE LULA? CONHECE O SOFRIMENTO HUMANO, CURSOU A A FACULDADE DA VIDA SOFRIDA DE UM NORDESTINO LUTADOR E CHEIO DE IDÉIAS E IDEAIS.
    – FERNANDO HENRIQUE UM ESTADISTA, EX EXILADO, SOCIÓLOGO, CONHECEDOR DA MISÉRIA HUMANA, NO SEU GOVERNO SÓ SE FALAVA EM TRABALHO VOLUNTÁRIO, UMA VERDADEIRA EXPLORAÇÃO HUMANA. MINIMIZOU O VALOR DE UM APOSENTADO. IDOSO TAMBÉM TEM VALOR AFINAL MUITO LUTOU E TRABALHOU, MERECE DESCANSO JUSTO E USUFRUIR DOS DIREITOS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS. – ACHO QUE O PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO DEVE HONRAR SUA CADEIRA NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E DEIXAR QUE O PRESIDENTE LULA E DILMA CONTINUEM A DEFENDER OS INTERESSES DO NOSSO PAÍS. BASTA DE FALATÓRIO INADEQUADO.

  81. Jorge Luiz disse:

    O FHC tem toda a razão. A frustração é para o segmento que ele governou. O governo da presidenta Dilma vem promovendo direcionamentos para que alcance o maior número de brasileiros. Tem equívocos? Claro que sim! Nem Jesus agrado e continua agradando a todos.
    Se o FHC tivesse sido presidente em um outro país sério, ele e a sua equipe estariam presos.

  82. Maria disse:

    O Fernando Henrique foi o melhor presidente que o Brasil teve. Pelo menos ele não enfiou tantas mentiras goela abaixo do povo . Só os ignorantes e os comissionados
    não reconhecem a superioridade moral e a competência dele com relação ao Lula e
    a Dilma.

  83. marcos antônio dos santos disse:

    FERNANDO HENRIQUE MASSACROU OS APOSENTADOS E OS
    FUTUROS APOSENTADOS,MAIS ELE JÁ ERA APOSENTADO
    COM MENOS DE 50 ANOS .
    PIMENTA NOS OLHOS DO OUTROS E REFRESCOS .

  84. Elvis Rocha disse:

    A estabilidade econômica e o próprio Real surgiram na gestão Itamar e FHC tanto fez, que estava perdendo o controle dela, no fim do mandato, com juros de 27%, inflação de 12%, dólar a mais de 3 reias, desemprego esbarrando nos 15%, mínimo inferior aos 100 dólares e a doação das nossas melhores estatais…

  85. NICOLAU DE LEMOS VASCONCELOS disse:

    ESSE PSDB AINDA NÃO SE CONFORMOU COM A DERROTA QUE SOFREU EM 2002.

    MENSALÃO SEMPRE EXISTIU, MESMO NO GOVERNO FHC; SENÃO ELE NÃO TERIA CONSEGUIDO PRIVATIZAR TANTA COISA. ALGUMAS COISAS FORAM BENÉFICAS MAS, A MAIORIA FOI UM DESASTRE.
    AGORA ESTÃO FALNDO MAL DO LEILÃO DA PETROBRÁS. E A TELEFONIA ELE ENTREGOU DE MÃO BEIJADA AOS ESTRANGEIROS. O ITAMAR FRANCO DISSE NA TV QUE O PLANO REAL , QUEM ELABOROU FOI O RICUPERO , ENTÃO MINISTRO DA FAZEN E QUE FHC , SÓ ASSINOU.

    EO PROER , O QUE ELE TEM A DIZER

  86. José Leonardo da Silva disse:

    Ele, FHC, assim como todos os políticos de boa oratória, faz uso desse recurso para convencer quem o ouve. Mensalão, é um epíteto sabiamente criado para denominar um prática espúria, mas comum em casas legislativas, qualquer que seja o âmbito. Ele esquece, por exemplo, que a mídia noticiou o pagamento de duzentos mil reais para que deputados votassem a favor da reeleição. Quando outros estão no poder, eles passam a ser contrários à reeleição. Criam a CPMF e depois passam a combatê-la, no claro intuito de retirar recursos do governo que o sucede. Mas, inteligente como é, posa de bom moço e com uma retórica melíflua capaz de engabelar aos menos atentos. “Meu Deus do céu”, ele disse isso? Passou a acreditar em Deus e em céu e com certeza agora acredita em inferno também e acha que céu é para onde vai e inferno é para onde os outros vão.

