aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
28-08-2015, 17h16

Governo estuda propor CPMF emergencial por um ano

Seria saída para contornar resistência do Congresso e inabilidade do Planalto
34

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Diante da imensa resistência à ideia, vitaminada pela inabilidade política natural com que o governo Dilma trata questões importantes, o Palácio do Planalto analisa uma sugestão: propor a criação da nova CPMF por um período de apenas um ano.

Ou seja, carimbar o envio de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) ao Congresso como uma medida emergencial. Assumir que é mesmo para realizar a travessia econômica em 2016, fechando as contas públicas.

Mesmo assim, as chances seriam baixas de aprovação no Congresso. E o formato demoliria o discurso do ministro Arthur Chioro (Saúde) de que seria um imposto para financiar a saúde.

Chioro falou na quinta por ordem da presidente, tentando dourar a pílula. Todo mundo sabe que os recursos, se aprovados, seriam usados para melhorar o caixa da União, Estados e municípios e não para aumentar despesas com a saúde.

Em tempo: essa trapalhada da CPMF é mais um exemplo de como o governo Dilma não precisa de inimigos, pois cria a sua própria agenda negativa

Comentários
34
  1. Paulo Garcia disse:

    para cobrir o roubo descarado desde o início da ascensão do PT, desmascarado dentre outros pela Lavajato o governo, seus membros e asseclas cínica, desavergonhada e despudoradamente – para usar-se termos leves – vem a público exigir mais impostos quando seria o caso de exigir que todos aqueles que se beneficiaram deste descalabro devolvessem aos cofres públicos o que se locupletaram; e que o façam antes de ir para a cadeia, naturalmente.

  2. Jose Paulo de Freitas disse:

    Boa tarde, manifesto este comentário na intenção de poder colaborar com o Governo Federal, em sua admirável administração e o grau alto de escolaridade em termos de economia, bem como a demonstração do grande amor que tem pela nação trabalhadora e Sacrificada. Diante disto gostaria de informar alguns itens para quem sabe recorram a estes recursos que aliás este não falha, mas parem de escravizar mais o povo sofrido que não merecem e confiaram neste conceituoso Governo.
    Item 01 – Concentrem-se com muita Fé e Clame ao Senhor Deus em nome de seu Filho Amado Jesu Cristo que com certeza serão atendidos e Ele ficaria muito contente de ver os seus Filhos e Criaturas pararem de sofrer.
    Item 02 – Esta sigla CPMF não combina com a situação do Povo Brasileiro, basta os compromissos ja existentes que está dificil de cumprir com as obrigações.
    Item 03 – O Judiciário não quer saber de satisfação no caso de inadimplencia por situação precária financeira de cada um trabalhador, eles cobram mesmo e po~e até na rua se estiver devendo.
    Item, 04 – Se eu administrar mau vou ter que me virar em dinheiro pois não tenho poder para obrigar ninguem a dar dinheiro para saldar as minhas dívidas que foram causadas por mim.
    Item, 05 – Eu Como Um dos Brasileiros e com o apoio do Senhor Jesus prometo que vou Orar muito e com Jejum para sairem destas crises que foram causadas propositalmente.
    Item 06 – A Vergonha e a palavra amigo são coisas muito sérias, parem de falar nestas palavras.
    Que Deus os Abençoe, e estão perdoados pelos seus graves erros contra a Nação.

  3. ARLINDO disse:

    Infelizmente neste país até quando pagamos os nossos impostos pagamos imposto do imposto!!!!

  4. Eliana disse:

    É mais uma arapuca que essa senhora fará contra o povo trabalhador e que honra seus compromissos com o suor do seu trabalho. Hoje ouvi essa senhora dizer que não vai mexer no bolsa isso, bolsa aquilo, mas do bolso de quem realmente trabalha, essa mulher quer tirar mais um pouco. Ou o povo para essa mulher, ou ela para o Brasil.

  5. Francisco Rüdiger disse:

    Quem é Chioro? Chioro já teve alguma ideia na vida? O que Chioro sabe de e da gestão da saúde pública no Brasil? Qual é a medida administrativa que Chioro já tomou ou mandou tomar? Chioro tem alguma noção do que se faria com o dinheiro que arrecadaria?

