aki

cadastre-se aqui
aki
Política
14-06-2017, 8h20

Janot deve aguardar PF e denunciar Temer a partir do dia 26

Decisão do STF sobre Andrea Neves é mau sinal para Aécio
7

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tende a apresentar a denúncia contra o presidente Michel Temer a partir do dia 26 de junho, uma segunda-feira.

Com a decisão do ministro do STF Edson Fachin de estender em mais cinco dias o prazo do inquérito da PF (Polícia Federal), Janot não precisa aguardar a conclusão dessa investigação para oferecer a denúncia ao Supremo Tribunal Federal. Mas deve fazê-lo.

Com a conclusão da Polícia Federal, a Procuradoria Geral da República também apresentaria na denúncia os argumentos obtidos pela PF contra o presidente. Também estará concluída a perícia da gravação da conversa entre Temer e o empresário Joesley Batista.

Apesar de divergências que ocorrem com certa frequência entre policiais federais e procuradores da República, Janot quer reunir o maior número possível de argumentos. A munição do inquérito da PF reforçaria dados do Ministério Público. A consistência dessa denúncia será fundamental para ditar o rumo da atual crise.

*

Mau sinal

A decisão da Primeira Turma do STF que manteve Andrea Neves na prisão é um mau sinal para o irmão, Aécio Neves. As acusações contra ele são mais graves do que em relação à irmã.

Se a Primeira Turma, por placar apertado, 3 a 2, entendeu que havia motivos para manter presa a irmã, é possível que tenha interpretação semelhante ou mais dura em relação a Aécio.

Apesar de afastado das funções de senador, ele tem mandato parlamentar. Alguns ministros do STF dizem que, se a Primeira Turma decidir prendê-lo, o Senado precisará ser comunicado e aprovar em 24 horas a ida dele para a prisão. Logo, há complicadores jurídicos e políticos. Muitos senadores são investigados pela Lava Jato. Pode haver espírito de corpo.

No entanto, como aconteceu uma ação controlada da Polícia Federal, o Ministério Público argumenta que essa ação permite configurar flagrante e facilitaria a decisão da Primeira Turma no sentido de prisão.

Politicamente, se for decretada, a prisão terá efeito simbólico enorme, porque Aécio Neves ainda preside o PSDB. Está licenciado do cargo. Os tucanos apoiaram o impeachment e apostaram num discurso profundamente moralista nos últimos anos. Aécio foi líder desse movimento do PSDB e acabou devorado pela Lava Jato.

*

Moreno

Jorge Bastos Moreno, que morreu na madrugada de hoje, gostava de ser repórter. Teve uma carreira de sucesso marcada pela busca da informação. Era um jornalista com foco na notícia, no furo, um curioso como todo bom repórter deve ser.

Sabia que ter informação é fundamental para analisar e opinar, outras funções do jornalismo que ele também desempenhava bem e com um humor fino, irônico e inteligente. Cuidava do texto. Sabia escrever.

As colunas de sábado no Globo sobre os bastidores da política eram leituras obrigatórias. Ele tinha acabado de estrear um programa na CBN com ótimas entrevistas.

Foi um jornalista muito bem-informado e um grande anfitrião nos jantares e almoços que fazia na casa dele em Brasília ou apartamento no Rio de Janeiro, sempre com bons comes e bebes, espírito agregador e a marca da alegria.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
7
  1. Alvarez disse:

    Vamos esperar o desfecho dessa denuncia e acreditar que a Justiça vá colocar o bandido Temer atras das grades e quando ao Aécio, esse ja deveria estar preso há tempos.

  2. Sebastiao Canabrava disse:

    A CNBB e’ uma instituicao que tem o direito de se manifestar publicamente sobre assuntos politicos que envolvam etica, justica e igualdade social. Assim como varias outras instituicoes, representam alguma classe. Apesar do Estado Brasileiro ser laico, a CNBB, como instituicao, tem o direito de se manifestar.
    Toda e qualquer instituicao que represente alguma parcela da sociedade, tem o livre direito de manifesto publico. Obvil que se responsabilizara’ por eventuais exageros, se houverem.
    Estado Laico e’ aquele em que as leis nao se guiam pelas religioes. E o Brasil, apesar de ter uma maioria esmagadora de cristaos, como Estado, nao deve se curvar as religioes.

