aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
11-12-2013, 16h36

Governo estuda manter latas velhas no mercado

Anfavea deveria ter vergonha dos carros que fabrica no Brasil
190

A lei seca e as campanhas contra a violência no trânsito aumentaram a consciência do motorista brasileiro. Houve avanço nos últimos anos. No entanto, faltam contrapartida da indústria automobilística e cobrança do governo federal.

Vamos falar dos carros à venda no país. É inacreditável o estardalhaço positivo a respeito da saída de linha do Uno, da Fiat, depois de quase 30 anos no mercado. Dá medo a notícia de que a Kombi, da Volkswagen, continuará a ser produzida por aqui. São modelos obsoletos e inseguros, que deveriam estar proibidos de rodar pelo país. Há uma penca deles que deveria ter sido banida faz tempo.

Mas o que é ruim sempre pode piorar.

A partir de 1º de janeiro de 2014, entraria em vigor a regra que obriga todos os carros a sair de fábrica com airbag. O governo estuda adiar a medida em dois anos. É um erro que vai permitir que se continue a vender um punhado de latas velhas perigosas.

O argumento é manter empregos na indústria automobilística. Com o preço dos carros no Brasil, não falta lucro para pagar salários. Falta, sim, uma ação dura do governo contra um setor amigo e com alta capacidade de lobby.

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) deveria ter vergonha dos carros que vende no Brasil. Na Europa e nos Estados Unidos, essas montadoras não têm tamanha ousadia. Por aqui, é mais seguro andar de carroça.

*

O péssimo estado das estradas é outro fator que contribui para as mortes em rodovias. Com carros inseguros, o risco cresce para quem se aventura a dirigir pelo país. Não há pacote de concessão que dê jeito nisso. É preciso cuidar melhor das nossas estradas.

Comentários
190
  1. RUBENS disse:

    Haja vista últimos testes de segurança operados pela Proteste, um dos quais no FOX, comparativamente ao modelo produzido na Europa; foram mais de 2mil itens desfavoráveis, no nosso.

    • nicael disse:

      Só uma correção Rubens, o FOX é produzido no Brasil, para piorar, e exportado para a europa com todos os pontos de soldas e demais itens que não são fornecidos no mercado local.
      http://www.volkswagen.de/

    • daurius . disse:

      2 mil itens?
      Quais são eles?

      É fácil de resolver.
      É só a população começar a comprar os carros importados, que as montadoras domésticas darão um jeito de melhorar a qualidade dos produtos vendidos aqui haja vista os preços dos carros aqui vendidos. Isto funciona bem!

    • Edinaldo Santana disse:

      No Brasil quando vamos comprar um carro nos oferecem de brinde o tapete do carro. Só faltam me dizer que o volante é opcional. A propósito, falam que o ar condicionado é luxo, pois para mim, é segurança, nos dias de chuvas fortes, janelas fechadas ele é que trás a segurança de uma boa visibilidade interna. Sempre é ora para mudanças, nós merecemos mais dignidade até porque não é graça pagamos por tudo isso.

    • Marcelo disse:

      Este governo e marcado pelo retrocesso!!! Não me estranha mais nada

    • Jorge Luiz disse:

      A questão não é econômica é política pois o Governo do PT não vai contrariar
      as suas bases, principalmente da indústria automobilística onde o partido nasceu.
      E vamos lembrar que ano que vem é ano de eleição e quem vai “prejudicar” os grandes doadores de campanha? A segurança dos motoristas fica em segundo plano.

    • Lacerda disse:

      Tratando-se de segurança, devemos observar que os caminhões hoje transportão 25 tomeladas ou até mais, com uma velocidade superior a 100 KM/Hora, tanto no plano,na desida ou subiba, forcando nossos carrros de até 1000 Cilindradas a sairem das pessimas e maus conservadas rodovias. Airbag sem duvida é um item segurança importante, mais a falta desse item nos veículos em nosso país não é o vilão dos acidente em nosso país.

  2. Michell Abrantes disse:

    Alem de vender carros sem segurança o preço e um absurdo pois o carro e fabricado no Brasil e exportado e vendido em outros paises pela metade do preço vendido no Brasil

  3. edmir adam disse:

    Governo incentiva povo a comprar carro, ganha imposto, depois, pedagia estradas, exige inspeção de carro novo (e isenta IPVA de carro velho …todo mundo tem que andar de carro) , aumenta combustivel, e ainda vem a publico dizer que não vai investir em estrada para carro e que a prioridade é transporte publico.
    ou seja, compre carro e deixe na garagem, o governo só quer nosso dinheiro.
    Vergonha diaria em ser brasileiro

  4. jose antonio disse:

    concordo plenamente,e corros com mas de 10 anos ja devia estar no ferro velho.

    • ademiguel disse:

      Têm carros com mais de 15 anos em muito melhor estado do que uns com 2 3 anos….

    • antonio disse:

      vc. não é um perfeito idiota, porque não tem ninguém perfeito,
      eu tenho um fox 2012, uma ecosport 2005 e um pálio 1999, todos em perfeito estado de conservação e uso., portanto vc. falou bobagem.

      • Carlos disse:

        kkkkkkkk Tu só tens carroças! Venda todas elas e compre uma Mercedes, BMW ou Audi. Com certeza vai começar a entender o que o Kennedy está querendo dizer.

    • Cleber disse:

      Sr. José Antonio, tenho certeza de que todas as vezes que o senhor compra o seu carro novo o senhor usa muito bem o dinheiro que vendeu pelo seu carro velho. É hipocrisia querer que não rodem mas se aproveitar vendendo para alguém. Então destrua o seu carro velho e compre o novo. Aproveitando o espaço, mais vale para a sociedade um carro velho bem conservado e conduzido, que roda só para ir ao supermercado, do que um novo em mãos irresponsáveis, que vestem o carro 24 horas por dia, ignorando que existe o transporte coletivo.

      • clayton disse:

        Nos países mais ricos (desenvolvidos), além dos preços mais baixos, a população tem alto poder aquisitivo (juros mais baixos e empregos com altos salários). Os governos trabalham e retornam em melhor infraestrutura para o contribuinte. Por lá, a manutenção de automóveis mais velhos vai se tornando prejuízo para o dono, já que paga mais em revisão para passar na vistoria. O meio ambiente, lá, agradece, pois carros novos poluem menos. Quem está comprando carro novo também agradece, pois está salvando o seu emprego, já que faz parte do circuito como consumidor, contribuinte e mão de obra. AGORA A PERGUNTA: SOMOS NÓS, BRASILEIROS, QUE ESTAMOS CERTO NISSO TUDO?

    • Ivo disse:

      Me arruma os 50% que as lojas pedem de entrada e as condiçoes que banco exige para financiamento de um carro zero, troco 3 carros amanha

  5. fabio disse:

    É Brasil, terra que só falam em aumentar impostos como IPTU e outros, mas para o cidadão não volta nada de beneficio.

  6. REVOLTADO disse:

    VC FALA ISSO PORQUE TEM CONDIÇÕES DE TER UM CARRO NOVO DE LUXO, E FICA POR AI FALANDO BESTEIRA DOS VELHOS, É MELHOR TER UM CARRO VELHO E NÃO DEVE A NIQUEM, CARRO VELHO NÃO QUE DIZER CARRO MAL CONSERVADO, SI QUEREM FROTA NOVA DE CARRO, O GOVERNO DEVERIA BAIXA OS IMPOSTOS E TAMBÉM LIBERAR A IMPORTAÇÃO DOS CARROS ELETRICO POPULARES, PORQUE SÓ IMPORTAM CARROS NÃO POPULARES, QUE DIZER DE LUXO, MINHA KOMBI NÃO VENDO POR DINHEIRO NENHUM.

    • Fabiano Barreto disse:

      reconheço que a kombi e um utilitário eficiente, porem no quesito SEGURANÇA você perde para qualquer popular moderno, a culpa e da VW do Brasil que não quis atualizar o veículo para oferecer a segurança minima necessária para você que pagou caro, e muito caro por algo que compromete a sua integridade.

    • Asdrubaltérnio Cambruga disse:

      Vc e todos que aqui comentam, poderiam ao menos aprender a escrever, antes de mais nada !!! É um absurdo o que vcs conseguem botar nessas linhas… DEUS ME LIVRE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • AndersonBli disse:

        Ótimo comentário!!! Isto acaba refletindo na qualidade dos políticos que temos neste país, políticos estes que decidem sobre os impostos e demais temas tratados nesta discussão. Problema crônico no país!!!

    • Elton disse:

      Independente de o carro estar bem conservado, ele continua sendo inseguro, isso porque ele já foi fabricado inseguro. A Kombi 0km é insegura, isso porque é um modelo antigo e totalmente defasado. Depois quem paga a conta de tantos acidentes nas estradas é a sociedade. O governo precisa ser linha dura com as montadoras e exigir melhorias. Mas não, prefere deixar o carro 1.500 mais barato, pra não afetar as eleições ano que vem, e pra fazer um agrado para as montadoras multimilionárias. Enquanto isso os brasileiros matam e morrem nessas arapucas sobre rodas.

    • Junior Vasconcelos disse:

      parabéns você esta coberto de razão

    • Anônimo disse:

      Eu sei como que é! já ofereceram R$80.000,00 na minha Kombi 1962 e eu não também não vendo por nada! O Autor deveria se preocupar com a ausência de ineficácia do transporte público que lota nossas ruas de 1.0’s sem vergonha e caríssimos, em vez de falar mal de um veículo tão eficiente e charmoso.

