aki

cadastre-se aqui
aki
Política
29-03-2016, 22h21

Governo debate risco de tentar “desconstruir” Temer

Com ruptura do PMDB com governo, impeachment passa a ser provável
43

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O governo Dilma discute adotar uma estratégia de desconstrução da imagem do vice-presidente da República, Michel Temer. Alguns petistas já disseram que Temer seria o próximo a cair após um eventual impeachment da presidente Dilma Rousseff. Hoje, ele foi chamado de golpista por petistas.

Ministros debatem se seria o caso de elevar ainda mais o nível dos ataques, dizendo que Temer se aliou a políticos corruptos para tomar o poder.

No governo, há quem ache esse caminho arriscado. O inimigo não seria Temer, mas o impeachment. Mais: o peemedebista poderia fazer um pergunta: se ele tem tantos defeitos assim, por que serviu para ser vice de Dilma durante cinco anos?

A presidente tinha reunião à noite com o ex-presidente Lula para discutir linhas de reação. O governo deve oferecer os cargos do PMDB a outros partidos. Já liberou verbas nesta terça para ministérios.

Segundo um ministro, a saída é ir para o que ele chamou de “varejão”. Negociar diretamente com cada deputado, mas muitos parlamentares avaliam que seria melhor esperar um eventual governo Temer. Ou seja, os favores de Dilma podem ser passageiros e poderiam acabar até o final de abril.

Também serão discutidos medidas jurídicas para provar que Dilma não cometeu crime de responsabilidade e que o impeachment atual seria golpe. O governo quer fazer uma campanha pública com apoio de intelectuais e artistas, apostando nas manifestações desta quinta-feira.

*

Segundo líderes de partidos na Câmara, o rompimento do PMDB com o governo significa que é praticamente certo que os deputados votarão a favor da abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma. Se isso acontecer, dificilmente o Senado barrará o impedimento.

A avaliação majoritária no Congresso é que outros partidos que apoiam oficialmente o governo seguirão o mesmo caminho do PMDB e que mais ministros peemedebistas deverão deixar o governo. Ou seja, o impeachment deixa de ser possível e passa a ser provável.

Hoje, Eduardo Cunha, presidente da Câmara, tem falado em conversas reservadas que a data mais provável para tentar votar o impeachment na Casa é o domingo 17 de abril.

Assista aos temas no “SBT Brasil”:

Comentários
43
  1. Vai ser bem legal ver a Dilma descendo a rampa do Palácio do Planalto pedalando uma bicicleta com o Aloísio Mercadante na garupa…Não tem preço!
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

    • Fabio disse:

      Zika, seus ideais golpistas estão matando o Brasil.

    • walter disse:

      Tenho tido dificuldade em minhas veiculações de comentários,neste canal do Kennedy Alencar…Quero concorda contigo A Zika do Brasil; acho salutar que nossas veiculações sem ofensas, não sejam censuradas…o problema caro, que a bicicleta da Dilma, vai estar num dos ONZE CONTÊINERES, E O MERCADANTE, VAI ESTA CATANDO SUAS MIGUALINHAS, EM CADA EX MINISTÉRIOS QUE PASSOU…
      Não vejo pecado do Dr Sergio Moro; num País como o Brasil, que o “trança pé” faz parte do congresso e adjacências; não haveria forma de procedimentos; infelizmente, toda esta tristeza que estamos vivendo, deve-se a “política” adotada pelo pt”…

  2. Giovanny disse:

    Mas eu gostaria mesmo era de ver a cara do PMDB com o impeachment sendo rejeitado pela câmara. Vai ser a coisa mais legal desse golpe, dessa enrolada toda. E obviamente o STF afastando o bandido do Cunha da presidência da câmara. Isso realmente não terá preço.

    • João So disse:

      Aí sim é que a corrupção seria combatida, e a classe trabalhadora se livraria do saco de maldades do Temer e seus patrões da FIESP. O pré-sal não seria entregue para as petroleiras estrangeiras e daríamos uma banana para esse grupo de ratazanas da oposição que trama o golpe.

      • Luís disse:

        Sabe de nada, inocente! As petroleiras multinacionais estão de olho é na exploração do gás de xisto, já aprovada e leiloada pela Dilma (sem participação da Petrobrás), a despeito das incertezas que esta exploração possa causar para o nosso meio-ambiente, em particular, à qualidade da água dos lençóis freáticos. As petroleiras americanas detém 100% da tecnologia de extração e ela é muito mais barata do que explorar o petróleo no oceano. Por que você acha que o preço do barril do petróleo despencou?