  87. marcio mozart disse:

    OLÁ! COMO ALGUÉM PODE GOSTAR DE UMA PESSOA QUE SE DIZ SOCIÓLOGO E QUE CHAMOU UMA NAÇÃO DE VAGABUNDOS QUANDO SE APOSENTA COM CINQUENTA ANOS,ENQUANTO ELE SE APOSENTOU COM 43,CRIOU O FATOR PREVIDENCIÁRIO,ENCHEU O PAIS DE AGÊNCIAS DE EMPREGO,TIRANDO MUITAS COISAS DO TRABALHADOR E MUITAS OUTRA QUE NEM VOU CITAR.AGORA ALÉM DE FICAR COM O SALÁRIO DE PRESIDENTE E OUTRAS MORDOMIAS QUE SÓ AQUI TEM,FICA O TEMPO TODO QUERENDO APARECER E O GOVERNO ANTERIOR E ATUAL NEM VOU FALAR PQ FOI 6 POR MEIA DÚZIA SÃO TODOS IGUAIS SÓ PENSAM NOS PARTIDOS.RESUMINDO P/MUDAR O BRASIL SÓ NASCENDO DE NOVO PQ ATÉ ISTO JÁ FOI ERRADO.

  88. Maurício disse:

    Todos os governos, pós ditadura, que tivemos, têm coisa em comum: todos que chegaram ao poder, cuidaram de manter e se possível ampliar suas mordomias e prerrogativas (nenhum cortou em sua própria carne); todos se empenharam, de uma forma ou de outra em manter o povo inculto, pois cultura implica em questionamentos, em análise e, possivelmente em perda de votos e, o mais grave de tudo, tanto fizeram que em poucas décadas conseguiram destruir valores morais, dando a entender que aqui tudo é possível e nada acontece, fazendo com que o povo em geral perdesse a noção DE LIMITES, basta ver como o povo de comporta em manifestações democráticas. INFELIZMENTE serão necessários muitos anos de governo SÉRIO, com investimentos (não só dinheiro) em educação e aprovação de leis mais duras (para todos – incluindo a extinção de prerrogativas garantidas a políticos – o que duvido), baseadas em princípios que um povo não pode abrir mão, com tolerância zero no que diz respeito a estes princípios e só assim seremos uma Nação, da qual fazer parte será um orgulho, pois hoje, em muitos aspectos me envergonha ser brasileiro.
    TODOS QUE CHEGAM O PODER AGEM COMO SE FOSSEM e não apenas ESTIVESSEM no cargo, isso tem de mudar.

  89. Leila Maria Rinaldi Vieira disse:

    O meu querido e já falecido pai, dizia que a política brasileira (era só a que ele conhecia)funcionava com pessoas que só pensavam em si próprios e nunca no povo. E, afirmava: “O sujeito honesto e bom, não adianta se eleger, porque, ou entra no grupo, que lá sempre esteve, ou eles o tiram da maneira mais covarde e triste possível!” Pensei muito na política brasileira: Adoro Política! Detesto Partidos Políticos como são!
    Partido Político no Brasil devia existir somente uns meses antes de uma eleiçã. Depois, o povo seria contra ou a favor de quem ganhasse, mas sem existir empresas riquíssimas ( como partidos políticos) que se apropriam da maneira mais vergonhosa o que deveria ser de todo povo. No caso da presidenta Dilma, acho que todos, deveriam deixar primeiro terminar o mandato para chegar às devidas conclusões. Ao ex-presidente Lula acho que deveríamos fazer um balanço e ver o que foi bom e o que foi ruim para podermos chegar a um consenso ; quanto ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, acho que “ajudou” ao Ministro que criou o real e teve a felicidade de vir depois, Itamar Franco cujo pecado” a mídia só conseguiu falar de uma mulher no seu palanque,sem calcinha, e de um sofá rasgado em sua sala ao ser entrevistado. Para mim, FHC realmente fez mal ao país ao vender,principalmente a Vale que era o orgulho do país. A venda da Siderúrgica de Volta Redonda (que o meu paí possuía ações) também foi como uma doação do ex-presidente.
    Em nenhum dos casos ouvi citar o nióbio que é o maior tesouro que o país possui em termos de mineral. Peço aos senhores que pesquisem sobre esse assunto nos três governos e veremos que o brasileiro, há 500 anos vem sendo passado para trás, enquanto discutimos aquilo que interessa aos políticos que nos preocupemos. É como para “Tapar o sol com a peneira!”

