aki

cadastre-se aqui
aki
Política
05-09-2016, 9h12

Greenfield traz potencial de dano maior a PT e PMDB

Nova operação da Polícia Federal investiga fundos de pensão de estatais
34

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Nos governos Lula e Dilma, o PT e o PMDB dominaram as indicações nos fundos de pensão de empresas estatais. O potencial de dano da Operação Greenfield, investigação da PF (Polícia Federal) sobre os fundos de pensão, é maior para esses dois partidos.

O PT acaba de perder a Presidência. Essa operação deverá agravar o calvário petista. Em relação aos peemedebistas, que ascenderam o poder, a investigação trará dificuldades para a tarefa de governar do presidente Michel Temer.

Os fundos de pensão são sócios de empreendimentos bilionários no país. Muitos desses projetos acabaram resultando em prejuízo para os fundos ou não tiveram a rentabilidade esperada.

É uma área delicada, em que deve se separar dirigentes que fizeram um trabalho adequado do ponto de vista dos associados daqueles que utilizaram as máquinas dos fundos de pensão para viabilizar negócios em troca de propina. Como em toda investigação, será preciso separar o joio do trigo.

*

Erro político

O presidente Michel Temer e o ministro das Relações Exteriores, José Serra, erraram ao subestimar a importância e o tamanho dos protestos que têm acontecido contra a aprovação do impeachment de Dilma Rousseff e a favor de antecipar a eleição presidencial.

As declarações de Temer e Serra foram equivocadas porque há uma divisão política no país e contestação à legitimidade política do novo governo. Temer terá de conviver com a oposição de uma parcela significativa da sociedade.

A forma mais eficiente de enfrentar essa oposição é resolver a crise econômica e não atiçar a guerra política. As falas de Temer e Serra foram um presente para os líderes das manifestações, porque ajudaram a mobilizar a presença de um número expressivo de pessoas nas ruas e ficaram sem sentido diante do peso dos protestos.

Os organizadores estimaram em 100 mil os manifestantes ontem em São Paulo. Não houve medição da Polícia Militar nem do Datafolha. Mas as imagens mostram que foi um protesto com muita gente. Para quem faz um discurso de pacificação do país, é preciso tratar com respeito manifestações contrárias. É do jogo democrático.

Ontem, em São Paulo, no final de um dia de protesto pacífico, houve confronto entre a PM e manifestantes. Mais uma vez, houve questionamento sobre a truculência policial. Excessos da PM só tendem a potencializar esses atos, como aconteceu em 2013.

Quem depreda patrimônio público ou privado está errado. Comete um crime. Mas é preciso que a atuação policial seja proporcional aos atos ilegais de manifestantes. Ontem, um repórter da BBC relatou que foi vítima de agressão policial. Se um jornalista fazendo o seu trabalho é tratado assim, dá para imaginar como são tratados os manifestantes.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
34
  1. Joaquim José da Silva Xavier disse:

    “quem faz um discurso de pacificação do país, é preciso tratar com respeito manifestações contrárias. É do jogo democrático”

    as manifestações contra a Presidenta anterior, tinham neonaziatas, gente pedindo volta da ditadura, morte de Dilma Rousseff e Lula, e ainda assim, as declarações dela eram sempre: “tenho respeito pelas manifestações,” “prefiro barulho das ruas do que o silêncio da ditadura”
    a própria mídia contrária ao mandato de Dilma elogiava a postura dela diante das manifestações.

    já Temer e Serra, na primeira manifestação contra o governo e já falam besteira . . .

    vai vendo a diferença . . .