    • Se por um acaso do destino acontecer deste processo de impeachment ser recusado, ainda há o outro processo que foi protocolado pela OAB. E ainda tem o processo no TSE. Fora estes o parecer do Rodrigo Janot sobre a nomeação do ex-Presidente Lula para a Casa Civil, diz que houve fortes indícios de crime, por parte da Presidente da República. O STF irá se pronunciar. Então acho melhor você não ter muitas esperanças, mas sonhar não custa nada mesmo. O sonho é livre!
      Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

    • Marco Túlio Castro disse:

      Golpe ? Então a Constituição é golpista ? Então tá !

      • David disse:

        Pura inocência achar que retirando o governo Dilma as coisas irão melhorar. Preparem-se para o verdadeiro caos e fim dos direitos trabalhistas e da previdência social.
        O governo Dilma pode não ser o melhor, mas antes um governo legítimo do que um governo instaurado na base do golpe, pois impeachment tem regras e nenhuma delas a Dilma infringiu. Portanto é golpe sim! E se o PMDB saiu do poder por que Temer na renuncia?

    • Gustavo disse:

      Caro Giovanny,
      Vc já calculou o prejuízo que o Dr. Sergio Moro está fazendo com a operação Lava Jato? Essa frase vai sempre ser memorável: é preferível uma economia estável, mesmo que para isso roubo, mentira e corrupção sejam as molas mestras do governo. Parabéns pela noção de ética e moral que vcs petistas tem. É isso aí. Mas não é o meu país. Tenho saudade de idos tempos quando certos extra-terrestres de verde distribuíam as cartas do baralho…

      • Bruno disse:

        Cartas que, por sinal, vinham manchadas de sangue. Melhor qquer governo terrestre, os extraterrestres podem ficar com Marte.

      • Mauricio disse:

        Essa linha de pensamento não está correta, Drº Sergio Moro não está prejudicando o País, está fazendo valer pela primeira vez a constituição Brasileira para político ladrões, quem prejudicou o País foram todas eles que se apoderaram do nosso dinheiro de forma ilícita, e não estou aqui defendendo nenhum politico, pois todos eles sem exceção de nenhuma sigla, estão enfrentando processos na justiça

      • Márcio disse:

        Prejuízo é a forma sistemática de corrupção implantará em nosso país. É utilizar recurso para população em proveito próprio. Precisamos de penas duras para este tipo de crime. Mas, quem cria as leis em benefícios próprios? CN.

  3. Elsonio disse:

    Onde já se viu um réu presidir uma câmara. lá seria certo pra pessoas que tenha conduta moral, e isso Eduardo cunha não tem. Primeiro devemos arrumar a nossa casa. Já era para o exmo Ed. colocar a viola no saco, mas antes disso devolver o que foi roubado de nós. O pt pode ter roubado, mas quem não robou. O mal do PT foi querer tirar a sujeira que estava escondido debaixo dos tapetes. Mas no meu imenso Brasil que eu amo muito quem tem vez são os bandidos, corruptos e corruptores.

    • Edmir disse:

      Interessante.
      Você cita o Cunha sendo réu e presidindo a Câmara mas não cita o Renam (9 processos no STF) presidindo o Senado.
      Quanta coincidência: o Cunha é contra a Dilma e o Renam favorável.

  4. TOMA LÁ DÁ CÁ NÃO É CRIME? disse:

    Na minha condição de leigo, gostaria de saber:
    Não é “crime” o oferecimento de cargos no governo em troca de votos a favor de alguma coisa, como votar contra o impeachment, como ocorre agora?
    OBS: Eu sei que outros governos também fizeram isso, mas eu gostaria de saber é se não é crime.

  5. Marco Túlio Castro disse:

    Dilma querida, “gaame over”. Tchau querida !

  6. Marco Túlio Castro disse:

    Porque é que os petistas só se manifestam em dia útil ? As empresas de onibus que eles contratam para levar os manifestantes trabalham no Sábado e no Domingo. Será que os custos são maiores ? Acho o custo de 300 reais por figurante muito alto. Os sindicatos deveriam ter mais cuidado ao gastar dinheiro. A fonte pode secar.

  7. Fernando disse:

    O melhor de tudo seria ver as duas coisas: Dilma fora do governo e Cunha preso. Mas isso só aconteceria se o Brasil fosse um país sério. Se acontecer mesmo, começo a acreditar que o Brasil tem jeito.