  90. FHC,um grande estadista.Gostaria de tê-lo como presidente ,novamente.Sua equipe econômica era imbatível.

  91. Rud Braga disse:

    O Sr.:F.H.C. deveria ficar em sua mansão quietinho,pois esse Senhor chamou os aposentados e quem estava prestes a se aposentar de vagabundos e hoje vive alfinetando os governos do PT.Não sou petista,mas gostaria e muito que o governo do Senhor F.H.C. não tivesse existido para o Brasil.

  92. Leila Maria Rinaldi Vieira disse:

    Estou cansada de fazer críticas (que achho construtivas) que talvez devido aos politicos que conduzem os comentários, nunca aparecem. Mesmo assim continuo: Paciência!

  93. Raymundo Avelino disse:

    Erros e acertos fazem parte do cotidiano do ser humano. Se fizermos uma análise racional dos tivemos do PSDB e PT, veremos os pontos positivos e negativos.
    Por exemplo: No PSDB, tivemos a estabilização da inflação com a criação de uma moeda estável, através do Plano Real e, as privatizações que receberam severas críticas, que hoje apresenta imensuráveis resultados, como no caso das telecomunicações. Um dos principais erros do governo do PSDB, foi a denúncia de compra de votos de parlamentares do PFL e do PMDB para aprovação foi aprovação da emenda constitucional que instituiu a reeleição e a própria reeleição.
    Já no governo do PT, como ponto alto, foi o pagamento do compromisso financeiro com o FMI, intitulado como “Dívida Externa”, que é o resultado da emissão de bônus soberanos no mercado internacional e de contratos firmados no passado.
    Dívidas interna e externa
    No caso da dívida interna, segundo informou o Tesouro Nacional, foi registrado uma queda de 4,12% em janeiro deste ano, para R$ 1,83 trilhão. Em dezembro de 2012, a dívida interna estava em R$ 1,91 trilhão. Neste caso, a queda foi de R$ 79 bilhões.
    Já a dívida externa brasileira, resultado da emissão de bônus soberanos no mercado internacional e de contratos firmados no passado, o governo contabilizou a redução de 3,5% no mês passado, para R$ 88 bilhões. No fim de 2012, o estoque da dívida externa estava em R$ 91,2 bilhões. A dívida externa recuou R$ 3,2 bilhões em janeiro. Outros pontos positivos do governo do PT são: O PAC-Programa de Aceleração do Crescimento (Social? Econômico? Educacional? Ambiental?), que se destaca pelo Programas MInha Casa Minha Vida e o Bolsa Familial
    Como pontos negativos, o que se destaca, é o MENSALÃO. Claro está, que não devemos deixar de contabilizar as quedas de ministros envolvidos em corrupções, a transposição do Rio São Francisco, os mega investimentos com superfaturamentos nas construções dos estádios em detrimento na infra-estrutura, educação e saúde e, a manipulação contábil.