    • walter disse:

      Sabe caro Joaquim, protestos são do direito constitucional, desde que dentro da Lei, não são justos, grupos arranjados por sindicalistas, causem baderna orquestradas, é muito; reivindicação são sempre bem vindas, mas o Temer precisa de algum tempo; não há sentido, condena-lo, pelas mazelas causadas pelo PT…pedir novas eleições, é menos importante neste momento, do que um plebiscito.Abaixo assinado, tem mais força.
      Cara Kennedy, a operação dos Fundos de pensão, e Estatal, vão demonstrar, que os gestores indicados, e infiltrados, são grandes “bandidos” sem qualquer escrúpulo…quem os indicou, pagará muito caro, e desta o PT e a dilma, serão inteiramente responsabilizados…impossível que fundos tão ricos, estejam quebrados hoje; imagino que os desvios sejam muito maiores;não entendo porque Greenfield, estamos na Inglaterra, meu Deus…

    • Mauro disse:

      Nosssaaaa!
      Um partido que admira Venezuela e Cuba, respeitava as manifestaçoes? Seiiiiii!!!!!
      O PT de raizes comunistas, onde sequer existe o direito de protestar, disse o que disse em relação as manifestaçoes gigantescas contra seus crimes, porque sabia que o barco estava afundando e quis não piorar o retrato daquela época.
      A diferença daquelas manifestaçoes e essas badernas de agora, em primeiro é a quantidade de pessoas…milhoes x centenas…e em segundo que essa gritaria de agora é só chororô de perdedor! Simples assim!
      A manifestação-mór em SP dia 13 de março de 2016 (contra Dilma e o PT) foi a maior na história do Brasil, tendo reunido comprovadamente perto de 2 milhoes de pessoas na avenida Paulista e no dia que essas badernas contra Temer fizerem algo igual, os vândalos poderão dizer alguma coisa, do contrário a obrigação é ir pra casa e chorar na cama!

      • Joaquim José da Silva Xavier disse:

        não julgo, nem sei se Temer ou Dilma são contra ou favor de manifestações!!!

        o que posso julgar, é o posicionamento de cada um diante de tais manifestações: Dilma engoliu/respeitou, Temer desdenhou!!! e como disse Kennedy, isso foi um erro!!!

    • Brasil Corrupto disse:

      Os mesmos que votaram na Dilma, votaram em Temer também, pois ele era o vice de Dilma. Realmente estou vendo essa tal “diferença” sua. É ridiculo ao mesmo tempo patético desses manifestantes que são contra ao impeachment de Dilma mas são contra ao Temer, chega a ser até irônico, pra falar a verdade. A pergunta que fica é, quem é que está querendo enganar a quem? A metade do povo brasileiro não são mais idiotas do que aqueles que quebram e brigam fazendo a DESORDEM E RETROCESSO com bandeiras vermelhas no tal sistema “democrático”. Enquanto a sociedade de bem procura a ORDEM E PROGESSO, outras sociedades chamadas bandeiras vermelhas procuram a DESORDEM E RETROCESSO. Fique aqui registrado o meu protesto.

    • walter disse:

      Ainda caro Joaquim, sem lei e sem ordem, nada vai funcionar; este arruaceiros, que se intitulam estudantes, tem nome e endereço…passam a não ser reconhecidos, quando promovem a quebradeira; são vândalos, normalmente, menos que se acham acima da Lei…por isso a maioridade, deve ser os 16 anos, com urgência.
      Quanto a operação Greenfield, com os fundos de pensão caro Kennedy, deve ser exemplar; o lula, continua a fazer tudo errado; deveria promover uma trégua, onde possa se beneficiar, mas não…Não há tempo para o lula e a dilma, não tem nada a ver, com quem será ou não presidente, a prestação de contas esta chegando, as coercitivas, vão se transformar em prisão; prestações de contas com provas,o Moro, esta afinando a viola; por tanto, esta na hora do lula pensar sozinho, o que é melhor.
      Quanto mais o País ficar estagnado,estará na conta dilma…

  2. Edi Rocha disse:

    Dois dias após o impeachment da presidente Dilma Rousseff, o Senado Federal, responsável pelo julgamento, sancionou uma lei que flexibiliza as regras para a abertura de créditos suplementares sem a necessidade de autorização do Congresso Nacional. A prática que ficou conhecida como “pedaladas fiscais”.
    .
    Num era um “crime grave contra a constituição”, “irresponsabilidade fiscal” ?

    • Leonardo Gama disse:

      como diz Luis Fernando Verissimo:
      “Teve cara de golpe, cheiro de golpe, penteado de golpe — mas há controvérsias.”

