aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
29-04-2014, 15h02

FHC critica discurso de Campos de que é “o novo” na política

Tucano é contra mudar regra de reajuste do mínimo; avalia que "povo" se sentiria penalizado
37

KENNEDY ALENCAR

Em entrevista ao SBT, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou o pré-candidato do PSB ao Palácio do Planalto, Eduardo Campos. “Não acho simpática essa ideia ‘eu sou o novo'”, disse. Segundo FHC, é importante “ter boas ideias”. 

A presidente Dilma Rousseff também foi criticada pelo ex-presidente. “A presidente Dilma pode dizer o que ela quiser para os empresários. Eles não vão acreditar. Por quê? Porque não está na alma dela e porque ela não fez”, respondeu, ao ser questionado como o PSDB rebateria o discurso do governo de que um ajuste econômico em 2015 seria mais suave com o PT no poder.

FHC afirmou ser contra mexer na atual regra de reajuste real do salário mínimo: “Vai dar ao povo a sensação de que vai apertar o cinto do povo e não do rico. Tem que apertar o cinto do rico”.

Para o tucano, o STF (Supremo Tribunal Federal) não foi mais rigoroso com o PT do que com o PSDB e o ex-presidente Fernando Collor de Mello. De acordo com ele, no mensalão do PT, “a pressão da sociedade foi maior” para que houvesse o julgamento.

O tucano minimizou o mensalão do PSDB mineiro, classificando-o como “errado”, mas um caso de campanha eleitoral.

Sobre Collor, disse que a lentidão da Justiça o beneficiou. Ele explicou por que mudou de ideia e passou a ser a favor da CPI da Petrobras: “Os fatos se tornaram tão graves que não tem jeito”.

FHC acha que Campos pode “eventualmente” tirar proveito de um campeonato de corrupção entre PT e PSDB.

Ele crê que os temas mais relevantes na eleição presidencial serão saúde e mobilidade urbana.

FHC disse ter falado para Lula “vira a página” quando o ex-presidente petista lhe disse que ainda provaria que o mensalão não existiu. “Não vai adiantar nada. Ninguém vai acreditar que não existiu”, teria aconselhado o tucano.

Instado a apontar em uma frase um defeito e uma qualidade de Lula, afirmou: “Qualidade, ele comunica como ninguém. Defeito, nem sempre o que ele diz é verdade”.

O tucano acha que o Brasil tem chance de vencer a Copa porque “temos um bom técnico [Felipão] que é capaz de formar uma equipe”.

FHC defendeu a “descriminalização de todas as drogas” e um “controle legal” para uso da maconha.

Veja a íntegra da entrevista:

Comentários
37
  1. jose humberto silva disse:

    Nao acredito no PSDB ,sem nada de novo nao soube ser opsição cheio de burguês ,um candidato pop star, o PT nunca vi acobertar tanto corrupto tanta corrupção,por isso PSB é o NÔVO !

  2. Eduardo Antônio De Moura disse:

    Nesta terra de pesquisas falsificadas FHC está certíssimo, tanto é que as intenções de voto em Dilma caem e os LADRÕES DA PÁTRIA em desespero já falam em lançar o LADRÃO DOS 19 DEDOS pra a esquerda parasitária não perder a eleição. A dupla Eduardo-Marina é “sócia” da Dilma e do PT, o povão sabe disso e não cai nessa esparrela. O temor é que haja uma maré de fraudes nas eleições.

  3. edson ferreira disse:

    Tudo que ele fala sobre a Dilma e o Lula serve também como autocrítica para os 2 períodos em que era Presidente. Não fez nada na época e agora vem cobrar de pessoas que souberam e sabem o que fazer no exercício do cargo máximo de uma nação.

    • SONIA disse:

      Esse PSDB é hilário mesmo… Ficaram no “puder” por décadas e nas três esferas de uma vez só… O governo deles terminou com os juros estratosféricos 25%, ação da Petrobras R$3,19, estradas federais em petição de miséria, saúde caótica e o povo muito desinformado, pois não tinha acesso a nada… internet era para poucos… A vez de vcs FHC já foi… como a do PT também já foi, tiveram oportunidade de mudar tudo e mudaram muito pouco… A opção que temos agora é o novo mesmo… Eduardo e Marina, não sei se serão bons, mas é o que temos para apostar… Antes que eu esqueça, qdo o PSDB investiu em mananciais para que não acontecesse essa caos em São Paulo?