    • gonçalo disse:

      pior é, que quando vc pega um congestionamento principalmente no calor ,rodovia, serra.
      tem mais carro seminovos no pau que carro velho. sem contar que quem ta no carro velho ta com dinheiro e conta no verde, quem ta no carro novo ta no cartao e no vermelho,,,,,,,,
      dito…rico pobre….pobre rico.kkkkkkkkkk abraço

      • cezar disse:

        Eu tenho um Honda Civic 2006 e um KA 1998 e náo troco eles por nada o meu Ka faz 16km aqui na cidade ele e muito esperto estaciono em qualquer vaguinha e pago uma pichincha de ipva e o seguro e DEUS pra que que vou dar 90 mil não Honda Civic zero?

    • Margo Kinawara disse:

      É isso aí. Todo fim de semana pegamo minha Kombosa, lotamo cos amigo e vamo pra praia joga uns futebol e toma umas gelada e se fosse pra i em carro novo aquela areiarada ia estraga tudo e não cabia 12 pessoa qwue é os meus amigo e o isopor com as cerveja gelada e a bixinha anda bem na estrada dá mais de 100 por ora e faiz até 14 kilometro por litro na banguela na dessida da serra e dá até pra dormi nela. Se intiver que por aibague nóos faz uma vaquinha e poim e se tive que por abe éce também. Só num tira a kombosa di nóis…

    • Valdir da Silva disse:

      Caro amigo revoltado, concordo com vc, pois a sua linda kombi, deve ter adaptado cinto de segurança para todos os passageiros e um seguro total que cubra no mínimo 09 vítimas em caso de acidente. Meus parabens.

  7. MÁRIO CABRAL disse:

    ERA BOM DEMAIS PARA SER VERDADE,COMO SEMPRE NOS OS BRASILEIROS E NOSSA SEGURANÇA É COLOCADA DE LADO,MAIS UMA VEZ ALGUÉM OU ALGUNS ESTÃO GANHANDO COM ISSO.

  8. Raphael disse:

    Discordo.

    Uma vez que o governo opte por proibir a venda de carros sem airbag, uma grande parcela da população não conseguirá arcar com os custos de investir em um 0km, optando pela compra de um usado. Este, certamente, não estará em plenas condições de uso.

    O que há de ser feito (e vem sendo feito) é uma maior conscientização quanto ao uso indiscriminado de um carro quando o condutor não está gozando das plenitudes físicas e mentais. Como? Aumentando ainda mais as fiscalizações nas ruas, os valores das multas (benéfico às arrecadações do setor público), fazendo menos vista grossa aos recém-condutores que estão tirando sua CNH, além de melhorar a segurança no trânsito (sinalização, qualidade do asfalto, etc.)

    Não adianta querer diminuir os impactos causados por acidentes, adianta diminuir a quantidade de acidentes.

    A proibição das vendas incorrerá na queda da demanda por mão de obra no setor, aumentando o desemprego e possivelmente afetando a balança comercial do Brasil. Restará, então, aos comunicadores com pouco ou nenhum conhecimento em Economia criticar a gestão do governo.

    Raphael Coutinho – Economista

    • Umberto Costa disse:

      Taí um comentário justo, equilibrado, parábens vc tem massa cinzenta na cabeça que pensa. Penso como vc, um abraço

    • Edimarcos Jose Moreira disse:

      Garanto caro Rafael, que seu carro não é um Uno, muito menos uma Kombi, e também tenho certeza que nunca viu um assindente faltal com estes carros.

      Estou na China agora, e os carros va VW são na maioria completos, inclusive taxis com Airbag.

      Sendo assim caro amigo, o que o povo menos precisa é de mais multas.

    • Luiz disse:

      A queda de vendas internas vai mexer com a balança comercial?. Você é mesmo economista?. Meu Deus !!!!

    • Elton disse:

      Carro não é produto essencial, se uma parcela da população não terá condições de arcar com os custos, paciência. Se fosse exigido investimento em transporte coletivo, o carro não seria usado nem por ricos. Mas não, é melhor comprar um UNO (arapuca) e quando se acidentar, joga a conta pro SUS e INSS, assim todos podemos bancar a orgia dos carros inseguros.

    • charles disse:

      o segredo do Brasil é diminuir os gastos publicos, corrupção e depois abaixar impostos para que as montadoras dobrem suas vendas, melhorando assim os carros no Brasil.

  9. Humberto Mariucci disse:

    O problema não sao as latas velhas o problema sao as estradas velhas,pois pelo que me consta Kombis da decada de 60 transitam pela Alemanha as milhares e nao causam mortes como aqui.

  10. eu concordo nossas estradas ta um buraco so eu tenho um voyage 83 ta bm conservado eu tenho muito cuidado com ele ,onde eu moro não tem asfalto e estrada de terra eu não tenho condiçõens de comprar um carro novo pra colocar nessas vicinais que temos no nosso pais e melhor continua com meu antiguinho mesmo ja conheço ele, vou e volto pra qualquer lugar nunca mim deixou na mão to feliz com ele viva o voyage antigo.

  11. FRANCISCO disse:

    Acabo de comprar uma “lata velha” Fiat Mille 2013, pois apesar que existam alguns carros um pouco mais modernos custando um pouco mais caro, dificilmente terão uma suspensão adequada às nossas ruas aquí do Rio de Janeiro. E no caso desta “lata velha” não resistir, ao menos o investimento não foi exorbitante!

  12. BENNY SCHUH disse:

    OS PIORES CARROS DO MUNDO SÃO FABRICADOS AQUI, OS IMPOSTOS ALTÍSSIMOS PARA MANTER GOVERNOS CORRUPTOS, DAÍ O PORQUE DESTE IMBRÓGLIO.

    • Joab disse:

      Acreditar apenas no IMPOSTO é ilusão…procure saber sobre o lucro e as remessas de lucro RECORDE ano após ano que as filiais enviam para as matrizes. Aí o sr. terá motivos suficientes para estar/ficar revoltado !

  13. julio cesar lima de mattos disse:

    Ao invés de prorrogar a obrigação de produzir carros com segurança, o governo deveria pensar em baixar os impostos para poder manter empregos. Mas neste país entre governo, sai governo e nenhum deles toca no assunto.

  14. GENIVALD SANTS disse:

    ESTA FALTA DE COMPROMISSO SÓ S VÊ AQUI NO BRASIL…

  15. David disse:

    É inacreditável que diante deste e outros absurdos, ainda há pessoas que defendem esse governo.(P-essoas T-rapaceiras)

  16. José Soares disse:

    Povo cuja cultura se origina em Portugal(principalmente), Espanha, África e Indígenas da América do Sul, não poderia dar em nada que preste, povo submisso, sem vontade própria,
    não luta por nada, fica sempre esperando que o governo faça. Com uma terra generosa e rica como a nossa era para sermos o país mais poderoso do mundo, mas não, vejam o que temos a apresentar ao mundo, só atraso e pobreza, alinhamento político com a escória do mundo.
    Nosso futuro já passou, o que temos é daqui para trás, sempre tem jeito de piorar um pouco.

  17. Alguém disse:

    Agora vamos retroceder a gigante economia do país para investir algo que não dá retorno nas eleições, e muito menos no capital.
    Ainda bem que nós temos estradas e fábricas para ter uma economia automobilística, por que muitos países no mundo não têm nem a capacidade de possuir e manter uma indústria, ou projetar uma cidade. Saímos ilesos da crise econômica quando comparado a outros países mas diferente deles, nós crescemos e continuamos crescendo…

  18. Leandro Oliveira disse:

    Com os políticos que temos,os carros que são vendidos é o menor dos problemas.

  19. Josué disse:

    Gente temos de lutar pela gasolina pura também, pois não tem lógica pagar preço de mercado internacional e ter gasolina com 25% álcool, vamos fazer um manifesto GASOLINA PURA JÁ.

  20. Wagner Leite disse:

    Gente já vi varias matérias sobre o assunto e a mais interessante dizia que as montadoras cobram o que quer no carro a carga tributaria em cima do carro chega a 16%. Os carros produzidos para exportação são muito mais equipados e muito mais barato lá fora. E mais uma vergonha Politica

  21. ekran disse:

    “Mas o que é ruim sempre pode piorar”. esse é o brasil que me lembra aquela piada onde perguntaram ao criador porque no brasil nao teria calamidades como terremotos, tsunamis, avalanches, vulcões, frio em excesso,etc. e ele disse: “calma, esperem para ver o povo que vou colocar la”.

  22. Jonh disse:

    Tudo bem que não deveria adiar esses equipamentos de segurança, porém a KOMBI e o velho UNO são carros honestos, quem compra não quer luxo nem ostentação, e sim um veículo que atende as suas necessidades. Carroça é NEW FIESTA que tem um acabamento ridiculo pelo seu preço, carroça são diversos carros que muito prometem e pouco oferecem pelo seu preço.
    Já tive KOMBI e não morri por causa disso!

  23. Samuel Garcia disse:

    As empresas automotivas não prezam pela segurança de seus clientes. Precisa uma lei para colocarem itens que ajudam a nos proteger. Daqui a pouco vão alegar que cinto de segurança também encarece e por que precisamos de freio se podemos reduzir a marcha para parar o carro?

