aki

cadastre-se aqui
aki
Política
08-10-2018, 21h44

Haddad cogita indicar Josué Gomes da Silva para Fazenda

Filho de José Alencar, ele representa setor produtivo
21

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

O empresário Josué Gomes da Silva é um nome cogitado para ministro da Fazenda de um eventual governo de Fernando Haddad. Em uma conversa reservada com integrantes do PT, o candidato à Presidência da República disse que Josué, do Grupo Coteminas, seria um representante do setor produtivo do empresariado.

Filho do vice-presidente José Alencar, que morreu em 2011, Josué é de Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país. Alencar foi vice de Lula e simbolizou a aliança do PT com o empresariado na disputa eleitoral de 2002.

Nesse contexto, Josué teria credenciais econômicas e políticas para ser convidado a comandar a pasta da Fazenda num governo Haddad. Há no PT um debate sobre a conveniência de adiantar nomes de uma futura administração.

Perdeu força na campanha de Haddad a ideia de indicar um economista com o perfil de Marcos Lisboa. Além de Lisboa, que não tinha sido convidado, mas aventado, ter reagido com a habitual arrogância, pesa hoje a avaliação da necessidade de fazer um gesto para o empresariado. Daí a cogitação de Josué, um nome do setor produtivo.

*

Análise dos resultados

Ouça abaixo as análises feitas hoje no “Jornal da CBN – 2ª Edição” sobre os resultados do primeiro turno. Bolsonaro é favorito, mas Haddad tem chance de virada na corrida presidencial. A missão do petista é dura, mas dependerá de como os dois candidatos montarão estratégias para segundo turno.

Comentários
21
  1. walter disse:

    Não entendo até hoje caro Kennedy, o que o Josue gomes, além de filho do José Alencar tem de tão especial, pode ser falta de nomes no ramo; nada tem de especial este sujeito…não acredito que seja a hora, já que o candidato haddad esta com muita pressa, para uma condição, de azarão…quem acreditar que o Bolsonaro seja um alheio, as suas convicções, esta enganado; trata se de candidato que sabe o que quer; não esta se adiantando, para não causar desvios de finalidade, seus planos de imediato…tem sim, uma redução de equipe, pelo conjunto da obra…não houve tempo, para suas articulações mais efetivas…se o haddad que foi pressionado até pelo Bonner, por tudo o que não fez na prefeitura, terá o direito de espicaçar contra o Capitão, será massacrado; conhece o linguajar por anos, na câmara dos deputados, o suficiente, para enquadrar ou lacrar, o candidato oposto…se o PT quer chance, deverá manter o dialogo em alto nível…não ganhará nada atacando, o já prejudicado Jair…

    • Elena disse:

      Desculpe-me, mas quem está atacando o adversário é o Bolsonaro com seus fakes news, via whatsapp, contra Haddad. O TSE recebeu 92 páginas de denúncias contra Fake News da turma do Bolsonaro contra o PT. Recentemente Haddad propôs que Bolsonaro aceitasse firmar uma carta de compromisso para fazer uma campanha limpa, sem agressões, mas Bolsonaro simplesmente xingou Haddad de canalha por ter feito tal proposta. Esse xingamento de Bolsonaro saiu na Veja. Isso mostra bem o nível baixo de Bolsonaro e é dos seus apoiadores que estão partindo agressões a quem vota em Haddad. A agressão mais emblemática aconteceu na Bahia onde o capoeirista Moa morreu com 12 facadas desferidas por um simpatizante de Bolsonaro só porque declarou que votou em Haddad. E outras agressões estão sendo noticiadas no blog DCM. Portanto, o prejudicado da história não é Bolsonaro e sim Haddad.

  2. José Adauri Ribeiro disse:

    José Alencar foi um homem admirável! Um dos grandes pilares do Governo Lula, divergia, convergia, mas acima de tudo respeitava e falava com sabedoria. Muito diferente do sucessor, ou traidor. De certo Josué traz no coração a mesma coragem do Pai – coragem: agir com o coração -, e vai enriquecer demais a candidatura do Haddad.

  3. Miguel Ângelo disse:

    Kennedy, quem viveu um pouco da Ditadura, sabe que não existiam empregos, empresas, saneamento básico, asfalto em municípios no Interior, principalmente nos morros. Saúde era na base da filantropia e poucos avanços nos tratamentos. A maioria dos direitos existentes apareceram depois do regime militar. Um golpe sim. O Judiciário não assume. Porque é só um estudo de caso, nos arquivo da “Hora do Brasil”. E estará escancarado como decidiam sempre a favor do governo, com muitos corruptos já naquela época. Sempre contra o cidadão. Hoje nossa economia gira em torno da BRICS, Mercosul, que tem um viés socialista. Comunismo não existe nem em Cuba. Defendo Haddad como presidente, sem ser Petista. Por entender que a economia ganharia mais com ele. O câmbio é especulativo nas mãos dos Bancos e espertos que o manipulam. Mas a realidade econômica para 2019 a 2022 é simples. Mercado EUA, de 15% vai a 9% com Trump. Sem BRICS,Mercosul. Economia anos 80. Desemprego 25 milhões-2020, 36 milhões-2022.

