aki

cadastre-se aqui
aki
Política
20-09-2017, 21h10

Governo dirá que Câmara votará denúncia que STF poderá recusar

Derrota de hoje no tribunal era esperada, mas Temer obteve vitória pontual
6

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O governo já esperava a derrota do recurso para suspender o envio à Câmara da segunda denúncia da Procuradoria Geral da República contra o presidente Michel Temer. O julgamento deve terminar amanhã, mas já existe maioria (7 a 1).

Mas a estratégia do governo era provocar uma discussão sobre a validade das provas das delações de Joesley Batista e Ricardo Saud, que fazem parte dessa denúncia. A defesa de Temer conseguiu.

Isso permitirá ao governo dizer aos deputados que eles correm o risco de aprovar o prosseguimento de uma denúncia que poderá ter provas invalidadas pelo Supremo mais adiante. Como afirmou o ministro Gilmar Mendes, o STF tem um encontro marcado com um novo debate sobre a validade das provas.

*

Medo

O Palácio do Planalto e o Ministério da Defesa esperavam que o comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, repreendesse o general Antonio Hamilton Mourão. No entanto, o general Villas Bôas afirmou que o artigo 142 da Constituição dá às Forças Armadas um “mandato” para intervir militarmente na hipótese de “iminência de um caos”.

Essa expressão, “iminência de um caos”, não consta do artigo. Villas Bôas fez uma reinterpretação da Constituição que alimenta ideias golpistas e não desautorizou Mourão.

O Planalto e a Defesa, porém, querem evitar punição a Mourão e fingem que Villas Bôas não disse algo que contraria a Constituição. O Planalto e a Defesa agem assim porque têm medo de criar uma crise militar.

Veja os temas no “SBT Brasil”:

Comentários
6
  1. walter disse:

    Como sempre, o Supremo vem sendo usado caro Kennedy, para questões sem mérito e secundárias; esta votação de HJ para impedir a denúncia do janot; solicitada pelo planalto, já imaginavam a inutilidade dela, mas ganharam tempo, como se o País não tivesse mais com o que se preocupar…infelizmente, podemos compara lá, a industria do habeas; precisávamos conter esta demanda sem base; porem o supremo se diverte, ou usa estes meios, para afirmarem se, como grandes causídicos; enfim, nossa nação, precisa de mais maturidade, para evitar, que nos façam de ignóbeis.Quanto a suposta investida e ameaças dos generais, são possíveis, e mas não há condições práticas; nenhum deles de fato, pode falar pela maioria; estão amarrados, não tem condições ideais para tanto, e nem querem;vale salientar porém, que 50 % da população, tem sim tendências, a gostarem da ideia, e isto preocupa; com a palabra, nossas autoridades capengas; os três poderes,visivelmente dominados, por safardanas, tudo pode acontecer…

  2. Werley disse:

    Acabei de ler o Art. 142 da CF e não encontrei nada sobre intervenção militar. As Forças Armadas sim estão subordinadas à autoridade suprema do Presidente da República.

    • Valter Ferreira Lima disse:

      É subordinada, sim. Contudo, se analisarmos do ponto de vista moral, ela (as Forças Armadas) não tem o dever cívico de obedecer a um presidente que está mais que atolado em falcatruas e para se livrar das grades, está de conluio com parte do CONGRESSO NACIONAL. E, pelo meu entender, alguém, no caso o JUDICIÁRIO, tem que resolver esse embrólio. O mais leigo brasileiro é entendedor e sabedor e consciente de quem é esse Michel Temer.

  3. Joaquim disse:

    Vi e ouvi, ontem o voto do “ministro” Gilmar, que coisa ridícula, que lavação de roupa suja. Foi tão feia que nenhum outro ministro quis se meter. Ele deveria se envergonhar do que falou ontem. Pois todos nós nos sentimos envergonhados, isto não é papel de um ministro, vergonhoso. Todos envolvidos neste lamação estão mortos politicamente assim como todos que com eles se envolverem. Não dá para apagar de nossas mentes a imagem de malas de dinheiro, tríplex minha casa minha vida, carros de luxo, joias, festas e viagens.

  4. Fabio disse:

    Kennedy, tanto o Temer como o desgoverno dele não tem moral alguma para punir ninguém.
    Temer é quadrilheiro e faz do Brasil um país de bandidos e um lixo universal.

  5. Não só eu,mais todo os brasileiros estão na expectativa, pra ver se O nosso querido presidente se safa desta vez, como fica a cara do Brasil sabendo que o seu chefe encontra-se metido até o pescoço em uma onda de crimes, isso é inaceitável,quero vé se A Suprema Corte ira aceitar tanta sujeira.Como um Cidadão honesto que sou não engulo tanta fracturaras,tanto roubo,com tudo é incentivo na formação de quadrilhas,corruptos e homens desonestos, sei que ele comprou muitos dos Deputados e se safou da primeira mais eu confio na Nossa Mestrada Carme Lucia e ela jamais ira se deixar levar por conversinha e chororó de seu Temer e sua quadrilha que só presta pra fazer-nos passar vergonha o Nosso Brasil poderia esta,não digo na posição Dos estados Unido ou como um Pais de primeiro mundo mais estaria em uma Chiasse bem melhor se não fosse tantos roubos, Milhões e milhões nos bolsos dos meus senhores,aquela mala de dinheiro no quarto de Jardel não é só dele mais sim de Temer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-06-24 19:02:54