  24. valdir disse:

    ola ate que enfim alguem falou uma verdade.pena que o governo nao liga para que o povo
    pensa?

  25. Caio disse:

    Mais uma palhaçada desse governo incompetente. Abaixar impostos, principalmente IPVA, ninguém fala. E quem comprou a Kombi “Last Edition”, pagou R$ 85.000, vai fazer o que com ela? Enfiar no c…? E tem automóveis mais modernos que Kombi e Uno e que são um verdadeiro lixo disfarçado. LASTIMÁVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. Umberto Costa disse:

    Acho que os culpados não são somente os politicos e sim o povo. Tudo que acontece de bom ou de ruim o responsável tb. é o povo. Quem colocou Maluf, Collor, Serra, FHC, Kassab no poder nos ultimos 30 anos ? não foi o povo ? então não adianta culpar apenas os politicos. O povo tem responsabilidade com os politicos que colocou lá na cadeira

    existem 2 trilhões de dolares lá fora de brasileiros nos paraisos fiscais dos ultimos 30 anos- via CC5 ( 800 bilhões antes de Collor + 500 com o próprio Collor + 800 bilhões com FHC )

  27. guilao disse:

    Parabens ao governo por prorrogar o prazo para incrementação do “Air Bag” e do “ABS”. Com isso poderemos continuar vendo as famosas e utilíssimas Kombs, bem como os Unos que são a marca registrada da indústria automobilística brasileira doa a quem doer. Parabens ao governo que finalmente deu uma dentro. O resto é intriga da oposição. Carros fortes como esses não existem.

    • Wellington Costa disse:

      Prezados, Respeito as opiniões, mas a questão não é tão somente a tradição de Kombis e Unos, o que se trata é da segurança. Basta a VW e FIAT produzirem versões mais novas incluíndo os ítens de seguraça. mas não, isso não é de interese deles. Para ser exportado no passado, nosso antigo Voyage, que na época foi batizado de Fox, passou antes por um incremento de mais de uma centena de ítens de segurança, senão não seria aceito. O que os governos dos países importadores exigiram era a garantia de que seus cidadãos iriam conduzir carros seguros. Com o incremento de ítens como AIR BAGS e freios ABS a indústria terá continuidade de seu crescimento. haja visto que trata-se de inclusão de no mínimo dois novos ítens. Quanto aos governos: Comete-se injustiça contra o Sr. Collor em razão de que ele teve a coragem de chamar nossos carros de “carroças” e a ANFAVEA não gostou é claro. É isso que queremos? carros inseguros? Carros sem direção hidráulica, com uma luz de ré ou apenas um retrovisor como as montadoras queriam fazer no passado? Não, eu não quero. No ano de 2010 vendi meu Siena ano 2009 (estado de 0Km) e comprei minha “lata velha” ano 2003 que está muito bem conservada, mas é automático, possui regulagem de altura do volante, dois air bags, quatro vidros elétricos e bancos de couro. Ou não estou falando de segurança e conforto é claro? Ainda não posso adquirir o carro que gostaria, vou aguardar minha vez, mas cansei dos carros 0Km, 1.0 com maçaneta nas portas de trás, sem protetor cárter, sem tapetes e etc. e sobretudo inseguros. Lembre-se também de que a FIAT produziu o UNO com vidros elétricos nas portas da frente, direção hidráulica. Na mesma época, seu concorrente, o GOL possuía apenas duas portas sem ar, motor defasado tecnológicamente “Chaleira”… Então…é isso que queremos?

  28. Walter Jr disse:

    Bem, o problema nunca foi os veículos que rodam por aqui. O problema sempre foi a cultura do brasileiro. Poucos se orgulham de poder adquirir um “Camaro”. E se orgulham mais ainda em dizer o quanto pagaram por ele. Sem dúvida pagaram muito mais do que ele vale. E ainda tem mais…IPVA, SEGURO, VISTORIA, etc… Então não me venham criticar quem possui um Fiat Mille qualquer, pois esse veículo se monstrou sempre a altura do que os brasileiros precisam. Que todos gostariam de comprar um Corolla, é claro. Mas pagar quase 100 mil por um carro que na Europa não passa da casa dos 20 mil dólares é sacanagem. E aqueles que aqui mais criticam são os grandes responsáveis por essa orgia de preço praticada neste País.

  29. marcos disse:

    Por mais q tente, não consigo entender. O governo tenta assegurar o emprego dos trabalhadores da industria (automotiva, branca, moveleiro, etc), “bancando” o IPI, o trabalhador, por sua vez, não consegue arcar c/os custos de vida nas alturas, e vira um ciclo vicioso, investimento em infra-estrutura, transporte, saúde, educação, moradia, etc, continua como sempre: ZERO. Brevemente não vamos ter onde usar nossos veículos, já q as ruas estão entupidas de carros e motos, e as demais industrias, continuam sem vender, afinal, bens duráveis não são substituidos sempre. Temos q forçar nossos mandatários a serem mais inteligente e racionais e deixar de enganar o pobre do povo … POBRE POVO BRASILEIRO.

    • Josué disse:

      Boa noite, falando em carros estamos sendo lesados a vários anos com a nossa gasolina enfim ela chega ao valor internacional mais com um pequeno detalhe aqui temos 25% de álcool em sua composição, venho a propor a todos que façamos uma manifesto quanto a isso pois se eu pago gasolina a preço internacional então quero gasolina pura, gostaria de convidar a todos para essa campanha “GASOLINA PURA JÁ”

    • Jarbas de Campos disse:

      Usufruindo do que tínhamos de melhor no passado, FUSCA/BRASÍLIA/PERUA/FIAT PRÊMIO/MONZA, e com o fim do Monopólio, novos modelos e marcas chegaram ao País, porém sem se preocuparem com clientes consumidores de veículos e peças, e sim com o impostômetro, ganhamos de presente, MULTAS POR RADARES, PEDÁGIOS SUPERFATURADOS, ESTRADAS COM CARA DE GOVERNANTES, enfim quando este PAÍS será um PAÍS sério ?

  30. Fabiano Barreto disse:

    o problema não é a proibição ou liberação de venda de carros sem os itens de segurança,e sim o descaso e a falta de respeito ao consumidor final, se vc realmente se importa com a sua segurança compre um carro que atenda à essa necessidade, e vamos cobrar do governo uma posição em defesa a nossa sociedade.

  31. Artur Corrêa disse:

    O Fiat Uno é inseguro? Da onde o Sr. tirou isso? A linha Uno sempre passou em todos os testes de segurança (crash tests), ao contrário de carros bem mais novos como o Renault Sandero. E ainda falar que (sic) “A lei seca e as campanhas contra a violência no trânsito aumentaram a consciência do motorista brasileiro”?! Qual estatística que o Sr. se baseia? Se informe melhor antes de escrever.

  32. Donisete disse:

    Concordo!!! primeiro temos que aprender a votar, termos Tiririca como deputado federal nos representando não precisamos dizer mais nada!!!

  33. Valdei disse:

    As eleições estão chegando e o governo não vai fazer nada que contrarie a maioria mesmo que seja para sua segurança.
    Tem é que melhorar as estarda, os carros (sistema de segurança)e o transporte publico, pois tem pulico de mais fazendo nada recendo muito

  34. FELIZ COM AS CONDIÇÕES QUE DEUS ME DEU disse:

    este é um pais livre e cada um se mela com as condições que tem,e o governo esta certo de dar liberdade de expressão para o povo de escolher se quer carros ou equipamentos velhos ou novos.
    como eu disse este é um pais livre,vocês nem precisam ficar aqui se não quiserem.

    A DILMA NÃO LIGA NÃO PODE IR TCHAU.

  35. As nO VOLANTE disse:

    Pouca gente aqui parece andar a 80, 100km/h. Por isso querem carros com alta tecnologia, nada a ver com segurança ou economia ou ecologia… As metas desses indicadores quem faz é o próprio motorista, o “AS” que está por trás de um volante. Já o Kennedy poderia fazer um comentário sobre o porque de motores magnéticos nunca terem sido incentivados, aí sim ele seria contra “o lobby”. Por fim, governo, montadoras, “jornalistas” e demais As noS volantes, nada tem a ver com evolução da espécie, caros primatas tecnológicos.

  36. Eder Mastromano disse:

    Como diz Ivete sangalo:
    Quer andar de carro velho, amor
    Que venha
    Pois eu sei que amar a pé, amor
    É lenha…(2x)

  37. Mauro disse:

    OLHE NÃO SÃO OS CARRO QUE SÃO VELHOS
    AQUI NO BRASIL O MOTORISTA FAZ OQUE QUER E NÃO E PUNIDO.
    O MOTORISTA BRASILEIRO SÃO MUITO INPURDENTE
    VOCÊ NÃO VE ACIDENTE COM CARRO VELHO
    SO COM NOVO PORQUE O CARA GUANDO ENTRA NO SEU CARRÃO ELE PENSA QUE E DONO DO MUNDO E DAS ESTRADAS
    SE O PIS TIVESE UMA LEI DE TRANSITO QUE PUNICE PODERIA MUDAR TUDO ISTO.
    MAS COM ESTAS LEIS DE TRANSITO QUE TEMOS NE?

  38. Marco Antonio Cerqueira Silva disse:

    Brasil… .

