aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
08-10-2014, 9h33

Inflação de setembro dá munição a Aécio contra Dilma

Lei deve exigir desempenho de partidos para dar mais acesso a TV e fundo partidário
27

Postado por: Daniela Martins

A inflação no mês de setembro dá munição eleitoral ao candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, contra a presidente Dilma Rousseff, que disputa a reeleição pelo PT. O IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, dobrou em setembro na comparação com agosto, subindo de 0,25% para 0,57%.

A inflação acumulada nos últimos doze meses ficou em 6,75% _0,25 ponto percentual acima do teto. É uma fotografia politicamente ruim para a presidente. Até o final do ano, a inflação deverá voltar a ficar abaixo do teto da meta oficial. No entanto, é uma taxa alta, que serve eleitoralmente à imagem que Aécio criou ao falar em “monstros do presente”.

Dilma diz que o retorno do PSDB ao poder seria a volta de “fantasmas do passado”, recessão e arrocho salarial. Aécio rebate, afirmando que “a inflação alta e a corrupção” são monstros do presente. A economia será um tema quente do segundo turno presidencial.

*

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Dias Toffoli, defendeu instituir a cláusula de barreira. A medida exigiria um desempenho mínimo nacional dos partidos para ter acesso ao fundo partidário e ao tempo de rádio e TV. Segundo Toffoli, a cláusula seria importante diante de partidos que elegem um ou dois deputados e passam a gozar de benefícios públicos.

A Câmara dos Deputados terá 28 partidos em 2015. A atual legislatura conta com 22 legendas. O Senado passará de 15 para 16 partidos. A fragmentação partidária se ampliou nesta eleição. Na Câmara, há um número maior de bancadas setoriais que ganharam força, sobretudo de pensamento mais conservador. E existe também um número maior partidos que terão bancadas entre cerca de 20 e 40 deputados federais.

Essa fragmentação levará o próximo presidente da república a ter mais dificuldade para a formação do ministério e de maiorias na Câmara e no Senado. Um Congresso com tantos partidos e tantas bancadas setoriais gera interesses contraditórios. O problema para o presidente não será obter apoio. Será administrar tantos deputados e senadores com pensamento diferente querendo entrar no governo. 

Apesar do nome feio, uma cláusula de barreira é necessária. Talvez fosse melhor chamá-la de cláusula de desempenho. A lei deve deixar que seja livre a criação de legendas. Não há problema em existir mais de 30 partidos. Mas, para obter dinheiro e benefícios públicos, é preciso um mínimo de desempenho nacional. Do contrário, além dessa fragmentação improdutiva no Congresso, vamos ver outro show de nanicos irrelevantes nos debates de 2016 e 2018.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
27
  1. Kaká disse:

    Brava gente brasileira, não vamos agredir nossos irmãos nordestinos, eles ainda terão a chance de mudar de ideia e votar junto com resto do Brasil para a mudança que este grande país precisa, por enquanto será Aécio Neves Presidente, se não der certo daqui a quatro anos mudamos de novo, vamos convencer os nordestinos a embarcar junto nessa virada no dia 26OUT2014. Paz a todos

    • Francisco Batista disse:

      É isso mesmo. Temos que entender que gente ruim e gente boa estão em todos os lugares do planeta.

    • Wladimir disse:

      Acho estranho falar em agressão a nordestino e passar como bom moço, em um país cujo sudeste se acham muito politizados e não sabem nem o que é política votar em Tiririca, Russomano, Bolsonaro, RomáRIO, Bebeto Tetra. A lista é longa. Não vou me estender mais. E ainda querem falar de nordestino.

    • Otavio Almeida disse:

      A Dilma e o PT produzem munição contra si mesmos com esse governo corrupto e incompetente!!! O Aécio é a esperança que temos de que as coisas mudem, antes que o país tenha mais retrocessos e se torne colonia de Cuba ou algo do tipo!!! Aécio presidente!

      • Antonio Carlos disse:

        Olhem só, não sou eu quem diz, é o IBOPE.
        Para os Pobres – 56% Dilma, contra 25% Aécio);
        Para os Trabalhadores – 50% Dilma, contra 31% Aécio;
        Para os Aposentados – 47% Dilma, contra 30% Aécio;
        Para os Jovens – 44% Dilma, contra 35% Aécio;
        Para os Ricos – 31% Dilma, contra 48% Aécio;
        Para os Empresários – 34% Dilma, contra 47% Aécio;
        Para os Representantes dos Bancos – 37% Dilma, contra 40% Aécio.
        AGORA ESCOLHA COM QUEM VOCÊ QUER FICAR.
        QUEM VAI GOVERNAR PRA VOCÊ??????????