  3. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Seria útil que os legisladores que custam tão caro ao contribuinte, trabalhassem para o aumento da segurança, ao invés de dar maus exemplos, carregando malas de dinheiro e tributando o cidadão de bem com cargos e mordomias… tenham vergonha na cara !

  4. walter disse:

    Caro Kennedy, realmente um excepcional jornalista, o SR jorge Bastos Moreno; faço minhas as suas palavras; os bons partem cedo, o que fica nem sempre dá para aproveitar, grande abraço.
    O PGR e a PF, não vão dar tréguas ao Aécio, e por tabela ao temer; justiça seja feita, tem as novas gravações contra o temer; esta dando benefícios…nomeação na CCJ ao sobrinho do napoleão, cargo para o parente do Gilmar mendes, até recursos p/ a fundação do mesmo; este tipo de situação, tem desvio de conduta, e uso da maquina pública, para se beneficiar…quanto ao Aécio, precisa ser preso logo, e se depender da PGR, e PF; este Dois, estão de mãos dadas, para o azar deles…

  5. Mariana Reis disse:

    Grandes corporações empresariais financiaram figuras públicas e
    legendas em troca de atendimento a seus interesses, como privilégios
    em licitações nos Executivos, e aprovação de leis facilitadoras de
    seus negócios nos Legislativos; 2) candidatos e autoridades cobraram
    apoio financeiro de empresas para colocar-se a seu serviço, sendo que
    isso permitiu ilícito aumento patrimonial a vários e fartura de
    recursos – muitas vezes pelo caixa 2 – nas campanhas, desequilibrando
    a disputa.

    Poderosos corruptos e corruptores cederam ao poder dissolvente do
    dinheiro. O sistema político está apodrecido e precisa ser
    substancialmente modificado. Na minha visão, só uma Assembleia
    Nacional Constituinte exPoderosos corruptos e corruptores cederam ao
    poder dissolvente do dinheiro. O sistema político está apodrecido e precisa ser
    substancialmente modificado. Na minha visão, só uma Assembleia
    Nac

  6. LADRÃO DE COFRE PÚBLICO É O BANDIDO MAIS PERIGOSO DO MUNDO! disse:

    A lei tem que ser para todos: se ladrões de galinha, de supermercado, de bancos, traficantes, pedófilos, estupradores, enfim, todos os que cometeram quaisquer tipos de crimes, devem ir para a cadeia, por que não iriam os que roubam bilhões dos cofres públicos, dinheiro do suor de todos os trabalhadores brasileiros, que têm “MORRIDO” nas filas do SUS por falta de atendimento; por falta de segurança pública, por falta de saneamento básico, por falta de educação etc etc etc – exatamente por falta desses bilhões de reais roubados dos cofres públicos? Os ladrões de cofres públicos são os mais periculosos bandidos “DO MUNDO” – por isso devem ser punidos muito mais severamente do que os outros bandidos!Seus crimes são “PREMEDITADOS, PLANEJADOS, ORGANIZADOS, PENSADOS, ESTRUTURADOS, PROTEGIDOS”, de difícil investigação. A insensibilidade desses bandidos está acima de qualquer mensuração, pois a morte de milhares de seres humanos não os inibe em nada!

  7. Deniza Fraga disse:

    grandes corporações empresariais financiaram figuras públicas e
    >>>>>> legendas em troca de atendimento a seus interesses, como privilégios
    >>>>>> em licitações nos Executivos, e aprovação de leis facilitadoras de
    >>>>>> seus negócios nos Legislativos; 2) candidatos e autoridades cobraram
    >>>>>> apoio financeiro de empresas para colocar-se a seu serviço, sendo que
    >>>>>> isso permitiu ilícito aumento patrimonial a vários e fartura de
    >>>>>> recursos – muitas vezes pelo caixa 2 – nas campanhas, desequilibrando
    >>>>>> a disputa.
    >>>>>>
    >>>>>> Poderosos corruptos e corruptores cederam ao poder dissolvente do
    >>>>>> dinheiro. O sistema político está apodrecido e precisa ser
    >>>>>> substancialmente modificado. Na minha visão, só uma Assembleia
    >>>>>> Nacional Constituinte exPoderosos corruptos e corruptores cederam ao
    >>>>>> poder dissolvente do
    >>>>>> dinheiro. O sistema político está apodrecido e precisa ser
    >>>>>> substancialmente modificado. Na minha visão, só uma Assembleia
    >>>>>> Naci

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-19 18:28:04