    Chioro é a cara do Brasil, mais um cara-de-pau que a política põe no comando da nação.

  6. Luiz Dias disse:

    Quando foi criado esse bendito imposto era para ser provisório e foi renovado 4 vezes. Quem pode garantir que em caso de aprovação por um ano não aconteça o mesmo? Dá para qualquer acreditar nesses desgoverno que está aí? É incapaz, mentiroso, repleto de ladrões e pulhas. A presidente está perdida, metendo os pés pelas maõas, correndo com os bombeiros errados para apagar, a cada muinuto um incêndio feito barata tonta. Seria melhor trazer especialistas em desfazer besteiras do exterior, rezar para Nossa Senhora Desatadora de Nós, subir as escadarias da penha de joelhos, enfim tentar de tudo antes que seja tarde.
    Cortar despesas nem pensar. Cortar os mais de 20 mil cargos de confiança, 39 ministérios, 100 mil dólares em taxi nos EUA nem pensar.
    O exemplo tem que partir de cima e é o que não se vê nesse governo final de feira.
    A presidente ostentação permanece nas aspirais de um sonho diabólico, prometendo o que não pode, fazendo de conta que ela e sua equipe tem totais condições de recuperar o país e o pior a culpa é dos EUA, da Europa, da China, Paraguai, Bolívia e outros menos votados.
    Ela e seu criador mentiram e continuam mentindo e vão morrer mentindo. Azar o nosso que elegemos pessoas despreparadas para nos governar e acabaram nos desgovernando.

  7. solange disse:

    Mais dinheiro……………..

  8. Nivaldo disse:

    E quem, em sã consciência, acreditaria que seria por apenas um ano ? Esse Governo simplesmente acabou, não tem como emplacar mais nada….

  9. É claro que há resistências, não só a essa mas a QUALQUER ideia ou proposta que venha da Presidência. O tom usado pelos formadores de opinião, parece que obedecendo a um comando único, é sempre de desconfiança, quando não de deboche. Porquê o “inabilidade política natural” do governo? Porque o “tentando dourar a pílula” e o “Todo mundo sabe?” A CPMF poderia sim, ser usada exclusivamente para a Saúde, liberando recursos que, claro, melhorariam o caixa da União. E veja o fecho “magnífico” desta grande contribuição que o articulista dá para “ajudar” o seu país a sair dessa tremenda crise: “…essa trapalhada é mais um exemplo de como Dilma não precisa de inimigos, pois cria a sua própria agenda negativa.”

  10. André disse:

    Emergencial por um ano? kkkkkkkkk… a quem eles pensam que enganam? O brasileiro já viu esse filme, chama-se IPMF que vigorou em todo o ano de 1994, foi suspensa em 95 e voltou como CPMF, definitiva, em 96.

  11. César disse:

    Para que CPMF, se na economia do país está tudo bem? Durante a campanha ela falou que o país não tinha problemas. Para que CPMF, se no ano que vem o país vai voltar a crescer? De acordo com a Presidente Dilma e o ex-Presidente Lula, e ela só não pode garantir que em 2016, as coisas serão maravilhosas. A CPMF deve ser usada para resolver os problemas da saúde? Só se for para a saúde do governo da Presidente Dilma. Que está doente, tonto, tendo delírios e prestes a cair.

  12. celso gomes paulino disse:

    A proposta inicial do governo era de que o imposto teria um único propósito – o de melhorar a saúde pública, que está um caos! Agora, o discurso muda de tom – é para fechar as contas do governo que está no vermelho. Por que não falam a verdade para o povo! Quantas mentiras mais teremos de ouvir! Essa sutileza do Planalto só serve para afundar, ainda mais, o país! Ora, a culpa é da China, ora a culpa é da Grécia. Que país é esse! Deus! tenha misericórdia dessa gente, e de nós, povo brasileiro!

  13. ERIVAN disse:

    Estou aqui pensando……COMO QUE OS BRASILEIROS AGUENTAM TANTO? Nós já somos esfolados vivos com uma das taxas de impostos mais altas do mundo e ainda querem revitalizar a cpmf de novo?
    Que fazer com tanta corrupção? Estou cansado gente, não aguento mais tanta roubalheira neste país. Neste governo mesmo a coisa tomou uma proporção escandalosa.
    Onde estão os homens de bem? A honestidade parece que caiu de moda né? Seria maravilhoso ver o nosso dinheiro estar sendo investido em saude, transporte, escola, moradia e segurança, com responsabilidade.
    Dinheiro para tudo isso tem. É só não roubar. Tenho dito. Abraço.