    • ALOISIO ALFRADIQUE MARQUES disse:

      completando: “… meu Brasil brasileiro (cantando)…” Vamos falar de futebol e carnaval ? Talvez os carros sejam fabricados mais seguros e baratos. Oh! povinho.

  39. Lucimar disse:

    Carro antigo é relíquia !!! Os antigos fabricantes priorizavam a sua marca com peças de qualidade. Amo carro velho e considero-os maravilhosos. A dica é conservar o seu !!! Carro antigo para impostos também…considero o tema abordado como uma forma perigosa de incentivar mais ainda o alto consumo, já que no nosso país tem cidadão que adora usar seu carro antigo…Perigoso são as estradas mal conservadas e caminhoneiros que utilizam uma velocidade acima do permitido forçando passagem encostando nos veículos leves, provocando inúmeros acidentes, perigoso é ver todos os dias motoristas irresponsáveis cometendo sérias infrações e achando isto normal, perigoso e arbitrário é o cidadão ter o seu limite de circulação de ir e vir com pedágios absurdos, com multas impostas pelos radares que são mal sincronizados e que multam mesmo o cidadão passando na velocidade permitida, só por causa de um vento, devido ao fluxo, é ver uma geração desprepara e desqualificada que mais parecem cordeiros do que formadores de uma opinião própria…Vejo inúmeras matérias sobre carros novinhos mas que logo vão para a manutenção do fabricante para repor peças mal desenvolvidas…porque será heim??? Alta produção, inexperiência, ganância, engenheiros despreparados…tem mais e mais nesta lista…SOU À FAVOR DE CARROS ANTIGOS, eles tem história !!!!!!!!

    • Mauricio disse:

      Adorei seu comentário, estou lendo todos os comentários, mas até o memento só li vc falando de imprudência. Do qu adianta tanta segurança nas mão de irresponsáveis. Todos citam governo, carro velho, mas ninguém cita consciência no transito

  40. LUIZ disse:

    Gasolina mais cara do mundo, embora tenhamos orgulhosa e ufanamente a Petrobras verde e amarela, embora sermos os “inventores” do Proalcol cujos donos de usinas multimilionários nos esfolam com seus preços “arranca couro” (não abasteço com álcool de jeito nenhum – questão ideológica e de protesto contra os nossos patrícios usineiros reis da ganância). Carros mais caros do mundo, com preços inchados pelos impostos escorchantes do nosso governo falastrão. Carros velhos, sim, eu também tenho um ano 1997 porém com todos os ítens de segurança e funcionamento em estado de 20.000 km de uso porque gasto o meu dinheiro para manter sempre pneus em ordem, filtros, lonas, discos e sapatas de freio , lâmpadas todas funcionando. Não gasto com rebaixamento de suspensão, som hiperultradecibeisequipado, pintura psicodélica, e outras perfumarias que os babacas costumam gastar em detrimento da necessária segurança, senão para si, mas para os demais viventes que estão trafegando ao seu lado nas ruas.

  41. Jonas disse:

    Me desculpem…Tenho um carro zero, mas sei que nem todos podem ter. Pensar que o cidadão que tem um carro com mais de 10 anos tem que abandonar seu carro é egoismo. Com os juros e impostos que pagamos no Brasil é um absurdo privar quem tem poder aquisitivo menor de ter um carro próprio para se locomover. Lata velha é outro assunto…Mas como no Brasil tudo se dá jeito, o cidadão não honesto dá sempre o jeitinho de pagar para que o carro passe nas vistorias, assim como as montadoras e financiadoras para forçar o brasileiro a gastar com carro novo.

  42. Junior Vasconcelos disse:

    Puxa Kennedy, o pobre nunca tem vez mesmo!
    Agora que as coisa estão começando a ficar melhor pro nosso lado iniciasse essa corrente de que determinados carros não são tão bons como outros que deveriam ser. Não sei quanto a você más a maioria dos brasileiros vem de origem humilde, e a conquista de um automóvel na maioria dos casos é muito importante!
    Acredito que se as montadoras criassem automóveis o mais simples possível seria um sucesso de vendas. O conceito de segurança deve ser rígido, concordo. Más tais inovações só fazem aumentar os custos dos autos, palavras novas ABS, AIR BAG, dentre outras não deveriam nem se quer serem ditas como referência de segurança, agridem nossa língua pátria. Existem mecanismos que podem dar segurança aos usuários de automóveis mais simples, e que bem conservados podem ter um a vida longa.
    Abraço.

  43. Walter disse:

    O povo brasileiro tem que deixar de ser bobo e ir para luta,os nossos avos lutaram e ate perderam a vida para dar a democracia para nos brasileiros e o povo de agora faz oque.Briga por futebol,briga no transito,mas nao luta pelos seus direitos,esta morendo na rua nas maos de bandidos sem que se possa defender-se,porque o nosso governo tirou o direito de auto defesa do cidadao de bem que era o porte de arma.
    O unico jeito de resolver isto e ir para rua e mostrar para o governo que o que vale e o direito do povo.
    Acorda brasil.

  44. sjc disse:

    AUTOMÓVEL NO BRASIL E DO MESMO TAMANHO DA CULTURA E EDUCAÇÃO DO POVO BRASILEIRO, BAIXÍSSIMO PADRÃO.CADA UM TEM EXATAMENTE O QUE MERECE.

  45. Luiz Cesar disse:

    Boa noite a todos ,

    Não vou falar sobre que todos os carros antigos tenham condições de rodar pelas ruas ,
    mas esses carros se são tão velhos assim não vão correr como os carros novos provocando
    acidentes conforme temos visto diariamente na televisão.

    A quem tem acesso para divulgar uma matéria desta natureza peço que seja feita uma estatística com o comparativo de acidentes envolvendo carros “novo” e carros “velhos”.

    Att.

  46. mineiro chato disse:

    11/12/13

    Calma!

    Os cemitérios necessitam de clientes diariamente; caso contrário os coveiros ficam sem trabalho e só sobrecarregam o cemitério-inss que todo dia quebra. Lá na capital federal antas e puxa-sacos é que não faltam… dai a necessidade de termos essas carroças ambulantes-rabeções…

  47. MARIANO disse:

    Para cada emprego direto nas montadoras temos 7 empregos nas empresas fornecedoras diretamente ligadas a produção e tenho que parabenizar o governo pelo bom senso de se manter esses empregos que nos meus cálculos são mais ou menos 10000 trabalhadores ligados a produção direta e indireta dos modelos , esse período de 2 anos serão necessários para as montadoras investir em novos projetos e assim garantir o nível de emprego. e tenho ainda que dizer que a Kombi e o GOL G4 são imbativeis na questão de custo x benefício , uma pena do projeto desses modelos não suportar air-bag e abs.

    • Barbara disse:

      Coitadinhas das montadoras! Tão pobres.. desamparadas! Mariano, posso dizer, trabalhei em montadora: eles têm muuuuuito dinheiro… em uma linha de produção, colocar 2 itens a mais não é nada (trabalhei em Custos de Produção). O que querem fazer com a gente é nos tratar novamente como Vira-latas. Merecemos carros com mais segurança, independente do jeito dos motoristas brasileiros. Eu obedeço a lei de transito, acredito que vc também, e ai merecemos morrem no transito por falta de itens de segurança, confiando apenas no jeito do outro motorista?

  48. Adilson disse:

    Será que ninguém percebe que o problema não são as kombis, muito menos os unos? O problema já vem de longe, e depois que o “metalurgico” que conhece as entranhas do setor fabril automotivo chegou ao poder, piorou muito mais para o povo. Com o lucro que as montadoras tem no Brasil e o lucro dos governos com as vendas de carros, o IPI é só fachada para fazer o povão comprar os ditos carros populares, que tem aqui o mesmo preço de um carro de luxo na Europa ou nos EUA. Enquanto o correto deveria ser investir em um transporte público digno, seguro, onde o cidadão tivesse seu automovel para viajar com sua familia em seus momentos de lazer, vejam o exemplo do Japão. Porém, o que se vê é o contrário. Estradas mal conservadas e com pedágio exorbitante, combustível caríssimo e de má qualidade. E a briga é por causa de um ou outro modelo de automovel.

  49. Jarbas de Campos disse:

    Se olharmos para o passado, teve melhoria, pois o Governo fechava a porta para renovação de novos veículos, assim aproveitávamos o que tínhamos de melhor, FUSCA/BRASÍLIA/MONZA/PERUA/FIAT PREMIO, vivemos o Monopólio, embora hoje temos várias marcas e modelos, falta pelos governantes envolvimento junto aos cliente consumidor de Veículo e peças, que lhe da retorno aos Impostômetros. Ganhamos de presente Multas de radares, estradas com cara de Governantes. Fica a pergunta de todos, quando este Pais será um Pais sério.

  50. Gerson disse:

    Hoje vamos a uma concessionária e oferecem um carro dizendo: Temos uma promoção imperdível!!! Vamos lhe dar os tapetes e a película!!! Nossa!!! Daqui a pouco vão dizer: VAMOS DAR TAMBÉM O PNEU!!! KKK

  51. Fernando Fischmann disse:

    Faz uma década que está anunciada a data de 1º de janeiro de 2014 como aquela em que TODOS os carros fabricados no Brasil ou para cá importados deverão ter bolsas infláveis (airbags) frontais e freios antitravamento (ABS).

