aki

cadastre-se aqui
aki
Política
06-08-2014, 9h08

Governo e oposição autorizam farra de novos municípios

36

Postado por:Daniela Martins

O comentário no “Jornal da CBN” analisou o projeto de criação de novos municípios aprovado ontem pelo Senado. Os principais candidatos ao Palácio do Planalto têm prometido maior controle dos gastos públicos nos próximos anos. A presidente Dilma Rousseff justifica o aumento de despesas em sua gestão como efeito da crise internacional de 2008 e 2009. Nega maquiagem das contas públicas. Na oposição, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), prometem reduzir a inflação, o que exigirá uma política fiscal mais rigorosa. Aécio chegou a falar em medidas impopulares num encontro empresarial. Campos prometeu implementar o passe livre estudantil tirando dinheiro de outras despesas. Mesmo assim, governo e oposição autorizaram no Senado o projeto que permite a criação de 200 a 400 novos municípios no país. O Brasil já tem mais de 5 mil e quinhentas cidades. A aprovação contradiz o discurso de campanha dos candidatos. Novos municípios significam a ampliação dos gastos públicos nos próximos anos. É uma decisão que atende aos interesses eleitorais dos principais partidos da aliança governista e da oposição.O Congresso Nacional autoriza uma pequena farra com o dinheiro público em plena campanha eleitoral.

Comentários
36
  1. WILLIAMS WALLACE RODRIGUES SILVA disse:

    Basta tomar conhecimento das exigências contidas no Projeto de Lei aprovado, para verificar-se que não se trata de farra nenhuma, haja vista que a OBRIGATORIEDADE da aprovação do Estudo de Viabilidade e atendimentos das demais exigências contidas, impossibilitando a emancipação de municípios que não demonstrem capacidade de sustentação.

    • renato brum disse:

      Williams, boa tarde.
      A principio, a luz do texto, você está certo. A questão é que,
      estes estudos, acabam sendo apenas pró forma e aí, começa um
      movimento político/partidário, criando forças para que o Estado
      invista por um período de tempo, para criar musculatura, e poder
      assim, se auto sustentar. Na verdade então, em minha opinião,
      o Governo Federal acata, aplica recursos, se arrasta por períodos
      além do combinado e aí, se finaliza em orçamento e não mais investimento.
      Resumindo: discurso de quem criou a Lei e não se cumpre como é comum neste País.

    • Kleber cordova disse:

      Estamos vivendo um período critico de governo, onde não existe partidos dignos e candidatos menos ainda, não existe oposição e sim quem vai poder negociar melhor no futuro. Joaquim Barbosa se aposenta e que quem é o presidente do supremo, exatamente o que votou à favor dos corruptos do mensalão.
      Com certeza, vou anular meu voto.

    • Lunardi disse:

      Este é o problema a lei é ótima mas depois vem os arranjos e até bairro vira município,depois é prefeito com pires na mão pedindo tudo.São redutos eleitorais para manter político no poder.

    • Sergio Reis disse:

      Já disseram que o Brasil é o país que tem as melhores leis e, talvez, a lei de criação de municípios seja uma delas. Também acho que a Ferrari produz os melhores carros do Planeta. Agora, daí a andar aqui nas estradas vicinais nos muitos municípios “arrasta a saia” do Sul da Bahia com uma Ferrari… Esta é a visão de nossos políticos. Junte-se um sistema cheio de furos onde os orçamentos de obras são multiplicados pelo número de favorecidos e… precisamos de mais um município. Eu não gosto do bordão, mas vá lá: “Isto é uma vergonha!”.

    • VIVALDO CORREA PINHEIRO disse:

      ACHO ISSO TUDO, UMA GRANDE COVARDIA COM O POVO BRASILEIRO, E A FARRA COM DINHEIRO PUBLICO, ESSAS PREFEITURAS SAO DE CABIDE DE PARTIDO, OU SEJA , SAO PREFEITURAS COMO TANTAS OUTRAS, QUE NAO TEM DINHERIO NEM PARA SE EMANCIPAR, QUE DIRA PARA SE SUSTENTAR !!! ENQUANTO ISSO NAO TEM DINHEIRO PARA SAUDE, EDUCACAO, SEGURANCA, ETC… OS NOSSOS POLITICOS AGEM POR DEBAIXO DOS PANOS, APROVANDO ESSAS CALAMIDADES !!! ACHO SIM , QUE OS POLITICOS DEVERIAM DIMINUIR O NUMERO DE PREFEITURAS, PARA SOBRAR MAIS DINHEIRO, E NAO ESSA GASTANCA !!! POR ISSO NAO VOU VOTAR EM NINGUEM, O BRASIL NAO E SERIO, COMO DIZ O SR. JOAQUIM BARBOSA, A POLITICA DO BRASIL E DE TAPINHA NAS COSTAS !!! E ESSAS LEIS SAO TODAS CRIADAS COM UM UNICO OBJETIVO, QUE NOS SABEMOS BEM !!!!

  2. joel guima disse:

    eu não voto mais vou anular meu voto porque não temos candidatos os que estão ai são todos corruptos quem não é corrupto não faz nada para combater então não merece meu voto.

  3. Alcides disse:

    Não tem jeito!!! Está pra nascer uma pessoa digna para comandar este pais!!!!

  4. çely manoel rosa disse:

    As emancipações é sem duvidas o maior programa de destribuiçaõ de rendas e cuidados com educação e saúde segurança entre outros benefícios que trazem para a populaçaõ das áreas emancipadas superando todo o gasto com a criação de camaras de vereadores e instalação de prefeituras.Eu gostaria de poder debater com o comentarista, porque o mesmo e outros comentaristas falam em farra das emancipações e naõ comentam os benefícios que as pessoas que residem nestas áreas emancipadas passam a ter.

  5. Robson Wagner Ferreira de Freitas disse:

    Para entender de vez que, todos são os mesmos!
    Não há partidos, religiões, filosofias, governos, oposição nem povo. Há apenas o domínio do dinheiro e poder, tudo dentro a mais absoluta”LEI”! Entenderam?

  6. Marcos Roberto disse:

    O sistema político é derivado do sistema eleitoral e dos partidos políticos. Os partidos políticos são a chave, é lá que temos que mexer, mexendo na sua lei. Temos que ter representantes legítimos, representantes que caminhem em sintonia com os anseios do povo e que, realmente, os represente e não pessoas com comprometimento e fidelidade a partidos como o que temos hoje. Temos que ver um administrador, um bancário, um magistrado, um operário, um gerente financeiro, um padeiro, um jornalista, um assistente social… Enfim, temos que ter gente nossa, que vive no nosso meio lutando por um país melhor. Porque essas pessoas não podem ter cargos eletivos desde vereadores a presidentes, porque temos que ficar presos a partidos políticos? Temos que mudar esse sistema político urgente!

  7. Rodrigo Frateschi disse:

    Nossa Kennedy, que visão errada. Mais municípios representa desconcentração de poder e não o contrário. Esse pensamento parte daquela premissa de todo político representa corrupção e por trás disso, que onde há p exercício da democracia há corrupção, ou seja, é um pensamento para desmerecer a democracia. No Brasil há estudos para a criação de mais 14 Estados, pois o poder público não chega onde precisa

    • Marcos Roberto disse:

      Rodrigo tem nada de visão errada, visão errada é a usa. Isso é um disperdicio de dinheiro. Não precisamos de mais políticos, precisamos de pessoas honestas que nos representam e não representem partidos políticos. Temos que mudar o sistema e não as pessoas. As pessoas que nos representam devem corresponder a realidade e não a interesses políticos partidários. Portanto, não temos que aumentar o problema e sim combatê-lo.

    • Reynaldo Fassarella disse:

      Rodrigo, por favor tente entender um pouquinho mais sobre os custos de manutenção de cada município, incluindo as “Câmaras municipais” antes de defender a criação de novos municípios. Como toda organização pública ou privada, antes de se criar uma despesa há que se verificar de onde vem a receita. A situação financeira de mais de 90% dos municípios é simplesmente horrível. O prefeito que consegue fazer alguma coisa tem que ir para a capital do estado e a Capital federal diversas vezes por mês, com o “pires na mão”.