      • r.bs disse:

        SENHORA SÔNIA ESTÁ TOTALMENTE ERRADA, O PSDB NÃO GOVERNOU DÉCADAS, FOI MENOS DO QUE ESTÁ SENDO A GESTÃO DO PT, QUE SÃO 12ANOS. NÃO SE PODE NEGAR QUE OS 3 ANOS DE LULA, FORAM REGULAR, ELE POIS EM PRÁTICA OS PROJETOS DO PSDB DE FHC. NO 2º MANDATO O LULA JÁ NÃO CUMPRIU O QUE PROMETERA NOS PALANQUES E NAS CAMPANHAS. ACABAR COM O FATOR PREVIDENCIÁRIO, CORRIGIR A TABELADO DO IMPOSTO DE RENDA, QUE VEM PENALIZANDO OS TRABALHADORES, APOSENTADOS E PENSIONISTAS. PROMETEI ACABAR COM A CORRUPÇÃO E POR LADRÕES NA CADEIA, O QUE ACONTECEU FOI MAIS ROUBALHEIRA CORRUPÇÕES E MUITA IMPUNIDADE COM OS BANDIDOS E COM A BANDIDAGEM DE UM MODO GERAL AUMENTOU A CRIMINALIDADE, A VIOLÊNCIA E OS ESTUPROS AS MULHERES E CRIANÇAS. AS PESSOAS ACREDITAM NA IMPUNIDADE DA JUSTIÇA, A POLÍCIA PRENDE E O JUDICIÁRIO SOLTA. OS MENORES PRATICAM CRIMES SEM TER MEDO DA POLÍCIA E NEM DA NOSSA JUSTIÇA. A FALTA DE UMA POLÍTICA DE REFORMA AGRÁRIA DECENTE SEM AS INVASÕES E RESPEITO AO DIREITO DE PROPRIEDADE. AQUELE JEITO PT DE GOVERNAR SEM CORRUPÇÃO E SEM ROUBALHEIRA ACABOU-SE .RRUAN.CARVALHO

    • Jane disse:

      Só o sucesso do Plano Real, já dá a FHC o direito de falar o que quiser, o Brasil lhe deve muito.
      Quanto a Lula, ele deve muito ao Brasil principalmente ter nivelado por baixo a moral e a ética.

      • Elias Silva disse:

        Com toda certeza não se pode tirar o mérito do então ministro da fazenda FHC pelo sucesso do plano real implantado no governo Itamar Franco. Mas isto também não apaga o final de seu segundo governo, o país fechou 2002 com índices de inflação entre 13 e 15%, bem maior que os atuais, além de outros problemas econômicos. O governo Lula teve seus acertos, prova disto foi o controle da inflação e o crescimento econômico do país no período em que esteve no governo. Evidente que os diversos escanda-los de corrupção não só mancharam o PT como descredenciam o seu grupo a governar o país, porém não podemos ser inocentes de achar que a corrupção começou com PT, afinal, se em governos passados não houvesse corrupção ou ela fosse menor estes deveriam apresentar melhores resultados (saúde, educação, políticas sociais) o que convenhamos, não aprestou.

  4. Valerio disse:

    Acredito que o povo aprendeu a lição do PT. Jamais tudo vir caindo do céu. Alguém tem que pagar a conta. É quem está pagando é o povo. O governo do PT sempre foi uma farsa e eles desejam escapar e de preferência sem condenação. O Lula deveria ter passado pelo que o Collor passou e estar preso e a Dilma da mesma forma, na cadeia com o resto dos PTralhas.
    Nou sou de direita e nem de esquerda, sempre votei nas pessoas. Votei em lula em 2002 e se arrependimento matasse Eu já teria sido sepultado há muito, DE VERGONHA. DEUS que me perdoe, mas quando escuto a Dilma ou Lula ou outro do PT falar, sinto náuseas.

