aki

cadastre-se aqui
aki
Política
17-04-2016, 0h29

Governo fura onda, mas PMDB conta 360 votos

Planalto diz ter obtido 180 votos contra impeachment, mas teria cerca de 150
34

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Em encontros com cinco governadores e diversos deputados nos últimos dois dias, a presidente Dilma Rousseff conseguiu na sexta e no sábado furar a onda crescente dos defensores do impeachment, gerando um fato positivo para o governo. Mas, na noite de sábado, o PMDB do vice-presidente Michel Temer contabilizava 360 votos a favor do impedimento.

A oposição falava em atingir 380 votos no plenário da Câmara neste domingo, mas as contas mais realistas no QG peemedebista apontavam 360 deputados como garantidos. Seria suficiente para aprovar o pedido de abertura de processo de impeachment contra a presidente, mas com uma margem de segurança estreita _apenas 18 votos acima dos 342 necessários.

Por outro lado, ministros de Dilma falavam que tinham atingido 180 votos. No entanto, uma contabilidade mais realista no Palácio do Planalto apontava como certos 150 votos, levando em conta nomes do PP que estavam com o impeachment e mudaram de posição. Ou seja, uma turma que poderia alterar novamente sua atitude ao sabor dos ventos do poder.

Mas é fato que, para o governo, o jogo ficou mais disputado no sábado do que estava na sexta e na quinta, quando a oposição assumiu um clima de “já ganhou”.

Há dois fatores importantes que devem ser considerados na batalha final na Câmara neste domingo. Um grupo de parlamentares que se diz indeciso está negociando com os dois lados para ver quem dá mais. Governo e oposição poderão se surpreender com apoios conquistados no sábado e na sexta. Essa turma poderá desequilibrar o jogo para um lado ou para o outro.

O outro fator é a ordem de votação no plenário da Câmara, que será desfavorável ao governo. Motivo: votarão primeiro e em maior número os deputados de Estados mais críticos a Dilma. Portanto, apesar do leve favoritismo dos defensores do impeachment, o sábado terminou recomendando cautela ao fazer previsão definitiva sobre o resultado no plenário neste domingo.

*

Balão de ensaio

Ao discutir nos últimos dias a ideia de propor novas eleições presidenciais antes de 2018, o governo e o PT mostram insegurança.

Se a presidente Dilma barrar o impeachment, dificilmente pensará em novas eleições presidenciais. Haverá uma tentativa de reorganizar o governo com Lula no comando de fato.

Se o impeachment for aprovado, Temer terá uma vitória política e aguardará uma confirmação do Senado para abrir o processo a fim de formar um novo governo.

Essa ideia só faria sentido se fosse proposta para valer antes da votação deste domingo e se houvesse um consenso a respeito dela que não existe hoje.

Assista aos temas do “SBT Brasil”:

Comentários
34
  1. Ernesto disse:

    O problema do mentiroso é cair pela própria mentira. Tchau Dilma

    • JAIRO disse:

      Kennedy só ingênuo não consegue enxergar que a oposição não tem os votos totais, pois agora mesmo eles procuram a PF para fazer queixa crime contra lula e dilma com o falso argumento que eles estão comprando votos no hotel onde lula esta hospedado pediram mandado de busca e apreensão para lula…..isso é a maior prova de que o PSDb se acha o dono do pais, das instituições, onde eles chegam e pedem é cumprindo a risca.
      a oposição contra a DILMA, todos nos sabemos que o a casa do jaburu a do Michael esta recebendo inúmeros deputados sará pra que? para saudar como novo presidente ou negociar votos?
      o PSDB deveria para com essa palhaçada de querer impedir que a dilma se defenda ou lute pelo seu mandato que lhe foi conferida pelo povo .
      se o MPF vier realizar busca ele estará conivente,pois se a dilma não poder reunir com os político para pedir apoio, porque a oposição pode ?
      espero que o MPF e PF que não ache que o povo é bobo estamos de olho!
      a oposição esta em desesper não tem o vt

      • Eraldo Augusto disse:

        Jairo, faço minha as suas palavras, desde o inicio desse “processo” venho defendendo, que a justiça seja feita, mas o que assistimos até aqui foi uma serie de injustiças, a começar pelos “vazamentos” de depoimentos que incriminam só um lado, os outros “tucanos e seus discípulos” são todos santinhos…
        Eu, assim como todos os brasileiros, quero justiça, mas fazer justiça com injustiças? Quando o FIM JUSTIFICA OS MEIOS, mancha tudo que conseguimos até agora.
        Só um monte de ingênuos, achará que essa turma do golpe fará algo por nós, isso parece mais historia pra boi dormir.
        Por fim, peço a todos irmãos brasileiros que reflitam, lutamos tanto contra os desmandos e tudo de ruim que sofremos em governos não tão distantes da nossa época e agora estamos dando tudo que conquistamos – principalmente para os mais pobres que precisam de um governo mais social.