  8. dimas tobias disse:

    Realmente a coisa está cada vez mais feia! Não dá mais para suportar tantos desmandos dessa administração desastrosa que tomou de assalto o país, para a perpetuação no poder vale tudo, não importa o que essa Dilma não tem noção de nada, ou como diria sabe de nada inocente, mas de inocente ela não tem nada. Estamos caminhando para um descrédito total na atual politica inserida pelo PT, esse partido conseguiu acabar com a esperança em tudo e ver que a Politica é tudo igual não há mudanças, o que podemos esperar para os nossos filhos com essa gente no poder?

    • Almeida disse:

      Dimas,
      Você não leu direito, veja o título da matéria: “Governo e oposição autorizam farra de novos municípios”
      Não o PT e a Dilma como vc colocou como “culpados” !!!!

  9. Santos disse:

    Essa matéria ilustra o quanto são ridículas as discussões de leitores defendendo nossos partidos, como se fossem discussões bestas sobre times de futebol que não levam a nada. São TODOS(oposição e governistas) farinha do mesmo saco e absolutamente despreocupados com o bem estar da população, querem somente se manter eternamente no Poder e aumentar as chances de ganhos para eles próprios e seus pares. Quer mudar isso? VOTE NULO e vamos tentar botar esses políticos profissionais para fora e colocar sangue novo de verdade na política. Ou vote no que está aí e continue se enganando e sendo enganado.

  10. Pasquale disse:

    Como o cidadão nunca se interessou por saber o que é a verdadeira cidadania,foi criado um povo alienado quanto ao conhecimento dos seus direitos.Qualquer um verifica isso em qualquer lugar:No atentidimento ao público,o que é dito o brasileiro aceita,mas porque?
    Como eu não sei quais são os meus direitos,aquilo que me é dito fica sendo a verdade.
    Aí meus amigos,povo desinformado é povo:maltratado,desprezado,espezinhado,roubado etc…

  11. Marcelo Lucio disse:

    Enquanto a mídia e o povo não se atentarem que essa é a eleição mais importante, ou seja, a de elegermos os que realmente mandam no País, não sairemos do lugar, haja vista que tudo que é feito em um País – estado democrático de direito – é estritamente vinculado a uma Lei, logo, temos que mudar os legisladores, e não, como boçais, ficarmos com foco só no Executivo, pois o próprio nome já diz: EXECUTA!
    Acordem Brasileiros!!!!

  12. Marcelo Lucio disse:

    Enquanto nós ficarmos com o foco simplesmente no Poder Executivo, que o nome já diz: EXECUTA, e não nos atentarmos para aqueles que realmente governam o País, não sairemos da mesma, pois, o Executivo é uma atividade estritamente vinculada à Lei, logo, se não temos boa Leis, nunca teremos um bom Executivo.
    Será que é difícil compreender isso!
    Vê se vocês da mídia, como você Kennedy, propaguem mais isso, pois, os desletrados Brasileiros, ainda não acordaram.

    P.S.: e por gentileza, leiam, pesquisem, se informem, antes de exprimirem opinião, onde quer que seja, pois, não adianta nada votarem nulo, visto que, É COMPUTADO SOMENTE OS VOTOS VÁLIDOS, ou seja, se todo eleitorado Brasileiro votar nulo e, apenas o próprio candidato votar nele, ele se elege, ou vocês acham que eles, donos da caneta, iriam fazer coisas para se prejudicarem? sabe de nada inocente!

    • Santos disse:

      Boa! Vou votar! Tenho ótimas opções para exercer minha cidadania!
      Presidentes: Dilma e Aécio.
      Governadores no RJ: Garotinho e Crivella
      Tudo novidade na política brasileira!
      Isso para falarmos somente dos que estão muiiito na frente dos demais.
      Não leve a mal, amiguinho, mas vou ficar no Dr. Nulo mesmo, pois não vou assinar embaixo dessa farsa.

      • Otavio disse:

        O Voto Nulo é sim uma arma.
        Mesmo nãos endo computado, mas registra a insatisfação de um povo, reduz a margem de escala de aprovação ao Governo.
        Votar Nulo deveria ser mais ofensivo, mas como bem o amigo disse, eles são donos da caneta e não fariam algo para se prejudicarem.
        Mas ainda sim, diante do quadro atual, Votar Nulo é a melhor opção, pois transmite a ideia de reprovação por uma grande massa antes mesmo do safado assumir o poder. Isso vai forçar os políticos a mudarem suas diretrizes e abaixarem a crista, pq o que vejo hoje é Politico achando que é dono do País.

