aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
19-05-2020, 11h58

Instabilidade com trocas de ministros da Saúde é pior coisa para Brasil, diz Joel Velasco

Executivo do grupo UnitedHealth, dono da Amil, analisa a pandemia
3

Kennedy Alencar
SAVANNAH, GEÓRGIA

Joel Velasco, vice-presidente sênior de Relações Internacionais do UnitedHealth Group, diz que “é uma tristeza” ver a troca de ministros da Saúde no Brasil em meio à pandemia, porque isso gera “instabilidade” na resposta à covid-19. Segundo ele, “essa instabilidade é a pior coisa que a gente pode ter hoje no Brasil.”

Em entrevista à CBN, ele afirma que o SUS (Sistema Único de Saúde) “depende em grande parte do nível federal e esse tipo de mudança [de ministro] não ajuda”.

Brasileiro, o cientista político Joel Velasco estudou e fez carreira como executivo nos Estados Unidos. Também foi consultor sênior da Embaixada dos EUA no Brasil e assessor do vice-presidente Al Gore na Casa Branca durante o governo de Bill Clinton.

“Do ponto de vista externo também não ajuda. Tá claro que o ministro da Saúde, seja ele quem for, não tem autonomia para fazer o que ele acha correto. O presidente está claramente dizendo isso”, afirma, avaliando a queda de dois ministros da saúde no Brasil em menos de um mês. Caíram Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.

Joel Velasco diz que o presidente Jair Bolsonaro “queria se intrometer na decisão do ministro sobre o uso da cloroquina”, mas Nelson Teich não aceitou para preservar seu currículo e a sua carreira como médico. “Espero que o próximo ministro dure mais de um mês.”

O UnitedHealth Group é a maior seguradora de saúde privada dos Estados Unidos e do planeta. Com 325 mil funcionários, é a sexta maior empresa do mundo no ranking da revista Forbes, com receita anual superior a 260 bilhões de dólares.

Joel Velasco é responsável pelas relações do grupo com os países da América Latina, especialmente com o Brasil, Chile, Colômbia e Peru. No Brasil, o grupo UnitedHealth é dono da seguradora Amil e de hospitais, como o Hospital Samaritano de São Paulo.

O executivo acredita que a pandemia deverá afetar o mundo do trabalho. “O conceito de trabalho em escritório vai mudar para sempre”. Ele também considera a ideia de uma fila única de leitos públicos e privados no Brasil algo de difícil operacionalização.

A entrevista, realizada na sexta passada, foi ao ar no fim de semana na CBN. Ouça:

Comentários
3
  1. Walter Nobre disse:

    Kennedy, a mudança na Saúde seria suave não fosse a inconstância do Presidente, como havia dito antes, seu descompasso com o Dr Moro desencadeou maiores obstáculos. O governo e sua programação ficará em segundo plano semelhante ao Temer,sobrevivendo igual a rainha da Inglaterra, sem poder decidir as reformas, já que temos eleições a seguir , outro erro neste instante. Este Ano após todas as catástrofes, teremos sorte em reativar nossa economia.

  2. NELSON DALESE disse:

    O CAPITAL JÁ ESTÁ COMEÇANDO A RECLAMAR.

  3. Kiko Uruguaiana disse:

    Um dos filhos do Jair disse que ao fritar hamburger nos EUA lhe dava condições de ser Embaixador do Brasil nos EUA, outro filho é mágico, consegue renda de mais de 1000% em vendas de chocolate, outro filho é deputado mas trabalha na campanha da reeleição do Trump e lidera lobi por armas a população , um último filho do Jair, é apaixonado por Índio Nú, comanda o gabinete do ódio, é vereador mas não comparece na câmara, fugiu do Rio e foi diagnosticado suicida em potencial e jamais poderá ser contrariado pelo pai.
    Isso posto, provavelmente o Jair Bolsonaro deve ter prestado vestibular para medicina e achar que tem credenciais para Impor Uso Da Cloroquina na população afetada.
    Se isso não é o retrato de uma família de alta periculosidade, eu me declaro Uma Bicicleta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-07-11 23:05:22