aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
20-01-2015, 10h12

‘Grandes empresas alimentam corrupção’

Reveja a entrevista do juiz Márlon Reis concedida em 17/07/2014
7

ISABELA HORTA

Em entrevista ao SBT, o juiz Márlon Reis afirma que as eleições são baseadas no abuso do poder econômico. Para ele, é preciso “extirpar” a doação privada para baratear o custo das campanhas. “Não é republicana nem cívica a participação de empresas no processo eleitoral. Elas estão investindo e não apostando em programas partidários”, diz.

Articulador da Lei da Ficha Limpa, Reis critica a legislação processual eleitoral que é, na visão dele, “muito ruim”. O juiz explica que, em tese, a candidatura de José Roberto Arruda ao governo do Distrito Federal ainda pode ser indeferida. “O candidato pede um registro de candidatura. Quem concede o registro é a Justiça Eleitoral depois de um processo. Se o processo não está concluído, não há garantia nenhuma”, diz. Em 2009, o então governador do DF foi preso por envolvimento no mensalão do DEM. No começo do mês, após registrar o pedido de sua candidatura pelo PR, Arruda foi condenado em 2ª instância pelo crime de improbidade administrativa.

Reis defende que a reforma política deve alterar, além do modelo de financiamento de campanhas, o sistema de votação proporcional. “A forma como votamos é péssima. O resultado é que nós temos apenas 35 deputados eleitos com uma votação suficiente para bancar a sua própria vitória e todos os demais vão aí nas sobras e nas rebarbas de votos”, diz o juiz titular da 58ª Zona Eleitoral do Maranhão.

Comentários
7
  1. walter.nobre disse:

    Caro, as grandes empresas, seguem o ritual do País; tudo que é sistema de fiscalização, tem as mãos leves; o tal do grande empresario, já começa a ser extorquido, com a carga tributária; aliás ser empresário no Brasil, necessita de curso intenso de malandragem; desde o momento que abre a empresa; por favor, reformule sua afirmação…
    Se as leis, valessem para todos, fossem aplicadas; se funcionários públicos, fossem punidos exemplarmente, por corrupção; mas todos sabem; tem que seguir o ritual da casa; enquanto a LEIS, não saírem do papel; deveriam esvaziar as cadeias, dos “ladrões de galinha”…penas para corrupto e corruptor, automática, sem direito a pena aberta, no mínimo de cinco anos, para começar; toda esta palhaçada diminuiria; mais, carga tributária justa…

    • Joaquim disse:

      Walter, parabéns por sua colocação.
      Neste pais, todo dia CRIA-SE UMA DIFICULDADE PARA SE VENDER UMA FACILIDADE. Só quem já foi obrigado a conviver com isto sabe como é humanamente resolver um problema com um órgão publica sem fazer uso de “jeitinho” ( os famosos despachantes ). E os cartórios verdadeiros casas niqueis. NÃO EXISTE CORRUPÇÃO SEM A CONIVÊNCIA DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS CONCURSADOS POR TANTO COM ESTABILIDADE QUE SE OMITEM E SE CALAM.

  2. José Carlos Damaceno disse:

    Kennedy ele precisa dizer isso para o Sr Gilmar Mendes que está segurando inesplicavelmente o processo desde inicio do ano passado

  3. Marcus Cunha disse:

    Parabéns pelo teu trabalho como jornalista, assisto via podcast sempre que posso. Sou vereador em Pelotas, RS, e vou propor lei municipal que proíbe que o município possa contratar com empresas que financiaram as campanhas dos candidatos a prefeito como já foi feito em Porto Alegre, RS. Acho que os municípios poderiam multiplicar essa ideia. Abraço. 053.8134.5166/053.3225.7717.

  4. Pasquale disse:

    No País do Açaí,falta é punição.
    Ex:Tráfico de drogas na Indonésia é pena de morte,a pessoa que faz não deve saber,depois de consumado o fato só resta esperar a pena.
    Aqui é o paraíso do crime,quem tem dinheiro não fica preso.
    O artigo 171 é uma piada,o cidadão pode dar quinhentos mil golpes e vejam a pena que irá cumprir.
    Se rouba de tudo,inclusive remédios e fica por isso mesmo.
    É um tipo de vírus,que circula no sangue de muitos brasileiros.
    Que tem origem na família,um pai jamais pode passar a mão na cabeça do filho,
    que ostenta sinais de riqueza… de origem desconhecida.

  5. Daniel disse:

    Politico corrupto faz as leis para se manter no poder –> Empresa financia o politico corrupto para beneficio proprio –> Politico corrupto é reeleito –> Politico corrupto faz as leis para se manter no poder… e assim vai a ciranda da mamata Brasileira.

  6. É VERGONHA ATRÁS DE VERGONHA! disse:

    NÃO SÓ AS GRANDES EMPRESAS… OS GOVERNANTES LADRÕES COMO ALI BABÁ E POLÍTICOS LADRÕES DE SUA QUADRILHA SÃO MUITO MAIS NEFASTOS, POIS SEUS SALÁRIOS SAEM DE NOSSOS BOLSOS!
    O MENSALÃO SÓ PUNIU DE VERDADE O GRUPO EMPRESARIAL, OS POLÍTICOS SAFADOS ESTÃO TODOS POR AÍ, MUITOS ATÉ DANDO CONSULTORIA DE PRISÃO EM REGIME SEMI-ABERTO!
    VAMOS AGUARDAR O PETROLÃO… JÁ ESTÃO ARMANDO AS TROPAS DE CHOQUE NA CÂMARA FEDERAL E SENADO FEDERAL, COM CHINAGLIA E RENAN CALHEIROS, DUAS VERGONHAS NACIONAIS!
    DEPOIS ACHAM RUIM DE MUITA GENTE ESTAR SENTINDO SAUDADE DOS MILITARES!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-08-11 18:37:52