  94. Gentil disse:

    Infelizmente o povo brasileiro tem pouca memória.
    Quando FHC assumiu o País tinha saído de um período de hiper inflação no governo Sarney 90% ao mês,entrado no Governo Collor houve a operação do compulsório.Saída do Collor e entrada do Itamar Franco.O País estava uma zona com sérios riscos de credibilidade .As estatais nunca deram lucro pois eram loteadas pelos políticos.Exatamente como está acontecendo agora com os ministérios,autarquias etc…O Lula riscou o fósforo em 2002 para uma massa de funcionários públicos e de estatais que não queriam perder as mordomias e estavam revoltados por não receberem aumentos (ganhavam e ganham acima da média do setor privado sem nenhum risco)Criou tanta instabilidade que o Dólar subiu de 2,30 para 4,00 em 6 meses para depois assinar a carta a nação e as coisas começarem a se acalmar. Passou os 2 mandatos dele sem fazer nada só inchando e aparelhando a máquina estatal novamente. O Mundo cresceu uma barbaridade entre 2002 e 2008 e nós ficamos à reboque porque o Sr Lula ficou mais preocupado em se manter no poder mudando o eleitorado dele para o segundo mandato pois entrou com o bolsa família.O País estava preparado pelo PSDB ,FHC para pegar a onda de crescimento entre 2002/2008 desde que assumisse um governante trabalhador e preparado .Coisa que não aconteceu.Alias esperar o quê que uma pessoa que nunca trabalhou na vida e passou o tempo todo cuidado de POLÍTICA com os companheiros.Que se aposentou por invalides por não ter o dedo mindinho.Que encorajou o povo a tomar crédito quando as taxas de juros estavam elevadíssimas ainda .Uma pessoa que fala o quê você quer ouvir ,vira as costas e fala o quê a outra quer ouvir.O que pensar de uma pessoa dessas?
    Infelizmente nunca presenciei uma pessoa tão sem escrúpulo com tanto poder. Talvez Hitler ou Stalin mas não vivi esta época.
    O governo culpa a todos,médicos,engenheiros menos ele próprio e sua má gestão,incompetência,desonestidade,ganância e vontade de impor o comunismo como única solução para o País como está em curso agora.Com este governo que está aí .Já estamos na bancarrota novamente.è só olhar para o lado e ver os Exemplos de CUBA,Venezuela,Argentina,Equador,Bolívia.Estão todos na merda e exportando o modelo e adivinhem que é o importador do MODELO de MERDA?O BRASIL do LULA/DILMA e o PT

  95. Adalberto disse:

    É impressionante o despeito e a inveja que os petistas sentem do maior estadista que já passou pelo governo federal. Eles não reconhecem a honestidade e ética que pautaram os dois mandatos de FHC, que felizmente criou algumas barreiras para proteger o Brasil dos mal feitos que sucederam o seu governo na pessoa de Lula, este sim, um despreparado, mal intencionado e muito ardiloso, sem nenhum compromisso com a ética e o povo brasileiro, que se utiliza de mentiras e ardis fantasiosos para induzir os eleitores ignorantes a acreditarem que ele é do povo, que quem estudou é elite, e que quem é bem sucedido deve ser penalizado e distribuir seu patrimônio com os miseráveis, mas além de mudar o nome da “Bolsa Escola” e distribuir a todos os filiados de seu partido, nada foi feito, repito nada, estamos há 12 anos parados no tempo e as coisas começam a se complicar na economia. Duvido que o PT consiga a reeleição de Dilma. São muito escândalos divulgados todos os dias e o povo está buscando a informação, para o bem do nosso Brasil.

  96. Andre barcellos disse:

    Infelizmente a maioria do povo tem memória curta e de momento, só pensam no momento que estão vivendo, esquecem que para viver o futuro, precisam plantar no passado, e o governo FHC foi o governo da plantação, o do LULA, colheita. Colheu os bom frutos plantados, a Dilma, já nao esta tendo a colheita tão boa quanto o LULA, o próximo presidente, terá uma pior ainda. Alguns esquecem que no governo FHC que nossas indústrias se modernizaram, nossos pastos foram plantados, nossos Gados foram criados. Nao conseguiríamos ser um dos maiores produtores de grãos e de carne, se o trabalho nao tivesse sido feito no governo FHC, no governo foi incentivado a exportação… A privatização de companhias cabide de empregos, foram modernizadas e se tornaram grandes, olhem o exemplo da VALE, hoje, tem mais valor que a Petrobras que eh administrada pelo governo, sejam humildes.

  97. Pedro disse:

    Ambos foram fracos porque ate hoje ha imensas lacunas na educacao, saude e seguranca. e na infraestrutura. Nao existe melhor parametro que este para avalliar a incompetencia desses governos retrogrados de lula e fhc.

  98. Gessó Lopes disse:

    Dá pena de ver o PT destruindo o futuro de um pais com tamanho potencial como o Brasil.

  99. Marco A. Barbosa disse:

    Não votei no FHC, votei sempre no PT, até que entrassem no governo…. lamentável…
    hoje tenho a certeza de que FHC foi de longe o melhor presidente para este país!

  100. reinaldo barrichello disse:

    Esse F.H.Maldoso é o dos maiores oportunistas da história.
    Nunca ganhou nada nas urnas. Derrotado pelo pelo Janio, veja quando, depois pela Erundina. Até que aparecer o Culler cassado abriu brecha usando o Itamar e plano real.
    Daí foi um pulo.
    O povo se ferrou. Intitulado Socialista, mas só para as elites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-24 12:53:12