aki

cadastre-se aqui
aki
Política
14-11-2019, 20h03

Faltou ambição na cúpula do Brics em Brasília

Unir forças política e econômica deveria ser prioridade
1

Kennedy Alencar
BRASÍLIA

Unir as forças política e econômica dos 5 países que formam o Brics deveria ter sido a tônica da reunião de cúpula que se encerrou hoje em Brasília. No entanto, houve um documento final com menções genéricas já abordadas em encontros anteriores, como a reforma da ONU e o reforço ao multilateralismo nas relações internacionais. Faltou ambição.

Anfitrião, o presidente Jair Bolsonaro fez um discurso simpático ao Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Chegou a criticar a guerra comercial entre EUA e China, dizendo: “Não entro nessa guerra comercial. O Brasil faz comércio com o mundo todo”.

Será preciso conferir a veracidade do discurso. Na prática, os 10 meses do governo Bolsonaro foram de alinhamento automático a Washington, especialmente ao presidente Donald Trump. A política externa de Ernesto Araújo tira credibilidade do discurso presidencial na reunião do Brics.

Bolsonaro afirmou que tem os olhos no mundo, mas que a prioridade é o Brasil. Ora, a prioridade da política externa até agora tem sido agradar aos Estados Unidos. Ainda bem que tem os olhos no mundo e coloca o Brasil em primeiro lugar. Não poderia ser diferente.

As crises na Bolívia, Venezuela e Chile passaram ao largo do documento final. Houve menção ao apoio ao Acordo de Paris, algo sensato, mas já tratado em reuniões anteriores. Ocorreu em Brasília um encontro de cúpula que demonstrou pouca ambição em relação ao bloco e serviu mais de palco, como é natural nesses eventos, para encontros entre líderes. Houve reuniões bilaterais, por exemplo, entre Brasil e China.

Ouça o comentário no áudio abaixo:

Comentários
1
  1. […] Fonte: Faltou ambição na cúpula do Brics em Brasília […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2020-02-23 07:43:36