aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
09-06-2014, 9h51

Governo colhe erro de política econômica incompetente

33

O comentário do “Jornal da CBN” tem análise sobre o erro político de não enxergar que governo permitiu convivência durante muito tempo com inflação alta e que isso tirou credibilidade que o PT demorou a conquistar. Equipe econômica é incompetente. Críticas mais recentes vieram do ex-presidente Lula e não de banqueiro, economista liberal ou jornalista tachado de pessimismo. Enxergar o erro é primeiro passo para resolvê-lo. Alertas foram ignorados.

Comentários
33
  1. O Governo arrecada muito e envesti muito mal, gerando o descontentamento da população….

  2. Raymundo disse:

    O governo do PT, sempre teve uma equipe econômica incompetente. Pois não é uma equipe autônoma. Quem decide, é o PT (Lula e Dilma) e não a equipe econômica. A preocupação, sempre foi a de ditar as regras que estimulavam o consumo para manutenção de empregos em detrimento da redução dos gastos públicos e investimentos em infraestrutura. Isso, obrigou a equipe econômica, a fazer contabilidade criativa e, em consequência, ao seu descrédito no mercado.
    É o Lula, jogando a culpa de suas decisões de política eleitoreira, na conta da equipe econômica.
    É bom frisar que; não só de Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Minha Casa Melhor e outros programas eleitoreiros (Redução do IPI, Desoneração da Folha de Pagamento), se administra bem um país.

  3. Max Antonio disse:

    Kennedy, em toda essa história sobre a inflação brasileira dos últimos tempos, certamente ainda não se caracterizou toda a realidade acerca dela. Conquanto, é visível a camuflagem que se atrela a ela, ou seja, ela é bem maior do que a suposta. Sendo assim, se avizinha para 2015 a maior cédula – 100 REAIS – perdendo substancial valor de mercado. E aí, adeus Plano Real e salve-se quem puder!

  4. Roger disse:

    Tá mais do que na hora de mudar o comando, deve haver a troca, principalmente quando as coisas não vão bem… Isso é a democracia. Estamos afundando na política, economia e moralmente, as instituições estão perdendo sua credibilidade, quando nas manifestações, uma parcela significativa da sociedade de vários estados do país que saíram às ruas e cobraram, mas não obtiveram suas respostas.

  5. Galego disse:

    Esperar o quê de um país que é governado pelo sr Lulla e seus cumpanheiros de confiança e pelo marqueteiro de plantão. Um governo onde planejamento é palavrão e sua única preocupação é a próxima eleição, só pode sair planos eleitoreiros.
    País rico é país sem analfabeto funcional.!!

  6. PAULO disse:

    Concordo plenamente, que não é só com programas sociais que se administra o país, é vendendo ” melhor dando todo o país que se cresce como fez um presidente a tão pouco tempo”.

  7. Roberto disse:

    Bom mesmo era na época do Pedro Malan e FHC: Inflação acima da meta, FMI tres vezes (quebrou o país tres vezes!), desemprego, aquilo sim era bom, né Kennedy?

  8. Julio Araujo disse:

    Resultados de incentivo ao consumo aparecem devido a essa política equivocada uma vez que são temporários. Estagnação e inflação são o resultado.

  9. CELSO RAMOS disse:

    Kennedy, o PT, realmente ERROU, porque ficou sentado em cima de Programas Sociais, como se isso, fosse a solução de tudo, MAS ESQUECEU QUE O BRASIL. VAI ALÉM estamos, com um SISTEMA TRIBUTÁRIO, CAÓTICO, CARO, CONFUSO, IMPRODUTIVO, o nosso SISTEMA É DE 1965 ! DA ÉPOCA DO REGIME MILITAR, parece que OS GOVERNOS são INCOMPETENTES, essa EQUIPE ECONÔMICA e Horrível, o Lula TAMBÉM tem CULPA NO CARTÓRIO, não adianta ficar criticando a DILMA, ele LANÇOU o PAC 1, que era a MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA TRIBUTÁRIO, com o SPED, mas se ESQUECEU de primeiro fazer a BENDITA REFORMA, o que esta ocorrendo Kennedy, INFORMATIZARAM o SISTEMA CAÓTICO, criando mais DIFICULDADES, para TODOS, porque NÃO FIZERAM A REFORMA, é difícil MAS TEM QUE FAZER, chamem o PESSOAL DO PLANO REAL, se não SÃO COMPETENTES !
    Sou Contador Obrigado