    • Marcelo Duarte disse:

      Antes de falarmos em nordestinos, vamos falar de brasileiros. Temos brasileiros que votam em Aécio, que votam em Dilma, e outros que não votam nenhum dos dois. Se formos por esse lado, temos uma maioria de mineiros e gaúchos que não votaram em Aécio, e maioria de pernambucanos que não votaram em Dilma. Portanto, não vamos alimentar preconceitos.

  2. Pasquale disse:

    A Dilma pagou caríssimo, com a sua atitude de baixar os juros, mandando no Banco Central em um momento em que a inflação estava mais viva do que nunca.
    Hoje não sabe o que fazer,nem o Manteiga e o Presidente do BC ficou como figura decorativa.
    Como fazer o País crescer,sem que a inflação suba?
    Pergunta difícil de ser respondida,profissionais competentes sabem o que fazer.
    Se ela continuar,vai ter que aprender algum tipo de mágica.
    Já que represou a energia e deu muita sorte das matérias primas caírem no período,porem não continuarão a cair sempre etc…
    Ou ficaremos sem crescimento,ou será obrigada a aumentar as taxas de juros mais ainda para controlar segurar a inflação em um primeiro momento para depois pensar em crescimento.
    Mais a sua arrogancia e a falta de pessoas capacitadas para isso,não permitirão que minimize a besteira enorme que fez.
    É muito mais fácil,deixar para quem sabe.

    • Barbara Souza disse:

      Quem está pagando caro com esse governo somos nós, a Dilma se relaciona muito mal com a economia e o pior é que não é só isso que vai mal, saúde e segurança nem sabemos mais o que é!!! Esse governo só é “bom” em uma coisa: esquemas de corrupção! Chega disso, é Aécio presidente!

  3. Santos disse:

    Eu acho um absurdo a quantidade que temos de partidos, a maioria sem nenhuma expressão e feitos para serem balcões de negociatas, assim como o número extremamente alto de políticos eleitos atualmente nos municípios, estados e federação. Se diminuíssemos a metade, ainda assim, seriam muitos, mas tolerável com o país tendo uma grande economia e ainda seria mais fácil monitorar suas atuações. Outro descalabro sem tamanho é o aumento descontrolado de novos municípios, vários sem nenhuma condição de sustento, que beneficiam apenas os políticos com novos cabides de empregos e roubalheiras. Aí está uma boa parte do dinheiro que falta para saúde e educação neste país.

  4. Renato Martinelli disse:

    No entanto, se considerarmos somente os últimos cinco meses, a inflação não passa de 5%,ou seja, a inflação anual apresentada (6,75%)foi superada.

  5. walter.nobre disse:

    “Sinceramente Kennedy; o PT só tem índices baixos…parece até, que não querem continuar no poder, a Dilma já era…
    O Aécio será torpedeado por eles, com retóricas que não condenam…são manchetes velhas…outra; a Dilma foi ao Nordeste…só lá, o discurso dela, tem efeito.
    Eles já contam com a derrota…o marqueteiro da Dilma, vem fazendo tudo errado; ela é indigesta, e mentirosa…
    Falta humildade ao PT e a Dilma..poderiam admitir, que cometeram erros, mas não…tentam transferir responsabilidades para a oposição; estão perdidos; a inflação, será seu epitáfio…aqui Jaz…

  6. Antonio Carlos disse:

    NADA MELHOR DO QUE COMPARAR.

    Vejam os valores reais dos últimos anos:

    1999 = 9,52% (Teto da meta de 10%); Média Mensal = 0,7933%
    2000 = 6,59% (Teto da meta de 8%); Média Mensal = 0,5492%
    2001 = 8,23% (Teto da meta de 6%); Média Mensal = 0,6858%
    2002 = 12,53% (Teto da meta de 5,5%); Média Mensal = 1,0442%
    2003 = 9,3% (Teto da meta de 5,25%); Média Mensal = 0,7750%
    2004 = 7,6% (Teto da meta de 8%); Média Mensal = 0,6333%
    2005 = 5,69% (Teto da meta de 7%); Média Mensal = 0,4742%
    2006 = 3,14% (Teto da meta de 6,5%); Média Mensal = 0,2617%
    2007 = 4,46% (Teto da meta de 6,5%); Média Mensal = 0,3717%
    2008 = 5,90% (Teto da meta de 6,5%); Média Mensal = 0,4917%
    2009 = 4,31% (Teto da meta de 6,5%); Média Mensal = 0,3592%
    2010 = 5,91% (Teto da meta de 6,5%); Média Mensal = 0,4925%
    2011 = 6,50% (Teto da meta de 6,5%); Média Mensal = 0,5417%
    2012 = 5,84% (Teto da meta de 6,5%); Média Mensal = 0,4867%
    2013 = 5,91% (Teto da meta de 6,5%); Média Mensal = 0,4925%
    nos últimos 12 meses = 6,75%. Média Mensal = 0,5625%

    De fato, o ideal é que não houvesse inflação, mas daí a dizerem que está ALTÍSSIMA, chega a ser uma piada mal intencionada.

    Em compensação, os shoppings estão cheios, os restaurantes superlotados e os preços subiram em função do aumento do consumo. Um fator fundamental para o aumento da inflação no Brasil é a ganância de quem vende. Casa cheia, preços para cima.
    Nunca se viajou tanto e se gastou tanto dinheiro no exterior e por esse motivo os brasileiros estão sendo adorados em Miami, NY, Las Vegas, etc. Os americanos ficam espantados como os brasileiros compram. Só no mês de agosto/14, foram gastos U$2,00 BILHÕES.
    Foram criados mais de 101.000 empregos no mês de agosto/14, contrariando as mentiras de que há desemprego.

    Na minha opinião, é evidente que querem transformar uma situação que está devidamente controlado num caos absoluto, mas não dão a mesma ênfase para as coisas boas que melhoram a vida das pessoas.

  7. gesiel disse:

    QUE INFLAÇÃO? Poderia perguntar a Dilma, e em seguida ela mesma poderia fazer outra pergunta: Essa que em plena crise se mantem em METADE do que era no governo do PSDB do FHC? Mas a pergunta que a Dilma poderá fazer mesmo é se o Aécio do PSDB pretende ENFRENTAR A CRISE, COMO O FHC do PSDB fez: Criando o PROER, o BOLSA BANQUEIRO, que DEU DINHEIRO DOS BRASILEIROS, para SALVAR BANCOS PRIVADOS, que “COBRAM TAXAS ALTAS DOS BRASILEIROS”, AO INVÉS DE FAZER COMO LULA FEZ, ACABANDO COM O BOLSA BANQUEIRO QUE O PSDB CRIOU, e investindo O DINHEIRO EM BANCOS PUBLICOS, BANCOS QUE PERTENCEM “AO POVO BRASILEIRO”, que “””FINANCIA””” OBRAS “NO BRASIL E EM OUTROS PAISES, COMO CUBA”, E NÃO “PAGA A CONTA DA INCOMPETENCIA DE BANQUEIRO”. Se hoje os banqueiros ganham muito dinheiro, é porque O POVO TEM DINHEIRO ATÉ PRA GUADAR NO BANCO, E NÃO PORQUE A DILMA DEU O DINHEIRO PUBLICO PRA ELES COMO FEZ O PSDB, ATRAVÉS DO “PROER BOLSA BANQUEIRO”. No governo do PT ATÉ BANQUEIRO GANHOU DINHEIRO, MAS “TRABALHANDO”, E NÃO COM CARIDADE DO GOVERNO FEDERAL, “feita com o dinheiro do povo”.

  8. Elizabete Gomes disse:

    E a seca em São Paulo. Até podemos viver com inflação, mas é IMPOSSIVEL viver sem água…

  9. malu disse:

    Temos que comparar muito, sem revanchismos, segundo turno e para discutir propostas e não so focar nas coisas negativas.

  10. Luis Carlos de Oliveira disse:

    Aécio acha que ela vai transformar o Brasil em uma suécia , na realidade ele quer mesmo é hospedar todo o povinho metido a rico de minas para dizer que salvou o país . Não precisa ser expert para saber que tudo melhorou no país com o PT …..so não melhorou para os ricos porque a classe media começou a invandir a praia dos ricos . Casa, carro, viagens de avião ..isto nunca existiu na era F.H.C.Pode criticar mas o brasil é dos brasileiros humildes como os nordestinos …..Vamos fazer uma CPI no Brasil para saber quem são os mais ricos do Páis …a maioria é estrangeiro que veio lucrar do povo brasileiro .Infelizmente vejo que ricos aqui não ajuda pobre não é seu Aécio ……….pista de avião na fazenda do Tio …..dinheiro do pobre mineiro ….

  11. tunim disse:

    Acho engraçado esse pessoal do Pt quer comprar o hoje com o ontem de 12 anos atras.faça o seguinte companheiro, pegue cem reais e va comprar comida. Depois entre na net e pesquise os preço s de 12 anos atras.Para quem não que fazer isso é só ver a com que facilidade notas de cem reais saem dos caixas eletronicos em relação a 12 anos. Teste facinho, facinho!

    • Antonio Carlos disse:

      Colega, péssimo exemplo!!!
      Faz a mesma coisa nos USA. Vc acha que é só aqui que os preços aumentam?
      Só pra vc ter uma ideia, no período de 1995 até 2002, do governo FHC, a inflação média anual foi de 8.98%;
      No período de 2003 até 2010, do governo LULA, a inflação média anual foi de 5,78%;
      No período de 2011 até 2014, do governo Dilma, a inflação média anual foide 6,25%.
      Então, critico alucinado, estuda um pouco e para de dizer bobagem.

  12. marcio henrique rodrigues disse:

    a inflacao pode chegar.. a qualquer patamar.. que eu nunca voto no AECIOPORTO.. pois sou 100% DILMA..

  13. Hudson disse:

    O problema não é este. A lógica está invertida. O problema é que existe um fundo partidário que cria o incentivo para se criar partidos políticos descontroladamente.

    Temos que acabar com fundo partidário. O partido deve ser sustentado por seus membros e simpatizantes, não pelo dinheiro público do pagador de impostos. O hosrário televisivo deve ser comprado, não pago pelos impostos do brasileiro.

    Eu não voto e nunca votarei em PRTB, PSDC, PMN, PSTU, PSOL, PCB, PCdoB, PCO e outros nanicos. Também não compactuo com nada que eles defendem como ideologia. Por que tenho que ser obrigado a sustentá-los?

    Que se acaba com o fundo partidário. É ele quem cria o incentivo para a farra de partidos políticos. Sem o fundo, as ideias não refletidas por uma parcela significativa da sociedade desaparecerão, bem como seus partidos políticos, sem necessidade de cláusula de barreira.

  14. andreia disse:

    Kennedy como diz uma amiga, o problema da política de um pais não está atrelado a temer o continuísmo. Pior que o continuísmo é a mudança para pior. Nesse segundo turno veremos apenas trocas de acusações. Quem desviou dinheiro? quem roubou dinheiro da Petrobrás, quem menospreza quem e por ai vai.

  15. Ana Maria Sales disse:

    Aécio ainda nem ganhou e a Bovespa já subiu, isso mostra a credibilidade que ele passa! Aécio deixou um grande legado em Minas, e está na hora de muda o Brasil! Dilma perdeu a credibilidade perante o mundo há muito tempo, é por isso que a nossa economia vai mal.

    • Nuno disse:

      PELO CONTRARIO ANA. A bolsa subiu A DILMA FICOU A FRENTE E PORQUE A MARINA PERDEU, pois aquele projeto dela DE DEIXAR OS BANCOS PRIVADOS DECIDIREM A ECONOMIA DO BRASIL ERA PREOCUPANTE. O Mercado financeiro reage MAL A POSSIBILIDADE DE GOVERNO NOVO. A bolsa CAIA e CAIU QUANDO O LULA FICAVA A FRETE DO FHC E DO SERRA, E QUANDO GANHOU DO SERRA; assim como também caiu quando o Alckmin subia contra o Lula e o Serra subia contra a Dilma. Ou seja o Aécio NÃO TEM APOIO DE EMPRESARIOS, porque ele representa mudança de governo, e no caso dele a mudança é pra pior, pois o PSDB QUEBROU O PAIS, e espantava investidores internacionais, PORQUE NÃO PUNIA E NÃO PUNE CORRUPTOS.

  16. Carlos Guedes disse:

    Aécio tem muita munição contra Dilma, basta saber usa-las e acredito que o tucano tem feito isso muito bem, não só criticando o atual governo como propondo medidas para mudar!

  17. Marcos Mauro disse:

    Dilma é atraso de vida e Aécio trás de volta a esperança. O PT vai ficar no passado, um passado sombrio que talvez nunca seja esquecido, porque foi barra aguentar esse longo período com eles no poder. Mas a virada chegou. Agora vamos de Aécio, é o povo vencendo mais uma vez!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-24 11:16:28