aki

cadastre-se aqui
aki
Política
06-04-2016, 21h49

Governo avalia se prioriza luta na Câmara ou no STF

Se tiver segurança, Planalto prefere derrubar impeachment no voto
17

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Ciente de que o parecer pró-impeachment de Jovair Arantes deverá ser confirmado pela comissão da Câmara, o governo fará uma avaliação nos próximos dias sobre qual estratégia priorizará para tentar barrar a queda da presidente Dilma Rousseff.

Se julgar que tem votos suficientes para impedir a aprovação do impeachment no plenário da Câmara, o Palácio do Planalto escolherá o confronto político e deixará em segundo plano uma cartada jurídica.

No entanto, se considerar que há risco de derrota no plenário da Câmara, poderá recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) a fim de tentar inviabilizar o pedido de impeachment que está em tramitação. Nessa hipótese, alegaria nulidades em relação ao trabalho da comissão da Câmara e pediria ao Supremo que se manifestasse sobre a “justa causa” do impeachment.

Trocando em miúdos: solicitaria ao Supremo que apreciasse se os motivos alegados no atual pedido de abertura de processo poderiam configurar crime de responsabilidade. Um auxiliar de Dilma diz que o ministro Luiz Edson Fachin já se manifestou favoravelmente ao eventual exame da “justa causa”.

Nesta quarta, crescia no governo o sentimento de que estaria dando resultado o trabalho de campo do ex-presidente Lula para reunir votos na Câmara contra o impeachment. Ou seja, a tendência hoje seria brigar para evitar que a oposição obtivesse 342 votos _dois terços da Câmara.

Para tanto, o ex-presidente Lula tem negociado acordos políticos, deixando claro que, se o impeachment for barrado, Dilma cederá poder de verdade. Ou seja, Lula daria as cartas numa nova fase do governo.

Há um complicador. Se o governo recorrer ao Supremo após eventual derrota na Câmara, estaria criado um fato político consumado que poderia inibir o exame do Supremo sobre a “justa causa”. Por isso, o governo estudará com cuidado qual caminho seguirá, levando em conta o clima político em Brasília na próxima semana, o peso de manifestações de rua sobre os deputados e desdobramentos da Lava Jato.

Apesar de o governo já esperar que Jovair Arantes se manifestasse a favor do impeachment, criou-se um fato negativo para a presidente Dilma Rousseff. A atitude de Jovair sinaliza que a maioria dos 65 integrantes da comissão deverá aprovar o relatório, provavelmente na próxima segunda-feira, caso não haja um recurso legislativo ou jurídico que adie a votação.

Em resumo, a oposição ganhou hoje uma batalha. Mas a guerra ainda não acabou. E fortes emoções estão por vir.

Assista ao tema do “SBT Brasil”:

Comentários
17
  1. CLEITON MENDES disse:

    Lula, Dilma, Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Temer e muitos outros produtos que o Brasil teve a competência de produzir. Políticos competentes que velará este País à liderança Latino Americana, uma potência Regional, dotada de ciência e tecnologia e com cidadãos educados, civilizados e prontos para os desafios mundiais. Estou tão triste! Acabei de acordar! O sonho tava tão bom!

    • Manoel disse:

      o sonho pra mim continua, o numero de universitários dobrou e de tecnicos tb gr graças ao pronatec. sisu, enem, fies e prouni assim que o golpe perder a votação do impechement a crise política ameniza, e voltamos a crescer com certeza estariamos melhor se FHC não tivesse deixado o país quebrado com inflação de 13%, juros de 24%, desemprego de 14%, sem reservas cambiais, FMI e risco brasil acima de 1000 pontos……….