  14. Reinon disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk o PT não sabe controlar seus erros … CPMF NÃO

  15. JULIO CESAR PAES disse:

    a gestão PETISTA criticou duramente o FHC e agora querem invocar o zombie morto e putrido das trevas para nos assombrar novamente ? devolve o dinheiro que roubaram que sobra dinheiro.

  16. Antonio Evangelista disse:

    A incapacidade administrativa deste governo, bem como do ex-presidente Lula, comprova o que todos aqueles que tem um pouco de bom senso já estavam prevendo. A real situação pela a qual estamos passando vem desde da época da gestão Lula, só não estourou naquela ocasião pq souberam manipular a situação.

  17. Marcirio disse:

    Governo incompetente, irresponsável, inábil, mentiroso e sobretudo corrupto. Querer atravessar um imposto maldito como essa CPMF na garganta da população, após cometer os mais bárbaros crimes econômicos, levando o pais à ruína só para se manter no poder a qualquer custo. A população brasileira, já tão extorquida e roubada por esses governo petistas não deixaram que essa proposta indecente prospere. Quanto a essa história de vigorar por apenas um ano, isso é conversa para enganar trouxa, pois sabendo do caráter e da falta de seriedade desse governo corrupto se pro acaso esse congresso venal se deixar corromper com essa conversa, podemos ter certeza que será um imposto permanente. Portanto, não se deve nem admitir conversar sobre tal assunto. Se a vadia da presidente teve competência para arrobar com o pais, no sentido inverso, terá que arrumar competência para tirá-lo da crise; se não for catapultada antes.

  18. luiz maciel disse:

    a Dilma continua mentindo e enganando os brasileiros.

  19. Mc Money disse:

    Pois é! Tudo gira em tôrno de um fator: a credibilidade.

    O problema é que a classe política não está representando o povo e sim os seus próprios interesses.

    Na entrevista com Aécio, postada recentemente em seu blog, isto fica mais claro do que nunca. Aécio desenvolve temas, que são seríssimos para a população, bolinando entre questões legais e dogmas partidários, em nenhum momento dando prioridade ou espaço à vontade da população, que é o que seria a essencia da democracia. Para estes políticos é absurda a ideia de que, para a população, pouco importa o que pensem filosóficamente. Estão aí é para representá-la.

    Não é admissível que se imponha incrementos tributários sem consulta popular. Disfarçar a atitude fazendo crer que quem são tributadas são as empresas é um engodo, uma falácia, uma enganação. O último que compra um produto é o que paga todos os impostos da cadeia tributária, em outras palavras, o consumidor.

    Usam novamente a saúde como pretexto. Usaram Jatene, que se calou, mesmo tendo visto que a sua imagem estava sendo usada para propagar uma mentira. E para quem não é da época, naquele tempo também se alegou que seria uma contribuição temporária.

    Durante muito tempo a CPMF foi utilizada não apenas como fonte de arrecadação mas também como dado de informação sobre os dispêndios das pessoas físicas, para controle da Receita Federal. Não havia naquele tempo os SPEDs e nem as notas fiscais eletrônicas. Em sua modalidade “primo pobre” o estado fez o mesmo até implantar a NFe. Informe seu CPF no caixa do supermercado, queremos saber quanto vc gasta com suas compras.

    Isto previne uma das saídas para a tributação abusiva. É a contratação de serviços sem depósito em conta corrente, em espécie.

    Estamos reféns do parlamento. Se o governo federal prometer reembolsar os parlamentares por meios escusos qualquer coisa será aprovada. Inclusive a CPMF.

  20. Isso mesmo quando a coisa aperta o governo gera impostos,cobra coisas indevida,tudo,agora resolve reviver a CPMF,esse CPMF é pra cobrir o que?
    No governo LULA esse CPMF existia para ajudar a Saúde,só que os valores seria 100% para os hospitais,que na realidade o governo LULA só aplicava 20% e os 80% foram parar onde?

