aki

cadastre-se aqui
aki
Política
18-09-2018, 21h36

Ibope aponta movimento típico de 2º turno já na 1ª etapa

Duelo tende a ser entre Bolsonaro e Haddad
29

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

A pesquisa Ibope divulgada hoje sugere que já está ocorrendo no primeiro turno da eleição presidencial um movimento típico de segundo turno.

O discurso de voto útil contra o PT surtiu efeito a favor de Jair Bolsonaro (PSL), que saiu de 22% em 20 de agosto para 28% no levantamento divulgado hoje (18/09). O sentimento contra o conservadorismo regressivo representado por Bolsonaro se mistura ao “efeito Lula” para turbinar Fernando Haddad (PT), que dá um salto de 4% para 19% no mesmo período.

Nesse intervalo de tempo, Marina Silva (Rede) sofreu uma sangria de votos. Ela caiu de 12% para 6%. Apesar do enorme tempo de propaganda no rádio e na TV, a campanha de Geraldo Alckmin manteve o tucano estacionado. Ele tinha 7% em 20 de agosto e marcou os mesmos 7% agora.

Provavelmente, houve uma troca no eleitorado de Ciro Gomes (PDT). Ele parece ter perdido votos para Haddad no eleitorado tipicamente lulista e conquistado uma parcela do segmento de centro-esquerda que o acha mais competitivo para derrotar Bolsonaro na segunda etapa. Ciro tinha 9% em 20 de janeiro e está com 11% hoje.

*

Duelo feroz

O crescimento de Bolsonaro não sugere hoje possibilidade de vitória em primeiro turno. Ele teria de abocanhar eleitores em velocidade maior para almejar tal conquista em 7 de outubro. Também precisaria reduzir a sua alta rejeição (42% no Ibope). O general Mourão tem dado ajuda no sentido contrário. E o eleitorado feminino é seu calcanhar-de-aquiles.

A velocidade do avanço de Haddad sugere que ele pode chegar rapidamente ao patamar de 24%, taxa de preferência partidária pelo PT medida pelo Datafolha. Para ultrapassar esse patamar e competir pela dianteira com Bolsonaro, Haddad precisará continuar a ser beneficiado pelo “efeito Lula” e ter bom desempenho nas sabatinas e debates.

Também é improvável que Haddad consiga sonhar com vitória no primeiro turno. A rejeição dele é baixa na comparação com a de Bolsonaro. O petista teve 29% no atual levantamento, mas isso se deve à menor taxa de conhecimento do ex-prefeito.

Outros candidatos precisariam derreter para dar Bolsonaro ou Haddad no primeiro turno. Há muitos competidores no jogo.

O mais provável é que esse movimento típico de segundo turno consolide a polarização entre Bolsonaro e Haddad e exija uma segunda etapa para resolver o duelo, que promete ser duro.

*

Sinal importante

Menos conhecido do que Bolsonaro, Haddad já empata com o candidato do PSL na simulação de segundo turno. Ambos apresentaram 40%.

*

Comentários no rádio

No “Jornal da CBN – 2ª Edição” de hoje, há comentário sobre o balanço de um ano de Raquel Dodge à frente da Procuradoria Geral da República. Ela atuou com mais equilíbrio e está checando consistência de acordos de delação. É atitude positiva para o Ministério Público, para a Lava Jato e para o Brasil.

Houve análise sobre o bola fora do general Mourão, que foi preconceituoso ao se referir a famílias chefiadas por avós e mães. O novo pedido de impeachment do prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), não pode ser usado como remédio contra governo ruim.

Vale ouvir a entrevista com o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, que apresenta argumentação sólida a respeito da segurança da urna eletrônica.

Ouça a entrevista e os comentários de hoje:

Comentários
29
  1. LUIZ HEITOR MENEZES CABRAL disse:

    O povo brasileiro nçao aguenta mais a dupla -PT e PSDB – esse é o motivo do crescimento de Bolsonaro e os 5 (cinco( votos de minha casa são dele.

  2. walter disse:

    Engraçado a sintonia que o Ibope tem com a folha, Kennedy; ainda esta semana, os dois institutos, em momentos diferentes sérios; mostraram uma pesquisa fonada e outra campo, onde Bolsonaro com 33% e haddad com 17; passou dois dias, volta o Ibope, com uma pesquisa, achatando o Deputado, para 29%, mantendo outro com os mesmo 17%…A REJEIÇÃO ESPECULATIVA É DE 42%, QDO OS OUTROS, MOSTRARAM MENOR, apresenta descompassos suspeitos; quando o Datafolha fizer a sua NA PRÓXIMA, seguirá a mesma pegada do ibope; duvidosos e viciados…a grande verdade, que o Capitão evoluiu tanto quanto, mas não é o que interessa para alguns…terão uma surpresa no primeiro turno; o Bolsonaro tem pelo menos 40 % seguros até lá, estará perto do limite o haddad com 40%…nesta hora o voto útil vai para quem?…não tenho duvidas do resultado, estes institutos especulativos vão engolir mais uma falha grave…

    • maria fernanda disse:

      Errado. Quem mostrou Bolsonaro com 33% foi a pesquisa BTG/PACTUAL, e o Paulo Guedes É SÓCIO DO BANCO PACTUAL. A última Datafolha deu parecida com o Ibope.