  10. roberto disse:

    Esse Lula não vale nada mesmo. A tal de equipe econômica que ele critica é a mesma do governo dele. Oportunista de plantão sempre aparece quando lhe convém, como se ele não fosse o maior responsável por esta porcaria que esta aí.

  11. Carlos Alberto Pires da Silva disse:

    Falar de incompetência do PT é pleonasmo. Um partido que tem em seu quadro corruptos que só pensam em se locupletarem não serve nem para dirigir clubes de Unidade e Vizinhança.
    Há vinte anos que o País não sabe o que é crescimento econômico como podemos verificar abaixo conforme dados do IBGE:

    FHC primeiro mandato:
    Inflação= 9,7% PIB= 2,5%
    FHC segundo mandato:
    Inflação= 8,8% PIB= 2,1%
    Lula primeiro mandato:
    Inflação= 6,4% PIB= 3,5%
    Lula segundo mandato:
    Inflação= 5,1% PIB= 4,6%
    Dilma= 1/2:
    Inflação= 6,2% PIB= 1,8%
    Quanto a essa performance no primeiro e segundo mandatos de Lula teve sua origem no contexto internacional do crescimento mundial até a crise 2008.

  12. Pasquale disse:

    Atenção,Atenção,gostaria agora de ouvir o que os simpatizantes tem a falar…ou será que não tem? Agora para falar sobre a questão, tem que demonstrar que sabe raciocinar sozinho.

  13. laercio disse:

    O ULTIMO A SAIR APAGUE A LUZ…

  14. EGC disse:

    O PT, enquanto seguia a política econômica do governo Fernando Henrique Cardoso,as coisas davam certo, pois a mesma tinha consistência, e o PT se gabava, colhendo os resultados do um governo austero, que foi o de Fernando Henrique. Acontece que o projeto se esgotou e como o governo do PT como um todo, muito incompetente, não consegue idealizar um projeto próprio, daí estar o país sem rumo.

    • Hélio Brandão disse:

      Creio haver um equívoco que deve ser corrigido. Segundo sabemos o Plano Real foi implantado pelo Presidente Itamar Franco e o FHC foi chamado para o Ministério da Fazenda, cargo que ele não soube administrar (foi demitido pelo Presidente Itamar logo no começo por conta de alguma incompetência. Na ocasião FHC foi deslocado para a Embaixada Brasileira na Itália. Na verdade, e foi o então Ministro Rubens Recupero que o substituiu que verdadeiramente administrou e muito bem o Plano Real. O FHC em minha visão não tinha nem sonha que pudesse criar um Plano deste nível. Aliás, na verdade o Plano Real foi trabalhado pela equipe da Univ. de Campinas a pedido do Dr Itamar que então implantou por Medida Provisória. Se minhas lembranças tem algum quaisquer tipos de erros, favor esclarecer com a devida comprovação formal. Será que o Dr Rubens poderá agora confirmar ou esclarecer a respeito?

  15. Jackson disse:

    Enquanto isso no bastidores do STF o governa manda que não seja votado a favor dos poupadores que foram roubados e do trabalhadores que foram também usurpados dos seus valores depositado no FGTS, enquanto isso o governo e a caixa econômica que trabalha com o nosso dinheiro ficam cada vez mais ricos, povo vamos abris os olhos que estão tapados com bolsa famílias e outras esmolas que o governo diz dar e vamos dar uma resposta nestas eleições, não saia de casa no dia da eleição e não vote, porque esta tal de urna eletrônica também é facilmente manipulada, porque que em países muito mais desenvolvidos que o nosso não foi adotada esta tal urna? A sociedade espera uma resposta.

