aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
11-07-2019, 20h01

Ideia de Eduardo Bolsonaro em Washington parece piada, mas é sinal de nossa tragédia

Presidente mostra baixa compreensão de política externa
2

Kennedy Alencar
BRASÍLIA

A intenção do presidente Jair Bolsonaro de indicar o filho Eduardo para embaixador em Washington parece piada, mas é sinal da tragédia política que vivemos. No Brasil, a realidade supera mais uma vez a ficção.

O fato de Bolsonaro dizer publicamente que fez o convite já pega mal para a imagem internacional do Brasil. Se a coisa se concretizar, será uma medida inapropriada e que mostra baixa compreensão da política externa.

Bolsonaro disse que, se o filho de Mauricio Macri, presidente da Argentina, fosse embaixador em Brasília, ele receberia “tratamento diferente de um embaixador normal”. O presidente também afirmou que o Eduardo Bolsonaro fala inglês com fluência e tem proximidade com a família Trump.

São argumentos frágeis. A ideia é absurda. O Brasil é uma república há 130 anos. Acabou o império. Não é uma ditadura. Não é um emirado. Não estamos nos tempos dos Habsburgos.

Além de claro nepotismo e do paralelo com a Arábia Saudita apontados por Roberto Nonato na conversa no “Jornal da CBN – 2ª Edição”, o convite que Bolsonaro confirmou ter feito ao filho reitera a mentira do discurso de “nova política”. Bolsonaro é a velha política. Ele é o pior político do país. E colocamos o pior político, que foi um deputado federal medíocre, na Presidência da República.

No comentário ao vivo, fiquei na dúvida se a indicação teria de ser aprovada pelo Senado. Dormi no ponto e não prestei atenção na informação que a Basília Rodrigues havia acabado de dar na CBN.

O artigo 52 da Constituição Federal diz que é atribuição do Senado aprovar “a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente”, como é o caso dos embaixadores nos países com os quais o Brasil tem laços diplomáticos. Correção feita.

Ouça o comentário feito há pouco no “Jornal da CBN – 2ª Edição”:

Comentários
2
  1. CELI REGINA disse:

    credenciais para assumir o cargo, fala ingles e espanhol e é amigo dos filhos de Trump. Assim o 03 esta credenciado para ser o embaixador nos USA. Que tragendia esse governo Bolsonaro, isso é assustador.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-09-19 11:55:56