aki

cadastre-se aqui
aki
Política
27-03-2014, 11h37

Ibope ruim para Dilma eleva necessidade de desinflar crises

Queda na avaliação do governo chega em hora complicada no Congresso
14

A queda na avaliação do governo Dilma Rousseff chega numa hora ruim para a presidente da República. A pesquisa foi feita antes do recente imbróglio na Petrobras, que tende a desgastar mais o Palácio do Planalto.

Nesse contexto, ganha maior importância a gestão da atual turbulência política, na qual existe chance real de criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Legislativo federal para apurar eventuais casos de corrupção e erros administrativos na Petrobras.

Dilma tem acumulado problemas na economia e na política. Essa combinação costuma ser perigosa para os presidentes. Por ora, o “Volta, Lula” parece controlado, mas há um desejo cada vez maior no PT e no empresariado para que Dilma caia nas pesquisas e o ex-presidente seja chamado a entrar na disputa eleitoral de outubro.

Repetindo: por enquanto, o próprio Lula abafa a pressão dos que pedem a sua volta. O mais provável é Dilma ser candidata com apoio dele, mas há, sim, uma possibilidade de reviravolta se o atual governo perder as rédeas da política e se complicar na economia.

Na semana passada, quando indagados sobre a possibilidade de uma candidatura de Lula em 2014, auxiliares de Dilma respondiam com uma pergunta: “Você viu a pesquisa?”. Era referência ao levantamento do Ibope que mostrava estabilidade nas intenções de voto para a Presidência, com o cenário folgado de vitória de Dilma no primeiro turno.

Acontece que hoje surgiu nova pesquisa Ibope que revela uma queda de sete pontos percentuais no índice de avaliação ótimo/bom da administração Dilma. No levantamento de novembro, essa taxa era de 43%. Em meados deste mês, antes da confusão na Petrobras, caiu para 36%.

A avaliação regular oscilou positivamente _de 35% para 36% nesse período. O índice ruim/péssimo subiu 7 pontos percentuais. Foi de 20% para 27%.

Não é o fim do mundo. Há tempo para Dilma se recuperar. Mas, sem dúvida, cresceu a necessidade do governo de desinflar crises, habilidade na qual a presidente tem falhado.

Foto: Marcelo Jorge

Comentários
14
  1. Ed lopes disse:

    Lula pode jogar todo seu prestigio fora caso se torne presidente novamente. nossa economia é uma bomba relógio. Não temos mais a china crescendo a 15% como em sua época. Seu governo será um fracasso, como de qualquer outro que assumir esse abacaxi.
    O PT tem muito mais a ganhar com o prestigio de Lula como ex-presidente e sua capacidade de eleger postes.

  2. "broder" disse:

    Tanto faz o “Barba” como a “Soberana” o PROBLEMA é o MODELO PETISTA que se esgotou, a INCOMPETÊNCIA do PT em administrar o bem público é notório, além da falta de humildade dos petistas, a soberba da arrogância e da prepotência é filosofia de AÇÕES de governabilidade…Não tem mais volta!!! O PT DEU o que TINHA que DAR!!!

  3. José Carlos Damaceno disse:

    BOA TARDE KENNEDY,O PROBLEMA É QUE NÃO SOMOS UM POVO DEVIDAMENTE POLITIZADO E O PIOR É QUE ISSO AINDA VAI DEMORAR PARA ACONTECER.

  4. Pascoal disse:

    Aprovação ao governo Dilma cai sete pontos em março, diz pesquisa Ibope

    Estão parando para pensar,finalmente…A DILMA CAIU,A DILMA CAIU kkkkkk

  5. roberto maia disse:

    Sr. Kennedy , essa pesquisa reflete exatamente tudo isso que está aí ( parafraseando o Lula) o mal já está feito demoraremos 10 anos no mínimo para recuperarmos a credibilidade perdida independentemente qual chapa saia vitoriosa , mas entenda , passei 30 anos vivendo com desmandos e suas consequências e agora estou 10 anos padecendo da mesma situação , isso significa que vou passar quase toda a minha vida vivendo um dia a dia sacrificado e o senhor falando que ainda ha tempo de uma reversão

  6. armando botelho disse:

    “Não é o fim do mundo mas há tempo dela se recuperar.”O fim do mundo na verdade seria sela se recuperar depois desta comprovação da sua incapacidade administrativa , não basta posar de durona de gerentona de cara feia , tem que saber comandar .
    Fica comprovado que realmente D. Dilma é um poste e é hora de tirar o PT do Governo , temos que oxigenar o Brasil com uma administração mais eficiente , passou a vez do PT.

