aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
20-06-2018, 12h49

Haddad vê “chance concreta” de STF libertar Lula

Petista pede que MP puna delator que não provar acusação
13

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad diz ver “chance concreta” de a 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) libertar o ex-presidente Lula da prisão, atendendo a um recurso da defesa que pede efeito suspensivo da condenação no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), sediado em Porto Alegre. O recurso será analisado na próxima terça.

Em entrevista ao “Jornal da CBN – 2ª Edição”, Haddad afirma que 4 dos 5 membros da 2ª Turma do STF se manifestaram a favor do habeas corpus de Lula que acabou sendo negado por 6 a 5 pelo plenário do tribunal. Ex-ministro da Educação dos governos Lula e Dilma, ele considera que a condenação do ex-presidente ocorreu em “bases frágeis”. “Tenho muita segurança de que a decisão [do TRF-4] vai ser revertida.”

Haddad afirma que o PT já tomou a posição de insistir com a candidatura de Lula até as últimas consequências, “com os riscos inerentes a qualquer decisão”. Por isso, afirma que não faz sentido debater “plano B” para lançar outro candidato. Haddad e o ex-governador da Bahia Jaques Wagner são citados como possíveis alternativas para disputar a Presidência no cenário em que Lula seria impedido de concorrer.

O ex-prefeito critica delatores que acusaram e não conseguiram provar o que disseram. “Em alguns países, o que você não pode provar não pode nem ser objeto de delação”. Ele afirma que o Ministério Público precisa rever benefícios concedidos a delatores cujas acusações hoje estão sendo arquivadas ou invalidadas pela Justiça.

“Ninguém pode dizer que, se um delator mentir é culpa do promotor, mas será culpa do promotor se ele não chamar esse delator para rever o benefício”.

Haddad rebate as acusações de caixa 2 para sua campanha à Prefeitura de São Paulo em 2012. Afirma que cancelou obra superfaturada que seria executada pela Odebrecht e pela UTC. No caso de Ricardo Pessoa, delator da UTC, diz que a acusação de caixa 2 no valor de R$ 2,6 milhões é retaliação por sua decisão em relação a essa obra. Citou o mesmo argumento para rebater a acusação de delatores da Odebrecht.

A respeito das manifestações de 2013, afirma que o “lado bom” foi a reivindicação que considerou justa para que estudantes tivessem passe livre no transporte escolar. Ele disse que atendeu a esse pleito um ano depois, quando tinha recursos no orçamento.

No entanto, avalia que aquela onda de protestos “destampou um processo muito obscurantista de falta de diálogo”. “Eu não acho que foi uma coisa muito boa”.

Coordenador do programa de governo do PT para a eleição presidencial, Haddad critica o governo Temer, “um desastre”. Afirma que a atual administração prometeu organizar as contas públicas, mas não cumpriu: “Não arrumaram as finanças públicas, e o desemprego tá na porta do trabalhador”.

Ouça abaixo entrevista concedida por volta de 18h30 desta terça-feira. No mesmo arquivo de áudio, escute ainda análise sobre possibilidade de o STF libertar Lula na semana que vem, caso ministros da 2ª Turma sejam coerentes com votos passados, e a informação de que a senadora Gleisi Hoffman estava confiante na absolvição por esse mesmo colegiado, o que aconteceu ontem.

A entrevista de Haddad começa aos 10 minutos e 53 segundos. Os trechos sobre Lula e Gleisi estão logo no começo do áudio.

Comentários
13
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    O ex prefeito Haddad promoveu a maior devastação da história da Cidade de São Paulo. Serviu fielmente aos sindicatos como leal pelego e pau mandado a serviço da miserabilidade, da cracolândia e da bandidagem… deveria se aposentar da política à qual prestou grande desserviço !

    • NSK disse:

      Mais uma patacoada amarela falsa. O Haddad teve suas falhas, mas melhorou a cidade e fez intervenções importantes, inclusive recebendo prêmios no exterior como urbanista. Foi um prefeito, não um prefake.

  2. frederico costa barros disse:

    Essa nossa esquerda!!!!!!! Ou são muito inocentes ou acreditam que ainda estamos em um país cujos direitos são respeitados. Como assim acredita que irão libertar o Lula?!?!?!? Ele acha que o TRF 4 passou por cima de outras centenas de processos para condenar(porque não houve julgamento) o Lula e ele agora ser liberado a poucos meses da eleição e bagunçar ainda mais o que já está uma zorra?!?!?!? Olha é por isso que estamos onde estamos, a esquerda no Brasil acredita realmente no republicanismo pois obviamente que além da incapacidade política da Dilma a esquerda quis ser republicana com essa turba( executivo e judiciário) que hoje governa o país. E veja bem essa estória que o Temer não governa é conversa de burro!!!!!!!!! Ele está vendendo tudo, nomeando quem ele quer, reduzindo orçamento da cultura da área social e vocês vem dizer que ele não governa????!!!!! Estão querendo enganar a quem????

