aki

cadastre-se aqui
aki
Política
25-09-2018, 12h07

Ibope mostra que Haddad ganha força contra Bolsonaro

Só fato forte mudaria tendência de duelo PT-PSL
14

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

Duas semanas são uma eternidade no Brasil, mas só um fato muito forte poderia mudar a tendência apontada ontem pela pesquisa Ibope. O levantamento reforçou a tendência de que o segundo turno da corrida presidencial será travado entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). O petista também ganhou força para enfrentar o candidato do PSL à Presidência na segunda etapa.

O Ibope sugeriu que Bolsonaro pode ter atingido o seu teto no primeiro turno. Ele manteve os mesmos 28% da pesquisa anterior. O instituto confirmou que continua em curso a transferência de votos de Lula para Haddad. O petista subiu de 19% para 22%. Em cerca de um mês, Haddad cresceu 18 pontos percentuais.

Ciro Gomes (PDT) marcou novamente 11%. Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou positivamente de 7% para 8%. E Marina teve variação negativa de 6% para 5%.

As simulações de segundo turno foram mais desfavoráveis ao candidato do PSL nesta rodada do Ibope. Previamente numa situação de empate técnico e numérico com Haddad, Bolsonaro ficou 6 pontos percentuais atrás do petista. No levantamento anterior, ambos obtiveram 40%. Agora, Haddad subiu para 43% e Bolsonaro caiu para 37% na simulação da segunda etapa.

Ciro é quem teria hoje a maior vantagem sobre Bolsonaro _46% contra 37%. Alckmin obteve 43% contra 36% de Bolsonaro. Marina e Bolsonaro empataram em 39%.

*

Lealdade em segundo plano

Aliados de Alckmin e de Henrique Meirelles (MDB) estão em processo de debandada rumo a Bolsonaro e Haddad por todo o país.

Em São Paulo, por exemplo, há tratativas de bastidor entre Bolsonaro e João Doria, candidato do PSDB ao governo paulista, o que gerou desconforto na cúpula da campanha de Alckmin à Presidência. No Nordeste, apoiadores de Alckmin e Meirelles pulam na canoa petista.

*

Mais comentários

No “Jornal da CBN – 2ª Edição” de ontem, houve comentário sobre a necessidade de o presidente do STF, Dias Toffoli, dizer uma obviedade: o resultado eleitoral deve ser respeitado. Também foi analisada a propaganda de Doria na qual ele mostrou imagem do atual governador de São Paulo, Márcio França (PDT), antes de ser submetido a uma cirurgia bariátrica.

França e Doria têm trocado alfinetadas na eleição paulista, mas a propaganda do tucano passou do limite, pois estimula preconceito contra a obesidade.

Ouça no áudio abaixo:

Comentários
14
  1. ANDRE disse:

    Acho que o comportamento de Dória, dá uma pista porque o PSDB vem definhando como partido. O Dória é uma figura, que pelo que pensa e pela maneira como se comporta, jamais deveria está no PSDB. Acho que o mesmo fica muito a vontade ao lado de Bolsonaro, unindo vozes para chamar de “vagabundo” a todos que tenham pensamentos divergentes dos seus. Estes números acendem uma luz de esperança no fim do túnel, Marina, Ciro, Haddad e Alckmin, qualquer um deles é melhor que o capitão das trevas e o terror que o mesmo anuncia.

    • Santiago disse:

      Perfeito o seu comentário!

    • walter disse:

      Perfeito, caro Andre e Kennedy; em SP a disputa é mais positiva, tem maior qualidade, do que para presidente; dos três concorrentes mais fortes, todos são qualificados a principio…o Dória pecou e peca; ninguém de fato se entende em sua legenda, veja o caso Alkimin…Quanto as pesquisas para presidente, estão semelhante as URNAS eletrônicas, não transmitem verdades…a própria matéria do Kennedy afirma, que os VOTOS dos outros concorrentes, irão em sua maioria, como voto útil ao Bolsonaro; não há qualquer acréscimo, nas ultimas pesquisas…no mínimo, deveria ter subido, uns três míseros%; o candidato, minimamente, deveria ter mais que 30%…vão usar mil maneiras, de nos embromar…a grande verdade, vão tomar uma surra das Urnas; quem sabe no futuro, mudem as regras deles…

    • Laurindo disse:

      Perfeito, André. Irretocável. Apenas acrescento que comparando as táticas de Bolsonaro e de Dória, o capitão é menos aético.

    • Luciana Souza disse:

