aki

cadastre-se aqui
aki
Política
02-10-2015, 21h53

Governo lança antídoto contra derrota no TCU

39

Postado por: ISABELA HORTA

Ao editar medidas para evitar futuras “pedaladas fiscais”, o governo lançou um antídoto contra  eventual derrota no TCU (Tribunal de Contas da União).

Nesta sexta, o ministro Augusto Nardes, relator das contas do governo de 2014 no TCU, recomendou a rejeição das contas da presidente Dilma Rousseff aos demais ministros do tribunal. O julgamento ocorrerá na próxima semana.

O governo sabe que, provavelmente, o TCU irá considerar irregular as “pedaladas” do primeiro mandato do governo Dilma. Por isso, publicou um decreto que impõe regras às manobras para maquiar as contas públicas.

A estratégia de defesa é dizer que Dilma e outros ex-presidentes recorreram às “pedaladas” porque não havia uma norma proibindo este tipo de maquiagem fiscal. Agora, com o decreto, isso não ocorrerá mais.

É um movimento para tentar evitar que as “pedaladas” sejam usadas para justificar um processo de impeachment.

*

A reforma ministerial foi recebida positivamente pelos aliados do governo Dilma Rousseff. A presidente ganhou algum fôlego com as mudanças anunciadas nesta sexta. A Bolsa subiu. O dólar caiu.

O governo ampliou o apoio no PMDB, que agora comanda sete pastas, e trouxe de volta o PDT para a base aliada. O partido chefiará o ministério das Comunicações, que era comandado pelo PT.

As prioridades do governo serão barrar a votação de um pedido de abertura de processo de impeachment e tentar aprovar o pacote econômico do ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

O Palácio do Planalto insistirá na tentativa de recriar a CPMF. Sabe que é difícil, mas julga necessário para fechar as contas públicas.

A oposição criticou a reforma, mas também avalia que a tese do impeachment perdeu força, pelo menos por ora.

*

Confira os temas desta sexta-feira do “SBT Brasil”:

Comentários
39
  1. Eduardo disse:

    É isso mesmo. A situação não é fácil, mas vamos ver as cenas dos próximos capítulos.

  2. Pedro disse:

    Augusto Nardes é outro Gimar Mendes no TCU. Já demonstrou que é tendencioso para o lado das aves de bico grande!

  3. Wavell disse:

    Eu desisto, não valemos nada, estamos reféns destes vagabundos. Também o que podemos esperar de um povo analfabeto que coloca estes seres no poder. A partir de hoje estarei me alienando dos fatos ocorridos no Brasil. Cansei de remar contra a maré.

  4. ARTHUR SODRE disse:

    Evitar que futuras pedaladas não sejam tratadas de outra forma como foi para o governo, isso eu concordo que o governo garanta que o pau que bateu em chico no futura vai bater em Francisco.

  5. Reinon disse:

    Que desgoverno … Ela assume que pedalou de todos os jeitos!

  6. RFFSA disse:

    Agora que o Cunha está sem condições de permanecer no comando da Câmara ele vai usar de seus últimos dias para achacar e achar mais e mais, para não cair.

  7. César disse:

    Que argumentos fraquinhos! A defesa da Presidente Dilma Rousseff é baseada em uma medida tardia, que não altera os feitos anteriores. A gastança era proibida por lei. Sim , há um lei de responsabilidade fiscal em vigor no país. Que proíbe gastos acima do limite orçamentário estipulado pelo Congresso Nacional,(o orçamento deve ser aprovado pelo Congresso antes de entra em vigor). Gastos acima deste limite são ilegais! Há uma lei que proíbe a bancos públicos financiarem o governo. Os empréstimos feitos pelos bancos públicos ignoraram a lei e constituem crime. Aceitem os petistas ou não a Presidente Dilma Rousseff infringiu as leis do país. Agora descobriremos se as instituições do país estão firmes e solidas como dizem ou se a corrupção e a compra de votos com cargos em ministérios e empresas estatais, vai conseguir segurar o mandato presidencial.

    • robyson andreotti disse:

      Fernando Henrique pedalou.
      Itamar deve ter pedalado.
      lula também pedalou.
      vocês que perderam a eleição, dá pra se conformar, outá difícil???.

