aki

cadastre-se aqui
aki
Política
01-10-2013, 17h30

Fico de Serra fortalece Aécio

13

A divisão sempre foi um problema grave do PSDB, especialmente entre o senador Aécio Neves (MG) e o ex-governador José Serra (SP). Aécio marca um ponto importante ao segurar Serra no partido.

O mineiro afasta uma sombra ameaçadora. Uma eventual candidatura de Serra pelo PPS prejudicaria muito Aécio, dividindo votos tucanos no Brasil, mas sobretudo em São Paulo. Serra acalenta o sonho de substituir Aécio ao longo do processo eleitoral, mas essa é uma possibilidade remota. Como diz a sabedoria popular, melhor ter o inimigo por perto.

Quase todo o PSDB está fechado com a candidatura presidencial de Aécio. Na nota em que diz que a prioridade é derrotar o PT, Serra já sinaliza que prévias não deverão se realizar. Afinal, qual a razão de uma disputa tucana se a guerra é contra os petistas?

Com menor taxa de conhecimento, Aécio tem espaço para tentar deixar a terceira colocação nas pesquisas presidenciais. O PSDB tem sido o partido que polariza as eleições presidenciais com o PT desde 1994.

No entanto, há uma pedra no meio do caminho: Marina Silva. A ex-senadora vive um mau momento. Luta para criar um partido novo. Mas é a segunda colocada nos levantamentos sobre 2014.

Há prós e contras para Aécio na hipótese de fracasso da Rede.

Sem Marina na cédula, cresce um pouco a difícil possibilidade de a sucessão presidencial ser decidida em primeiro turno. Tudo indica que deverá haver uma segunda etapa. Mas toda a disputa teria caráter plebiscitário desde a largada.

Com Marina na corrida presidencial, haverá mais candidatos criticando o atual governo, o que aumentaria a chance de uma segunda fase com maior desgaste para o PT.

Aécio e Marina são, aos olhos de hoje, os dois candidatos que disputarão uma vaga para enfrentar a presidente Dilma Rousseff no segundo turno. Por ora, a candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), não aconteceu.

 

Comentários
13
  1. Ricardo disse:

    Nossa, estava adorando o blog, principalmente pelo bom jornalismo e a busca de um discurso plural, mas na página principal são cinco destaques positivos para o Aécio, com direito a manchete. Assim a gente acaba achando que ele é o ” queridinho” dessa página. Vamos falar de Siemens e Alston?

  2. Paulo de Tarso de Moraes Souza disse:

    O José Serra agiu como verdadeiro estadista,pensando no Brasil.Parabéns.Valeu !

  3. Marco Tavares disse:

    Diga, por gentileza, brilhante jornalista, qual a representatividade do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, no contexto da disputa interna do PSDB para a campanha presidencial de 2014? Por que o candidato derrotado, Jose Serra, tem maior destaque na campanha de Aecio Neves, do que o ex-presidente eleito em dois mandatos pela sigla dos tucanos?

  4. Ralf de Oliveira Silva disse:

    É fundamental para o PSBD ter a harmonia necessário para 2014, talvez seja a primeira vez desde 2002 que sigam na mesma direção. Isso fortalecerá muito Aécio pois Minas e São Paulo são grandes colégios eleitorais e sempre fazem a diferença. Parabéns pelo Blog e lamentamos a ausencia no É Noticia da Rede TV, este tipo de programa faz falta na TV Aberta.

  5. Marco Tavares disse:

    Grato, Kennedy! Então, o Serra é mesmo somente um espólio do PSDB, no sentido de contribuinte “falecido”?

  6. Adorei, o Serra agiu certo. Temos que unir o PSDB, para derrotar o PT, chega de petismo, o Brasil agradece

  7. Alexandre Marques disse:

    Kennedy,

    A alta rejeição de Dilma aliada a baixa rejeição de Aécio poderia favorecer consideravelmente Aécio em um segundo turno? Qual a possibilidade de Marina vir a apoiar Aécio caso aconteça um segundo turno entre ele e Dilma?

  8. joao sena disse:

    as pessoa brasileira tem dar uma o portunidade para aecio neves por vafor vota aecio neves

  9. joao sena disse:

    vamos a cabar com o pt o brasil esta entrando encrise nao vote no pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 15:57:43