aki

cadastre-se aqui
aki
Política
30-05-2014, 4h02

Isolamento teve peso na decisão de Barbosa

27

O tema do “SBT Brasil” desta quinta-feira foi a repercussão do anúncio da aposentadoria do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa. Ele alegou cansaço e necessidade de cuidar da saúde. Mas o isolamento político no tribunal e no meio jurídico teve peso na decisão de saída do STF. Barbosa deverá seguir carreira política. Pelas regras eleitorais, ele não poderá ser candidato em 2014, mas cogita futuramente disputar uma vaga no Senado pelo Rio de Janeiro ou até a Presidência da República. Agora, sob comando do ministro Ricardo Lewandowski, o STF deve ter uma ação menos agressiva e, talvez, mais suave no combate à corrupção.

Comentários
27
  1. joao disse:

    Realmente o ministro Joaquim esta isolado pelos seus pares visto que ele desrespeitou uma regra básica da civilidade a pluralidade de opiniões.
    Somente ele se achava dono da verdade e não admite ser contrariado.
    No direito existe uma regra básica do contraditório e o sr Joaquim pensa o contrario.
    Espero sinceramente que ele não consiga se eleger a nada, pois esta ai um serio candidato a ditador de republica de bananas.

  2. roberto disse:

    Já vai tarde !!! Um juiz q pune os inimigos e “faz vista grossa com os amigos” p/ mim não é juiz, dá até medo…. Afinal, porque ainda não colocaram p/ julgar o mensalão tucano já que foi primeiro q o mensalão do pt ???

  3. Pasquale disse:

    Honestidade, raridade deste país de espertezas,
    Onde política é escola para ficar rico da noite pro dia,
    Onde a miséria é inerente nesse país de riquezas,
    Onde se pune a verdade e glorifica a mentira.

    Barbosa(o calo do PT)

  4. Manoel disse:

    Parece que o Sr. Barbosa sofreu pressão para deixar o supremo por causa das decisões arbritrárias que vem tomando, pois foi usado pela mídia e colegas deste mesmo supremo para quebrar o PT. Caso se candidate a algum cargo politico, vai ter que rezar pela mesma cartilha a qual vem condenando políticos, pois ninguém sobrevive na política sem sem o toma lá da cá.

  5. Luiz de Almeida disse:

    é uma pena, o Brasil perde uma grande parte da moral, e certamente os vagabundos vão comemorar,

  6. Adler disse:

    Infelizmente, vejo que o Brasil, esta se perdendo, cada dia que passa, esta afundando cada vez mais no caos!.

  7. Jacobus Visser disse:

    Não foi isolamento político na Corte e sim desgostoso de se ver seus pares abandonarem a parte final do julgamento ou melhor mudarem o voto no final como o ministro Celso de Melo; condenou o início e “abriu as pernas” no ultimo voto. Kennedy nem tudo pode ser simplificado como político.

  8. vicente paulo da silva disse:

    Barbosa foi o unico que teve a coragem de botar políticos corrupto na cadeia , mesmo com as leis froxas ele tentou moralizar um país corrupto como esse, agora a baderna vai continuá é só aguardamos saber porque os proprios colegas do ministero não gostava dele

  9. Darival Santana disse:

    O ministro Joaquim Barbosa sem dúvida deixará seu legado como profissional corajoso, honesto e imparcial nas suas atribuições como Presidente da corte do nosso país. Ele vai fazer muita falta para nós brasileiros e certamente alívio aos corruptos e políticos desonestos.

  10. Marco Antonio Jose Maria disse:

    Este não é o BRASIL, que sempre sonhei para mim, como para as minhas filhas e netos, mas infelizmente a classe politica que ahí está, só me envergonha, os bandidos são tratados de coitados, e a classe trabalhadora que mantém esta corja, tem que ver os desmandos sem poder fazer nada, pois não temos representantes a altura. No judiciário, enquanto se tiver as nomeações politicas, mensaleiros, trambiqueiros, etc., vão estar dando risada na nossa cara. As eleições estão chegando, espero que o povo brasileiro se lembre das mazelas que estão acontecendo. Muito obrigado Ministro Joaquim Barbosa, o senhor não está sozinho, o povo brasileiro honesto e trabalhador, está do seu lado, pois o senhor mostrou o lado sombrio da nossa capital BRASILIA….

  11. Antonio José disse:

    A partir do momento em que o Ministro Barbosa apresentou-se dogmático e interferindo ostensivamente na decisão dos demais Ministros, interrompendo-os deseducadamente, e ao fazer imposição do voto de Minerva no empate das decisões, vi claramente que ele não de forma alguma um Democrata, mas contrário ao respeito do direito e do Direito. Portanto, em minha opinião a sua saída não deixa nenhuma lacuna no STF, ao contrário da hipocrisia de muitos políticos que, extremamente felizes com sua saída, lamentam falsamente o que de fato sentem.

