aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
07-11-2016, 21h33

Governo Temer torce por vitória de Hillary Clinton

Donald Trump é visto como incógnita e prejudicial a interesses do Brasil
9

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Nos bastidores, a torcida da cúpula do governo brasileiro, inclusive do presidente Michel Temer, é por uma vitória da democrata Hillary Clinton na eleição americana de amanhã.

Na visão do Palácio do Planalto, o republicano Donald Trump é uma incógnita que transmite insegurança a respeito do que faria no comando da maior economia e da maior máquina militar do planeta.

Tradicionalmente, os democratas têm uma política comercial mais protecionista do que os republicanos, mas a plataforma de Trump equivaleria ao fechamento de portas para a América Latina, o que prejudicaria o Brasil. Perderiam força acordos comerciais e negociação para eliminar vistos de entrada de brasileiros e americanos nos respectivos países

Haveria ainda o péssimo impacto internacional da eventual eleição do republicano. A China é a maior parceira comercial do Brasil. Os Estados Unidos são o terceiro.

Se Trump cumprir a ameaça de confrontar a China, ele criaria ainda mais problemas para a economia mundial, o que seria ruim para o Brasil numa hora em que o país tenta sair de uma grave recessão.

Nesse contexto, as declarações do ministro José Serra (Relações Exteriores) devem ser vistas como uma posição institucional a fim de evitar embaraço diplomático em caso de vitória de Trump. Segundo Serra, uma vitória de Hillary ou Trump não traria mudança significativas na relação de Brasília com Washington.

*

Jogada federal

Há pressa no Congresso Nacional para tentar aprovar uma eventual anistia a quem praticou caixa 2. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse hoje que o pacote de dez medidas contra a corrupção poderia ser votado até o início de dezembro. Há um projeto sobre criminalização do caixa 2 nesse pacote.

O motivo da pressa se chama Odebrecht. Existe temor no mundo político em relação às delações da empreiteira que deverão apontar caixa 2 para deputados, senadores e autoridades do Executivo.

Os políticos têm a esperança de que, concedida a anistia para caixa 2, instâncias superiores da Justiça derrubariam acusações do Ministério Público e sentenças de primeiro grau que enquadrassem essa prática nos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Os investigadores da Lava Jato consideram que os relatos de caixa 2 apresentados pelos delatores são tentativas de suavizar o que seriam propinas. Daí estarem propensos a denunciar os acusados por crimes graves, como corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Ou seja, a anistia é uma tentativa de conter danos da Lava Jato nos tribunais superiores.

Assista aos temas do “SBT Brasil”:

Comentários
9
  1. walter disse:

    Caro Kennedy, ficamos de fato, com relação, as eleições americanas, entre a “Cruz e a Espada”, nada nos interessa, a Hilary, lembra uma dilma mais sofisticada; se todas as acusações do wikileaks, forem fatos; esta senhora, chegará de “vassoura voadora”…
    O Brasil, precisa aumentar seu poder de competitividade, ganhar por mérito, o mercado internacional, como sempre o fizemos; reinaugurar a nossa capacidade produtiva.
    Quanto ao CAIXA DOIS, NÃO SE DEVE TER CLEMÊNCIA; quem nos roubou, mesmo alegando, ser dinheiro para campanha, deve ser punido, sumariamente; sejam de que partidos forem…MESMO QUE SEJAM APROVADAS, MEDIDAS PROTETIVAS; NÃO PODEM VALER NESTE MOMENTO.
    Este canalhas, que se dizem, nossos representantes, devem ser expulsos do plenário…
    Devem ser processados e condenados, sem qualquer ressalva, não vale FORUM PRIVILEGIADO.

    • VIANA disse:

      Walter você esta traumatizado com as mulheres, no entanto tivemos muito mais péssimos governos com homens. Pelo visto você prefere o Tramp, um cidadão garganteador, sem palavra, que ele mesmo confessa ser em particular uma pessoa, e em público outra.
      Partindo do principio de que todos os políticos brasileiros são corruptos e bandidos, nada mais justo do que a impunidade politica e uma anistia geral e irrestrita. Ai, adeus Lava a Jato !!

      • walter disse:

        Caro Viana, nada contra as mulheres;desde que sejam mulheres, sejam mães, que sejam sensíveis,que se importe de verdade…
        Quanto ao Trump, é mais do mesmo, e nem a Hillary, é tão diferente assim; esta gente, só pensa em ganhar milhões, Bilhões; tem dinheiro, para usar no banheiro, no lugar do papel higiênico; no entanto; como no brasil, não fazem nada a não ser calcular; quanto vão lucrar no pessoal, este é nosso Drama…
        Na verdade caro, tanto faz o que der, nada mudará a nosso favor; precisamos, fazer a lição de casa; teremos que ser competitivos, ou não melhoraremos, nossas condições comerciais.

  2. Joaquim José da Silva Xavier disse:

    governo federal tentando anistiar caixa 2, por conta da delação da odebrecht . . . se isso não fizer os paneleiros voltarem as ruas . . . o que fará?

    Resposta: PT voltar ao poder!! pois Lula e seu partido é que era problema, corrupção nunca foi incomodo pra direita/imprensa/elite brasileira!!!
    haja o que houver, o PT não voltando ao poder, não haverão manifestações de camisa da CBF nem panelas sendo batidas nas varandas gourmet!!!

  3. Pedro Alberto Alite disse:

    Esses ordinários não passam de ladrões engravatados, mereciam ir pra cadeia, ainda por cima legislam em causa própria, como é o tal de fórum privilegiado, uma vergonha para o povo brasileiro, ou seja bandido julgando bandido, como de um lado fosse o PCC e do outro o comando vermelho, se eles não julgarem praticamente ficam impunes, eles não sabem o que fazem para barrarem a lava jato, basta ver o que o Renan Cavalheiros aprontou com a polícia Federal, que não deve não teme, porque está tão preocupado, com um monte de inquéritos nas costas, dando risada da cara de todo mundo, e ainda por cima chamando o Juiz de primeira instância de juizeco, se fosse um coitado estava atrás da grande a tempo. Depois vem a constituição e diz, todos são iguais perante a lei, isso não passa de um livrinho de piada. Os mesmos que escreveram essa tal constituição, para eles não valem.

  4. Sergio Ricardo disse:

    Se o PMDB e o governo Temer torce pela Hillary, então o melhor para o Brasil é o Donald Trump. Tudo que é bom para o governo é ruim para os brasileiros.

  5. Wellington Alves disse:

    A extrema-direita nos EUA sai vitoriosa. Quero ver o discurso da nossa direita, que sempre endeusava os estadunidenses, com as medidas protecionistas de Trump.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 18:25:26