aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
06-06-2014, 9h39

Preocupação de Lula com inflação é alerta para Dilma

26

O comentário na CBN aborda a insatisfação dos empresários com a política econômica do Governo Dilma. No encontro com correspondentes estrangeiros essa semana, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff reiterou que a política econômica seguirá inalterada num eventual segundo mandato. Era tudo o que os empresários não queriam ouvir. O ex-presidente Lula, fez críticas à sua sucessora, reconhecendo que a inflação está ‘um pouquinho alta e que precisa de remédio para baixar a febre’. Ao mesmo tempo, ele lembrou que o país continua sendo um dos principais destinatários de investimentos estrangeiros do mundo. Lula sabe como foi duro conquistar o apoio do grande empresariado e como é difícil vencer uma eleição sem o seu suporte.

Comentários
26
  1. Fábio de Oliveira Ribeiro disse:

    Você está pressupondo que o Estado deve se curvar aos interesses privados? O neoliberalismo morreu, meu caro. O enterro foi feito pelo movimento Occupy.

    • Cristian disse:

      Meu amigo Fabio, NENHUM pais no mundo vive sem empresariado. Até para se manter, um governo precisa dele! Quero ver qualquer pais viver sem um “otario” pra pagar os impostos e gerar empregos.Sds. 12 anos é muito tempo.FORA PT!!!!!

    • Luiz Augusto Vilhena de Freitas disse:

      Fábio, não sei sua idade, mas pergunto : o plano real foi criado pelo neoliberalismo? Não existe almoço sem pagar. Todos os países do mundo que fizeram benesses sem a rigidez monetário foram a lona e ai sim deixaram de atender os menos favorecidos. Demagogia, hipocrisia e sarcasmo são coisas da esquerda “caviar”. Todas as vantagens sociais foram graças a estabilidade da moeda e rigidez criadas no governo FHC. Você com certeza deve ser petista ou mais um dos que sofreram lavagem cerebral. Dá tempo de acordar e não falar asneira.

    • Antonio da Matta disse:

      É isso ai Fabinho….Reclamar de barriga cheia é fácil, difícil é ser revolucionário em Cuba, China, Venezuela, Irã…o trabalho de destruir o capitalismo vai bem avançado na Venezuela, nadando em petróleo onde falta até papel higiênico. Em Cuba, o Libertador Fidel está lá, “democraticamente” há meio século no poder e ainda não entregou o paraíso operário. Quem sabe nadar, arrisca ser comido pelos tubarões e tenta Miami. A destruição do capitalismo prometida pelos está próxima. Entendam e estudem o sistema que virá no lugar, para sair em vantagem: O ESCAMBO.

    • Mario Rodriguez de Moraes Filho disse:

      Caro Fábio, não irei discutir ideologia política contigo.
      Pois o que realmente me importa não são as siglas e sim a bagagem moral, ética e de caráter dos nossos futuros dirigentes. Aliás nesses quesitos eles estão amplamente reprovados!Para ilustrar a nossa atual situação social e econômica, tomei a iniciativa de pesquisar a situação do Brasil em determinados assuntos que realmente nos interessam. São eles: 122º colocado em segurança pública; 85º colocado em índice de desenvolvimento humano;72º colocado em saúde pela OMS;58º colocado em educação…
      Espero que realmente a sua ideologia nos coloque no caminho da prosperidade!
      Um forte abraço.

    • p/ Fábio: JUIZ LALAU É CORRUPTO " PÉ DE CHINELO "... disse:

      Tem gente que critica o empresariado, como se ele fosse o problema do país.
      Você está contente com essa máquina pública atual, onde alguns apaniguados nos mais altos postos desfrutam de altos salários e mordomias com o objetivo único de fazer ” vistas grossas e blindagens mil ” a governos e empresários corruptos, enquanto os funcionários públicos que não são apaniguados trabalham descontentes, desmotivados, com péssimos salários ? ( por exemplo: policiais, professores, funcionários da Saúde etc ).
      Você já imaginou o que apareceria se fosse feita uma ” investigação ” nas evoluções patrimoniais de todos os Presidentes da República, dos governos militares até hoje?
      Para maiores surpresas, dos governadores dos estados também?
      Para concluir, de todos os ministros de estado do mesmo período também?
      Com certeza apareceriam muitos empresários corruptos ” Padrão Fifa ” envolvidos em enriquecimentos ilícitos…
      junto com muitas excelências corruptas ” PADRÃO FIFA ” ;
      diante das quais comprovariam que o juiz ” Lalau ” é um corrupto ” pé de chinelo “…

  2. Pasquale disse:

    O Estado não deve se curvar,é dever dele cuidar do povo pobre que sofre com o descontrole ou aumento da inflação(ESTAMOS FALANDO DE COMIDA PARA OS POBRES).
    Repare como a sua visão é um pouquinho obtusa,meu caro Fábio.
    O mesmo discurso de décadas… neoliberalismo,FHC etc…