    • O processo do Presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha já está bastante adiantado na justiça. A Câmara é que não gosta de cassar ninguém. O corporativismo que existe lá é um dos problemas para se acabar com a corrupção no Brasil. O fim do foro privilegiado ajudaria muito. Retirando deles o manto protetor que o cargo lhes confere.
      Quem quer um país melhor deve lutar pelo fim das mordomias. Por igualdade perante a lei.
      Fim da cela especial para quem tem diploma universitário.
      Fim do foro privilegiado para cargos do legislativo e do executivo não eleitos (Ministros).
      Fim da prescrição de crimes. Crime só prescreve quando se paga pelo dano causado.
      Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  8. Romanelli disse:

    Temer se desconstruiu sozinho, é GOLPISTA MESMO, traidor ..se eu fosse ele preferia ter sido reconhecido como PINGUIM de geladeira dentro dum governo inservível ..mas aí teve a carta “mi mi mi”
    .
    ..ou será que aqui tb muitos viram a tal foto da “aclamação” (sem contagem de voto) tendo a frente Eduardo CUNHA por exemplo ?!
    .
    eu hein

    • Gustavo disse:

      Caro Romanelli,
      aí vc vê que toda a esquerda, TODA, é contaminada com essa idéia de nobreza parasitária comandando uma plebe imensurável, somente com pão e circo. Desista do socialismo, comunismo, pois vc vai ser muito mais feliz. Já fomos felizes e não sabíamos…

  9. Francisco Miranda disse:

    BOM DIA PESSOAL. SERÁ QUE NESTA BANDALHEIRA TODA TEM ALGUÉM PENSANDO NO BEM DO POVO BRASILEIRO ?? É COBRA ENGOLINDO COBRA. CADA UM POR SI E DEUS POR TODOS. O TOMA LÁ DA CÁ ESTÁ INSTITUÍDO NO BRASIL E GOSTARIA DE SABER QUEM TEM PEITO PARA TIRÁ-LO.

  10. Pokemon disse:

    Penso que Temer serviu ao PT nestes últimos 5 anos apenas para garantir a coalizão PT-PMDB, e presumo que todo mundo concorda com isso. Ao constatar os erros da presidente e o desmoronamento da economia, aliado ao descontentamento popular, decidiu evadir-se, mudou de lado. Naturalmente pode-se tentar torcer os fatos, agregando-lhe defeitos, que é o que não falta, mas o centro da questão permanecerá imutável. Vai inocentar-se com facilidade alegando que foi colocado num papel decorativo, portanto não pode ser culpado nem pelo fracasso do atual governo. Dirá que quando foi solicitado até lutou pela união e pelo consenso. Está em uma situação privilegiada, aquela dos bem intencionados que não foram ouvidos. Se for governo, e for mal sucedido, dirá que foi pela herança que recebeu. Uma velha raposa, que mais há para se dizer.

  11. Juá disse:

    O PMDB disse que todos são obrigado a entregar o cargo ao governo, Então o Temer deveria renuciar ao cargo de vice, não é certo que todos deixe como ele incentivou, e ele fica,( Ai está o gde Golpe juntamente com o PSDB.

  12. Romanelli disse:

    Kennedy ..gostaria de ler suas impressões sobre as “desculpas de Sergio Moro”
    .
    O cara violentou testemunhas ..torturou pra obter delação que dá prêmio a colaboração espontânea – e no caso DIRIGIDA ..usurpou do direito de grampear advogados e autoridades ..mandou prender quem NUNCA se negou a colaborar ..e agora vem dizendo que a corrupção é epidêmica e que pega em todos ..DECRETA sigilo que dedura corrupção na Justiça e no MP ..diz ainda que não era bem isso o que ele queria
    .
    ..que liberar GRAMPO SOBRE conteúdo de conversa PINÇADA e absurdamente pessoal, com isso causando um dano IRREPARÁVEL não só a uma figura pública ímpar, como a um governo e até a PRÓPRIA democracia do país ..aí ele vem dizer que “foi sem querer” ?!
    .
    foi sem querer querendo diria o Chaves (o humorista ..não o que se incorpora em passarinho pro Madurinho ouvir)

  13. Bom dia meu querido jornalista kennedy. gostaria que aPresidenta Dilma fosse pessoalmente ao congresso pedir para que eles ajudassem a melhorar a economia do brasil. sei que é dificil para ela pois é um pouco orgulhosa.mas dentro daquela mascara de mulher dura tem um grande coração.talvez errou em algumas coisas mas essa mulher ,que muitos criticam trocou o luxo da familia para defender o Brasil .não impediu que a justica trabalhase houvir da boca de um delegado da policia federal dizer que foi o proprio Lula que deu liberdade para policia trabalar livre.portanto se eles roubaram tanto como dizem .eles não teriam dado essa liberdade.tinham o poder na mão. e a corrupção esta dentro de todos os partidos.quem não fez nada de errado ali no congresso joguem a primeira pedra.o que uma parte do PMDB fez foi ficar com a fama de traidor.e o povo não perdoa traição.tenho esperança que eles sairam do governo mais iram votar contra o impeachment. pois não vão apoiar um homem igual ao Cunha .