      • Jean Claude disse:

        Jairo, é essa a questão central que você analisou tão bem! A turma do impeachment, através do vice golpista e outros, podem se reunir no Palácio do Jaburu, urdir tramas, negociar acordos ou sabe-se lá o que e estão “certinhos”, sem cometer nenhum ilícito? Lula não pode negociar apoios ao governo que ele ajudou a eleger e agora é parte integrante do mesmo, pois estaria cometendo “crime”? Meu Deus, onde chegou a hipocrisia e a desfaçatez da oposição?

      • RAYMUNDO AVELINO disse:

        jAIRO.
        Um amigo, classificaria este meu comentário de “Engenheiro de Obras feitas”. Mas como mostra o resultado. A oposição venceu com um número acachapante de votos, 25 acima dos 342 do que era preciso. Enquanto isso, apesar do Vale Tudo de Lula e Dilma, só conseguiram míseros 127 votos.46 abaixo do que precisavam. Como disse o ministro Ricardo Berzoini: Quem não consegue amealhar 171 votos, não possui as mínimas condições para governar.

    • j.l.s disse:

      Sábias palavras do amigo Ernesto.

    • Dr. IVAN MACHADO disse:

      O Povo não aguenta tantas mentiras que ja se arrastam por vários anos. Pedaladas, minha casa minha vida, suspensão de verbas para novos universitários, inflação acelerada, veja os alimentos em supermercados, aumento de preços em tudo, falta de verbas para Policiais, ativa, aposentados e demais, tudo isso é o caos total por causa e uma má gestão, finalmente ser comandada por um ex., como sempre o foi.

    • maria antonia Gurgel disse:

      Mentiroso e o presidente corrupto da camará dos deputados senhor Cunha

  2. Alladin disse:

    Considerando-se o histórico de enganaçoes, mentiras e histórias mal contadas pode-se afirmar sem medo de errar que os calculos governistas são mais uma fantasia das tantas criadas nos ultimos tempos.
    Não há duvidas de que a vontade da maioria na Camara, será pelo afastamento da presidenta e isso será comprovado ao final da votação nesse domingo em Brasilia.
    O que o Brasil civilizado e educado espera é que o resultado seja respeitado, absolvido e digerido pelos derrotados e que o bem estar do pais esteja acima de qualquer projeto pessoal e medo da justiça e de prisão.
    É um processo legal, constitucional e totalmente dentro dos ritos legais e portanto sua validade é plena e assim deve ser encarado, muito embora muitos o considerem como golpe, esquecendo que “pau que bate em Chico, bate em Francisco” e que todas as tentativas de impedir outros presidentes, sempre tiveram apoio do PT, que agora se diz injustiçado.

    • Andre disse:

      Meu amigo vc disse bem , Tentativas PT apoiou outros porem não foi levado a frente por falta de base nas denuncias assim como no caso de Dilma…

  3. Rafael disse:

    Situação complicada para o país, Kennedy. As pessoas só se preocupam em impor as próprias ideias, a favor ou contra, recorrendo a ofensas, humilhações, palavras de ordem e, na verdade, se orgulhando da própria estupidez. Isso vale para todos, de uma lado e de outro, sem que ninguém pense no bem estar do país. Seja qual for o resultado, ficaram expostas as imensas entranhas da burrice nacional e a absoluta certeza de que o povo brasileiro merece se dar mal.