  3. Carlos Alberto Pires da Silva disse:

    Se o neoliberalismo morreu o socialismo nem conseguiu nascer. É natimorto por excelência. O movimento de protesto contra a desigualdade econômica e social, a ganância, a corrupção não passa de utopia.
    Vejamos a história dos líderes comunistas:
    Brejnev colecionava carros estrangeiros de luxo e cavalos puro-sangue. Sua filha, Galina, tinha predileção por diamantes.E o povo russo alimentava-se de pão preto.
    Fidel Castro mora numa mansão com piscina, possuía um carro marca torino. Antonio Castro, playboy internacional, filho do ditador Fidel. Tem uma coleção de motos de fazer inveja a qualquer milionário. Vive entre Cuba e Miami, às expensas do paizão, isto é, do sofrido povo cubano.
    E ainda existem panacas que acreditam em igualdade social. Leitores assíduos de Utopia de Thomas Morus, Elogio da Loucura de Erasmo de Rotterdam, República de Platão, Cidade do Sol de Tammaso Campanella.

    • Francisco disse:

      Já ouviu falar em “Suécia”? E em Yanomami? A raça humana tem vinte milhões de anos. A sociedade de classes tem 4 mil, o capitalismo existiu durante cerca de 200 anos.

      Digo “existiu” porque o pressuposto fundamental do capitalismo é a concorrencia e o risco. Você usa telefonia? Ela opera sob concorrência? Tem certeza? Qual os riscos que os banqueiros do Goldmann Sachs enfrentaram na última grande crise? Algum foi para a cadeia?

      Agora pense o seguinte: o que você usa para definir Fidel como “coisa nefasta” é ele (segundo você) ser rico, não eleito e intocável. Qual a diferença para os Marinho?

      Bem vindo à Matrix: você vive sob o stalinismo… e não sabia…

      • Antonio da Matta disse:

        Imagine se o Fidel e sua prole não é tão imune a problemas quanto o mais capitalista dos capitalistas, Não precisa ir longe: O Lula mesmo , até ontem um pobre, pode o mundo desabar que está tão protegido quanto mais rico capitalista deste “paiz”. Então o agronegócio brasileiro, sujeito a impostos extorsivos, MST, banditismo puro e simples com assaltos, sequestros e roubos de insumos e equipamentos, estradas esburacadas,,,seria o auge do capitalismo. Não sei qual é o nome, mas se existe um sistema onde as pessoas fazem fila pra comprar comida racionada, e outro em que a comida espera pelas pessoas em prateleiras coloridas e lotadas… Chamem a mim do que quiser, prefiro esta segunda opção. Se é pra ser gado, que seja de barriga cheia. Se é Matrix…que não seja a Matriz socialista que promete o paraíso e entrega o inferno. E me avisem quando moradores de Miami estiverem fugindo para viver em Cuba

      • Itibere Godoes Rosa disse:

        Não compreendi a citação de Suécia e Yanomani. São duas nações completamente diferentes. A Suécia é uma reino democrático e capitalista, onde a distribuição de renda se dá pela tributação e não por práticas benemerentes, como o bolsa família e outras mais. O aumento da produtividade é fundamental para melhor partição das riquezas geradas pela produção e nisto a Suécia dá de dez a zero no Brasil e seus vizinhos bolivarianos. Quanto aos Yanomanis, não podem entrar nesta comparação devido as características de informalidade de suas atividades econômicas, tipicamente extrativistas e artesanais.

    • Carlos Lapa disse:

      É verdade Carlos Alberto, a igualdade social só existe entre os Chefes de Estado que tem que manter o status. Já o resto do povo, vive de pão e circo. Na realidade, a educação e instrução de um povo, principalmente aqui, não interessa a nenhum governo, pois enquanto o povo for pobre e submisso, será sempre manipulado.

  4. Antonio da Matta disse:

    Para mim é muito simples: é a natureza animal do homem sempre relegada para que os modelos de paraíso não desabem. Se o sujeito vê pouca chances em colher, não vai plantar. Seja praga, falta de chuva, seja impostos…logo o coletivismo é uma ficção, não faz ninguém turar a bunda da cadeira. E renda sem produção enquanto ainda há produção, vale ressaltar, tem como um dos primeiros efeitos, e não o único, não o necessariamente o pior, INFLAÇÃO.
    Esta criado o ciclo vicioso, do dinheiro desviado para a roubalheira, para custear a revolução mundo a fora, para subornar consciências com migalhas e doutrinação. O mal está plantado na América Latina e apenas neste século, já retrocedemos mais de um século. Estamos a toda velocidade e festivamente na contra mão da história. E ainda vem uma geração de imbecis com suas mentes escaldadas e doutrinadas achando que Brasil virou potência porque o governo falseou números, estatísticas e contabilidades. Um sistema educacional que doutrina e deseduca seguramente está levando o Brasil para uma nova categoria de país, o QUARTO mundo

  5. por mais que se pense que o País está bem, e não parecer que está ruim. na verdade estamos a beira do abismo e essa política que ai está vai nos levar ao caos. Lula se preocupa porque tudo que ele lutou está vendo numa curva sem freio dirigido por sua sucessora.