  16. jose carlos henrique disse:

    Já sou um idoso, mas quando jovem e com pretensões artísticas estudei na Escola de Belas Artes. Foi um desastre. A mentalidade retrógrada de que arte é a reprodução fiel do mundo real podava qualquer criatividade e fazia tudo ser uma porcaria, mas eles detinham o poder e a verdade era a deles. Em economia ocorre o mesmo. O pensamento hegemônico, dominador e tratoral diz que a verdade é só aquela do pensamento neo-liberal e tudo que foge dos interesses desse raciocínio é errado, incompetente etc. e tal. Veja o que aconteceu com o Brasil na contra mão desse pensamento neo-liberal, avançou significativamente em todas as áreas, só não avançou na industrialização de exportação por que isso não interessa às grandes corporações que detêm essas tecnologias e quer um pais com deficit comercial para alimentar a ganância do primeiro mundo.

  17. Mario Rodriguez de Moares Filho disse:

    Muito mais que incompetente!
    Digamos: corrupta, eleitoreira, destrutiva, mentirosa…
    Não existe política econômica, quando a chefe faz prevalecer, mesmo que equivocadamente, somente a sua opinião.
    Infelizmente no nosso país, além da absurda contabilidade criativa, fazem também a saúde criativa, a educação criativa, a segurança criativa, o transporte criativo… porém, esquecem que a tal mentira criativa governamental, nos coloca em situação de total calamidade social, onde hospitais públicos não funcionam, grande parte do povo continua analfabeto, evolução da criminalidade, o trânsito parado nas grandes cidades…
    Apertem os cintos, pois após as eleições a situação ficará ainda pior!

  18. Jose Maria disse:

    Pior de tudo é que os governos do PT são assim mesmo, de uma incompetência sistêmica, talvez por falta de cultura, a maioria diz saber, na prática é uma lástima, estão sem um único grande feito, o que os deixa sem rumo, portanto. Os governos do PT estão no fim, caindo, num ostracismo impiedoso e brutal, uma lástima.

  19. Antonio Alencar disse:

    Há exatamente 106 anos, nosso saudoso Rui Barbosa já dizia,” tenho vergonha de ser honesto”. Hoje, vivendo em uma ditadura “democratizada” os honestos que ainda resistem ao meio podre e falido da política Brasiliana fogem as pressas para o anonimato da ignorância.

  20. Mário disse:

    Precisamos de novo de Arminio Fraga.

    • Adriano Menezes disse:

      Ola, Arminio Fraga funcionário de George Soros. Comandou o país a frente do Banco Central quanta fragilidade neste governo FHC, entregue a especuladores.

  21. João disse:

    As coisas so não foram piores no governo Lula porque o presidente do BC, Meireles, tinha força e a confiança do mercado.

  22. Hildebrando disse:

    Piorou muito quando entrou o Tombini,quando era o Mantega e o Meirelles era muito mais eficiente a economia, devia voltar o Meirelles.

  23. Saint Clair disse:

    Socorro! precisamos salvar o nosso Brazzil: vamos trazer de volta o Malan, FHC e o Ermínio. Ah, o Serra também.

  24. J. P disse:

    Não podemos nos esquecer tambem da facção do PMDB partido de sangue sugas mafiosos, só governam na aba do poder e para eles,
    no estado do Rio de Janeiro só fazem obras nas cidades em que
    a prefeitura e do partido.
    Mas todos pagamos impostos os politicos tinham que governar para todos.
    Vão ver as obra de Saquarema.