      • walter disse:

        Cara Maria Fernanda, foram duas pesquisas, FONADA E CAMPO, sobrepostas dando este percentual ao Bolsonaro…33% corresponde aos 19% do haddad; ambos crescem por motivos diferentes; quem combina resultados nas pesquisas, são os DOIS MAIORES PESQUISADORES…são convenientes; em outras eleições, cometeram erros crassos; a maior pesquisa esta no seguinte fato, o haddad não receberá VOTO UTIL, O BOLSONARO receberá TODOS…se este fato não te chama a atenção?…o mercado financeiro já batizou o Bolsonaro; esta eleição acabou; quem mandou MATAR O CAPITÃO, NÃO IMAGINAVA ESTE DESFECHO CARA…

  3. NSK disse:

    Sem medo de ser feliz de novo, seja com Ciro ou Haddad.

  4. israel moraes da silva disse:

    Muito estranho este resultado, aqui no RS a cada 10 em torno de 7 votos é Bolsonaro muita ATENÇAO

    • Marcelo Baptista disse:

      Tem que tomar cuidado com esta afirmação, onde trabalho, vários tem intenção de votar no Bolsonaro, já onde moro, a maioria é Haddad. E aí?
      Depende do nicho onde você se encontra. Pesquisas tem que ser o mais abrangentes possível, pegando uma gama ampla de eleitores de vários extratos.
      A conversa entre amigos não tem esta representatividade.

  5. É Bolsonaro 17 no 1º turno. E se tiver 2º, novamente Bolsonaro. O povo brasileiro merece uma nova chance – longe das velhas raposas do PT e PSDB.

  6. Lucas TB disse:

    A tendência é Haddad continuar subindo e bolsonaro cair, devido inclusive à enorme rejeição que ele tem evidente e inegavelmente, pelo seu extremismo e ausência de inteligência emocional/intelectual. Ainda bem que o povo brasileiro não é dado a extremismos, nem de direita nem de esquerda.

  7. MAIS UMA VERGONHA NACIONAL: O BERÇO ESPLÊNDIDO DOS CORRUPTOS DO COLARINHO BRANCO! disse:

    Pesquisas manipuladas, contaminadas! Bolsonaro está disparado na frente porque a nação não aguenta mais tanto corrupto! Até o STF está contaminado, usam a prescrição para absolver corruptos como Jucá e Renan! Uma vergonha! Absolvendo gente como renan e jucá, o STF prepara caminho para absolver lula! O renan acaba de ser absolvido através de recurso no STF (estava já condenado pela Justiça Federal). Uma vergonha! Deixaram prescrever provas de documento falso. Uma canalhice o que a justiça está fazendo, através do STF! O STF veste a carapuça do que disse o grande Rui Barbosa: “DE TANTO VER TRIUNFAR AS NULIDADES, DE TANTO VER PROSPERAR A DESONRA, DE TANTO VER CRESCER A INJUSTIÇA, DE TANTO VER AGIGANTAREM-SE OS PODERES NAS MÃOS DOS MAUS, O HOMEM CHEGA A DESANIMAR-SE DA VIRTUDE, A RIR-SE DA HONRA, A TER VERGONHA DE SER HONESTO”.

  8. Moisés Leandro da Silva disse:

    Sou Bolsonaro, mas acho que se ficar Bolsonaro e Haddad, o PT volta ao poder. Sinceramente, tá difícil.

  9. ANDRE disse:

    Muitas pessoas questionam as pesquisas, quando os dados não refletem o que gostariam. As pesquisas do Datafolha e do Ibope em 2014 estiveram dentro da margem de erro esperada. Questionam os números do Haddad, mas não os de Bolsonaro, limitadas ao universo restrito onde transitam, se esquecendo que o Brasil é um país plural, onde as diferenças regionais e de classes sociais são muitas, e que basear as intenções de voto apenas pela sua região e classe social induzirá a grande erro de avaliação e a insinuações fantasiosas. É engraçado ver algumas pessoas incrédulas com a transferência de votos de Lula para Haddad. O que esperavam?

