aki

cadastre-se aqui
aki
Política
23-07-2014, 9h36

Ibope e Datafolha são diferentes sobre 2º turno

163

Postado por:Daniela Martins
Brasília

O comentário do “Jornal da CBN” analisou as semelhanças e diferenças entre as últimas pesquisas Ibope e Datafolha sobre a sucessão presidencial. As duas pesquisas indicam que a presidente Dilma Rousseff poderia vencer no primeiro turno, apesar do histórico de disputa entre PT e PSDB projetar tendência de segundo turno. Foi assim em 2002, 2006 e 2010. A principal diferença entre as duas pesquisas se dá na simulação de segundo turno. O Ibope revelou números mais favoráveis à Dilma. Ela teria 41% dos votos contra 33% de Aécio Neves. Para o Datafolha, a petista marcaria 44% contra 40% do tucano. Em relação a Eduardo Campos (PSB), a diferença também é maior a favor de Dilma. Para o Ibope, o placar seria 41% para a presidente e 29% para o ex-governador de Pernambuco. No Datafolha, Dilma marcaria 45% contra 38% de Campos. Numa disputa em segundo turno, Aécio teria 7 pontos a menos, segundo o Ibope, do que indicou o Datafolha. Campos teria 9 pontos a menos. O Ibope se mostra melhor para a presidente. No entanto, permanecem os baixos índices de avaliação do governo nos dois levantamentos. Sem melhorar esses números, a presidente poderá ter dificuldade para se reeleger. A partir de 19 de agosto, a propaganda no rádio e na TV terá papel determinante para definir se a disputa se encerrará no primeiro turno ou se irá para uma segunda fase.

Comentários
163
  1. marcos moreira disse:

    no site da GLOBO a pesquisa por inteiro, item:EXPECTATIVA DE VITÓRIA; 54% APONTAM DILMA ELEITA NÃO É ESQUISITO DEPOIS ELA SÓ TER 38% DAS INTENÇÕES DE VOTO??????????????????????

    • José disse:

      Estranho. Pois nas outras simulações de site Aécio está na frente já no primeiro turno. A tendência em todos os institutos e sites é de queda do PT.

      • Luis Fernando disse:

        José eu estou aqui e pedirei para vc dizer ao amigo Kennedy que o único TUCANO que os PETISTAS verão preso está no zoológico, agora milhões veem os petistas lá no xilindró. Aliás eu até brinquei o tucanim, bichim bunitim e coloridim. Abraços.

        • jorge m l c disse:

          há uma podridão nos dois partido, pois ainda não existe ninguém ou partido algum que tenha compromisso decente com nosso país, o PSDB Fernando Henrique e Aercio fizeram o entreguismo não devemos repetir a mesma coisa, deveríamos mudar esse quadro, mais do mesmo não dá.

      • Idalma disse:

        Essas pesquisas são todas manipuladas em favor dos tucanos, podem acreditar. Porisso temos de defender que tenhamos outros institutos de pesquisa pra fazer frente a essa podridão de usarem apenas dois. Isso é antidemocrático, e enquanto isso não acontecer prefiro que proibam a divulgação de pesquisas 6 meses antes das eleições como em outros países.

    • Renato disse:

      São os votos válidos!!! E “chupa esta manga”, de novo!

    • João disse:

      Isso não reflete a realidade, essa pesquisa foi tendenciosa e deve ter ouvido somente o pessoal dependente de bolsa e afins. Em SP e RJ, ninguém quer o pt, tanto que ele foi vaiado muitas vezes lá. Nas manifestações, todos viram milhares de pessoas de vários estados contra a situação, o gigante acordou…

      • Jeronimo disse:

        Meu amigo João…! O que você viu e ouviu nos estados foi apenas uma manifestação da elite desse Pais, pessoas que não querem que nada mude e que tudo fique como era antes. O povo esta nas ruas e com certeza irão dizer sim “Dilma”.Conheça mais os tucanos, leia “Privataria Tucana”.

        • douglas disse:

          Quem já foi em algum estadio sabe da acustica que existe lá, 100 pessoas vaiando com o eco parece 200.

        • Karol Ledisck Japerk disse:

          Realmente desde 2003 o Brasil está passando por uma mudança,mudança para pior.Aliás não deixa de ser uma mudança.

        • José disse:

          Jeronimo. Leia Privatize já. O PT é contra a privativação (como foi com relação ao Plano Real, Lei de Responsabilidade Fiscal e até a inclusão do Bolsa Familia na LOAS) por que aí não tem como ocupar, com seu pessoal, o qual não contem os predicados para ter sucesso na iniciativa privada.

      • cristin disse:

        GENTE DEIXE ESSE PENSAMENTO ULTRAPASSADO QUE TODO BRASILEIRO E NORDESTINO VIVE DO BOLSA FAMILIA, TENHO PENAS DE VCS.

    • luiz roberto disse:

      Não morro de amores pelo PT, mas entre e DILMA E O AÉCIO, prefiro a Presidente.Porque no governo do PSDB não existe transparência e fiscalização. Gostam também de privatizar empresas públicas. Não sou contra a privatização mas os termos contratuais são obscuros, causam prejuízos aos cofres públicos, casos específicos das privatizações das estradas, Banespa, CESP etc. Creio também que os mais pobres vão sofrer um pouco mais no eventual governo do PSDB, bem como, a atual politica de ingresso na faculdade dos pobres.Enfim creio que em todos os partidos existem corrupção, desvio de verbas e tantas outras ilegalidades; mas seguramente no governo do PT você não apanha da polícia e não é usurpado pelo seu chefe.

      • Reinaldo de Lara disse:

        Luiz Roberto, imagine o PT com todas as estatais que foram privatizadas na mão, ficariam ricos ainda mais, pois as que sobraram, como o Correio, Petrobras, Caixa e Banco do Brasil, todas estas tiveram escândalos, conseguiram quebrar a Petrobras.

      • O PT foi contra tudo de bom ou mal para o Brasil quando era oposição. foi contra o plano, Real e contra a criação do Bolsa escola, do Vale gás e outros mais, pois o PT dizia que isto era coronelismo e colocaria a população em voto de cabresto. E agora oa que são estes programas que foram unificados em um só. Não esqueça, que os anos de crescimento no governo lula, foi graças ao plano real e as reformas feitas nos governos anteriores. Lula e Dilma não fizeram nenhuma reforma que o país necessita. Com relação as privatizações, claro que cumpanheirada é contra, se privatizar, vão perder a boquinha.Com relação aos benefícios sociais, nenhum candidato eleito, vai cortar nada do que já esta aí, que não se esqueça, começou no governo de FHC.O governo atual está acabando com a herança econômica benéfica deixada pelo plano real, as privatizações e a responsabilidade fiscal, a inflação baixa. Não se esqueça que há inflação é por culpa do governo, que gasta mais do que arrecada. Aumento dos gastos maior que o aumento do PIB.

        • José dos Santos Pereira disse:

          Caramba! Pra nós que vivemos no passado inflação de 20% ao mês( FHC) 70% ( Sarney). Estamos hoje por volta de 7% ao ano, estamos bem , obrigado.

          • rogerio disse:

            só o seu salário subiu 7%!!! Acorda, pois foi o fhc que tirou o país da lama com o plano real! não faz compras não?

      • José disse:

        Luiz Roberto. Não caia nessa conversa. Por que até hoje não existe nenhuma ação contra as privatizações. Por que o governo não tomou nenhuma providencia em 12 anos de legado petista? Os contratos de privatização são públicos e estas foram realizadas ao vivo pela televisão. Isso é papo do PT que não gosta de privatização, pois reduz o número de posições para serem ocupadas pelos militantes, os quais você deve saber não se dão bem na iniciativa privada, onde tem que trabalhar e apresentar resultados. A gestão petista é tão ruim em termos de equipe que o Arruda vai voltar em Brasília. Mesmo a administração atual tendo todos os recursos federais que necessita.

      • ELIOMAR disse:

        A privatização é o caminho para o futuro do Brasil. O PT defende a estatização. a verdade que a estatização nunca beneficia o povo. empresa estatal é cabide de emprego e ineficiência ao quadrado.
        Quando a telefonia era pública ninguém tinha telefone no Brasil. lembra????
        Hoje, tudo mundo tem. o serviço piorou por omissão do estado, já que as agencia reguladora estão contaminada pela militância PETISTA .

    • rafael disse:

      O QUE vale são os votos validos ou seja nulos e brancos são descartados , no casa da pesquisa e o tal do não sei

    • rodolfo villanova neto disse:

      gostaria de entender mais um pouco de tudo que acontece neste país, ou seja, existem muitos brasileiros “especialistas” em áreas que não entendem uma virgula do que dizem ( mas acham que sabem de tudo e pior mais do que as pessoas formadas em suas áreas de trabalho ), mas gostaria de perguntar a todos que estão defendendo A ou B, não importa, porque não existe uma tecla de nulo na URNA DE ELEIÇÕES o que nos daria a oportunidade de anular todos candidatos pretendentes aos cargos caso não os quisessemos?
      e assim termos novos candidatos? porque nos Estados Unidos os votos ainda são manuais? um país que tem tecnologia mais avançada e uma democracia que permite o voto como opção, não te parece estranho? as manipulações de suplentes de cargos ( deputados e senadores, que não votamos mas sobem aos cargos dos que votamos), outra manipulação.Quem já ouviu falar em alguem que foi entrevistado por esses orgãos de pesquisa? como é o critério de conduta dos mesmos?
      antes do achismos, penso que independente de um partido ou outro ser eleito, o que devemos ter como exemplo maior e tirando proveito de uma Copa de futebol que parou o país e continua; deveríamos ver quem no mínimo pode ser um pouco de patriota e passar a enxergar o Brasil como um nação onde todos nós e nossos sucessores irão viver, mas com orgulho e vontade de brigar por coisas sérias e justas. Não adianta mais dar nada a ninguem, porque nem sempre a idéia inicial por mais boa que pareça, tenha exito; pois o geito brasileiro predomina e muda o rumo, principalmente quando se fala em dinheiro. FAMILIA, não temos mais este eixo, hoje todos são inteiramente individualista e pensam apenas em mostrar para o próximo que tem algo a mais que o vizinho ou parente.

  2. Luis Fernando disse:

    Kennedy amigo, não se deixe levar por essas pesquisas… O povo é que sabe da verdade. O vizinho, o motorista, o soldado no campo de batalha, o setor de produção, o zé da padaria, os amigos da esquina, o médico, o pessoal do sus, o magnânimo JB Kennedy, o Aécio, o Campos e até o garçom do motel… Ninguém quer saber de pt. Sem tamancadas heim petistas… Abraços.

    • José disse:

      Viajo o Brasil inteiro e a rejeição de Dilma no Nordeste e Centro Oeste me surpreendeu. Quase um ódio ao PT.

      • douglas disse:

        Tambem viajo o Basil inteiro, mas aonde tem só trabalhador e falar mal do PT corre-se o risco de ser linchado.

        • Alvaro disse:

          Trabalhador???????????????,

        • Mario Moraes disse:

          Trabalhador não!
          Bolsistas e pobres iludidos.
          É mais fácil pagar R$ 77,00 (valor mínimo do bolsa família), do que prover o povo de seus direitos básicos, educação, saúde, segurança, moradia…
          Isso é escravizar pela pobreza ou pela miséria!
          Pra vc não dizer que sou anti pt, alerto que votei nestas figuras nos últimos 20 anos.
          Agora nunca mais!

      • Carlos Aguiar disse:

        Lula e Dilma são adorados no Nordeste, a prova disso é que em Pernambuco o candidato Eduardo Campos está pau a pau com Dilma e é capaz de Dilma ganhar no Estado do ex-governador de Pernambuco. O problema é que todo mundo se lembra o que foi o governo do PSDB com FHC para os trabalhadores e funcionários, foram 8 anos de arrocho salarial, crédito difícil e raros programas sociais quem ganhou mesmo foi o alto empresariado, latifundiários e os transnacionais. Ninguém esquece isso!

    • Paulo Santana disse:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk……………..kkkkkkkkkkkkkkkkkk……………….kkkkkkkkkkkk

    • Jair Fernandes de S. disse:

      Bem bolada essa, rindo muito aqui.

    • Marcos disse:

      Luis você esqueceu de citar o porteiro também… kkkkk

    • Altair Angelo disse:

      HAHAHAHAHA, conte outra meu caro.
      Até parece que tu não mora no Brasil!!!
      Chega de atraso em nosso país!!!
      DEMOTUCANOS/PPS, nunca mais!!!
      DILMAAAAAAAAAAAAAAA!!!

      • Maria Marilene de Oliveira Alencar disse:

        Fico enfurecida quando dizem que só quem apoia Dilma é quem tem bolsa familia, enganam se a tucanada. O povão não querem mais é saber desses neoliberais que só pensam em seu proprio umbigo e o povo que se dane

        • mario perz disse:

          não tenho bolsa família também, sou economista e com pó-graduação, nunca precisei de ajuda nenhuma de governo nenhum e sou Dilma desde pequenininho e balela dizer que no Rio e em Minas não gostamos da Dilma, é uma mentira!!

        • José disse:

          Tem os militantes, corruptos e alienados também. Não vamos ser injustos.

    • JOSE NATALÍCIO disse:

      Jader, infelizmente não concordo com você, apesar de não se petista, eu acho o PSDB pior ainda que o PT, o PSDB também sua cúpula de corruptos e mensaleiros, um bom exemplo é o ex-senador que elegemos “Eduardo Azeredo” que renunciou ao poder para não ser cassado e preso, e o Sr Aécio Neves vem da escola de Azeredo, pimenta da veiga e muitos outros, o gigante tem que acordar no sentido de eliminar os corruptos petista e tucanos dando chance a outros partidos que poderiam melhorar o Brasil “Pior que tá não Fica” a não ser com o PSDB

      • Sou engenheiro mecânico e tenho, que eu conheço, 15 colegas desempregados.
        O PT acabou com a Petrobras e está afundando a engenharia no Brasil.

        PT NUNCA MAIS!!

      • Denis disse:

        O Governo petista levou o pais a um crescimento cada vez menor, inflação cada vez maior e o aumento na conta de Energia elétrica para o ano que vêm deve ser de 25% e desemprego crescente, tem certeza que pior que esta não fica? Eleja a Dilma novamente para você ver a catástrofe que serão os próximos quatro anos

        • Jonny disse:

          Olha para 15 anos atrás, e o FHC e seus tucanos, acabaram com muitas empresas e empregos no país. Crise é um coisa, compara o Brasil de hoje e de ontem é outra. PSDB está quebrando empresas por falta de gestão na Sabesp, metro com rombo de mais de 1 bi e como a cidade com o maior custo de vida do Brasil. Assim sim, a Dilma e Lula, fez o Brasil crescer, e isso é inegável. Vc pode até não gostar do PT. Mas tem que entender de política econômica para saber distinguir o que você quer de um governo.

          • Vagner disse:

            Certo Lula e Dilma acertaram a economia do País , me diga quais a medidas na economia com a moeda , câmbio e controle da inflação .

            Na boa não fizeram nada , só deixaram o Barco correr .

            Ou vc Já se esqueceu do Governo de Transição q FHC fez com o LULA

          • FRANCISCO DE ASSIS disse:

            Assisto Jornal todos os dias! Uma coisa o PT tem razão, nunca se descobriu tanta roubalheira e corrupção nesse pais! só não entendo uma coisa! Porque a maioria dos corruptos são do PT e da base aliada? Chega do mesmo! tem que mudar! chega de reeleição, no máximo 8 anos! mais que isso, estamos dando poderes para a farra do boi se enraizar cada vez mais! temos que cortar o mal pela raiz!!!!!

          • jose carlos disse:

            jhony, o Brasil de hoje é o Brasil que o Itamar e FHC salvou do buraco, o pt simplesmente copiou a formula, só que o fhc nao os ensinou a saquear a petrobras nao é?

        • paulo disse:

          no tempo do fernandao inflaçao era 12.5% dolar 4,00 R$ arroz 11,00$ eo banco rural era cria deles

      • jales pereira de aguiar disse:

        Jose Natalicio vc tem razão , porem um fato preocupante e golpe nas instituições democraticas , na minha na sua opinião , o PT esta estatizando o Pais , calando quem tem opinião contraria aos petistas . Prefiro acreditar no Aécio .

      • Zaqueu Mathias de Lara disse:

        Que tal trazer os amiguinhos de Lula para cá, irmãos Castro de Cuba e Evo da Bolivía, talvez melhore? pior não fica.

    • Reinaldo disse:

      Sobre o aeroporto clandestino:

      O Aécio construiu um aeroporto clandestino em um terreno de um tio avô dele em Minas Gerais, a ANAC está investigando este caso pois tem relatos que constam que este aeroporto não tem licença para pouso e decolagem explique ESSA SR. AÉCIO, o povo quer saber, hoje eu vi a cara de preocupação do Sr. Aécio no jornal Folha de São Paulo, a casa vai cair para ele, acredito que a candidatura dele p/ presidente, será cassada pela justiça, ou pelos eleitores no dia 5 de outubro, FORA AÉCIO.
      VIVA DILMA, VIVA LULA, VIVA O PT É 13 NA CABEÇA.
      Reinaldo

    • luiz carlos disse:

      E logico, vc deve ser rico ou pertencer a classe media alta, então seu universo e outro. Aqueles que odeiam a Dilma. Se vcoe for nas favelas, nos bairros pobres, voce verá que a grande maioria esta com a Dilma. A classe media nunca gostou do PT, então essa sua analise não e estranha.

  3. Jader Manso disse:

    As pesquisas oscilam e apontam subida do PSDB, parece que o gigante acordou… O pt deve parar de se esconder no assistencialismo e mostrar a que veio, pq a situação está aí… Na verdade, qualquer partido é menos pior do que o pt, ele perdeu a confiança, a credibilidade, quando elemento, 2º em comando, na sala ao lado do presidente do país, gerenciou sofisticado esquema de corrupção, o STF prendeu esses mensaleiros corruptos e o pt defende esses mensaleiros com agravo, isto é, defenderam, publicamente, a corrupção que é um crime previsto em lei, isso não pode ser confundido com política, isso foi um julgamento jurídico de um crime cometido. JB vc é “o cara”.

    • Charles Bastos disse:

      Ótimo Jader. Agora comente sobre o “Mensalão Mineiro”, capitaneado por Eduardo Azeredo – PSDB, que aconteceu há 16 anos (1998), cujo julgamento o “Cara” (JB) preferiu deixar para depois do julgamento da “Ação 470”, contribuindo decisivamente para a prescrição de vários dos crimes cometidos pelos Tucanos e associados e facilitando a opção pela renúncia ao mandato por parte de Eduardo Azeredo para fugir ao julgamento no STF.

      • Leonardo disse:

        Sem chororo…ele nao foi condenado…o mensalão do Pt foi desmascarado com amplo lastro probatório….nao tem o que falar…

        • BETO FUSCÃO disse:

          ENGRAÇADO O PT FALA QUE TA BEM AQUI NO NORDESTE E VAMOS GANHAR NO PRIMEIRO TURNO COM PAULO SOUTO 45, NA BAHIA O QUE VCS MIM DIZ DISTO O CANDIDATO DO PT TEM 8%

    • Aldomar Farias disse:

      Acrediro que o Sr. Jader Manso não é do meio jurídico, senão não afirmaria que foi um julgamento jurídico, pois, ao contrário do que afirma, foi um julgamento político baseado na Teoria do Domínio dos Fatos, SEM PROVA. ” Acredito que Jader Manso é corrupto ” ( sic )e ele que prove sua inocência. Como posso afirmar tal absurdo, se eu, O ACUSADOR, não tenho provas contra esse moço!

      • Jader Manso disse:

        Aldomar, vc vai espernear agora? Vai desmentir os fatos, o STF? Vai dizer que a imprensa mente? Vai dizer que os mensaleiros não estão presos? Vai dizer que os petistas não defenderam os presidiários e a corrupção? Se tá iludido amigo, não precisa ser “doutor” em direito para entender ou DUVIDAR DE UMA SENTENÇA DO SUPREMO PODER que foi cumprida em cadeia nacional. Pode chorar… O pt, com certeza, é o partido mais corrupto que já teve na história deste pais, pois a corrupção foi gerenciada de dentro do próprio governo.

        • Jose Carlos disse:

          Jader, quanto custou a reeleição de fhc, cadê o dinheiro das privatizações que era para pagar a divida do Brasil, quer saber onde está, Leia o livro a PRIVATARIA TUCANA

  4. Carlos disse:

    A pesquisa do Datafolha como sempre é tendenciosa

  5. evaldo disse:

    Os números do Ibope são sempre muito estranhos. Pelo que se vê, se ouve e se pôde sentir, o Data folha está mais próximo da realidade. Quando começar a exposição no rádio e tv, a tendência é que Aécio cresça, porque ele ainda é desconhecido de uma grande parte do povo brasileiro, enquanto que a presidente é conhecida de 100% da população. Pela nossa experiência e pelo que já vimos em pesquisas anteriores, o Ibope, aos poucos, vai se aproximando dos números do Data Folha.

    • José disse:

      Concordo com a sua opinião. Ibope perdeu sua credibilidade de outrora. Em diversos casos os candidatos que estavam na frente nem foram para o segundo turno. Um escândalo. Se Aécio aparecesse na frente mesmo sendo desconhecido (muitos nem sabem que ele é neto de Tancredo Neves) a derrota do PT e finalmente a esperada alternância de poder parece que vai acontecer.

  6. Carlos disse:

    A pesquisa do Datafolha como sempre é tendenciosa e induzida pelos interesses do diario paulista. Será pedir muito que a imprensa escrita, falada e de imagens seja mais imparcial, pois o povo eleitor já se cansou desta campanha sistemática contra o governo, para tentar levantar os números empacados de seu canditado preferido, cujo passado de incidentes deprimentes não o recomendam para a suprema magistratura da nação, perguntamos nós.

  7. Raymundo Filho disse:

    Está muito claro e a muito tempo que esses institutos de pesquisas, são pagos e manipulados pelos candidatos! Quando que Ibope e Datafolha fariam pesquisas favoráveis a qualquer candidato do PT? É brincadeira! Só que o Povo já entendeu isso e não se deixa influenciar mais!!!

  8. JC Tavares disse:

    Essas pesquisas midiáticas, que fazem tabelinha entre os dois maiores institutos, IBOPE e Data Folha, conseguem enganar a quem não pensa e muito menos raciocina. Como é que pode alguém ter 38% no primeiro turno onde há uma divisão de correntes e quando ficam apenas dois pra dividir os votos de todas as correntes, sobe apenas três pontos, enquanto o outro candidato que no primeiro turno mostrou não sair do lugar subir mais de 10 pontos. É uma aberração. Acredite quem quiser, eu tô fora.

  9. José disse:

    Fico com a impressão de que o IBOPE recebe benefícios do PT e o Datafolha apenas não consegue esconder o viés de esquerda. Se Aécio aparecesse empatado e por que já está na frente. Viajo o Brasil inteiro e vejo uma rejeição muito grande ao PT, Dilma e até ao Lula. Acho que é hora de setores da mídia parcial reverem suas posições. Estão apostando no cavalo errado…

    • Marcos Rocha disse:

      Mesmo uma parte da imprensa propagando o ódio contra a presidente e o PT,a Dilma continua liderando e parece que me primeira vez o PT irá ganhar no primeiro turno.Pois seus concorrentes são fracos e não terão tempo na propaganda e serão abandonados pelos aliados numa eminência de derrota,como sempre fazem.

      E ai elite ficam mais uma vez parado no tempo.

  10. Luiz Alberto Goes de Jesus disse:

    O QUE VCS NÃO SUPORTAM É QUE UM NORDESTINO, RETIRANTE QUE PASSOU FOME, FILHO DE PAI ALCOÓLATRA, CRIADO SOMENTE PELA MÃE COM DIVERSOS IRMÃOS, SEM NÍVEL UNIVERSITÁRIO, METALÚRGICO, MANIFESTANTE, PERSEGUIDO E PRESO PELA DITADURA MILITAR, CONSEGUIU SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA E FEZ SUCESSOR E FARÁ MAIS UMA VEZ E SEM AJUDA DA IMPRENSA.

    • José Costa disse:

      Quem está muito empolgado com o “sucesso” do PT, com certeza não depende de atendimento pelo SUS, que paga uma merreca para os médicos, hospitais, laboratórios etc e tal, e que há 13 (treze), número do PT,não reajusta a tabela. Vá com seu filho à porta do PS e daí você ficará sabendo com quem estamos lidando. Fora! Já!!PT.

    • Miguel disse:

      Luiz Alberto retirante? Empolgado? Faz-me rir… O cara é rico, o filho é rico, bilhões gastos na copa, bilhões em empréstimos a outros países e o tal BRICS, já temos o BNDES, o investimento inicial disso são 50 bilhões e o povo morrendo nos hospitais federais? Errei, não é para rir é para chorar. É hora da mudança. Fora já!!!!

  11. Ewerton disse:

    Que pagar quanto? pesquisa no Brasil é comprada … não existe a possibilidade de acreditarmos nisso. Marina tinha 9 a 10 % na eleição passada terminou com mais de 20%. Na Bahia Jacques Wagner tinha 15 % no ano em que foi eleito (2006) e Paulo Souto 55% ao termino da apuração Jacques Wagner ganhou no primeiro turno. Como dois institutos que se dizem sérios apresentam uma margem de erro tão grande numa mesma pesquisa com o mesmo padrão? lógico que tem manipulação … só não enxergas isso bobo que vota de acordo pesquisa de intenção de voto.

  12. gesiel disse:

    TIRANDO 2 pontos da Dilma e colocando 2 pontos para o Aecio, para TENTAR CRIAR UMA DIMINUIÇÃO DA DIFERENÇA, mesmo sem “O AECIO APRESENTAR PLANO DE GOVERNO OU CONSEGUIR IMPUTAR DESONESTIDADE A DILMA nas CPIs da petrobras”; está pesquisa do IBOPE parece MAIS PROXIMA DE UMA REALIDADE QUE O DATAFOLHA QUIS IMPOR, ao colocar “MARGEM DE ERRO DE 4% NO SEGUNDO TURNO”, rebaixando a Dilma 4 pontos e elevando o Aecio outros 4 pontos. “UM EXAGERO QUE PODE CUSTAR AINDA MAIS NA FRAGIL CREDIBILIDADE DO DATAFOLHA”. Se o IBOPE diz que a DILMA tem 41 é porque ela deve ter 43, bem como se o Aecio tem 33% provavelmente ele teria 31 ou 30; “DENTRO DA MARGEM DE ERRO DE 2% QUE O IBOPE ADMITE ERRAR”. De qualquer maneira ESSES NUMEROS SÓ VALERIAM SE TIVESSE SEGUNDO TURNO, o que fica cada vez MAIS IMPROVÁVEL, porque o PSDB além de “NÃO APRESENTAR PLANO DE GOVERNO E NÃO CONSEGUIR INCRIMINAR A DILMA”, também NÃO CONSEGUE FAZER DECOLAR A CAMPANHA DO AECIO, que AINDA VAI TER QUE EXPLICAR MUITO O AEROPORTO QUE CONSTRUIU NA TERRA DO TIO DELE.

  13. Armando Francisco disse:

    Gostaria de acreditar em pesquisas, mas infelizmente o poder prevalece, principalmente para um governo corrupto que temos. ver se já foi feito pesquisa em porta de HOSPITAL, nos pontos de Onibus em horário de pique, pois toda pesquisa tem o seu interesse. Como é o governo que manda, vamos ver na urna.

  14. roberto disse:

    Só quem mora em SP e conhece os tucanos(20 anos seguidos) sabe q o Aecio está sem chance, apesar da maioria da imprensa(golpista) estar a favor dele.Afinal quem d SP não conhece o q fez FHC qdo era presidente? Escola pública q passa aluno q nem sabe ler. Onde estão os pedágios mais caros “do mundo”, onde está o metro d SP q é feito a passos d tartaruga(temos menos metro q em buenos aires),E agora tem o “Apagão da água” em SP, q a imprensa tenta esconder mas em SP já tem racionamento.

    • José disse:

      Roberto. Você deve ser militante né? Por que aqui em São Paulo Alckmin ganha no primeiro turno e Haddad está com record de rejeição. Aqui em SP até damos uma chance para o PT vez ou outra pois a alternância é importante. Mas o PT não se ajuda… continuam com medidas demagógicas e movidas por outros interesses. Aqui todo mundo sabe por que haddad gosta tanto das empresas de ônibus… veja quem é o secretário de transporte.

  15. VALDIR ALMEIDA disse:

    Vários institutos dão resultados diferentes do Datafalha. O Datafalha tem que prestar contas de tantas distorções.

  16. Antonio Oliveira do Nascimento. disse:

    O Brasil, como todas áreas de ciências e tecnológias,também a área da politica também está estagnada no tempo ficando nas mãos de pessoas com apenas uma expectativa. Ade se dá bem.

  17. LINDOMAR CESAR SANTOS PINHEIRO disse:

    Gente!!! vamos acordar, perpetuação de poder é burrice, ainda mais, com tanto escândalos de corrupção auferida pelo PT, será que somos realmente analfabetos em todos os sentidos? já foi o maior erro terem colocados estes canalhas no poder, encabeçados pelo chefe da quadrilha Luiz Inácio Lula da robalheira e que nunca sabia de nada. Muda Brasil, Deus é brasileiro e não irá deixar o nosso povo sofrer mais 04 anos.

    • Augusto Carlos disse:

      Você esta sendo incoerente, se não devemos perpetuar o poder então porque em São Paulo pode, são 20 anos de revesamento do PSDB…tem alguma coisa errada ou não??

  18. Marco Antonio disse:

    Em qual instituto de pesquisa dá para acreditar? Aqui na Bahia na Disputa entre Jacks Wagner e Paulo Souto, até o dia da eleição no boca de urna o Ibope dizia que o Paulo Souto venceria no primeiro turno, e o que aconteceu? ele perdeu no primeiro turno. Foi uma vergonha nacional. Alguém questionou o Ibope? Claro que não. Agora o Data Folha diz que os candidatos da aposição se aproximaram de Dilma, alguém acredita? só idiota para acreditar.
    O melhor resultado hoje é o da Band Eleições que vi na segunda passada, é um apanhado de todos os institutos de pesquisa fazendo uma média ponderada em que somente é avaliado os votos válidos. Para que analisar indecisos e voto nulo. Só para quem tem uma cabeça nula.
    Marco Antonio

  19. Jonhson Pinto disse:

    Sinceramente eu não sei qual é o objetivo destas pesquisas, acho que ela influenciam o eleitor e com isso o voto deixa de ser livre, por mim elas não existiriam.

  20. Alexandre Magioni disse:

    Vejo muitos discutindo aqui e escrevendo sobre um , sobre outro, muitos parecem da equipe de Marketing de cada candidato.
    O que tenho a dizer? O governo atual esta SEM COMANDO, o BRASIL ESTA EM RECESSAO, economia sem rumo, inflação e juros em alta, CARGA TRIBUTARIA BATENDO RECORDE! Me desculpe a dona Dilma, mas tenho que falar dela pois ela esta ( não esta) no comando! E o Navio esta sem rumo. Se não fossem os programas sociais nossa Presidenta estaria numa situação muito pior! Se o senhor Aecio Neves usar a cabeça e firmar um compromisso claro que os programas sociais avo continuar, leva a eleição! E temos que tentar algo novo, para uma democracia a permanência do mesmo grupo no poder por muito tempo E’ PESSIMA! E me desculpe o PT, eu esperava mais, o povo esperava mais, principalmente no quesito IDONEIDADE, ZELO PELO DINHEIRO PUBLICO, mas a administração virou um grande escritório do PT, NAO QUERO MAIS ISSO, VOU TENTAR O NOVO!

  21. Paulo Souza disse:

    Nunca antes na história desse País, um representante do Governo (Presidente) levou tanta vaia no País inteiro… até no show do Rappa, que não tinha nada a ver com a política, na hora do intervalo foi uma loucura….a rejeição é muito grande…. o governo está tapando tudo como por exemplo a CPMI da Petrobrás…. alguém sabe de alguma novidade ???? então, o governo “barrou” toda e qualquer informação a respeito.Uma verdadeira vergonha !!!!!

  22. Antonio Alves Cardoso disse:

    Parabéns ao Blog do Kennedy e obrigado pela esta oportunidade !
    Eu não sou vinculado a nenhum Partido Político, mas eu acho que a Corrida Presidencial, não haverá novidades até o dia das ELEIÇÕES/2014. Porque a Presidenta Dilma Rousseff, está à cima de qualquer escândalo político, o que não ocorre com o Candidato do PSDB, no caso deste AEROPORTO construído em terras de seus Parentes, Ele terá uma pedra enorme no seu sapato eleitoral.

  23. Marco Andrade disse:

    Bom, durante minha infância, por influência da minha família aprendi a odiar o PT, comunismo e descriminar pobre e nordestino. Era das classes mais abastadas, estudava em colégio particular Na Globo sempre passava o pobre falalndo errado e o sindicalista como marginal e baderneiro. Minha família votou no Collor em 89, menos o meu pai que em missões de comércio exterior sempre me passou um outro lado da esquerda, mesmo com as suas contradições. Vi um pai de uma amiga se matar, quando o Collor confiscou a poupança, com o apoio na época do PSDB, que era da base de sustentação. Em um video da BBC d e Londres e vi aquele Lula que minha família tanto xingava nas greves do ABC realizer uma verdadeira revolução social , mudando a realidade dos metalúrgicos do ABC, aprendia partir dai os valores e passei a respeitar aquela gente que lutava por melhores condições e venceram a ditadura militarsem precisar disparar um tiro. Vi muitos pais de amigos e conhecidos na era FHC perderem empregos quando estavam para se aposentar e irem trabalhar como camêlos ou coisa pior, vi plataformas e navios sendo feitos em Singapura sem gerar nenhum emprego, a industria naval morta, vi privaizações serem feitas para grupos que continham irmãos , amigos e parentes de politicos do PSDB , como Tarso Jereissati e a filha do Serra, sendo vendidas a preço de banana e com dinheiro do BNDES(nosso), vi o salário do trabalhador ser arroxado , os sindicatos e movimentos sociais reprimimidos. Vi o FHC pegar no ultimo ano pegar 3 empréstimos com o FMI e a inflação a 19% e o dolar a 3:80. Vi o PIB elavado, mas com milhões de brasileiros sem ter o que comer. Vi a Petrobrás desmontada e valendo muito pouco, com um número elevado de demissões “voluntárias” e a elite branca da qual eu fazia parte cagar e andar para o povo, com o Falabela( no sai de baixo) ridicularizando pobre o tempo todo….

    • Cleber Costa disse:

      Conversa para boi dormir. FHC é o verdadeiro revolucionário do plano real. Ele que apertou o cinto quando devia. Entregou o País numa situação excelente, e o PT está arrebetando o País. Só não enxerga que não quer.

      • m.a.p disse:

        Sinto muito dizer senhor Cleber Costa porem sua a firmação de quem enxerga é porque não quer
        lhe serve na medida pois o seu ídolo fhc quebrou o pais tres vezes ainda deixando o pais dependente do FMI e suas exigências draconianas.
        Dispa-se de sua ideologia rançosa e compare os períodos nos quesito:taxa selic, inflação, desemprego,construção de escolas e universidades, constatara que os tucanos não deixaram nem uma mísera obra de cimento e ferro.
        Os caras são bons mesmo é de market, cumpliciados com a grande mídia.

      • maria de fátima disse:

        Engano seu, EFEAGACE NÃO criou o plano real, pesquise melhor sobre isso e os dados sobre a situação do país quando ele saiu do governo!

    • Fabi disse:

      E aí morreu?
      Tá vivo, continua fala como o plano real mudou o Brasil feito pelo FHC e que o PT foi contra, fala dos últimos índices de criminalidade, educação, saúde, corrupção. inflação, divida e juros altíssimos que o PT esta deixando…
      Não tenho partido sou Brasil. Vamos enxergar o que esta diante dos nossos olhos, não adianta fechar os olhos e tratar partido igual ao time… fingir que esta tudo bem…
      prefiro arriscar e mudar e resta a gente cobrar que esses políticos ao invés de ficarmos passivos sendo roubado por todos os lados, chega de ”rouba mas faz”

    • Marcos sinceridade,fazia algum tempo que eu não lia algo tão real.Infelizmente vivemos num país onde o abito da leitura é muito baixo,pois vivemos num país de manos semi analfabetos.Só para enfatizar seu bom comentário,eu ia alem em janeiro de 2003 quanto Lula assumiu a presidência da república o Brasil tinha uu$ 37,000,00 bilhões dolatres em reservas,sendo que uu$ 25000,00 bilhÕes estavam confiscados pelo FMI.Quando Lula deixa o governo em janeiro de 2011 tinhamos UU$ 375.000.00 em reservas internacionais,e nem um centavo penhorado pelo FMI,hoje nós emprestamos dinheiro ao FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL….PSDB P ARTIDO S ÍMBOLO DO D ESCASO COM O B RASIL.
      Grande abraço

  24. Carlos disse:

    As pesquisas mostram na verdade é que dilma e seu pt não tem maioria, 41% e 45% são números para se ganhar uma eleição, mas ter maioria ela não tem, isto significada que a maioria não está satisfeita e uma parte desses são um bando de covardes.

  25. Nelson Fragoson disse:

    A única possibilidade que vejo para que a Dilma vença nem que seja no segundo turno será o grande número de votos brancos e nulos,que creio nesta eleição parece que será uma tendência.Grande parte da população já tem uma grande rejeição não só pelo PT,mas pelos outros partidos e tenho certeza que o reflexo estará nas urnas.

  26. Cleber Costa disse:

    PT só tem ladrão. PSDB só tem ladrão. Alternativa? Sair do Brasil. Só tem corruptos…
    Por favor, publique o meu anúncio. Que história que é repetida…

  27. sandro pires disse:

    Gente, não preciso lembrar que tratando-se de corrupção, o nosso pais
    já tem histórico, tá no sangue e onde há fumaça, tem fogo. Se o ministério público investigar a fundo vai descobrir corrupção também em Goiás com o Marconi Perilo(PSDB-Carlinho Cachoeira), em São Paulo (PSDB-Metro), parece que desde o Mário Covas, em Minas com o Azeredo, Aécio(PSDB-Marcos Valério),em Pernambuco (PPS-Suape). O PT deixou muitas pistas e foi punido, mas ele nunca esteve sozinho.

  28. Pasquale disse:

    Marco Andrade, vc fala isso tudo para que??????
    Então podemos ter uma quadrilha que parte esta presa,governando o País como nada houvesse acontecido,o País que aceita isso não pode querer mais nada.
    Então se vc aceita isso como normal,o seu filho pose ser ladrão que é normal?
    Eu não gostaria de ter um filho ladrão,mas quanto a vc…
    Pau que dá em Chico…dá em Francisco.

    • CLAUDIO disse:

      Pasquale, Pasquale…não entendi pataquada de sua resposta ao Marco Andrade. Sinceramente esse tipo de resposta ofensiva é própria dos peessedebistas. O Marco colocou com serenidade toda a vergonha que tem feito os homens de bem corar e o sr vem com esse papinho? Tenha dó!

  29. Luciano D.Borges disse:

    Eu espero sinceramente que os jovens possam mudar este País, quando começarem a votar com consciência, e definitivamente excluir da vida pública políticos corruptos, os que tem a filosofia do rouba mas faz, os que pensam que os fins justificam os meios, a corrupção existe em qualquer lugar do mundo e em qualquer regime politico, porém no Brasil é escancarado e já tem gente achando que é normal, lamentável. Com relação as pesquisas não me baseio nelas para definir meu voto, até porque tenho minhas convicções, mas infelizmente existem pessoas que devem se influenciar por elas…….INFELIZMENTE….

    • Adalberto disse:

      A explicação, para o delirante resultado da pesquisa Datafolha para o segundo turno das eleições presidenciais, é muito fácil: só pode ter sido realizada no Comitê Nacional da Campanha do Aécio, mais conhecido em Minas como “Aé Aeroporto”

  30. Wellington Nogueira disse:

    ESSAS PESQUISAS SÃO COMPRADAS PELO PT PARA O POVO ACHAR QUE ELES ESTÃO GANHADO. INFELIZMENTE MUITAS PESSOAS VOTAM EM QUEM ESTA GANHADO PARA NÃO PERDER O VOTO. MAS MESMO SE ELES NÃO GANHAREM JÁ TEM UM ESQUEMA QUE ALTERA OS RESULTADOS NAS URNAS PARA BENEFICIAR O PT.

  31. Carlos Henrique disse:

    Qual é a credibilidade que o IBOPE Tem? é só a quem os interessa,quem conhece um pouco de política sabe disso!!!

  32. paulo azul disse:

    A campanha já começou. Grande parte dos senhores que opinam aqui e que parecem apaixonados por um partido ou por outro, são contratados para dar opiniões e criar debates que não existem para o cidadão comum.
    Grandes empresas de marketing eleitoral não esqueceriam os principais sites da internet!É claro que tem muita gente de plantão para puxar o saco de um e de outro!Pagos!

  33. Wilson Ferraz disse:

    Olá amigos, de uma coisa tenho certeza, estamos numa enrascada, devemos votar sim e com certeza e consciência do que vamos fazer na urna, e não devemos pensar que só temos políticos ladrões, isto não temos dúvida que se o camarada for honesto quando ele entra na política ele muda de vida honesta, mas encima de tudo isto não podemos é deixar Dilma ganhar pq a situação de nosso país que não é boa vai ficar muito mais ruim ainda pq Dilma não vai ter interesse nenhum de melhorar o país, pq ela sabe que será o último mandato dela e do PT, portanto devemos votar sim na oposição e melhor ainda num candidato que tem grandes chances de derrotá-la no 2º turno, vamos lá minha gente brasileira com fé e unidos venceremos esta corja do PT

  34. Marco disse:

    Engraçado, tenho amigo em varias cidades, eu mesmo fiz pesquisa, o resultado é simples , de cada dez pessoas 8 votam em Aécio, tem alguma coisa de errado que não está certo.

    • Robson disse:

      Ao invés de vc fazer pesquisa com seus amigos, vá fazer nos assentamentos, vá fazer junto a agricultura familiar, responsável pela comida em sua mesa, vá fazer no agreste da Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Piauí, Ceará. Vá fazer com o empresariado do varejo. Eu fiz uma pesquisa também e de cada 10 votos, 10 era pra Dilma.

    • José Lourenço disse:

      Marco, acho que suas pesquisas estão sendo feitas dentro dos comitês eleitorais do PSDB, por mais que se tentem forçar a barra, o mundo aqui fora do seu universo está bem diferente. O horário eleitoral ainda não começou e até agora o que temos ouvido é a propaganda anti-PT da mídia, quando começar a campanha de verdade a realidade será totalmente diferente.

  35. josean disse:

    se essa bruxa ganhar as eleições,o brasil vai ficar pior do que a argentina.

  36. Pasquale disse:

    Cláudio,me referi ao Marco e ponto.
    Não tenho partido e ponto.
    Quer que eu escreva mais…eu não quero kkkkk

  37. valle disse:

    A pouco mais de três meses para as eleições, os institutos de pesquisa, sob pena de descrédito e desmoralização, começam a ter que chegar perto das verdadeiras tendências do eleitorado. O grande cabo eleitoral da Dilma sequer apareceu – isso é o que definirá a campanha da situação.

  38. Adelson disse:

    Estranho um monte de nada sendo falado, estamos sem opção de Presidente?

  39. Zé do Rádio disse:

    Volta Collor!

  40. Jorge Francisco disse:

    A culpa dessa disputa e, ainda, a existência do pt é do FHC, ele (psdb) deveria ter dado o “impeachment” no escândalo do mensalão… Por muito menos, o Collor sofreu.

  41. EduardoR.Almeida disse:

    Nunca acreditei em pesquisa, pois acredito na cabine eleitoral é na hora de digitar que se vê quem é quem.
    Gostaria te citar uma coisa que aconteceu em Minas no governo Estadual efetivou 100.000 funcionários públicos sem concursos e agora é que eu quero ver pois este pessoal esta todo na rua,pergunto agora qual é a seriedade deste governo e qual era o governo nesta época, uma coisa eu digo não era o PT.
    Muitos falam disto daquilo mas não adianta é DILMA na cabeça.

  42. Kenned este percentual que o Aécio tem é o mesmo do Serra em 2002 e alqmim em 2006 que era o mesmo que FHC deixou o governo em 2002 ou seja são aqueles radicais contra o PT que são também os mesmos que estão sempre de plantão para comentar aqui já são derrotados por antecedência mesmo.

  43. José Valente disse:

    Os órgãos de pesquisas escolhem o universo a ser pesquisado, portanto, depende das pessoas e dos lugares onde estão sendo feitos os censos e é dessa forma que se atinge um determinado resultado, sendo correto ou tendencioso.
    Como quase tudo nesse país funciona por meio de propina, fica difícil saber qual pesquisa tem o seu resultado definido como verdadeiro…
    Boa parte dos eleitores são ignorantes demais para distinguir entre o joio e o trigo…são esses movidos por puro interesse pessoal. Dessa forma, quem dá mais esmolas já larga com vantagens, a não ser que seja protagonista de tanta porcaria e incompetência que nem dessa forma consegue se reeleger…

    • paulo azul disse:

      Fico impressionado como tem gente paga para dar opinião a favor e contra.
      Nesta eleição vai ser dose aguentar aquele turbilhão de mensagens políticas na internet plantadas pelos escritórios eleitorais. Profissionais tentando se passar por povo!Haja paciência!
      Ninguém responde por que é verdade!

  44. Robson disse:

    A maioria dos comentários contra o PT vem de pessoas que nunca votaram e nem votaram no PT, são pessoas com cunho reacionários, que não quer ver de jeito nenhum distribuição de renda no país, o pobre nas universidades, médicos nos rincões deste país para os mais necessitados, como por exemplo, estive no município de Caruari, com pouco mais de 20 mil habitantes, não tinha um médico se quer, o barco hospital só ia de quinze em quinze dias, pelo que os demutucanos falam aqui nessas discussões é que essas pessoas não tem o direito a serem assistidas, pois não moram em nenhuma zona sul, nem fazem parte dos centros decisórios, vivem de esmolas, como costumam dizer, só quem tem direito a dinheiro do governo e a atenção dele são as grandes corporações e a elite branca que manda nesse imenso território, que é tratado por vocês ainda como capitania hereditária, a máscara do fascismo de vocês já caíram a muito tempo, e realmente o povo dará a resposta nas urnas, quem viver verá.

  45. francisco disse:

    Vc tem razão Jhony. O PT é fantástico, basta ver a atuação do PT na Petrobras, na transposição do São Francisco, nas obras do porto em Cuba, isso sem falar nos herois do PT, erroneamente chamados de mensaleiros. Esse pessoal certamente não conhece o projeto do Forum de São Paulo, não sabem o que é socialismo bolivariano, são contrarios a líderes como Hugo Chaves e Fidel Castro.

  46. savio disse:

    Daí eu pergunto: se a margem de erro destas pesquisas são ditas de 2% e esse erro aí é da ordem de 15 a 20%, como fica a credibilidade?

  47. Carlito disse:

    Pesquisas sobre intenções de voto, deveriam ser proibidas, porque a maioria do eleitorado brasileiro é formado por pessoas de baixa escolaridade e baixa renda e que por sua vez, se deixam levar pelos números da pesquisa. Tais pesquisas, só deveriam ser publicadas se fossem elaboradas em todas as regiões do pais ao mesmo tempo. Essa ultima, foi feita só em São Paulo.

  48. Milton Guirao disse:

    Concordo plenamente, inclusive em minha região que é canavieira os agricultores estão desesperados pois a implosão do Pro álcool esta destruindo muitas empresas o PT consegue levar nosso país ao fundo do poço

  49. Gilberto Rabelo disse:

    Penso que as enquetes (chamadas não sei porque de pesquisas) estejam corretas, independentemente das manipulações corriqueiras, sendo, estatisticamente falando, muito difícil definir corretamente esta avaliação. O que me causa um grande temor é que os comentários anteriores estão fundamentados em experiências traumáticas sofridas por todos nós, que tivemos governos do PSDB e do PT. Ora, daí surge uma questão perturbadora: – Votar em quem? A essa altura a saída para a sinuca seria votar no Eduardo e na Marina, com vislumbres para uma mudança e renovação que todos nós precisamos e merecemos? A máxima de que todo povo tem o governo que merece tem que ser varrida lá para o centro da Terra. Nós precisamos e merecemos por tudo pelo que temos passado (sic) de bons administradores, que sejam líderes, que sejam corajosos e limpos, sendo isto válido para os três poderes.

  50. Pasquale disse:

    O problema e que o cidadão não tem o grau de instruçao mínimo.Áté comparando a Países da América do Sul.Aí fica muito difícil,a maioria esmagadora sequer sabe o que é cidadania.Qualquer um engana um povo sem instrução.

  51. Gilberto Rabelo disse:

    Penso que as enquetes (chamadas não sei por que de pesquisas) estejam corretas, independentemente das manipulações corriqueiras, sendo portanto, estatisticamente falando, muito difícil definir corretamente esta avaliação. O que me causa um grande temor é que os comentários anteriores estão fundamentados em experiências traumáticas sofridas por todos nós, que tivemos governos do PSDB e do PT. Ora, daí surge uma questão perturbadora: – Votar em quem? A essa altura a saída para a sinuca seria votar no Eduardo e na Marina, com vislumbres para uma mudança e renovação que todos nós precisamos e merecemos? A máxima de que todo povo tem o governo que merece tem que ser varrida lá para o centro da Terra. Nós precisamos e merecemos por tudo pelo que temos passado (sic) de bons administradores, que sejam líderes, que sejam corajosos e limpos, e sendo isto válido para os três poderes.

  52. rudi disse:

    A oposição também conhecida como direita, se lançou contra o polo naval, a transposição do São Francisco, Bolsa-Família, Minha Casa Minha Vida, Enem, Mais médicos e pasmem, em pleno Brasil contra a Copa do Mundo. Parafraseando aquela atriz eu diria que temo esta gente. Estão cometendo suicídio eleitoral a muito tempo e seguem cegos pela crença de encontrar a “esperança branca” que os reconduza ao paraiso do poder.

  53. douglas disse:

    Se eu fosse do PT que dizem comprou a pesquisa, o Aécio teria somente 2% não acham?? vou pagar para o inimigo ficar alegre, só na cabeça dos mal informados que vivem de fofocas.

  54. evaldo disse:

    meus amigos a dilma ta eleita , a pesquisa do data folha foi tendenciosa , o ibope mostrou a realidade dos fatos , a folha de saopaulo é tucana , podo apostar

  55. Cristóvão Marinho disse:

    Vc não acha que seria melhor fazer a pesquisa somente junto ao pessoal que ganha o bolsa-família ? Tenha a santa paciência, meu caro. O PT está destruindo o Brasil e acabando com o plano real. Fora PT

    • douglas disse:

      Como o bolsa familia é administrado pelas prefeituras de todos os partidos e esse ano não tem eleições para prefeitos não entendi a critica.

    • Jose Carlos disse:

      cristovão, antes do bolsa família na era fhc, nos ganhávamos cesta básica que era composta de: feijão, farinha e fubá, minha mãe me acordava as 5 da manhã caminhávamos por quase 1 hora a pé, e quando chegávamos no local de recebimento da cesta já tinha mais de 500 pessoas e a distribuição só começava as 09:00 da manhã era humilhação pura, nossa mistura como a de milhões de brasileiros era retalho de carne que pedíamos nos açougues,pé de frango, carcaça, pescoço e até tripa de porco que comíamos frita, isso quando ganhávamos, nós vivíamos de esmola, com certeza você nunca passou por isso, e você acha que bolsa família é esmola, você quer criar a cesta esmola de novo, meu caro o psdb verdadeiramente não representa os pobres deste pais, poderia continuar escrevendo tudo o que passamos na era fhc, mas vou terminar por aqui pois se não vou levar muito tempo, e minhas filhas e filhos precisam terminar trabalho da faculdade, que conseguiram através do prouni, coisa que não tive oportunidade. Me esqueci quem criou a aprovação automática foi no governo do psdb, quanto mais não alfabetizados mais fácil de manipular, é isso que você defende.

  56. Ricardo Dourado disse:

    Também não sou PT , não sou de partido algum .Mas simpatizo e acredito na presidente Dilma e na sua vontade de melhorar o Páis, .Mas o Pior Não é nem o PSDB , que apesar de ser um partido historicamente voltado apenas para os interesses de grandes empresas , bancos ,Mas vejo como real ameaça para o retorno da corrupção e dos interesses escusos que de certa forma estão vindo atona com o atual Governo e que não é de hoje , é o principal aliado do PSDB ,O DEMO . o antigo PFL . Esse é uma verdadeira quadrilha nos quadros partidarios e é o principal aliado dos Tucanos. Esses dão medo. É o Partido com maior numero de policos cassados e envolvidos em corrupção .

  57. Messias Aparecido Rodrigues disse:

    SOU PEDAGOGO, PÓS GRADUADO EM GESTÃO EDUCACIONAL DESEMPREGADO ESTOU NO BOLSA FAMÍLIA, PROGRAMA SOCIAL QUE É UM DEVER DE QUALQUER POLITICO, EMBORA O BOLSA FAMÍLIA TENHA SIDO CRIADO SOB O MODELO DE VALE GÁS, BOLSA ESCOLA E O BOLSA ALIMENTAÇÃO PELO PSDB, TAMBÉM O REAL QUE DEBELOU A INFLAÇÃO VALORIZANDO A NOSSA MOEDA, E PERMITINDO A EFETIVAÇÃO DE MUITOS OUTROS PROGRAMAS CRIADOS PELO PSDB A EXEMPLO DO BPC, SEGURO DEFESO E.T.C, EU VOTO PSDB, VOTO AÉCIO, EU ESTOU BOLSA FAMÍLIA, MAS PREFERIRIA ESTÁ EMPREGADO, TER ATENDIMENTO NOS PSF, SEGURANÇA, E.T.C. PORTANTO EMBORA NO BOLSA FAMÍLIA EU VOTO COM AÉCIO NEVES.

    • m.a.p disse:

      Caro Messias
      infelizmente digo-lhe que com essa visão miope de mundo e sua conjuntura sera dificil voce conseguir emprego , ainda mais na Educação.

  58. José Bezerra Sampaio disse:

    Foi muito oportuno esta análise de Kennedy pois despertou a atenção para um fato que muita gente comenta a respeito das pesquisas sobre eleições: Que de vocês já foi entrevistado por pesquisadores? É difícil encontrar pessoas que deram sua opinião aos pesquisadores, o que gera muita desconfiança dos eleitores e de qualquer cidadão.

  59. Silvio Luiz da silva disse:

    Quando que um pobre no Brasil teria condições de cursar uma faculdade de medicina ou engenharia? Eu por exemplo, tive meus impostos devolvidos ao receber com minha mulher duas bolsas universitária de engenharia, a mãe dela (minha esposa) e a vó receberam duas casas no nordeste ainda esse mês. Ainda no nordeste a divisão de renda por intermédio do bolsa família tem movimentado e muito a economia daquela região a qual pertenço. Veja: O program “Luz para todos”, tem levado aos lugares mais remotos energia elétrica e lá tem incentivado as pessoas a comprarem eletro-domésticos, e assegurar as pessoas que fabricam o emprego. Pois bem, tenho visto o desenvolvimento claro nas pessoas de classe econômicas mais baixas. Não entendo como a presidente irá perder o poder para quem fazem coisas aparentemente llicitas. É o caso do aeroporto que foi construído no terreno do tío-avô do então candidato Aecio Néves, que tem á seis quilômetro do luga, um sítio. O problema pior é que a empresa que reformou o aeroporto depositou na conta do mesmo 60 mil reais. E ai nós que somos pessoas pobres, porém, não “somos burras”, temos visto a imprensa nem ai para mostrar com mais vigor esses acontecidos, mostramo um partidarismo incrível! Eu fico com governo que tem ajudado unica e exclusivamente nós que somos pobres. Estou estudando engenharia, isso pra mim é um sonho! Abraço!

    • Alice disse:

      É isso aí Silvio.Vejo isso que vc diz em outros estados, estão contentes em serem tratados com dignidade pela 1ª vez.. A Dilma será eleita e só em São Paulo ,estado de muitas pessoas conservadoras e ignorantes.Posso dizer com todas as letras ,sou paulista e tenho nojo desse povinho que agora vai ficar sem água também, pois está atrasado em tudo.A falta de água isso é jogo para vender o aquífero Guarani (12% da água do planeta passando em baixo dos estados do sudeste e sul) e nós sem água, muito estranho…
      É muito ódio ao PT que não tem reação a tanta mentira.Vamos reagir e provar que a mídia é vendida.Lembrem-se “Não vai ter Copa “e foi um sucesso…

  60. washington vitalino disse:

    Meus caros , sou mineiro e só gostaria de fazer um convite para quem não conhece Aécio Neves , Azeredo , Anastasía e outros tucanos ! venham ao nosso querido estado , vejam as maravilhas feitas pelo psdb , não é erro de escrita de minha parte pois me recuso escrever usando maiúsculas ,nos últimos anos !

  61. paulo fernandes de castro disse:

    Ser contra privatizações e concessões é pirataria petista contra FHC e PSDB, já passou…
    as pessoas estão aí com seus smartfones(nem é mais celular), seus táblets e sua internet conectada com o mundo, sem falar que tadas as companhias privatisadas estaõ pagando impostos e Petrobrás que não foi está devendo 8 bilhões de impostos ao tesouro e ainda com uma dívida de 248 bilhões, isto é coisa normal para Lula , Dilma e os petistas.
    Mas eu tenho uma grande esperança na alternância vendo Aécio presidente!

  62. cubalivre disse:

    O AECIOPORTO é só para pouso e decolagem dos Tucanos. Isso é uma vergonha! Aécio N E V E R !

  63. José disse:

    Nunca antes na história desse País, um representante do Governo (Presidente) levou tanta vaia no País inteiro. Fatos e dados. Pessoal ficou bravo. Eleitores ou militantes?

    • Silvio Luiz da silva disse:

      É lógico né meu amigo? Uma elite que não aceita o bolsa família como distribuição de renda, e que não aceita um governo que olha mais para os necessitados, é evidente que eles vão fazerem complô com políticos aliados como o que quer chegar ao poder a toda custa como o PSDB para vaiá o governo. É de uma educação que esse povo que vaiou a presidente tem que eu as rejeito! Tudo demagogia, “pedem” educação pra quê?

  64. José disse:

    A inflação real média na era PT é acima de 20% ao ano. População perde mais de 10% de poder aquisitivo ao ano. FORAPT e não volte NUNCA MAIS. Esse é o resultado de politicas demagógicas, populistas e o fechamento da economia. STAGFLAÇÃO.