      • César disse:

        Está difícil de aceitar que somos (des)governados por um
        “E-S-T-E-L-I-O-N-A-T-O__E-L-E-I-T-O-R-A-L”.
        Só pessoas que tem como lei maior a “L-E-I__D-E__G-E-R-S-O-N”
        aceitam serem representados por uma F-R-A-U-D-E.

  8. César disse:

    Ao publicar o decreto que proíbe as pedaladas, assinou a confissão de culpa. Decretou apenas que o governo também deve se submeter as leis que estão em vigor no país. As leis existem para serem cumpridas. Quem transgride as leis, comete crime! Incidindo sobre o individuo a punibilidade devido ao ato delituoso, ilicitude, dolo e culpabilidade.

    • robyson andreotti disse:

      César!! você defende trabalhadores que pedem pra não assinar a carteira, só pra receber o seguro desemprego, mesmo estando empregado, acho que sua noção de cumprir as leis, é essa: “” faça oquê eu mando, mas não faça oquê eu faço””.
      Aécio Neves votou a favor da LEI SECA, mas numa madrugada no Rio de Janeiro, deu uma CARTEIRADA, ao ser abordado por um policial, enquanto estava embriagado.
      Fernando Henrique, não cumpriu essa mesma lei, tão enaltecida por você.

      • César disse:

        Para quem mora no país do futebol(falido e desmoralizado) e adora a política do “Pão e Circo” (Bolsas esmolas e Copa do Mundo FIFA e Olimpíada), que eu acho ser populismo barato(engana trouxas), está tudo bem. Para quem a primeira lei é a L-E-I__D-E__G-E-R-S-O-N, não tem problema algum em ligar a TV e ver as pessoas pobres nos corredores dos hospitais sem ter uma maca para deitar-se ou ficar horas sem atendimento sentindo dor. Ficar meses a espera de uma vaga para marcar um exame, que muitas vezes, poderia até salvar-lhes as suas vidas se fossem feitos rapidamente e que pela demora, chegam tarde demais. Tudo Bem! O importante para você é que o seu time tem um estádio novinho, feito com o dinheiro público. O problema não é seu! O problema é de quem ficar doente no país do futebol! Você vai ao estádio que está novinho e torce por seu time do coração com o maior conforto. Mesmo sabendo que este conforto custou a vida de muitos brasileiros que trabalharam e pagaram os seu impostos para que houvesse saúde pública de qualidade e uma atendimento padrão FIFA nos hospitais do Brasil.

        • robyson nadreotti disse:

          ehh!!! César, você é triste heim!! o Corinthians mandou embora o seu “”melhor”” atacante o Guerrero, porque tem muitas dívidas milionárias, inclusive a dívida de pagamento do estádio, não vai sair de graça como o Senhor esta pensando. quando a Daiane dos Santos, ganhou medalhas nas olimpíadas dos outros países, seus olhos não derramaram uma única lágrima?? posso te fazer uma pergunta sincera?? caso o Serra tivesse ganhado a disputa com o lula, e fosse o Presidente Serra, a trazer a Copa do Mundo pro Brasil, e fosse o Presidente Serra a trazer as Olimpíadas pro Brasil, fala a verdade!! você estaria com o coração tão duro assim??, poxa César, teve até casamentos de estrangeiros com brasileiras, que se conheceram na copa do mundo, isso é feio pra você??, não trabalho no ministério do turismo, mas li que muitos dos visitantes na copa do mundo, voltariam sim, para o brasil, e adivinha?? gastar dólares aqui, isso gera empregos César, principalmente nos hotéis, pousadas, Resorts.
          e nas olimpíadas?? que tem mais de uma centena de países disputando?? multiplica isso da copa por 100??.

