aki

cadastre-se aqui
aki
Política
17-09-2018, 22h39

Indulto a Lula lembra rumor infundado sobre 3º mandato

Muita gente sem informação escreve e fala besteira
24

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Essa história de que Lula deseja um indulto lembra os rumores infundados de 2008 e 2009 de que o então presidente mudaria a Constituição para concorrer a um terceiro mandato. Quem tinha informação sabia que Lula não embarcaria na aventura, mas muita gente especulou, escreveu e informou erradamente que o petista buscava uma forma de obter um terceiro mandato.

Segundo petistas e amigos de Lula que estiveram com ele em Curitiba, o ex-presidente é muito resistente à ideia de um indulto (perdão judicial dado por decreto presidencial). Avalia que seria uma confissão de culpa. Lula quer provar sua inocência em tribunais superiores, dizem todos os que conversaram com ele.

Outro complicador: não se vê em Brasília facilidade para emplacar uma articulação desse tipo. Convém lembrar que, com o ativismo judicial em alta, o STF reescreveu o último decreto de indulto de Michel Temer, avançando sobre prerrogativas presidenciais.

Quando este jornalista trabalhava na “Folha de S.Paulo”, escreveu esta coluna sobre o tal terceiro mandato. Também tem esta outra Pensata aqui sobre o mesmo tema.

Ouça o comentário feito no hoje no “Jornal da CBN – 2ª Edição” a partir dos 15 minutos e 10 segundos no áudio que esta no fim do post.

*

Ganha voto

O “efeito Lula” acelerou a transferência de votos do ex-presidente para Fernando Haddad, mostrou a pesquisa Datafolha divulgada na sexta passada. O detalhamento da pesquisa é ainda mais favorável a Haddad e a Jair Bolsonaro (PSL), que apresentam índices maiores de eleitores convictos do voto. Bolsonaro assumiu o lugar do PSDB na polarização com o PT.

Dizer que Lula mandará num governo Haddad traz mais votos para o candidato do PT à Presidência. A versão de que o ex-prefeito seria um poste, que não se sustenta na realidade, só deixa clara a proximidade entre Lula e Haddad. Eleitoralmente, o ex-prefeito ganha mais do que perde com essa associação.

Ouça esse comentário no começo do áudio no pé deste texto:

*

Golpismo

O presidente do STF, Dias Toffoli, e o TSE fizeram bem ao responder a Bolsonaro, dizendo que a urna eletrônica é segura. Essa teoria conspiratória não deveria ser usada por um político que obteve 5 dos 7 mandatos de deputado federal por meio do voto eletrônico.

Essa argumentação é golpista e autoritária. Busca deslegitimar o resultado eleitoral. Os políticos e os cidadãos precisam aprender a respeitar o veredito das urnas. Aécio Neves errou em 2014. Quem ganhar deve ter pasta para governar. Quem perder deve buscar um mandato popular daqui a quatro anos.

Ouça esse comentário a partir dos 17 minutos no áudio abaixo:

Comentários
24
  1. BOATOS E RUMORES DA ESQUERDA LULISTA BENEFECIAM TAMBÉM CORRUPTOS DA DIREITA: NÃO SÃO TODOS FARINHA DO MESMO SACO? disse:

    A tática de criar rumores, boatos, faz parte da política suja, a executada no país desde sempre. Isso, aliado à tática aprendida em Cuba, União Soviética, da guerrilha, primeiro sem armas, com o objetivo de desorganizar ao máximo os raciocínios, ganha expressão – principalmente pelo momento da maior crise moral, política e econômica da História do país. Beneficia, além dos corruptos esquerdistas lulistas, aos corruptos de todos os matizes. Afinal os corruptos da direita e centro há muito não dormem sem sonhar o pesadelo “Lava Jato”. Desesperadamente correm atrás de mandatos, pelo alvará do foro privilegiado. Essa confusão causada pelos boatos desvia a atenção desses marginais travestidos de políticos e governantes, incluídos os do PMDB e PSDB. Infelizmente, tudo indica, o eleitor não saberá fazer o essencial para que haja uma luz no fim do túnel: “A NÃO REELEIÇÃO DOS POLÍTICOS CORRUPTOS PROFISSIONAIS”!

    • walter disse:

      Caro não vejo assim, se o lula obtivesse um indulto qual o problema; dizer que não tem interesse é no mínimo inocente; o problema do lula, foi seus cálculos errados desde o inicio, a mais de UM ano atrás pelo menos; deveria ter seguido um caminho sem truculência; provocou o supremo a tal ponto, que se julgadores foram selecionados na medida, não permitindo qualquer benesse…não importa mais o quanto é culpado ou inocente, transformou se em “boi de piranha”…quanto ao fraco Haddad, tem sim ganho parte dos votos do lula, mas o Bolsonaro cresce e vem diminuindo a suposta rejeição…de fato o atentado tem sido seu bastião…os dois últimos institutos, sobrepostos, equivalem a verdade absoluta dos fatos, nestas pesquisas…os outros candidatos, com exceção do ciro, que suas bravatas, se sustenta; não tem jeito, tudo indica Bolsonaro e Haddad; parece me o melhor quadro; quanto ao Toffoli e as Urnas, não foi coerente; estava falando com o autor do Voto impresso, que seria mais seguro…

    • walter disse:

      Por isso caro, vale também afirmar que o Bolsonaro quer penas cumpridas na integra; não tem sentido, progressão de penas serem aplicadas sem critério, por corrupção certamente, onde um criminoso reincidente sai para matar, sabendo que voltará a delinquir, com uma ficha que dobra quarteirões…quando condenado por morte, sem direito a defesa, deve permanecer sem benefícios, até o final preso…quanto ao Lula não aceitar perdão, estão de brincadeira; quer ser perdoado pela justiça, estão de gozação…se puder obter perdão, vai dar graças a deus…esta hipocrisia não retrata a verdadeira face do PT hoje em dia…não tem chances de ganhar as eleições, por rejeição…neste caso a estocada dada ao Bolsonaro o fez herói…diria que hj equivale a um Mito, como foi o lula a alguns anos atrás…Quanto ao Toffoli, terá que ser isento; o impedimento do processo contra o Mantega; estas ações contra ou a favor do PT, não lhe pertence, não deve dar continuidade para sua isenção como presidente…

  2. BOATOS E RUMORES DA ESQUERDA LULISTA BENEFICIAM TAMBÉM CORRUPTOS DA DIREITA: NÃO SÃO TODOS FARINHA DO MESMO SACO? (2) disse:

    A tática de criar rumores, boatos, faz parte da política suja, a executada no país desde sempre. Isso, aliado à tática aprendida em Cuba, União Soviética, da guerrilha, primeiro sem armas, com o objetivo de desorganizar ao máximo os raciocínios, ganha expressão – principalmente pelo momento da maior crise moral, política e econômica da História do país. Beneficia, além dos corruptos esquerdistas lulistas, aos corruptos de todos os matizes. Afinal os corruptos da direita e centro há muito não dormem sem sonhar o pesadelo “Lava Jato”. Desesperadamente correm atrás de mandatos, pelo alvará do foro privilegiado. Essa confusão causada pelos boatos desvia a atenção sobre os marginais travestidos de políticos e governantes, principalmente os do PMDB e PSDB. Infelizmente, tudo indica, o eleitor não saberá fazer o essencial para que haja uma luz no fim do túnel: “A NÃO REELEIÇÃO DOS POLÍTICOS CORRUPTOS PROFISSIONAIS”!

  3. BRAGA BH disse:

    Tentam colar em Haddad ou Ciro esta pecha de que estão mancomunados com Lula para tirá-lo da prisão. Isto é daquelas típicas lendas urbanas contadas para garoto(a)s com a intenção de assustar. A verdade é que teremos num segundo turno, se houver, o embate da civilidade contra a barbárie e cada um com sua escolha. os institutos de pesquisa Datafolha e Ibope vão’ajeitando’ sua metodologia de pesquisas e, na ultima hora é que vão mostrar a realidade dos fatos como fizeram nas ultimas eleições. Tentaram levar Aecio ao poder manipulando os dados. Apenas o Vox Popoli foi fiel às respostas dos eleitores da primeira à ultima pesquisa. Quem duvida, faça um levantamento. A internet é boa de memória!!

  4. ANDRE disse:

    O Bolsonaro foi instruído por seus líderes de campanha a utilizar a tática que os nazistas usaram para chegarem ao poder e na sequência fazerem de Hitler um ditador. Ao mesmo tempo que utilizavam os degraus da democracia, sempre a desacreditava e na mais leve dúvida que lograriam exito por meio desta, promoviam uma série de ameaças com o objetivo de desestabilizar a mesma, culminando com incêndio do parlamento alemão e com um dissimulado Göering acusando um comunista.

  5. Francisco Ricardo disse:

    Kennedy, lembro de você falar do que perde o PT com o Lula mandando num eventual governo Haddad. Você pesou de forma errada. O anti-petismo é bem maior que o Lulismo. De que adianta ir ao segundo turno e perder? Se o Haddad não propor e construir um diálogo minimamente razoável com outras forças e não mostrar que enxerga a realidade econômica, política e social do país, deixando de lado seu discurso populista, vai perder no segundo turno fácil. As mentiras contumazes do PT já são conhecidas e o discurso deles não atinge nem 20% da população. Eles só tem uma saída… vão ter que se desgarrar do discurso ideológico e falar de propostas viáveis e que façam sentido para toda a população. Agora aqui pra nós, será que o PT não notou que o Bolsonaro não tem condições de governar por falta de competência mesmo? Quanto mais mentiras e radicalismo são lançadas contra ele, mais votos ele puxa. O PT acha mesmo que vai ganhar a eleição na mentira de novo?