  4. VANDIRSON disse:

    VAMOS TOMAR AS RUAS
    NÃO IMPORTA SE É CONTRA OU A FAVOR
    SAIA DE CASA E VÁ PRAS RUAS É VERGONHOSO NOSSO DOMINGO SEQUESTRADO…
    POR UM BANDO DE DESCLASSIFICADO DO CONGRESSO NACIONAL

  5. Pasquale disse:

    Vou sentir saudades dos discursos da Dilma.Uma mente brilhante

  6. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

    ELEIÇÕES INDIRETAS
    Domingo tem eleição? Tem sim, Senhor. É isso mesmo. A pergunta que corre o Brasil, noves fora a hipocrisia, é de quantos votos Temer precisa para ser eleito presidente no domingo.

    Nesta eleição, o PMDB tem candidato único, a ser sufragado pelo Colegiado Eleitoral. Voltaram as eleições indiretas no Brasil. Faz tempo já que não víamos uma, a última foi em 1985, Tancredo Neves x Maluf, quando 686 pessoas decidiram o pleito. No primeiro turno da eleição de 2016, neste domingo, 513 membros do Colégio Eleitoral terão o privilégio de decidir no lugar de 200 milhões de brasileiros e de 143 milhões de eleitores. Antes, terão o privilégio de invalidar o voto direto dado pela maioria dos 105 milhões que livremente escolheram ir às urnas.

  7. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

    É SIMPLES ASSIM

    Infelizmente, sou de uma geração que não pode fingir que eleições indiretas sejam uma novidade. Em 1964 • 1966 • 1969 • 1974 • 1978, além de 1985, o nosso direito de escolher o presidente foi usurpado, como agora, por alguns poucos privilegiados. 361 elegeram Castelo Branco, 294 escolheram Costa e Silva, Médici foi o preferido de 293, Geisel foi feito presidente por 400, 355 elegeram Figueiredo, 480 foi bastante para Tancredo Neves. Michel Temer pode ser eleito neste domingo por apenas 342 votos, menos que Geisel e Figueiredo.
    Neste domingo daremos um grande passo nesta direção ao conceder, de novo, ao Congresso o direito de funcionar como Colégio Eleitoral. Uma parte da sociedade, em conluio com o Congresso, que é o maior beneficiário desta decisão, exigiu e pretende obter a anulação da decisão tomada por maioria eleitoral em 2014. É simples assim.

  8. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

    DOMINGO É DIA E ELEIÇÃO
    Não, não é por crime de responsabilidade. Ninguém mais se lembra disso. Como em qualquer eleição, faz tempo que estamos apenas de olho nas pesquisas e contando os votos. Domingo é dia de eleição, sim Senhor. Candidato único (como Costa e Silva em 1966 e Médici em 1969) Michel Temer precisará de apenas 342 votos para começar a ser eleito o 41º presidente do Brasil. Parabéns aos envolvidos. A democracia volte vinte casinhas e fique uma vez sem jogar.

  9. Ray Magno disse:

    Incrível esta disputa.
    .
    Relembra-nos os últimos dias do império romano quando os mercenários ofereciam o trono no “Quem Dá Mais!”.
    .
    O que há por trás da imagem dos políticos discursivos com ares graves e sérios agora é fácil ver-se e constatar até por uma criança. Vendilhões!
    .
    Por tudo quanto já foi denunciado e apurado a vitória oposicionista devia ser esmagadora.
    .
    Se um partido abandona o Brasil e destrói a reputação e as finanças da maior empresa brasileira, dentre outras coisas também graves, tinha de cair imediatamente levando na merecida queda o Presidente da República e seu inteiro staff. Algo dissolutório, inafiançável, rápido e rasteiro.
    .
    No entanto, aí de nós brasileiros, quem subirá ao poder com a queda do atual governo?.
    .
    Oremos muito para que mais uma vez tudo não se repita em breve futuro…
    .
    Saudações Patrióticas

  10. Franklin S. de Souza disse:

    Primeiramente gostaria de dizer que não sou partidário de nenhum partido, pois estes não merecem nenhuma defesa pois todos são “farinha do mesmo saco” o que realmente tenho a impressão e que me espanta, ao ouvir comentários, é a infeliz conclusão que se chega é que o povo realmente não está se dando conta que realmente estamos diante de um golpe, golpe este levantado dentro das trincheiras do próprio governo pelos seus “parceiros”, o PMDB, PP, e outros que ao sinal de que o navio começou a verter agua,e, como ratos que são foram os primeiros a abandonar o barco, enfim a população parece não se darem conta de quem vai assumir este pais, Michel Temer e Eduardo Cunha, ambos sem a minima condição moral para representar o povo, povo este que em momento algum não lhe atribui sequer um voto para assumir esta condição, sem contar as inúmeras denuncias pelas quais respondem, principalmente o Sr. Cunha que manobra os fantoches na câmara como bem quer. Podre Povo.