  14. OPINIÃO disse:

    Bom dia. Não sei pq tantos defendem o socialismo onde utopicamente todos serão iguais e terão as mesmas porçoes do estado. O problema é que o desenvolvimento social de um pais se dá pelo incentivo através, não de benesses do estado, mas da oportunidades iguais de desenvolvimento para todos. Quando todos sabem que não adianta fazer nada diferente, pois não serão recompensados por isso, todos fazem o mínimo. Não há geração de riqueza, o dinheiro some e ai aparece a SOCIALIZAÇÃO DA POBREZA. OS BENEFÍCIOS QUE TODOS PODERIAM TER ACESSO COM A POLITICA DAS OPORTUNIDADES FICAM RESERVADOS PARA A PEQUENA PARCELA DO GOVERNO. (CUBA, VENEZUELA, COREIA DO NORTE, SÃO EXEMPLOS ATUAIS DO SISTEMA). FORA CURRUPTOS.

    • silverio disse:

      SR.(a),
      Você não conhece o Brasil e esta mal informado, se tiver oportunidade viaje pelo interior desse imenso país que você verá a sua transformação.

      • Ruy Teixeira disse:

        E agora quem vai pagar por esse “falso” desenvolvimento, sabemos que não existe almoço grátis, a nossa economia está em frangalhos e os mais pobres estão voltando para onde nunca saíram. Como disse Margareth Tatcher: “O socialismo/comunismo é muito bom até quando não acaba o dinheiro dos outros”

  15. Fabio disse:

    Amigos leitores nesses últimos dois anos retrocedemos dez na nossa economia, acho que é hora de mudar, pois se um presidente não consegue manter uma base aliada no congresso de 500 votos queira conduzir o pais?, Dilma para o bem da nação renuncia e deixa que seus sucessores assumam e façam o que você não o fez.

  16. Edivaldo disse:

    Agora estou em dúvida, Seria Frank Temmer Underwood ou Frank Cunha Underwood, alguém poderia me ajudar?

  17. Maria de Fátima da Silva disse:

    “o peemedebista poderia fazer um pergunta: se ele tem tantos defeitos assim, por que serviu para ser vice de Dilma durante cinco anos?” Também podemos perguntar a ele pq ficou no governo todos esses anos, e mesmo agora, com o rompimento, ele não renúncia a vie-presidência?

  18. OPINIÃO disse:

    NO SOCIALISMO O ESTADO PODE TUDO E O POVO NÃO PODE NADA. O POVO NÃO PODE TER LIBERDADE DE IR E VIR, NÃO PODE TER LIBERDADE DE EXPRESSÃO, NÃO PODE COMPRAR O QUE QUER, NÃO PODE PENSAR DIFERENTE. ETA SISTEMA BÃO SO. VEJA NOSSOS EXEMPLOS ATUAIS: COREIA DO NORTE E CUBA. VENEZUELA ESTÁ CHEGANDO LÁ. PERGUNTEM AOS ANTIGOS MORADORES DA ALEMANHA COMUNISTA SE ELES QUEREM VOLTAR AO TEMPO DO COMUNISMO ALEMÃO. SOMENTE OS PARTICIPANTES DO GOVERNO TEM SAUDADES, QUE SUGAVAM O POVO SEM TER QUE DAR SATISFAÇÃO A NINGUÉM.
    FORA CORRUPTOS.

  19. MIGUEL DOS SANTOS CERQUEIRA disse:

    Evidentemente, todo esse afã de moralidade e busca da competência perdida não passa de desfaçatez, medida diversionista, ou com diria o “Príncipe de Salinas”, em “O Leopardo”, de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, “tudo deve mudar para que tudo fique como está” ou, ainda, “A não ser que nos salvemos, dando-nos as mãos agora, eles nos submeterão à República. Para que as coisas permaneçam iguais, é preciso que tudo mude.”.Todos que pregam a derrubada do atual governo, sem qualquer exceção são massa do mesmo esterco, ou até piores na sua condição de excremento fétido. Quem pode acreditar que um processo de impedimento da Presidente da República comandado por aquele, que segundo palavras do ex-governador Ciro Gomes é o maior dos picaretas da nação, no caso o atual Presidente da Câmara dos Deputados, poderá resultar em verdadeira mudança.
    O desfecho que se anuncia é uma transição por vias conservadoras, com a composição de um governo com as figuras carimbadas de bandidos contumazes.

  20. Paulo disse:

    “Desconstruir” significa difamar, caluniar e repetir mentiras até que se tornem verdades? Eis aí o método gobeliano/petista de fazer política em toda sua plenitude. Não aprendem nunca.

  21. Alberto disse:

    Só choradeira.Tudo é golpe,violação testemunhal,uso de masmorra e outros devaneios ideológicos.A “cunpanherada” é choradeira só,rsrsrsrs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 11:54:28