          • César disse:

            Não vai sair de graça mesmo! Vai ser pago pelo contribuinte. Vai ser pago com o dinheiro do patrocínio da Caixa na camisa do clube. Vai ser pago com a isenção de impostos que a Prefeitura de São Paulo deu ao clube. Os mesmos impostos que fazem falta para a compra dos remédios para quem não tem condição de comprar. Mais o importante é que no estádio tem maca novinha! Não importa se nos hospitais não tem macas. O importante é que no estádio tem ambulância novinha. Não importa se tem município sem ambulância. O importante é que a L-E-I__D-E__G-E-R-S-O-N, está funcionando muito bem. Leve vantagem você também… Afinal estamos no país do Futebol

        • robyson andreotti disse:

          César eu concordo com você em relação aos Hospitais,Escolas,Delegacias,Transporte Público, isso tudo está 100%?? é claro que não, mas desculpas César, o governo do PT vai completar ainda 16 anos no poder, caso Dilma vá até o final de seu mandato, já o governo do PSDB, no estado brasileiro MAIS RICO, o de São Paulo, já completou 21 anos, e tudo indica que, Alckmim chegará até o final do mandato, ou seja 24 anos de governo do PSDB do Aécio, te pergunto:
          no estado MAIS RICO do Brasil, os Hospitais daqui não aparecem em denúncias jornalísticas??.
          no ensino escolar do estado MAIS RICO, não aparecem denúncias jornalísticas??.
          no transporte público do estado MAIS RICO, não existem denúncias jornalísticas??.
          na segurança pública do estado MAIS RICO, não existem denúncias jornalísticas??.
          e na Sabesp??. eu não entendo esse ódio, dos paulistas, contra o governo do PT, se aqui, um governo mais antigo, com bilhões e bilhões de reais em arrecadação, não atingiu as metas prometidas, nessas eleições dos últimos 21 anos.

          • César disse:

            Vocês petistas vivem de criticarem os outros governo. Olhem um pouco para dentro do seu partido! Olhem para as medidas que estão sendo tomadas pelos seus governantes. O PT se juntou com o que há de pior na política do país. O PT abandonou o sonho dos seus eleitores! E não foi preciso muito tempo, para isto acontecer. Apenas 13 anos! Se contarmos a forma escancarada de agora. Se for para contar o tempo que denunciam os colaboradores da justiça, já abandonaram os sonhos dos eleitores do PT desde que ganharam as eleições no primeiro mandato do ex-Presidente Lula. Quando começaram a pilhar a Petrobrás. O PT é governo! O PT é o responsável pelas políticas que destruíram a economia. Foi esta política econômica que os governantes petistas implantaram que trouxe de volta a inflação. Foi a roubalheira na Petrobrás durante os governos Lula e Dilma que destruíram a empresa. Foi para ganhar as eleições a qualquer custo que gastaram demais e pedalaram para encobrir o rombo. As consequências são gravíssimas para o país! E o responsável é o PT e os seus governantes Lula e Dilma. Os erros dos governos FHC ficaram para trás. Os erros de agora são obra e culpa do PT, Lula e Dilma. Querer transferir responsabilidades para os outros não vai funcionar. Todos que votaram PT, já perceberam que foram enganados, já estão arrependidos, e as pesquisas de opinião demonstram o descontentamento e a desilusão da população. Quem ainda mama no governo ou está levando vantagem, pode até ficar tentando defender o governo do PT e repetindo o mantra de sempre. Mas a maioria das pessoas, já não vão ser enganadas mais uma vez, pelas promessas e mentiras petistas. Já viram que caíram em um “golpe”.

  9. Rian disse:

    Neste país há verticalidade das Leis. Decreto é inferior do que lei federal. No topo está a Constituição. Se a lei da responsabilidade fiscal proíbe pedaladas, não é um decretozinho extemporâneo que vai salvar quem que seja o infrator. Ou lei neste país não está valendo mais nada?!?!?!?!?

    • robyson andreotti disse:

      não foi Aécio Neves que semana passada, teve o nome envolvido em falcatruas??
      FOLHA.UOL.COM.BR
      Aécio usou avião de Minas Gerais para ir 124 vezes ao Rio de Janeiro, Búzios, Angra dos Reis, e Florianópolis ande morava sua atual esposa.
      Rian – Aécio Neves mostrou pra você, que as leis dependem do cargo.

  10. César disse:

    Mandar ao Congresso Nacional, um orçamento com déficit de $30 Bilhões, demonstrou que os crimes continuam no segundo mandato. O antidoto aplicado tardiamente, pode não salvar o paciente.

  11. Celio Jorge Lasmar disse:

    Derrota no TCU é xaveco montado pela oposição, conversa fiada, coisa praticada em todos os governos, pura tentativa de dar um golpe de estado, e deve ser rechaçada a bem do respeito à legalidade democrática e à preservação ao Estado de Direito.