  65. PSDB: PRIVATIZAÇÃO SOFRIMENTO DESEMPREGO E BANCARROTA!
    A CSN, EM VOLTA REDONDA, FOI PRIVATIZADA PELO PSDB, COMO MUITAS OUTRAS EMPRESAS ESTATAIS NO BRASIL. A INSATISFAÇÃO DOS TRABALHADORES, ATÉ MESMO NAS HIERARQRUIAS SUPERIORES, SÃO DE MAU A PIOR. A COMEÇAR PELA VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO PROFISSIONAL. QUALQUER INSTITUTO DE PESQUISA SÉRIO COMPROVARÁ ISSO. OS CEGOS, AQUELES QUE QUEREM VER, QUE DEFENDEM A PRIVATIZAÇÃO

  66. Fred disse:

    A farsa petista esta se desmontando. A casa caiu. Não tem volta.

  67. Paulo Sergio disse:

    O Ibope pra mim perdeu a credibilidade faz tempo!!! Montenegro….aff
    O Datafolha e o Inst. Sensus comprovam a realidade!!
    Prefiro acreditar nesses!!!

  68. Roberto Marques disse:

    Quem apóia Aécio não conhece o tamanho do desgoverno praticado por ele e seus seguidores. Quer conhecer Minas venha aqui e olhe de perto as escolas públicas, o sistema de saúde e transporte público. Nas propagandas uma maravilha, no dia a dia do trabalhador um pesadelo sem fim.

  69. ruoger disse:

    O pt era contra tudo que o PSDB fazia e que começou a tirar o Brasil do buraco.Aí pegaram carona e se fazem de heróis(apesar dos mensaleiros comprovados).Copiaram os programas assistencialistas só mudando nome para se fazerem de bonzinhos com os pobres,mas não passam de esquerdinha caviar ou seja vivem de uma maneira bem diferente do que pregam.O brasil está caótico :criminalidade,saúde,impostos que não acabam,educação falida,greves ,manifestações(sem terra,sem teto,black bocks…)MEU VOTO É DO AÉCIO SEM DÚVIDA.DE cada 10 pessoas que converso 7 são PSDB. A farra acabou ,ladrões mentirosos

  70. João Alberto Afonso disse:

    Me engana que eu gosto. As redes sociais, o Itaquerão e o Maracanã são reações da elite, como disse o lamentável LULAPITU. A verdade é uma só DILMAPETROBRÁS deve estar em terceiro.

  71. Marcio Abud disse:

    Se vão 12 anos e o PT nunca viu nada e nunca soube de nada, tudo é mentira da oposição.

    O povo gosta mesmo é de ser chamado de trouxa imaginem os Petistas conversando nos bastidores um diz e o povo outro responde que povo, esse bando de ignorante é só a gente dizer que não sabia de nada. Por isso digo AÈCIO JÀ.

  72. Roquemar Pedroni disse:

    Até aqui nos comentários e respostas o pessoal pro Dilma deu uma lavada nos tucanos comprovando o que as pesquisas já mostram, DILMA REELEITA NO PRIMEIRO TURNO.

  73. acho salutar, ler as opinioes, mas desta vez votarei no pt, obrigado.

  74. antonio barbosa disse:

    O Ibope não é um instituto sério. No data folha pode-se esperar algo melhor. O que me intriga é o fato de nenhum instituto promover a transparência das pesquisas. Porque não divulgam quem foram os entrevistados; quais lugares; quais critérios como: nível escolar, profissão, renda de – até, cor, raça (os cubanos e os haitianos receberão passaporte e dupla cidadania para votar no PT), ENTRE OUTROS. Estas pesquisas me cheiram muito mal. Como pode um PosTe com tanta rejeição e tão incomPeTente ainda esta na frete das pesquisas? Dilma é muito ruim, fraquinha, fraquinha, tão fraquinha que Guido Mantega não vai continuar caso ela se reeleja. Imagina o que vem por ai…

  75. Lincoln De Omena disse:

    Penso que ninguém pode se perpetuar no poder, já são 12 anos de PT e o desgaste com as sucessivas acusações de corrupção principalmente envolvendo a Petrobras (Leiam a matéria publicada pela revista Veja) mostra de forma clara que deve haver mudanças, Aécio ou Campos tanto faz, o importante e tirar o PT do poder.

  76. FERNANDES disse:

    Veja o Balanço completo do (PAC 2) no SITE DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO.

  77. Ricardo Quelha disse:

    Os índices variam conforme o “investimento” do Governo….O instituto que ganhou mais, avalia melhor a candidata a reeleição….Eu pessoalmente,não acredito em Instituto nenhum de pesquisa, pois o melhor “instituto” é a voz da rua, aquela que se manifesta sem medo de ser “perseguida ou condenada”, aquela que não se vende por um “Bolsa Esmola” e outras coisas….
    A única coisa que esse povo tem medo, é que mesmo manifestando sua intensão de voto, as apurações sejam fraudadas, conforme já houve denuncia e comprovação.

  78. Danilo disse:

    Nossa ! Como se tivesse opção política boa, e honesta para o Brasil ! Que piada! O PT já ficou no poder o PSDB já foi poder e em SP é poder a anos e olha tb a porcaria que está…O Brasil vive é um crise politica que quem está fora da “farra” quer entranr somente isso , nada mais. O resto é coversa bla´blá blá…Quandoi poder o PSDBD se divertiu bastante, agora que é poder e o PT que se diverte, agora o PSDDB que está na maior “seca” quer apenas voltar ao poder para voltar a se divertir, nada mais…E o povo acretitando nos blá blá blá…

  79. Saulo disse:

    Discordância que só prova que tem alguma coisa errada ou com o Datafolha ou com o Ibope ou com ambos (mais provável nesse país em que tudo e todos estão à venda). Se, a AMOSTRA deve representar o UNIVERSO, deve estar havendo manipulação da amostra para atender a interesses que desconhecemos. Isso me faz lembrar uma frase que aprendi nos meus tempos de faculdade: “se o experimento exige uma reta, obtenha apenas 2 pontos”. Discordância que transforma a tal margem de erro tão alardeada como totalmente irrelevante nos dois casos. Enfim, “isso é Brasil”.

  80. Alexandre disse:

    Embora pareça que tudo estar tranquilo para a presidenciável Dilma, a roda pode virar de hora pra outra. Estes percentuais presentados pela Datafolha e Ibope, podemos comparar com o número de bolsas famílias e outras. Não creio que o PSDB ou outro partido qualquer seja a solução para o Brasil, no momento, porém, há a necessidade de mudarmos alguma coisa neste país. Privatizar… Talvez seja a melhor opção para o Brasil, a USN e outras apresentavam balanços apenas com prejuízo. Não ficaríamos a mercê de favorecimentos a partidários algum e contribuintes de campanhas eleitorais. Vejamos o que está acontecendo no caso dos manifestantes, conseguiram um HC, pois um Desembargador considerou jargões em autos de prisões com os que foram utilizados na ditadura. Queremos viver num país onde não se pode fazer manifestação alguma? Não sou a favor de vandalismo, mas temos o direito de nos manifestar contra o que consideramos errado.
    Os petistas que tentam manchar o nome de qualquer um que vá de encontro a eles, esperem mais quatro anos e voltem com o Lula!

  81. JOAO P disse:

    O xara, para gente entender melhor esse negocio de pesquisa, o melhor e ler ela por inteiro, sao 62 paginas, e esta disponivel na internet, Datafolha, e no que diz respeito a SP e RJ, a Dilma ganha nos dois estados, a diferença e pequena mas, ganha. De uma olhada na pesquisa por regiao.

  82. Silvio Luiz disse:

    Me lembro bem do acompanhamento das urnas com o Alvaro Dias irritadíssimo, porque ainda cedo não estava dando o que as pesquisas(principalmente do ibope) viam anunciando. E esbravejou, criticou e mais tarde, mostrava exatamente o que o presidente do ibope dizia. Justamente 12 milhões de votos a frente de seu candidato derrotado José Serra. Em Alvaro Dia teve que se contentar com essa pergunta do jornalista da band: “O senhor acredita que essa vitória da Dilma foi acachapante?” E a resposta foi essa: “Dessa forma foi sim uma vitória acachapante.” Pois é, eu ganhei junto da minha esposa 2 curso superiores de engenharia. E muitos outros pobres estão desfrutando da mesma alegria que eu. Agora o resultado estará nas urnas. E acredito que Dilma será reeleita.

  83. Lucas dos Santos disse:

    Tem faltado credibilidade ao IBOPE. Em São José dos Campos, na eleição municipal de 2012, o instituto apontou vitória do candidato do PT no primeiro turno, com 65% dos votos, contra o até então desconhecido candidato do PSDB, partido que governava a cidade há 16 anos. Sabem qual foi o resultado? O PT ganhou, de fato, no primeiro turno, mas com 50,25% dos votos. Erro de quase 15%. Alguém tem dúvidas de que essa malfadada pesquisa influenciou no ânimo dos eleitores?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-19 13:03:10