aki

cadastre-se aqui
aki
Política
02-03-2016, 21h27

Fator STF estimula nova onda de delações

Medo de prisão após condenação em 2ª instância estimula confissões
10

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

Dois fatores estimularam essa nova leva de delações premiadas, que teve início com a adesão de 11 executivos da Andrade Gutierrez e que pode contar com Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS.

Primeiro fator: as investigações da Lava Jato avançaram bastante. Isso deixou alguns acusados com medo de não ter mais o que delatar e obter em troca alguma suavização da pena.

O outro fator que influenciou essa fornada de delações de empreiteiros foi a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que encurtou o caminho para a prisão. Como o STF decidiu que agora condenados em segunda instância já podem começar a cumprir pena, alguns réus não vão poder contar com a possibilidade de abusar de recursos nos tribunais superiores em Brasília.

*

A estratégia de sempre tentar ganhar tempo, que Eduardo Cunha consegue implementar na Câmara, não funcionou no STF. Apesar de o julgamento prosseguir amanhã, os votos de hoje já foram duros em relação ao presidente da Câmara.

Isso torna mais difícil a permanência dele no comando da Casa. O relator Teori Zavascki afirmou ver indício de uso do mandato de deputado federal para cometer crime.

É grave em se tratando do chefe de um poder da República. E reforça o pedido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que Cunha seja afastado da presidência da Câmara e do mandato de deputado federal.

Em resumo, a decisão de hoje aumenta o enfraquecimento político de Cunha de um modo geral.

Assista aos temas de hoje no “SBT Brasil”:

Comentários
10
  1. Quem vai querer ficar preso por anos, como Marcos Valério e Kátia Rabello? Enquanto os outros envolvidos usufruem da vida boa, vendo o Sol nascer no mar ou o Sol se por no campo, quem ficar calado, vai ver o sol nascer quadrado.
    Que zika! Corrupção mata mais que a mosquita!

  2. walter nobre disse:

    Caro Kennedy, haverá a “corrida do Ouro”, que tem o que perder, por idade avançada, e muito dinheiro no banco; “não perdoará nem a mãe”; detalhe, chega uma hora, a delação, não terá razão de ser; que corre este risco, é a odebrecht…o tal marcelo, quer peitar todo mundo…falando em mundo; estão comprometidos, no mundo todo; onde o idioma é o portugués ou espanhol; aconteceram interferência de trafico de influência, pelo menos tudo indica.
    Acredito, que as novas delações de fato, vão gerar a amarração com os dados e provas, que já estão com o Dr Sergio Moro…portanto, pressão agora, é perda de tempo…
    Quanto ao cunha, finalmente, será acusado, e terá que se afastar enquanto réu”…

  3. josé disse:

    Ainda .
    Há luz no fim do túnel.

  4. Mery Greice disse:

    Finalmente estamos no início de um “começo” para enquadrar esse tal homem que se diz de ferro! Ele envergonha os verdadeiros evangélicos! De Evangélico o Dr. Eduardo Cunha não tem nada! Que a justiça seja feita! 30 anos de prisão é pouco para esse Senhor. Deveria ser prisão perpétua, pois esse senhor envolveu muita gente na lama dele.Que na prisão (assim o povo espera), ela venha refletir e conhecer que com Deus não se brinca.

  5. Antonio Sobreira disse:

    Não nos iludamos, já está orquestrado quem cai em quem fica. Os partidos que entraram nessa com a certeza de que não iam ser tocados, só o fizeram com garantias pesadas. No que tange às grandes figuras da política nacional é que essas nunca viveram sem tais recursos financeiros e jurídicos e bem sabem que serão poupadas. Lembrem-se que até outro dia Eduardo Cunha posava de paladino da anticorrupção. Não haverá uma debaclê do corpo político brasileiro, nem uma depuração que só ingênuos acreditam. Devemos todos voltar à seara da discussão política qualificada para consubstanciar cartas, programas e construções políticas em cada partido que reduzam, minimizem e impeçam isso ocorrer. O tapetão do STF é uma fantasia que só tolos acreditam!

  6. Carlos Antônio Macieira disse:

    Demoroooooouuuuuuuu!!!!!!!

  7. Marco Túlio Castro disse:

    É uma ótima noticia para aqueles que querem que o Brasil volte ao rumo a possível saida de Cunha da Camara. Isto vai retirar uma das principais barreiras ao impedimento de Dilma.

    Cunha sai, Dilma sai pouco tempo depois.

    Com a palavra Leo Pinheiro !

  8. Stanislaw: NÃO SEJAM "MARCOS VALÉRIO": CORRAM QUE AINDA DÁ TEMPO DE FAZER A "COLABORAÇÃO PREMIADA"! disse:

    MARCOS VALÉRIO PAGA O PATO (40 ANOS DE CADEIA) POR NÃO TER FEITO A “COLABORAÇÃO PREMIADA”NO TEMPO CERTO, NO JULGAMENTO DO MENSALÃO.
    SÉ DIRCEU SEGUROU A BARRA DE “CHEFE DO MENSALÃO” E TAMBÉM AMARGA O PREÇO, ENQUANTO O “GARGANTÃO” ESTÁ POR AÍ “LEVE E SOLTO”… POR ENQUANTO.
    O PESSOAL INVESTIGADO NA LAVA JATO ESTÁ MAIS INTELIGENTE E ESTÁ OPTANDO PELA “COLABORAÇÃO PREMIADA” (ESSE NEGÓCIO DE DELAÇÃO PREMIADA É TERMO USADO PELA BANDIDADA QUE TENTA MINIMIZAR O VALOR QUE TEM PARA A SOCIEDADE ESSE RECURSO, NECESSÁRIO PARA A JUSTIÇA CHEGAR À LADRÃOZADA DA CORRUPÇÃO QUE LEVOU O PAÍS A ESSE MAR DE LAMA QUE AUMENTA A CADA DIA).

  9. Alberto disse:

    Parece que o petista Delcídio abriu a boca.É coisa de muita gasolina na fogueira.Peixes graúdos envolvidos.A coisa tá pretíssima “cumpanheru”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 16:45:57