    • robyson andreotti disse:

      Célio Jorge Lasmar, os que perderam a eleição, ainda não caiu a ficha deles, que perderam.
      Célio !! você conhece a música dos paralamas do sucesso?? 300 PICARETAS COM ANEL DE DOUTOR?? eles não se conformam que perderam a eleição.

  12. luiz carlos carli mitidiero disse:

    Lula entra em seu terceiro mandato, como ex presidente da república reserva, que no momento está em exercício substituindo sua criatura por incapacidade gerencial. No futuro a presidenta deverá ter outras funções no governo, como, fazer inaugurações, servir cafezinho para Lua e suas visitas. A incompetência deve ser exonerada. Parlamentares estão vendendo sua moral e credibilidades, em prejuízo de seus estados e municípios para seus partidos, disseram que iriam representar o povo no parlamento. Chega de pinoquíadas..Quanto as pedaladas, foi crime, mesmo não tendo respaldo, pode-se dizer, jurídico . Existe o aspecto moral e a lei já não permitia, pois, foram reprovadas. Assim como vários prefeito e governadores já foram cassados por estes atos.
    Dilma não tem mais função no planalto. O que resta fazer é cultivar nos jardins do planalto Medicago Sativa para quando florir ficar mais bonito.

  13. alex disse:

    Águas passadas não passadas não movem impeachment.

  14. Roberto disse:

    Se essas mudanças não são COMPRA DE VOTOS, então o que são?

  15. Pasquale disse:

    Lembrando que o BB já é o maior credor da Petro, que por sua vez é a companhia mais endividada do mundo.

    Bom para todos?

    É bom para Petrobras, mas é bom para o BB?

    Se o BB vai salvar a Petro, quem vai salvar o BB?

  16. Edimar Pires Passador disse:

    Ate quando o judiciario vai deixar o executivo eo legislativo manipularem as falcatruas politicas sobre o nosso pais .

    • César disse:

      Até que nós exijamos a separação total dos três poderes, enquanto o Poder Executivo indicar os nomes dos Juízes ministros do Supremo Tribunal Federal, enquanto o Poder Legislativo sabatinar os indicados pelo Poder Executivo ao cargo de Juiz de ultima instância(STF). Veremos sentenças vexatórias do Poder Judiciário. É urgente para o Brasil a separação do Poder Judiciário dos outros poderes. A total independência do Poder Judiciário, poderia nos dar a certeza de que, a justiça seja efetivamente feita no nosso país. Enquanto houverem juízes comprometidos com criminosos dos outros poderes da república, continuaremos a ver pizzas cada vez maiores e mais recheadas de pixulecos. Ver as pessoas mais preocupadas em salvar o partido de sua preferencia ou o seu candidato, se esquecendo de salvar à si mesmas e o próprio país… Desanima! Cada povo tem o dirigente que merece!!!!!

      • robyson andreotti disse:

        até a ONU divulgou uma nota, que nos últimos 10 anos, o Brasil saiu da linha da pobreza e da miséria, e adivinha quem está governando o Brasil, nesses últimos 10 anos?? sim!! ele!! o PT. foi o PT que teve coragem e criou cotas para negros, nas mesmas universidades onde os branquinhos de olho azul, descendentes de famílias que ficaram ricas com o trabalho escravo negro, estudam.
        se o povo, quis saber disso, e não da revista veja, se conforme Senhor César.

        • César disse:

          Populismo barato para enganar trouxas. Se quisessem acabar com a pobreza não teriam feito Copa do Mundo FIFA e Olimpíada e sim, creches, escolas e universidades. Se quisessem acabar com a pobreza, teriam investido em saneamento básico e saúde publica de qualidade. Se quisessem acabar com a pobreza, não teriam destruído a Petrobrás. Se quisessem acabar com a pobreza, não teriam nos enfiado em uma recessão profunda e causado tanto desemprego. Se quisessem acabar com a pobreza, não teriam elevado tanto os juros tornando-os impagáveis. Quer enganar quem?