      • Mauro disse:

        Como diria aquele filósofo de buteco, teve cara de crime, jeito de crime e foi crime, ou seja…não há controvérsias!
        Em relação a muitas figuras do PT (nem todas…por enquanto!), tem cara de criminosos, jeito de criminosos e cometeram crimes, ou seja…não há controvésias! Acho que não preciso citar nomes, né?

        • Leonardo Gama disse:

          como disse Veríssimo, do seu jeito inteligente e bem humorado, é questão de semântica!!!
          alguns, como vc, não dão o nome de golpe a isso aí… fazer o que!?!
          uma cadeira não deixar de se chamar cadeira só pq não gosto do nome…
          eu prefiro o nome que a história registrará, que é p mesmo que a mídia internacional e os jornalistas isentos como Kennedy estão registrando!!!

    • Mauro disse:

      Voce perguntou e respondeu!
      ERA….que é o verbo ser, mas no passado e como qualquer recem formado em Direito sabe, alguem que foi condenado por um crime previsto, não pode alegar inocência se essa tipificação criminosa foi deixada de ser considerada, pós-cometimento do crime na época da imputação da pena.
      Se o Senado aprovou uma nova interpretação para as pedaladas, prova duas coisas;
      1) Era crime sim o que foi cometido por Dilma Roussef;
      2) Dilma Roussef não teve sequer a capacidade de aglutinar forças para que dessem essa interpretação de agora para os crimes que ela cometeu, ou seja foi incapaz de governar no amplo aspecto da palavra.

      • Edi Rocha disse:

        Mauro, sua linha de pensamento não é a adequada. Veja bem, os políticos disseram que esses atos praticados pela ex-presidente Dilma eram irresponsáveis, pra ser mais curto, afirmaram que praticar esses atos causa o caos na economia.
        .
        A questão é: “Esses atos agora não causam mais prejuízo à nossa economia” ?
        .
        Eles legalizaram algo que a menos de uma semana juravam que levava o país a falência. Logo, se eles “estavam certos”, estão levando o país a falência (ou mentiram descaradamente antes).

  3. Rubens Jr disse:

    É inegável que o PT e o PMDB esteja até o pescoço envolvido, mas pelo que estou notando a intensão é tirar o foco do PSDB, que como todos sabemos, esses delegados da PF e Ministério Público são PSDBistas, eles querem deixar o caminho livre para o PSDB partido chapa branca em todos os lugares que governa, com o apoio da imprensa.

  4. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Governo leniente com vandalismo não é democrático… é cúmplice !

    • PAULO disse:

      Contra Dilma, os “manifestantes” tiravam fotos com a PM. A PM bateu continência para os “manifestantes” (Claro que por ordem do alkimin)!!! Nas manifestações contra o golpe, a PM espancou, cegou com tiros e bombas, ATROPELOU manifestante!! Somente um fascista para incitar, ordenar e apoiar tais atos.

  5. Sônia Ribeiro disse:

    O grande problema é que enquanto essa situação política não se resolve e uma vez que TODOS esses partidos políticos são cúmplices desse esquema de corrupção generalizada, o país afunda a cada dia. Político aqui é, literalmente, sinônimo de máfia. O que fazer para que o povo possa ter uma vida digna? Como agir para que haja emprego, mola propulsora da melhoria? Se faz necessário, em caráter emergencial, as reformas política, tributária, trabalhista, sim, mas para melhor e não visando tapar buracos, penal, fiscal; enfim, o país precisa ser passado a limpo e tirar toda essa corja do poder. Não dá mais! O povo não aguenta mais!!! Ocorre que este congresso também tem rabo preso e só trabalha na base do toma lá dá cá…, desse jeito nem no ano 5000, o Brasil se transformará num país sério e decente.

  6. Sônia Ribeiro disse:

    Truculência nunca é de bom alvitre, assim como depredação tb. O brasileiro não está se sentindo representado por quaisquer desses políticos que aí estão. Todos são coniventes com o desvio de dinheiro público. O país chegou mesmo ao fundo do poço, por causa de toda essa corja, que se une para proteger-se mutuamente. E todo esses bilhões e bilhões que escutamos diariamente que estão bloqueando? Já estão indo para bolsos corruptos diferentes? Porque o país continua no mesmo marasmo – empresas quebrando diariamente, desemprego absurdo, saúde e educação sucateadas, violência galopante. Temos que nos livrar de toda essa máfia, sem exceção – a limpeza tem que ser profunda e geral! É só verificar o quanto o povo está cabisbaixo, triste, sem esperanças….Não estamos enxergando a luz no final do túnel….., aliás, nem túnel!!!