    • José Luiz disse:

      Valério concordo plenamente com vc, e sinto as mesma náuseas e vergonha que vc e todo o povo Brasileiro que votou neles “PT”, sente, agora chegou a hora de darmos o troco a eles, em Outubro. Estamos juntos neste proposito e não vamos deixar enganarmos com estes outros… Falando coisas bonitas como educação saúde etc e tal, que só assim mudaremos este País. Estas frases é o carro chefe deles, mais não podemos esquecer que todos eles sempre estiveram la e nunca fizeram nada por nós “Povo Brasileiro”.
      Estamos precisando de sangue novo e tenho certeza que já temos é só uma questão de tempo.
      Sem mais um forte abraço a todos…

  5. Pasquale disse:

    Dilma pobre guerrilheira,foi baixar a conta da luz na marra,passou a mandar no banco central,arrogante ao extremo.Qual empresário vai confiar em uma Cubana vestida de brasileira.A DILMA CAIU,A DILMA CAIU, ninguem segura ela na queda.

  6. O pessoal das industrias que não gostava de trabalhar, encostava no sindicato para garantir o emprego. O PT veio dos sindicatos, tire as suas conclusões.

    Gostaria de lembrar se este país fosse sério, lula estaria atrás das grades; porque ele é o chefe dos mensaleiros.

  7. José Carlos Damaceno disse:

    PODE ESCREVER NA TABUA DE MOISÉS, A DILMA GANHA DISPARADO NO PRIMEIRO TURNO QUEM VIVER VERÁ,É QUE OS CONTRA ESQUECEM COMO SEMPRE QUE OS POBRES É QUE ELEGEM OS CANDIDATOS DO PT E NÃO TEM NEM COMPUTADOR PARA RESPONDER AQUI E NEM TEMPO PORQUE ESTÃO TRABALHANDO PARA SUSTENTAR QUE MAIS CRITICA.

  8. Salomão Gonçalves Feitosa disse:

    É FHC, é Lula, é Dilma e todos os políticos brasileiros, é também o poder judiciário e também o poder executivo acho que não há ninguém que trabalhe pelo país, todos tem interesses apenas nos seus entes mais próximos, o país e o povo ficam esquecidos, tenho 56 anos e não vejo a curto nem a longo prazo o fim da corrupção nos três poderes brasileiro. Essas briguinhas de gente que toma as dores do PT, PSDB, PMDB e etc deveria acontecer para banir da política e dos outros poderes essa gente gananciosa.

  9. Luis Felipe Boechat disse:

    Se esse país fosse sério esse sujeito estaria na prisão, vendeu o Brasil para o capital estrangeiro. Traidor da pátria.

  10. Victor disse:

    Desde quando o PSDB defende o assalariado ? Aliás qual candidato está fazendo plataforma para proteger os empregos do assalariado? Absurdo , um funcionário atinge 2 , 3 e 4 anos , é demitido porque seu salário fica alto demais na visão do gestor . Precisamos de candidatos que protejam o emprego e não aquele que precarize.Não é a toa que os mais jovens estão fugindo dos sub-empregos.

  11. Marco Valverde disse:

    Candidato com passado político não presta, pois significa que faz política para ganhar o pão de cada dia, e nós sabemos que ninguém se contenta só com o pão. Isto também indica que ele não deu certo na iniciativa privada e uma pessoa incompetente na vida privada, certamente será na pública. Portanto o ideal é votar em candidato novo. O poder do seu voto é muito maior em tirar o emprego desses bandidos a eleger o seu representante. Vamos acabar com esses políticos de carreira. Política não é profissão. Vote Campos como a única opção.

  12. alberto barros disse:

    FHC está certo,ele,PSDB,PT,Dilma,LULA,Eduardo e Marina,tudo farinha do mesmo saco,bom,cada povo tem o governo(e os políticos) que merece,voto NULO.

  13. Ronivaldo Rodrigues da Paixão disse:

    E uma pena não temos candidato que possamos confiar, mais em uma coisa FHC, tem razão esse Lula e muito cara de pau mente de mais mais muito mentiroso, só falta ele provar que não houve mensalão e Joaquim Barbos e mentiroso também como ele, só que não duvido nada!

  14. Roberto disse:

    Lembro a todos que escrever em letras maiúsculas é grito. Falta de cultura ou respeito, tal qual o PT, que faz estardalhaço para iludir a todos. E se lula disse não conhecer o José dirceu, é porque ele mente ou é incompetente – Espelhando a realidade do PT.