  13. gesiel disse:

    Os hospitais daqui do estado de São Paulo estão superlotados assim como os de: BRASILIA, GOIAS, RIO DE JANEIRO, BAHIA e ESPIRITO SANTO; porque o Aecio e o Anastasia NÃO INVESTIRAM NA AREA DA SAUDE DE MINAS, e por isso os mineiros SÃO OBRIGADOS A PROCURAREM ATENDIMENTO EM OUTROS ESTADOS. Minas é um dos estados que tem o maior numero de municipios, e o estado que mais utiliza o Bolsa familia e o mais medico do governo Dilma do PT. E o Aecio ainda quer falar que tem projeto para melhorar a saude no Brasil? Vale lembrar que ele disse que o bolsa familia não é um programa interessante. Talvez ele tenha viajado muito, principalmente pro Rio, onde o IBOPE diz que ele perde pra Dilma de 35% a 15%, e viajando pouco pelo estado de Minas que o elegeu senador, e que segundo o IBOPE ainda lhe dá a vitoria de 41% a 31% contra a Dilma. O QUE PRECISAVA MESMO ERA CRIAR NOVOS ESTADOS, porque os governos como o de Minas, UM ESTADO EXTENSO, RECEBEM OS IMPOSTOS DOS MUNICIPIOS PEQUENOS E DISTANTES DAS CAPITAIS, mas NÃO DEVOLVEM EM MELHORIAS PRA ELES como: POSTOS DE SAUDE, ESTRADAS ASFALTADAS E ETC.

  14. joao correia disse:

    Vote nulo, politicos ou sao corruptos ou deixam correr frouxo a corrupçao

  15. Não concordo,pois acho que já tem prefeitos demais sem fazer nada,principalmente aqueles que são formado para médicos.O que tem que fazer é renovar a política Brasileira,e Cidades até 50mil habitantes, deveriam ser administrado por iniciativa privada,como se fosse uma grande empresa,pois assim além de reduzir custo para o Governo,com certeza as Cidades seriam bem mais administrada.No lugar do prefeito entraria o Presidente,diretor,gerentes,chefes e supervisores,todos comprometidos com a cidade,mas tudo sobre o olhar de um gestor do governo.Os cargos seriam escolhidos por votação mediante aos conselheiros de bairros, e todos os projetos e manutenção da Cidade seriam acompanhado pelo participação do povo.O governo entraria com uma parte das verbas direcionado a Saúde,Segurança,educação,laser, mas tudo fiscalizado pela força tarefa de responsabilidade do município.Num período de 6 em 6 meses haveriam uma reunião com todos integrantes da força tarefa de responsabilidade com o Município para prestação de contas e projetos em andamento,como também a manutenção das Cidade.

  16. Jonas Wagner disse:

    Também achei uma visão extremamente equivocada, principalmente vinda de um dos poucos profissionais que expressa imparcialidade e inteligência em seus comentários. Por que não criar novos municípios quando for para melhorar a qualidade de vida de seus moradores? Claro que é preciso cumprir certas exigências técnicas, como por exemplo o equilíbrio econômico, uma cidade tem que ter receita capaz de cobrir seus gastos e parte de suas necessidades de investimento. Classificar como farra, enfraquece a democracia, desestimulando a participação política. Com relação a corrupção, trata-se de uma cultura que ainda temos muito a evoluir, pois é comum assistirmos cenas de saques em caminhões tombados e lojas, imagina o que um cidadão desses faria se assumisse um cargo político. Considerando ainda, que o Poder Judiciário é tão corrupto quanto o Legislativo e o Executivo.

    • ANTONIO CASTELLAR disse:

      Ótimo comentário! Nós, enquanto eleitores e cidadãos, temos que participar mais e criticar menos. Fazer a nossa parte! Os políticos são eleitos por quem?