    • NETO DE PRESO POLITICO disse:

      Concordo plenamente contigo.
      Depredação é coisa de criminoso, mal educado, fascista… ainda mais de patrimônio público.
      Quanto a ausência de representação política, sugiro que ocupemos as casas políticas – Congresso Nacional, Câmaras Estaduais e Câmaras Municipais – e botemos para fora essa cambada de vagabundos e criminosos que lá habitam. Já passou da hora!
      Fora Renan, fora Lula, fora Temer, fora Cabral, fora Lobão, fora Aécio…
      Precisamos de sangue novo, e é por esse motivo, que na próxima eleição votarei em gente nova e qualificada.
      Cordialmente.

    • Santos disse:

      Concordo inteiramente com suas colocações. Aliás, vamos supor que hajam novas eleições, quais serão os candidatos:Lula? Dilma? Temer? Renan? Cunha? Aécio? E outros citados em várias delações? Sairá mais barato fazer uma “dança das cadeiras” no STF. Acho que o mais certo seriam novas eleições, MAS antes: fim do foro privilegiado, aprovação das medidas anti corrupção,cadeia a partir da 2ª instância e atestado de bons antecedentes para todo e qualquer candidato, pois essas medidas já tirarão do páreo a maioria, senão a totalidade, dos que citei acima e também dos que não citei…

  7. Mauro disse:

    É óbvio que qualquer investigação sobre fundos de pensão, estatais e bancos públicos, tende a descobrir irregularidades e indicar pessoas ligadas aos governos, pois sob supervisao e administração pública, só gente indicada por quem está no poder pode imiscuir-se e cometer delitos nesses orgãos e entidades.
    O PT, na ânsia de apoios politicos entregou a administração direta e indireta a parceiros pouco idôneos e agora responde diretamente (porque tambem cometeu crimes) e indiretamente pois é totalmente solidário ao ser responsável por essas indicaçoes.
    Quanto as manifestaçoes, se considerarmos as verdadeiras multidoes que foram as ruas protestar contra Dilma, esses movimentos “fora Temer”, são quase uma ação entre amigos.
    Não tenho dúvidas de que em menos de 30/60 dias Dilma Roussef será esquecida e esses que protestam agora, que estão mais com dor de cotovelo que outra coisa, se recolherão e aceitarão a “derrota”.
    Queiram ou não, Michel Temer é o presidente de fato e de direito!

  8. Eduardo disse:

    Caso estas manifestações e outras que estão por vir tivessem a cobertura da grande mídia Temer não passaria do final do ano no poder.

  9. Robson disse:

    100 mil num país de 202 MILHÕES de pessoas só é muita gente para quem não sabe contar.

  10. Gabriel disse:

    Quando surgem protestos, um governo inexperiente e equivocado reage seguindo a sequência abaixo:

    1 – Ignorar os protestos;
    2 – Ridicularizar os protestos;
    3 – Combater os protestos.

    Ontem Temer entrou na fase 2, ao dizer que haviam pouquíssimas pessoas nas ruas.

  11. VIVA A LAVA JATO! CADEIA NA LADRÃOZADA DA POLÍTICA! disse:

    Está demorando muito vermos os políticos sob suspeita de corrupção na cadeia! Por que só os empresários, tesoureiros de partidos, diretores de empresas?
    Renan tem mais suspeitas do que tudo, Lula nem se fala, Jucá, Paulo Bernardo, Gleisi Hoffman etc etc etc.
    Esse tal de foro privilegiado no STF deveria chamar-se “blindagem dos políticos corruptos”!