  21. Herbert de Almeida Avelino disse:

    Não se pode esperar nada de proveitoso desse governo do PT (Partido das Trapalhadas)ou (Partido das Taxas), são incompetentes não sabem administrar nada, ops sabem sim CORRUPÇÃO.
    Quem trabalha não apoia o PT.
    São verdadeiros sanguessugas do dinheiro público, só pensam em arrecadar.
    Nunca vi um governo gastar tanto e não ter retorno
    O povo brasileiro já está se estafando dessa situação econômica.
    Enquanto nós o povo economizamos de nossas despesas gerais em torno de 7 a 9% no primeiro semestre de 2015, o governo incompetente do PT aumentou os gastos em 12% no mesmo período.

  22. João disse:

    Olá Kennedy,
    Tenho uma pergunta: quem foi o criador da CPMF?
    []´s
    João.

  23. Marcos disse:

    IncomPTência, além de tudo custa caro…

  24. luiz carlos carli mitidiero disse:

    Dilma , é finito não dá mais, foi além da mais suportável tolerância.
    Faça um bem ao Brasil, exoneres-se, a população agradece seu gesto nobre,
    vai reconhecer mesmo com todos seus erros crassos. A economia e credibilidade
    só vai retornar após sua saída. Sua insistência em ficar penaliza severamente todos.

  25. Ailton Silva disse:

    Ola, boa saude para nos todos, ou desculpe C P M F
    AS pessoas nao queria boa vida,nao queria todos os beneficios sem fazer nada]
    pois conseguiram,conseguiram quebrar o Pais,foram todos enganados eu acho e
    pouco o que esta acontecendo,a Dilma e o Lula foram pior coisa que aconteceu para o Pais
    discurso de bandindo, ladrao. As pessoas so se preocupa com futebol cachaça, por que sabe
    que tem um pai e uma mae para acolher debaixo de suas asas

  26. OVIDIO DI SANTIS FILHO disse:

    Não é possivel , me parece que o governo está ladeado de inimigos, a primariedade é tamanha que certas ideias são inimagináveis . Estão brincando com fogo, certas pessoas chegam as raias da inconsequencia , me parece que não tem a menor noção . Kennedy , jamais imaginei que esse governo pudesse nos proporcionar tantas “trapalhadas”.

  27. avila getulio dos reis disse:

    Quando a CPMF foi criada pela primeira vez (espero única), tinha o caráter de provisoriedade e depois foi transformada na forma definitiva, sem aquela pecha de imposto provisório!

    • Ricardo Jaloveckas disse:

      Você tem toda razão! A “venda” da idéia de que será algo por um ano, é o artificio comunista para aprovar uma idéia e depois transforma-la de maneira a torna-la definitiva.
      Mentiras que já foram detectadas por quem for bom observador da história deste partido (movimento revolucionário), e outras tantas corjas de mal feitores.

  28. saint clair disse:

    Na vez anterior quanto vocês gastaram efetivamente com a saúde?Eu não vi melhoria nenhuma, pelo contrario, inauguraram a enfermaria 1,99 que é no corredor do hospital no chão. elevadores quebrados, cadáveres transportados nos elevadores de público e até em escadas dos hospitais como vi fazem alguns meses no noticiário. Confessem que precisam desse dinheiro para tapar a roubalheira que fizeram. E ministro, o seu programinha que está no forno vai nascer morto, o povo decidiu parar de ser extorquido. Vocês sentirão isso já nas próximas eleições…

  29. Imposto provisório é uma falácia.
    Mais uma mentira.
    Mais três anos com essa gente fazendo besteiras e roubando o erário público, o Brasil não irá aguentar.
    Parece que iremos vir a ser freguês do FMI novamente, mas CPMF jamais deverá ser aceita.
    Tantas industrias demitindo funcionários, comércio fechando como nunca aconteceu neste pais e essa gente ainda continua no poder. Tudo bem a Constituição defende pois foram eleitos, mas não estão cumprindo com a obrigação, acho que devem ser trocados por gente competente e honesta imediatamente.

