aki

cadastre-se aqui
aki
Política
10-12-2019, 20h44

Fernández e Bolsonaro dão sinais de busca de trégua

Argentino diz que relação com Brasil vai além da ideologia
1

Kennedy Alencar
BRASÍLIA

Os presidentes da Argentina, Alberto Fernández, e do Brasil deram hoje sinais de busca de uma trégua.

De forma madura, Fernández disse em seu discurso de posse que a relação da Argentina com o Brasil vai “além de qualquer diferença pessoal ou ideológica dos que governam na conjuntura”. Ele está certo.

Aqui no Brasil, Bolsonaro evitou fazer críticas ao argentino e disse que o Brasil tem interesse em fazer comércio com o mundo todo. Obviamente, a relação com a Argentina vai além da questão comercial, mas já é um avanço para um governo que tem adotado uma política externa desastrosa.

A recuperação econômica da Argentina interessa diretamente ao Brasil e vice-versa. Os dois países precisam jogar juntos, por exemplo, para tocar adiante o acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

O Brasil criou problemas demais devido ao descaso com o meio ambiente e a questão indígena. A última coisa que precisa é ter a Argentina distante para negociar com os europeus a implementação do acordo, algo que parece distante hoje por causa da política externa brasileira.

O futuro do Mercosul também depende de brasileiros e argentinos. Um só país não tem força para ditar os rumos do bloco. Nesse contexto, a distensão sinalizada hoje com o discurso de Fernández, a baixada de bola de Bolsonaro e a ida do vice-presidente Hamílton Mourão a Buenos Aires foram boas notícias para os dois países.

Ouça o comentário abaixo:

Comentários
1
  1. walter nobre disse:

    Kennedy o Fernandez não pode ignorar o governo brasileiro por motivos óbvios, o Bolsonaro muito menos, a parceria é positiva ao longo de décadas. o mundo esta em convulsão, poucos são as perspectivas sem critérios excessivamente protecionistas. A Argentina terá problemas acumulados por erros antigos, sem desvalorização da moeda e consequentes ajuste econômicos, jamais terão Paz; ao escolher o Fernandez a Cristina, estão demonstrando o tamanho do desespero; pelo conjunto da obra, deverão alinhar se com o Brasil, para amenizar as dificuldades a frente que terão que enfrentar..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2020-01-18 13:39:22