  4. Valdir disse:

    Caro Kennedy.
    Penso que seria uma Excelente escolha porque, além de tranquilizar o empresariado, investidores e o sistema financeiro como um todo, Josué Gomes da Silva, apesar de ser um Gestor extremamente competente, não é um Economista.
    Isto corrobora com aquilo que se afirmou, desde o primeiro turno, temos necessidade de um Ministro da Fazenda que não seja um Economista. Todo Economista, como eu também o sou, costuma escolher e Seguir uma Única Escola Econômica, levando consigo apenas as Ferramentas que a sua escola define, como solução para os mais variados problemas econômicos.
    No Brasil atual, estamos mergulhados em uma crise que possui diversas Facetas. Sendo assim, a imensa maioria. e juto a ela está o Haddad, afirma que o Ministro da Fazenda Ideal será aquele que saiba e queira utilizar das diversas ferramentas, independente de Escola Econômica mas, de acordo com cada problema que tenhamos que enfrentar. Desta forma Josué seria Mais que Perfeito para o Cargo.

  5. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Esses acenos não vão trapacear o eleitor, cansado e precavido em relação ao PT.
    Além disso o empresário não é bobo, nem Alencar é qualificado !
    É apenas mais um tremor de moribundo agonizante .

  6. BRAGA BH disse:

    O jogo só acaba quando termina ou se preferirem, quando o juiz dá o apito final.
    Nestas eleições, entre brancos, nulos e abstenções tivemos um contingente de 30milhões de pessoas. São estas que precisam ser convencidas a depositarem seus votos. Suponho que os 20milhoes que não foram as urnas era porque não se apaixonaram por nenhum partido ou por nenhum candidato ou nenhum programa de governo(?).
    Cada um dos dois candidatos terá 10min de propaganda por dia. Hora de cada um mostrar a sua marca, seu programa para o país. Acho uma empreitada hercúlea! Muito difícil para Haddad virar o quadro que se apresentou em primeiro turno mas não é impossível!!

  7. Marcos Lemos disse:

    Kennedy, eu votei no Amoedo no primeiro turno.
    Para mim, nenhum desses ai representava mudança, a nao ser o Amoedo.
    Mas diante de um segundo turno, entre Bolsonaro e Haddad, não curto o pt, mas se eu votar nulo estou virando as costas para o Brasil.
    Mas vou votar no Haddad, porque esse Bolsonaro não tem condições alguma de governar o Brasil.

  8. […] Fonte: Haddad cogita indicar Josué Gomes da Silva para Fazenda | Blog do Kennedy […]

  9. Lucas TB disse:

    Bom nome. Parece ser um cara sério. O pai dele era, pelo menos…

  10. mario perz disse:

    Haddad é competente e sairá vitoriosos contra essas forças do mal, radicais e conservadores, Haddad não é volúvel e está bem casado com a mesma mulher há mais de 30 anos e seus valores são bem melhores do que o outro, que também não sabe nada de economia!

    • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

      Mario, não se preocupe, o Bolsonaro não vai se casar com você… Ele é candidato a presidente, nada mais !

      • Miguel Ângelo disse:

        Maria Aparecida, Bolsonaro não casará com Mário, como Bolsonaro não casará com você. Ele expressou um valor pessoal e estimado. Ofereceu a você a informação que a família de Haddad, que também pode ter problemas, como a minha, a tua, e a do Bolsonaro (como já visto), tem valor maior que a do Bolsonaro. E não somos nós, mas a psicologia que diz isto. Aprofunde sua crítica nas observações e ações de um sujeito machista e limitado: Sempre grita. Disse várias vezes para colegas de trabalho as palavras: vagabunda, não te estupro porque você não merece, gays, negros, pobres medíocres e tantas outras ofensas. Se um homem diz não estupro porque você não merece casado. Ele já te disse pelos menos duas coisas: 1º não respeita o casamento; 2º não respeita a decisão nem da esposa e nem da amante, ou estuprada. É um homem perigoso solto. Por menos que um pobre falasse isto na Ditadura, seria preso. Bolsonaro é psicologicamente um estuprador atrás da máscara de um homem confiável. Um insano. E só.

