aki

cadastre-se aqui
aki
Política
11-04-2016, 15h48

Governo deve deixar recurso ao STF como “plano B”

Planalto prefere tentar derrubar impeachment no plenário da Câmara
13

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Apesar do discurso enfático na comissão do impeachment sobre o que considera inconsistência jurídica do relatório de Jovair Arantes, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, tende a deixar um eventual recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal) como uma carta na manga. Ou seja, como “plano B”.

Por ora, o “plano A” do governo é priorizar a luta por votos no plenário da Câmara, a fim de tentar barrar o impeachment numa batalha política. No roteiro governista, a ida ao STF acontecerá antes da votação no plenário da Câmara somente na hipótese de o governo se sentir inseguro para o enfrentamento no voto a voto.

Hoje, o governo avalia que reuniu votos suficientes para manter Dilma no poder. A oposição também se mostra confiante nos desdobramentos políticos a fim de reunir dois terços da Câmara a favor do impeachment. Logo, o recurso ao STF, no qual seria pedido exame da “justa causa”, seria um lance do governo para o caso de derrota no plenário.

Por isso, salvo um fator extraordinário, o mais provável é o governo continuar a dizer que o atual pedido de impeachment tem nulidades e que não há crime de responsabilidade. Isso ajudaria a fortalecer o discurso para persuadir deputados, sob o argumento de que estaria em curso um golpe jurídico e não um impeachment no qual haveria um cristalino crime de responsabilidade.

Ao dar a palavra ao advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, o presidente da comissão do impeachment, Rogério Rosso (PSD-DF), buscou contemplar o amplo direito de defesa e dificultar uma eventual contestação jurídica no futuro.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
13
  1. E o plano C? C de “cadeia”. Tem um plano c?
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  2. A gastronomia política está ótima!
    No menu
    Pastelão Presidencial.
    Pastelão Ministerial.
    Pastelão Supremo.
    Não teremos pizza!
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  3. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Por falta de argumento decente, as esquerdas sempre optaram pela incitação ao ódio e ao conflito… é a “lei do grito”.
    Agora a gritaria dos perdedores está contemplando até os pobres, a quem, em primeira análise se destinaria esse desgoverno farsante !

    • Luiz disse:

      Esquerda, direita, vamos ver! Porque existe a esquerda? Tenho um pensamento de uma economia liberal. Estado mínimo, tudo privatizado até a Petrobrás. Somente saúde, educação e segurança deveriam ser função do Estado. Ok, ótimo se fosse assim, mas só que quem tem mais dinheiro não
      faz e nunca fez filantropia, nunca foram benevolentes, e sempre exploraram a força dos empregados. Vamos lembrar da escravidão, no passado recente sem carteira assinada, hora extra, etc. Lembramos, também, dos Czares russos, da Revolução Francesa, etc. Aí começou a necessidade da esquerda, ela vai se perpetuar, e atazanar sempre o capital, eternamente….ou até o homem deixar o egoísmo e ser mais fraterno.

  4. Jose Willame Coutinho Campelo disse:

    O senhores deputados que votarem a favor do afastamento da Presidente Dilma, pensando nas bases eleitorais e não pela verdade dos fatos apresentados na denuncia. Tenham cuidado para não perder seu eleitor. O povo em geral não estar apoiando isto que estar acontecendo contra a democracia, retirar uma presidente eleita pelo pelo povo. Só o fato dos senhores serem nossos representantes também dar direito votos por interesse pessoal. deixo claro também que não sou eleitor do Eduardo Cunha. Os senhores estão obrigando o povo brasileiro a conduzir o sr. Cunha a vice-presidente. Não vejo ninguém preocupado em um acordo em nome
    da governabilidade ou mesmo uma saida para cassar Dilma e Temer. Em relação essa denuncia do atual processo de cassação da presidente não convence a a maioria povo brasileiro. Tem que formalizar outra denuncia com outros fatos.

  5. DIRETO AO ASSUNTO: É PRECISO PASSAR O BRASIL A LIMPO! disse:

    Para acabar logo essa novela nojenta, onde esses afundadores do país no maior mar de lama já visto na História, era só um mandado de prisão para o Lula em seu quartel general em um hotel (com certeza pago com dinheiro do contribuinte), para que ele parasse de aliciar deputado corrupto para votar contra o impeachment.
    O povo chegou à conclusão que o que vier é lucro, em relação a esse monte de incompetentes e corruptos que estão no poder. Tanto os investidores nacionais quanto os internacionais só colocarão dinheiro novamente no país, quando esse desgoverno for desbancado!

  6. Totalmente Revoltado disse:

    A cada artimanha que cria o PT exibe um pouco mais sobre si mesmo, sobre a falta de caráter de seus líderes parlamentares e também dos atuais ocupantes e dos ex-ocupantes do executivo. Gente que se apoia em mentiras, estratagemas, enganação, corrupção, venda de cargos, sofismas, compra de apoio com benesses pagas pelos cidadãos, promessas vãs, manipulação de situações e de resultados, cinismo, ocultações de atos e de fatos, falsidade ideológica, malversação de verbas, desvio de dinheiro público e total descaramento frente à nação em seus atos oficiais e seus discursos. Não cabe, em hipótese alguma, ao STF, tentar modificar no todo ou em parte decisão tomada em plenário, com ou sem a desculpa de inconstitucionalidade. Já se intrometeram demais em uma esfera da qual não pertencem e isto sim e que é inconstitucional e anti-democrático. Intervencionismo inadequado poderá inclusive levantar suspeitas sobre a probidade dos ministros componentes do órgão. Aceito o processo,Dilma que o engula.