          • robyson andreotti disse:

            fio!! César, a copa do mundo concordo com você em alguns aspectos, vide – os escândalos da FIFA, mas que geraram muitos empregos temporários geraram,e já escrevi aqui, como um bom corintiano, tenho que agradecer a copa do mundo, talvez a arena Corinthians nem existisse hoje. não moro no Rio, mas lá deve ter milhares de empregos temporários, na construção da vila olímpica e obras de infra-estrutura. por favor heem!! quando começar a olimpíada não quero ver você com a televisão ligada, em nenhum canal que transmita ela,OK!!!.
            fio!! César, você acha que em 16 anos de governo do PT, ou 16 anos de governo do PSDB, caso ele estivesse no governo federal, iriam consertar 450 anos de esquecimento, abandono, roubalheira, corrupção, racismo, praticadas por pessoas brancas de olho azul, desde a fundação desse país??.
            é pouco o quê o PT fez?? pode ser, mas no norte e nordeste, diminuiu pra caramba, aquelas crianças esqueléticas da barriga inchada. não sei se você conhece aquela música da Legião Urbana?? faroeste caboclo?? no final da música, o santo cristo, um pobre e negro, antes de morrer baleado, “” queria falar pro presidente, pra ajudar toda essa gente que só faz, SOFRER.””. César pode ser qualquer presidente, ajudou os mais pobres e negros?? me ajoelho nos pés desse presidente.

  17. Thiago Spitzer Andreazi disse:

    O pior de tudo é saber que o máximo vai acontecer é um impeachment. Quando vamos ter um país serio? Não importa qual o partido. Chega!! Nós precisamos mudar está historia , não concordo com um país que aceita este tipo de governo em troca de bolsas. Precisamos cobrar de todos uma gestão seria!!! PSDB PT, PP entre outros. Parem de aceitar roubos em nome de causas.

    • robyson andreotti disse:

      e as crianças que nasceram na miséria?? devem morrer de fome??, e aquelas que não morrerem de fome, podem continuar assaltando nas esquinas?? assassinando a troco de bicicletas?? pelo que sei, uma mãe ignorante e analfabeta, só recebe a BOLSA família, se o filho dela estiver matriculado numa escola, só espero que não seja escolas do governo Geraldo Alckmim, pois as crianças não repetem de ano, não por ser o melhor ensino, mas por uma orientação governamental do PSDB.

      • César disse:

        Programa criado por FHC e sua falecida esposa. E que Lula fala que foi ele.

        • robyson andreotti disse:

          César, concordo com você em número, gênero e grau, eu votei nas duas eleições de Fernando Henrique, a esposa dele era super discreta, uma pessoa totalmente do bem, fiquei triste junto com o Fernando Henrique,quando ela morreu. por Fernando Henrique, posso até mudar meu voto.
          não querendo te deixar contrariado, mas, o Eduardo Suplicy também tinha algo parecido, há uns 20 anos atrás??

          • César disse:

            O projeto do Senador Eduardo Suplicy que foi aprovado pelos senadores e que definia uma linha de pobreza e determinava, que o governo tinha que trazer à todos para um nível acima desta linha, foi “vetado pela Presidente Dilma Rousseff”.

  18. Alberto disse:

    Realmente há profundos conhecedores.Um Decreto sobrepor a Lei de Responsabilidade Fiscal.Quer dizer que se esse Decreto fixasse um prazo de 6 meses para reposição aos Bancos Públicos estaria tudo certo.Fala sério gente!!!!!. A velha mania da vitimização,da justificativa “o outro fêz”,quando pediu impeachment era democrático e agora é golpe,enfim rame-rame costumeiro.

  19. FALTA DE VERGONHA NA CARA! disse:

    Diante de tanto jogo de hipocrisias, mentiras, toma lá dá cá, faz de conta que faz mas não faz e coisas afins, dá nojo de ser parte de um povo tão sem vergonha na cara, que aceita tudo isso passivamente!
    Rui Barbosa desabafou assim:
    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.
    Rui Barbosa

  20. Marco Túlio Castro disse:

    Se essa mulher tivesse alguma vergonha na cara ela já teria renunciado. Ela não mostra coragem ao permanecer no governo, mostra que não tem vergonha. Golpe é a manobra para retirar do TCU o relator. Mas o PT pagará caro pelo mal que está causando ao Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-08-11 18:46:31