aki

cadastre-se aqui
aki
Política
10-06-2015, 22h37

Ganha força tese do governo contra redução da maioridade

Presidente da Câmara tenta apressar votação de emenda constitucional
7

Postado por: ISABELA HORTA

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tem pressa em votar a redução da maioridade penal porque ganhou força a tese do governo de oferecer uma alternativa que barre a aprovação de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) nesse sentido. Cunha quer apreciar o  tema no próximo dia 30.

Para evitar a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, o Palácio do Planalto costura apoio a uma proposta do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), de mudar o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). O tucano defende que o tempo de internação de menores que cometam crimes violentos passe de 3 para 8 anos. O senador José Serra (PSDB-SP) quer estender esse punição a 10 anos.

Apesar de a tese do governo estar ganhando terreno no Congresso, não é possível prever hoje quem vencerá essa briga, que ainda terá muitos rounds na Câmara e no Senado.

A discussão do assunto se transformou em mais uma batalha entre governo e o presidente da Câmara. Nesta quarta, houve confusão na comissão especial da Casa que discute o assunto.

Deputados contrários à redução dizem que Cunha está atropelando mais uma vez uma comissão da Câmara, por não respeitar as 40 sessões oficiais para debater o tema.

Já os aliados do peemedebista afirmam que o prazo não é obrigatório e que o assunto está maduro para ser apreciado.

*

A inflação de maio veio mais alta do que o esperado pelo mercado e pelo governo: nos últimos doze meses, a taxa alcançou 8,47%. Isso significa que será mais difícil baixar a inflação neste e no próximo ano.

Já existe gente no mercado prevendo que, em 2015, poderá haver uma inflação de até 9%. Essa taxa é distante do teto da meta, 6,5% _e mais distante ainda do centro da meta, 4,5% ao ano.

A elevada taxa de maio deverá exigir juros mais altos durante mais tempo, o que esfria a economia e gera menos emprego. Portanto, é uma notícia ruim, que sinaliza inflação alta em 2015 e 2016.

*

Comentários
7
  1. Vander disse:

    A grande verdade é que todos os políticos são farinha do mesmo saco. O que deveria mudar mesmo é lei, com penas pesadíssimas para aqueles que cometerem qualquer tipo de crime, seja político, pessoa comum sendo maior ou menor e etc..

    Os habitantes do nosso Brasil precisam saber que a honestidade e o respeito não tem preço e que a ambição jamais pode ser alterada do bem para o mau.

    • walter disse:

      Brilhante colocação Vander; mas a explanação abrangente do kennedy , reflete as tendências…muito provavelmente, punirão parcialmente os menores, com crimes hediondos…
      Lembro-me do xampinha, que até HJ. esta internado; acharam uma forma de tira-lo da circulação; ou seja CONDENARAM SEM JULGAMENTO de adulto, mas condenaram; aproveitaram-se, por se tratar de um pobre coitado; conseguiram uma solução as margens da lei.
      “Infelizmente no Brasil, as meias soluções prevalecem”…

  2. César disse:

    A questão da redução da idade penal no Brasil é muito criticada pelo governo do PT e pelos Deputados e Senadores petistas do Congresso Nacional. A posição contraria à redução da idade penal para eles, é muito mais financeira do que ideológica. Isto mesmo, Financeira! Não querem ter que arcar com os custos de se prender jovens infratores por um tempo tão grande. Não querem ter que construir novas unidades prisionais para poderem receberem estes jovens. E ainda tem o lobby daqueles que lucram, (e lucram muito) com a violência. As seguradoras, empresas de segurança privada, estacionamentos particulares, blindadoras de veículos, advogados, etc. Ganham muito dinheiro com a violência e não querem a diminuição da violência no país. Se a violência diminuir, muitos irão perder dinheiro. Será que isto explica a ideologia do PT? A ideologia do capitalismo e do lucro fácil. Se os governos municipais, estaduais e federal, tivessem que arcar com as despesas do enterro de todos os que morressem de forma violenta e indenizar as suas famílias. Se os governos tivessem que sustentar os filhos das vítimas de violência até que se formassem na faculdade. Se os governos tivessem que sustentar as famílias que perdessem os arrimos de família vitimados de forma violenta. Os mesmos que hoje defendem a manutenção da idade penal em 18 anos, estariam defendendo a redução da idade penal, endurecendo as penas brandas de hoje, reduzindo benefícios à presidiários, investindo no treinamento das polícias e equipando-as e construindo novos presídios. Se cada assassinato significasse a perda de receita e prejuízo aos cofres públicos, além da diminuição da verba partidária (multa ao partido) e redução do tempo no horário político para o partido do prefeito onde ocorreu o crime, os políticos se mobilizariam rapidamente para arrumarem uma solução para o problema. Afirmo isto com convicção. Não querem que tenha solução, porque o prejuízo é todo nosso.

  3. César disse:

    A Senadora Marta Suplicy criou o céu. A Presidente da Pátria Educadora Dilma Rousseff levou a inflação para o céu. O Prefeito de São Paulo Fernando Haddad fez as ciclovias. A Presidente Dilma deu as pedaladas fiscais. O povo pediu o padrão FIFA. O governo da Presidente Dilma espalhou a corrupção pelas estatais. A Presidente Dilma é a mãe do PAC. E o país empacou. A Presidente Dilma foi Ministra de Minas e Energia e Ministra da Casa Civil. A energia subiu e a casa caiu. O ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso criou o Real. A Presidente Dilma criou o Ilusório. Isto sim é planejamento!

  4. César disse:

    Apoio a proposta do PSDB. Com redução para os crimes hediondos e sem limite de idade.

  5. Marco Túlio Castro disse:

    Deu para ver a força com os manifestantes parando a votação na base da violência. Bem adequado para quem quer que os seus continuem impunes.
    Este é o exemplo de democracia que o pessoal da esquerda quer para o Brasil.
    Já aquela manifestação pacifica com 2 milhões de pessoas na Av. Paulista foi golpe.

    Parabéns !

  6. David Dias disse:

    Para mim deve ser diminuída para 12 anos pois hoje já à partir dos dez eles já sabem o que fazem mas tem muita gente com ideia de jerico que diz que não ira acabar com a criminalidade, logico que não vai e nunca ira pois desde que o mundo é mundo o crime existe e ira existir enquanto o mundo existir pois é através do mal que tudo no universo progride, se não houver o mal não há o progresso ficaremos patinando sem sair do lugar, nem o cérebro mais iremos usar. O que se trata é de DAR Á CADA UM O QUE LHE É DEVIDO COMO ASSIM DEUS E A NATUREZA O FAZ, ou seja plantou milho colhe milho, plantou urtiga colhe urtiga. SABE QUE E ERRADO E FAZ LOGO DEVE SER APENADO SEJA LA A IDADE QUE FOR SE SAIMOS NA CHUVA E PARA SE MOLHAR. DIZER QUE A SOCIEDADE É CULPADA E FALTA EDUCAÇÃO É BALELA POIS VEJA SE DIARIAMENTE QUE OS DE MAIORES EDUCAÇÃO E DIPLOMAS SÃO OS QUE MAIS MAL COMETEM AO PAIS E Á COLETIVIDADE. SEJAMOS HONESTOS E CAIAMOS NA REAL ERROU TEM PAGAR SEJA LA QUAL FOR A IDADE TERRESTRE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 18:53:25