  6. Francisco Ricardo disse:

    Quanto ao indulto, tá certo o Barroso. O instituto do indulto não especifica claramente os possíveis beneficiados. Mas ao agente público/político é exigível que tenha razoabilidade na sua atuação, pois ele não é onipotente. O decreto do Temer era absurdo e claramente direcionado aos seus pares. Na época só aqueles que viam uma implicação direta ao Lula no futuro criticaram a ação do STF… toda a sociedade aplaudiu o feito. O ativismo judicial existe, mas para os dois lados e é muito parcial falar disso sem que se deixe claro este fato. Ou vão me dizer que Gilmar, Levandovsky, Marco Aurélio e Toffoli atuam em harmonia com Carmen Lucia, Barroso, Fux e Fachin??

  7. Francisco Ricardo disse:

    Ah sim, e por fim, quem tá falando em indulto são membros do PT. Quer dizer que eles podem falar abertamente por aí e não pode ser publicado?

  8. GETULIO GONCALVES disse:

    Seria bom o que Aluísio Nunes Ferreira ouvisse seus comentários, pois para quem não lembra, ele afirmou que queria que a Dilma, Reeleita naquela ocasião, sangrasse, ou seja, o cara não sabe perder. Aliás o PSDB ganha eleição em São Paulo desde a sua fundação, inclusive acabava de reeleger o governador do Estado, sem nunca ter questionado a legitimidade da urna eletrônica. A eleição tem que acabar após a divulgação oficial do resultado, que chorem os perdedores, mas o Pais tem que vir em primeiro lugar – O Brasil acima de tudo.

  9. José Marques de Souza Neto disse:

    E o que dizer de Fernando Pimentel que anda afirmando que Haddad concederá o indulto no primeiro dia de um eventual governo dele?

  10. Wilson disse:

    kennedy, os votos que o haddad esta tento são da marina que esta despencando.

    Só isso, não esta crescendo e sim tirando los votos da Marina.

  11. Antenor disse:

    Não dá para confiar no jogo político partidário, de jeito nenhum. Tudo que fazem ou que dizem é milimetricamente estudado para gerar o efeito por eles desejado. Há estratégias, estratagemas e coordenações muitas vezes de má fé, somente para levar os menos avisados ao “aprisco” que forjaram. Um diz que sim, já o outo, diz que não. É, justamente para confundir pois, assim estará “agradando” os dois lados e, daí, tirarem o máximo proveito da situação. Isto, a meu ver, é fazer de IDIOTA o eleitor.
    Devemos ter uma visão muito crítica da situação e das frases de efeito que os políticos proferem.
    Haddad é um “poste” um capacho de Lula e não serve para ser meu presidente. Eu desejo um presidente LEGÍTIMO e não GENÉRICO e nem FICHA SUJA.

  12. Alessandro Fernandes disse:

    Prezado colunista, não sei se quem especula sobre esse assunto é desavisado, sem informação ou se escreve besteira, mas de um sujeito que monta um palanque político durante o velório da própria esposa tudo se pode esperar.

  13. joão disse:

    as maiores fake news sempre foram criadas e sustentadas pela grande mídia…… tanto que a credibilidade da mídia anda pior que a dos “políticos” e “judiciário”….

  14. […] Na própria CBN, seu comentarista de política, Kennedy Alencar – que não estava na banca, talvez, por ser um profissional equilibrado – disse: […]

  15. mateus silva disse:

    acho ótima essa versão de “andam dizendo por aí ” ! Melhor ainda a de que alguns petistas negam a versão do indulto, E iriam confirmar ???

  16. Francisco Vendramini disse:

    Pô Kennedy não é Kennety. Tenho a maior admiração por você mas senti um viés de esquerda lulista. Essa eleição não tem o mesmo sentido que as outras que Bolsonaro foi eleito. Êle nunca foi governador e nem Presidente. E essa eleição tem uma importância tão grande e diferente que as outras que o mundo está aguardando para ver de que lado da evolução humana o Brasil vai ficar se de esquerda que corre contra a evolução ou de direita que corre a favor da evolução moral, social e cívica de nosso país.

  17. mariza disse:

    Kennedy,quem falou em indulto foi a Presidente do PT. Não me parece rumor e Haddad em entrevista concedida hoje disse que não admite que integrantes do PT falem por ele. Lembre que a Dilma deu um indulto aos integrantes do PT condenados no Mensalão e Lava Jato. Parece ser uma prática normal para o PT.

  18. Caio Teixeira de Freitas Junior disse:

    Assim como é legítimo questionar as barbaridades que Bolsonaro e seus “minions” dizem, quando elas são ditas, a barbaridade de um indulto a Lula NÃO é “rumor infundado”. Quem levantou essa hipótese não foram detratores e opositores do presidente e seu partido, mas sim um membro do PT, o governador Fernando Pimentel. A partir daquele momento, tal tornou questionamento se tornou legítimo

  19. Indulto a Lula deve ser a piada do século, só pode!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-10-19 04:58:55