aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
28-05-2015, 22h07

Governo espera alívio político com CPI da CBF

Investigação sobre futebol dilui noticiário negativo que afeta governo
16

Postado por: ISABELA HORTA

O governo espera conseguir alívio político com a criação da CPI do futebol no Senado, um efeito direto da investigação americana sobre corrupção na Fifa.

O Palácio do Planalto tem interesse nos trabalhos desta comissão porque isso ajuda a diluir o noticiário negativo sobre o governo Dilma, sobretudo na parte econômica, e também a repercussão da Lava Jato.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já disse que a Polícia Federal também vai apurar ligações de brasileiros com os casos da investigação dos Estados Unidos sobre a Fifa. A ação rápida de Cardozo deve ser vista no contexto do interesse do governo na CPI e na investigação

A CPI do futebol poderá aprofundar questões que ficaram engavetadas na antiga CPI da Nike devido ao lobby feito à época por Ricardo Teixeira, que presidia a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Hoje, a entidade está mais desgastada do que há 15 anos, quando Teixeira conseguiu melar aquela CPI.

*

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), teve uma vitória inegável ao colocar na Constituição uma regra que estabelece a contribuição de empresas para os partidos. Agindo com competência política, ele revertou em menos de 24 horas a derrota que havia tido na terça.

A regra ressuscita a chamada doação oculta, o que resulta em menor transparência. Ou seja, a empresa doa para candidato por meio do partido uma verba já carimbada.

Também foi aprovado nesta quarta o fim da reeleição. Ainda será preciso votar novamente esse tema na Câmara, que depois seguirá para o Senado. Hoje, há sinais de que o fim da reeleição deverá ser aprovado. Afinal, o PSDB, que a criou, e o PT, que dela usufruiu, votaram contra a sua manutenção.

No entanto, ainda falta um longo caminho até a reforma da Câmara chegar aos senadores, que também a apreciarão, fatiadamente, em dois turnos de votação.

*

Comentários
16
  1. César disse:

    Enquanto isto em Brasília…
    … Pagamos mais de $30.000,00 Reais só de salário, fora os benefícios, para os Deputados verem filmes pornô no celular durante as votações? Não vamos chegar a conclusões precipitadas. Por bem, devemos acreditar que os nobres Deputados estudavam, gastando o seu tempo em aulas bem didáticas, para aprenderem novas maneiras de como nos governarem. Logo, devemos imaginar, o que farão com o povo, nas próximas votações.

    • John Marcos disse:

      Caro César.
      Ainda querem que acreditemos nos políticos desse país!
      Enquanto isso, não temos hospitais e postos de saúde dignos, nos falta segurança, enfim, o povo que se lasque.
      Brasil país das falcatruas e das mentiras.

    • walter disse:

      Caro Cesar, vc tem total razão…se olharmos a “qualidade” dos nossos “paralamentares”, a grande maioria fala mal, tem pouca cultura, muitos estão ali, para legislar para alguém; não tem qualquer qualidade; não fazem qualquer atualização, salvo quando pegam um avião, para passear na disney..
      Quando o Kennedy reflete a esperança do governo; querem guarida, com as evidencias no futebol, eles acabam tendo razão; aqui, nem tudo acaba em samba, acaba também em futebol…

  2. César disse:

    Na “Pátria Educadora” em que as universidades federais estão todas em greve por falta de recursos, baixos salários dos mestres e funcionários, instalações sucateadas, e em cinco meses de governo já se trocou o Ministro da Educação. O futebol deve ser a salvação para o desgoverno que o país enfrenta. Ainda bem que os estádios estão tinindo de novos! Em época de crise, pode até faltar o pão, mas, o circo…

  3. César disse:

    Educação padrão FIFA! Oops! Melhor não!

  4. Marco Túlio Castro disse:

    Alívio ? talvez só até descobrirem que o PT levou algum em certos eventos desportivos. Esse pessoal está metido em tudo que há de podre. Isso vai da Portugal Telecom até a FIFA.
    Tem sujeira tem PT !

  5. Getulio disse:

    Vi nessa investigação norte americana um claro objetivo de tentar inviabilizar a copa na Russia pela sua intervenção na Ucrania e ter se apoderado da Crimeia e varias regioes industrializadas ao leste sem que pudessem fazer nada!
    Por outro lado tambem é certo como vc diz,e que em grande maioria nem sabe sobre essa operação lava jato pensam que é sobre falta de agua , agora essa do futebol sim quero ver se a toda poderosa nos meiso de comunicação no Brasil vai deixar passar uma CPI dessas que vai pode chegar a te´ela com certeza o Del Nero voltou correndo para tentar impedir essa CPI que pode revelar muita coisa.

