aki

cadastre-se aqui
aki
Política
17-02-2016, 16h51

Governo e oposição empurram país para abismo

Ao manter clima de guerra de 2015, políticos agravam crise econômica
4

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Ao manter o mesmo nível de confronto de 2015, o governo e a oposição estão empurrando o Brasil para o abismo neste ano. A presidente Dilma Rousseff continua com um discurso errado.

Fala em diálogo, mas age de forma arrogante. Não faz autocrítica sobre os erros que cometeu. Diz que a única saída é aprovar a recriação da CPMF e ponto. Não tenta estabelecer uma ponte com a oposição para conversar sobre a crise fiscal do país.

Promete uma reforma da Previdência ciente das dificuldades no próprio PT. Ou seja, deveria antes articular uma defesa do seu partido à ideia.

A responsabilidade maior pela crise econômica é do governo, mas a oposição também tem a obrigação de ajudar o país. No entanto, o PSDB fala numa semana que terá disposição para o diálogo, mas diz na outra que não mudou um milímetro sua atitude oposicionista.

Ora, os dois lados fazem teatro ao falar em dialogar a respeito de projetos para o Brasil superar a crise. Isso só agrava os problemas. Enquanto isso, todo dia é divulgada uma notícia ruim na economia.

*

Articulação política insegura

A saída temporária de Marcelo Castro do Ministério da Saúde mostra que o favoritismo de Leonardo Picciani (RJ) para se reeleger líder do PMDB na Câmara é menor do que imagina o governo. Castro reassumirá hoje o mandato de deputado federal para tentar ajudar Picciani a derrotar Hugo Motta (PB).

O gesto de Castro evidencia a insegurança da articulação política do governo. Mais: Marcelo Castro vai socorrer Picciani, mas sobretudo dará socorro a ele mesmo. Se Picciani perder a disputa para Hugo Motta, ficará mais difícil ainda manter na Saúde um ministro inadequado para a função.

Esse embate sobre a liderança do PMDB é uma guerra que dará uma vitória relativa à presidente Dilma ou ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Se Picciani vencer, restará ainda uma ala oposicionista relevante. Se der Hugo Motta, Cunha exibirá ainda demonstração de poder interno, mas o problema do presidente da Câmara está no Supremo Tribunal Federal, onde inexiste seu poder de manobrar e influenciar.

Na medida em que o país afunda em problemas econômicos, a guerra política no Congresso vai diminuindo o governo, Cunha e a oposição. Vai mostrando que a classe política não está à altura dos desafios do Brasil.

*

Correção

Moro e Janot pensam do mesmo jeito a respeito do uso de provas da Lava Jato no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

*

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
4
  1. A culpa é do governo ,pois as medidas que deveriam ser tomadas , como o corte de gastos , privatização de estatais , além de um mínimo de credibilidade no gerenciamento dos recursos públicos .Mas como prefere apoiar um ex-presidente acusado de corrupção , fica difícil !

  2. walter nobre disse:

    Caro Ke3nnedy, não haverá reforma da previdência, toda esta conversa; se tem um partido, quem em função do contraditório, não conseguiria alterar nada, este é o PT…
    Estão sim, ganhando tempo, tentando mudar de assunto, MAS CORTE DE GASTOS, INCLUSIVE PROMETIDOS, ISTO ELES NÃO VÃO FAZER, QUEREM GARANTIR A CPMF…
    Estamos ferrados, nossos números só caem, a dilma joga culpa, numa suposta crise mundial; são hipócritas por excelência, conseguiram adiar o depoimento do lula, e de marisa, que seria uma comédia; imaginem, a mesma,caindo em contradição; faltas-lhe tudo…
    Quanto a vitória de picciani, como havia previsto, isto não derrota o cunha; este picciani tem o teto de vidro, questão de tempo; trata-se de um “molequinho metido”…
    Quanto as disputas do governo com o congresso, continuarão a sabor do vento; a dilma e suas “bravatas”, não conseguirão aprovações importantes; deverá pedir para sair”…

  3. S.Bernardelli disse:

    Me desculpe Kennedy , mas esse tipo de cobranças já torrou a paciência… De que adianta ela a presidente assumir que errou? Vai mudar alguma coisa? Não vai com certeza O que ela tem a fazer é trabalhar para vê se país melhora.

  4. Desiderius disse:

    Toda vez que leio comentários do tipo: governo e oposição estão destruindo o Brasil, e outros do gênero!, eu penso: E esses comentários também tem o mesmo efeito. Apesar de achar o Kennedy Alencar um comentarista sensato, nessas suas linhas ele falou de forma tão superficial… Há tantas forças envolvidas nesse tão propalado fla-flu governo X oposição… O judiciário, a grande mídia o tempo todo jogando contra o Brasil…
    Dilma já admitiu falhas na condução da economia, se ela ficar pedindo perdão o tempo todo é melhor viver dentro de uma igreja!
    E outra coisa: a divulgação diária de notícias negativas, esse anúncio do caos, é “qualidade” apenas dos brasileiros?
    O comentarista tem potencial pra escrever textos menos rasos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 16:43:58