aki

cadastre-se aqui
aki
Política
10-09-2018, 22h07

Haddad e Ciro devem disputar vaga contra Bolsonaro no 2º turno

Datafolha mostra impacto pequeno de atentado
25

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

Neste momento da campanha, aumentou a chance de Jair Bolsonaro (PSL) chegar ao segundo turno da eleição presidencial. Também cresceu a possibilidade de Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT) disputarem a outra vaga na segunda fase.

Haddad possui leve vantagem em função de ter Lula como cabo eleitoral. Mas Ciro está no páreo.

Pesquisa Datafolha divulgada hoje confirmou esse cenário. Com o atentado que sofreu quinta-feira passada, Bolsonaro marcou 24% no Datafolha. Ele tinha 22% no levantamento anterior, feito em 22 de agosto. Portanto, oscilou positivamente dentro da margem de erro.

Ciro subiu de 10% para 13%. Haddad deu um salto de 5 pontos percentuais, subindo de 4% para 9%. Marina Silva (Rede) caiu 5 pontos. Tinha 16% e está agora com 11%. Alckmin ficou onde estava, oscilando positivamente 1 ponto. Variou de 9% para 10%.

A pesquisa é boa para Bolsonaro, apesar de ele não disparar a ponto de sonhar com vitória no primeiro turno, como avaliaram aliados dele. O impacto positivo do atentando foi pequeno para o candidato do PSL.

Haddad e Ciro se saem bem no Datafolha e devem travar duelo à parte. A pesquisa é negativa para Alckmin e Marina nesta fase da campanha, conforme avaliação feita hoje no “Jornal da CBN – 2ª Edição” antes da divulgação do Datafolha.

*

Rito de passagem

Lula vai escrever carta à sociedade brasileira e à Executiva do PT explicando a passagem de bastão para Haddad. Deverá dizer que a Justiça impede injustamente que ele seja candidato, contrariando decisão da ONU, e que decidiu apoiar Haddad para defender proposta eleitoral em favor dos mais pobres e que evite retrocesso social que ocorreu no governo Temer.

Haddad deverá ler a carta amanhã em reunião da Executiva petista em Curitiba.

*

Impopularidade

Em entrevista à CBN e ao G1, Henrique Meirelles (MDB) continuou a enfrentar o seu maior problema na corrida presidencial: a vinculação ao governo Temer.

*

PF aponta propina

Áudios divulgados com conversas do coronel João Baptista Lima Filho com integrantes da Odebrecht são a pior notícia para o presidente Michel Temer desde a delação da JBS em maio de 2017.

*

Militares fora da caserna

O general Eduardo Villas Boas perdeu uma oportunidade de ficar calado. Ao conceder entrevista ao jornal “O Estado de S.Paulo”, publicada no fim de semana, ele disse que a legitimidade do próximo governo poderia ser questionada. Um militar da ativa, sobretudo o comandante do Exército, não deveria fazer ameaças veladas nem considerações políticas.

Villas Boas disse que o atentando contra Bolsonaro alimenta a intolerância na política e no país: “É a materialização das preocupações que a gente estava antevendo de todo esse acirramento dessas divergências, que saíram do nível político e já passaram para nível comportamental das pessoas”.

O general está errado. A principal tese da Polícia Federal é de que o atentado foi um ato isolado de uma pessoa desequilibrada.

Villas Boas dá uma no cravo e outra na ferradura _ora ameaçando, ora suavizando suas declarações. Ficar no morde e assopra não é papel de general.

Em entrevista à “Globonews”, na sexta-feira passada, o general da reserva Hamílton Mourão, vice de Bolsonaro, passou dos limites ao falar em “autogolpe” e ao elogiar um assassino como o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra. Se Bolsonaro for eleito, chegará ao poder pelo voto, algo que a ditadura militar de 1964 negou aos brasileiros por mais de duas décadas.

*

Ouça os comentários no “Jornal da CBN – 2ª Edição”:

Comentários
25
  1. Marcos Moreira disse:

    E com muita satisfação que ouço o Kenedy, comentarista sensato e imparcial quem dera tivéssemos mais COMENTARISTAS POLÍTICOS deste nivel

  2. walter disse:

    Para começar caro Kennedy, fora o Bolsonaro, estão todos, rigorosamente empatados; não concordo com a rejeição, por motivos matematico, como sempre; estes indices são extensos, e sem nexo, para cada um, exceto o haddad, que herda o maior indice por ser o lula da vez, ninguém tem mais…quanto ao Bolsonaro, diminue vertiginosamente sua rejeição, por motivos óbvios…este tipo de estatística, não interessa aos pesquisadores; tem medo de se assustarem…a cartinha do lula, não significa nada, pode até não nomear ninguém…quanto aos generais, e suas previsões, são validas; ninguém pode tolerar um bandido vagabundo, atentando contra um, candidato; surgem 4 advogados, da “melhor” qualidade, alegando que a igreja que não existe, os contratou; teríamos que ser retardados, para acreditar, naquilo que nem o povo acredita, daí a grande chance do Bolsonaro, com lula ou sem; cometeram o “burricídio”, atiraram nos dois pés; esta muito claro, salvo fatos novos, não vão livrar se do deputado…