  11. André Freitas disse:

    Muitos tratam o impeachment como protesto contra corrupção.Pensamento se protesto contra corrupção é dar poder ao PMDB integralmente com a presidência dos três poderes pártico esse com mais envolvidos que ate mesmo o PT, Isso não seria protestar contra fome jogando comida fora ?

  12. Francisco Henriques disse:

    Impressionante o pessoal que apoia a Dilma e o PT. Acusam a oposição de golpe mas estão orquestrando a volta do Lula ao comando sem ser eleito. Seus seguidores do MST, que não trabalham, declararam abertamente que será o governo do Lula 3. Eles não querem democracia, eles não gostam de democracia. O que eles querem é se perpetuar no governo como os Castro em Cuba. Se houvesse eleições hoje e perdessem diriam que elas foram fraudadas. São incompetente e querem afundar ainda mais o pais achando que sua ideologia comunista é eficiente onde em nenhuma parte do mundo ela funciona ou funcionou para o bem do povo.

    • Luiz carlos wilcke disse:

      Se voce não notou, deveria ter notado. O MST teve muito pouco participação nos governos de Lula e Dilma, tanto que a reforma agraria não andoou quase nada. Então o que Stedile fala e de responsabilidade dele, e não do PT. A Dilma passando (que eu acho pouco provável), ela terá muito pouca chance de governar. A oposição não vai acatar o resultado da votação, e vai entrar com outro pedido de impeachment, pois existem mais 9 a serem votados. Então não vai ter governo. Se a tese do impeachment passar, vamos ter um período de 180 dias nebulosos. Depois com o Temer no governo, nada vai mudar em relação ao que Dilma ja tinha enviado ao Congresso.

  13. Maurilio Gonçalves disse:

    A mídia está sempre é a todo tempo tentando desmoralizar os defensores da democracia, tentam a todo custo instaurar um golpe que se torna mais e mais evidente aos olhos dos indecisos.
    Eu digo que nos vamos barrar esse golpe e a história se lembrará daqueles que atentaram contra o estado democrático de direito.

    • maria antonia Gurgel disse:

      Concordo com você e GOLPE!! So o fato do Cunha liderar ja basta , mas tem outros pontos como por exemplo o fato dela não ter roubado ,o Temer ter assinado tambem as tais pedaladas fiscais, PSDB esta junto com o Vice Temer ou seja o Aecio nao concorda em ter perdido jamais ..Menino mimado que não sabe receber não como resposta;

  14. Pasquale disse:

    Maurillo fala sério,a mente brilhante vai sair.Querendo ou não rsrs

  15. Luiz Alberto disse:

    Evidente que se trata de golpe. Pior ainda por ser orquestrado por picaretas pertencentes a elite. Se fosse um país sério Cunha, Temer, Aécio e uma cambada de parlamentares já estariam fora do Planalto.Fiesp, Globo e outros fazem parte. Não se importam com a grande massa. Só pensam em beneficio próprio.

    • Maria Antonia Santos disse:

      O Brasil nunca esteve tão ruim como está, em toda a nossa história. O certo é que com o governo do PT no poder não conseguiremos nos reerguer jamais !! É uma necessidade nacional a vitória do “impeachment” da atual Presidente Dilma, pois se ela continuar no governo “tchau esperança ao equilíbrio econômico, à honra, à verdade, à honestidade …” haja vista que o “legado” do atual governo se constitui nos antônimos da esperança do brasileiro !!! Se a Dilma não sair do governo, pergunto: “nos meus 56 anos de idade, ainda posso mudar a minha nacionalidade de brasileira ? Pois é o que vou fazer … Tenho vergonha e tristeza de ser “brasileira” !!! Mas confio em DEUS, que o supremo e o dono de todas as coisas !!!

  16. Luiz carlos wilcke disse:

    Se a oposição ja tem os votos, ate agora não vi o palpite do Cunha publicado em nenhum jornal. Estou curioso, porque o Cunha não perderia essa oportunidade, o que me leva a crer que eles na verdade não sabem quantos votos tem. Como na época acompanhei o processo do Collor, e muito difícil segurar o rolo compressor de indecisos. Os deputados mais novos, tende a ir com o rolo compressor com medo de não se reelegerem em 2018, embora eu ache que o impeachment não va influenciar muito nas eleições de deputados.

