Governo incentivou protestos da CUT
Postado por: ISABELA HORTA
O protesto da CUT (Central Única dos Trabalhadores) foi estimulado pelo governo como uma tentativa de resistir à força do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que está bancando a votação do projeto que amplia as regras para a contratação de terceirizados. Hoje, tudo indica que deverá haver maioria para aprovar essa proposta.
O governo teme perder arrecadação previdência e tributária.
A CUT acha que haverá achatamento dos salários e perda de direitos trabalhistas.
Os empresários dizem que haverá regra para uma situação que já existe de fato. Na avaliação deles, um dos efeitos seria a maior geração de empregos.
*
O vice-presidente da República, Michel Temer, será oficialmente o articulador político do governo Dilma Rousseff. A presidente pretende extinguir a Secretaria de Relações Institucionais, aceitar a demissão de Pepe Vargas e passar a Temer o controle da área.
O vice é um político que tem fama de ser habilidoso no trato com o Congresso. Dilma tomou uma decisão acertada.
O principal objetivo do Palácio do Planalto é tentar melhorar a articulação política, que tem sido um dos pontos fracos do governo.
Os presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), vetaram a ida do ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB-RS) para a articulação política.
*
Confira o comentário do “SBT Brasil”: