aki

cadastre-se aqui
aki
Política
17-09-2014, 9h54

Ibope deve estimular Aécio a atacar Marina

33

Postado por: Daniela Martins

Surtiu efeito a campanha negativa de Aécio Neves (PSDB) contra Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB). O tucano tem utilizado a propaganda no rádio e na TV para dizer que ambas representam os mesmos projetos e que seriam a mesma coisa. Lembra que Marina foi ministra no governo Lula ao lado de Dilma.

Resultado: a pesquisa Ibope mostrou crescimento de Aécio na disputa presidencial. O tucano subiu quatro pontos percentuais. Passou de 15% para 19%. Dilma caiu três pontos, de 39% para 36%. Marina oscilou negativamente de 31% para 30%.

Embora os quatro pontos percentuais sejam um crescimento significativo, eles apenas levam Aécio novamente a um patamar próximo de 20%, no qual ele esteve durante meses. Hoje, no Ibope, Marina tem uma dianteira de 11 pontos sobre o tucano. Será muito difícil virar esse jogo.

Há apenas 6% de eleitores indecisos. Um candidato precisa tirar votos do outro. Como Dilma Caiu três pontos e Marina oscilou em apenas um, tudo sugere que Aécio tenha tirado mais votos da petista. Apesar de admitir alfinetadas em Marina, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acha que o foco dos ataques do PSDB deve ser Dilma. No entanto, estimulada pelos resultados do Ibope, a campanha de Aécio deverá manter a artilharia pesada contra as duas candidatas.

Na simulação de segundo turno, há empate técnico entre a presidente e a ex-senadora. Dilma marcou 40% das intenções de voto e Marina marcou 43%, o que indica que o segundo turno entre as duas, hoje, seria bem disputado.

Outro assunto comentado foi o depoimento de Paulo Roberto Costa à CPI da Petrobras. Com a delação premiada em curso, é provável que o ex-diretor de Abastecimento da estatal evite fazer revelações bombásticas. Costa dificilmente entrará em detalhes sobre o que tem dito à Justiça, à Polícia Federal e ao Ministério Público. Isso poderia colocar em risco a garantia de uma pena menor que a delação premiada garantiria a ele.

A menos de três semanas da eleição, o governo tem interesse no silêncio de Costa. O PSDB adoraria que ele colocasse fogo no circo. Mas o ex-diretor pensa em salvar a própria pele.

Na CPI, deputados e senadores debatem se o depoimento deve ser aberto, com a presença da imprensa, ou fechado, numa sessão secreta sem a presença de jornalistas. A tradição das CPIs mostra que vazamentos dessas sessões secretas são comuns.

Costa está bem assessorado juridicamente. É provável que não fale nada. O depoimento de hoje deve reforçar a inutilidade em que se transformaram as CPIs, um instrumento importante de investigação que hoje está desmoralizado. Os trabalhos da Polícia Federal, do Ministério Público e da Justiça são mais eficientes e mais sérios.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
33
  1. Pasquale disse:

    Pra cima deles Aécio,tens tudo para subir e derrotar qualquer um.A falha pra mim está na forma que vem sendo conduzida a campanha,tem que falar de forma incisiva,como se estivesse indignado com os últimos acontecimentos.
    E não falar da forma que vem falando,em um tom moderado demais para quem quer ganhar a eleição.

    • MARCOS ROCHA disse:

      Pasquale

      Desista deste Aécio…………..Ele é igual aquele jogo de tabuleiro…….avance duas casas e pois volte três casas.

      O povo não quer mais este bando de tucanos roubando o nosso país……….como feito na época do FHC.

      PSDB nunca mais.

    • Adalberto disse:

      Quanta ingenuidade…, será que o colunista ainda não percebeu que os figurões dos tucanos já jogaram o mineirinho tartamudo pela janela!?
      Quem não se lembra que o tucanão maior só não aderiu ao Collor porquê o Covas descobriu a tempo e não deixou, e que posteriormente o mesmo figurão fez de gato e sapato o pobre Itamar que, aliás, nunca o perdoou pela conduta.
      E o outro tucano então, o tal com bico de serrote, que já fez isso há muito.
      Quanta ingenuidade! Pergunte ao governador lá de São Paulo…que ele deve ter várias histórias para te contar.

    • Leonidas Maia disse:

      Aécio é sem dúvidas o melhor candidato. Ele está muito acima das outras duas, ambas vinho da mesma pipa.

    • Antonio Carlos disse:

      Pastor, sinceramente, ontem no debate da CNBB eu fiquei com pena do Aécio, a Luciana Genro acabou com ele.
      Também, quem mandou pertencer ao partido mais corrupto do Brasil?

  2. João Alberto Afonso disse:

    É uma pena que o Aécio esteja querendo desconstituir a candidata Marina na medida em que não está percebendo que está contribuindo, e muito, para a DILMAPETROBRÁS ser eleita. Marina tem uma trajetória de dignidade e não merece.. Mas, a verdade é uma só, está pensando em si mesmo e não o que é de melhor para o Brasil. Com isso, vamos ter que suportar mais quatro anos de corrupção e assalto aos cofres públicos sem qualquer tipo de punição. Então, viva a continuidade do comando em poder do Sarney, Collor, Maluf, Renan e canalhada bela. Ai que horror

  3. Marcos Silvio disse:

    O problema tucano e do Aécio é antigo, é não saber falar a linguagem do povo, falar o que o povo quer ouvir. O pior é que contratam marketeiros teóricos e acadêmicos, que nunca foram vendedores na vida…Assim como numa empresa, o vendedor é o cara que vai prá rua, entende a necessidade do cliente (eleitor), elabora uma proposta que atende suas expectativas e dá uma solução para os seus problemas, falando sua linguagem…é assim que funciona na vida real…falar economês, juridicês, etc. não funciona. Em qualquer empresa de fundo de quintal, se sabe que marketeiro é mero coadjuvante e não estrela como se faz no PSDB… A Marina como o Lula, sabe ser vendedora, só isso…Áh…a Dilma tenta ser vendedora, mas como tem solução/produto ruim e não tem carisma, raramente consegue vender algo… a Dilma parece engenheiro nerd querendo ser vendedor…

  4. Quislon Petersen Porto disse:

    Aécio nâo está conseguindo vencer nem na terra natal dele. Ccmo conseguirá vencer uma eleição para presidente? As táticas pregadas nos últimos anos pelo PSDB é sempre a mesma, e saiu derrotado na últimas três eleições, Aécio nada mais é do que um subproduto do PSDB, que encarna a mesma didática eleitoral das outras eleições perdidas. Se quer ganhar eleição una-se a Marina, quem sabe no futuro o PSDB consiga reverter esse quadro de derrotas seguidas, com apoio da próxima Presidente Marina Silva. O Melhor que tem a fazer agora é Aécio desistir, pois essa eleição não muda mais nada. Marina será a Presidente..

  5. Nelson Fragoso disse:

    Creio que a possibilidade de Aécio ir para o segundo turno é zero.No próprio estado dele Minas Gerais ele está perdendo…Vamos trabalhar com a realidade:DilmaXMarina.Queiram ou não está é a realidade dos fatos e vamos ver se em caso de vitória da segunda,como vai ficar a Câmara do deputados e o Senado,já que a tendência é que o PT e o PSDB façam a maioria no Congresso.Será que haverá alguma composição política?

  6. Reflexão disse:

    O Aécio não empolga nem o PSDB, quanto mais empolgaria o eleitorado a ponto de chegar ao segundo turno.

  7. J K disse:

    Ontem, no debate da CNBB, Dilma disse que o orçamento “do Brasil” (entenda-se Uniao?) é de R$ 5 TRI. Parece que nenhum dos candidatos percebeu o erro. Quem escreveu o dado pra ela, deve ter escrito certo, mas o ato falho levou-a a acreditar que fosse U$ e ela converteu rapidamente pra valor aproximado. Ao termino ela insistiu nessa tese (achando-se correta) na área em que cada candidato passa pelo entrevistador junto a porta de saida para falar do que achou do debate.
    Creio que o valor deve ser R$ 2,2 TRI que é um valor proximo ao de impostos arrecadados (Daí superavit primario…)mas ela pensou que era pouco e tornou em U$.
    Pior : Nenhum candidato contestou.

  8. jose willian goncalves lima disse:

    Meu candidato AÉCIO você tem que ser duro no ataque, tem que bater forte na corrupção, assassinatos tramados pelo PT casos de Celso Daniel Toninho de Campinas, coluio deles com COLLOR, SARNEY, RENAN CALHEIROS, escândalo da do LULA com sua amante, enriquecimento ilícito do filho do LULA. escândalo de EIK BATISTA patrocinado por DILMA E LULA e por ai vai; tem que bater doído mostrando a verdade.

  9. Walter disse:

    Os três candidados que estão melhores nas pesquisas, sem duvida são iguais em atitudes e partidos. O que o povo Brasileiro quer é um presidente comprometido com as causas de nosso pais, que restitua à Petrobras as condições de seguir em frente para recupoerar o que já foi perdido e que não volta mais, queremos um presidente voltado para SEGURANÇA, SAÚDE E EDUCAÇÃOOOOOOOOOO, o resto o brasileiro sabe como fazer.

  10. Johny disse:

    Aecinho, tadinho, só sabe falar mal, vive na boemia, insiste com a teoria falida do estado mínimo, ser o mais votado entre os nanicos já é muita coisa.

  11. Juvencio disse:

    Só existe uma oposição ao PT , e essa oposição é Aécio . Marina, Psol, etc são petistas vestidas com outra camisa !

  12. an disse:

    DEPOIS DO ENQUADRAMENTO EM QUE QUE A CANDIDATA LUCIANA GENRO APLICOU NELE ONTEM ELE VAI É DESCER E MUITO, DIGA SE DE PASSAGEM, ELA NÃO FALOU NENHUMA MENTIRA. VAI SER A PIOR PARTICIPAÇÃO DO PASDB NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS.

  13. Joaquim disse:

    Gostaria de acreditar que alguma coisa de boa poderia vir das urnas, mas depois de ver pesquisa em que o Maluf é o mais votado no estado mais rico do pais, perdi totalmente as esperanças.
    Pode acreditar: PIOR QUE TÁ PODE FICAR!!!!!!
    Mais quatro de PT nós vamos para o fundo do poço e coloca fundo nisto.
    E se ele perdeu; Aonde eles vão colocar este monte ( coloca monte nisto ) de companheiros e companheiras??

  14. André Luiz Duque Estrada disse:

    A MELHOR PIADA ENVOLVENDO AS ELEIÇÕES: AÉCIO FARÁ OPOSIÇÃO À MARINA, O QUE SIGNIFICA QUE, COM TODAS AS SUAS CRITICAS AO GOVERNO, VOTARÁ NA DILMA. SÓ RINDO (rsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrs).
    JÁ O SEU PARTIDO, NA PESSOA DO EX PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE, AFIRMA QUE O FOCO DOS ATAQUES DE AÉCIO DEVA SER A DILMA E SEU PARTIDO, O QUE SIGNIFICA UMA TOTAL FALTA DE ENTENDIMENTO ENTRE O CANDIDATO E O SEU PARTIDO. POLÍTICA NO BRASIL É ASSIM MESMO > NINGUÉM SE ENTENDE, MESMO SENDO DO MESMO PARTIDO.

  15. Sucaneiro disse:

    Não acredito que o senador Aécio Neves represente algum risco a eleição da Marina ou a reeleição da Dilma. Tenho quase certeza que este tucano não passará dos 20% em tempo algum, haja visto que em sua terra, nas Minas Gerais de que ele tanto se gaba de ter sido o melhor governador de todos os tempos, o seu candidato a governador está bem atrás do Petista e ele próprio esta bem atrás da Presidenta Dilma.

  16. Sandrinho disse:

    Luciana Genro salvou o debate da CNBB. Estava morno demais até que Aécio foi tirar uma de ético e se lascou. Luciano deu show.

    • Fabrício disse:

      Luciana Genro tem DNA do PT, pois nasceu lá politicamente; seu pai, Tarso Genro é do PT, sendo, inclusive Ministro de Lulla. Luciana é da linha radical, devota de atos de baderna e quebra-quebra, é a favor da morte de inocentes via aborto e da liberação das drogas. Será que foi Aécio mesmo que “se lascou”?

  17. douglas disse:

    Pra cima deles Aécio?? kkkkkkkkkkkkkkkk, só ser for pra cima do pastor para não ser 4º colocado.

  18. Armando Pinto disse:

    Aécio não faz o que quer e bem entende. Já recebeu a ordem de pisar no freio e engajar na na campanha de Marina no segundo turno. O acordo já foi feito com FHC. O importante agora é apear o PT do poder.

  19. Fábio de Oliveira Ribeiro disse:

    IBOPE Aécio começou como morto-vivo, evoluiu para morto-morto, voltou a ser morto-vivo e acabará devorando o próprio cérebro. Ha, ha, ha…

  20. Fabrício disse:

    Alguns comentários e inclusive parte da grande mídia deram destaque para os ataques raivosos de Luciana Genro, omitindo o fato de que ela própria já foi do PT. O povo parece gostar mais de baixaria que de planos de governo. Aécio deve baixar a ripa na Dillma e na Marina, que ninguém consegue saber se é PT, PV, REDE ou PSB, nem se é católica (foi noviça) ou evangélica, se é contra ou a favor (aborto, casamento homossexual, etc). Ripa nelas Aécio que é disso que o povo gosta!

  21. Adelson disse:

    O Ibope Errou…veja no site globo por regiões.
    Dilma perdeu 3 pontos no Norte/Centro Oeste que somados tem aproximadamente 28milhoes de habitantes. Perdeu 1 ponto no sudeste que tem 80milhoes de habitantes, ficou igual no Nordeste 53 milhoes de habitantes e subiu 1 ponto no Sul 28 milhoes de habitantes.
    Marina Perdeu mais. cerca de 6 milhões de votos contra 1,3milhões de Dilma.
    Marina perdeu 14% no sul, 2 no sudeste 3 no nordeste e ganhou 1 no Norte centro Oeste.
    Se marina perdeu 6milhões e Dilma 1 milhão, como pode ela ter caído 3 pontos e Marina 1 ?

  22. Jurandir disse:

    A maioría dos presidenciaveis, são crias do PT, por isso, são bem nas falas, “Luciana, Marina, Dilma” e por aí vão. A realidade é que o país está orfão de lideranças, o que se torna preocupante para o futuro do Brasil.

  23. ari busanello disse:

    ASSISTI O DEBATE DE ONTEM EM APARECIDA, FICOU CLARO QUE LUCIANA GENRO É PETISTA ROXO. ELA QUER ENGANAR QUEM, SE FALA QUE NO PSDB TEM CORRUPTO, PORQUE O MINISTÉRIO PUBLICO NÃO CONSEGUIU PRENDER NINGUÉM DO PSDB, OUTRA COISA PEDIR PARA AÉCIO NEVES FALAR A LINGUÁ DO POVO NÃO PARECE A MELHOR SAÍDA, TEM QUE APRESENTAR O SEU PROGRAMA. LEMBRA QUE LULA E DILMA FALAM MUITO BONITO, MAIS NA PRATICA SEUS GOVERNO ESTÃO ONDE ESTÃO, SÓ CORRUPTOS, ESQUECERA A SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, E AS INDUSTRIAS BRASILEIRAS, AGORA QUEREM MAIS 4 ANOS NEM PENSAR.

  24. José Manoel disse:

    O problema das pesquisas do IBOPE – é que está atrelada ao Grupo Estado (leia-se: Jornal O Estado de S. Paulo), que na campanha de 2010 – manisfestou-se publicamente através de EDITORAL assinado pelo grupo – apoio ao PSDB. Portanto as pesquisas IBOPE/Estadão não possui CREDIBILIDADE.

  25. Ana Maria Sales disse:

    Essa pesquisa veio apos as denúncias do Mensalão 2, o povo está acordando! FORA PT! Vamos com tudo junto com Aécio rumo a vitória.

  26. EDUARDO JORGE disse:

    CHEGA DE DILMA ROUBANDO,CHEGA DE DIZER QUE VAI FAZER TREM BALA,E A POPULAÇAOBANDANDO APERTADA NOS METROS PRECARIOS.NAO VAMOS INVENTAR CO UMA TAL DE MARINA,QUE NAO TEM HISTORIA POLITICA. O NOME DA VEZ E AECIO NEVES 45.

  27. Democrático disse:

    Caso Marina vença esta eleição, ela será a nova marionete de Lulla. É muita ingenuidade achar que não. Tudo é jogo de cena. Lulla e Marina são unha e carne. Ela não gosta é da Dilma, mas com Lulla não há problema. Se por ventura Aécio e Marina forem para o segundo turno, o que pode acontecer, dependendo do poder da bomba que vai explodir até o fim do mês em relação à Petrobrás e outras instituições, Lulla irá colocar toda a máquina do governo a serviço de Marina para ela ganhar, e consequentemente ficar de “rabo preso”.

  28. Otavio Almeida disse:

    A Marina se queima sozinha, nem precisa do Aécio atacar… Sinceramente a postura dela é uma decepção até pra mim que já não estava pensando em votar nela… esperava que ao menos ela tivesse mais coerência! mas está bem perdida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-22 08:22:47