  25. Mateus Leonardo disse:

    CONCORDO, que talvez não seja a melhor política econômica do mundo, mas é muito melhor que a turma da direita, PSDB-DEM, os números falam por si só, e para lembrar a turma de coxinhas, a inflação foi aprox. 0,5 no mês de Maio, e fico triste é classe média ficar defendo interesses de bilionários, e quem tem criticado veemente a política economica do Brasil são os jornais, ou melhor assessores econômicos dos grandes grupos econômicos internacional, tipo financial time, Economist, sinal que estamos no caminho razoável certo.

  26. ANTONIO SEBASTIÃO COLOMBO disse:

    O Problema do atual governo (Dilma) é o próprio PT (Lula) que simplesmente colheu o que outros governantes plantaram, e nada plantou. Aí, não há o que colher.
    Além disso, se a atual política de “parte do país trabalha, enquanto o resto vagabundeia” não mudar, se ainda não estivermos, muito breve, estaremos quebrados.

  27. Odair R. Dutra disse:

    A máxima diz que se pode enganar uma pessoa por pouco tempo, muitas por um tempo maior agora enganar todos os brasileiros por todo esse tempo, eu tenho que admitir que nós somos coniventes nessa história. A Dilma mente e sobe nas pesquisas, o Mantega escorrega nos números da inflação, e os pequenos poupadores são enganados nas correções de seus valores aplicados.Resumindo estamos contribuindo para levar o país a deriva, afundando de vez. Eu me perco em dar opiniões diante de tanta roubalheira só posso pedir não votem mais no PT.

  28. ricardo dany disse:

    Muitos veem a ‘coisa feia e mal cheirosa’ não se convencem pelos olhos e pelo olfato, querem provar. Agora querem cuspir, mas certamente o gostinho permanecerá por muito tempo. PT é isso ai mesmo, mentiras, imposições, roubos descarados e o pais mergulhado em uma crise moral sem precedentes. Suma Dilma, aproveita e leve o resto do PT e todo o cancer do PMDB com voce.

  29. Ronaldo disse:

    Tá tudo muito bom, vai tudo muito bem, entretanto só vejo criticas mal elaboradas que não sugerem qualquer caminho possível. Falar mal eu também sei sem precisar estudar para tal, porem gostaria de ver algo novo no horizonte, afinal, nós brasileiros, com pretensão de esperteza, nos achando mais malandros do todo o mundo, só conseguimos criticar o que aí está, sem criatividade, sem brilho, parecendo um bando de analfabetos funcionais, que por tal condição não conseguimos entender o que esta acontecendo apesar de termos lido os sinais. Confesso, não consigo mais sentir orgulho de ser brasileiro, pois, se a Nação vai mal, significa que políticos são administradores medíocres e o que dizer do povo que os colocou no poder. E tudo vai mal a muito tempo, diria desde Pedro Alvares Cabral.

  30. Carlos Andrade disse:

    Este pais não tem jeito mesmo observando os comentários acima vejo todos falarem mau de um governo como se o anterior fosse melhor.
    Este povinho precisa aprender a votar mesmo porque não existe melhor ou pior todos são corruptos ou incompetente, não me lembro de nenhum, melhor inclusive o Santo FHC que para derrubar a inflação criou um das maiores recessão deste país abriu as importações de todos os países inclusive da China (predatória), para a inflação cair aumentou os juros diminuiu o crédito etc.. não precisa ser Phd da Usp para fazer isto qualquer mané faria.
    Então pessoal parem com esta historia de melhor ou pior aprendam a votar (VOTEM NULO), e não importa se vai ajudar um ou outro todos são iguais mais você não precisa participar com o seu voto que é o que eles precisam.

  31. Ricardo disse:

    Corrupção existe, deve ser combatida e não deixar rolar… Um brasileiro de orgulho é o Joaquim Barbosa ele lutou contra a impunidade e a corrupção, um exemplo a ser seguido por todos nós para o futuro do país e dos nossos filhos. Agora não me venha comparar governos, pois o FHC, pelo menos, tínhamos inflação controlada e menos corrupção e as instituições, as leis, o cidadão eram respeitados, o país não era um sindicato que quer atropelar tudo, não dá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-24 10:51:29