  10. joão disse:

    Haddad vai subindo… subindo….. começa a bater o desespero na turma do coiso….. o general tentando dar o golpe no capitão…. o capitão chama outro general p enquadrar o general….é melhor já ir se acostumando…. já começam se justificar da derrota anunciada….. fraude na urna…. pesquisa falsa….. vou embora do brasil….

  11. Fabio disse:

    Num eventual segundo turno entre Bolsonaro e Haddad, é complicado, mas terei que dar meu voto ao Haddad, porque entre o ruim e o pior, melhor optar pelo ruim.
    Por que não anulo meu voto.

  12. Luiz Baia disse:

    Vencendo Bolsonaro ou Haddad, que Deus nos proteja e tenha misericórdia de nós.

  13. *** As tres grandes ironias dessa eleição***

    A MAIOR IRONIA DESSAS ELEIÇÕES VAI SER O PT DAR A VITÓRIA A BOLSONARO

    Tivessem colocado o Haddad como vice do Ciro as coisas complicariam para o lado do mito… Prevaleceu a arrogância do conto do Escorpião.

    A segunda maior ironia dessas eleições foi a grande mídia maximizar as pesquisas de segundo turno para prejudicar o Bolsonaro

    O feitiço virou contra o feiticeiro e o chamado voto útil transformou o primeiro turno no próprio segundo turno.

    Por fim, a terceira maior ironia são os eleitores que pretendem protestar, invalidando o seu voto, ajudarem Bolsonaro a vencer já no primeiro turno

    Essa é muto engraçada: “Ah, vou votar nulo! Pimba! Bolsonaro vence no primeiro turno”.

  14. DIRETO AO ASSUNTO! disse:

    Outro dia ouvi um motorista de ônibus de São Paulo (linha que passa no Hospital Dante Pazanese e faz ponto final no terminal de ôbnibus do Metrô Ana Rosa) dizendo para uma passageira que vai votar no Bolsonaro. A gente olha no Facebook e só vê gente apoiando o Bolsonaro, conversa na rua, a maioria é Bolsonaro. Eu nunca fui entrevistado na vida, e tenho 70 anos. Onde será que esses caras fazem essas pesquisas? Não tenho dúvidas que são manipuladas, dirigem-se à massa que vota em quem está na frente – massa essa fruto da falta de uma “Educação” de verdade, daquela que ensina a importância do voto, as atribuições de cada um de acordo com seu cargo eletivo, que o eleito vai representar o eleitor até às próximas eleições etc etc etc.

  15. Otaviano disse:

    A questão é que esse atentado ao Bolsonaro tá muito mal explicado. Veio numa hora muito conveniente, não? Tirou o candidato do foco dos debates e deu-lhe uma exposição inacreditável na grande mídia. Mas ele não cresceu tanto e agora eles vão precisar inventar outra coisa. O que será? Se eles não fossem tão mentirosos e manipuladores eu acreditaria na verdade desse ataque. Mas não é assim e acho que esse ataque foi golpe de marketing.

  16. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Haddad foi o pior prefeito de S. Paulo em toda história.
    Como ministro da educação foi pior ainda, com fraudes, corrupção, vazamento de gabaritos do ENEM e outros escândalos… Só quem tem Alzheimer votaria nele.

  17. Alberto disse:

    Na pesquisa o candidato do pt leva vantagem s/o do psl na votação da Região Nordeste,no voto daqueles de ensino fundamental(todas as séries) e de renda até um salário mínimo.Pelo que parece o 2º turno será entre ambos,mas pesquisa eleitoral na terra brasilis a certeza que se tem é que erram sempre.

  18. JOSÉ MARCOS DE SOUZA disse:

    A população LBGT brasileira segundo cálculos chega a 10%. Estas pesquisas não tem como separá-los para saber qual a proporção de cada candidato junto a este público. Como existe uma posição clara do Bolsonaro contra a comunidade em questão, isto pode ser maquiado, e como a disputa esta muito acirrada pode fazer diferença no final.

  19. Monteiro disse:

    Bolsonaro naaaaão, é um truculento e despreparado.

  20. Decorridos quase 30 anos da primeira eleição para presidente, o povo mantém o mesmo padrão de escolha, conforme comparativo abaixo:

    -1989: Collor x Lula;
    -2018: Bolsonaro x Haddad;

    Ou seja, nenhuma evolução! Nenhum candidato de centro!
    O povo continua escolhendo entre o PT, partido que arruinou o Brasil e o Bolsonaro salvador da pátria, como nos tempos do Collor.

    Até quando vamos aguentar esta situação??

  21. Rosângela de Freitas disse:

    Kennedy considero vc um dos únicos jornalistas da CBN que é confiável. Mas estranho esses comentários e opiniões sobre o “COISO” que estão postados aqui. Parece fake news, favor checar.

  22. NSK disse:

    Ótima explicação, completa e clara, obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-12-13 10:02:52