      • Joaquim disse:

        Manoel, segundo o Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educacional, apenas 8% dos brasileiros são proficientes em português e matemática. Quantidade não é qualidade. Em educação o que estamos vendo é o sucateamento do ensino desde o governo FHC, apenas a preocupação com os números, para ficar bonito na foto do IDH. Um pais com 200 milhões habitantes tem gerar milhares de gênios por anos, mas não é o que vemos, a política educacional nivela por baixo, tirando a oportunidade principalmente do mais pobre. E quando por milagre e apesar de tudo alguém se sobressai, ele é rapidamente assimilado pelo mercado externo ( empresas, centro de pesquisa, universidades ). Como ficar em um pais que só há oportunidades para os companheiros?? Onde o QI ( quem indica ) é mais importante que o saber??
        Não se engane com a propaganda, ela tem o poder de enganar e te vender um produto que nem sempre você quer comprar.

      • luiz silva disse:

        Manoel, Dilma gastou tão irresposavelmente que não cumpriria a meta prevista em Lei. Então pediu para mudar a meta e o Congresso mudou. A meta NÃO poderia ser mudada, pois nenhum dos 2 pressupostos previstos em lei aconteceu. Logo, o Congresso é cúmplice de Dilma no crime de responsabilidade. Nada do que Dilma fez de bom anula o crime, que como você sabe, é previsto em Lei. Se fosse assim, a história pregressa de um assassino seria levada em conta no seu julgamento.

  2. GOLPISTA DO QUANTO PIOR MELHOR disse:

    GOLPISTA DO QUANTO PIOR MELHOR
    se a presidentA eleita não consegue unir o país não vai ser um presidente fruto de golpe que vai conseguir. Mesmo porque o impecheament em si dinamita todas as pontes, o presidente que vier do golpe seja quem for terá que enfrentar a oposição de pelo menos 80 deputados petistas na Câmara e 14 senadores e mais os movimentos sociais como MST, MTST, CUT, UNE, UBES, CNBB, MNU, MPA, e o proprio PT com 2.000.000 de filiados. O país jamais voltará a ser o mesmo. Único líder no momento capaz de unificar o país, por ter ascensão junto aos movimentos sociais mais radicais goza de trânsito junto ao empresariado
    PQP ! GOLPISTA PARALIZA O PAÍS MAIS QUE CRISE MUNDIAL

  3. Deputado Paulo Pimenta na comissão do impeachment: A ex-P…
    O governo morreu! Acabou! A autopsia vai revelar qual a causa morte. Se foi engasgado com acarajés, com sanduiche de mortadela ou se foi excesso de pedaladas.
    Óh dúvida cruel! Não sabem se cremam ou enterram? Querem sugestões para o cerimonial?
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

    • henrique disse:

      O governo tá mais vivo que nunca, 342 deputados e depois mais 1/3 de senadores e sem contar a judicialização ( STF dará ultima palavra) acho que a oposição arma uma gritaria para impressionar os mais tolinhos mas estão vendo o golpe por binóculo. Aguarde vença e depois cante vitória

  4. GOLPISTA DO QUANTO PIOR MELHOR disse:

    Aécio e o PSDB perderam as eleições e o rumo de casa, foram buscar um GPS na lista da Odebrecht mas esconderam a lista e depois foram buscar uma bússola na panamá paper e a lista desapareceu , por fim tentaram o Golpe mas não contavam com o fator LULA 87%aprovado

    PQP ! GOLPISTA PARALIZA O PAÍS MAIS QUE CRISE MUNDIAL

  5. Marco Túlio Castro disse:

    Só pra lembrar, por muito menos o Primeiro Ministro da Islandia renunciou. Vergonha na cara é uma coisa que já se nasce com ou sem. O grau de civilização de um país é demonstrado pelo nível de seus governantes. O Brasil parece estar na pré história.

  6. Pasquale disse:

    Só uma pergunta, Lula no momento ocupa que cargo?
    Nenhum? entendi,estamos na Republica de bananas.