  3. walter disse:

    Trata se de uma Aberração, se isto acontecer caro Kennedy; o Medo do haddad é ser o substituto de “luxo”; não tem representatividade qualquer, não consegue herdar os Votos do lula; não saberia como seguir, caso fosse indicado; sejamos razoáveis, nem o Lula faria diferença neste momento; queremos todos, “novidades, e novidades” Precisamos de lisura neste Momento no STF; tentaram uma votação na câmera, na base da enganação, para tentar uma CPI na Lava jato..a luta de fato, é voltarmos a impunidade, nos crimes do colarinho branco, normalmente causados por políticos felpudos; Dia 26, a segunda Turma, muito suspeita, julgarão recursos retóricos do lula, como foi com a gleisi; desqualificaram provas, nos julgamentos da lava jato…se isto acontecer, o Toffoli não assumirá a presidência da Casa, os outros suspeitos, serão execrados; ESTÃO MANJADOS, DEVERÃO TER JUÍZO; quem viver verá, O PAÍS para…

  4. Tiago disse:

    Haddad é a “carta na manga” que Lula dispõe para retirar o Brasil das trevas em que o nosso país foi colocado desde 2014. Essa história de que “não temos plano B” faz parte da estratégia. Lula e o PT não nasceram ontem. Enquanto a centro-direita bate cabeça e a extrema-direita se ilude (com o seu fascista tupiniquim), Lula está preparado para lançar o Haddad quando o TSE e STF confirmarem a violência de impedi-lo de se candidatar. Seus eleitores (e são muitos) estarão preparados para seguir a orientação de seu grande líder.
    Lula não poderia fazer uma escolha melhor para dar continuidade ao seu legado e de Dilma. Haddad é inteligente, honesto, experiente, habilidoso. Não lhe faltam qualidades. É interessante a idéia de um intelectual para dar continuidade à obra iniciada por um mito. Eis a esperança para o Brasil.

  5. VIVA A LAVA JATO, DOA A QUEM DOER: LUGAR DE CORRUPTO É NA CADEIA! disse:

    O STF não pode agir como protetor de corrupto ladrão de cofre público. Não provar não quer dizer que não se roubou, apenas não se conseguiu provar. Crime de corrupção não deixa assinatura registrada em cartório e é por isso que é difícil provar. A situação em que deixaram a Petrobras, os bilhões roubados que foram comprovados, são prova de que os crimes existiram. Há crimes que são comprovados que existiram, porém não se consegue provar a “autoria”. É nessa esperança que muitos ladrões de cofres públicos estão vivendo – alguns tendo sucesso e permanecendo impunes, outros indo para a cadeia. Que não que venham os defensores da ladrãozada, tanto do PT, quanto do PMDB (agora descaradamente mudando para MDB, tentando enganar mais um vez o povo), do PSDB etc, cantar de galo porque a Gleisi, o Paulo Bernardo conseguiram escapar. Tenho fé de que Lula, Aécio, Temer e todos seus asseclas não escaparão, em que pese a vergonha em que se tornou o STF!

    • Alberto disse:

      Perfeito comentário caro sr/sra que assina VIVA A LAVA JATO, DOA A QUEM DOER: LUGAR DE CORRUPTO É NA CADEIA!

    • Wellington Alves disse:

      Se não tem prova, não tem crime. Difamar tbm é crime.

      • p/Wellington Alves: VIVA A LAVA JATO, DOA A QUEM DOER: LUGAR DE CORRUPTO É NA CADEIA! disse:

        Nada a ver, Wellington. Há crime em que o acusado é absolvido por falta de provas, porém houve crime. E provas não são apenas assinaturas em cartórios. Há provas testemunhais, gravações, escutas telefônicas, contas bancárias, falas de parceiros etc. “Difamação” desses políticos e governantes acusados? Muitos passaram a vida roubando, impunes, devido à força política e econômica. A “colaboração premiada” (válida na maioria dos países desenvolvidos) permitiu mudar a situação. Mas é importante o apoio da nação à Lava Jato, pois esses criminosos são os piores do planeta! São “assassinos em potencial”, insensíveis ao sofrimento e às mortes que provocam ao roubar dinheiro da Saúde, Educação, Segurança Pública, Saneamento Básico, Alimentação, Moradia, “Merendas” de crianças nas escolas etc. Esses bandidos se infiltraram na maioria dos partidos políticos e os transformaram em verdadeiras quadrilhas do crime organizado do colarinho branco! Hoje, PT, PMDB, PSDB, são as líderes!

        • Alberto disse:

          Excelente,novamente,caro sr/sra que assina VIVA A LAVA JATO, DOA A QUEM DOER: LUGAR DE CORRUPTO É NA CADEIA!Há uma grande diferente entre ver e enxergar.

  6. Roberto Printel disse:

    mais fácil Putin renunciar na Russia antes do término da copa do que Lula sair do xilindró!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. […] Pelo que se sabe da vida pessoal e financeira de Haddad, não há sinal no sentido de enriquecimento ilícito. Existe um debate sobre eventual caixa 2 para a campanha de 2012, ano em que ele se elegeu prefeito. Haddad negou tal acusação em entrevista ao “Jornal da CBN – 2ª Edição” feita em junho. […]

  8. […] Pelo que se sabe da vida pessoal e financeira de Haddad, não há sinal no sentido de enriquecimento ilícito. Existe um debate sobre eventual caixa 2 para a campanha de 2012, ano em que ele se elegeu prefeito. Haddad negou tal acusação em entrevista ao “Jornal da CBN – 2ª Edição” feita em junho. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-08-08 12:27:15