  30. João Leonel disse:

    O projeto da CPMF prevê uma alíquota de 0,38%. Para quem ganha 10 mil/mês significa um imposto de R$ 38,00, para quem ganha 01 mil/mes, R$ 3,80. Se analisarmos tendo como referência outras taxas e impostos, incluindo tarifas bancárias, é relativamente pouco. Tem a vantagem de ser democrático. Penso que a gritaria não é pelo imposto em si mas pela possibilidade que ela dá de se tornar uma poderosa arma contra os piores corruptos desse país em termos de volume de recursos: Os sonegadores.

  31. Marcio Adas disse:

    A volta deste imposto é revoltante e enojante.
    Espero que as pessoas de bem Lutem com todas as forcas para que este governo corrupto entere de vez esta idéia maldita.
    As pessoas estao cansadas de pagar,pagar e pagar e ver o seu dinheiro indo para o lixo e para o bolso dos cumpanheiros.
    Basta,de incompetencia e de canal hice pra cima do sofrito povo trabalhador de verdade que nao aguento mais impostos.Nao a este lixo de CPMF.

  32. Alberto disse:

    Tranquilidade srs e sras. A CIS(nova CPMF) será facultativa e só aqueles que aprovam o governo,cerca de 7%,serão cobrados.
    Nada se cria,tudo se copia,é a pura verdade.Nada que ão possa ficar ainda pior. Amém.

  33. Onda Vermelha disse:

    Kennedy acho que as duas razões subsidiam a necessidade da implementação do imposto. Não só o equilíbrio das finanças públicas devido a frustração de receitas com a redução da atividade econômica. Mas a Saúde a muitíssimo tempo requer mais recursos que não se resolve com o discurso fácil e demagógico de “fim da corrupção” como panaceia para a solução de todos os nossos males, embora também nesta área ainda hajam desvios e má gestão de recursos em todos as esferas de governo. Não há outra forma de financiar a custosa expansão e melhoria do SUS. Todos sabem que com a extinção da CMPF em 2007, R$ 40 bilhões de reais em valores da época deixaram de ser arrecadados. Foi notório que muitos que sonegavam imposto fizeram uma campanha feroz por sua derrubada com lobbyes no Congresso Nacional nada republicanos. Não foi só a milionária FIESP que representa a “fina flor” dos interesses dos grandes capitalistas que financiou sua derrubada. Aliás, o “digníssimo” Eduardo Cunha(PMDB-RJ), já naquela época, fazendo jus ao seu papel de Inimigo Público Número Um da Cidadania, foi um dos principais responsáveis por aquela dolorosa derrota do Governo Lula. Ele como um dos líderes “segurou” sua aprovação numa comissão da câmara, e quando o liberou o projeto o mesmo chegou ao Senado com pouquíssimo tempo para se negociar sua aprovação. Mesmo com a garantia dada em lei pelo Presidente Lula de que seu valor seria empregado integralmente na Saúde. Além disso, contou com o “auxílio luxuoso” da oposição(PSDB,DEM) que desejava inviabilizar as propostas do Governo Federal tal como agora. Pura mesquinharia política! Entretanto, duvido se a oposição voltasse ao governo ela não proporia sua volta, tal como fez FHC. D-u-v-i-d-o! Apesar da sua extinção o investimento atual em Saúde é MUITO superior ao aplicado pelos tucanos em QUALQUER aspecto que se queira observar, defensores que são notórios dos interesses privados também na área da saúde. Basta constatar a expansão dos serviços de Saúde desde então: SAMU, UPA’s, Mais Médicos, Transplantes, várias novas vacinas acrescidas ao calendário anual, etc. Eu, em particular, não me importaria de pagar esse imposto se fosse vinculado estritamente a Saúde. Até porque seu valor (0,38%) seria pequeno e proporcional aos valores movimentados em transações financeiras. Pagaria mais quem ganha mais, e pagaria menos quem ganha menos. Mas reconheço a inabilidade política do Governo para lidar com o tema tal como apontado por você. Acho que primeiro seria necessário propor a implantação do Imposto Sobre Grandes Fortunas(IGF) previsto na Constituição, mas jamais implementado sabemos bem porque. Os donos da Casa Grande não querem! E o Levy também não! Corre o risco de não conseguir aprovar nem uma coisa nem outra. Infelizmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 18:43:36