  7. José Dias disse:

    Acompanhando as baboseiras ditas hoje no debate dos deputados, fiquei estarrecido com a cara de pau de alguns deputados a favor da permanência da Dilma, chegando até apelar que na passeata de São Paulo, o Aécio e e Alckmin foram retalhados pelas pessoas que se encontravam nela !
    Caros Petistas, há grande maioria dos brasileiros mostra exatamente a verdade dos fatos, queremos ter nova oportunidade de consertar o Brasil, mais para isso o primeiro passo é excluir o PT, seus aliados e os presidentes de países comunistas para bem longe. Depois vamos tirar os Renans, Cunhas e Sarney’s da vida politica, assim como Aécio ou Temer, há hora de todos os envolvidos em corrupção está chegando ! Aguarde primeiro a saída dos seus amiguinhos e verá o basta que o povo vai dar nesse País ! OBS: “Não tenho partido”

    • P/José Dias. disse:

      É ISSO MESMO, JOSÉ DIAS, NÃO IMPORTA SE O TEMER OU QUALQUER OUTRO ASSUMA NO MOMENTO, POIS O IMPORTANTE É TIRAR A QUADRILHA DO PODER.
      DEPOIS, É DEPOIS! NINGUÉM É IDIOTA DE NÃO SABER QUE NÃO CAIRÁ DO CÉU UMA SOLUÇÃO PARA O MAR DE LAMA EM QUE ESTAMOS, PORÉM UMA COISA O POVO TEM QUE EXIGIR: QUE A LAVA JATO CONTINUE FIRME, COLOCANDO TODA A LADRÃOZADA NA CADEIA, INDEPENDENTEMENTE SE O LADRÃO É DO PT, PMDB, PSDB, PSOL, PC DO B, DEM, PDT, PTB OU QUALQUER OUTRO PARTIDO QUE ESTEJA ABRIGANDO LADRÃO DE COFRE PÚBLICO!

  8. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

    Não chores, meu filho;
    Não chores, que a vida
    É luta renhida:
    Viver é lutar.
    A vida é combate,
    Que os fracos abate,
    Que os fortes, os bravos
    Só pode exaltar.

    II

    Um dia vivemos!
    O homem que é forte
    Não teme da morte;
    Só teme fugir;
    No arco que entesa
    Tem certa uma presa,
    Quer seja tapuia,
    Condor ou tapir.

    III

    O forte, o cobarde
    Seus feitos inveja
    De o ver na peleja
    Garboso e feroz;
    E os tímidos velhos
    Nos graves concelhos,
    Curvadas as frontes,
    Escutam-lhe a voz!

    IV

    Domina, se vive;
    Se morre, descansa
    Dos seus na lembrança,
    Na voz do porvir.
    Não cures da vida!
    Sê bravo, sê forte!
    Não fujas da morte,
    Que a morte há de vir!

    V

    E pois que és meu filho,
    Meus brios reveste;
    Tamoio nasceste,
    Valente serás.
    Sê duro guerreiro,
    Robusto, fragueiro,
    Brasão dos tamoios
    Na guerra e na paz.

    VI

    Teu grito de guerra
    Retumbe aos ouvidos
    D’imigos transidos
    Por vil comoção;
    E tremam d’ouvi-lo
    Pior que o sibilo
    Das setas ligeiras,
    Pior que o trovão.

    VII

    E a mão nessas tabas,
    Querendo calados
    Os fi

  9. A disse:

    Plano B? Mais provável que seja um plano P.P de Papuda,rsrsrsrsrsrs.

  10. 38 X 27.
    Mudança de fase.
    Vamos para o plenário.
    Vamos dar mais uma surra.
    Vamos retirar do poder aquela que mentiu para se eleger.
    Vamos retirar da Presidência aquela que enganou o eleitor.
    Vamos retirar da Presidência quem cometeu crime de responsabilidade.
    Viva o Brasil! Viva a Lava Jato! Viva a Polícia Federal! Viva o povo brasileiro que uniu-se para dar um basta nos abusos deste governo corrupto.
    Fora PT! Fora Dilma! Fora Lula! Fora corruptos!
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  11. É PRECISO PASSAR O BRASIL A LIMPO, COMEÇANDO COM CADEIA PARA O CHEFE DA QUADRILHA! disse:

    É indignante ver o STF protegendo o Lula da cadeia, principalmente todos sabendo que ele é o chefe de toda essa roubalheira aos cofres públicos, com o objetivo de manter o projeto criminoso de poder!
    Se ele não tem foro privilegiado, por que está sendo tratado se o tivesse?
    Aliás é preciso acabar com essa vergonha de foro privilegiado, ministro de STF ser nomeado pelo presidente da república etc.
    A coisa tinha que funcionar ao contrário: quanto mais alto o cargo, maior salário, mais mordomias, menos privilégios quando investigado, processado, condenado – cadeia mais dura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-24 19:00:13