  17. Jose Maria disse:

    Realmente, o Brasil não é um país sério. Sai governos, partidos e tudo continua na mesma desgraceira, a vala comum em direção ao buraco do terceiro mundo é ampliada por políticos apátridas de todas as partes dessa vasta nação. Aqui se defende grupelhos, partidos e ideologias, nada mais que isso, o país que se estrepe, e o povo, mero detalhe, que se dane.

  18. Clézio Ferreira Gabriel disse:

    Sou morador do complexo da Califórnia da Barra, Barra do Pirai Rio de Janeiro, meu bairro fica aproximadamente 39 Km do município de Barra do Pirai que pertencemos,porem Volta Redonda a 5 metros de meu bairro, dividido apenas por uma ponte de 5metros, estamos a muito tempo brigando para anexação de nosso bairro a Volta Redonda por ser mais perto e ter melhores condições de nos atender em tudo, com essa mudança de novas criações de municípios o que vai agregar de valor para nossa briga para anexação a VR/RJ.

  19. Delmo Oliveira disse:

    Caro Kennedy;
    O negócio é que aqui no Sul Maravilha, tem sempre um jeitinho de se burlar o que está exposto no documento que regula a criação de novos municípios. O cinismo atingiu um nível altíssimo em nosso B-R-A-S-I-L. Eu já estou no ocaso da trajetória terrena, tenho pena das gerações futuras. Pobre B-R-A-S-I-L!!!!

  20. Carlos Chaves disse:

    Já que não temos políticos preparados para defender os interesses do povo, teremos que protestar bastante contra a atitude dos mesmos. Somente com a pressão popular intensa, é que conseguiremos mudar a mentalidade dos nossos políticos. Se não demonstrarmos a nossa indignação eles irão continuar a legislar em causa própria. Anular o voto não adianta o que temos que fazer é uma grande mobilização nacional, para demostrar toda a nossa indignação.

  21. marcelo batista disse:

    quem é contra a lei, ou não tem conhecimento do Brasil atual ou é apenas ser du contra mesmo. Hoje no Brasil existem distritos que são tão ricos quanto as sedes municipais, mas sofrem nas maos de prefeitos q não se interessam em desenvolver estes lugares. è muito comum distritos de mais de 15 mil habitantes. Não dizem q o judiciário é o exemplo do Brasil? se burlarem é porque o judiciário permiti. Andem pelo imenso Brasil e vejam a realidade.

  22. Sandra Barroso disse:

    Desculpa se vou ofender,mas na minha opnião , votar nulo é assinar o Diploma de Burrice.Pense bem :se você é obrigado a se locomover até o local da sua votação para chegar lá e se mostrar indiferente a uma situação que pelo menos para você poderia ser menos pior então você que votará nulo ou branco é burrinho né mesmo.Ou então forme um partido e se candidate.

  23. Avanildo Teixeira disse:

    No Brasil já existe um numero muito grande de municípios, boa parte destes municípios não tem receita para se auto sustentar, nos estamos cansados de ver a romaria de prefeitos que todos os anos vão a Brasilia pedir dinheiro para estes municípios. É preciso dar um basta nesta farra do boi, A criação de novos municípios significa menos dinheiro na educação,saúde, transporte, somente serve para abrigar políticos demagogos isto é uma vergonha.
    O POVO BRASILEIRO PRECISA ACORDAR E EXIGIR UM PLEBISCITO PARA DIMINUIR O NUMERO DE MUNICÍPIOS, O NUMERO DE VEREADORES, O NUMERO DE DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS COM REDUÇÃO DE SALÁRIOS.

  24. Dilson Luiz disse:

    Se a lei fosse cumprida, e o estudo de viabilidade sério, não teríamos tantos municípios sem condição de existir. Sem receita para cumprir obrigações básicas como as legislações federais: lei do piso do magistério (não sou professor mas renomo e muito esta profissão), o pagamento em dias dos salários dos servidores públicos (não sou servidor público), a manutenção do sistema de saúde (não sou da área) funcionando para a população…..
    Estudo de viabilidade??? Quem comentou não conhece a história dos municípios deste país, onde a maioria somente serve para a manutenção de grupichos que não querem largar o osso!!!!
    E lá vem mais!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 19:16:19