  15. Miguel disse:

    Nao quero fazer parte desse bando de Petistas que fizeram a inflação voltar e o desemprego aumentar drasticamente e ainda estão usando o dinheiro publico pra falar um monte de mentiras em rede nacional. Pelo menos FHC soube comandar com maestria uma inflação enorme e uma divida que parecia impagável gracas a ele o Brasil foi capaz de se levantar e pagar suas dividas e quando achávamos que o Brasil iria tomar jeito , Elegeram o pior presidente de todos os tempos que faliu o Brasil e a Petrobras e ainda elegeram alguém pior ainda chamada Dilma.. 5 meses atras com 100 dólares fosse fazia uma boa compra no supermercado hoje os mesmo 100 dólares não compra muita coisa. Estamos caminhando pra um Brasil igual Cuba, Venezuela e China, onde o povo e escravo do governo e quem for contra e calado na forca.

  16. Thiago da Conceição disse:

    Mil vezes FHC que um dia de PT na presidência da República.

  17. GERMANIO disse:

    Fernando Henrique e o PSDB não tem moral nenhuma para falar do PT. Os 08 anos de FHC foi um desastre para os pobres. Dilma, ganhará as eleições, porque o povo pobre desse pais é maioria e houve avanços significativos na politica social do Brasil.

  18. LUIZ ANTONIO EVANGELISTA disse:

    PT, PSDB, PSB, LULA, FHC, ALCKIMIN, AÉCIO, DILMA, MARINA, ETC….TODOS LIXOS PÓS DITADURA, ROUBO NO METRÔ E TRENS DE SP FEITO PELO PSDB, ROUBO NA PETROBRAS, FALTA DE ÁGUA EM SP, GOVERNADOR GASTANDO MILHÕES COM PROPAGANDA DO FARO, DILMA GASTANDO MILHÕES COM PROPAGANDA. ESTAMOS FUDID…., COM ESSES POLÍTICOS LIXOS.

  19. Antonio de Gouveia Branco disse:

    DESCULPA! MAS SE OS EMPRESÁRIOS NÃO APOIAM ELA, É UM BOM SINAL!

  20. Ronaldo Ramos disse:

    A oposição pode até criticar o PT, faz parte do jogo uma vez que eles (PT)estão no poder. Uma coisa temos que convir e tirar o chapéu, o BRASIL passou por varias crises econômicas neste período e nenhuma abalou a sua credibilidade perante os investidores.
    Ao contrario da era FHC,onde governo, onde seguindo a cartilha do FMI, teve que enxugar a maquina do Estado, privatizando as estatais. Se tivéssemos seguindo a politica da era FHC e do FMI, hoje não teríamos os bancos publico (Banco do Brasil e nem a CAIXA),e com certeza teríamos que nos submeter aos mandos do sistema financeiro privado, que se alimentam da crise para especular seu capital, gerando inflação e colocando o povo em situação de miséria e desemprego

  21. Lucilio Teixeira Mota disse:

    Este FHC só fica dando farpadas, Uma vez que já foi presidente, não fez muitas coisa, chamou os aposentados de vagabundo, o PSDB é um partido da, Discórdia,

  22. valmir disse:

    Leiam a matéria de capa desta Semana sobre o governo FHC,

  23. Lucilio teixeifra mota disse:

    Não Acredito no PSDB, Nem no Fernando Henrique Cardoso,Já foi presidente, não foi muito a contento e ainda chamou os aposentados de vagabundo mudou o tempo da aposentadoria,para 65 anos, e ainda tributou a previdencia privada. O PSDB , é um partido da discórdia,por mim nunca votaria neles.