    • Tony disse:

      Caro Getulio: o que você não viu, talvez, seja a maior oportunidade de ir para debaixo do tapete, ser ofuscado ou, tudo acabar em uma enorme pizza, isto tudo o que está acontecendo aqui dentro. Chego até imaginar se não poderá haver um dedo do nosso governo, (não o dos EUA), em tudo isso que está acontecendo na FIFA. Imagine você: mexer com o que há de mais sagrado para o povinho brasileiro = O FUTEBOL. Oras, isso desvia toda e qualquer atenção de Brasilia, São Paulo e tudo mais. Aliás, você já parou para pensar o que está acontecendo na Prefeitura do teu município enquanto “o pau tá quebrando” em Brasília?

  6. DURVAL IMENEZ disse:

    Nós, simples cidadãos, contamos com efetiva atenção da imprensa em geral, no sentido de que não se permita lançar uma névoa sobre os assuntos – Lava Jato, problemas econômicos que assolam o país e outras CPIs, encobrindo assim nossa realidade.

  7. David Dias disse:

    O Eduardo esta agindo corretamente pois quando estamos convictos em alguma coisa devemos lutar por ela mesmo que depois nos venhamos a se arrepender. Infelizmente este escândalo na FIFA e etc surgiu em hora errada e ofuscar o escândalo anterior e assim alivia o sapo barbudo e seus asseclas mas acredito que tudo vai correr bem e a justiça vai ser feita em ambos os casos e teremos punições porem, enquanto haverem seres humanos sobre a Terra sempre haverá corrupção é preciso ORAR E VIGIAR e como dizia a grande UDN O PREÇO DA LIBERDADE E´A ETERNA VIGILANCIA O QUE VALE TAMBEM PARA A HONESTIDADE

  8. Walter disse:

    É muita desfaçatez por parte de quem acredita que a criação de CPI, da CBF vai aliviar o lado do governo Dilma, vai é aumentar ainda mais a pressão, quando a investigação do FBI chegar na escolha do Brasil como sede da copa de 2014 e das olimpíadas de 2016, vamos ver quais foram os meios utilizados para tanto.
    Vão chegar a conclusão que muito dinheiro desviado da Petrobras foi também para a construção de estádios,pois, as empreiteiras são as mesmas.
    Vamos continuar no 7×1.

  9. douglas disse:

    Esse congresso deu um duro golpe na democracia anulando o que já era anti democrático, eleições devem ser infinita ou seja o politico se candidata quantas vezes quiser, quem vai elege-lo somos nós, se ele for bom fica vários mandatos, se for ruim nós tiramos, o que não pode é tirar esse direito do povo. isso não é democracia, é ser canalha.

  10. Getulio disse:

    Kenedy o governo do Brasil virou uma grande CPI é uma atraz da outra, entra governo sai governo CPI daqui a pouco vão criar a CPI da CPI.

  11. John Marcos disse:

    Não devemos nos esquecer que CPI na CBF é uma coisa e a corrupção na Petrobrás e outra.
    E vocês acham que a Copa no Brasil não houve roubo? Ora, desde o dia em que foi anunciado que o Brasil seria a sede até a sua finalização!
    E pergunto-lhes:
    Em qual lugar neste país não há corrupção?
    Aí vem os politicamente corretos dizer, mas em todo os lugares no Mundo existe corrupção!
    Sim concordo, no entanto, igual a este país chamado Brasil, não!
    Sabem por que?
    Porque a corrupção está nas veias dessa país. Não somente na classe política, mas praticamente em toda suas vias.

  12. edmilson disse:

    Neste País, que é “deles” governantes, todos com “carreira política firmada”, todos grandes proprietários imobiliários e empresariais, não podia, nem pode dar outra: corrupção! Interessante é que não se vê nas mídias, notícias dando conta de que um tal governante surrupiou dinheiro particular de outro tal governante. Mas o que vemos todos os dias, infalivelmente, governantes os mais diversos envolvidos em surrupiar dinheiro arrancado do povo trabalhador e honesto. A elite (dona do dinheiro e, portanto, dona do poder sobre tudo e todos) sempre governou este País que sempre foi “deles”. Vieram as propostas desse tal de “partido DOS TRABALHADORES” e o povão, cansado de ser surrupiado pela elite, guinou para mudar o poder de governar para as mãos “desses trabalhadores”, movido por um sonho de que estando o trabalhador no poder, este País teria uma mudança radical para melhor para todos. Muito infelizmente, o que vemos nos meios de comunicação, é um partideco composto por uma cúpula traidora, mesquinha, ladra, estelionatária, que tudo tem feito para roubar dinheiro público e fazer de conta que governa. Mais uma prova esta aí ao vivo e em cores: esconder suas artimanhas criminosas, por debaixo de outras artimanhas tais, no intuito de desviar as atenções de todos. Ora, o que essa quadrilhona precisa é aprender a governar e não especializar-se em roubar. No mais, é tudo trivial: governar para o bem comum da nação. Seria muito pedir isso? Obs.: não vamos desviar as nossas cobranças e atenções das roubalheiras dessas quadrilhas que estão contaminando nosso País e levando-o aos caos social e econômico!

  13. César disse:

    Eu, me enganei! Não é a educação com o padrão FIFA. É a FIFA com o padrão PT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 14:48:35