  17. Isabel disse:

    Algo me diz que o Cunha não vai votar, ou vai ausentar-se ou votar contra o golpe. Duvidam?

  18. Everton disse:

    a meu ver o maior problema é que o PT em seus discursos sempre se mostra preocupado com a classe pobre, são os injustiçados, os coitados e esquece da classe média baixa a classe média, e são essas pessoas que mais pagam o pato em nosso país, pois não são tão pobre o suficiente para gozar de benefícios sociais e não são tão rica para poder ter uma vida confortável, por ter que pagar tantos impostos e dependendo do caso se enquadram em alícotas maiores, temos que ter um presidente que se importa realmente com todos, sejam ricos, sejam pobres, sejam intermediários, porque se formos analisar a condição de vida que todos os políticos em nosso país vivem, estão muito além da realidade do povo brasileiro, a custa de quem, do nosso dinheiro que deveria ser investido em educação, saúde e segurança, é disso que o povo precisa e não de uma esmola chamada bolsa família.

  19. Jean Claude disse:

    A turma do impeachment, através do vice golpista, PSDB e outros, pode se reunir no Palácio do Jaburu, urdir tramas, negociar acordos ou sabe-se lá o que e estão “certinhos”, sem cometer nenhum ilícito? Lula não pode negociar apoios ao governo que ele ajudou a eleger e agora é parte integrante do mesmo, pois estaria cometendo “crime”? Meu Deus, onde chegou a hipocrisia e a desfaçatez da oposição? Acorda Brasil!

  20. Ivone disse:

    golpe foi o que Dilma nos deu, durante o seus discursos de campanha, golpe foi o que o PT fez com a nação, o grande preocupação do PT são os pobres do programa social, eles se esquecem que existe fora eles uma nação inteira que esta indo para o buraco, grandes empresas estão fechando as portas e demitindo milhões de brasileiros, será que o PT terá recursos para ajudar os 54 milhões que ficaram na mingua, porque esses 54 milhões que votaram no PT agora estão desesperados para alimentar suas famílias porque boa parte estão desempregados. Será que o PT tem tantos recursos para recuperar o Brasil, porque os grandes empresários estão indo para Miami, já cansaram deste desgoverno.

  21. Paulo Cesar Leite Silva disse:

    Inacreditável que se esqueça completamente que o que está acontecendo desde segunda feira é só a corrupção em seu nível mais alto.
    De um lado o governo petista não tem escolha, ou se lambuza na lama do jogo ao qual o PMDB de Temer e do bandido mor Cunha são experts ou Dilma perde o mandato. O PSDB, podre como nunca da suporte com seu aparelhamento das instituições que deveriam zelar pela imparcialidade mas na verdade são hoje o exemplo vivo de que nossa democracia padece de um mal horrível, mais do que nunca o poder do dinheiro e o ódio de classe é pauta e motivo para qualquer coisa.
    O mais triste é que os incautos, sejam jornalistas pagos que precisam replicar as vontades de seus patrões ou seja o povo na rua, acham mesmo que um golpe contra Dilma vai resolver algo no país.

    Se Dilma cair o país entrará num período escuro, podre e pobre do ponto de vista institucional. seremos motivo de vergonha no resto do mundo livre.

    Enfim, jamais será solução pra nada, estuprar a democracia

  22. Antenor disse:

    Sou Brasileiro, trabalhador, cumpridor das minhas obrigações como cidadão e não aceito que o meu País seja governado por “saqueadores” e malfeitores como é o caso do governo do pt. Quero e exijo um país sério, honesto e digno para vivermos. Por isto anseio pela SAÍDA dessa turma de sindicalistas pelegos, comandados pelo REI DOS PELEGOS – Lula. O BRASIL NÃO É UM SINDICATO. É UM PÁIS QUE TEM UMA BANDEIRA COM AS CORES VERDE, AMARELA, VERDE E BRANCA. E, pelo que sei, não há nada de VERMELHO. Vamos acabar – HOJE- com a bandalheira que está acabando com o NOSSO BRASIL!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 07:08:33