    Vêm agora Anfavea e Sindicato dos Metalúrgicos pedir a prorrogação, por dois anos, da data, argumentando – através de estudos tendenciosos, posso imaginar – que se não o fizer, haverá demissão no setor e aumento da inflação…

    Malandro, o governo não governa para todos, mas sim para minorias. Incompetente e mais preocupado com as metas inflacionárias não alcançadas e na corrida presidencial do que com a segurança viária, “cede ao chororô” dos metalúrgicos.

    Atualmente, tenho tido MUITA vergonha de ser brasileiro.

  52. Ronaldo disse:

    Opinião honesta e realista. Pena que a grande mídia, cujo censor é o patrão comprometido pela verbas publicitárias do governo e grandes grupos particulares, não permite que bons jornalistas exerçam seu poder de formadores de opinião desvelando arranjos governamentais. Os carros aqui montados, autênticos esquifes motorizados graças a tolerância infinda de vários governos com as espertezas das montadoras, sempre com o argumento de preservar empregos, como se os caras fechassem empresas que dão lucro, são na realidade caricaturas sem graça de seus similares no exterior e com preço superior com a ajuda de impostos extorsivos, estes sim, imperdíveis para qualquer governo perdulário do tipo que mal sabe onde o recurso é aplicado.

  53. douglas disse:

    Como em vários assuntos o brasileiro não raciocina, nem nesse, é muito raro em acidentes a culpa ser por falha mecânica das latas velhas, o que mais se nota é a imprudência, justamente com os carrões, nós temos que nos conformar que somos os piores motoristas do planeta, carro seguro é aquele que é dirigido na defensiva o resto é balela.

  54. sjc disse:

    O AUTOMÓVEL NO BRASIL É DO TAMANHO DA CULTURA E EDUCAÇÃO DO POVO BRASILEIRO, BAIXÍSSIMO PADRÃO, CADA POVO TEM EXATAMENTE O QUE MERECE

  55. ronaldo disse:

    tinha que deixar produzir aqueles carros indianos aqui que custam 6 mil reais !! isso sim é carro popular ! quem critica é quem anda de carro bom , pois quem anda de buzão até um chevete 79 serve pra sair do aperto !

  56. ELIEZER L. disse:

    Sem comentários para este governo !.. não tenho nem palavras para descrever sua incompetência….
    “Brasil um País rico é um País com latas velhas…!

  57. skamynosflaw disse:

    A culpa é sempre do carro “inseguro” e das estradas. Dá qualidade do condutor ninguém fala nada. O principal item para evitar o acidente ou diminuir suas consequências sempre será o motorista bem formado e treinado. Temos isso por aqui? Já viram alguém pedir, por aqui, a mesma formação dada lá fora?

  58. J.Carlos disse:

    Brasil é um país p/ milionários. Um corolla zero no japão custa US$ 10.000 e aqui custa 3 vezes mais. O governo só quer saber de roubar o povo com impostos. Ninguém deveria comprar nada p/ quebrar o governo.

    • Marcelo disse:

      J. Carlos,
      As pessoas têm mania de dizer que os preços dos carros no Brasil são exorbitantes por causa dos impostos do nosso ganancioso governo. Mas, na verdade, não é só por isso – faça as contas: um Camaro nos EUA custa em torno de, sei lá, uns 20 a U$25.000, que daria R$50.000,00 aproximadamente. Aqui ele custa mais de R$200.000,00 ! Se tirarmos a carga absurda (acho que a maior do mundo) de impostos, ele não baixa muito de R$100.000,00. Ou seja, além dos referidos e absurdos impostos “abocanhados” pelo nosso governo, os carros também têm preços maiores no Brasil! E, é claro, ninguém toma nenhuma atitude, pois há muitos ganhando muito com isso, além do lucro fácil das montadoras. Algumas fábricas do Brasil, conhecidamente a da GM em Gravataí / RS, estão entre as mais eficientes do mundo, apoiadas em baixos custos de produção e altos valores de venda dos seus produtos, e gerando assim os maiores lucros mundiais da GM. É de se pensar sobe onde deve ser apertado o cinto, meu amigo…

  59. CARLOS AUGUSTO disse:

    A força do setor automotivo é patente. A fraqueza e a subserviência das instituições civis neste país é mais do que patente. Quem está no poder não faz nada em prol do país. Estou cansado de ver medidas prejudiciais ao nosso Brasil. Aqui é assim: beneficia-se sempre o lado mais forte. tenho vergonha dos nossos políticos. Um país onde governadores se reunem para tratar como pode-se melhorar o monitoramento das pessoas nas manifestações sem nunca terem se reunido para compartilhar boas práticas em seus governos!!!!! O jovem brasileiro tem de abrir os olhos. estamos enveredando por um caminho sem volta. Este caso dos carros sem segurança é absurdamente insdmissível. Fazem isto porque querem dar mais lucros fáceis ás montadoras e também porque a maior parte da população na tem seguro de nada. Se fosse o contrário as seguradoras logo reclamariam. Tem muita coisa por trás disto. Sempre beneficia-se o interesse provado e o público fica a ver navios. Pobre povo brasileiro.

  60. fernando disse:

    desde quando o governo liga para a opinião públca??

  61. uilson disse:

    O colunista deve estar de brincadeira!!! Se essa notícia tiver fundo de verdade, é melhor entregar as chaves dos palácios dos governos estaduais, das prefeituras, das nossas empresas, das nossas casas ao PT e quem puder que dê o fora desse país de faz-de-conta para sempre. Agora me vem à mente uma intrigante pergunta: será que a ANFAVEA tem contribuído com as campanhas política do PT???? Será??
    A propósito, dirigi, ainda essa semana passada uma Kombi, e senti vergonh a e um pouco de nojo de ser brasileiro. Esse carro é uma verdadeira lata de sardinha com quatro rodas>

  62. Max disse:

    Eleições estão chegando, então, proteste, vote nulo, antes q acabem com a obrigatoriedade do voto e a justiça eleitoral permita que se elejam corruptos com 1 ou 2 votos… e num país onde CNH se compra na hora do exame, reclamar de ausencia de airbag e ABS é coisa de quem compra carteira e não tem noção de direção defensiva ou de obediencia às leis de transito, q por pior que sejam, se o limite de velocidade é 60km/h, 70km/h ou qualquer outro, é pq quem determinou o limite, sabe q as vias são um lixo e não oferecem segurança para mais, aí o cara que anda a 120 ou 150 tá querendo é morrer mesmo, pq nessa velocidade não existe airbag e ABS que resolva…

  63. AMAURI GIOIA disse:

    CARO KENNEDY CONCORDO EM PARTES COM O COMENTÁRIO MAS ACREDITO QUE O PROBLEMA E MAIS SERIO COMO O ESTADOS DAS ESTARDAS O IMPOSTO ABUSIVO DOS VEÍCULOS ACREDITO QUE VC SAIBA QUE METADE DO VALOR DOS AUTOMÓVEIS NO BRASIL SÃO IMPOSTOS ALEM DO QUE QUAL O INCENTIVO QUE TEMOS EM COMPRAR UM VEICULO NOVO SE O IPVA DIMINUI COM OS ANOS ATE A SUA ISENÇÃO NOS PAÍSES CHAMADOS DESENVOLVIDOS E O CONTRARIO QUANTO MAIS ANTIGO MAIOR O IPVA TA AI UMA SAÍDA EMERGENCIAL.
    ABRAÇO

  64. Mauricio disse:

    Pessoal, em minha modesta opinião, creio que o ocorre é simplesmente que vivemos em um país onde nossos governantes se vendem por qualquer trocado. Mas no caso da montadoras , o dinheiro é pesado. Esses carros que teoricamente deveriam sair de linha na verdade dão MUITO lucro às montadoras, pois o maquinário usado para fabricá-los já foi pago 50 vezes ao longo de sua produção.O custo deles é baratíssimo, dão muito lucro.Esta é a razão do governo “rever” o assunto Enquanto formos representados por um bando de corruptos andaremos nesses carros sim, pois essas pessoas não estão nem aí pra nossa segurança, mas sim com os próprios bolsos. Em véspera de eleições especialmente, se barganha qualquer coisa no congresso nacional.

  65. Marc Soares disse:

    Interessante, sempre se olha pelo lado errado! No Brasil nunca se enxerga o correto o grande problema aqui não é somente o alto custo dos impostos, mas principalmente é a ganancia dos ditos empresários. Aqui sempre se ganha no minimo 100% ou mais, enquanto em países de 1º mundo o lucro quando muito vai a 25%! E isso já é demais.
    Abram os olhos consumidores e façam valer seu dinheiro comprando só o necessário e boicotem empresas gananciosas como as montadoras que só lucram há mais de 1/2 século e nem geram tanto emprego assim!
    ABRAM OS OLHOS E EVOLUAM!

  66. Almir disse:

    Não há veículos produzidos no Brasil e sim carros. Veículos são produzidos em países com rígida norma de segurança e que tenham baixos nível de poluentes e ainda econômicos. E por fim, não se tem motor mil ou versão “básico”. É uma só, você decide se é hidramático ou mecânico.

    Para a alegria da PETROBRÁS, nada disto tem valor.

    Para se ter um veículo, paga-se 200mil, absurdo.

  67. Jose Elenildo disse:

    Concordo plenamente com vc Kennedy, infelizmente ainda nos iludimos com essas carroças,dizem por ai que o consumidor brasileiro esta ficando exigente, será mesmo? pagamos caro pela carroça, pagamos caro pelo pedágio, pagamos, pagamos e pagamos, só pagamos, e exigimos o que/.