    • Sebastiao disse:

      Esqueceu de mencionar o Alckmim. Este sim, jogava pedra no Bolsodoido. Mas, nao basta isto: o que seguro Alckmim de decolar e’ a “cola” do Temmer, a pecha de ter patrocinado o golpe. E quem afirma que Bolsonaro esta’ preparado para governar, nao o conhece. Falta-lhe equilibrio, sensatez. Nao basta bravatas, o ato de agir de um grande estadista, começa pelo equilibrio, ponderamento, capacidade de ouvir. Isto o Bolsomito nao tem.
      Nao basta desejar-mos que o nosso candidato preferido vai ganhar, nao basta desprezar as pequisas, nao basta apregoar que pesquisas mentem. Pesquisas sao o momento atual, que nos leva a imaginar o futuro do dia da eleicao. Ate’ muito voto pode mudar, mas o mais provavel e’ o que diz as pesquisas. Claro, feitas por institutos com credibilidade tipo o Datafolha.
      Nao adianta torcer, o que decide a eleicao e’ o voto do eleitor. As pesquisas tentam fazer a leitura deste voto, simples.

    • Joao Alves disse:

      Perfeito seu comentário Walter. Deve-se perguntar porque, desde o primeiro momento, os advogados, a impressa e os partidos de esquerda querem convencer a todos que o agressor é maluco. Porque é mais simples e evita investigações que estão demonstrando que há envolvimento de outras pessoas. Maluco não mantem articulações firmes e definidas politicamente.
      Outro aspecto importante, por isso o tiro nos dois pés é, que a agressão com uma faca derruba a teoria de que, dar o direito ao cidadão de ter uma arma de fogo o torna violento. Quando a pessoa quer agredir ou matar alguém, quase todos os objetos viram arma. Existem vários exemplos recentes, o ex que matou a ex-esposa com um taco de beisibol, etc…
      A única forma de não termos novamente uma eleição fraudada é o Bolsonaro ganhar no primeiro turno.

    • FABIO disse:

      De Alckmista a Bolsominion: ladeira abaixo!

  3. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    E os criminosos da esquerda que foram anistiados, roubaram bancos, mataram pessoas, sequestraram… Todo o mal por eles perpetrados são aceitos?
    Acho um absurdo ter como ídolo qualquer criminoso, inclusive o Lula.
    Como o General falou, “numa guerra a primeira coisa que os dois lados perdem é a razão”.
    Razão, educação, respeito, ética, caráter…a muito são qualidades que a maior parte dos brasileiros perdeu.
    Alerto: A Venezuela tá logo ali na esquina!
    Cordialmente.

    • NSK disse:

      Caro Neto,

      Crimes precisam ser comprovados por algo mais substancial do que convicção e fulanodisses.

      E também, não é necessário ir até a Venezuela para ver um sistema completamente fracassado. Ou para Cuba ou Coréia como o pessoal gosta de escrever. Basta ir até o Complexo do Alemão, Maré, Rocinha, Capão Redondo, Alagados, Juçara ou qualquer uma dessas comunidades que existem aos montes em qualquer cidade do Brasil. Não tem que ir nem “ali na esquina” pois tem uma bem ai do seu lado, onde quer que voce more.

    • Wellington Alves disse:

      Falando o que tem Ustra por ídolo.

    • Elena disse:

      Venezuela? De novo vem gente falar da Venezuela? E por que a mídia não fala da Argentina que está indo pro brejo com o (des)governo Macri? Falavam tão bem da Argentina e agora nem um pio sobre a quebradeira que está acontecendo por lá: juros a 60%, acabaram de fazer um empréstimo junto ao FMI de US$ 50 bilhões, comprometendo gerações de argentinos para pagá-la, saques a supermercados acontecendo toda hora. E o pessoal ainda falando da Venezuela?

  4. Valmir disse:

    O candidato Ciro Gomes de longe é o mais preparado e experiente seria muito bom a eleição do candidato do PDT para nosso brasil sairíamos da eterna briga do azul com o vermelho através da eleição da terceira via que representa Ciro Gomes e o PDT. O país ganharia muito com a distensão dessas forças além de afastar o discurso de violência e ataque às minorias do candidato de coturno.

