Gravação reforça tese de falha humana no acidente que matou Teori
KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA
A gravação dos últimos momentos do voo em que morreu o ministro Teori Zavascki reforça a possibilidade de falha humana na tentativa de pousar no aeroporto de Parati (RJ), segundo informações obtidas pela Aeronáutica.
De acordo com quem teve acesso à gravação, o piloto Osmar Rodrigues disse que faria uma manobra para esperar a diminuição da chuva antes de aterrissar. Logo depois, não houve registro de conversas que indicassem ciência de iminente pouso forçado no mar ou de algum problema na aeronave. A gravação foi interrompida.
Ainda serão examinados os destroços da aeronave para uma conclusão oficial. Na avaliação de técnicos da Aeronáutica, a hipótese que ganha mais força a partir do exame da gravação é a de que o piloto não teria se dado conta de que estava prestes a se chocar com a água. O desastre aconteceu na quinta-feira passada.
Acidentes acontecem. Meus pêsames aos familiares. Neste momento de dificuldades institucionais e morais perdemos um ilustre e competente brasileiro.
Não consigo entender. esse avião não tinha altímetro nem indicador de atitude (pitch & roll)?
Com certeza esse modelo de avião tem esses equipamentos básicos, mas não se pode descartar um possivel excesso de confiança do piloto, que pode ter desprezado a leitura do painel, assim como muitos motoristas (modo raso e simples de comparação) ignoram a velocidade de seus veiculos.
É possivel tambem que devido a baixa visibilidade, o piloto estivesse concentrado na navegação e não tenha percebido que voava em baixa altitude. Esse “fenômeno” que desorienta o piloto, já foi relatado por especialistas em outros acidentes aéreos, ou até que os instrumentos estivessem com falha.
Nenhuma hipótese pode ser descartada, inclusive a de falha humana ou de equipamento, mas o Brasil adora teorias malignas e por esse motivo tudo o que diz respeito a esse acidente deve ser esmiuçado até a ultima hipótese e a menor peça ou mecanismo desse avião, para que não paire nenhuma dúvida ou suspeita sobre quem quer que seja.
Em outros episódios, onde a ignorância popular falou mais alto e a investigação foi tardia ou falha, inocentes pagaram alto preço e isso não pode se repetir e se houver responsáveis (vivos), eles devem ser identificados e processados, mas que não se acuse ninguem antes de esgotar a investigação.
A possibilidade de Carmem Lúcia (aventada nos orgãos de imprensa) prosseguir imediatamente com as delaçoes é uma noticia excelente e poe freio em especulaçoes sobre influências e desmandos sobre o processo e que essa notícia não seja sómente um balão de ensaio, pois o Brasil precisa andar, ou melhor correr, e passar essa pagina a limpo, JÁ!
A gravação foi interrompida…
Se a gravação dos momentos finais do vôo foi interrompida então é evidente que não haverá registro de nada anormal.
E porquê a gravação foi interrompida? Não se deram ao trabalho de perguntar algo tão básico?
E como ficam as testemunhas oculares que viram fumaça saindo do avião?