  68. Ailton dos Santos disse:

    Não é de hoje que nós criticamos o governo e defendemos a indústria automobilística muitos se esquecem que antes não tínhamos nem retrovisores no lado direito do passageiro,precisou de intervenção do governo para que a indústria colocasse os mesmos,ou seja senão for obrigatório elas nunca modernizarão os veículos fabricados no brasil com a omissão da ANFAVEA.

  69. Kennedy, fica muito fácil colocar uma matéria dessa quando se anda com carro de luxo, o que deve ser o seu caso, aquí no Brasil o povo adora o Fiat Uno e outros, não é a toa que foi vendido durante todos esses anos. Acho que você deveria falar era sobre esse governo ladrão que só presta para taxar o povo brasileiro (IPTU caro pra cara…, esse roubo chamado IPVA, IPI, ICMS e etc).

  70. Cesar disse:

    Esses ítens de segurança que agora serão obrigatórios,já deveriam ser a muito tempo.O Governo já deveria ter obrigado as montadoras a colocar ítens de segurança a preço de custo,sem cobrar impostos,e assim economizando em atendimento médico. Mas essa não é uma “Pátria Mãe” e sim uma Madrasta, que rouba os coitados que aquí nascem até depois do seu último dia de vida.

  71. Paulo Carioca. disse:

    Gente… é simples entender !! Ninguém do Governo anda de sucata como a maioria de nós!! jamais dona Dilma e seus asseclas fazem uso de carro popular ou mesmo um meia boca!! Se um coitado, como nós, morre esmagado por falta de itens de segurança, vocês acreditam que eles se importam?? Tão kgando e anda pra isso!! Então vamos continuar sofrendo e morrendo!! Simples!!

  72. Sergio disse:

    As montadoras devem ter engraxado muitos políticos, no executivo.

  73. edmundo disse:

    na minha opiniao se tirar os velhinhos como seria a vida das pessoas de baixa renda como eu e o pessoal vem falar em carro com segurança do que adianta ter um carro seguro se nao temos vias apropriadas e motoristas educados

  74. Paulo disse:

    Não existe carro velho e sim mau conservado ,tem carros com 3 anos sem manutenção nenhuma é pior que um carro antigo bem conservado,vivemos um novo plano governamental ,como ficaremos depois da copa e eleições ,emprego como ficará? No Brasil temos três classes sociais,os poderosos os políticos e o povo que paga sempre as contas.

  75. Paulo disse:

    Não existe carro velho e sim mau conservado,vivemos um plano governamental,emprego como será após copa e eleições ? No Brasil tem três classes sociais ,os poderosos que fazem o que querem,os políticos que só ficam no BLABLABLA e o povo que sempre paga as contas.

  76. messias disse:

    enquanto isso,o governo distribui milhões para as suas secretarias, e todos nós sabemos que esses valores vão sendo distribuidos entre os milhares de ZES DIRCEUS, DELUBIOS COLORS F.HENRIQUES ,LULAS, DILMAS,GENUINOS,ALKMINS e muitos outros cujos nomes ainda não estouraram,mas estão levando sua parte também.

  77. Alexandre Picini disse:

    Deveriamos todos para de comprar carros zero por uns dois anos e queria ver se o governo não diminuiria o valor do imposto pela metado , pois só neste pais se paga Ipva e temos que pagar pedágio aqui em sp, o mais caro do brasil , em media pagamos para rodar 100 km , 13 reais que robo!!!

  78. IVO LIRANI disse:

    NÃO SÃO OS CARROS NO BRASIL QUE NÃO SÃO SEGURO E MAL CONSERVADOS, É O POVO QUE CONSERVA ESTE POLITICOS QUE NOS FAZEM ENGOLIR TODO TIPO DE IMPOSIÇÕES, CASO ALGUM DIA ALGUM GOVERNANTE RESOLVESSE BAIXAR OS IMPOSTOS O POVO TERIA CONDIÇÕES DE TROCAR DE CARRO.
    PARA O GOVERNO O LEMA É QUANTO MAIS PIOR MELHOR, OU SEJA QUANTO MAIS O POVO DEPENDER DOS POLITICOS MELHOR PARA ELES , POIS FICA MAIS FÁCIL MANIPULAR ESTE POVO SEM ESTUDO, SAÚDE, HABITAÇÃO DIGNA.

  79. jose carlos disse:

    Não só se fabrica carroças como se mantêm verdadeiros caminhos para carroças com radares e lombadas e ainda cobram pedágios. Uma aventura e vergonha se dirigir nos nossos caminhos pelo Brasil

  80. Mateus disse:

    Ai, ai, meus Deus; espero ansioso a hora de ir para o ceu; porque morar no Brasil e ter de dirigir levando em consideração otransito atual é um inferno.

  81. francisco disse:

    O que se pode esperar de um governo como o nosso ,que não esta nem ai para segurança alguma. Falam em criar leis para isso e aquilo mais para agradar os fabricantes de carros adiam qualquer lei. Imagino se esses carros fossem exportados par outro pais será que seriam aceitos da maneira que são fabricados, lógico que não pois são carroças com isso voltamos a idade da pedra.

  82. Alguém do governo vai levar um bom dinheiro para deixar uma besteira dessas acontecer. Nossos carros já são umas porcarias, latas velhas se comparados a carros produzidos na Europa e EUA, o máximo que vamos conseguir é só mais dois anos de atraso em relação ao resto do mundo.
    Uma pena e viva o PT e seu bando….

  83. José Salomão Fernandes disse:

    Porque será que vocês gostam tanto de denegrir as coisas que são produzidas no Brasil? Eu tenho comprado automóveis nacionais desde o ano de 1975, e nunca tive qualquer problema. O carro que tenho atualmente, modelo Classic, é maravilho e nunca ofereceu perigo. De outro lado, nossos veículos são exportados para o mundo inteiro, inclusive para a Europa, e são muito elogiados por lá.

    • Ale disse:

      O senhor deve ser daqueles que defende o regime militar. O Brasil tem capacidade de produzir tudo de ponta, de primeira qualidade, mas comentarios igual ao seu, é que mostram quais brasileiros não enxergam um palmo diante do nariz !!!!

    • franklin vasconcellos disse:

      Meu prezado, acho que temos que respeitar quem gosta de carro antigo ou carro novo, o que temos que repudiar são esses acordos de bastidores que os políticos corruptos camuflados de ministros, presidentes de estatais, etc tem patrocinado com montadoras, anfavea e outras siglas.
      Eu sou a favor da pena de morte, haveria uma assepsia brutal neste pais, desde bandidos de colarinho branco ao bandido cruel que mata, rouba,etc

    • Barbara disse:

      Olha, sr. Jose Salomão… sou mãe de 2 filhos.. um de 3 anos e outro de 1 ano e voce ganhou: é mais inocente que os dois juntos!!!! Amigo, o problema não é o carro ser mal feito ou sei lá o que, são os itens de segurança nele contido. Jã foi provado por zilhoes de pesquisas que nossos carros não têm NENHUMA segurança. Há 40 a Alemanha tinha o nível de mortes no transito similar a do Brasil hoje… a medida que ajudou a reduzir as mortes foi justamente Air Bag e ABS.

      • João Paulo disse:

        Bárbara, que dizer dos teus pais, então! São irresponsáveis, pois carragavam você de fusca, brasília ou chevette. Olhe pro pro próprio nariz ao invés de cutucar os outros!

      • João Paulo disse:

        Aquele que credita toda segurança ao carro é tão ignorante quanto aquele que anda com o carro velho caindo aos pedaços.

    • Robson disse:

      Elogiados na europa? Cara você tem sérios problemas! E com certeza nunca saiu deste país.
      Amigo ignorante, existe um negócio chamado latim ncap, procure dar uma olhada!

    • João Paulo disse:

      É certo que há um exagero nisso. O povo mal sabe abrir capô de carro e vem falando de itens de segurança, quando na verdade o motorista é o principal fator de segurança. Mas também é certo que já deveríamos ter carros alinhados com o resto do mundo.

  84. Carlos Alberto Pereira disse:

    Vão adiar novamente a instalação desses itens de segurança?? No exterior já são obrigatórios há muito tempo! E querem apostar que as fábricas irão encarecer os carros quando tiverem air-bags e ABS ? E tem mais: o brasileiro paga sim muito imposto para o Governo qdo. compra um carro, MAS paga também UMA MARGEM DE LUCRO MUITO GANANCIOSA para as montadoras, muito acima do que cobram em seus paises de origem. Poucos sabem disso e culpam só os impostos. A indústria automobilistica é a mais poderosa das corporações no Brasil e sua pressão sobre o Governo para obter vantagens e concessões é antiga. Isso não irá mudar tão cedo.

  85. Edgian disse:

    Povo brasileiro. Somos governados por um bando de incompetentes. Isso é reflexo da própria incompetência do povo. O lugar do sr. Mantega é no meio do pão francês sendo comido por um dos famintos de rua. Retrocesso. Quem defende carro sem nenhum item de segurança com perdão da sinceridade, não passou ainda por um acidente para saber o real valor da vida.

  86. João B disse:

    Ação dura do governo contra um setor amigo, ninguém conte com isso! Entretanto, percebe-se que o ânimo do povo brasileiro em tolerar os múltiplos abusos já não está tão elástico… Este país, não tarda, vai experimentar profundas reformas.