    • ALEX ROSA disse:

      E de quebra ganharíamos o sonhado controle social. O povo precisa de controle social como diz o Ciro Gomes. Esse povo precisa realmente ter alguém que diga o que pensar, o que fazer, o que não fazer, ficar calado….. e por aí vai… A imprensa esta espalhando o terror pelo país.

    • Laurindo disse:

      Valmir, assino embaixo.

  5. MARIA LUISA S LEITE disse:

    COM TODA DIFAMAÇÃO E COM A AJUDA DOS JUIZES AUMANDO O GOLPE DO TRIPLEX., AINDA O PT TA NO PAREO,

  6. jefferson de Andrade disse:

    Caro Valmir, gostaria que voce reproduzisse as falas do Bolsonaro onde ele doz para atacar as minorias, faça isso por favor, e quanto combater fogo com fogo, no caso dos criminosos, todos todos todos dizemos isso…(bem feito que esse safado crapula morreu, menos um bandido…vai prestar contas com o diabo, estuprador safado e por ai vai….)mas dizemos isso dentro de casa na frente de nossas televisoes, e o Bolsonaro, diz isso nas ruas, nos apenas somos covardes ou queremos parecer politicamente corretos.

  7. BRAGA BH disse:

    Nesta pesquisa, passados todos os efeitos da facada, o maior perdedor é Bolsonaro! Esperavam um efeito catapulta com a facada fazendo com que o candidato ultrapassasse os 30%. Seria um efeito positivo porque ele poderia ‘convalescer’ tranquilamente sem abrir a boca, que o seu maior inimigo! MAs a estrategia tera que ser repensada. Com Lula ungindo Haddad como seu sucessor, é como ligar uma turbina na campanha do PT. A militancia estava aguardando apenas este sinal verde da cupula do partido. E olha que esta militancia adora um cenário ruim para dar o sangue, se necessário for, para o seu candidato…

  8. Rodrigo disse:

    Ciro Gomes está um nivel acima de todos em preparo! Ciro Gomes 12# vamos mudar essa situação com politica inteligente, não com violencia! Ciro 12

  9. Maria Antonia disse:

    Com sempre vc consegue fazer uma analise imparcial e correta dos fatos , Parabéns Kennedy.

  10. ALBANI SILVA DE OLIVEIRA disse:

    O próximo presidente do Brasil será Haddad ou Ciro, os golpistas estão recebendo os frutos das suas plantações,a lata do lixo a cada dia fica mais cheia, tudo bem evidenciado, o Brasil é forte e vai superar todos estes desmandos a limpeza da nossa nação virá com o tempo a população foi bombardeada com tantas informações dia e noite e que de certa forma abriu os olhos de muitos, isso foi muito bom, esculhambaram o país ao ponto de descumprir tratados internacionais contribuindo para fragilizar nossa nação perante ao mundo, já somos um país rico e o que temos de riquezas ocultas é imensurável, descumprir tratados é se isolar e nos fazem fracos e abre a oportunidades de nações oportunistas de se apoderarem do que é nosso.

  11. Carlos Dente disse:

    Li TODOS os comentários até aqui, e apenas o Senhor Marcos Moreira soa-me coerente: os demais nada mais fizeram do que manifestar suas preferências políticas.

  12. Laurindo disse:

    Quanto aos comentários feitos pelo Jornalista – assim, com caixa alta – em relação aos dois generais citados, tenho a impressão de que, ou não têm a medida exata de sua própria importância e peso na estrutura do Estado Brasileiro e do significado do termo República, ou agem por impulso, o que compromete sua história na caserna e banaliza o Exército Brasileiro.

  13. nivaldo disse:

    O povo Brasileiro é muito inteligente !!! por mais que tentam denegrir a imagem de Lula,Hadadd o povo Brasileiro faz uma demonstração de inteligência !!! VOTANDO no HADADD !!!! rumo a vitoria o Brasil dos mais pobres precisa sorrir e ser feliz de novo !!!! o povo Braisleiro não se deixa enganar por um ditador excêntrico,racista e precoceituoso ( bozonaro ) e demais demagogos !!!! meu voto é HADADD !!!

  14. ANDRE disse:

    O exército brasileiro precisa de uma reformulação urgente. Precisamos de um exército profissional, que não se misture com a política, como ocorre em democracias maduras como a Grã-Bretanha, EUA e França (esta teve a fase do exército intrometido, mas não é mais). È preciso mandar estes generais paranoicos, que ficaram presos no tempo da cassada a comunistas, para reserva e permitir que pessoas mais jovens e profissionais ascendam nas forças armadas.

  15. Tomará que o Bolsonaro ganhe no 1 turno, antes ele que esses dois ai.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-09-22 13:33:02