  7. Maria da Consolação disse:

    A decisão do Dep.Jovair não é nenhuma surpresa. Colocado ali pelo Cunha o que poderíamos esperar? O STF mandou dar seguimento ao processo de impeachment do Temer. E se Temer cair, quem assume? Neste ano, teríamos novas eleições, com o Cunha assumindo interinamente. No próximo ano, assume 2 parlamentares indicados pelo Congresso. Em ambos os cenários, o Sr. Cunha estará bem na fita. Como os fundamentos para o crime de Temer é o mesmo que de Dilma – os tais decretos suplementares – se um cair, o outro cai também. Cunha vai até poder dizer que tentou resistir. Enfim, quem viver, verá. Mas certamente os coxinhas terão o presidente que eles merecem!

  8. Augusto disse:

    Kennedy, vamos supor que ela consiga 200 votos para barrar o impeachment. Me diga como ela governará com 200 votos? Ela não conseguirá, sangrará até 2018 e com ela o país todo. O PT acabou com o país.

  9. Joaquim disse:

    Um futuro governo Temer, pode até não dar certo é um riso de corremos. Porém dentro de nossa constituição é o único caminho para nós livrarmos de um mal maior. Com Dilma estamos caminhando a passos largos para uma venezularização do pais.
    Fomos colocados na parede por conta da prepotência, ineficiência e estupidez de quem ocupa hoje o poder. A aventura petista de poder irá nos custar muito caro ainda. Com toda a certeza não temos ainda a visão do todo. Mas uma coisa é certa perdemos novamente a nossa janela de oportunidade na história, continuamos o eterno pais do futuro e um futuro cada vez mais distante.

  10. FELIPE disse:

    AGORA COBRAMOS QUE FALAREM QUE IMPEACHMENT É LEGAL POR CONTA DOS CRIMES COMETIDOS E DELATADOS PELA ANDRADE.

    Vai dizer que falta o que agora? Que é golpe?

    Todo mundo já sabia destas maracutaias.

  11. POLÍTICOS HONESTOS: FAÇAM UMA LISTA DOS APOIADORES DA CONTINUAÇÃO DO DESGOVERNO COMANDADO DO QUARTO DE UM HOTEL! disse:

    É PRECISO A OPOSIÇÃO AO DESGOVERNO ELABORAR URGENTEMENTE UMA LISTA COM OS NOMES DOS QUE ESTÃO CONTRA O IMPEACHMENT, EM APOIO A ESSE DESGOVERNO CORRUPTO!
    A POPULAÇÃO PRECISA IR GRAVANDO OS NOMES DESSES CORRUPTOS QUE APOIAM ESSE DESGOVERNO QUE ACABOU COM A PETROBRAS E AFUNDOU O PAÍS NO MAR DE LAMA!

  12. davi disse:

    A (Presidenta) tem que sair. Não porque ela é corrupta, roubou ou é desonesta (mesmo porque não há provas “nesse aspecto” contra ela, “acredito eu!?!”). Mas ela foi e é conivente, facilitou, e foi negligente com os abusos de desvio de verbas e negociatas financeiras (que tinha ciência) desde as gestões anteriores (e nunca vai afirmar que tinha conhecimento de tudo isso que ocorria “em baixo de seus “belos olhos””), e por TODA FALTA de habilidade, carisma, desenvoltura, articulação política inexpressiva, gestão incompetente e vergonhosa que deixou o País que dirige desse jeito que está (junto com sua “base aliada “traíra””, e uma “oposição acovardada”) que em conjunto decidiram “brecar” as resoluções politicas do Brasil. Ou seja. Todo Brasileiro e todos políticos (“PESSOAS DO BEM”) (tem que exigir) DO LEGISLATIVO E DO JUDICIÁRIO que haja JUSTIÇA E PUNIÇÃO EXEMPLAR PESADA aos bandidos que se favoreceram ROUBANDO O POVO BRASILEIRO. E QUE SIRVA DE EXEMPLO PARA OS PRÓXIMOS!!

  13. Maria disse:

    Eu quero muito que este governo federal caia logo, mas continuo com um enorme receio de que, no final, tudo (como quase tudo no Brasil) acabe em uma grande pizza saboreada somente por eles, os políticos e, novamente, o povo ficará chupando dedo.

    Espero estar errada, mas é o que mais me vem a mente neste crítico momento que vivemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 21:01:23