      QUEM PROVOCA TERROR E TREVAS PARA O BRASIL SÃO OS POLÍTICOS CORRUPTOS E SANG SUGAS QUE ALGUNS JÁ ESTÃO PRESOS E OUTROS AINDA CHEGARÃO LÁ. GRAÇAS A COMPETÊNCIA DO JUIZ SERGIO MORO E SUA EQUIPE DA LAVA JATO, ESTÁ TENTANDO EXTERMINAR ESTE CÂNCER QUE AUMENTA A CADA ANO NESTE PAÍS, FELIZES SÃO AQUELES QUE TIVEREM CONDIÇÕES FINANCEIRAS E PODEM DIZER QUE NÃO FICARÃO MAIS AQUI NESTE BRASIL ,SE ESTES TAIS QUE ESTÃO A TODO CUSTO A NÃO PERDER O PODER, CONSEGUIREM CONTINUAR COM O MALDITO SISTEMA DE CORRUPÇÃO. PARTIDOS ONDE A BANDEIRA É LEVANTADA NO LUGAR DA BANDEIRA DO BRASIL,NÃO MERECEM CONFIANÇA. SISTEMA COM MANOBRAS ONDE PESSOAS CORRETAS E TRABALHADORAS SÃO MASSACRADAS PELA MASSA DA BANDIDAGEM QUE AUMENTA TODO DIA. BRASIL DOS VALORES TROCADOS… MAS TE DIGO: FELIZES SERÃO TB AQUELES QUE VOTAREM NO CANDIDATO QUE ACREDITA EM DEUS,NÃO É CORRUPTO , QUE DEFENDE A FAMÍLIA, AS CRIANÇAS,O NOSSO BRASIL… E NÃO OS BANDIDOS! POIS NÃO PRECISARÃO FUGIR COMO REFUGIADOS.MELHOR JÁ IR SE LIGANDO!

    • Excelente análise, André. Parabéns.

  2. Paulo Roberto Neves disse:

    Boa tarde caro Kennedy, em primeiro lugar acho que CBN ganhou muito quando trouxe você para o time, sempre leio e quando possível ouço sua analise politica, na minha opinião você sem duvida é o um dos melhores cientista politico hoje no Brasil, confesso que tem alguns na CBN que chega me da nojo pela parcialidade.
    Há alguns meses uma pesquisa que agora eu não me lembro se foi o Datafolha ou Ibope que trouxe o resultado da pesquisa que trouxe o PT como partido preferido por 24% dos entrevistados, PSDB 4%, MDB 4%, PSOL 1% e PDT 1%, os outros partidos não pontuaram.
    Diante disto não fica claro que basta fazer uma conta simples de matemática e concluir que em uma eleição pulverizada como foi a de 89 e agora, é natural que o PT sempre tende a ter um candidato no segundo turno, ou seja, o Lula tem mais 15% do eleitorado que não é do PT, é dele próprio, concorda comigo que a transferência dos votos que são próprios do Lulismo ainda não foram transferidos para o Hadad totalmente?

  3. walter disse:

    Ninguém de fato, aceita as distorções absurdas destas pesquisas, caro Kennedy; o Montenegro suspeito, contratado pela rede bobo, tem o maior interesse em eleger o haddad, velhos aliados do lula…em seguida vem a pesquisa do data folha, suspeitíssima, já que o condutor não nega a ninguém, a amizade que tem com o lula…não tem como, já que no seu próprio relato, vc informa, que há uma debandada dos outros partidos, a favor do Bolsonaro, onde estão estes dividendos, que não aparecem??? não tem como, TER VERDADES, nestas pesquisas que apontam um absurdo de rejeição, para um; no caso do haddad tem menos rejeição histórica que o lula, como???Quanto ao governo de SP, não vejo preconceito algum; Marcio França, era daquela medida, deveria ter orgulho do seu tratamento; foi aliado do PT sim, porque não divulgar…O Toffoli precisa se ater aos seus verdadeiros desafios; conduzir o supremo sem tendencias…

  4. ANA PAULA TEIXEIRA disse:

    João Doria sendo João Doria, mostrando mais uma vez que lealdade não é o seu forte, alias, qual será o seu forte?

  5. JORGE SILVA JUNIOR disse:

    Caso Jair Bolsonaro seja eleito teremos a oportunidade de vivenciar um governo sem toma lá dá cá, sem loteamento de cargos. Algo inédito em um governo civil pós-ditadura militar. Assisti à entrevista dele ao Augusto Nunes direto do Hospital. Se mostrou muito amadurecido e equilibrado, ao contrário do rótulo que querem colar nele da época em que se pronunciava como um cidadão revoltado com os descaminhos políticos.

  6. joão disse:

    Desculpe me caro Andre….. mas o PSDB e o Doria se merecem….. o que Doria vem fazendo com o psdb é o que o psdb fez com o Brasil ao desestabilizar o governo no impeachmeant…. (o Gerissati foi honesto ao reconhecer)….

  7. José Carlos Damaceno disse:

    KENNEDY A UNICA PESQUISA QUE ACREDITO É A VOX POPULI QUE FOI A QUE MAIS ACERTOU NAS ULTIMAS ELEIÇÕES O DATA GLOBO E O IBOPE ESTÃO SEGURANDO NÚMEROS DO HADDAD PRINCIPALMENTE NO NORDESTE SE NÃO CONSEGUIREM ATRAPALHAR DO JEITO QUE A GLOBO MANDA NA ULTIMA SEMANA DIRÃO QUE ELE TEVE UM CRESCIMENTO METEÓRICO, QUEM VIVER VERÁ.

  8. João Grilo disse:

    Só mulheres com baixa auto-estima podem votar em alguém como Bolsonaro. Até criança percebeu que ele não respeita às mulheres. Mas o cancelamento de mais de três milhões de títulos eleitorais, na maior parte gente humilde e do NE, pode dar a vitória a Bolsonaro no segundo turno. Nenhum dos dois tem condições de vitória folgada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-10-15 08:11:49