  24. NELSON BRASIL disse:

    O PRIMEIRO FERNANDO FEZ AS METALÚRGICAS SAÍREM DO PAIS . A MAIORIA DOS METALÚRGICO VIRARAM CAMELOS … O SEGUNDO FEZ PIOR QUASE VENDEU A PETROBRAS MAS CONSEGUI VENDER OUTRAS EMPRESA NACIONAIS , PARA PAGAR DEPUTADOS NÃO FEZ NADA COM O DINHEIRO ARRECADADO ISSO VOCÊS NÃO LEMBRA ELE FALAVA LERO LERO E BLA BLA BLA . CONVENCEU OS ESTRANGEIRO A FAZER IGUAL. NUNCA CONSEGUIA SEGUIA PAGAR A DIVIDA EXTERNA PREJUDICOU TODOS OS APOSENTADOS EM 1994 CHAMOU TODOS DE VAGABUNDO , MAS ELE SE APOSENTOU AO 42 ANOS E ACUMULOU MAS UMA ISSO NÃO E JUSTO . DEIXA QUE REALMENTE TENTA FAZER ALGUMA COISA JUSTA .O QUE OS FERNANDO FALA OU ESCREVER NUNCA ASSINEM EM BAIXO EU SOU UMA DAS VITIMA DE MILHÕES QUE ELE PREJUDICOU SOU APOSENTADO POR TEMPO E CONTINUO TRABALHANDO POIS MEU SALÁRIO DIMINUIU EM TORNO DE R$2000.00 . ABAIXO TODOS DESSE PARTIDO . PSDB ASSINADO BRASIL…

  25. Ronaldo Ramos disse:

    A oposição pode até criticar o PT, faz parte do jogo uma vez que eles (PT)estão no poder. Uma coisa temos que convir e tirar o chapéu, o BRASIL passou por varias crises econômicas neste período e nenhuma abalou a sua credibilidade perante os investidores.
    Ao contrario da era FHC,onde, o governo seguindo a cartilha do FMI, e o discurso de que teríamos que enxugar a maquina do Estado para podermos ser competitivo, privatizaram varias estatais de fundamental importância para o nosso desenvolvimento. Se o PT tivesse seguido a politica da era FHC e do FMI, hoje já não teríamos os bancos publico (Banco do Brasil e nem a CAIXA e nem mesmo a PETROBRAS)e com certeza teríamos que nos submeter aos mandos do sistema financeiro privado, que se alimentam de crises para especular seu capital, gerando como consequência, inflação, miséria e desemprego.

  26. alexandre nunes disse:

    QUEM E O FERNANDO HENRIQUE PARA FALAR ALGUMA COISA GASTOU MILHÕES PARA IMPEDIR A CPI DA CORRUPÇÃO E SE O BRASIL ESTÁ NO FUNDO DO POÇO TAMBÉM GRAÇAS A ELE.

  27. Martins disse:

    Fernando Henrique deveria falar mais e o Lula deveria falar menos besteiras.O Lula disse que não houve mensalão.Será que ele acha que todos os brasileiros são tolinhos?

  28. André Machado disse:

    Quem é FHC para falar sobre aumento de salário mínimo. Não foi ele mesmo que criticou o minimo na época no valor de 100 dólares e disse que esse valor era fantasia. Hoje não temos um salário mínimo satisfatório mas o poder de compra dos menos favorecidos teve um ganho real e mais teve credito para comprar coisas até então impossíveis para estes. Dou meu voto de confiança ao PT não porque é o melhor partido do mundo, mas tem feito grandes avanços para os menos favorecidos.

  29. Paulão disse:

    FHC, amigo de Daniel Dantas. Pergunte ao FHC , onde ele escondeu os 30 bilhões das privatizações!!!

  30. Sílvio Gusmão disse:

    Era só o que faltava. Quem este crápula pensa que somos? Não temos memória? Este indivíduo sucateou todo o serviço público. Ninguém teve um aumento salarial comparado a inflação do período. Este pseudointelectual não fez “UMA” escola (técnica, universidade), e hoje o jovem tem várias oportunidades, Enem, Prouni, cotas, etc. Porquê será que a imprensa fica dando ouvidos a este indivíduo que os babacas chamavam de “príncipe dos sociólogos”. Realmente, ter que aturar esta corja defecando no ouvido da gente é demais. Você jovem, pergunte a quem viveu no governo deles…lembram? ACM, MMM, Eduardo Jorge, Serra…PQP que pesadelo…

  31. Paulão disse:

    FHC, amigo de Daniel Dantas, amigo de Gilmar Mendes que como presidente do STF, concedeu Habeas Corpus para o banqueiro deixar o país com 30 bilhões das privatizações. PSDB, nunca, jamais, em tempo algum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 21:56:53