  7. Tunim disse:

    Sou capaz de votar nele, se caso ganhar ele vá na Tv e diga que recebeu uma herança maldita.

  8. Ewerton Fernandes disse:

    No fim do túnel tem um aviso, Leia: foi assim que começou … na Bolívia, Venezuela e Argentina, primeiro descobriram a roubalheira, provado a roubalheira e aparelhamento do estado veio a destruição do sistema judiciário, as roubalheiras continuaram e as denuncias não pararam aí eles caíram pra cima da imprensa e destruiram os países em questão com uma doutrina COMUNISTA, afinal todos são LACAIOS dos irmão Castro, se aliaram a CUBA e fizeram excelentes investimentos por lá. Resultado países destruídos, sem rumo e perdidos no tempo será que tem alguma parecida no Brasil? Acorda BRASIL ta na hora de demitir a madrasta do PAC !!!!

  9. Antenor disse:

    Eu já comentei antes: Já passou da hora do PT pegar suas malas e ir para Cuba. Aliás, já fizeram até um porto lá!
    Já enviaram milhões de dólares nossos para lá, a fundo perdido.
    Peguem as malas e corram para lá.

  10. weiller disse:

    As víboras desejosas do fracasso do PT se contorcem no seu leito de lama putrefeita. Basta uma quedinha e lá vem besteirol a apregoar o fim do governo trabalhista. Esquecem que estão onde estão exatamente por conta do Gov do PT. Não fosse por isso, estariam criando CPI para invstgar a compra da Petrobrax pela Chevron, vendida a preço de banana, como foi Embratel, Furnas e etc. Que tal olha o p´roprio rabo nos Trensalões do PSDB?

  11. Ronaldo disse:

    A presidente teve todas as chances de ser uma criatura superior ao criador. Sob argumentos recorrentes na política nacional, tipo governabilidade, perdeu o rumo politicamente e fechou os olhos a desmandos de correligionários e aliados que impactavam a opinião pública. Não deverá perder a reeleição devido a incrível mediocridade e flacidez da oposição, mas, está trilhando o caminho correto para entrar na história um dos piores mandatários que o país conheceu, sem identidade ideológica, privilegiando interesses dos eternos aproveitadores da república e imóvel na defesa das necessidades da sociedade. Provavelmente fará um segundo mandato ainda mais confuso que o primeiro e não deixará saudades.

  12. Chocado! disse:

    Hora de desinflar crises???Passou da hora de tomar medidas que realmente façam efeito na economia do país. O Lula só tem essa popularidade porque surfou no mar da abundância das exportações de commodities , onde todos os países estavam crescendo muito e o Brasil foi na carona. Provavelmente se qualquer um estivesse na presidência , o efeito seria o mesmo.
    Estas políticas de abundância de crédito só funciona em países que tem estabilidade econômica e juros muito baixos. Aqui , um monte de gente se endividou comprando carros , tvs e linha branca , à juros altíssimos , comprometendo a renda do brasileiro que acha que melhorou a vida pelos bens materiais novos , porém na hora que bater a dor de barriga vai perceber que os hospitais continuam os mesmos.
    O pão e Circo esta acabando…ambos…

  13. Valerio disse:

    Chegou a hora da verdade. Todos os Petistas do Poder e que antes eram guerrilheiros, ESTÃO PODRE DE RICOS e a população….com uma mão na frente e outra a trás, inclusive os eleitores do PT e bolsistas. REVANCHISTAS e medíocres. Acabaram com a honra, a moral e a ética NOS TRES PODERES. Que o diga o Ministro Joaquim Barbosa, o verdadeiro desmascarador.

  14. Pascoal disse:

    Weiller víbora eu? Depois de ler tanta besteira que vcs falam,li uma queda da guerilheira e tinha que tirar onda.O resto que falou é conversa improdutiva que não vai nos fazer chegar a lugar nenhum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-25 20:09:02