  87. Paulo disse:

    Melhor que comprar carros importados, seria o povo parar de comprar carros todos os anos. Compre somente qdo necessário, não por status. Vamos usar um carro 5 anos e não apenas 1 ou 2 anos apenas.
    Como vamos pressionar as montadoras comprado carros com ágio (vide Golf novo). O povo faz a cama e tem de deitar.

  88. Vinicius Avelar disse:

    Por que discutimos, senhores???? Continuamos a cometer o mesmo erro, apenas debater. Enquanto isso os impostos são cobrados, radares são instalados sem critério algum, corrupção e outras tantas mazelas. Francamente senhores, tanto tempo perdido. Vamos seguir o exemplo da UCRÂNIA, povo raçudo sem medo, não discute futebol e nem carnaval. Nossos hermanos ARGENTINOS, CHILENOS, PERUANOS. Cadê os nossos manifestos tão recentes e esquecidos. Será que os organizadores receberam o famoso cala boca em suas contas bancarias??? Francamente, senhores…..

  89. Breno Tascio Radicchi disse:

    Estas latas velhas ainda são vendidas bem mais caras que em qualquer pais da Europa e também nos Estados Unidos é a farra das montadoras, além da tributação a margem de lucro altíssima.
    Estão oferecendo carro com 50% de entrada o restante em até 36 meses sem juros que muitas das são financiados pelo mercado financeiro Quem esta levando o deságio.

  90. Carlos Alberto Pereira disse:

    Preço de carro não é só imposto: A MARGEM DE LUCRO NO BRASIL É ALTÍSSIMA E GANANCIOSA, ao contrário do que as mesmas fábricas cobram em seus paises de origem. Poucos sabem disso.

  91. Luiz B. Satos disse:

    Eu tenho um MONZA GLS 1994/1994 completo que nao troco por nenhum carro novo, a partir de 2014 nao pagarei ipva, e um excelente carro tanto urbano como na rodovia.

  92. paulo liste disse:

    não vamos mudar o foco, que as novas tecnologias sejam implantadas em nossos carros.Sr. ministro Mantega se o senhor andar nnum carro sem abs e sem air bag eu também ando.

  93. paulo disse:

    Carro brasileiro não é dos piores ,o preço que pagamos faz ele tornar-se ruim, imaginem um cofre grande bem grande pingando milhares de moedas ,isso é um carro vendido a cada 3 minutos ,arrecadação muito grande ,abaixar os imposto,como fica os políticos sem o mensalão , sorte que apareceu o Barbosa ele tem botar na cadeia o chefe da quadrilha,estatística de quantos carros novos vendidos tem,e os devolvidos por aqueles que não puderão pagar ,para o governo é vender , arrecadar .

  94. franklin vasconcellos disse:

    ACHO QUE DEVEMOS USAR O BOM SENSO, RESPEITAR QUEM GOSTA DE CARRO VELHO OU NOVO, O QUE DEVEMOS REPUDIAR SÃO OS ACORDOS DE BASTIDORES QUE O GOVERNO PATROCINA ATRAVES DE POLITICOS CORRUPTOS PARA BENEFICIAR MONTADORAS, ASSOCIAÇÕES (ANFAVEA), INTERESSES PODEROSOS, COM A JUSTIFICATIVA QUE ESTA PRESERVANDO EMPRE GOS E RENDA. PURO POPULISMO E HIPOCRISIA, CARACTERISTICA MARCANTE DE CORRUPTOS, POLITICOS BANDIDOS CAMUFLADOS DE MINISTROS, PRESIDENTES DE ESTATAIS, ETC UMA PODRIDÃO.
    EU TENHO SAUDADE DA PENA DE MORTE DE TEMPOS ATRÁS, SERIA UM REMEDIO EXCELENTE PARA ERRADICAR POLÍTICOS E DIRIGENTES CORRUPTOS

  95. PJ disse:

    Uma vergonha ! Só Brasil mesmo ! E próprio povo carrega sua parcela de culpa nisso.Ao comprar essas carroças !

  96. saint clair jorge hermida disse:

    Tenho um chevette 1982 que vai tão longe quanto um carro modelo 2014.pago os impostos, faço vistoria e vejo um monte de carros novinhos sendo reprovados.mantenho a sua mecanica impecável e meu carro nunca precisou fazer um recall.pago R$248,00 de ipva e ando no mesmo local onde andam mercedes, hondas, corollas, BMWs e Porches.o meu está pago, rodo tranquilo, mas tem muito bonzãO por aí dormindo em cima de um carnet com 388 prestações.

  97. AILSON disse:

    vcs todos sao na verdades meninas moças.

    que levam o tempo todo e todo tempo a conversar merda.

  98. Joel Ap Soares disse:

    Trabalho com manutenção de automóvel a 25 anos, e vocês não sabem o quanto de porcaria roda sobre 4 rodas, veículos bem conservados e com mecânica em dia tem todo direito de rodar, mas temos que ter mais cuidado. Devemos sim exigir das industrias veículos melhores e com mais segurança e com preço justo.

  99. Emerson Simeão Ramos disse:

    Isso é uma vergonha,o governo pensa que somos burros,idiotas, as montadoras já tiveram tempo suficiente para atender as exigências do governo, tem que multá-las se não cumprirem, quem sustentou as montadoras quando a Europa estava em crise foram nós, que damos lucros para todas as montadoras comprando essas carroças deveríamos parar de comprar carros . o povo tem que sair nas ruas e exigir que cumpram as exigências,pois é a nossa segurança que esta em risco.

  100. Givanildo Santos disse:

    É uma vergonha o Governo adiar a Lei que obriga as montadoras montar carros com Airbag e vem agora dizer que é para manter o emprego… As montadoras estão mandando vários funcionários pra rua sem mais sem menos, Montadoras estão saindo no lucro mais uma vez se isso acontecer, pois o governo está trabalhando para os “EMPRESÁRIOS” e não para os Cidadãos Brasileiros que pagam impostos e não tem nenhum retorno, o pior é que nós colocamos esses caras para trabalhar para os empresários. Chega está na hora dos brasileiros acordarem e cobrar os nossos direitos, chega de carroça…

  101. anderson disse:

    esperar o que de um país lixo, governado por lixos?rsrsrs…nunca venderei meu corolla 2006 unico dono pra comprar essas carroças pelo preço de camaro.

  102. anderson disse:

    esperar o que desse país …nunca venderei meu corolla 2006 unico dono pra comprar essas carroças pelo preço de camaro. e so tenho o corolla porque negocio facil..senao nem carro eu trocaria..kkkk…aqui so tem carroças.

  103. Luís disse:

    Realmente, esse fato é notório, e é inacreditável que um governo sério, nacionalista, e preocupado com a segurança de seu povo, permita essa vergonhosa diferença na segurança entre os carros fabricados aqui e no primeiro mundo, mesmo aqui tendo um preço superior. Parece que não há vontade política nessa questão, e também na questão das motocicletas, cujas estatísticas de mortes e invalidez provocadas, deveriam orientar medidas muito mais sérias e efetivas de proteção. Mas não, a presidenta ainda dá um passeio de moto em Brasília, gosta, e comenta que agora entende porque existem tantos motoqueiros. É uma total falta de percepção e inconsequência. Sou eleitor de Dilma, mas francamente, ela me decepciona muito nessas questões.

  104. joatas disse:

    Perfeito seu texto.

  105. João Carlos disse:

    Itens de segurança são necessários, mas precisamos muito é de educação no trânsito, pois acontece uma quantidade muito grande de acidentes fatais com carros muito bem equipados. O perigo quem causa não é o carro velho ou novo e sim o motorista não adianta ter um carro top de linha e não ter prudência ao dirigir. O dia que o Brasil tiver um Governo que realmente se preocupe com educação, segurança, saúde, transporte público… e invista o dinheiro público onde é necessário, talvez possamos melhorar nossa condição social. Os carros no Brasil são as máquinas de arrecadação para o Governo porque melhorar se está bom pra Ele assim.

  106. Junior disse:

    O problema não é adiar os acessórios (duplo airbag e freios ABS) por dois anos. O problema é contabilizar quantas vidas serão ceifadas neste periodo em razão desta medida, com o maior respeito mas na minha opinião, inconsequente. Alias, atualmente no Brasil a vida humana já deixou de ser prioridade. Vide a crescimento dos indices de crimes violentos, contra a vida e por ai vai.

  107. Barbara disse:

    É claro que o governo não se importa com a segurança nas estradas… Guido Mantega anda de Fusion (Carros oficiais do governo), carro com air bag, abs e outros itens de segurança, que vão manter o ministro a salvo da barbarie do transito brasileiro. Nós, os palhaços que pagamos impostos e compramos produtos com essa inflação galopante podemos andar de carroça. É inacreditável o desgoverno desse país.. claro que eles (governo) devem favores para as montadoras… o que é melhor: parte dos brasileiros perderem o emprego (e claro que não perderiam, porque as montadoras podem muito bem ajustar seus lucros aos padrões de suas matrizes no exterior) ou colocar em risco a vida de todos os brasileiros no transito?