  12. evandro disse:

    é uma pena pois este sim colocou moral no STF, pois muitos de lá são complacentes, mas este presidente, não tinha tolerância julga sem medo os crimes cometidos por este políticos corruptos que se sentiam acima de todos e de tudo e da lei também, ele tem que permanecer mais uns anos para que possamos ter um país livre destes politicos.

    • Helena/S.André SP disse:

      Livrar o Brasil dos maus políticos basta que se aprove a reforma política, que vai acabar com o financiamento das campanhas de políticos com dinheiro das empresas. Aliás, está nas mãos do ministro Gilmar Mendes do stf o processo que acaba com esse financiamento privado das campanhas. Ele pediu vista do processo só pra atrasar a decisão do stf para que a partir das eleições desse ano não haja mais esse financiamento. Vamos pressionar esse Gilmar Mendes para que ele devolva esse processo para que nessas eleições de 2014 já esteja valendo essa nova regra.

  13. Carlos Alberto Pires da Silva disse:

    Antes só do que mal acompanhado.
    Parafraseando Getúlio Vargas: “Saio do STF para entrar na história.”
    O Exmº. Ministro Joaquim Barbosa tomou a decisão mais acertada ao se afastar da Suprema Corte na hora certa.
    Em 1858 nasce um verdadeiro homem neste País. Chamava-se Inocêncio Serzedelo Correia que não se dobrou a mandos contrários à razão, conforme transcrevo a sua digníssima atitude:
    “Renunciou ao Ministério da Fazenda por se negar a referendar decreto do presidente que interferia na independência daquela instituição.”
    Foram necessários quase um século depois para que se brotasse neste pântano fétido outro lírio na pessoa do Exmº. Ministro Joaquim Barbosa.
    Um povo que não conhece sua história merece o governo que tem.

  14. roberto disse:

    Em respeito a algumas opiniões, mas na contramão da sensatez, da justiça e do dever, estão alguns partidários que usam opiniões políticas para contrariar o que não tem contraditório. O Min Barbosa é e sempre será um exemplo de cidadão, suas decisões estão certíssimas. O papel do advogado é a defesa do seu cliente, cabe ao juiz o entendimento que, nessa questão é clara. Trabalho para regime semiaberto é concedido para os que cumprirem o previsto. Se, por questões adversas, alguns tribunais entendem e concedem o benefício, não significa dizer, em hipótese alguma, que outro também terá, cada caso é um caso, isso não é regra! Como o caso trata de autoridades que cometeram crime de corrupção, tiveram todo o benefício do contraditório assegurado por lei e foram condenados, não adianta choro e devem, portanto, serem punidas como manda a lei, ou seja, o tratamento é igual, excetuando aqueles casos onde a autoridade entenda que há problemas de lotação, etc que não é o caso.

  15. Pasquale disse:

    Parabéns ao cidadão Joaquim Barbosa.

  16. Pasquale disse:

    O egoísmo é a negação da caridade. Ora, sem caridade não há tranqüilidade na vida social, e digo mais, não há segurança. Com o egoísmo e o orgulho, que andam de mãos dadas, essa vida será sempre uma corrida favorável ao mais esperto, uma luta de interesses, em que as mais santas afeições são calcadas aos pés, em que nem mesmo os sagrados laços de família são respeitados.

    Foi escrito em 1861,continua atualíssimo.Em homenagem a Joaquim Barbosa.

  17. jose carlos lacerda disse:

    Isolado o ministro poderias estar de alguns defensores de mensaleiros, da grande maioria do povo brasileiro não, parabéns ministro o senhor orgulha a todo nos.

  18. JOAQUIM BARBOSA CURVOU-SE À VERDADE IRREFUTÁVEL ... disse:

    ” De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça,de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto “.

    Rui Barbosa

  19. PARABÉNS, GRANDE BRASILEIRO, MINISTRO JOAQUIM BARBOSA! disse:

    COM CERTEZA O GRANDE BRASILEIRO, EXMO. SR. MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DR. JOAQUIM BARBOSA, QUE PROVOU TER A VERGONHA NA CARA QUE ESTÁ FALTANDO NA MAIORIA DOS SETORES DA SOCIEDADE BRASILEIRA, PRINCIPALMENTE NO EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO, PODE SAIR E ENTRAR, ONDE QUISER, DE CABEÇA ERGUIDA.
    SEUS FAMILIARES PODEM SE ORGULHAR DELE… TODOS OS BRASILEIROS QUE TÊM VERGONHA NA CARA, TAMBÉM!
    OS QUE FALAREM MAL DELE SÃO, COM CERTEZA, OS ” SEM VERGONHA NA CARA “, OS CORRUPTOS LADRÕES DO DINHEIRO PÚBLICO E SIMPATIZANTES DE LADRÕES E CORRUPTOS!