  6. Ademir Gomes disse:

    De forma indireta o governo foi beneficiado pelas manifestações de contra o aumento das tarifas de anibus, já imaginaram o estrago causado caso fossem aceitos os aumentos naquela época? Teve sorte.! Nossa inflação não está controlada, menos ainda com a taxa informada pelo governo, quem vai ao super mercado percebe claramente a maquiagem insistente do governo federal… Viva a Copa, Goooooooooooooooolllllllllllll !!!!

  7. Josue Gerbaudo disse:

    Meu caro Cristian, e indiscutível a importância dos empresários.
    Mas vale lembra-lo que a maioria dos impostos são pagos por toda população através de produtos e serviços que consomem.
    O empresario e um agente repassador.

  8. Marcelo disse:

    Alguns partidários devidamente perdidos e iludidos com o Lula que não tá com bola nenhuma, quem está em alta hoje e, com certeza, ganharia se fosse candidato é o Joaquim Barbosa, esse sim é brasileiro de orgulho, é “gente que faz”, nem sonhando Lula ganharia dele…. O PT está há tempos no poder, não fez aquilo que se propôs a fazer pelo povo, ele só focou em projetos assistencialistas e ainda ocorreram episódios muito mais negativos do que das gestões anteriores, o pior deles é o mensalão, enfim já passou da hora de renovar o comando do país, já passou da hora da vontade do povo ser exercida, já passou da hora de termo uma Lei da ficha limpa que ainda não se sabe oq acontece com ela, pois já deveria ter sido aprovada.

  9. Ferreira disse:

    na verdade é um jogo politico,usa-se a critica reversa, mas com o intuito de apoiar a candidatura da mesma, visto que ambos são do mesmo partido passa-se a usar um tipo de critica para que o resultado seja outro.

  10. Delmo Oliveira disse:

    Caro Kennedy;
    Não entendo a presença do palanqueiro oficial petista nas pesquisas eleitorais, como também dando uma de palpiteiro sem ser provocado em vários assuntos do nosso Brasil, ora, ora, ora é triste quando o sujeito não tem alto crítica. Em ocasião recente falou através da TV portuguesa que aqueles que estão presos na Papuda, como José Dirceu(PT/SP), o capitão do time, José Genoino(PT/SP), o presidente do PT na ocasião, João Paulo Cunha(PT/SP), presidente da Câmara Federal na ocasião e Delúbio Soares(PT/GO), tesoureiro do PT na ocasião, todos recolhidos por participarem do maior Escândalo da nossa tenra democracia “O MENSALÃO”. O palanqueiro teve a cara de pau de renegar os cumpanheros. Vamos acreditar e ouvir bravatas de tal figura!!!

  11. Aos 19 anos votei pela primeira vez na vida para presidente. Quem ganhou a eleição de 1960 foi o Jânio Quadros.depois, após um periodo sem eleições presidenciais, voltei a votar aos meus 48 anos, quando Collor venceu.Depois disso, em 1994 ganhou o FHC, e ficou oito anos na presidência, sucedido em 2003 por Lula que permaneceu mais oito anos no poder.Já em 2010, venceu a Dilma Roussef, quando eu já havia completado meus 68 anos de idade.Agora aos 73 anos, quem irá vencer? A lógica seria a Dila não se candidatar e deixar o Lula fazê-lo, pois apesar de tudo estar de mal a pior para o povão, ele pelo menos diminuiu a desigualdade socio-financeira da população e fez emergir uma nova classe média, que era das classes C baixa e D dos miseráveis.Na minha modesta opinião, deve sair o Lula como candidato,já que jestá havendo conversas de Lula com a Dilma e a cúpula do PT fora do Palácio.Sem querere fazer qualquer prognóstico,pois não sou cientista político, mas acho que se o Lula for o candidato, o povão vai votar nele e não no PT.

    • Ricardo disse:

      Disse bem, vc não é cientista político…. Lula nunca deixou o PT, sempre se reuniu com a cúpula do partido e aliados no governo, portanto Lula é a reflexão do governo…Na atual conjuntura, na atual crise, não se iluda, pois o ex presidente não tá com essa bola não, mesmo porque foi no seu governo que estourou o pior escândalo da história do país, o mensalão que teve como o herói e combatente Joaquim Barbosa. Então lhe pergunto, vc acha mesmo que o Lula está em alta ou o Joaquim Barbosa se forem candidatos?

  12. Galego disse:

    O destino de todo investimento estrangeiro está atrelado ao lucro e no Brasil atualmente o lucro está atrelado ao juro alto. Já o investimento produtivo está atrelado à segurança, à manutenção das regras e ao custo indireto baixo. Nenhum empresário joga para perder, o resto é conversa fiada. País rico é país sem analfabeto funcional.!!

  13. Eduardo disse:

    No partido só há pessoas honestas,muito bons gestores de estatais, pessoas com reputação ilibada….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 14:51:20