  108. Claudio disse:

    Depois de ler a reportagem e os comentários, verifiquei que existem muitas verdade e também muitas bobagens…Essa mania de alguns de atribuir ao carros velhos (quando digo velho, digo “idoso” e não velho “caindo aos pedaços”) a responsabilidade pelos acidentes e demais mazelas no nosso país é uma tremenda falta de noção, preconceito e outros interesses…financeiro por exemplo. Meu pai comprou sua 1ª kombi em 1970 e tem até hoje, sempre usou para trabalhar, passear e viajar…e aí pergunto sabem quantas vezes ele ficou parado em estrada e quantos acidentes teve nesses 43 anos ?? NENHUM, nenhunzinho sequer, e olhe que ele foi inúmeras vezes para norte de MG, interior da Bahia, Paraná (todos lugares onde tem parentes), litoral, etc., inclusive andando muito em estrada de terra e de asfalto em condições muito piores do que as que temos hoje. Fora a kombi já tivemos fusca, brasília, variant, opala e por aí vai…e nunca tivemos problemas com nenhum deles, portanto, que sabe dirigir, tem responsabilidade e faz a manutenção em dia do seu carro oferece risco ZERO…ZEROOOO no trânsito, seja em carro com 1 dia, 1 ano, 10, 20 ou 30 anos…Ah, e os problemas do Brasil não são também DESTE governo, são de todos os outros também, vem desde 1500, todos falam do anterior e nenhum arruma nada de fato, PSDB, PT, PMDB, PTB, e todos os outros são todos farinha do mesmo saco…A propósito, ando desde 2009 com um civic 94 aut., carrão que tem tudo e mais um pouco e dá de 10 na maioria dessas porcarias zero que são vendidas hoje sem conforto nenhum…

  109. Maubert disse:

    Vergonha maior é o imposto de quase 60% que nosso governo embolsa sobre o preço de um veículo, continuem votando nessa cambada de bandidos.

  110. Luiz Filho disse:

    É uma vergonha!! Acorda Brasil.

  111. Marcos Pontes disse:

    Quantas pessoas escrevendo besteiras. coitado do meu país.

  112. Jomar disse:

    Em mais de 90% dos acidentes que assistimos pelos noticiários os veículos envolvidos são atuais, possantes e com alta tecnologia embarcada. São carros mais caros, rápidos com motoristas irresponsáveis, na maioria das vezes bêbados. Dificilmente você vê um “carrinho” causar um acidente com grandes proporções. Basta ver que os atropelamentos que mais causaram comoções neste ano foram produzidos por motoristas bêbados em seus carrões completíssimos.

  113. tati disse:

    A segurança quem faz (em maior parte) é o bom motorista.

    E não sei por quê comprar carro 0km, …só se for por status, já que nossas estradas são péssimas e potência por fim fica inútil nessas horas.
    Tanto o velho quanto o novo se detonam, e qual manutenção é mais em conta? Já sabemos.

  114. Aparecido Marcos ortiz disse:

    Num país onde a maioria do governo, e toda classe politica é corrupta, os empresários são inescrupolosos o que mais podemos esperar!!!

  115. Robson disse:

    Qualquer discussão sobre preço e lá vem os gênios culpar presidentes!
    A culpa não é do presidente(odeio todos políticos), o problema é cultural, a culpa é do povo ignorante que permite especulação extrema de empresários gananciosos.
    Se as pessoas aqui pensassem tomariam uma decisão simples, como em qualquer país desenvolvido: Está caro? Não compre, simples assim!
    Mas aqui nesse país todo mundo se acha esperto, quando na verdade a grande maioria é ignorante culturalmente.

  116. cassiano disse:

    NÃO SÃO OS CARROS QUE SÃO INSEGUROS…SÃO OS MOTORISTAS QUE SÃO INCOMPETENTES….KOMBI DE VOLTA NO BRASIL JÁ…..

  117. pedro disse:

    se não for assim, quem vai bancar as campanhas eleitorais de 2014?

  118. Paulo disse:

    Para que equipar os brasileiros com ótimas máquinas (e baratas) se não consegue andar decentemente numa estrada com um uno , voam com essas porcarias , são imprudentes , se fornecer um “carrão” para esses sujeitos morrem na hora!
    Será que são as estradas e carros que são ruins?
    Nem seta sabem dar , comem faixa o tempo todo , andam colado … Bebem
    Dê um Passat CC para eles , só haverá desgraça infelizmente.

  119. Neto disse:

    absurdo falar de um ícone mundial em vendas, a Kombi, ela deveria continuar sendo fabricada sim, com os sistemas obrigatórios em 2014, e me diz, quem e qual carro no mercado nacional hoje substitui a Kombi? me diz? um carro que leva muitas pessoas, baixa manutenção, carrega uma tonelada de carga por um preço relativamente baixo, qual carro no mercado hoje substitui ela a velha e boa Kombi diz?????

  120. Michael Ralph disse:

    É só parar de comprar carro 0 KM, brasileiro não pode ver o vizinho ou o parente trocar de carro que vai lá fazer um carne de 60 parcelas e pagar dois carros, depois não da nem conta de licenciar o carro. Como se diz brasileiro esquece do básico.
    Veja http://youtu.be/mH00NqcqKLU

  121. GA disse:

    Tudo isto me lembra uma paródia antiga que diz: “Linda meu bem, que será que “oce” não tem, se eu já procurei direito e não vejo defeito “nim oce” meu bem/Meu bem tem duas “perna” torta, mas o que me importa é que ela vai e vem…”

  122. João Paulo disse:

    O problema nem é tanto os carros. Gosto do Uno. Absurdo é o preço que se paga por eles. E mais absurdo é o povão se enfiando em prestação.

  123. Carlos disse:

    Prefiro carro velho que esses novos que parecem folha de papel, só olhar que amassa.;

  124. Marcelo disse:

    Fácil de resolver. Quando for comprar um carro 0 Km é só exigir que o mesmo tenha os mínimos itens de segurança. Os que não tiverem vão encalhar nas agências. O consumidor tem o poder em suas mãos. Vamos dar valor às nossas vidas e ao nosso dinheiro.

  125. João Silva disse:

    Faz me rir este goveno. 2mil funcionários sem emprego e 2, 3x mais em mortes por ano a mais…..

  126. João disse:

    Os acidentes no Brasil são causados em sua maioria pela imprudência (principalmente velocidade), falta de prática do motorista, má conservação dos veículos, má conservação das ruas e rodovias (buracos), falta de sinalização e falta de fiscalização.
    É loucura culpar os veículos pelos acidentes. Não seriam os condutores os culpados?
    Quantas pessoas foram viajar à bordo de um fusquinha 70, que na época não tinha cinto de segurança, muito menos “air bag” ou freio ABS? Iam e voltavam tranquilos.
    Se você não exceder os limites de segurança do veículo e mante-lo em ordem, qual é o problema?

  127. marcelo lourenço disse:

    Que é preciso saber que quem manda no brasil nao é o governo, sao os empresarios qualquer ameaça a diminuiçao de uma margem lucro eles jogam a populaçao contra o governo, e isso é facil basta demitir e ja começa, a culpa é do governo, se admitem o governo e bom aumentou empregos, entao os empresarios comandam a opiniao publica, entao o verdadeiro culpado somos nós que elegemos pessoas que nao representam os interesses da populaçao e sim das elites, um exemplo porque nao aprovam as 40 horas semanais?

  128. sergio gonçalves disse:

    Concordo que a indústria automobilistica no Brasil tem que investir em tecnologia e preços acessíveis,MAS CULPAR UNO E KOMBI DAS MORTES NO TRANSITO É MEIO ABSURDO, POIS A MAIORIA DOS ACIDENTES E MORTES NO TRANSITO ESTÃO ACONTECENDO COM CARROS SUPER EQUIPADOS E NOVOS. QUANTO MELHOR O CARRO, MAIOR A VELOCIDADE QUE O MOTORISTA ANDA E ACHA QUE O CARRO É INDESTRUTÍVEL E COM ELE NÃO VAI ACONTECER NADA. EM PRIMEIRO LUGAR, O MOTORISTA BRASILEIRO É MAL EDUCADO E NÃO TEM DÓ NEM DE SI E DA PRÓPRIA FAMÍLIA.

  129. Ney Cardoso da Silva disse:

    Me respondam uma pergunta a causa principal dos acidentes nas estradas é devido a inferior qualidade dos automóveis brasileiros?Pois bem dirijo há quinze anos e carros com mais de dez anos de uso, viajo muito e graças a Deus,a cautela e cuidados com itens básicos do veículo nunca sofri ou caisei um acidente nas estradas;carros melhores são bem vindos, mas nada vai mudar se a mentalidade do “motorista” brasileiro não seguir o mesmo caminho.

  130. Marcos Aurélio Alves disse:

    Uma ideia estúpida, atrasada e irresponsável como esta, só pode ter surgido da mente de algum “cumpanheiro” jurássico, até porque do jeito que gostam de poder e dinheiro, esta turma não usa carro popular!

  131. jarbas amaral disse:

    a anfavea tá certa o pvo que é otário….vejam todos criticam a Presidente e éla vai ganhar pelo menos nas pesquisas ta ganhando.

  132. José Roberto disse:

    Mais uma vez esse governo volta atrás, muda regras e/ou distorce números para justificar atos que beneficiam um determinado grupo de amigos.
    Provavelmente, como fez antes, vai sobretaxar os importados para que o povo seja encurralado e continue comprando carroças das empresas ditas “nacionais” que, a cada ano, enviam milhões para os seus países de origem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-25 18:58:18