  20. SOLUÇÃO PARA O BRASIL: 100 JOAQUIM's BARBOSA! disse:

    SE ELE ESTAVA ISOLADO, SÓ PODE SER DE PARES CORRUPTOS, POLÍTICOS CORRUPTOS, JURISTAS CORRUPTOS, JORNALISTAS CORRUPTOS, PELEGADA CORRUPTA!
    GENTE DO POVO, COM VERGONHA NA CARA, SEMPRE ESTEVE E ESTARÁ COM ELE!
    TIVÉSSEMOS ” 100 JOAQUIM’s BARBOSA ” DISTRIBUÍDOS NO EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO, E O BRASIL NÃO SERIA UMA VERGONHA!

  21. paulo santos disse:

    JB deve realmente se filiar ao PSDB ou PSB para fazer a campanha do toma lá da cá, ele já deu e espera receber, quero ver na campanha do JB, ele fez um esforço tremendo no Mensalão do PT para a condenação dos petista (usou a teoria do dominio de fato para condenação) instrumento nunca usado na justiça brasileira, mas o mensalão mineiro dormiu lá no STF na gestão dele e terminou caindo na Justiça mineira onde PSDB vai deitar e rolar e botar para baixo do tapete, O ÓDIO QUE ELE NUTRIU NESTA HISTÓRIA CAIU SOBRE ELE QUANDO A POPULAÇÃO PERCEBEU NO JULGAMENTO MIDIÁTICO TELEVISIONADO, ELE ESQUECEU QUE ESTAVA SENDO FILMADO, POIS FAÇAM UMA PESQUISA NESTE MOMENTO SOBRE SUAS AÇÕES QUE O POVO VAI DAR A DEVIDA RESPOSTA, POIS REALMENTE ELE NÃO É ESTE PALADINO DA JUSTIÇA E USOU O VELHO JARGÃO AOS MEUS INIMIGOS A LEI E AOS MEUS AMIGOS A IMPUNIDADE PARA SEMPRE.

    • Marcelo disse:

      Amigo, respeita-se sua opinião, mas ela, assim como as de alguns aqui, é política e não esclarece ou simplesmente chega perto de explicar o fato, não retratando sua realidade com o qual a questão foi tratada, julgada e condenada por corrupção por 11 juízes com parecer do procurador geral da república. Seria interessante ler mais e saber que, na ocasião, pesquisa recente apontou que 87% do eleitorado petista aprovou a condenação, fora o restante…. A mídia divulga fatos, aquelas pessoas contrárias que duvidam da informação(termo “midiático”) que acionem-na na justiça e processem-na, fora isso sobram desabafos, desencantos e cabeças baixas, como os presidiários do mensalão, porque? Por ler e ouvir da maioria esmagadora da população a vitória do povo brasileiro, vitória do Exmº Min Barbosa que é inegavelmente querido por todos!

  22. Damião Apodi disse:

    Meu deus este Pais realmente, precisa educação e principalmente de pessoas Educada politicamente, quantos cometários alienados, sobre este fascista do Barbosa, este foi um dos piores momento do Supremo na historia, se o Barbosa é tão rigoroso, porque não pediu e levou a plenário e julgou por exemplo o Demóstenes Torres, Maluf, Lereia, o mensalão Tucano, gente não confunda justiçamento de inimigo, com justiça; Barbosa não podia fazer de um processo um marco; pois teria que usar da mesma forma com os outros e não o fez.

    • Roberto disse:

      Sinto, mas Vossa Senhoria está completamente enganado! Está, com certeza, na contramão dos fatos, está, portanto, na ilusão partidária… Os fatos, a realidade são outros, isso não se trata de política e sim de crime previsto em lei. A decisão não foi tomada somente pelo Barbosa, foi tomada por todos do supremo poder com parecer de um procurador geral da república e ninguém está acima da lei. Querendo ou não terá de conviver com esse fato!

  23. José Carlos dos Reis Encina disse:

    “Suave” quer dizer, complacente, leniente???? Governabilidade constrói-se com o tempo e com respeito as instituições e principalmente ao povo. Na medida em que o povo não vê seu direito respeitado e seu recurso utilizado de maneira ilícita ele reage como reagiu nas ruas. E reage sempre, dia mais, dia menos…

    Basta olhar a história. Os tiranos são sempre substituídos por governos mais libertários. Se não em um primeiro momento, inexoravelmente em algum momento. Foi o que nos trouxe até aqui e o que vai nos conduzir a liberdade verdadeira, onde as relações de troca imperam soberanas sendo desnecessário um poder mediador, naturalmente estéril e consumidor de recursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 16:59:10