  12. ANDRE disse:

    Kennedy, estamos preocupados. O governo do senhor Temer, vem tendo atitudes, que há muito tempo já não víamos. Que não houve nos governos de Itamar, FHC, Lula e Dilma. Coisas como proibir o “Fora Temer” ; como chamar os manifestante, todos sem exceção de vândalos; De um ministro das relações exteriores, se referir aos protestos na Venezuela, de forma belicosa, se esquecendo de que seu cargo exige discrição; A tentativa de exoneração do presidente da EBC, desrespeitando o período mínimo; a tentativa de calar os artistas, com a eliminação do minc. Isto tudo em apenas quatro meses. Brasileiros não podemos deixar que o tempo das trevas volte, vamos a luta.

  13. Wagner disse:

    Quem seguiu Jesus seguiu também Judas.
    Como pode alguém malhar Judas se seguia Jesus também?

    Fica a dica.

    • P/Wagner.. disse:

      Nada a ver, meu caro.
      Judas está para Jesus, assim como os “falsos pastores” estão para o “verdadeiro” Evangelho de Cristo;
      assim como os políticos e governantes corruptos (tipo Renan, Cunha, Lula, Gleisi Hoffman, Paulo Bernardo, João Vacari Neto, Sé Dirceu, Eduardo Azeredo, Erenice Guerra, Palocci etc), travestidos de “representantes do povo”, estão para a nação, para o país!

  14. O PMDB desta vez errou feio, não dá para comparar TEMER a ITAMAR FRANCO, O presidente ITAMAR era um homem sério, honesto e inteligente, na primeira vez o golpe foi correto, na segunda totalmente errado e sem um homem de liderança nata.

  15. Vandirson disse:

    Capitalismo Medieval… Durma-se numa barulho desse, no país do Compadrio a TOGA ENSANDECIDA tratora o CAPITALISMO no COMPADRIO DAS ELITES… Não basta prevaricar a intervenção judiciário quem diria é no tal mercado… Não adianta Presidente bajular os Chineses e toda banca internacional, o TOGA mostra que as regras podem ser mudadas e vamos lá quem em sã consciência vai investir num país que o poder de julgamento não usa de isonomia, invertendo a lógica… onde pode-se pegar fundos abutres no mundo e mesmo dinheiro vindo da China e caracterizar traços de ilegalidade… Qual a segurança jurídica no Brasil, se a lógica é vista por quem usa o pensamento “Cu de Ferro” dos que estão acima do bem e do mal.

  16. É UMA VERGONHA O QUE O STF ESTÁ BLINDANDO POLÍTICO CORRUPTO!. disse:

    É UMA VERGONHA O QUE O STF ESTÁ FAZENDO: ENQUANTO A LAVA JATO JÁ CONDENOU MAIS DE 100 CORRUPTOS, O STF NÃO CONDENOU NINGUÉM DOS POLÍTICOS CORRUPTOS COM FORO PRIVILEGIADO! ISSO É UMA VERGONHA, JUSTAMENTE QUEM DEVERIA DAR O EXEMPLO, FICA BLINDANDO POLÍTICO CORRUPTO COM O VERGONHOSO FORO PRIVILEGIADO! ISSO CHEIRA MAIS MAL AINDA, POIS IMAGINE QUANDO OS “RECURSOS” DESSES CONDENADOS PELA LAVA JATO FOREM PARAR NO STF!
    A ESPERANÇA É QUE COM A MUDANÇA DA PRESIDÊNCIA DO STF ESSA SITUAÇÃO NÃO CONTINUE!

  17. RAPOSA NÃO DEVERIA TOMAR CONTA DE GALINHEIRO! disse:

    Ouvi hoje uma notícia que julgo ser piada: “Defesa de Lula quer que RENAN CALHEIROS seja ouvido em defesa de Lula”!
    Será que a defesa do Lula sabe que Renan tem uma dezena de investigações no STF (graças ao vergonhoso foro privilegiado que dá direito à “blindagem indefinida” na MAIS ALTA CORTE JUDICIAL DO PAÍS) e que, se ele for julgado por Sergio Moro, com certeza uma “defesa” dessa poderá fazer o feitiço virar contra o feiticeiro?

    • Stanislalw: É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO! disse:

      Renan como “testemunha de defesa”?
      Acho que essa “defesa” está promovendo um “fogo amigo” em cima do réu.
      Imagine o Renan de “testemunha”, diante de um juiz sério?!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 18:30:36