    • Elena disse:

      Mário vc tem razão ao chamar atenção para o fato de Haddad ser casado com a mesma mulher por 30 anos. Isso prova sua fidelidade e que é um cara estável e equilibrado. Ao contrário do outro que já foi casado por 3 vezes, sendo que a 2a.esposa promoveu o maior barraco por causa de um cofre que, segundo ela, Bolsonaro roubou do Banco. Isso saiu na revista Veja. Outra coisa: se duas pessoas estão competindo por um emprego, sendo que uma é tal qual Haddad, casado com a mesma pessoa por muito tempo e a outra é tal qual Bolsonaro, casado em 3a. núpcias, o entrevistador dessas pessoas vai pender a dar o emprego para quem tem o perfil de Haddad, pois vai ser visto como uma pessoa responsável, fiel, e confiável, enquanto que o perfil Bolsonaro vai ser visto como uma pessoa pouco confiável e muito estável, incapaz de levar compromissos a sério. Isso pode ser comprovado junto às empresas na área de RH.

  11. mariza disse:

    Gostaria que o PT indicasse logo quem seria o Ministro da Fazenda. Sabemos que o PT, depois de todas as denúncias de corrupção terá dificuldades em montar um bom Ministério e conseguir boas pessoas que queiram se comprometer com um Governo com tantas denúncias de corrupção.

    • Elena disse:

      Vc diz isso porque não viu os 9 nomes cogitados para compor a equipe do Bolsonaro. Ceo e dono da SPX Consultoria Empresarial é um tal conhecido como “grego”, sr.Stravos Xanthopoylos, é responsável pela gestora SPX Consultoria Empresarial, que já tem a maior parte de sua alocação em ativos no exterior (????). O indicado para a Agricultura tem dois processos de autuação no STF, é presidente da UDR e processado por apropriação ilegal de terras públicas, ameaça e falso testemunho. Tem um general que recebe doações de terrenos de políticos para a construção de prédios e casas militares. Vamos ver se os demais cotados serão “fichas limpas”….

    • Miguel Ângelo disse:

      Quem disse isto? A mãe Diná! O Governo do PT errou sim. Isto tem que vir a público como aceito pelo Haddad. E, mesmo não gostadno do Edi Macedo, e sabendo do risco da ligação entre imagem de um religioso e político. Diria o seguinte aos eleitores: Vejam as imagens do Fantástico: Colocava aquela do Youtube. Onde claramente ele diz como é utilizado o dízimo de seus fiéis. Apresentava a ideia que se quem errou religiosamente, merece o perdão. Porque não se faz isto com o governo petista. Novamente: que errou muito sim. E deve já apresentar os erros, e como não pretende repeti-los em 2019 a 2022. Só que ninguém pode atestar que errarão de novo. E quem pode garantir isto? As novas coligações. Novos políticos. Ou antigos. Que entrem na briga colocando suas posições. O Haddad está no PT, mas não pode erradamente pensar que é só pró trabalhadores. Microempresários são trabalhadores. Empresários são. Os demais são desempregados, aposentados e 3 poderes. Mudanças salvariam a eleição de Haddad.

  12. mano disse:

    prezadas: Maria e Mariza, quantos anos vocês têm? vocês já construiram independência financeira? vocês têm certeza que Bolsonaro vai mudar o Brasil para melhor? Vocês têm certeza que o partido mais corrupto do Brasil é o PT? Alguma vez vocês já votaram no PT? Pra vocês, qual foi o melhor presidente do Brasil? vocês votaram em Fernando Collor? Se Bolsonaro roubar, não cumprir promessas de campanha ou promover um golpe militar, vocês o apoiarão? Não precisa responder hoje. vocês podem dormir e amanhã vocês respondem. boa noite, Maria e Mariza? Ah! esqueci de perguntar: vocês fazem algum trabalho social?

  13. Este país esta uma vergonha mesmo, de mal a pior.

  14. jose disse:

    Exército e Judiciário juntos: não está prestando, pois são duas instituições que se consideram acima de todos e não prestam conta a ninguém. O candidato do RJ já ameaçou prender. Essa gente é a pior qualidade quando se fala da necessidade de diálogo, transparência e tolerância. Não estão habituados a dialogar, a ceder e à solidariedade. São mesquinhos, ambiciosos.
    FHC diz que não vai apoiar ninguém. Se eu fosse candidato agradeceria esse apoio. FHC tem voto de quem, sem Itamar Franco e o Plano rela que, depois, faliu o Brasil? FHC se acha importante na conjuntura brasileira, por que não se candidata? Porque sabe que não tem voto, daí a inveja incontrolável que ele tem de Lula.
    Militar e juiz é uma combinação extremamente fora do contexto democrático, embor deveria fazer parte, mas no caso do Brasil são duas instituições alheias à sociedade, auxílio moradia. Nunhum militar foi processado e julgado por crimes na ditadura, então, vivem se metendo em política e o STF apoia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-12-13 08:38:49